Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYMMETRICAL RUNNER WITH LATERAL ADJUSTMENT, A SINGLE SPRING AND AN AUTOMATIC LOCK FOR A SLIDING DOOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/014763
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a runner (1) with a screw (2) for lateral height adjustment, the derailment-prevention mechanism of which uses only one oblique spring (3), providing a compact structure and a symmetry of measurements relative to the shaft (4) of the wheel (5) and relative to specific points of the casing (6), which allows right and left mounting on any door (P), this runner (1) also having an automatic lock (7) represented by a negative structure (8) on the elliptical bearing (9), which engages in the positive structure (10) on the internal wall of the casing (6), the latter being provided with lower positioning stops (11) for mounting.

Inventors:
SIEGLE JOSÉ CARLOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050282
Publication Date:
January 23, 2020
Filing Date:
July 18, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SIEGLE JOSE CARLOS (BR)
International Classes:
E05D13/00; E05F1/16
Foreign References:
BRPI1107482A22016-05-24
BR202013003007U22014-12-02
CN205502825U2016-08-24
CN206681550U2017-11-28
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1)“ROLDANA SIMÉTRICA COM REGULAGEM LATERAL, MOLÂ ÚNICA E TRAVA AUTOMÁTICA PARA PORTA DE CORRERTormada por uma caixa (6) injetada empolímero, de formato retangular, com orifícios (12) simétricos e opostos, caracterizado por na face lateral (21 ) possuir uma cavidade com espera para porca (13) para inserção e rosqueamento de um parafuso (2) de ajuste de altura, de orientação horizontal em relação ao mancai (9) elíptico, cujo eixo (4) do rodízio (5) apresenta uma simetria de medidas (A) em relação a tais orifícios (12) simétricos e opostos, assim como simetria de medidas (B) em relação as faces laterais (14) da referida caixa (6); a mesma simetria de medida (C) é obtida no sentido inverso, ou seja, entre o centro do eixo (4) do rodízio (5) e à parede anterior (15) e a parede posterior (16) da caixa (6), o que permite montar a mesma roldana (1 ) à esquerda e à direita; o mecanismo antidescarrilamento é performado por apenas uma mola obliqua (3), que se projeta da caixa (6) na direção de um prisioneiro (17) enclausurado no mancai (9) elíptico, que por sua vez, é fixado por pino (18) à caixa (6); a trava automática (7) compreende um negativo (8) no mancai (9)e!íptico, que interfere no positivo (10) na parede inferna da caixa (6); a caixa (6) possui batentes inferiores balizadores (1 1 ) de montagem.

2)“ROLDANA SIMÉTRICA COM REGULAGEM LATERAL, MOLA ÚNICA E TRAVA AUTOMÁTICA PARA PORTA DE CORRER” de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por opcionalmente o parafuso (2) de ajuste ser do tipo rosca soberba.

3) “ROLDANA SIMÉTRICA COM REGULAGEM LATERAL, MOLA ÚNICA E TRAVA AUTOMÁTICÂPÃRÃ PORTA DE CORRER”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizado porpossuir um rebaixo (20) na face lateral (21 ) da caixa (6); entalhe (22) no terço final do rasgo (23) retilíneos e paralelos do mancai (9) elíptico; prisioneiro (24) autotravante, fabricado em polímero injetado, para mola oblíqua (3) que, além da aba central (25) possui ainda abas verticais (26) com extremidades curvas (27), concordantes com o entalhe (22), além de guias longitudinais (28) que fazem batente nas paredes internas do mancai (9) elíptico junto com as abas inferiores (29).

Description:
ROLDANA SIMÉTRICA COM REGULAGEM LATERAL, MOLA ÚNICA E TRAVA

AUTOMÁTICÂPÂRÂ PORTA DE CORRER

Introdução

[001] Refere-se o presente pedido de patente de Invenção de uma roldana, cujo destaque é a simetria de suas medidas e contornos, associada ao parafuso de ajuste de altura posicionado lateralmente, a mola oblíqua única, a trava automática, os batentes balizadores e o prisioneiro, os quais permitem, respectivamente, fácil e prática montagem, tanto à direita quanto à esquerda da porta, assim como uma construção compacta, o destravamento automático, peio acionamento do parafuso de ajuste, a parametrização da montagem em relação aos trilhos e a porta e, por fi , o autotravamento do prisioneiro ao mancai.

Campo de aplicação

[002] A invenção é aplicada no segmento de acessórios para montagem de mobiliário, mais especificamente a roldana é utilizada na montagem de portas de correr de armários e artigos congéneres.

Convencimento

[003] Basicamente, as roldanas têm u a construção padrão a fim de atender a finalidade para a qual foi projetada. Geralmente é composta por uma caixa plástica, que recepciona um mancai, que por sua vez serve de suporte para o eixo do rodízio, o qual percorre o trilho do móvel, atribuindo o movimento deslizante à porta, onde o conjunto é instalado. Um par de pinos e molas é utilizado entre a caixa e o mancai, com o objetivo de gerar um amortecimento durante o deslocamento da roldana, evitando ou reduzindo a possibilidade de descarrilamento do rodízio do trilho. As roldanas, motivo deste pedido de patente, têm outros recursos como, por exemplo, um parafuso em posiçãolateral destinado a regular a altura do conjunto rodante (mancai e rodízio) em relação a caixa, assim como travá-lo, mantendo o conjunto rodante elevado e estático até que a roldana seja montada no trilho, pois do contrário, com o conjunto rodante abaixado (na posição de uso), geraria uma interferência mecânica (rodízio/ trilho), que inviabilizaria a montagem.

Estado da técnica

[004] O estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes relacionados a roldanas, com parafusos de ajustes para portas de correr, mecanismo antidescarrilamento e travas, como o PI 0702425-8 intitulado“Disposição Construtiva Aplicada em Roldana para Portas de Correr” - formada por uma chapa móvel com abas laterais, que se encaixam e deslizam em trilhos existentes na caixa. Possuem melas entre pinos bipartidos, a fim de amortecer a vibração oriunda do deslocamento do rodízio. Apresenta duas travas laterais,uma de montagem, que bloqueia o movimento da chapa móvel e a trava de desarme, utilizada para desmontar a roldana.

[G05]O produtoacíma,por não ter uma simetria de medidas, obriga um deslocamento, da roldana, no seu posicionamento, quando da montagem à direita e a esquerda da porta. Outro problema, é a trava de desarme, que é de atuação manual, ou seja, há a necessidade de o montador desarmá-la antes de acionar o parafuso de ajuste de altura, pois do contrário esse parafuso exercerá uma força, que poderá quebrá-la. Por fim, o mecanismo antidescarrilamento com duas molas e dois pinos, obriga a modelagem de uma peça volumosa e, portanto, com maior gasto de matéria prima e custo de fabricação.

[008] O documento ES1058190 intitulado“Traba de montaje para herrajes reguladores de altura em puertaso ventanascorrederas - possui uma trava de montagem representada por uma peça única corrediça, em material moldável, localizada na face superior da roldana. O seu acionamento e desacionamento se dá pela movimentação horizontal à esquerda ou à direita.

[007] O documento acima também apresenta os mesmos limitantes anteriormente comentados.

[008] O documento BR 202017014326-6 intitulado "Disposição Construtiva de Guia Inferior para Sistema de Porta de Correr” - compreende um mecanismo antidescarrilamento, composto por duas molas de compressão no entorno de pinos, um parafuso lateral de nivelamento da altura da porta e batente de regulagem. Também possui um sistema de trava para auxiliar na montagem, o qual é viabilizado por came giratório, que atua no carro guia. Todo este conjunto é montado em corpo plástico bipartido.

[009] A guia antecipada no documento acima, possui parafusos laterais para o ajuste da altura da porta e/ou o seu nivelamento. Isso realmente facilita a tarefa, no entanto, a peça não apresenta simetria de medidas, o que torna necessária a utilização de uma peça específica para o lado direito e outra peça para o lado esquerdo. Além disso, a guia apresenta os mesmos inconvenientes citados nos documentos anteriores.

Objetivos da Invenção

[010]É objetivo da presente invenção, propor umaroldana com parafuso de ajuste de altura lateral, cuja simetria nas medidas e o contorno permitem a utilização da mesma peça, para montagem à direita e à esquerda. Dessa forma, o parafuso de ajuste de altura da roldana sempre permanecerá do lado externo da porta, facilitando assim o seu acesso/ manuseio, pelo montador;

[01 1] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana cuja simetria de medidas, propicia uma distribuição de carga (peso da porta) uniforme sobre o rodízio. Isso porque o eixo do rodízio fica numa posição central à caixa;

[012] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana única, em que o montador não terá a preocupação com o lado de montagem na porta. Independente do lado que o montador colocara roldana na porta, sempre será possível montar e realizar a regulagem pelo lado com menor espaço do móvel, ou seja, sem necessidade do montador por a mão no interior do móvel, o que seria extremamente desconfortável. Isto também facilitará a posterior desmontagem para manutenção ou limpeza da porta/roldana, além de evitar acidentes com as mãos do montador, durante o manuseio com a chave de fenda;

[013] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana com o mecanismo de amortecimento/ antidescarrilamento, composto de apenas uma moia oblíqua. Isso permite a construção de uma roldana mais compactas e a utilização de menos matéria-prima. O tamanho compacto, indiretamente, também possibilitou a simetria de medidas;

[014] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana com uma trava automática na região do mancai, o qual faz interferência na parte interna da caixa. Essa trava é atuada, no sentido de desarme do rodízio, quando do acionamento do parafuso de ajuste de altura. Isto evita a quebra da trava, por esquecimento do montador, pelo acionamento do parafuso de ajuste de altura, antes do desacionamento manual da trava, muito comum de ocorrer nos modelos convencionais;

[015] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana com batentes balizadores de montagem;

[016] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana utilizada com a mesma eficiência, tanto quando montada no lado direito ou quando montada no lado esquerdo, que possibilita redução de tempo de operação do montador na regulagem de nivelamento da porta e redução nas falhas de montagem;

[017] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana cujo prisioneiro seja autotravante no mancai;

[018] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana que aceite a utilização de parafusos de ajuste de altura com pelo menos dois comprimentos;

[019] É objetivo da presente invenção, propor uma roldana de ótima relação custo x benefício. Sumário da invenção

[020] A “ROLDANA SIMÉTRICA COM REGULAGEM LATERAL, MOLA ÚNICA E TRAVA AUTOMÁTICA PARA PORTA DE CORRER” consiste de uma roldana formada por caixa, mancai elíptico e mola oblíqua única, além de um parafuso de ajuste de altura lateral, roldana esta, queapresenta uma simetria de medidas, representada por uma distância padrão entre o rodízio e o centro da porta, em ambos os lados, o que possibilita a sua montagem, tanto à direita quanto à esquerda em uma porta qualquer. A roldana também possui uma trava automática, atuada por interferência mecânica, entre o mancai elíptico e a parede interna da caixa. Por fim, batentes balizadores inferiores parametrizam a montagem da roldana, promovendo perfeito encaixe e alinhamento com o trilho e regulando a distância padrão entre a roldana e a face da porta.

[021] Numa variação construtiva, acaixa daroldana possui um rebaixo em sua face lateral para recepção/acomodação da cabeça do parafuso de ajuste de altura. Assim, foi possível utilizar um parafuso de menor comprimento para alcançar o mancai elíptico e o sistema de travamento. Anteriormente, ou seja, antes da realização do rebaixo supracitado, era necessário um parafuso de 3Qmm de comprimento para efetivar a regulagem de altura. Com o rebaixo, passou-se a utilizar um parafuso com 25mm de comprimento, peça comercial aplicada na linha de montagem do fabricante. Também foi realizado um entalhe no terço final dos rasgos retilíneos e paralelos do mancai elíptico, com o objetivo de manter o prisioneiro fixo em tal mancai elíptico, deste modo impedindo a desmontagem do referido prisioneiro na linha de montagem da roldana. No prisioneiro foram acrescentadas abas laterais verticais com extremidades curvas encaixáveis aos entalhes do terço final dos rasgos retilíneos e paralelos do mancai elíptico, assim como guias longitudinais que fazem batente às paredes internas do mancai elíptico com o objetivo de facilitar a montagem do prisioneiro ao mancai elíptico pela simplificação do encaixe, garantir a sua fixação e impedir a desmontagem do conjunto. Por fim, o prisioneiro é fabricado em polímero injetado, não havendo mais necessidade de tratamento de superfície.

Descrição das figuras

[022] Na sequência, são apresentadas as figuras para melhor explicar o pedido de patente, de forma ilustrativa e não limitativa:

Fig. 1 : Vista em perspectiva da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr; Fig 2: Vista lateral da roldana simétrica com regulagem lateral, moía única e trava automática para porta de correr, com detalhe posterior;

Fig. 3: Vista em perspectiva explodida da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr;

Fig. 4: Vista em perspectiva da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, mostrando a montagem esquerda e direita em uma porta qualquer;

Fig. 5: Vista lateral da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, mostrando a simetria das medidas na montagem esquerda e direita em uma porta qualquer;

Fig. 6: Vista lateral em corte parcial da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, mostrando a mola única;

Fig. 7: Vista em perspectiva parcial da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhe do positivo e negativo da trava automática

Fig. 8: Vista lateral em corte da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhe da trava automática acionada e mancai elíptico travado;

Fig 9: Vista lateral em corte da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhe do acionamento do parafuso de ajuste no sentido de desarmar a trava;

Fig. 10: Vista lateral em corte da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhe da trava automática desacionada e mancai elíptico destravado;

Fig. 1 1 : Vista em perspectiva da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhes laterais dos batentes balizadores de montagem;

Fig 12: Vista lateral da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, numa construção opcional sem a porca e com parafuso de rosca soberba;

Fig. 13: Vista em perspectiva da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhe ampliado do rebaixo na face lateral do parafuso de ajuste de altura e do prisioneiro da mola; Fig 14: Vista em perspectiva da caixa da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhe ampliado do rebaixo na face lateral do parafuso de ajuste de altura.

Fig. 15: Vista lateral da caixa da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com parafuso, comparando sem rebaixo e o com rebaixo;

Fig. 16: Vista em perspectiva do mancai elíptico da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhe ampliado do entalhe dos rasgos retilíneos e paralelos;

Fig. 17: Vista anterior do mancai elíptico da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr, com detalhe ampliado do entalhe dos rasgos retilíneos e paralelos;

Fig. 18: Vista em perspectiva do prisioneiro da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr;

Fig 19: Vista frontal do prisioneiro da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr;

Fig. 20: Vista lateral do prisioneiro da roldana simétrica com regulagem lateral, mola única e trava automática para porta de correr;

Fig 21 : Vista em perspectiva do prisioneiro da roldana simétrica com regulagem lateral, montado no mancai elíptico;

Fig. 22: Vista em perspectiva invertida do prisioneiro da roldana simétrica com regulagem lateral, montado no mancai elíptico.

Descrição detalhada da Invenção

[023] A“ROLDANA SIMÉTRICA COM REGULAGEM LATERAL, MOLA ÚNICA E TRAVA AUTOMÁTICA PARA PORTA DE CORRER”, trata de umaroldana (1 ) com parafuso (2) de ajuste de altura lateral, cujo mecanismo antidescarrilamento utiliza apenas uma mola oblíqua (3), o que permitiu uma construção compacta e uma simetria de medidas em relação ao eixo (4) do rodízio (5), em relação a pontos específicos da caixa (6), possibilitando a montagem à direita e à esquerda em uma porta (P) qualquer, roldana (1 ) essa que também apresenta uma trava automática (7), representada por um negativo (8) no mancai (9) elíptico, que interfere no positivo (10) na parede interna da caixa (6), dotada de batentes inferiores balizadores (1 1 ) de montagem.

[024] Mais particularmente, a ro!dana(1 ) inventadaé constituída por uma caixa (6) injetada em polímero, de formato retangular, com orifícios (12) simétricos e opostos para sua fixação por meio de parafusos à portas (P) de armários e congéneres, sendo dotada, na face lateral (21 ), de uma cavidade (Y) que serve de espera para porca (13) para inserção e rosqueamento de um parafuso (2) de ajuste de altura, de orientação horizontal em relação ao mancai (9) elíptico, cujo eixo (4) do rodízio (5) apresenta uma simetria de medidas (A) em relação a tais orifícios (12) simétricos e opostos, assim como simetria de medidas (B) em relação as faces laterais (14) da referida caixa (6). A mesma simetria de medida (C) é obtida no sentido inverso, ou seja, entre o centro do eixo (4) do rodízio (5) e à parede anterior (15) e parede posterior (16) da caixa (6). Assim, basta o montador girar a roldana (1 ) em 1 S0 e para montá-la à direita ou à esquerda, pois dessa forma se consegue uma distância padrão (D) e distância padrão(E) entre o eixo (4) do rodízio (5) e o centro da porta (P) em ambos os lados. As simetrias de medidas (A, B e C) supracitadas, assim como a simetria (F) dos orifícios (12), foi possível graças a construtividade compacta da roldana (1 ), decorrente do mecanismo antidescarrilamento performado por apenas uma mola oblíqua (3), que se projeta da caixa (6) na direção de um prisioneiro (17) enclausurado no mancai (9) elíptico, que por sua vez é fixado por pino (18) à caixa (6).

[021] A trava automática (7) compreende um negativo (8) no mancai (9) elíptico, que interfere no positivo (10) na parede interna da caixa (6). No momento que o montador empurra o mancai (9) elíptico para cima, após passar pelo positivo (10), ele fixa, de maneira não definitiva, na caixa (6) e impede o movimento descendente e, por conseguinte, o desarme do rodízio (5). O mancai (9) elíptico, junto com o rodízio (5), são destravados automaticamente no momento que o montador realizar a regulagem de altura pelo parafuso (2) de ajuste lateral. A caixa (6) possui batentes inferiores balizadores (11 ) de montagem. Os batentesinferiores balizadores (1 1 ) permitem perfeito encaixe e alinhamento da roldana (1 ) em relação ao trilho (19)e regulam a distância padrão (19) entre a roldana (1 ) e a face interna da porta (P), evitando o atrito entre as mesmas. Opcionalmente, dependendo do material utilizado na fabricação da roldana (1 ) ei ou da massa da porta (P), a roldana (1 ) poderá ser fabricada sem a porca (13) para inserção e rosqueamento do parafuso (2) de ajuste de altura. Neste caso, o parafuso (2) de ajuste, do tipo rosca soberba, passa direto através da cavidade (Y).

[024] Numa variação construtiva, a caixa (6) da roldana (1 ) apresenta um rebaixo (20) na face lateral (21 ) da caixa (6) para recepção/acomodação da cabeça (2C) do parafuso (2) de ajuste de altura. Com este rebaixo (20) de configuração quadrangular, a cabeça (2C) do parafuso (2) de ajuste se aproxima mais da face lateral (21 ) da caixa (6), o que permite o uso de elemento de fixação menor, neste caso especifico de 25mm de comprimento que é uma dimensão padrão que o fabricante utiliza em vários outros componentes ao invés do parafuso de 3Gmm, o qual era específico para o ajuste lateral de altura. Este pedido de patente também prevê a realização de um entalhe (22) no terço final do rasgo (23) retilíneo e paralelo do mancai (9) elíptico, com o objetivo de manter o prisioneiro (24) autotravante da mola (3) oblíqua fixo no mesmo, deste modo impedindo a desmontagem do conjunto prisioneiro (24) autotravante e mola (3) oblíqua na linha de montagem da roldana (1 ). O entalhe (22) apresenta um contorno curvilíneo que serve como encaixe fêmea para a extremidade do prisioneiro (24) autotravante. O prisioneiro (24) autotravante é fabricado em polímero injetado. A mola (3) obliqua faz pegana aba central (25) do prisioneiro (24) autotravante, que ainda possui abas verticais (28) com extremidades curvas (27), concordantes com o entalhe (22) do mancai (9) elíptico, além de guias longitudinais (28), que fazem batente nas paredes internas do mancai (9) elíptico junto com as abas inferiores (29). Esta disposição construtiva do prisioneiro (24) autotravante e do mancai (9) elíptico favorecem a sua montagem pela simplificação do encaixe, garante a fixação e impede a desmontagem do conjunto.