Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TOPICAL COSMETIC COMPOSITION AND USES THEREOF
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/206515
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a topical cosmetic composition comprising a combination of raw Fevillea trilobata seed oil, trehalose, sodium hyaluronate, betaine and cosmetically acceptable excipients, and also the use thereof to moisturize the skin and to maintain the microbiota of the skin. The present invention pertains to the field of cosmetic science, and more specifically relates to cosmetic preparations for treating the skin.

Inventors:
PEREIRA SANTOS CAMILA (BR)
ZIMBARDI DANIELA (BR)
DE MIRANDA CHAVES VASQUEZ PINTO LUCIANA (BR)
DO NASCIMENTO SELMA (BR)
ARANDAS MONTEIRO E SILVA SILAS (BR)
LIMA GUSMÃO EDJANE (BR)
ARRUDA COSTA ANDREA (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050134
Publication Date:
October 15, 2020
Filing Date:
April 11, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
A61K8/97; A61K8/44; A61K8/60; A61K8/73; A61K8/9789; A61Q19/00; A61Q19/08
Domestic Patent References:
WO2017193186A12017-11-16
WO2019023774A12019-02-07
WO2016029285A12016-03-03
WO2019023772A12019-02-07
Foreign References:
CN103462881A2013-12-25
US20130302389A12013-11-14
CN106580860A2017-04-26
JPH0853360A1996-02-27
CN103462881A2013-12-25
BR112018073287A22019-02-19
Other References:
CARRANCA FILMES: "Natura Nhandiroba ", NATURA BERN ESTAR BEM- NHANDIROBA: FEVILLEA TRILOBATA. - NATURA, 28 February 2018 (2018-02-28), XP055861157, Retrieved from the Internet [retrieved on 20191126]
See also references of EP 3954359A4
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Composição cosmética tópica caracterizada por compreender a associação de óleo bruto de semente de Fevillea trilobata, trealose, hialuronato de sódio, betaína e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

2. Composição, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por compreender:

de 0,1 a 5% em peso de óleo bruto de semente de Fevillea trilobata; de 0,5 a 8% em peso de trealose;

de 0,05 a 5% em peso de hialuronato de sódio;

de 0,5 a 10% em peso de betaína;

e de 70% a 99% em peso de excipientes cosmeticamente aceitáveis.

3. Composição cosmética, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 2, caracterizada pelos excipientes cosmeticamente aceitáveis serem selecionados de pelo menos um dentre os das classes: controladores de viscosidade, antiespumantes, emolientes, condicionadores de pele, protetores de pele, denaturantes, perfumantes, hidratantes, opacificantes, emulsificantes, preservantes, antioxidantes, óleos vegetais, estabilizadores de emulsão, plastificantes, quelantes, tamponantes e corantes.

4. Composição cosmética, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelos excipientes cosmeticamente aceitáveis serem selecionados de: o solvente pode ser água, propanodiol e pentilenoglicol, ou combinação dos mesmos; o antiespumante pode ser a dimeticona; o emoliente pode ser dimeticona, óleos vegetais e tocoferol, ou combinação dos mesmos; o condicionador de pele ser a dimeticona, pentileno glicol, glicerina, betaína, triglicerídeo cáprico / caprílico, tocoferol, hialuronato de sódio, sorbitol, gluconato de sódio, ou combinação dos mesmos; o protetor de pele pode ser a dimeticona, glicerina ou combinação dos mesmos; o controlador de viscosidade pode ser propanodiol, glicerina, betaína, carbomer, copolímero de acriloildimetiltaurato de amónio, cloreto de sódio, sulfato de sódio ou combinação dos mesmos; o denaturante pode ser glicerina, hidróxido de sódio, eugenol ou combinação dos mesmos; umectante pode ser a glicerina, trealose, betaína, hialuronato de sódio, sorbitol ou combinação dos mesmos; fragrâncias e perfumes podem ser utilizados; opacificantes pode ser a poiimetiisilsesquioxano; o emulsificante pode ser usado trilaureth-4 fosfato, poliglicerii-2 sesquí-isoestearafo ou combinação dos mesmos; o preservativos pode ser o fenoxietanol ou hidroxiacetofenona ou combinação dos mesmos; o antioxidante pode ser usado o tocoferol, hidroxiacetofenona ou combinação dos mesmos; o estabilizador de emulsão pode ser usado o carbômero; o plastificante pode ser sorbitol; o quelante pode ser gluconato de sódio; e o tamponante pode ser hidróxido de sódio; carbonato de sódio ou combinação dos mesmos.

5. Composição cosmética, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada por ser uma emulsão, creme, emulsão cremosa, géis, géis creme, aqua géis, acqua géis e séruns.

6. Composição cosmética, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado por ser um gel acqua.

7. Uso da composição cosmética tópica, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado por ser para hidratar a pele da região do corpo ou face.

8. Uso, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por ser para hidratar a pele na região da face.

9. Uso da composição cosmética tópica, conforme definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado por ser para preservar a microbiota natural da pele.

10. Método para hidratar e/ou preservar a microbiota natural da pele caracterizado por compreender a aplicação tópica da composição cosmética, conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 6.

Description:
COMPOSIÇÃO COSMÉTICA TÓPICA E USOS DA MESMA

Campo da Invenção

A presente invenção descreve uma composição cosmética tópica, bem como seus usos para prover uma melhora da hidratação e preservar o balanço natural e saudável da microbiota da pele e método correlacionado. A presente invenção se situa no campo da ciência cosmética, mais precisamente refere-se às preparações cosméticas para hidratação ativa e preservação da microbiota da pele.

Antecedentes da Invenção

A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano e desempenha papel fundamental na manutenção da vida. Ela exerce múltiplas funções vitais ao organismo, destacando seu papel em proteger o corpo contra a perda de fluidos e impedir a penetração de substâncias estranhas no corpo.

A pele também é um ecossistema composto por cerca de 2 m 2 de habitats diversos, com abundantes dobras, invaginações e nichos especializados que é capaz de suportar uma vasta gama de microrganismos como bactérias, fungos, ácaros e vírus. Esses microrganismos compõe a chamada flora da pele e, assim como a própria pele, desempenham um papel fundamental de proteção, pois contribuem com a integridade e imuno homeostase da pele.

Atualmente, sabe-se que tanto variações que alterem a composição das camadas da pele quanto às variações no equilíbrio da flora da pele podem ocasionar danos à pele que, além de gerar incómodos, também podem não ser visualmente agradáveis. Dessa forma, há uma necessidade em desenvolver composições cosméticas tópicas que contribuem, concomitantemente, na regulação da morfologia da pele e na preservação do equilíbrio da flora microbiana.

O estrato córneo é a região da pele que faz o contato com o meio exterior, sendo a última camada da epiderme. As características do estrato córneo estão criticamente relacionadas com a sua composição, sendo representados por proteínas (75-80%), lipídeos (5-15%) e demais constituintes (5-10%). Quando esses componentes não estão balanceados adequadamente, a capacidade da pele de manter a água é reduzida e a pele torna-se mais suscetível à influência dos fatores ambientais, ocasionando uma barreira prejudicada.

Fatores endógenos decorrente do avanço da idade ou, por exemplo, influência hormonal, e fatores exógenos como exposição crónica da pele a ambientes secos, raios UV, ao vento, a produtos químicos etc, são fatores que interferem na capacidade da pele de manter a água. Como resultado, a pele pouco hidratada (pele seca), apresenta falta de brilho e flexibilidade, com uma aparência áspera e tendência à descamação.

Esse tipo de pele necessita de cuidados específicos, pois, a falta de hidratação pode comprometer a integridade da pele.

Inúmeras composições cosméticas hidratantes objetivam-se em ser alternativas para solucionar a problemática da pele seca. Inclusive, é recomendável que as pessoas adultas usem composições hidratantes em toda a pele pelo menos uma vez por dia.

Os produtos tradicionais para hidratação da pele, em geral, incluem ingredientes que agem tipicamente por dois mecanismos bem conhecidos: oclusão e umectação. A hidratação por oclusão é promovida por ingredientes que formam um filme lipofílico, que dificulta a perda de água, fazendo aumentar a retenção hídrica na camada córnea. E, a hidratação por umectação, por sua vez, é promovida por ingredientes que retêm água proveniente da composição cosmética, da atmosfera e da pele, na superfície da pele por meio de um filme hidrofílico formado sobre a camada córnea, aumentando a retenção de água na superfície cutânea.

Por outro lado, muitos cosméticos hidratantes de uso tópico não levam em consideração que a pele é um ecossistema de delicado equilíbrio entre o hospedeiro e microrganismos, portanto, apresentam ingredientes que atrapalham o desenvolvimento dos microrganismos, que são benéficos para uma pele saudável.

A pele é nicho de diversos microrganismos como vírus, bactérias, fungos e ácaros que cobrem a superfície da pele e residem nos apêndices cutâneos que incluem folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Esses distintos microrganismos constituem uma flora natural e saudável, e fornecem funções vitais ao corpo, protegendo a pele contra a invasão de organismos patogênicos ou prejudiciais.

Na superfície da pele, bactérias como as do filo Proteobacteria e gênero Staphylococcus formam comunidades que estão profundamente interligadas entre si e com outros microrganismos. Fungos comensais como Malassezia spp. crescem tanto como hifas filamentosas ramificadas como como células individuais. Os ácaros da pele, como Demodex folliculorum e Demodex brevis, são alguns dos menores artrópodes e vivem dentro ou perto dos folículos pilosos.

Quando ocorre um desequilíbrio da flora natural e saudável da pele, pode ocorrer à invasão ou manifestação da pele por bactérias patogênicas, que podem ocasionar estresse e inflamação, vermelhidão, coceira, cicatrização, eritema e outras reações, perdendo a radiância original da pele, ao mesmo tempo, causando mais problemas de pele e até o envelhecimento da pele.

O desequilíbrio da flora pode ser causado pelo uso de composições cosméticas tópicas que contemplam ingredientes nocivos ao balanço natural e saudável da microbiota da pele. Tais composições, portanto, podem resultar em distúrbios de pele ou infecções.

É uma dificuldade modificar a composição cosmética sem alterar sua capacidade de atender satisfatoriamente a sua principal função, por exemplo, de hidratação. Por outro lado, torna-se uma tarefa necessária, para o aprimoramento de composições cosméticas.

Dessa forma, existe uma necessidade de desenvolver composições cosméticas que alterem de maneira favorável na regulação do equilíbrio microbiológico da flora, e que também torne a pele suave, brilhante e elástica, através da hidratação da pele.

Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, foram encontrados os seguintes documentos que tratam sobre o tema:

O documento CN 103462881 descreve sobre uma composição cosmética, cujo objetivo é promover o equilíbrio da microbiota da pele.

O documento descreve sobre a necessidade de manter a microbiota da pele para evitar danos na pele, por exemplo, crescimento de microrganismo patógenos, devido ao desbalanço da microbiota. Inclusive, o documento já descreve que tal necessidade é muito debatida na cosmética moderna, sendo um dos fatores que levaram a substituição de antibióticos, hormônios e outros compostos, que podem ser danosos, quando presentes em composições cosméticas tópicas, ao balanço da microbiota natural.

Em detalhes, a composição descrita no documento chinês apresenta os seguintes componentes: glicerina, butilenoglicol, extrato de hamamélis, alantoína, trissódio EDTA, glicerina, extrato de beldroegas, alfa-glucano, oligossacarídeo, xilitol, extrato de vime, frutooligossacarídeo, vitamina B5, extrato de centella asiática, extrato de farelo arroz, extrato de levedura, betaína , ácido poliglutamico, hialuronato de sódio, beta-glucano, trealose, glicirrizinato de potássio, urea, taurato de sódio, filtrado de produto de fermentação da raiz de rabanete e Leuconostoc.

O documento BR 1 1 2018 073287 é um documento que se refere a uma composição cosmética reparadora da pele, compreendendo um óleo selecionado de Bertholletia excelsa ou Fevillea trilobata e excipientes cosmeticamente aceitáveis. É dito que a composição proporciona um tratamento anti-idade, incluindo a redução de rugas e a promoção à capacidade regenerativa da pele.

Ademais, o documento brasileiro descreve que a composição atua pela modulação de processos celulares envolvidos na reparação cutânea, particularmente nos mecanismo de regeneração e cicatrização da pele, incluindo o FGF-2, IL-1 B, IL-6, IL-8, IL-10, IL-12, migração e proliferação celular associada à construção da barreira cutânea e atividade da elastase (MMP-12).

Dessa forma, entende-se que em vista do estado da técnica encontrado, continua presente o problema relacionado com a necessidade de prover composições cosméticas que viabilizem a produção de cosméticos com melhora da eficácia de hidratação e que auxiliem na manutenção da flora da pele.

Sumário da Invenção

Dessa forma, a presente invenção tem por objetivo resolver os problemas técnicos constantes no estado da técnica, a partir da elaboração de uma composição cosmética tópica que possibilita a hidratação ativa da pele e/ou preservação da manutenção da microbiota natural e saudável da pele.

Em um primeiro aspecto, a presente invenção refere-se a uma composição cosmética tópica compreendendo a associação de óleo de semente de Fevillea trilobata, trealose, hialuronato de sódio, betaína e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

Em um segundo aspecto, a presente invenção refere-se ao uso da composição cosmética do primeiro aspecto para promover uma hidratação da pele da região do corpo ou da face.

Em um terceiro aspecto, a presente invenção refere-se ao uso da composição cosmética do primeiro aspecto para preservar a microbiota da pele.

Ainda, o conceito inventivo comum a todos os contextos de proteção reivindicados é a composição cosmética tópica. Entre as vantagens da presente invenção, de maneira não exaustiva destaca-se por ser capaz de:

- prover uma hidratação melhorada da pele;

- prover um prolongamento da hidratação da pele após suspensão do uso do produto;

- hidratação inteligente reparando os níveis de hidratação de acordo com a necessidade de cada região do rosto;

- preservar a microbiota natural e saudável da pele;

- prover uma renovação celular;

- prover adesão e coesão entre células e camadas da pele;

- prover um efeito anti-idade;

Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e pelas empresas com interesses no segmento, e serão descritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir.

Breve Descrição das Figuras

Com o intuito de melhor definir e esclarecer a presente invenção são apresentadas as seguintes figuras:

A Figura 1 apresenta um gráfico dos valores médios de capacitância

A Figura 2 apresenta um gráfico dos valores médios do porcento de aumento na hidratação da pele ( %Hh )

A Figura 3 apresenta perfil hídrico cutâneo facial em participante em tempo zero da avaliação.

A Figura 4 apresenta perfil hídrico cutâneo facial em participante em tempo 28 dias após uso do produto

A Figura 5 apresenta o perfil hídrico cutâneo facial em três dias após a suspensão de uso do produto.

A Figura 6 apresenta um gráfico com a contagem das unidades formadoras de colónia em culturas de swabs coletados da pele humana nos tempos experimentais: T-14, TO, T14.

A Figura 7 apresenta a comparação do complexo I, complexo II e um placebo, em relação à expressão genica relacionada com a hidratação ativa da pele.

A Figura 8 apresenta a comparação do complexo I, complexo II e um placebo, em relação à cinética de viabilidade de S. epidermidis.

A Figura 9 apresenta a comparação do complexo I, complexo II e um placebo, em relação à cinética de viabilidade de S. aureus.

Descrição Detalhada da Invenção

A presente invenção descreve uma composição cosmética tópica e seus usos hidratação da pele e/ou preservação na manutenção da microbiota da pele.

Na presente invenção o termo “hidratação” pode ser denominado como“hidratação ativa”, “hidratação bioativa”, “hidratação biológica”,“hidratação biodinâmica”,“hidratação inteligente”. A hidratação aqui descrita oferece estímulos ao mecanismo endógeno e natural da própria pele , sendo capaz de manter a hidratação nos níveis ideais por mais tempo.

A hidratação da presente invenção é concebida pelo aumento do conteúdo hídrico cutâneo em diferentes regiões do tecido epitelial.

Na presente invenção, o termo“manutenção da microbiota da pele” também pode ser entendido como“preservação da microbiota da pele” ou“equilíbrio do balanço da microbiota”, sendo definido como uma capacidade de viabilizar a presença de uma microbiota natural e saudável da pele. Além disso, o termo“microbiota da pele” também pode ser entendido por“flora da pele”.

A presente invenção difere-se de muitas maneiras do estado da técnica. Por exemplo, a presente invenção não utiliza microrganismos ou seus produtos metabólitos. Ademais, o estado da técnica apresenta composições contendo componentes distintos dos da presente invenção, o que torna inviável que apresentem o mesmo efeito técnico.

A presente invenção é uma composição cosmética para hidratação e/ou preservação da microbiota da pele. A presente invenção utiliza um óleo bruto de Fevillea entre seus ingredientes ativos, que é essencial para desencadear os efeitos técnicos da presente invenção, quando combinado com outros ingredientes da composição cosmética.

Em um primeiro objeto, a invenção refere-se a uma composição cosmética compreendendo a associação de óleo bruto de semente de Fevillea trilobata, trealose, hialuronato de sódia, betaína e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

O óleo bruto de Fevillea é um produto da biodiversidade brasileira extraído das sementes da planta Fevillea trilobata. É um óleo rico em ácido punícico ou trienos conjugados (C18:3 conjugado), beta- sitosterol, gama-tocoferol e, ainda contém compostos bioativos como alcaloides, terpenos, glicosídeos e taninos. Na pele, ela estimula os mecanismos naturais de produção do ácido hialurônico, aumentando os níveis de água nas camadas mais profundas da pele. Além disso, o óleo também estimula as células da pele humana a produzir, por síntese natural, a elastina, filagrina, ELOVL3 e claudina I.

A capacidade da Fevillea de aprimorar a síntese natural pode ser identificada através de, por exemplo, um teste de imunoflourescência em modelo de pele ex vivo.

A trealose é um ativo biotecnológico de origem vegetal. O ingrediente possui uma função prebiótica, pois atua na manutenção e equilíbrio dos microrganismos da pele, ajudando a fortalecer a barreira cutânea. Ademais, é agente condicionante da pele e umectante.

A betaína pode ser obtida, por exemplo, do açúcar da beterraba. A betaína promove melhora da barreira cutânea, aumenta moléculas naturais (ou endógenas) que retém água nas camadas superficiais e aumenta a hidratação. Além disso, a betaína e a trealose são ingredientes osmoticamente ativos, portanto, apresentam alto potencial performático hidratante ao produzir diferença osmótica célular.

O hialuronato de sódio é um ativo biotecnológico de origem natural. Apresenta como funções a capacidade de aumentar os níveis de água na superfície da pele, apresentando funções de condicionante de pele ou hidratante.

A associação dos quatro ingredientes, óleo bruto de semente de Fevillea trilobata, trealose, hialuronato de sódio e betaína é requerida para os fins da presente invenção, uma vez que formam uma associação capaz de prover uma hidratação ativa da pele, promovendo estímulos ao mecanismo endógeno e natural da própria pele de auto-hidratação e que também é capaz de preservar a microbiota da pele.

Os ativos isolados da referida associação não atuam no mecanismo da hidratação ativa, de modo, que é necessário combiná-los.

E, além disso, a incorporação dessa associação na composição cosmética tópica da presente invenção promoveu maior efetividade da ação do complexo.

No caso, a composição cosmética da presente invenção é capaz de: (i) estimular a remoção adequada e balanceada das células mortas da superfície da pele/renovação de células da barreira cutânea; (ii) estimular moléculas que retém água na superfície como NMF (fatores de hidratação naturais), sais minerais e lipídeos; (iii) estimular moléculas que retém água nas camadas mais profundas da pele (derme) como ácido hialurônico; e estimular proteínas essenciais para manter o balanço hídrico-lipídico da pele. E, também, promoveu uma maior capacidade em preservar a microbiota natural e saudável da pele.

Por excipientes cosmeticamente aceitáveis deve ser entendido substâncias que não são irritantes e não tóxicas, que são utilizadas de modo a viabilizar e/ou estruturar uma forma cosmética, podendo ou não atribuir propriedades organolépticas a uma composição como, por exemplo, cor e odor, e podendo ou não prover um efeito biológico cosmeticamente desejável como, por exemplo, hidratação. Os excipientes cosmeticamente aceitáveis da presente invenção podem ser formulados em distintas quantidades, dependendo do tipo de características vislumbradas no produto cosmético final.

Os excipientes cosmeticamente aceitáveis de acordo com a presente invenção podem ser aqueles conhecidos do técnico no assunto, como os citados no “International Cosmetic Ingredient Dictionary & Handbook”, 16th Edition.

Em realização particular, os excipientes cosmeticamente aceitáveis da presente invenção podem ser, de modo não exaustivo, aqueles pertencentes às classes dos de controladores de viscosidade, antiespumantes, emolientes, condicionantes de pele, protetores de pele, denaturantes, perfumantes, hidratantes, opacificantes, emulsificantes, preservantes, antioxidantes, óleos vegetais, estabilizadores de emulsão, plastificantes, quelantes, tamponantes e corantes.

Preferencialmente, o solvente pode ser água, propanodiol e pentilenoglicol, ou combinação dos mesmos; o antiespumante pode ser a dimeticona; o emoliente pode ser dimeticona, óleos vegetais e tocoferol, ou combinação dos mesmos; o condicionante de pele pode ser a dimeticona, pentilenoglicol, glicerina, betaína , triglicerídeo Triglicerídeo cáprico / caprílico, tocoferol, hialuronato de sódio, sorbitol, gluconato de sódio, ou combinação dos mesmos; o protetor de pele pode ser a dimeticona, glicerina ou combinação dos mesmos; o controlador de viscosidade pode ser propanodiol, glicerina, betaína, carbomer, copolímero de acriloildimetiltaurato de amónio, cloreto de sódio, sulfato de sódio ou combinação dos mesmos; o denaturante pode ser glicerina, hidróxido de sódio, eugenol ou combinação dos mesmos; umeetante pode ser a glicerina, trealose, betaine, hialuronato de sódio, sorbitol ou combinação dos mesmos; fragrâncias e perfumes podem ser utilizadas; opacificante pode ser a po!imetilsi!sesquioxano; o emuisificante pode ser usado frilaureth~4 fosfato, políglscersl-2 sesqui-ísoestearato ou combinação dos mesmos; o preservativo pode ser o fenoxietanol ou hidroxiacetofenona ou combinação dos mesmos; o antioxidante pode ser usado o tocoferoi, hidroxiacetofenona ou combinação dos mesmos; o estabilizador de emulsão pode ser usado o carbômero; o plastificante pode ser sorbitol; o quelante pode ser gluconato de sódio; e o tamponante pode ser hidróxido de sódio; carbonato de sódio ou combinação dos mesmos.

Preferencialmente, a composição cosmética contém de cerca de 0,1 a cerca de 5% em peso de óleo bruto de semente de Fevillea trilobata, de cerca de 0,5 a cerca de 8% em peso de trealose, de cerca de 0,05 a cerca de 5% em peso de hialuronato de sódio, de cerca de 0,5 a cerca 10% em peso de betaína e de cerca de 70% a cerca de 99% em peso de excipientes cosmeticamente aceitáveis. Mais preferencialmente, a composição compreende de cerca de 0,1 a cerca de 3% em peso de óleo bruto de semente de Fevillea trilobata, de cerca de 1 a cerca de 4% em peso de trealose, de cerca de 0,1 a cerca de 2% em peso de hialuronato de sódio, de cerca de 1 a cerca de 5% em peso de betaína e cerca de 86% a cerca de 97,8% em peso de excipientes cosmeticamente aceitáveis.

A composição cosmética da presente invenção é de uso tópico, seja facial ou corporal. As suas formas cosméticas podem ser: emulsões, cremes, emulsões cremosas, géis, géis creme, aqua géis, acqua géis e séruns.

Preferencialmente, a composição cosmética é um gel acqua de uso facial ou corporal. Ainda mais preferencialmente, uma gel acqua de uso facial.

Uma concretização da presente invenção é capaz de propor uma hidratação com aumento significativo do conteúdo hídrico cutâneo em diferentes regiões do tecido epitelial cutâneo.

Ademais, a concretização da presente invenção é capaz de conferir um aumento significativo na hidratação da pele fácil após 28 dias de uso domiciliar, em relação à condição basal.

Uma concretização da invenção conferiu um aumento significativo da pele facial após 3 e 4 dias de suspensão do uso domiciliar, em relação à condição basal, indicando a manutenção da hidratação da pele fácil por até 4 dias após a suspensão do uso.

Dessa forma, em um segundo aspecto a invenção refere-se ao uso da composição, conforme definida no primeiro objeto para promover uma hidratação da pele do corpo ou face.

Preferencialmente, a invenção refere-se ao uso da composição para prover uma hidratação da pele na região facial.

Em uma concretização do primeiro objeto, a composição da presente invenção possibilitou observar que o uso da composição não levou em alterações significativas do número de microrganismos, preservando a microbiota natural e saudável da pele.

Dessa forma, em um terceiro aspecto, a invenção refere-se ao uso das composições cosmética do primeiro aspecto para preservar a microbiota natural da pele.

Exemplos - Concretizações

Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

Para os devidos fins ilustrativos dos efeitos técnicos da presente invenção, e, não limitativos da presente invenção, sempre que os exemplos se referirem a“produto investigacional” este fará referência a uma concretização preferida de composição do primeiro aspecto. A composição do“produto investigacional” pode ser encontrada na tabela 1. Tabela 1 - Composição do produto investigacional.

Exemplo 1 - Avaliação da hidratação da pele por corneometria

Objetivo

O presente estudo teve por objetivo avaliar a hidratação da pele após aplicação do produto investigacional na região facial de participantes da pesquisa.

A avaliação de hidratação foi realizada através da obtenção de medidas de capacitância da pele utilizando a técnica de corneometria. Metodologia

Seleção dos participantes

Os participantes escolhidos para o estudo atendiam os seguintes critérios: faixa etária de 18 a 60 anos; sexo: feminino; fototipo (fitzpatrick): I a V; característica fisiológica de pele: seca; pele íntegra na região de teste; concordância em não utilizar quaisquer produtos de uso tópico na região de teste; ser usuária de produtos cosméticos da mesma categoria. No estudo, 21 participantes da pesquisa finalizaram o estudo. Procedimento de realização das avaliações

Na região facial das participantes da pesquisa foram demarcadas quatro áreas medindo 2,5 cm x 4,0 cm, denominadas sítios - nas regiões da fronte, malar direito, malar esquerdo e mento.

Após 30 minutos de climatização em ambiente controlado a

20 ± 2°C e 50 ± 5% de umidade relativa do ar, foram obtidas as medidas basais (previamente ao uso domiciliar do produto investigacional) de capacitância da pele nos sítios demarcados.

Foram obtidas novas medidas de capacitância após 28 dias de uso domiciliar do produto investigacional e após 3 (T31) e 4 (T32) dias da suspensão do uso do produto investigacional.

Durante o período de uso domiciliar do produto investigacional as participantes foram orientadas a preencher um diário de uso, a ser preenchido todos os dias.

Durante todo o experimento no laboratório as condições climáticas foram mantidas constantes segundo as faixas supracitadas.

A aquisição das medidas de capacitância

As medidas de capacitância foram realizadas utilizando a sonda Corneometer® 825 acoplada ao equipamento Multi Probe Adapter, MPA 5 (CKeletronics, Alemanha).

Resultados

Os gráficos apresentados na Figura 1 e 2 apresentam os valores médios da capacitância (h) e o porcentual de aumento na hidratação da pele (%H h ) obtidos ao longo do estudo, respectivamente.

A Tabela 2 sumariza os resultados obtidos na avaliação estatística da significância na variação da hidratação da pele ao longo do estudo.

Tabela 2 - Dados sumarizados da análise estatística da significância da hidratação da pele.

De acordo com os resultados obtidos foi possível obter as seguintes conclusões: - o produto investigacional conferiu aumento significativo na hidratação da pele facial após 28 dias de uso domiciliar, em relação à condição basal.

- o produto investigacional conferiu aumento significativo na hidratação da pele facial após 3 e 4 dias da suspensão do uso domiciliar, em relação à condição basal, indicando a manutenção da hidratação da pele facial por até 4 dias após a suspensão do uso.

- o produto investigacional aumentou o nível de hidratação da pele em até 15,3%.

- 100% das participantes da pesquisa apresentaram melhora na hidratação da pele facial após o tratamento com o produto investigacional.

Exemplo 2 - Análise do perfil hídrico.

As figuras 3, 4 e 5 identificam o aumento do conteúdo hídrico da pele em diferentes regiões da face, ao longo de um período de uso da composição investigada.

Exemplo 3 - Avaliação da manutenção da flora cutânea proporcionada pelo produto investigacional

Objetivo

O presente estudo teve por objetivo avaliar a manutenção da flora cutânea após o uso domiciliar do produto avaliado.

Seleção dos participantes

Os participantes escolhidos para o estudo atendiam os seguintes critérios: faixa etária de 18 a 60 anos; sexo: feminino; fototipo (fitzpatrick): I a V; pele íntegra na região de teste; possuir pele fácil tipo normal; ter pelo menos 4 meses no mesmo regime de tratamento de medicamentos de uso contínuo; concordar em não alterar o uso do sabonete (tipo/marca) habitual durante a realização do estudo. No estudo, 29 participantes da pesquisa finalizam o estudo.

Procedimento de realização das avaliações Para a avaliação da flora cutânea, primeiramente, foram demarcados três sítios de 2,5 x 4,0 cm no rosto (fronte, malar direito e malar esquerdo) da participante da pesquisa. Para cada sítio foi realizada a coleta a seco de um swab, em seguida a ampola contendo o tampão neutralizante para facilitar a recuperação de bactérias foi quebrada, permitindo que o material coletado ficasse em contato com o tampão. Cada swab foi utilizado para a avaliação e contagem de microrganismos específicos da flora cutânea.

A coleta da flora cutânea foi realizada nos seguintes tempos: - T-14: 14 dias antes do início do uso do produto avaliado

(período de wash-outy. durante este período as participantes da pesquisa foram orientadas a não aplicar quaisquer produtos cosméticos e/ou de uso tópico no rosto.

- TO: início do uso do produto avaliado (a coleta foi realizada antes do início do uso).

- T14: após 14 dias de uso domiciliar do produto avaliado.

Para o cultivo dos microrganismos cada swab foi semeado em placa específica, com condições de temperatura e tempo de crescimento estabelecido de acordo com as informações do fabricante, na tabela 3 constam as informações de cultivo descritas detalhadamente.

Tabela 3 - Informações de cultivo

Resultados

A figura 6 apresenta um gráfico com os resultados obtidos após a contagem de unidades formadoras de colônia/mL (CFU/mL). Conforme podemos observar não houve alteração significativa no número de CFUs/mL de coliformes fecais e Bolores/Leveduras.

Foi observado um aumento significativo no aumento de CFUs/mL de S. aureus no grupo TO, quando comparado com o grupo wash-out (PO, 001 ), o qual foi revertido após 14 dias de uso do produto avaliado (T14).

De acordo com o estudo e procedimentos realizados para a avaliação da manutenção da flora cutânea foi possível constatar até o presente momento que não houve diferenças significativas no número de CFUs/mL de coliformes fecais e Bolores/Leveduras. Por outro lado foi observado um aumento significativo no número de CFUs/mL de S. aureus no grupo T0, quando comparado ao grupo wash-out, o qual foi revertido após 14 dias de uso do produto (T14), atingindo valores semelhantes aos observados em T-14. Adicionalmente, após 14 dias de uso domiciliar do produto avaliado foi clinicamente constatado que 100% das participantes da pesquisa avaliadas durante o período do estudo, não apresentaram reações cutâneas irritativas ou alergênicas, caracterizadas ou quaisquer outros sinais ou sintomas de reações cutâneas irritativas ou alergênicas decorrentes da aplicação do produto avaliado. Exemplo 4 - Análise da eficácia da associação

O placebo, conforme descrito na tabela 4, apresenta uma hidratação tradicional provida, principalmente, dos seguintes ingredientes: água, caprilico, gluconato de sódio e sorbitol

Tabela 4 - composição placebo.

Os resultados a seguir mostrados serão comparados com o

“complexo I” e“complexo II”. Para ilustrativos do efeito técnica da presente invenção, o complexo I compreende a associação contendo 3% em peso de trealose, 0,5% em peso de óleo de semente Fevillea trilobata e 0,25% em peso de hialuronato de sódio; o complexo II compreende o a associação contendo % em peso de trealose, 0,5% em peso de óleo de semente Fevillea trilobata e 0,25% e 2% em peso de betaína.

Resultados da Avaliação da hidratação ativa

A hidratação ativa para o placebo, complexo I e complexo II foi calculada e demonstrada na figura 7 através da avaliação da expressão de genes envolvidos na hidratação endógena ou auto-hidratação da pele. Os resultados demonstram que a composição placebo, não foi capaz de prover uma renovação da célula da pele; não foi capaz de estimular os lipídeos. O complexo I, teve um efeito técnico, pois promoveu um processo de descamação equilibrada da pele. O complexo II teve um efeito técnico ainda mais superior, pois estimulou todos os mecanismos para a auto- hidratação da pele, ou hidratação ativa, como promoção de um processo de descamação equilibrada, estímulo e metabolismo dos lipídeos, estímulo de NMF e estímulo de ácido hialurônico.

A tabela 5 apresentada a seguir complementa os resultados obtidos através do ensaio de quantificação de marcadores específicos (ou proteicos) considerando os mecanismos de auto-hidratação ou hidratação ativa da pele para a composição final (complexo II) e placebo. Os resultados demonstram que a composição placebo, não foi capaz de prover uma renovação das células da pele; não foi capaz de estimular os lipídeos nem NMF e apenas uma das proteínas essenciais. No entanto, a composição cosmética teve um efeito técnico ainda mais superior, pois estimulou todos os mecanismos para a auto-hidratação da pele, ou hidratação ativa, como promoção de um processo de descamação equilibrada, estímulo e metabolismo dos lipídeos, estímulo de NMF, estímulo de ácido hialurônico e de proteínas essenciais.

Tabela 5 - Resultados da comparação placebo e composição final.

Resultados do Screening de impacto na microbiota.

As figuras 8 e 9 identificam a cinética de viabilidade para a S. epidermidis e S. aureus.

Na figura 8, a cinética da viabilidade S. epidermidis é equivalente para as 3 amostras. Há uma queda na contagem com a passagem do tempo, mas nenhuma das amostras inviabilizou a presença do organismo benéfico.

Na figura 9, o produto placebo favoreceu a recuperação de S. aureus em T60. Essa é uma característica indesejada, posto que S. aureus está envolvida em diversas patologias de pele. Este efeito não aconteceu com a adição dos ativos para ambas as formulações

Pesquisa Sensorial com o consumidor

Foi realizada uma pesquisa sensorial com o consumidor. Esta pesquisa foi realizada de forma quantitativa, com uso domiciliar do produto, com 120 mulheres de 18 a 45 anos, classe AB. Este grupo de mulheres apresentou todos os tipos de pele e eram usuárias de hidratante facial pelo menos cinco vezes por semana.

O estudo teve duração de 07 dias e foi realizado em dois momentos:

1 o dia: ocorreu o primeiro contato das participantes com o produto. Estas receberam as instruções de uso e fizeram a aplicação do hidratante fácil. Após o uso do produto, todas responderam um questionário de avaliação imediata e receberam o produto para uso durante 07 dias.

T dia: após 7 dias de uso, todas voluntárias retornaram para responder o questionário final de avaliação do hidrante facial.

Esta pesquisa apresentou os seguintes resultados da tabela

6.

Tabela 6 - índices de concordância (Top 2 Box), avaliação imediata - 1 o dia.

Tabela 7 - índice de concordância (Top 2 Box) - Avaliação 7 o dia.

Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes, abrangidas no escopo das reivindicações anexas.