Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR A STORAGE UNIT FOR STORING AND DISINFECTING FOODSTUFFS AND OBJECTS, AND USE THEREOF
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/160023
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent application relates to a structural arrangement for a storage unit for promoting the storage and disinfection of objects, and the use thereof. The area of application of the present utility model patent application relates to the utilization of said equipment in general use, it being made up of a range for domestic use, in strategic locations, such as for example at the entrances of homes for depositing objects such as shoes, in the bedroom or living room for disinfecting objects such as keys and smartphones, and in the kitchen for storing and disinfecting foodstuffs. These functions also make it suitable for use in commercial establishments, inter alia.

Inventors:
CARDOSO, Roberto Luis Lopes Mauri (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050339
Publication Date:
August 04, 2022
Filing Date:
August 11, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
POWERPIC REPRESENTAÇÕES LTDA (BR)
International Classes:
A23L3/28; A61L2/10
Attorney, Agent or Firm:
PIENEGONDA, MOREIRA & ASSOCIADOS LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
6

REIVINDICAÇÕES

1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA DE CONSERVADEIRA PARA CONSERVAÇÃO, DESINFECÇÃO DE ALIMENTOS, OBJETOS E SEU USO, a dita disposição construtiva de conservadeira (C), caracterizada por compreender: um gabinete (1 ), um dispositivo de LED piloto (2) e um dispositivo com luz Ultravioleta-C (UV-C) (3), responsável pela desinfecção dos objetos que estarão dentro da conservadeira (C) e um display (4) e em que funciona da seguinte forma: liga-se a conservadeira (C) na rede elétrica e o dispositivo de desinfecção, com luz Ultravioleta-C (UV-C) (3) é acionado. O dispositivo responsável pela desinfecção é equipado com ventilador (exaustor) para a retirada do ar contaminado do interior do gabinete de armazenagem, direcionando-o para uma câmera interna onde será exposto à luz UVC que eliminará os micro-organismos nocivos à saúde e direcionará o ar puro de volta para o gabinete; em que este executará o ciclo constante de purificação do ar no interior do gabinete, conservando os alimentos e eliminando todos os micro- organismos prejudiciais à saúde; em que a conservadeira (C) desligará quando removido da tomada ou opcionalmente pode conter chave liga/desliga ou ainda ser desligada pelo celular para os modelos que opcionalmente estiverem equipados com a função de inteligência artificial.

2. USO DA DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA DE CONSERVADEIRA, caracterizada por ser usada para a conservação e desinfecção de objetos, dentre eles, alimentos e de uso doméstico.

Description:
“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA DE CONSERVADEIRA PARA CONSERVAÇÃO E DESINFECÇÃO DE ALIMENTOS, OBJETOS E SEU USO” [001] O presente pedido de patente de patente de invenção refere-a uma disposição construtiva de conservadeira, a fim de promover a conservação e a desinfecção de alimentos objetos e seu uso.

CAMPO DE APLICAÇÃO

[002] O campo de aplicação do presente pedido de patente de modelo de utilidade está relacionado com a utilização do dito equipamento no uso, em geral, sendo este constituído de uma linha para uso doméstico, em locais estratégicos, como, por exemplo, na entrada da residência para depósito de objetos como calçados, no quarto ou sala para desinfecção de objetos como chaves e smartphones; na cozinha para conservação e desinfecção de alimentos. Com essas funções pode também ser utilizado em estabelecimentos comerciais, entre outros.

ESTADO DA TÉCNICA

[003] No que diz respeito à conservação de alimentos, os refrigeradores são relativamente caros e utilizam gases no processo de produção das baixas temperaturas, gases esses que prejudicam o meio ambiente, além disso, são de alta potência e consomem muita energia elétrica.

[004] O pedido de patente de invenção BR 102015028811 -5 A2, intitulado “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE GELADEIRA PORTÁTIL” descreve um processo de fabricação de uma geladeira portátil que compreende uma tampa (1 ), caixa ou gabinete da geladeira (29) e unidade compressora (35), sistema de fechamento composto pelo trinco (4) que se encaixa na tampa (1 ), caixa de comando e sistema de iluminação, placa evaporadora (19) e unidade condensadora (25), gabinete superior (26) e gabinete inferior (28), de modo a formar uma geladeira portátil com tampa (1 ) vedada, cabos elétricos (40) e placa de acabamento (39) da unidade compressora. OBJETIVO DA INVENÇÃO

[005] O objetivo do presente pedido de patente de invenção “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA DE CONSERVADEIRA PARA CONSERVAÇÃO E DESINFECÇÃO DE OBJETOS E SEU USO” está relacionado a um equipamento, a conservadeira, que possui uma dupla função, a saber, de conservação de alimentos e desinfecção de objetos, em geral.

VANTAGENS DA INVENÇÃO

[006] No que diz respeito à conservação de alimentos, os refrigeradores são relativamente caros e utilizam gases no processo de produção das baixas temperaturas, gases esses que prejudicam o meio ambiente, além disso, são de alta potência e consomem muita energia elétrica. O presente pedido de patente de invenção não utiliza ou produz gases ou outras substâncias que prejudicam o meio ambiente. É extremamente econômico do ponto de vista de consumo elétrico podendo possuir área interna de até 15m 3 e consumo <5W.

[007] No que tange à função de conservação, a conservadeira, objeto deste pedido de patente de invenção, se assemelha a uma geladeira, porém sem a função de refrigerar.

[008] No que tange à função de desinfecção, a conservadeira, objeto deste pedido de patente de invenção, é higienizadora, utilizando-se equipamentos emissores de luz UVC acoplados à conservadeira, voltados para essa função, como, por exemplo, os produtos da marca SterBox e também a CleanBag, distribuídos e registrados pela empresa O2 Led, e similares.

[009] No que tange às principais características do invento, destacam-se:

- conservar alimentos por meio da eliminação constante dos micro-organismos por intermédio da troca constante do ar contaminado no interior do equipamento;

- promover a desinfecção de objetos que estejam em seu interior.

[010] Opcionalmente, a conservadeira, objeto deste pedido de patente de invenção, pode ser equipada com gerador de íons que elimina maus odores. DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO E DAS FIGURAS

[01 1] O presente pedido de patente de invenção tem suas figuras e sua invenção melhor explicadas a seguir:

A Figura 1 apresenta a vista geral da conservadeira (C), composta por um gabinete (1 ), um dispositivo de LED piloto (2) e um dispositivo com luz Ultravioleta-C (UV-C) (3), responsável pela desinfecção dos objetos que estarão dentro da conservadeira (C).

A Figura 2 apresenta a visão geral da conservadeira (C), composta por um gabinete (1 ), pelo dispositivo com luz Ultravioleta-C (UV-C) (3) responsável pela desinfecção dos objetos que estarão dentro da conservadeira (C) e por um display (4).

[012] A presente invenção funciona da seguinte forma: liga-se a conservadeira (C) na rede elétrica e o dispositivo de desinfecção, com luz Ultravioleta-C (UV- C) (3) é acionado. O dispositivo responsável pela desinfecção é equipado com ventilador (exaustor) para a retirada do ar contaminado do interior do gabinete de armazenagem, direcionando-o para uma câmera interna onde será exposto à luz UVC que eliminará os micro-organismos nocivos à saúde e direcionará o ar puro de volta para o gabinete. Este executará o ciclo constante de purificação do ar no interior do gabinete, conservando os alimentos e eliminando todos os micro-organismos prejudiciais à saúde. A conservadeira (C) irá desligar quando removido da tomada ou opcionalmente pode conter chave liga/desliga ou ainda ser desligada pelo celular para os modelos que opcionalmente estiverem equipados com a função inteligência artificial.

[013] O cabo de força pode ser ligado na rede 127V ou 220V, que irá alimentar a fonte de alimentação que pode ser externa ou estar no interior do gabinete (1 ), a fonte de alimentação irá acionar o ventilador, o dispositivo de luz Ultravioleta-C (UV-C) (3), o lonizador (não demonstrado) e ligará também o dispositivo de LED piloto (2) presente na parte externa da conservadeira. [014] Opcionalmente poderá existir display digital (4) o qual também será acionado em paralelo com os outros componentes. Pode ainda possuir os atuais sistemas inteligentes SMART que permita o seu controle através da rede wifi.

[015] Uma forma construtiva da conservadeira (C) é um equipamento que tem a função de armazenar e conservar alimentos sem utilizar refrigeração, o que a torna um equipamento de conservação mais barato por não ser necessário os componentes presentes na geladeira, os ditos componentes responsáveis pela execução da refrigeração.

[016] Outra forma construtiva da conservadeira (C) é ser utilizada para armazenar e desinfetar objetos, como por exemplo, quando disponibilizado na entrada de casa para higienizar calçados em geral, ou disponibilizado na sala para desinfetar smartphones, chaves, carteira, óculos entre outros, por meio do dispositivo de luz UVC (3). O dispositivo de luz UV-C (3) emite luz dentro da faixa de comprimento de onda UV-C com o propósito de purificar os itens em seu interior, exterminando diversos tipos de micro-organismos, tais como, vírus, bactérias e fungos, conforme comprovação cientifica sobre a eficácia desse tipo de luz para essa aplicação.

[017] O dispositivo responsável pela desinfecção, dispositivo de luz UV-C (3) é equipado com ventilador (exaustor) (não demonstrado) para a retirada do ar contaminado do interior do gabinete de armazenagem, direcionando-o para uma câmera interna onde será exposto à luz UVC que eliminará os microorganismos nocivos à saúde e direcionará o ar puro de volta para o gabinete.

[018] Opcionalmente, o dispositivo de luz UV-C (3) também pode ser equipado com filtro de prata instalado no ponto de saída do ar sugado pelo ventilador e direcionado para a câmera interna, que potencializará a desinfecção. Também pode ser equipado com ionizador, item responsável pela eliminação de maus odores.

[019] A construção da conservadeira (C) se dá de forma a garantir que os usuários não sejam expostos à luz UVC. [020] Esse dispositivo está integrado ao gabinete (1 ), de modo que ao ligá-lo, o dispositivo de purificação liga automaticamente. O ciclo de purificação será acionado toda vez que a conservadeira (C) estiver ligada à rede elétrica. Possui um dispositivo de LED piloto (2) colorido que indica quando está ligado.

[021] Opcionalmente, a invenção pode conter chave liga/desliga (mais indicado para o modelo voltado à purificação de objetos).

[022] Opcionalmente, a invenção pode ser fabricada com um display indicativo, que terá funções como: mostrar Hora, Temperatura interna/ externa e Timer com sinal sonoro (para o usuário programar um ciclo de desinfecção de determinado objeto).

[023] Opcionalmente, a invenção pode possuir interface de comunicação com o usuário por meio de aplicativo em smartphone (inteligência artificial - internet das coisas), conectada através da rede wifi que possibilitará a interação do usuário com o dispositivo recebendo informações como: quais os alimentos que estão na conservadeira (C); à quanto tempo; se o ciclo de higienização está concluído; informar se está faltando alimentos que devem ser comprados, temperatura interna e externa, entre outras informações.

[024] O produto foi submetido à análises laboratoriais que comprovaram sua eficácia na eliminação de micro-organismos como vírus e bactérias, e também na conservação de alimentos.