Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO AN AREA BARRIER WITH A LOCKING DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/059895
Kind Code:
A1
Abstract:
Arrangement applied to an area barrier with a locking device, comprising an area barrier (1) having a cylindrical compartment (2) in which the signal tape (3) is rolled about a central shaft (4) supported on the inside face of the lower base (5) and of the top cover (6) from which protrudes a lock (7), the bolt (8) of which matches the orifices (9) of the intermediate disk (10), which makes it possible to adjust the length of the aforementioned signal tape (2).

Inventors:
FERREIRA MELO WILSON (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000396
Publication Date:
May 02, 2013
Filing Date:
August 23, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FERREIRA MELO WILSON (BR)
International Classes:
G09F15/00; B65H75/00; E04H17/02
Foreign References:
US20020162994A12002-11-07
US20040119059A12004-06-24
US20050017115A12005-01-27
US4119301A1978-10-10
US6431487B12002-08-13
US20060000106A12006-01-05
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ISOLADOR DE ÁREA COM DISPOSITIVO

TRAVA", constituído por um compartimento (2) cilíndrico com eixo (4) no qual a fita (3) é enrolada e uma tampa superior (6) caracterizada por abrigar uma trava (7) cuja lingueta (8) é concêntrica aos diversos orifícios (9) realizados no disco (10) intermediário, desse modo possibilitando o ajuste do comprimento da fita (3).

2) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ISOLADOR DE ÁREA COM DISPOSITIVO TRAVA" de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo isolador (1) poder ser de acionamento automático motorizado, desde que combinado com um sistema de molas.

Description:
"DISPOSIÇÃO APLICADA EM ISOLADOR DE ÁREA COM DISPOSITIVO TRAVA"

Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de uma inédita "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ISOLADOR DE ÁREA COM DISPOSITIVO TRAVA" especialmente de um dispositivo de compartimento cilíndrico que recepciona um mecanismo para o enrolamento de fita delimitadora de fila ou de passagem, cujo destaque, além do fato de cobrir grandes extensões, é o dispositivo de trava que uma vez acionado mantém o comprimento da fita ideal/ adequado para determinada necessidade e/ ou situação.

O isolador de área tem como campo de aplicação locais em que seja necessária a organização de filas, como em bancos e caixas de lojas ou isolamento e sinalização mais aplicável em postos de combustíveis, escolas, condomínios, etc.

Atualmente, para a indicação de posicionamento e direcionamento de filas ou para isolamento de áreas existem diversas opções como, por exemplo, faixas adesivadas nos pisos alternativa essa impossível de remanejamento.

Por outro lado, a delimitação de área também pode ser efetivada por fitas zebradas fixadas de maneira improvisada. Por ser plástica é pouco resistente e de fácil manipulação quando a intenção é burlar o isolamento ou sinalização de área não se mostrando eficiente.

Outra solução são os pedestais com fitas solidárias a um sistema de mola, que tem como objetivo possibilitar que a fita seja mantida tensionada quando da sua fixação no ponto de ancoragem oposto ao pedestal. O sistema de mola também se presta para tornar a fita auto-retrátil. Alguns pontos negativos merecem menção no que tange aos pedestais, cujas fitas têm cobertura de distância reduzida de distância (no máximo 2m). Além disso, por não possuírem sistema de travamento, a delimitação do comprimento da fita é impossível a não ser pelo reposicionamento dos pedestais. Nesse produto, o índice de manutenção no sistema de molas é alto, havendo necessidade da remoção / troca do pedestal para efetivar o concerto.

Diante das deficiências apresentadas nos sinalizadores e isoladores de área, foi que motivou a desenvolver um produto que pudesse ser utilizado em qualquer situação, sem o limitante de não poder ter o ajuste da distância ideal da fita.

O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre a matéria em apreço, como o MU7000109-0, "CORDA PARA FILA ÚNICA" que compreende uma corda para fila única com a extremidade revestida por um terminal tubular que melhora seu aspecto visual e impede o seu destrançamento, terminal este dotado de esperas para dispositivos de ancoragem.

A corda acima pleiteada não permite o ajuste do seu comprimento, obrigando a fabricação em tamanhos pré-determinados ou então a sua instalação pela adequação da posição relativa das colunas de sustentação.

O MU 7502307-5 "Disposição em Dispositivo Orientador de Filas". Compreendido, substancialmente: por, pelo menos, dois dispositivos orientadores de fila em forma substancial de coluna; e por, pelo menos, uma fita orientadora de fila dotada de uma extremidade presa em carretel de aparelho bobinador e/ou de ancoragem previsto na extremidade superior de uma das colunas orientadoras de fila; e a extremidade oposta de fita é provida de gancho, enganchável em respectivo rasgo de ancoragem da outra coluna orientadora de fila.

Como se pode constatar o documento acima representa os pedestais cujas limitações já foram fartamente comentadas, em que pese o comprimento reduzido da fita; construtividade complexa; manutenção constante no sistema de mola; não possui meio de travamento da mola.

Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o inventor, após estudos e pesquisas criou a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ISOLADOR DE ÁREA COM DISPOSITIVO TRAVA" em questão, que em linhas gerais, trata de um isolador com compartimento cilíndrico e eixo central destinado ao enrolamento da fita, com destaque para o dispositivo de trava, localizado na tampa superior, cuja lingueta é concordante com uma série de orifícios inseridos em um disco intermediário, desse modo possibilitando determinar e fixar a fita no comprimento exato e adequado para aquela necessidade, bastando acionar a trava.

O enrolamento da fita poderá ser manual em que a trava serve de ponto de apoio e giro ou então automático efetivado por um sistema de mola motorizado para recolhimento.

Em suma, a inovação reivindicada apresenta como vantagens mais preponderantes:

> Considerável economia de pedestais de apoio e fixação;

> Dispositivo de travamento no comprimento de fita desejado;

> Permite o acondicionamento de grande comprimento de fita;

> Proporciona o enrolamento prático podendo ser manual ou automático motorizado para o recolhimento da fita.

A seguir, explica-se o modelo com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:

Fig. 1 - Vista em perspectiva da disposição aplicada em isolador de área com dispositivo trava; Fig. 2 - Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em isolador de área com dispositivo trava;

Fig. 3 - Vista em corte lateral da disposição aplicada em isolador de área com dispositivo trava;

Fig. 4 - Vista em corte superior da disposição aplicada em isolador de área com dispositivo trava;

Fig. 5 - Detalhe em corte mostrando o dispositivo de trava inserido em determinado orifício do disco intermediário;

Fig. 6 - Detalhe do corte do eixo no qual a fita é presa;

Fig. 7 - Vista em perspectiva da disposição aplicada em isolador de área com dispositivo trava, mostrando uso.

A "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ISOLADOR DE ÁREA COM DISPOSITIVO TRAVA", objeto desta solicitação de Patente de modelo de utilidade, refere-se a um isolador (1) de área de compartimento (2) cilíndrico, onde a fita (3) sinalizadora é enrolada em um eixo (4) central mancalizado na face interna da base inferior (5) e na tampa superior (6) que apresenta uma trava (7) cuja lingueta (8) é concordante com os orifícios (9) do disco (10) intermediário, o que possibilita o ajuste do comprimento da referida fita sinalizadora (2).

Mais particularmente, o isolador (1) é constituído por um compartimento (2) cilíndrico cuja base inferior (7) apresenta uma espera (1 1) para o eixo (4) no qual a fita é enrolada, não sem antes ser inserida em rasgo (12) específico para sua ancoragem, evitando a sua saída através do vazado (13) do compartimento (2) quando da fita (3) no comprimento máximo. Complementando, o isolador (1) é fechado por uma tampa superior (6) fixada no eixo (4) central, o que possibilita o seu giro solidário ao movimento radial de dita tampa superior (6), que também abriga uma trava (7) cuja lingueta (8) é concêntrica aos diversos orifícios (9) realizados no disco ( 0) intermediário, que é estático em relação ao eixo (4) e tampa superior (6), desse modo possibilitando o ajuste do comprimento da fita (3), com a ponta dotada de um encaixe (14) para facilitar a fixação e utilização do isolador de área (1). A trava (7) poderá ser acionada por chave com a lingueta (8) auto-retrátil ou apenas encaixada de forma livre. O isolador (1) também poderá ser de acionamento manual como acima explanado em que a tampa (6) e trava (7) servem como ponto de apoio/ giro ou então motorizado para recolhimento da fita, desde que combinado com sistema de molas.

Portanto, o presente pedido de modelo de utilidade se reveste de novidade e inventividade graças ao dispositivo de travamento que atua para dimensionar o tamanho da fita sinalizadora/ isoladora a ser utilizada, garantindo considerável economia de colunas ou pedestais de apoio e fixação, que somado a aplicação industrial o faz merecedor do privilégio de patente.