Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO A STEAM DEVICE FOR CLEANING AND SANITISING THE BLADES OF SHAVING APPARATUS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/007062
Kind Code:
A1
Abstract:
Autonomous and compact arrangement formed by a cabinet that is divided into compartments consisting of a main body (3) in which an L-shaped compartment (7) functions as a water tank, used to clean and sanitise the blades (2) of shaving apparatus (13) during use, by placing the apparatus on a support (14) in the central compartment (8), which is part of an actuation mechanism (M) of an electric pump (12) that pressurises water towards a microboiler (30), making steam (V) at high pressure and high temperature the main cleaning agent.

Inventors:
NOVAES GILBERTO AMÉRICO JUST DE (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050253
Publication Date:
January 11, 2024
Filing Date:
July 08, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NOVAES GILBERTO AMERICO JUST DE (BR)
International Classes:
A45D27/46
Domestic Patent References:
WO2015162582A12015-10-29
Foreign References:
US10631613B12020-04-28
US20080006311A12008-01-10
US9914154B22018-03-13
US8883075B22014-11-11
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) DISPOSIÇÃO APLICADA EM DISPOSITIVO A VAPOR PARA LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE LÂMINAS DE APARELHOS DE BARBEAR, montado em um gabinete compartimentado, de funcionamento autônomo devido a bateria recarregável (23) que alimenta todo o dispositivo (1 ) composto por um corpo (3) principal, tampa superior (4), portinhola (5) para inserção das lâminas (2) e gaveta (6) para retirada da água residual, possibilitando o encapsulamento de todos os componentes operacionais, de maneira hermética; um reservatório supre de água uma bomba (12) elétrica de duas saídas (S1 , S2) com válvula de fluxo (25) que a pressuriza na direção de um bico de injeção (9) e daí para as lâminas (2) sendo a água residual, após passar por dois filtros, depositada em uma gaveta (6); os componentes operacionais eletroeletrônicos são sensores de nível, indicador de carga da bateria recarregável (23), temporizador, chave de acionamento (33) da microcaldeira (30) e chave geral (34) caracterizado pelo corpo (3) principal apresentar um compartimento em “L” (7) estanque que serve como reservatório de água; um compartimento central (8) com dreno (17), acessado por uma portinhola (5) frontal basculante; um compartimento prismático regular (22) que abriga os componentes operacionais e um compartimento inferior (18) para a gaveta (6); a bomba (12) elétrica de duas saídas (S1 , S2) por meio de uma mangueira de baixa pressão (26) interligada a um duto de alta pressão (27) leva água (A), colhida no conduto interno (20), pressurizada até a conexão de entrada (29) de uma microcaldeira (30), instalada sob o corpo (3) principal, de cuja saída (31 ) deriva um segundo duto de alta pressão (32) que segue até o canal (C1 ) do bico de injeção (9), na câmara central (8), que direciona e acelera mais ainda o vapor (V), protagonista da limpeza, na direção da saída em forma de fenda (10) ao encontro das lâminas (2) a serem limpas, higienizadas e paralelamente assepsiadas; o bico de injeção (9) possui um canal (C2) para água (A) pressurizada com saída em forma de orifícios (11 ); a água (A) pressurizada vem da saída (S2) e segue através de uma mangueira ascendente (25) até o canal (C2); a placa de controle (14) após determinado tempo cessa o vapor (V) e inverte o sistema para água (A) pressurizada complementar a limpeza; no compartimento central (8) existe um mecanismo de acionamento (M) da bomba (12) elétrica de duas saídas (S1 , S2) que é atuado quando do posicionamento da cabeça com as lâminas (2) do aparelho de barbear (13) em um suporte (14) pivotante cuja haste (15) ao fazer batente com um sensor de fim-de-curso (16); a placa de controle (24) controla e monitora o carregamento da bateria recarregável (23); temporiza a operação da bomba (12) elétrica; controla a temperatura da microcaldeira (30); monitora o nível do reservatório de água; faz interface com o interruptor de posicionamento das lâminas (2); indica o nível da bateria recarregável (23) durante a operação e durante o seu carregamento.

Description:
DISPOSIÇÃO APLICADA EM DISPOSITIVO A VAPOR PARA LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE LÂMINAS DE APARELHOS DE BARBEAR

Introdução

[001] Refere-se o presente pedido de patente de modelo de utilidade a um inédito dispositivo que efetua a limpeza e higienização de lâminas de aparelhos de barbear de forma eficaz, utilizando como protagonista o vapor a alta pressão e temperatura, seguido de lavagem com água, promovendo a remoção de pelos e creme de barbear das lâminas propriamente ditas.

Campo de aplicação

[002] A inovação é aplicada no segmento de cuidados pessoais, mais especificamente no segmento de acessórios para barbear.

Convencimento

[003] Durante o ato de barbear as lâminas ficam sujas com pelos e creme de barbear. É usual a limpeza do barbeador descartável ser feita manualmente com água corrente, sendo ela de torneiras ou de duchas durante o banho, bem como em contato mecânico entre as lâminas e as cubas das pias. Os procedimentos descritos acima, ou não proporcionam uma limpeza adequada, ou não são higiênicos. Esses procedimentos também podem causar danos aos barbeadores, causando falhas ao barbear ou até cortes na pele. O contato mecânico, resto de pelos e resíduos de creme de barbear nas lâminas podem reduzir a vida útil do dispositivo, bem como causar alergias e irritações à pele.

[004] Neste contexto, novas tecnologias que possibilitam limpeza mais eficaz e facilidade para o usuário do aparelho de barbear são bem-vindas no segmento em questão.

Estado da técnica

[005] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre dispositivos para limpeza e higienização de lâminas de aparelhos de barbear portáteis sem contato mecânico, como o WO 15162582 A1 intitulado “DEVICE FOR CLEANING A WET SHAVING APPARATUS’ - consiste em um alojamento e uma unidade de enxágue para enxaguar a cabeça da lâmina de barbear. De acordo com a invenção, uma mesa vibratória é fornecida dentro do alojamento de tal maneira que a mesa vibratória é adequada pelo menos para acomodar a cabeça de navalha. Além disso, um processo de limpeza pode ser realizado com água, jato de água e / ou ar.

[006] No documento acima, o diferencial é a utilização de uma mesa vibratória para realizar a remoção dos pelos e resíduos das lâminas apoiadas sobre a mesma. Nas reivindicações dependentes solicita-se a utilização da vibração em conjunto com lâmpada UV; autonomia de água e energia; fluxo de água pulsante; desinfetante e jato de ar simultâneo.

[007] O documento US 2017187234 AA intitulado “MULTI-BLADE RAZOR CARTRIDGE CLEANER’ - dispositivo que limpa entre as lâminas de barbear com um jato de água para remover o cabelo e o sabão que ficam presos durante cada passagem da máquina de barbear no superfície da pele. Compreende um tanque de água limpa ligado a uma bomba que pressuriza água limpa e a conduz por mangueira até pelo menos um bico pulverizador sob a lâmina a ser limpa, cujo aparelho é repousado em um berço superior. Abaixo da lâmina existe uma câmara de limpeza que afunila para um tanque de eliminação. A lâmina é sobreposta por uma tampa protetora que evita respingos de água para fora do dispositivo durante a limpeza.

[008] O dispositivo antecipado no documento acima perfaz a limpeza por meio de fluxo de água pressurizada na direção de bicos, a qual é bombeada em um tanque de água limpa que não se mostra eficaz. Dependendo do grau de sujidade a água pressurizada não é suficiente para remover os resíduos por completo. O referido dispositivo apresenta outros limitantes técnicos como não realizar uma assepsia das lâminas. Também é um inconveniente, o berço horizontal no qual o aparelho de barbear é apoiado, ser suscetível de encharcamento com a água proveniente do bico pulverizador. Mesmo com a tampa superior contentora de líquido é impossível evitar que a névoa úmida gerada pelo bico pulverizador extravase para o ambiente. Por fim, o gabinete não é compartimentado, que além de não agregar os componentes operacionais de forma organizada também expõe a parte eletrônica à ação danosa da umidade. [009] O documento ES 1221966 UA intitulado “DEVICE FOR THE USE OF A MANUAL SHAVE MACHINE’ - caracterizado por compreender: - um primeiro tanque (3) contendo pelo menos um fluido líquido; - um segundo reservatório configurado para coletar o referido fluido líquido após ter sido usado para realizar a limpeza de uma cabeça da máquina de barbear manual; - um terceiro tanque em cujo espaço interior está alojado um bocal de limpeza que está configurado para limpar a cabeça da máquina de barbear manual quando a referida cabeça está dentro do terceiro tanque; - um sistema de distribuição de fluido líquido configurado para transportar o fluido líquido do primeiro reservatório para o bocal de limpeza através do qual o fluido líquido conduzido em direção à cabeça da máquina de barbear manual sai quando o fluido líquido sistema de acionamento é ativado.

[010] O dispositivo antecipado no documento acima utiliza dois tanques, água limpa e água residual, uma entrada superior para apoio da lâmina de barbear que é limpa pela ação do fluxo de água na direção de um bocal por meio de bomba manual.

Objetivos da inovação

[011] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear, sem contato mecânico, que utiliza vapor d’água a alta pressão e temperatura como protagonista para a realização da limpeza das lâminas, de forma rápida e prática.

[012] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear que ao mesmo tempo que limpa e higieniza, perfaz a assepsia da lâmina devido ao vapor em alta temperatura e pressão.

[013] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear que opera com o vapor como protagonista, passível de ser seguido por um fluxo de água pressurizada para complementação da limpeza.

[014] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear cujo gabinete compartimentado abriga os componentes operacionais de forma organizada, assim como mantém a estanqueidade necessária para que a água contida no reservatório e a umidade agridam a parte eletrônica e outros mecanismos.

[015] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear cujo posicionamento da cabeça do aparelho de barbear com as lâminas fica enclausurada em uma câmara de limpeza acessada por portinhola, desse modo evitando encharcamento, névoa para o ambiente e, por conseguinte, mais conforto para o usuário.

[016] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear de dimensões que possibilita a portabilidade e operação autônoma, com baterias recarregáveis e reservatório de água com capacidade suficiente para a operação completa de barbear. [017] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear passível de agregar outras tecnologias, como, por exemplo, áudio, comunicação com tecnologia sem fio, luz UV. [018] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear de ótima relação custo x benefício.

Sumário da inovação

[019] A “DISPOSIÇÃO APLICADA EM DISPOSITIVO A VAPOR PARA LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE LÂMINAS DE APARELHOS DE BARBEAR” - baseado na utilização de vapor d’água como protagonista da limpeza e higienização de lâminas de aparelho de barbear, que também são assepsiadas, passível de ter a referida limpeza complementada por um fluxo de água pressurizada, após o desligamento do vapor cujo tempo de atuação pode ser controlado pelo usuário. O dispositivo é montado em um gabinete compartimentado cujo corpo possui um compartimento em “L” que compreende um reservatório estanque de água, a fim de evitar vazamentos externo e interno, o que impede danos aos componentes mecânicos e eletrônicos como a bomba pressurizadora da água, instalada em um compartimento prismático regular, que segue para uma microcaldeira, sob o corpo supracitado, e dela para um bico injetor de saídas distintas que direciona o vapor e água para as lâminas do aparelho de barbear no compartimento central, sendo a água residual drenada para um compartimento inferior.

Descrição das figuras

[020] Na sequência, são apresentadas as figuras para melhor explicar o pedido de patente, de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista em perspectiva da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 2: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 3: Diagrama esquemático com os principais componentes da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 4: Vista em corte lateral da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 5: Vista em corte lateral oposta da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 6: Vista em perspectiva ilustrando as ligações hidráulicas ao bico injetor da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 7: Vista em corte frontal da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 8: Vista superior em corte da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 9: Vista em perspectiva superior da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear, sem a tampa.

Figura 10: Vista em perspectiva do corpo do gabinete da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 11 : Detalhe da comunicação entre o reservatório de água e a bomba da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear. Figura 12: Detalhe do dreno do reservatório central da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 13: Detalhe do acionador da bomba da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear.

Figura 14: Detalhe do bico injetor da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear, mostrando saída de vapor.

Figura 15: Detalhe do bico injetor da disposição aplicada em dispositivo a vapor para limpeza e higienização de lâminas de barbear, mostrando saída de água.

Descrição detalhada da inovação

[021] A DISPOSIÇÃO APLICADA EM DISPOSITIVO A VAPOR PARA LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE LÂMINAS DE APARELHOS DE BARBEAR, autônomo e compacto, formado por um gabinete compartimentado composto por corpo (3) principal onde um compartimento em “L” (7) serve de reservatório de água, utilizada para limpar e higienizar as lâminas (2) de aparelhos de barbear (13) durante o uso, pelo posicionamento em um suporte (14) no compartimento central (8) que faz parte de um mecanismo de acionamento (M) de uma bomba (12) elétrica, que pressuriza a água para uma microcaldeira (30) tornando o vapor (V) a ata pressão e temperatura o protagonista da limpeza.

[022] Mais particularmente, o dispositivo (1 ) a vapor para limpeza e higienização de lâminas (2) de barbear é baseado na utilização de vapor (V) d’água a alta temperatura e pressão como protagonista da limpeza e higiene, propiciando a assepsia das lâminas (2), passível de ser seguido de um fluxo de água (A) pressurizada como complemento da limpeza. O dispositivo (1 ) é montado em um gabinete compartimentado, composto por um corpo (3) principal, tampa superior (4) para acesso interno, portinhola (5) para inserção das lâminas (2) e gaveta (6) para retirada da água residual, possibilitando o encapsulamento de todos os componentes operacionais, de maneira hermética. Desse modo, as partes eletroeletrônicas e mecânica são preservadas. O corpo (3) principal apresenta um compartimento em “L” (7) estanque que serve como reservatório de água, com volume suficiente para possibilitar a sua utilização autônoma concomitante ao barbear. Um compartimento central (8) fechado, acessado pela portinhola (5) frontal basculante, o qual configura uma câmara de limpeza onde se encontra um bico de injeção (9) posicionado sobre às laminas (2), formado por dois canais (C1 , C2) internos, em que o canal (C1) recebe vapor (V) e o canal (C2) água (A) pressurizada. O canal (C1) é finalizado em uma saída em forma de fenda (10) e o canal (C2) em uma saída com orifícios (11 ). Um mecanismo de acionamento (M) da bomba (12) elétrica de duas saídas (S1 , S2) é atuado quando do posicionamento da cabeça com as lâminas

(2) do aparelho de barbear (13) em um suporte (14) pivotante cuja haste (15) ao fazer batente com um sensor de fim-de-curso (16) fecha contato no sentido de ligar dita bomba (12) elétrica. O compartimento central (8) possui um dreno (17) que direciona a água de lavagem da câmara de limpeza para um compartimento inferior (18) ao corpo

(3) principal do gabinete, não sem antes passar por dois filtros, uma tela de malha mais grossa e um segundo filtro feito de tecido lavável. No compartimento inferior (18) existe uma gaveta (6) para retirada da água de lavagem. O compartimento em “L” (7), reservatório de água, é comunicante por meio de conduto interno (20) com a captação (21 ) da bomba (12) elétrica de duas saídas (S1 , S2) instalada em um compartimento prismático regular (22) que também acondiciona outros componentes operacionais do dispositivo (1 ), como, uma bateria recarregável (23), uma placa de controle (24), uma válvula de fluxo (25), uma mangueira de baixa pressão (26) interligada a um duto de alta pressão (27) que leva água (A) pressurizada até a conexão de entrada (29) da microcaldeira (30), instalada sob o corpo (3) principal, de cuja saída (31 ) deriva um segundo duto de alta pressão (32) que segue até o canal (C1 ) do bico de injeção (9). Outros componentes operacionais são: sensores de nível, indicador de carga da bateria recarregável (23), temporizador, chave de acionamento (33) da microcaldeira (30) e chave geral (34). A placa de controle (24) controla e monitora o carregamento da bateria recarregável (23); temporiza a operação da bomba (12) elétrica; controla a temperatura da microcaldeira (30); monitora o nível do reservatório de água; faz interface com o interruptor de posicionamento das lâminas (2); indica o nível da bateria recarregável (23) durante a operação e durante o seu carregamento.

[023] Funcionalmente, o dispositivo (1 ) a vapor deve ter o compartimento em “L” (7), acessado pela tampa superior (4) preenchido com água potável. Em seguida a chave geral (34) é ligada e o sistema eletrônico ativado, ocasião em que tem início o aquecimento prévio da microcaldeira (30), que após alguns segundos estará em uma temperatura acima do ponto de ebulição da água. Quando da chegada na temperatura ideal um Led indica esta condição, sinalizando que a cabeça contendo as lâminas (2) do aparelho de barbear (13) pode ser inserida no compartimento central (8) através da portinhola (5), mais especificamente no suporte (14) que faz parte do mecanismo de acionamento (M) da bomba elétrica (12). Nesta condição, ao acionar a chave de acionamento (33) da microcaldeira (30), o dispositivo (1 ) está pronto para operar a vapor (V) gerado pela microcaldeira (30) que já se encontra em alta temperatura, acima do ponto de ebulição da água (A), quando do contato a sua câmara, que entra em calefação gerando altas pressão e alta temperatura de vapor (V) instantânea. A alta pressão força o vapor (V) através do segundo duto de alta pressão (32) que segue até o canal (C1 ) do bico de injeção (9) que direciona e acelera mais ainda o vapor (V) na direção da saída em forma de fenda (10) ao encontro das lâminas (2) a serem limpas, higienizadas e paralelamente assepsiadas. Finalizado este procedimento, após determinado tempo, o vapor é desligado pelo sistema de controle temporizado, invertendo o sistema de alimentação para o bombeamento de água (A) pressurizada extravasada pela saída (S2) na direção do canal (C2) do bico de injeção (9) através de uma mangueira (35) ascendente, que complementa a limpeza. Após o tempo determinado, o funcionamento do dispositivo (1 ) é interrompido e o usuário pode retirar o aparelho de barbear pela portinhola (5).