Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO ADAPTABLE RUBBER BOOTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/235945
Kind Code:
A1
Abstract:
An arrangement applied to rubber boots for fastening and adapting train rails, compensating for the use of a rail other than the rail generally used next to the sleeper, comprising a rubber boot in a single piece, with a pad and lateral flanges containing vertical structures that allow the adaptation of a different rail than the planned rail for use in a predetermined sleeper, a smaller rail, or even a rail of another standard, with different heights, angles and positions, these differences being compensated by the rubber boot which, besides the already mentioned functions, maintains the positional features and dimensions of the railway.

Inventors:
SPERB MARCELO (BR)
VIANA CORTE HENRIQUE (BR)
KAUER FAUSTO (BR)
RAMBO SCHARDONG RUGART (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050232
Publication Date:
December 14, 2023
Filing Date:
June 23, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
WIRKLICH IND DE PLASTICOS LTDA (BR)
International Classes:
E01B9/68; E01B9/30; E01B9/60
Foreign References:
BR102014032680A22016-08-16
US4239156A1980-12-16
BR202017010277U22018-12-04
CN109371764A2019-02-22
BR102017007907A22018-10-30
PT2133467E2013-06-20
Attorney, Agent or Firm:
LEAO BARCELLOS, Milton Lucidio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 - DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GALOCHA ADAPTAVEL constituída por uma única peça compreendendo almofada (1 ) e isoladores laterais (2) caracterizado por conter ângulos (a1 ) e (a2) variados e com estruturas verticais (2-A) de espessura (L1 ) e (L2) variável, possibilitando que a galocha se adapte em diferentes perfis de trilhos.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 10 Outubro 2023 (10.10.2023) REIVINDICAÇÃO

1 - DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GALOCHA ADAPTAVEL constituída por uma única peça compreendendo almofada (1 ) e isoladores laterais (2) com estruturas verticais caracterizado por conter ângulos (a1) e (a2) independentes e variáveis, e, com estruturas verticais (2-A) de espessuras (L1 ) e (L2) independentes e variáveis, onde, pelo menos uma das estruturas verticais (2-A) contém um rebaixo.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GALOCHA ADAPTAVEL

Setor técnico

[001 ] O presente modelo de utilidade pertence ao setor tecnológico de meios de fixação para trilhos de trem, mais especificamente refere-se a uma nova disposição construtiva introduzida em galocha para fixação e adaptação de trilhos de trem, que compensa o uso de um trilho diferente ao que usualmente é utilizado junto ao dormente.

Estado da técnica

[002] As ferrovias são um dos principais meios de transporte de cargas e pessoas em todo o mundo. Constituídas por trilhos, componentes responsáveis para orientar a movimentação do trem e a distribuição da transmissão de carga do veículo.

[003] Estes trilhos são fixados aos dormentes, elementos que suportam as cargas dos trens transmitidas pelos trilhos, fazendo sua distribuição sobre o terreno que estão instalados, normalmente formado por britas ou lajes de concreto. Além da distribuição do peso os dormentes realizam a função de manter a bitola correta, o alinhamento e nivelamento dos trilhos.

[004] Para a fixação do trilho ao dormente alguns tipos de meios de fixação são utilizados, dentre eles estão as placas de apoio, pregos, parafusos e grampos de aço. Ao longo do tempo por estes elementos serem constituídos de material de aço, ocorre um problema de desgaste entre os componentes, diminuindo sua vida útil e soltando com o tempo de uso dos trilhos.

[005] As ferrovias estão utilizando cada vez mais dormentes de concreto na sua construção e também se utilizando de um sistema isolado de transmissão da linha. A montagem dos componentes de fixação na via sempre foram um grande problema de tempo para os operadores de linha, pois nesses casos se utilizam de uma almofada e dois isoladores, além dos grampos, e isso gera muita perda de eficiência de montagem.

[006] Para solucionar o problema foram desenvolvidas galochas para dormente de concreto, as quais substituem em uma peça os dois isoladores e a almofada, facilitando muito o controle de componentes na linha, além de aumentar a produtividade dos operadores influência diretamente na qualidade e operação da ferrovia.

[007] O documento de patente US 51 10046 descreve um sistema de fixação rápido de trilhos junto a dormentes de concreto, o sistema é constituído por grampos que realizam a fixação do trilho junto ao dormente, uma almofada e abas isolantes que realizam o isolamento e proteção do trilho. Esta tecnologia apresenta o inconveniente de conter almofada e isolantes separados, disposição quem impossibilita a compensação de diferente tamanho de trilho

[008] O documento de patente CN109371764A refere-se a um sistema de fixação com dupla camada para absorção de choque, o sistema contém almofada com dupla camada que é fixada através de pinos junto ao dormente e abas isolantes para o contato com o grampo. Esta tecnologia apresenta o inconveniente de conter abas isolantes separada da almofada e muitas peças para realizar o isolamento e proteção, tornando o invento com alto custo.

[009] O documento de patente BR 10 2014 032680 4 intitulada “Galocha Para Grampo Pandrol E-Clip Em Dormente De Aço”, descreve uma tecnologia que representa o atual estado da técnica. Tal tecnologia prevê galocha desenvolvida para aplicação em dormentes de aço. Com uma placa desenvolvida para que os grampos sejam aplicados no sentido longitudinal do trilho. Ou seja, os grampos são colocados com deslocamento lateral à placa. Compreende também um alojamento em formato retangular plano de apoio para o grampo e-clip e uma rampa de acesso para o grampo. A presente tecnologia apresenta o inconveniente de não compensar a utilização de diferentes tamanhos de trilhos em diferentes dormentes, restringindo sua versatilidade.

[010] O documento de patente RU 2043447 descreve um método de fixação rápido entre dormente e trilho através de fixadores com diferentes larguras. Esta tecnologia apresenta uma solução para compensar as diferenças de larguras entre trilho e dormente, porém, este apenas cita a possibilidade de uma galocha e não cita a adaptação em diferentes trilhos, apenas a compensação em diferentes terrenos, além disso apresenta a dificuldade de fabricação de fixadores com diferentes dimensões.

[01 1 ] O documento de patente BR 2020170102772 do mesmo titular, descreve uma disposição aplicada em galocha para fixação de grampo em dormente de aço ou concreto. Esta disposição consiste em abas encaixáveis para o a proteção da placa e contato com os grampos flexíveis. Esta tecnologia apresenta disposição para encaixe apenas com trilhos de mesmo padrão que os dormentes Novidade e objetivo do modelo proposto [012] A nova disposição construtiva introduzida em galochas adaptável para trilhos, proposto pelo presente modelo de utilidade, resolve eficazmente as limitações do estado da técnica anteriormente referidos.

[013] O dormente é o componente mais caro no conjunto de fixação e deve ser o que tem a vida mais longa, então muitas ferrovias optam por colocar um dormente para o maior trilho existente, mas nem sempre utilizam o maior trilho existente devido ao valor e necessidade real. Essa Galocha adaptável suporta e corrige essas diferenças entre trilho, grampo e dormente, que abrange mais do que um simples dimensional, mas também corrige a bitola da via, o ângulo de trabalho e esforço do grampo e o tamanho do dormente.

[014] A Galocha adaptável permite o uso de um trilho diferente ao projetado para uso em um determinado dormente, um trilho menor, ou até mesmo de outra norma, apresenta diferenças entre alturas, ângulos e posições, essas diferenças são absorvidas pela galocha, que além das funções já mencionadas, mantém as características e dimensionais de posição da via.

Melhoria funcional do modelo proposto

[015] A nova disposição construtiva introduzida em galocha adaptável para trilhos, proposto pelo presente modelo de utilidade, resulta seguinte melhoria funcional:

- A galocha é constituída por isolantes laterais e almofada em uma única peça, tornando a manutenção, instalação mais simples, rápida, mais barata, mais segura e permite o ajuste junto a trilho de diferentes tamanhos;

- As galochas do estado da técnica são fabricadas para isolar e proteger trilhos de mesmo padrão que as galochas, não corrigindo diferentes larguras de trilho com relação ao dormente. Resolvido pelo presente invento através de galochas com estrutura lateral que possibilita o ajuste de um dormente para trilhos maiores junto ao trilho de menor largura; e

- Isola eletricamente os trilhos em relação aos dormentes e protege o contato do gancho elástico junto ao trilho, aumentando sua vida útil, evitando o desgaste através contato direto entre ferros.

Relação dos desenhos anexos

[016] A fim de que o presente modelo seja plenamente compreendido e levado à prática por qualquer técnico desse setor tecnológico, o mesmo passa a ser descrito de forma clara, precisa e suficiente, com base os desenhos anexos, abaixo listados, que ilustram formas de realização da galocha:

Figura 1 - vista em perspectiva frontal da galocha do presente invento;

Figura 2 - vista em perspectiva frontal da galocha do presente invento instalada junto ao dormente de concreto;

Figura 3 - vista em perspectiva inferior da galocha do presente invento; e Figura 4 - vista em perspectiva frontal de um exemplo de galocha do estado da técnica.

Descrição do modelo

[017] A figura 1 ilustra a nova disposição construtiva introduzida na galocha para trilhos constituída por uma única peça compreendendo almofada (1 ), isoladores laterais (2) com ângulos (a1 ) e (a2) variados e com estrutura vertical (2-A) de espessura (L1 ) e (L2) variável, possibilitando que a galocha se adapte em diferentes trilhos.

[018] A almofada (1 ) junto com os isoladores laterais (2) da galocha, garantem a proteção e o isolamento do trilho, essa disposição permite que o trilho e o dormente tenham uma vida útil maior e o isola eletricamente.

[019] A figura 2 ilustra a montagem de um conjunto utilizando a com sua almofada (1 ) entre o dormente (4) e o trilho (5), fixada através grampo elástico (6) e ombreira (7) que realiza pressão sobre os isoladores laterais (2) em contato com o trilho.

[020] A figura 3 ilustra a galocha com isoladores laterais (2) e destaca a espessura (L) variável de suas estruturas verticais (2-A) que possibilitam a adaptação de diferentes trilhos (5) sobre o dormente (4).

[021 ] A figura 4 exemplifica as diferenças entre trilhos TR57 e UIC60 alinhados pela referência da bitola, demonstrando assim toda as condições que a galocha deve corrigir e absorver, na figura o ponto de medição (PM), indica o ponto de medição da bitola em um trilho de trem. A galocha possibilita que em um mesmo dormente sejam utilizados qualquer um dos trilhos.

[022] A figura 5 exemplifica uma galocha do estado da técnica com estruturas verticais (2-B) simples, que não possibilitam a adaptação.

[023] A galocha pode ser aplicada aos trilhos manualmente ou com auxílio de ferramentas. Porém para seu encaixe é necessário um grande esforço para a fixação dos grampos, devido à alta pressão exercida sobre a galocha para manter os trilhos fixos. [024] As galochas são adaptáveis a diferentes tipos de perfis de trilhos podendo encaixá-las em trilhos com diferentes tamanhos de perfis e bitolas. Por exemplo a galocha projetada para dormentes de trilho TR 68 pode encaixar-se a um trilho UIC 60, ou uma galocha para trilho tipo UIC60 encaixar-se a um trilho TR 57 e entre outras combinações, facilitando e deixando mais barato o custo de manutenção, evitando a troca do dormente de um trilho.

[025] O presente relatório descritivo trata de uma nova disposição construtiva introduzida em galocha adaptável para trilhos que resulta em sua melhoria funcional em relação ao estado da técnica, comprovando assim a sua novidade, ato inventivo, suficiência descritiva e aplicação industrial, atendendo os requisitos à concessão de uma patente de modelo de utilidade.