Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR ACTUATING A DENTAL TURBINE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/178655
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a system for actuating a dental turbine (1) connected to a fluid entry canal (2), which is connected to a fluid reservoir (5) or fluid supply system (5'), and a fluid exit canal (3), which is connected to a waste system (8) or to the fluid reservoir (5), the system for actuating a dental turbine further comprising a pressurized pump (4) connected to an electrical power system (6) or a battery, an actuating pedal (7) also being envisioned for the dental turbine (1) connected to the pressurized pump circuit (4).

Inventors:
ASSIS DE SALLES EDUARDO RUPPERT GALARDA (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050075
Publication Date:
September 26, 2019
Filing Date:
March 20, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ASSIS DE SALLES EDUARDO RUPPERT GALARDA (BR)
International Classes:
A61C1/05
Foreign References:
US2937444A1960-05-24
US2799934A1957-07-23
US20080102418A12008-05-01
EP0937440A21999-08-25
Attorney, Agent or Firm:
MONTAURY PIMENTA, MACHADO & VIEIRA DE MELLO ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema de acionamento de turbina odontológica, do tipo caneta de alta rotação, caneta de baixa rotação, micromotor odontológico, CARACTERI ZADO pelo fato de compreender:

- uma turbina odontológica (1) ligada a um canal de entrada de fluido (2) ligado a um reservatório de fluido (5) , e um canal de saída de fluido (3) ligado a uma rede de esgoto ( 8 ) ;

- uma bomba pressurizada (4) ligada a uma rede de energia elétrica (6); e

- um pedal de acionamento (7) ligado a uma bomba pressurizada (4) e a turbina odontológica (1);

em que quando o pedal de acionamento (7) é acionado, a bomba pressurizada (4) é ligada automaticamente injetando fluido sob pressão no canal de entrada de fluido (2) acionando a turbina odontológica (1); e

em que o excesso de fluido que aciona a turbina odontológica (1) retorna pelo canal de saída de fluido (3) para a rede de esgoto (8) .

2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERI ZADO pelo fato de que a bomba pressurizada (4) é ligada a uma bateria.

3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERI ZADO pelo fato de que o excesso de fluido que aciona a turbina odontológica (1) retorna pelo canal de saída de fluido (3) para o reservatório de fluido (5) .

Description:
"SISTEMA DE ACIONAMENTO DE TURBINA ODONTOLOGICA"

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção se refere a um sistema de acionamento de turbina odontológica, do tipo caneta de alta rotação, caneta de baixa rotação, micromotor odontológico, que prevê que a turbina seja acionada por fluido, reduzindo consideravelmente os níveis de ruído produzidos pela referida caneta quando em funcionamento.

Antecedentes da Invenção

[0002] O cirurgião dentista diariamente, além de ter que conviver com problemas inerentes ao manuseio dos equipamentos odontológicos , está sujeito à exposição de ruídos em seu ambiente de trabalho, especialmente aos ruídos provenientes dos próprios equipamentos que compõem um consultório dentário, principalmente os produzidos pelas turbinas odontológicas , amplamente utilizadas na rotina de um dentista.

[0003] Tais turbinas odontológicas funcionam através de ar comprimido, variando em uma faixa de 230.000 rpm a 450.000 rpm, e os valore médios de níveis de intensidade sonora variam na faixa de 70 a 90 decibéis.

[0004] O nível máximo de ruído permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 80 decibéis, quando o trabalhador ficar exposto por até 8 horas diárias.

[0005] O resultado de uma exposição diária inadequada a médio prazo é a perda auditiva, que ocorre de forma lenta e irreparável. Tratando-se de uma forma lenta, é imperceptível , principalmente porque o ouvido começa a perder sensibilidade a frequências muito altas, sendo que o profissional só percebe a dificuldade auditiva quando a lesão já está em um estágio bem avançado, tornando-se irreversível .

[0006] Diante dos problemas expostos acima, os fabricantes de equipamentos odontológicos vem desenvolvendo novas técnicas para superar tais problemas.

[0007] São conhecidos do estado da técnica alguns documentos relacionados a sistemas e turbinas odontológicas , dentre os quais destacamos o documento MU 8500878-8 que se refere a uma disposição construtiva introduzida em caneta odontológica que tem como base a utilização de uma saída canalizadora de ar e ruídos e um conjunto mecânico que produz menos vibrações. A caneta odontológica em questão apresenta em sua estrutura interna um conjunto de rolamento diferenciado em relação ao conjunto convencional utilizado nos modelos conhecidos no estado da técnica. Esse conjunto de rolamento diferenciado é formado por esferas intercaladas com outras esferas de menor diâmetro, e que são apoiadas em suportes apropriados entre o cabeçote da caneta e a turbina pneumática. As esferas de menor diâmetro servem como separadores e substituem os separadores dos rolamentos convencionais, e através da baixa margem de folga entre as esferas intercaladas, quando a turbina está em funcionamento, é possível obter um deslizamento e sentido de rotação nas esferas maiores com o mínimo de ruídos possíveis. Outra característica inovadora apresentada pela caneta odontológica da presente patente de modelo de utilidade é a presença de um canal de escape para a saída de ar, excesso de lubrificantes e resíduos que possam se acumular no interior da caneta odontológica. Esse canal está presente na saída de ar da turbina pneumática e é acoplada a uma tubulação que tem como função levar o ar para um local remoto em relação ao local de trabalho. Como o som se propaga facilmente pelo ar, esse canal diminui significantemente o nível de ruído emitido pela caneta odontológica e transporta o ar e ruídos gerados pela turbina, esferas e demais componentes mecânicos, para fora do estabelecimento de trabalho.

[0008] As características descritas no documento acima para reduzir o ruído da caneta odontológica diferem totalmente do preconizado pela presente invenção.

[0009] Outro documento do estado da técnica que trata do assunto é o PI0405309-5 que descreve um sistema odontológico inteligente ergonómico e integrado para aplicação em atos cirúrgicos dento-bucais e protéticos, que tem a finalidade de eliminar fatores de invalidez profissional. É constituído de três módulos interdependentes, a saber: Módulo ergonómico de atuação manual direta nos atos cirúrgicos, dento-bucais e protéticos, que são motores de alta rotação e de baixa rotação, os quais são denominados por: 'canetas odontológicas ' , o qual é instalado, fixado no corpo da caneta odontológica, sendo dotado de sensores e comandos eletrónicos internos, submetidos ao controle externo, através de movimentos digitais dos profissionais; Módulo central de comando eletrónico e Módulo de válvulas eletropneumáticas ' on-off' eletro eletronicamente acionadas e controladas (pelo Módulo ergonómico) , ou mesmo uma única válvula eletropneumática proporcional acionada e controlada pelo Módulo ergonómico. Os Módulos são interligados através dos respectivos dispositivos e circuitos eletrónicos, elétricos e pneumáticos. Este sistema, assim como os outros sistemas, equipamentos, cadeiras odontológicas existentes, tem o ar comprimido, como fonte de energia cinética para acionamento da sua turbina de alta rotação, bem como sua turbina de baixa rotação. Tem esta Patente de Invenção, o intuito de solucionar os graves problemas aqui apontados, através da eliminação das fontes de LER 'Lesões por Esforços Repetitivos', ou melhor, através da eliminação das fontes de DORT 'Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho', a saber, eliminando 'o pedal, o comando pedaleiro', que não mais existirá, sendo substituído pelo inovador Módulo ergonómico, instalado no corpo da caneta odontológica, o qual é acionado e controlado através de movimentos digitais pelos profissionais. Em função do avanço tecnológico, aperfeiçoamos este Pedido de Patente, salientando uma das inovações contidas no mesmo, quer seja: Controle remoto por frequência de rádio, em que todos os comandos, controles pneumáticos serão à viva voz (sintetizados), substituindo assim, não somente os camandos pedaleiros, como também, os comandos digitalizados .

[00010] De igual modo, as características descritas no sistema odontológico inteligente ergonómico e integrado diferem totalmente do conceito da presente invenção, uma vez que está baseado na substituição dos comandos convencionais dos equipamentos odontológicos por comandos remotos. Adicionalmente, esse sistema não suprime o ruído produzido pela turbina odontológica.

[00011] A seguir será apresentado um sumário simplificado da modalidade descrita na presente invenção, sendo que tal sumário não é uma visão geral extensiva da modalidade contemplada aqui. E não pretende identificar elementos fundamentais ou críticos, nem delinear o escopo de tais modalidades. Sua única finalidade é apresentar alguns conceitos das modalidades descritas na forma simplificada, como uma introdução à descrição mais detalhada que será apresentada adiante.

Sumário da Invenção

[00012] A presente invenção se refere a um sistema de acionamento de turbina odontológica, do tipo caneta de alta rotação, caneta de baixa rotação, micromotor odontológico, que compreende uma fonte de fluido ou reservatório de liquido, conectada a uma bomba pressurizada ligada a uma fonte de energia elétrica ou bateria, em que quando o cirurgião dentista aciona o pedal, a bomba injeta automaticamente fluido sob pressão em um canal de fluido para acionar a turbina odontológica.

[00013] O principal objetivo da presente invenção é proporcionar uma redução considerável do nível de ruído dentro de um consultório dentário, pelo acionamento da turbina odontológica através de fluido.

[00014] Outro objetivo é diminuir a incidência de problemas auditivos nos profissionais que trabalham em um consultório dentário.

[00015] Outro objetivo é aumentar a rotação da broca da turbina odontológica.

[00016] Para a realização dos objetivos precedentes e afins, uma ou mais modalidades compreendem os aspectos que serão descritos a seguir e especificamente definidos nas reivindicações. A descrição seguinte e os desenhos anexos apresentam certos detalhes ilustrativos dos aspectos das modalidades descritas. Estes aspectos indicam, contudo, apenas algumas das diversas maneiras pelas quais os princípios de diversas modalidades podem ser utilizados. Além disso, pretende-se que as modalidades descritas incluam estes aspectos e seus equivalentes.

Breve Descrição das Figuras

[00017] As características , natureza e vantagens da presente descrição serão mais visíveis a partir da descrição detalhada exposta abaixo quando lida em conjunto com os desenhos, nos quais as mesmas referências se referem aos mesmos elementos, nos quais:

A Figura 1 ilustra uma vista esquemática do sistema de acionamento da turbina odontológica, objeto da presente invenção.

Descrição Detalhada da Invenção

[00018] Em conformidade com o quanto ilustra a figura em anexo, a presente invenção se refere a um SISTEMA DE ACIONAMENTO DE TURBINA ODONTOLÓGICA, que proporciona uma redução considerável do nível de ruído dentro de um consultório dentário.

[00019] Referência será feita agora à Figura 1, a qual ilustra uma vista esquemática do sistema da presente invenção que compreende uma turbina odontológica (1) ligada a um canal de entrada de fluido (2) , o qual está ligado a um reservatório de fluido (5) ou rede de abastecimento de fluido (5'), e um canal de saída de fluido (3) que está ligado a uma rede de esgoto (8) ou ao reservatório de fluido (5), o sistema compreendendo adicionalmente uma bomba pressurizada (4) ligada a uma rede de energia elétrica (6) ou bateria, sendo previsto ainda um pedal de acionamento (7) da turbina odontológica (1) ligada ao circuito da bomba pressurizada (4) .

[00020] Quando o cirurgião dentista aciona o pedal de acionamento (7), automaticamente a bomba pressurizada (4) é ligada e injeta fluido sob pressão no canal de entrada de fluido (2) fazendo com que a turbina odontológica (1) seja ligada. 0 excesso de fluido que aciona a turbina odontológica (1) retorna pelo canal de saída de fluido (3) para a rede de esgoto (8) ou para o reservatório de fluido (5) .

[00021] A redução de ruído da turbina odontológica (1) ocorre pelo fato do acionamento da turbina ser feito por fluido que abafa a propagação do som. Nos casos em que a turbina é acionada pela corrente de ar sob alta pressão produzida pelo compressor de ar, o som produzido pelas esferas e demais componentes mecânicos se propaga facilmente pelo ar.

[00022] Será facilmente compreendido por aqueles versados na técnica que modificações podem ser realizadas na invenção sem com isso se afastar dos conceitos expostos na descrição precedente. Essas modificações devem ser consideradas como incluídas dentro do escopo da invenção. Consequentemente, as modalidades particulares descritas em detalhes acima são meramente ilustrativas e não limitativas quanto ao escopo da invenção, ao qual deve ser dada a plena extensão das reivindicações apensas e de todos e quaisquer equivalentes das mesmas .