Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METERING ROTOR ASSEMBLY WITH HANDLE AND HATCH
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/007063
Kind Code:
A1
Abstract:
The subject matter of the present invention is a metering rotor assembly with a handle (D) and a cylindrical hatch (B) which enable improved maintenance of the rotor assembly, negating the need to empty the implement and reducing the loss of seeds. The metering rotor assembly differs from the prior art in that it facilitates the replacement of components, in addition to allowing them to be produced at low cost, and allowing adjustment of the pressure of the assembly via the lock and the pin, thereby reducing the vibration of the assembly.

Inventors:
STAPELBROEK TRENNEPHOL ÁTILA (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050213
Publication Date:
January 11, 2024
Filing Date:
June 26, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
STARA S/A IND DE IMPLEMENTOS AGRICOLAS (BR)
International Classes:
A01C7/12; A01C15/16
Domestic Patent References:
WO2021223818A12021-11-11
WO2017117639A12017-07-13
Foreign References:
BR102014015937A22016-02-10
US10494199B22019-12-03
US9909914B22018-03-06
EP0094583B11985-08-28
US20210235610A12021-08-05
US20160120111A12016-05-05
Attorney, Agent or Firm:
ARARIPE & ASSOCIADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . CONJUNTO DE ROTOR DOSADOR COM MANÍPULO E COMPORTA CILÍNDRICA CARACTERIZADO POR o conjunto de rotor dosador (C) compreender:

- cápsula (A), contendo pelo menos um elemento de fixação (P) e ressaltos de travamento (F);

- comporta cilíndrica (B), contendo guias (G) e batentes guia (E); e

- manipulo (D), contendo pelo menos um elemento de travamento (T); em que a comporta cilíndrica (B) é inserida na cápsula (A), e o conjunto rotor (C) é acoplado a referida cápsula (A), através das referidas guias (G).

2. CONJUNTO DE ROTOR DOSADOR, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO POR o acoplamento do conjunto rotor (C) ser possibilitado pelo manipulo (D), para inserção na comporta (B), ou para remoção do conjunto (C) para manutenção.

3. CONJUNTO DE ROTOR DOSADOR, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO POR o dito elemento de travamento (T) do manipulo (D) ser fixada através do seu engate nos ditos elementos de fixação (P) da cápsula (A), através de fixadores.

4. CONJUNTO DE ROTOR DOSADOR, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO POR o manipulo (D) do conjunto rotor (C) promover que as aberturas (a1) da comporta cilíndrica (B) coincidam com as aberturas superior e inferior da cápsula (A), para uma posição de trabalho e travado, e que os fechamentos (a2) da comporta cilíndrica (B) coincidam com as aberturas superior e inferior da cápsula (A) para uma posição fechada do conjunto rotor (C) e destravado.

5. CONJUNTO DE ROTOR DOSADOR, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO POR os ditos elementos de travamento (T) do conjunto (C) quando acopladas aos ditos elementos de fixação (P) da cápsula (A), promoverem o ajuste da pressão nos componentes do conjunto (C) no interior da cápsula (A), através do ajuste dos fixadores, compactando os componentes do conjunto (C).

6. CONJUNTO DE ROTOR DOSADOR, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO POR os ditos elementos de fixação (P) com os ditos fixadores, permitirem o ajuste do conjunto (C), de forma manual, ou através de ferramentas simples.

7. CONJUNTO DE ROTOR DOSADOR, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO POR o batente guia (E) ao deslizar angularmente de forma a encaixar no ressalto de travamento (F) inferior da cápsula (A), garante a correta abertura do conjunto rotor (C).

8. CONJUNTO DE ROTOR DOSADOR, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO POR o batente guia (E) ao deslizar angularmente de forma a encaixar no ressalto de travamento (F) superior da cápsula (A), garante o correto fechamento do conjunto rotor (C).

Description:
CONJUNTO ROTOR DOSADOR COM MANIPULO E COMPORTA CILÍNDRICA

Campo da Invenção

[001] A presente invenção se situa nos campos das engenharias e da agricultura. Mais especificamente, a presente invenção descreve um rotor dosador com manipulo para fácil rotação da comporta cilíndrica e remoção do conjunto rotor.

Antecedentes da Invenção

[002] Os equipamentos de plantio constantes no estado da técnica que possuem rotor dosador com comporta apresentam deficiências relacionadas com as variações de vazão de produto, além da dificuldade de manipulação do núcleo rotor para manutenção, ou ajuste.

[003] É conhecido no estado da técnica desenvolvimentos propostos para diferente tipo de rotores para controle de vazão de produtos agrícolas, tais como sementes, adubo e fertilizantes, com variações no reservatório dosador, na comporta e até mesmo em meios de remoção ou montagem do conjunto rotor. Entretanto, a dificuldade em abrir e fechar a comporta do rotor dosador, devido ao grande espaço solicitado para tal ação, além de fugas de ar devido a pressurização do sistema, ainda são problemas não solucionados pelo estado da técnica e os quais se intendem aqui a solução.

[004] Na busca para aumentar a efetividade deste processo, o documento BR112019020606A2 descreve uma máquina agrícola para a distribuição de material a ser distribuído e elemento de dosagem com um dispositivo de medição que é fixado com uma carcaça dosadora. Um rolo dosador rotativo é fornecido para a expedição do material dosador. O rolo dosador do dispositivo é fornecido com vários segmentos de rodas dosadoras que são acionadas para girar independentemente uma da outra. Apesar de prever uma comporta, esta é vazada e não propicia o fechamento da passagem de sementes para que o rotor possa ser removido sem haver desperdício de sementes ou qualquer outro produto agrícola, além de não prever um manipulo para fácil remoção do conjunto dosador.

[005] O documento US10905043B2 apresenta um sistema que prevê um sistema de controle de fluxo para controlar o fluxo de materiais, como sementes ou fertilizantes, à medida que os materiais são alimentados em um coletor e unidade de medição de uma semeadora a ar. O sistema possui um coletor incluindo uma entrada e uma saída, onde a entrada do coletor é adaptada para ser conectada fluidamente a um volume de material e a saída do coletor é adaptada para ser conectada fluidamente aos distribuidores. O sistema abre ou fecha portões seletivamente, ajustando assim o volume, a velocidade do fluxo e a distribuição dos materiais em um coletor. O ajuste do controle é feito por meio de um ajustador movido por uma alavanca, de modo que ao ser empurrado para dentro do dosador, o ajustador faz com que o portão cubra a abertura de passagem para restringir um fluxo através da abertura.

[006] Mesmo frente as anterioridades citadas, ainda é identificada a necessidade de um rotor dosador com comporta cilíndrica e manipulo para fácil fechamento/abertura da comporta e remoção do conjunto rotor, e apesar de os documentos acima citados descreverem rotores com comportas, estes não solucionam o problema na dificuldade de abertura e fechamento da comporta, e a perda de sementes e fuga do ar pressurizado.

Sumário da Invenção

[007] Em vista do acima exposto, é, portanto, necessário o desenvolvimento de um conjunto de rotor dosador com manipulo e comporta cilíndrica, sendo o conjunto de rotor dosador contendo o manipulo acoplado montado no interior da comporta cilíndrica. Esta montagem prevê uma redução da força para abrir ou fechar a comporta e melhor vedação entre os componentes dentro de um sistema compacto de fácil montagem e desmontagem, e manutenção.

[008] É objetivo do presente pedido de patente de invenção, um conjunto de rotor dosador com manipulo e comporta cilíndrica, no qual o conjunto de rotor dosador compreende uma cápsula contendo pelo menos um elementos de fixação, uma comporta cilíndrica contendo guias, e um rotor dosador contendo manipulo e pelo menos um elemento de travamento. O conjunto de rotor é montado pela inserção da comporta cilíndrica na referida cápsula, e o rotor dosador é inserido na comporta cilíndrica através das referidas guias e acoplado a referida cápsula. Em uma modalidade exemplificativa descrita a seguir, o travamento do conjunto de rotor dosador é realizado por pelo menos um do dito elemento de fixação tal como pinos rosca, pelo menos um elemento de travamento tal como travas associadas ao manipulo e fixadores tal como roscas borboleta rosqueadas nos referidos pinos rosca para reter o conjunto rotor dosador no interior da referida cápsula.

[009] O acoplamento do referido conjunto pode ser possibilitado pelo manipulo, para inserção na comporta, ou para remoção do conjunto para manutenção, o qual deve ser mantido travado quando em posição de trabalho e pode ser facilmente destravado para remoção.

[0010] Em uma modalidade exemplificativa, o travamento do conjunto de rotor dosador se dá por meio de travas como elementos de travamento dispostos no manipulo, em que as travas do manipulo são acionadas através do engate das travas nos pinos rosca da referida cápsula, e do rosqueamento das referidas roscas borboleta nos ditos pinos.

[0011]É ainda um outro objetivo da presente invenção que a possibilidade de girar o manipulo com facilidade propicie a abertura da comporta quando em posição de trabalho e o fechamento desta quando em posição de manutenção e remoção do conjunto com porta-rotor.

[0012] Para obtenção do efeito desejado, há a possibilidade de os ditos elementos de travamento do referido conjunto quando acopladas aos elementos de fixação da cápsula, promoverem o ajuste da pressão nos componentes do conjunto no interior da cápsula, e em uma modalidade, através do ajuste das porcas-borboleta dos pinos rosca, compactando os componentes do conjunto, de forma manual ou através do uso de ferramentas simples.

[0013] A modalidade exemplificativa de travamento descrita acima é referente à uma modalidade preferencial e pode, portanto, ser adaptada. Um técnico no assunto poderá utilizar outros meios de fixação adequados para o travamento sem sair do escopo da presente invenção.

Breve Descrição das Figuras

[0014] Para uma melhor compreensão do presente conjunto de rotor dosador com manipulo e comporta cilíndrica, faz-se referência as figuras representativas, de forma que possa ser integralmente reproduzido, permitindo plena caracterização da sua funcionalidade, sendo, contudo, figuras meramente ilustrativas e, portanto, podendo apresentar variações, desde que não fujam do princípio funcional aqui proposto.

[0015]A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva frontal explodida da comporta cilíndrica e da cápsula do conjunto rotor dosador;

[0016]A figura 2 ilustra uma vista em perspectiva frontal da comporta cilíndrica;

[0017]A figura 3 ilustra uma vista em perspectiva frontal explodida da cápsula e do rotor com manipulo do conjunto rotor dosador, com detalhamento do elemento de travamento e das guias de acoplamento do rotor;

[0018]A figura 4A ilustra uma vista em perspectiva frontal do conjunto rotor dosador com a comporta aberta e rotor travado;

[0019]A figura 4B ilustra uma vista em perspectiva frontal do conjunto rotor dosador com a comporta fechada e rotor destravado para retirada; [0020]As figuras 5A e 5B ilustram uma vista em perspectiva das comportas cilíndricas de bocal reto e bocal em ângulo;

[0021 ]A figura 6 ilustra uma vista em perspectiva frontal do conjunto rotor dosador acoplado ao tubo condutor de produto agrícola de um implemento;

[0022]A figura 7 ilustra uma vista frontal do conjunto mostrado na figura 6;

[0023]A figura 8 ilustra uma vista lateral do conjunto mostrado na figura 6;

[0024]A figura 9 ilustra uma vista superior do conjunto mostrado na figura 6.

Descrição Detalhada da Invenção

[0025]A invenção aqui prevista consta de conjunto rotor dosador com manipulo e comporta cilíndrica. A invenção é composta por uma cápsula (A), sendo esta a parte mais externa, na qual é inserida uma comporta cilíndrica (B) com guias (G) em uma das extremidades da comporta cilíndrica (B), para acoplagem do conjunto rotor dosador (C) na posição correta e fixação por meio de elementos de fixação (P).

[0026] Em uma modalidade exemplificativa de fixação, os elementos de fixação (P) podem ser pinos rosca (P’) e os elementos de travamento (t) podem ser travas (f). Os pinos rosca (P’) são dispostos em uma das extremidades da cápsula (A). O referido conjunto rotor (C) possui um manipulo (D), o qual possibilita o encaixe e remoção do conjunto rotor (C), assim como permite que as aberturas (a1) da comporta cilíndrica (B) coincidam com as aberturas superior e inferior da cápsula (A), para uma posição de trabalho do conjunto rotor dosador, ou que os fechamentos (a2) da comporta cilíndrica (B) coincidam com as aberturas superior e inferior da cápsula (A) para uma posição fechada, para manutenção e/ou remoção do conjunto rotor (C) da cápsula (A), através do movimento rotacional da comporta cilíndrica (B), possibilitado pela acoplagem às guias (G), e promovido pelo giro do manipulo (D), o qual possui travas (T). Para fixar o rotor (C) na posição de trabalho, isto é, posição em que as aberturas (a1 ) coincidem com as aberturas superior e inferior da cápsula (A), as travas (T) do manipulo se associam aos pinos rosca (P’)> sendo fixados à cápsula

(A) do conjunto rotor dosador. A posição correta de abertura e fechamento é garantida pelos batentes guia (E) localizados na comporta (B), através do ressalto de travamento (F) que está localizado na cápsula (A). Para garantir a correta abertura após o conjunto rotor (C) estar acoplado, o batente guia (E) desliza angularmente de forma a encaixar no ressalto de travamento (F) inferior da cápsula (A), caracterizando então a posição de trabalho do rotor dosador. E para garantir o correto fechamento, para retirada do conjunto rotor (C), o batente guia (E) desliza angularmente de forma a encaixar no ressalto de travamento (F) superior da cápsula (A). Na modalidade descrita para os elementos de fixação e de travamento, estes são responsáveis por garantir a correta montagem do conjunto rotor (C), e para que o mesmo não se mova durante o funcionamento do sistema.

[0027] A figura 1 demonstra a cápsula (A) contendo, em uma modalidade de travamento, os elementos de travamento (P), e a comporta

(B), a qual é demonstrada na figura 2, na qual podem ser observadas as guias (G), em detalhe. Tal acoplamento é observado no detalhamento da figura 3, podendo-se observar que as guias funcionam como diretrizes de suporte para o acoplamento correto do conjunto rotor (C).

[0028] Na figura 4A é possível observar a comporta (B) na posição de trabalho, em que as aberturas (a1 ) coincidem com as aberturas superior e inferior da cápsula (A). O conjunto (C) é devidamente acoplado em posição de trabalho pelo giro do manipulo (D) e travamento das travas (T) nos pinos (P’). Na figura 4B se observa a comporta (B) na posição de fechamento ou para remoção do conjunto rotor (C), em que os fechamentos (a2) coincidem com as aberturas superior e inferior da cápsula (A). Para que a comporta cilíndrica (B) assuma esta posição fechada, as travas (T) são desacopladas dos pinos (P’) pelo giro do manipulo (D), após este ser destravado dos pinos (P’). O fechamento (a2) possibilita a retirada do conjunto (C), conforme necessidade reduzindo a perda de semente, mantendo a qualidade da dosagem, garantindo a amplitude da dose, mesmo com a retirada do conjunto rotor, mantendo a taxa de aplicação.

[0029] A invenção aqui proposta atende a uma larga amplitude de dosagem de produto, e não necessita de alteração em seus componentes ou limitações em sua entrada ou saída para que tal trabalho seja realizado. O controle e variação da dosagem ou vazão de produto se dá pelo ajuste da velocidade de rotação aplicada ao rotor dosador como já conhecido no estado da técnica, e assim mantendo um nível desejado na qualidade de aplicação destes produtos, no equipamento ou máquina nos quais pode ser utilizado.

[0030]A disposição aqui prevista também propicia a liberação contínua de sementes, mesmo em doses variadas, atendendo assim, a uma ampla utilização de sua aplicação de diferentes produtos sem a necessidade de substituição das comportas.

[0031] A figura 5A mostra uma concretização da comporta (B) com um bocal reto (B1) e a figura 5B mostra uma segunda concretização da comporta (B) com um bocal em ângulo (B2), como já conhecido no estado da técnica, a comporta (B) fixa auxilia na redução do acúmulo de resíduos nas aletas do conjunto (C). A angulação na abertura da comporta promove o aumento da vazão de produto, possibilitando a queda de sementes em mais um conjunto de aletas de um conjunto rotor. Ainda, a referida angulação permite que o fechamento da comporta (B) ocorra de forma gradual, em que o produto desliza ao longo do recorte da comporta (B) facilitando o fechamento da mesma.

[0032]As figuras 6, 7, 8 e 9 demonstram o conjunto rotor dosador com manipulo e comporta cilíndrica instalado no implemento agrícola, em posição de trabalho, com as travas (T) acopladas aos pinos (P’), e a comporta (C) aberta (a1) para passagem do fluxo de sementes para o duto condutor disposto em associação com a abertura inferior do conjunto rotor dosador. Ainda, na figura 7 é possível observar o batente guia (E) encaixado no ressalto de travamento (F) inferior da cápsula (A).

[0033]0s elementos de travamento (T) são um componente do conjunto (C), que quando inserido na comporta (B), contendo na cápsula (A), é acoplada aos elementos de fixação (P), os quais possuem fixadores, que em uma modalidade, são porcas-borboleta, para o pressionamento dos componentes do conjunto (C) no interior da cápsula (A), e permite o ajuste da pressão exercida no conjunto, de modo a compactar as seções de um rotor para atenuar a pulsação que ocorre quando o referido conjunto está em funcionamento, através da redução de folgas internas por desgaste. A conformação do elemento de travamento (T) com os elementos de fixação (P) com porcas-borboleta, permite o ajuste rápido e prático do conjunto (C), de forma manual, ou através de ferramentas simples.

[0034] O conjunto (C) promove dosagem aprimorada, com baixa variação de taxa de dosagem, e permite uma amplitude de dosagem, com liberação contínua de sementes em doses variadas, obtidas apenas através da variação da velocidade de rotação, e é alcançada a redução do acúmulo de produto nas aletas, devido a angulação da inclinação e da posição destas, e da presença da divisória fixa. Já a cápsula (A), as comportas (B) contendo guias (G) promovem um ajuste rápido e fácil, propiciando o melhor funcionamento e remoção do conjunto (C) para manutenção, tornando-a mais simples e rápida, além de reduzir perdas de semente.

[0035] Portanto, o objeto da presente invenção é um conjunto rotor dosador com manipulo e comporta cilíndrica, as quais possibilitam a manutenção aprimorada do conjunto rotor, sem que haja a necessidade de esvaziamento do implemento e reduzindo a perda de produtos. O referido conjunto de rotor dosador difere do estado da técnica por facilitar a substituição dos componentes, além de estes poderem ser produzidos com baixo custo, permitirem o ajuste da pressão do conjunto através da trava e do pino, diminuindo a pulsação do conjunto.