Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM AND METHOD FOR VALIDATING ACTIONS IN A LOCATION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/061668
Kind Code:
A1
Abstract:
Invention patent: "SYSTEM AND METHOD FOR VALIDATING ACTIONS IN A LOCATION". The present invention relates to a system (10) and a method for validating actions in a warehouse or location that analyses and validates actions undertaken inside a warehouse using standard rules and/or authorized actions, and notifies a user (30) if the action undertaken is not authorized. As a result, the system (10) and the method of the present invention improve the efficiency of the warehouse.

Inventors:
CUSTÓDIO LUCIANO (BR)
DIAS HUGO (BR)
DIETZ PATRICK (BR)
LISONI THIAGO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050417
Publication Date:
April 02, 2020
Filing Date:
September 24, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ROBERT BOSCH LTDA (BR)
International Classes:
G06Q10/08
Domestic Patent References:
WO2014209724A12014-12-31
WO2013016803A12013-02-07
Foreign References:
US8566183B12013-10-22
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema de validação de ação em uma localidade que com preende:

um dispositivo de captação de ações (12) posicionado de forma a captar pelo menos uma ação realizada no interior de uma loca lidade; e

um sistema de gerenciamento de ações (14) em comunicação com o dispositivo de captação de ações (12) e com um banco de dados (22) que compreende pelo menos uma ação autorizada relacionada a ações a serem realizadas no interior da localidade, caracterizado pelo fato de que o sistema de gerenciamento de ações (14) é configurado para receber informações do dispositivo de captação de ações (12) so bre a pelo menos uma ação captada e analisar se a ação captada está relacionada a uma ação autorizada armazenada no banco de dados (22).

2. Sistema de acordo com a reivindicação 1 , caraterizado pelo fato de que o banco de dados (22) está compreendido em um sistema de gerenciamento de uma localidade (20).

3. Sistema de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caraterizado pelo fato de que o sistema de gerenciamento de ações (14) é configu rado para gerar um aviso caso a ação captada pelo dispositivo de cap tação de ações (12) não esteja relacionada à pelo menos uma ação autorizada do banco de dados (22).

4. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caraterizado pelo fato de que o sistema de gerenciamento de ações (14) compreende pelo menos uma regra de padrão.

5. Sistema de acordo com a reivindicação 4, caraterizado pelo fato de que o sistema de gerenciamento de ações (14) é configurado para gerar um aviso caso seja detectada uma divergência entre a ação captada pelo dispositivo de captação de ações (12) e a ação autorizada do banco de dados (22) ou a regra de padrão do sistema de gerencia- mento de ações (14).

6. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caraterizado pelo fato de que a pelo menos uma ação auto rizada relacionada a ações compreende informações relacionadas a pelo menos uma dentre permissão de acesso pelo menos um executor da ação e equipamentos a determinadas regiões da localidade, tempo de permanência em determinadas regiões em função da massa, per missão da ação e informações relacionadas à ação.

7. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caraterizado pelo fato de que compreende uma aplicação de comunicação (16) configurada para permitir uma comunicação entre o sistema de gerenciamento de ações (14) e o sistema de gerenciamento de localidade (20).

8. Método de validação de ação em armazém caraterizado pelo fato de que compreende as etapas de:

captar (1 10) uma ação realizada no interior de uma localidade por meio de um dispositivo de captação de ações (12);

analisar (120) se um banco de dados (22) compreende uma ação autorizada relacionada à ação captada por meio de um sistema de gerenciamento de ações (14); e

gerar (130) um aviso caso seja detectada uma divergência entre a ação captada e a ação autorizada relacionada à ação no banco de dados (22).

9. Método de acordo com a reivindicação 9, caraterizado pelo fato de que compreende uma etapa de utilizar (112) uma aplicação de comunicação (16) configurada para permitir uma comunicação entre o sistema de gerenciamento de ações (14) e o banco de dados (22), caso o sistema de gerenciamento de ações (14) seja incapaz de interpretar a ação autorizada compreendida no sistema de gerenciamento de arma zém (20).

10. Método de acordo com a reivindicação 9 ou 10, carateri zado pelo fato de que compreende uma etapa de analisar (114) se o sistema de gerenciamento de ações (14) compreende uma regra de pa drão relacionada à ação realizada após a etapa de captar (110) a ação realizada.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA E MÉTODO DE VALIDAÇÃO DE AÇÃO EM UMA LOCALIDADE".

[001 ] A presente invenção refere-se a um sistema e um método para validação de ações realizadas no interior de um armazém ou loca lidade. Mais particularmente, a presente invenção refere-se a um sis tema e um método que captam ações realizadas no interior de um ar mazém ou localidade, validam as ações realizadas e informam se tais ações estão autorizadas.

Descrição do Estado da Técnica

[002] Armazéns de cadeias logísticas são utilizados para armaze nagem de diversos produtos e componentes de produtos. Seu papel na cadeia logística vem se tornando cada vez mais importante devido ao considerável aumento da quantidade e diversidade de produtos arma zenados. O gerenciamento desses armazéns representa um desafio de complexidade elevada e requer, muitas vezes, o uso de tecnologias avançadas para armazenamento de informações e análise de estoque.

[003] No entanto, mesmo com o uso de ferramentas analíticas e bancos de dados, muitas funções ainda são realizadas manualmente ou através do uso de maquinários controlados por funcionários. Exemplos de funções realizadas manualmente incluem receber e posicionar os produtos no armazém ou localidade, agrupar componentes a serem ex pedidos em conjunto e localizar e expedir produtos armazenados no in terior do armazém ou localidade. Para que o armazém ou localidade seja administrado de maneira eficiente, é essencial que essas funções sejam otimizadas para que não haja movimentações desnecessárias de funcionários, maquinários (como empilhadeiras) e/ou produtos no inte rior do armazém ou localidade.

[004] Visando aumentar a eficiência de armazéns, sistemas co nhecidos como“sistema de gerenciamento de armazém” (“Warehouse Management System” ou“WMS”) foram desenvolvidos e compõem o estado da técnica. Tais sistemas de gerenciamento de armazém ou lo calidade são capazes de armazenar informações relacionadas à dispo sição interna do armazém, quantidade e posição de cada produto no armazém, tempo máximo de estoque, entre outras. Essas informações são armazenadas em bancos de dados e utilizadas para controlar o fluxo de produtos, permitir um posicionamento mais eficiente dos produ tos no interior do armazém e gerar relatórios.

[005] Apesar de permitir um controle eficiente dos produtos, os sis temas de gerenciamento de armazém do estado da técnica não arma zenam e nem fornecem informações relacionadas à otimização de tra balho dos funcionários e maquinários no interior do armazém. O moni- toramento da eficiência do trabalho no interior do armazém é geralmente realizado por câmeras controladas por operadores que verificam se a mobilização interna está sendo feita de acordo com a demanda de mo vimentação dos produtos.

[006] Esse tipo de monitoramento apresenta grandes desafios quando o armazém possui um elevado número de ruas e uma grande quantidade de solicitações dos produtos. Um desses desafios é deter minar a eficiência do trabalho de cada funcionário ou maquinário. Tal característica é essencial para determinar a eficiência do armazém como um todo. Determinar essa eficiência inclui analisar não só o tempo que cada funcionário leva para realizar determinadas tarefas, mas tam bém a ociosidade de cada funcionário.

[007] Outro desafio é a dificuldade em constatar roubos de produ tos realizados no interior do armazém. Retiradas não contabilizadas causam grande prejuízo económico e logístico aos armazéns e os sis temas conhecidos do estado da técnica apresentam dificuldades em de- tectar tais ocorrências.

[008] Além disso, os sistemas do estado da técnica não apresen tam meios eficazes de revisar a montagem de caixas com conjuntos de produtos ou conjuntos de componentes de produtos. Caso o cliente re alize uma reclamação referente a uma solicitação entregue de maneira incompleta ou incorreta, os sistemas do estado da técnica não possibi litam recuperar as imagens realizadas especificamente para a monta gem da solicitação relacionada à reclamação. Isso dificulta a revisão dos trabalhos realizados no interior do armazém e prejudica a eficiência do armazém e, consequentemente, da cadeia logística.

Objetivos da Invenção

[009] Um objetivo da presente invenção é fornecer um sistema e um método que permitem um gerenciamento eficiente de um armazém ou localidade através de análises de ações realizadas no interior do ar mazém ou localidade.

[0010] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um sistema e um método capazes de avaliar a produtividade de funcionários e ma- quinários de um armazém.

[001 1 ] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um sistema e um método capazes de detectar retiradas não autorizadas de produtos em um armazém.

[0012] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um sistema e um método capazes de facilitar a revisão da montagem de conjuntos de produtos no interior de um armazém.

[0013] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um sistema de validação de ação em armazém que compreende um sistema de ge renciamento de ações capaz de se comunicar com diferentes sistemas de gerenciamento de armazém disponíveis comercialmente.

Breve Descrição da Invenção

[0014] Os objetivos da presente invenção são alcançados por um sistema e um método de validação de ação em armazém. O sistema compreende um dispositivo de captação de ações e um sistema de ge- renciamento de ações. O dispositivo de captação de ações é posicio nado de forma a captar pelo menos uma ação realizada no interior de um armazém.

[0015] O sistema de gerenciamento de ações permanece em comu nicação com o dispositivo de captação de ações e com um banco de dados. O banco de dados compreende pelo menos uma ação autori zada relacionada a ações a serem realizadas no interior do armazém. O sistema de gerenciamento de ações é configurado para receber infor mações do dispositivo de captação de ações sobre a pelo menos uma ação captada e analisar se a pelo menos uma ação captada está rela cionada à pelo menos uma ação autorizada armazenada no banco de dados.

[0016] O banco de dados em comunicação com o sistema de ge renciamento de ações e que armazena pelo menos uma ação autori zada relacionada a ações a serem realizadas no interior do armazém está compreendido em um sistema de gerenciamento de armazém, que, por sua vez, também se comunica com o sistema de gerenciamento de ações.

[0017] O sistema de gerenciamento de ações é configurado para gerar um aviso caso a ação captada pelo dispositivo de captação de ações não esteja relacionada à pelo menos uma ação autorizada do banco de dados.

[0018] Adicionalmente, o sistema de gerenciamento de ações pode compreender pelo menos uma regra de padrão. O sistema de gerenci amento de ações é configurado para gerar um aviso caso a ação cap tada pelo dispositivo de captação de ações não esteja relacionada à pelo menos uma ação autorizada do banco de dados ou à pelo menos uma regra de padrão do sistema de gerenciamento de ações.

[0019] A pelo menos uma ação autorizada relacionada a ações compreende informações relacionadas a pelo menos uma dentre per missão de acesso de funcionários e equipamentos a determinadas re giões do armazém, tempo de permanência em determinadas regiões em função da massa, permissão de retirada de produtos e informações relacionadas a montagem de caixas contendo conjuntos de produtos.

[0020] O sistema de validação de ação em armazém pode compre ender também uma aplicação de comunicação. A aplicação de comuni cação é configurada para permitir uma comunicação entre o sistema de gerenciamento de ações e o sistema de gerenciamento de armazém.

[0021 ] Adicionalmente, o sistema de gerenciamento de ações pode ser configurado para armazenar informações relacionadas às ações captadas pelo dispositivo de captação de ações. O armazenamento de informações relacionadas às ações captadas pelo dispositivo de capta ção de ações pode auxiliar análises futuras, como, por exemplo, análise de montagem de caixas.

[0022] O método de validação de ação em armazém compreende as etapas de captar uma ação realizada no interior de um armazém por meio de um dispositivo de captação de ações; analisar se um banco de dados compreende uma ação autorizada relacionada à ação captada por meio de um sistema de gerenciamento de ações; e gerar um aviso caso seja analisada uma ausência da ação autorizada relacionada à ação no banco de dados.

[0023] Adicionalmente, o método de validação de ação em arma zém pode compreender uma etapa de utilizar uma aplicação de comu nicação configurada para permitir uma comunicação entre o sistema de gerenciamento de ações e o banco de dados, caso o sistema de geren ciamento de ações seja incapaz de interpretar a ação autorizada com preendida no sistema de gerenciamento de armazém.

[0024] Adicionalmente, o método de validação de ação em arma- zém pode compreender uma etapa de analisar se o sistema de geren- ciamento de ações compreende uma regra de padrão relacionada à ação realizada após a etapa de captar a ação realizada. Nesse caso, a etapa de gerar um aviso apenas gera o aviso caso seja analisada adici onalmente a ausência da regra de padrão relacionada à ação no sis tema de gerenciamento de ações.

Breve Descrição dos Desenhos

[0025] A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos de senhos. As figuras mostram:

[0026] Figura 1 - um sistema de validação de ação de acordo com uma concretização da presente invenção;

[0027] Figura 2 - um sistema de validação de ação de acordo com outra concretização da presente invenção;

[0028] Figura 3 - um fluxograma das etapas do método de valida ção de ação de acordo com uma concretização da presente invenção;

[0029] Figura 4 - um fluxograma das etapas do método de valida ção de ação de acordo com outra concretização da presente invenção;

[0030] Figura 5 - um fluxograma das etapas do método de valida ção de ação de acordo com outra concretização da presente invenção; e

[0031 ] Figura 6 - um fluxograma das etapas do método de valida ção de ação de acordo com outra concretização da presente invenção. Descrição Detalhada dos Desenhos

[0032] A figura 1 apresenta um sistema de validação de ação 10 em armazém ou localidade de acordo com uma concretização da presente invenção. Entenda-se doravante armazém como sendo, alternativa mente, uma localidade ou espaço. Uma localidade ou espaço, além de um armazém poderá ser, por exemplo, um sistemas de segurança ban- cária, um sistema de segurança em pátios de veículos em concessioná rias, um estacionamentos entre outras aplicações aonde seja necessá rio o monitoramento de possíveis atividades suspeitas para que sejam emitidos alertas de segurança, ou quaisquer outros espaços onde se aplique o mesmo conceito funcional da presente invenção.

[0033] O sistema de validação de ação 10 exemplificado na figura 1 compreende pelo menos um dispositivo de captação de ações 12 e um sistema de gerenciamento de ações 14.

[0034] O dispositivo de captação de ações 12 e o sistema de geren ciamento de ações 14 são configurados para se comunicar entre si. Tal comunicação pode ser realizada de diversas formas, como, por exem plo, comunicação por rede sem fio.

[0035] O sistema de gerenciamento de ações 14 é configurado para se comunicar com o dispositivo de captação de ações 12, tanto para controle do dispositivo de captação de ações 12, quanto para recebi mento de informações. O sistema de gerenciamento de ações 14 ge rência o dispositivo de captação de ações 12 de modo a captar ações ou informações relacionadas às ações ocorridas no interior do arma zém. As informações captadas pelo dispositivo de captação de ações 12 são enviadas ao sistema de gerenciamento de ações 14.

[0036] O dispositivo de captação de ações 12 é responsável por captar ações realizadas no interior de um armazém e/ou informações relacionadas às ações realizadas e enviá-las ao sistema de gerencia mento de ações 14 para posterior análise. Para tanto, o dispositivo de captação de ações 12 pode ser um aparelho individual capaz de captar ações, como, por exemplo, uma câmera ou um sensor. Alternativa mente, o dispositivo de captação de ações 12 pode ser um sistema de captação de ações, como, por exemplo, um conjunto de câmeras e/ou um conjunto de sensores.

[0037] As câmeras e/ou sensores do dispositivo de captação de ações 12 são posicionados de forma a captar pelo menos uma ação realizada no interior do armazém. Tal posicionamento pode estar locali zado tanto no interior do armazém quanto no exterior e pode ser fixo ou móvel, contanto que seja possível a captação das ações realizadas no interior do armazém pelo dispositivo de captação de ações 12.

[0038] Exemplos de informações captadas pelo dispositivo de cap tação de ações 12 compreendem vídeos e/ou imagens fotográficas de uma determinada região no interior do armazém, informações relacio nadas à presença e/ou movimentação de funcionários e/ou maquinários em uma determinada região no interior do armazém, informações rela cionadas à funcionários e/ou maquinários, informações relacionadas à movimentação de produtos, entre outros. Portanto, ao captar uma ação, o dispositivo de captação de ações 12 capta também informações rela cionadas a essa ação. Cabe ressaltar que os tipos de informações cap tadas pelo dispositivo de captação de ações 12 não são limitados aos tipos aqui descritos, podendo compreender outras informações capazes de ser captadas pelo dispositivo de captação de ações 12 e enviadas ao sistema de gerenciamento de ações 14 para posterior análise.

[0039] Em uma concretização da presente invenção, o sistema de gerenciamento de ações 14 armazena as ações captadas pelo disposi tivo de captação de ações 12 para permitir diversas análises, como, por exemplo, revisar a montagem de caixas no interior do armazém. Ao ar mazenar esse tipo de informação, o sistema de gerenciamento de ações 14 permite a revisão das informações caso, por exemplo, ocorra uma reclamação referente a uma solicitação entregue de maneira incompleta ou incorreta. O sistema de gerenciamento de ações 14 da presente in venção permite recuperar informações relacionadas a ações captadas e, por exemplo, revisar uma montagem referente a uma solicitação re lacionada a uma reclamação.

[0040] Em uma concretização da presente invenção, o sistema de gerenciamento de ações 14 armazena informações relacionadas a re gras de padrão. As regras de padrão são criadas por usuários do sis tema 10, gerentes de armazéns ou automaticamente pelo sistema de validação de ação 10 e são utilizadas pelo sistema de gerenciamento de ações 14 para determinar se a ação captada pelo dispositivo de cap tação de ações 12 está autorizada.

[0041 ] Essa análise é feita a partir de uma comparação das infor mações relacionadas às ações captadas com as regras de padrão. Caso seja determinado que não há uma regra de padrão relacionada à ação captada, o sistema de gerenciamento de ações 14 gera um aviso no sistema de validação de ação 10. O aviso gerado pode ser enviado diretamente a um usuário 30 do sistema de validação de ação 10 ou armazenado para que sejam feitas outras análises - que serão posteri- ormente descritas - antes que o aviso seja enviado ao usuário 30. Caso seja determinado que há uma regra de padrão relacionada à ação cap tada, ou seja, que existe uma autorização no sistema para aquela ação, o sistema de gerenciamento de ações 14 não gera o aviso no sistema de validação de ação 10.

[0042] O sistema de gerenciamento de ações 14 é configurado para se comunicar também com um sistema de gerenciamento de armazém 20. O sistema de gerenciamento de armazém 20 compreende informa ções relacionadas à disposição interna do armazém, informações rela cionadas aos produtos armazenados e informações relacionadas a ações autorizadas.

[0043] As ações autorizadas compreendem informações relaciona das a ações que possuem autorização para ser realizadas no interior do armazém. Tais informações são introduzidas no sistema de gerencia mento de armazém 20 por usuários do sistema 10, gerentes de arma zéns ou criadas automaticamente pelo sistema. As ações autorizadas podem compreender informações similares às regras de padrão do sis tema de gerenciamento de ações 14, podendo compreender também ações diferentes e/ou complementares às ações das regras de padrão.

[0044] As ações autorizadas relacionadas a ações a serem realiza das no interior do armazém são armazenadas em um banco de dados 22 do sistema de gerenciamento de armazém 20 que também pode ser configurado para se comunicar com o sistema de gerenciamento de ações 14.

[0045] Tanto as regras de padrão quanto as ações autorizadas po dem compreender diversas informações relacionadas às ações que es tão autorizadas a ocorrer no interior do armazém. Essas informações são analisadas pelo sistema de gerenciamento de ações 14 e compara das com as informações relacionadas às ações captadas pelo disposi tivo de captação de ações 12. Exemplos de regras de padrão e ações autorizadas compreendem informações relacionadas a permissão de acesso de funcionários e equipamentos a determinadas regiões do ar mazém, se o acesso está sendo realizado por um funcionário ou por um equipamento, como uma empilhadeira, tempo de permanência em de terminadas regiões em função da massa, permissão de retirada de pro dutos, informações relacionadas a montagem de caixas contendo con juntos de produtos, entre outros.

[0046] O monitoramento e validação das ações no interior do arma zém utilizando regras de padrão e/ou ações autorizadas gera um au mento na eficiência do armazém através da eliminação de ações não autorizadas, otimização do tempo das ações, análise da eficiência de funcionários e redução de período ocioso de funcionários.

[0047] Em uma concretização da presente invenção, o sistema de gerenciamento de armazém 20 faz parte do sistema de validação de ação 10 da presente invenção. Tal exemplo de concretização pode ser observado na figura 1. Nesse caso, o sistema de gerenciamento de ações 14 se comunica com o sistema de gerenciamento de armazém 20 para analisar se o banco de dados 22 do sistema de gerenciamento de armazém 20 compreende pelo menos uma ação autorizada relacio nada à ação captada pelo dispositivo de captação de ações 12. O sis tema de gerenciamento de ações 14 envia uma solicitação ao sistema de gerenciamento de armazém 20 para receber informações relaciona das à ação captada.

[0048] Caso o banco de dados 22 do sistema de gerenciamento de armazém 20 não possua nenhuma ação autorizada relacionada à ação captada, o sistema de gerenciamento de armazém 20 informa o sistema de gerenciamento de ações 14 sobre a ausência de ações autorizadas relacionadas à ação captada. Nesse caso, o sistema de gerenciamento de ações 14 gera um aviso no sistema de validação de ação 10. Caso não haja uma regra de padrão relacionada à ação captada, o aviso ge rado é enviado ao usuário 30 do sistema de validação de ação 10 para informá-lo de que uma ação foi captada e essa ação captada não está relacionada a nenhuma ação autorizada do sistema de gerenciamento de armazém 20 ou regra de padrão do sistema de gerenciamento de ações 14.

[0049] Caso o banco de dados 22 do sistema de gerenciamento de armazém 20 possua pelo menos uma ação autorizada relacionada à ação captada, o sistema de gerenciamento de armazém 20 informa o sistema de gerenciamento de ações 14. Nesse caso, o sistema de ge renciamento de ações 14 não gera um aviso no sistema de validação de ação 10 ou cancela o aviso gerado inicialmente caso um aviso tenha sido gerado durante a análise das regras de padrão.

[0050] Em outra concretização da presente invenção, o sistema de gerenciamento de armazém 20 pode ser desenvolvido e gerenciado por terceiros. Tal exemplo de concretização pode ser observado tanto na figura 1 , caso a comunicação entre o sistema de gerenciamento de ações 14 e o sistema de gerenciamento de armazém 20 possa ser rea lizada de forma direta, quanto na figura 2, caso a comunicação entre o sistema de gerenciamento de ações 14 e o sistema de gerenciamento de armazém 20 não possa ser realizada de forma direta.

[0051 ] O sistema de validação de ação 10 exemplificado na figura 2 compreende adicionalmente uma aplicação de comunicação 16. A aplicação de comunicação 16 é configurada para permitir uma comuni cação entre o sistema de gerenciamento de ações 14 e o sistema de gerenciamento de armazém 20 ou o banco de dados 22 do sistema de gerenciamento de armazém 20.

[0052] A aplicação de comunicação 16 pode ser utilizada caso o sistema de gerenciamento de ações 14 tenha que se comunicar com sistemas de gerenciamento de armazém 20 de terceiros. Se não for possível realizar essa comunicação diretamente, a aplicação de comu nicação 16 garante que ela seja realizada indiretamente, permitindo uma integração entre os sistemas. Essa impossibilidade de comunica ção direta pode ocorrer por diversos fatores, como, por exemplo, o uso de linguagens de programação diferentes entre os sistemas.

[0053] A aplicação de comunicação 16 traduz as informações com preendidas no banco de dados 22 do sistema de gerenciamento de ar mazém 20 de forma que o sistema de gerenciamento de ações 14 possa interpretar corretamente essas informações e utilizá-las para realizar as análises necessárias. Dessa forma, a aplicação de comunicação 16 per mite a integração do sistema de validação de ação 10 com qualquer sistema de gerenciamento de armazém 20, mesmo que não seja possí vel realizar uma comunicação de forma direta entre o sistema de geren ciamento de ações 14 e o sistema de gerenciamento de armazém 20.

[0054] A figura 3 apresenta um fluxograma das etapas do método de validação de ação de acordo com uma concretização da presente invenção. Nessa concretização, quando uma ação é realizada no inte rior do armazém, o sistema de validação de ação 10 capta 110 a ação realizada por meio do dispositivo de captação de ações 12. A ação cap tada, incluindo informações relacionadas a ação captada, são recebidas pelo sistema de gerenciamento de ações 14.

[0055] Então, o sistema de gerenciamento de ações 14 analisa 120 se o banco de dados 22 do sistema de gerenciamento de armazém 20 compreende uma ação autorizada relacionada à ação captada. Caso não seja analisada a presença da ação autorizada relacionada à ação captada no banco de dados 22, ou seja, caso a ação captada não esteja autorizada pelo sistema de gerenciamento de armazém 20, o sistema de gerenciamento de ações 14 gera 130 um aviso no sistema de valida ção de ação 10 para o usuário 30. Esse aviso tem como finalidade in formar o usuário 30 que uma ação não autorizada pelo sistema de ge renciamento de armazém 20 está sendo realizada no interior do arma zém. Caso seja analisada a presença da ação autorizada relacionada à ação captada no banco de dados 22, ou seja, caso a ação captada es teja autorizada pelo sistema de gerenciamento de armazém 20, o sis tema de gerenciamento de ações 14 não gera 132 o aviso e termina a análise.

[0056] A figura 4 apresenta um fluxograma das etapas do método de validação de ação de acordo com outra concretização da presente invenção. Nessa concretização, o método compreende uma etapa adi cional de utilizar 112 a aplicação de comunicação 16. A aplicação de comunicação 16 é configurada para permitir uma comunicação entre o sistema de gerenciamento de ações 14 e o sistema de gerenciamento de armazém 20 ou o banco de dados 22. A aplicação de comunicação 16 é utilizada caso o sistema de gerenciamento de ações 14 seja inca paz de interpretar a ação autorizada compreendida no sistema de ge renciamento de armazém 20. [0057] A figura 5 apresenta um fluxograma das etapas do método de validação de ação de acordo com outra concretização da presente invenção. Nessa concretização, o método compreende uma etapa adi cional de analisar 114 se o sistema de gerenciamento de ações 14 com preende uma regra de padrão relacionada à ação realizada após a etapa de captar 1 10 a ação realizada no interior do armazém.

[0058] Caso seja analisada a ausência de uma regra de padrão re lacionada à ação no sistema de gerenciamento de ações 14, ou seja, caso a ação captada não esteja autorizada pelo sistema de gerencia mento de ações 14, o aviso é gerado 130. Esse aviso gerado pode ser enviado ao usuário 30 ou armazenado no sistema de gerenciamento de ações 14 para a análise 120 da ação autorizada ser efetuada.

[0059] Caso também não seja analisada a presença da ação auto rizada relacionada à ação captada no banco de dados 22 do sistema de gerenciamento de armazém 20 durante a análise 120 de ação autori zada, o aviso é gerado 130 e enviado ao usuário 30 do sistema de vali dação de ação 10 para informá-lo de que uma ação foi captada e essa ação captada não está relacionada a nenhuma ação autorizada do sis tema de gerenciamento de armazém 20 ou regra de padrão do sistema de gerenciamento de ações 14. No entanto, se durante a análise 120 de ação autorizada for analisada a presença da ação autorizada relacio nada à ação captada no banco de dados 22, o aviso não é gerado 132. A etapa de não gerar o aviso, nesse caso, pode incluir cancelar o aviso gerado durante a etapa de análise 1 14 de regra de padrão.

[0060] Caso seja analisada a presença de uma regra de padrão re lacionada à ação no sistema de gerenciamento de ações 14 durante a análise 1 14 da regra de padrão, ou seja, caso a ação captada esteja autorizada pelo sistema de gerenciamento de ações 14, o aviso não é gerado 132.

[0061 ] A figura 6 apresenta um fluxograma das etapas do método de validação de ação de acordo com outra concretização da presente invenção. Nessa concretização, as etapas adicionais de utilizar 112 a aplicação de comunicação 16 e analisar 114 se o sistema de gerencia- mento de ações 14 compreende uma regra de padrão relacionada à ação realizada são combinadas. Nesse caso, o sistema de gerencia- mento de ações 14 é capaz de se comunicar com o sistema de geren- ciamento de armazém 20, caso o sistema de gerenciamento de ações 14 seja incapaz de interpretar a ação autorizada compreendida no sis tema de gerenciamento de armazém 20. Adicionalmente, é realizada a etapa de analisar 114 se o sistema de gerenciamento de ações 14 com preende uma regra de padrão relacionada à ação realizada após a etapa de captar 110 a ação realizada no interior do armazém. Nesse caso, as condições de geração de aviso são semelhantes às descritas na concretização da figura 5.

[0062] Tendo sido descritos exemplos de concretização, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.