Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TAPE-WINDING DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/000066
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to an apparatus intended to be used frequently by trainers, organisers of beach or field games, as well as people who use belts for anchoring and lifting loads, or in other situations in which reusable tapes are used, allowing such tapes to be wound up in a quick, orderly and effortless manner. This enables the user of the device to wind up a tape (2) rapidly, by means of the base structure (1) of the device and the articulated winder (3) and shaft (3.1), assisted by the tape-aligning support (4), and finally an adapter (5) for thin tapes, which together form an effective assembly for winding the tape, so that it can be stored in a more orderly manner, without requiring physical effort, and much more quickly than the current method.

Inventors:
NEGREIROS ROBERTO SOUZA (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/000039
Publication Date:
January 02, 2020
Filing Date:
June 29, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NEGREIROS ROBERTO SOUZA (BR)
International Classes:
B65H75/34; A63C19/08; B65H57/26; B65H75/40; B65H75/44
Foreign References:
US4251038A1981-02-17
BRMU8700737U22009-01-06
US5776301A1998-07-07
US20050168818A12005-08-04
US3853283A1974-12-10
US9884214B12018-02-06
Attorney, Agent or Firm:
FAFÁ BORGES, Wagner José (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. DISPOSITIVO RECOLHEDOR DE FITA caracterizado por um dispositivo utilizado para o recolhimento de fitas ou cintas, neste sentido, o dispositivo permitirá de forma eficiente o recolhimento da fita (2) que percorrerá rapidamente a estrutura de armazenamento (1), através do acionamento da manivela (3) e correta fixação da mesma no eixo (3.1), e também compreenderá um suporte de alinhamento da fita (4) para guiá- la corretamente ao interior do dispositivo;

2. DISPOSITIVO RECOLHEDOR DE FITA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a fita (2) será fixada, por uma de suas extremidades, no eixo (3.1) da manivela (3); O eixo (3.1) compreenderá um formato cónico com rasgo longitudinal para transpasse e fixação da fita (2), de forma que após fixada, a manivela (3) será acionada manualmente pelo usuário permitindo o recolhimento e armazenamento da mesma entre a estrutura de armazenamento (1);

3. DISPOSITIVO RECOLHEDOR DE FITA, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por suporte de alinhamento de fita (2) ser localizado na extremidade da estrutura de armazenamento (1), o qual receberá a fita (2) através de dois pinos fixados na parede interna da extremidade da estrutura de armazenamento (1), servindo de guia para a fita (2) permitindo que a mesma corra pela face frontal do dispositivo no momento de recolhimento sem que a mesma dobre, prejudicando assim o desenvolvimento do enrolamento da fita (2);

4. DISPOSITIVO RECOLHEDOR DE FITA, de acordo com a reivindicação 1, 2 e 3, caracterizado pela manivela (3) apresenta dois posicionamentos, o de utilização ou não- utilização, isto através de um sistema articulado, em que na situação de não-utilização, a manivela (3) poderá ser guardada junto à estrutura de armazenamento (1) do dispositivo; e, para que se possa mantê-la fixa junto a esta estrutura, haverá o auxilio de imã;

5. DISPOSITIVO RECOLHEDOR DE FITA, de acordo com a reivindicação 1, 2, 3 e 4, caracterizado pelo dispositivo recolhedor de fita ser apresentado por uma estrutura com arestas curvas para fins de acomodação, design e melhora no desempenho da função, bem como é predisposto de forma a atender a qualquer público e até mesmo pessoas destras;

6. DISPOSITIVO RECOLHEDOR DE FITA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato em que as fitas sejam muito finas, poderá ser utilizado um adaptador (5) para receber um núcleo mais rígido sobre o qual a fita será enrolada.

Description:
“DISPOSITIVO RECOLHEDOR DE FITA”

[001] Refere-se, a presente patente de invenção, a um dispositivo recolhedor de fita, mais especificamente, a um dispositivo manual capaz de auxiliar no recolhimento de extensas fitas com mais facilidade e agilidade.

[002] Atualmente, a demarcação de quadras de esportes ao ar livre, tanto na praia como no campo, tais como beach soccer, beach tennis, vôlei, peteca, badminton, ou outros, e feita através de fitas de cores contrastantes com o solo, contornando todo o perímetro da quadra, o que representa um grande comprimento. Por esses jogos ocorrerem quase sempre em ambientes públicos, essa demarcação deve ser colocada antes do jogo e recolhidas após o mesmo, para uso em novo evento. Para muitas pessoas, como profissionais desses esportes, esse“estende e recolhe” fita é diário, podendo acontecer mais de uma vez durante o mesmo dia. O recolhimento das fitas de demarcação pode ser feito de qualquer maneira, embolando-as e guardando-as assim, ou enrolando-as para que possam ser guardadas em rolos. Caso o atleta tenha optado pela primeira hipótese, ele vai ter mais dificuldade na hora da reutilização dessas marcações, pois elas estarão embaraçadas, podendo estar até misturadas com outros materiais. Na segunda hipótese, o atleta recolhe a demarcação enrolando-a como um caracol de modo a fazer rolos, o que facilita muito o armazenamento do material e a sua reutilização. A formação manual desse rolo demanda muito tempo e bastante paciência, constituindo uma tarefa que ninguém gosta de fazer.

[003] O dispositivo ora apresentado será útil para enrolar outros tipos de fita com características físicas com ele compatíveis, como fitas utilizadas para delimitação de espaços de segurança, cintas de amarração ou elevação de cargas, etc., que, pelo seu comprimento, seja incómodo e trabalhoso enrolar manualmente.

[004] Diante dos inconvenientes e incómodos acima mencionados, causados pelo trabalhoso processo manual de recolhimento dessas fitas e cintas, na tentativa de facilitar tal tarefa, foi desenvolvido um dispositivo de recolhimento de fitas, o qual permitirá maior agilidade e eficácia, sem grandes esforços no momento do recolhimento. [005] O dispositivo recolhedor de fita poderá ser melhor compreendido através da descrição detalhada em consonância com as seguintes figuras em anexo, onde:

FIGURA 01 Apresenta uma vista em perspectiva do fluxo de manuseamento do dispositivo recolhedor de fita, para uso do mesmo.

FIGURA 02 Apresenta uma vista em perspectiva do fluxo de manuseamento do dispositivo recolhedor de fita.

FIGURA 03 Apresenta uma vista em perspectiva do fluxo de manuseamento do dispositivo recolhedor de fita.

FIGURA 04 Apresenta uma vista em perspectiva do fluxo de manuseamento do adaptador no dispositivo recolhedor de fita, sem a fita.

FIGURA 05 Apresenta uma vista em perspectiva do dispositivo recolhedor de fita, sem a fita.

FIGURA 06 Apresenta uma vista em perspectiva do dispositivo recolhedor de fita, sem a fita.

FIGURA 07 Apresenta uma vista em perspectiva do dispositivo recolhedor de fita, com a fita.

FIGURA 08 Apresenta uma vista em perspectiva do dispositivo recolhedor de fita, com a fita já recolhida.

[006] Em conformidade com as figuras acima, observa-se que o dispositivo recolhedor de fita compreenderá de uma estrutura de armazenamento (1) onde a fita (2) será enrolada e acomodada em seu interior.

[007] Para que a fita (2) seja recolhida pelo dispositivo, será fixada uma de suas extremidades no eixo (3.1) da manivela (3). Tal eixo (3.1) compreenderá um formato cónico com rasgo longitudinal para transpasse e fixação da fita (2), de forma que após fixada, a manivela será acionada manualmente pelo usuário permitindo o recolhimento e armazenamento da mesma entre a estrutura de armazenamento (1).

[008] Haverá ainda em uma das extremidades da estrutura de armazenamento

(1) um suporte de alinhamento da fita (4). Tal qual será apresentado por dois pinos fixados na parede interna da extremidade da estrutura de armazenamento (1), servindo de guia para a fita (2) permitindo que a mesma corra pela face frontal do dispositivo no momento de recolhimento sem que a mesma dobre, prejudicando o desenvolvimento do enrolamento da fita (2).

[010] A manivela (3) apresenta dois posicionamentos, o de utilização ou não- utilização, isto através de um sistema articulado. Na situação de não-utilização, a manivela (3) poderá ser guardada junto à estrutura de armazenamento (1) do dispositivo. E para que se possa mantê-la fixa junto a esta estrutura, haverá o auxilio de imã. Conforme Figura 01.

[011] O dispositivo recolhedor de fita é apresentado por uma estrutura com arestas curvas para fins de acomodação, design e melhora no desempenho da função, atendendo a qualquer público e até mesmo pessoas destras.

[012] Para fitas muito finas, pode ser utilizado um adaptador (5) para receber um núcleo mais rígido sobre o qual a fita será enrolada (Figura 03 e 04).

[013] Como visto acima, dadas as incorporações preferenciais e possíveis implementações a essa tecnologia, sigam de forma que não tendam a limitá-la, podendo haver variações construtivas que sejam equivalentes sem, no entanto, fugir do escopo de proteção da invenção.