Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT FOR MALE URINARY INCONTINENCE PAD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/121354
Kind Code:
A1
Abstract:
The present subject matter relates to an improvement to a disposable urinary incontinence pad for daily use placed in the area of the male genitals and having a central opening that forms longitudinal pleats and a compartment for supporting and accommodating the penis, with padded sides. An upper protective layer made of insulating polypropylene and similar materials is arranged in the front part and extends over two thirds of the pad, allowing the penis to be accommodated separately from the scrotum and preventing any irritation or inflammation by preventing direct contact with the urine. The present model is more comfortable and convenient for the user, besides being discrete, since its bulk does not show through the clothing, thus preventing others from noticing that the pad is in use.

Inventors:
POMBO DE MACEDO MARIA BELEN (BR)
LEAL DE MACEDO CELSO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000419
Publication Date:
August 14, 2014
Filing Date:
August 15, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
POMBO DE MACEDO MARIA BELEN (BR)
LEAL DE MACEDO CELSO (BR)
International Classes:
A61F13/471; A61F13/15; A61F13/514
Foreign References:
US5380310A1995-01-10
US20040102753A12004-05-27
US4029101A1977-06-14
US5651778A1997-07-29
US20020128625A12002-09-12
EP0140478A21985-05-08
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ABSORVENTE PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINAS constituída por um absorvente masculino descartável (1 ),de fina espessura (E), que é colocado sobre a região da genitália masculina (2), caracterizado por possuir configuração e formato retangular (3), possuindo um vão central (4), que formam pregas longitudinais (5) e um compartimento frontal (6) para apoio e alojamento do pênis (7), com laterais acolchoadas (8); possuindo ainda camadas absorventes (9) que são unidas e seladas através de colagem lateral (10) e selagem superior (11 ) e inferior (12) e uma camada protetora recortada (13), desenvolvida em polipropileno e materiais similares (14) que é disposta até dois terços do absorvente (15).

2a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ABSORVENTE PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA", conforme reivindicação um, é caracterizadapela camada protetora recortada (13) evitar o contato direto do pênis (P) e urina com as outras regiões da genitália, evitando assaduras e irritações.

3a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ABSORVENTE PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA", conforme reivindicação um, é caracfer/zac/ape/oabsorvente (1 ) possuir ainda em sua parte posterior (16) uma fita adesiva (17) com cola (18) que quando retirada (19) permite fixação à roupa (R).

Description:
"DISPOSIÇÃO APLICADA EM ABSORVENTE PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA"

Refere-se o presente objeto a um aperfeiçoamento em absorvente para incontinência urinária, descartável e de uso diário, que é colocado sobre a região da genitália masculina, possuindo um vão central que formam pregas longitudinais e um compartimento para apoio e alojamento do pênis, com laterais acolchoadas. Uma camada protetora superior, desenvolvida em polipropileno isolante e materiais similares, disposta na parte frontal até dois terços do absorvente, permitindo que o pênis fique alojado separadamente do escroto, evitando possíveis irritações e inflamações por evitar o contato direto com a urina. O modelo em questão proporciona mais conforto e praticidade ao usuário, além de discrição, pois a sua espessura evita marcações nas roupas, evitando que terceiros percebam a sua utilização. Este pedido refere-se a aperfeiçoamentos desenvolvidos no pedido de patente do "ABSORVENTE PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA", n°. MU8103426-1 , depositado em 04/10/2001 e concedido em 28/06/20 .

Destina-se o presente objeto a permitir que o usuário tenha o seu pênis e o saco escrotal e acomodados e envolvidos pela área absorvente, evitando transtornos e inconvenientes que podem ser causados por vazamentos, de acordo com o tamanho do pênis, movimentação do usuário, contato direto com a urina ou algum tipo de exposição e demonstração de utilização do produto.

Sua fixação é feita através de uma fita adesiva fixada na parte posterior do absorvente, diretamente ao filme de polietileno ou folhas de outros materiais impermeáveis que forram a manta absorvente do lado externo, e são protegidas através de papéis ou fitas de proteção que são removidas para utilização e fixação à peça íntima.

Estado da técnica:

Fraldas descartáveis para incontinência urinária de modelo unissex já são bastante conhecida pelos usuários. As fraldas, utilizadas por homens e mulheres indistintamente, são formadas por uma tira de manta de algodão, forrada de um lado por folha de tecido e do outro por uma folha de polietileno, e são colocadas no corpo humano entre as pernas, presas à altura do quadril por fitas autocolantes que permitem ajustes de tamanho.

Alguns modelos de absorventes femininos e outros masculinos também são utilizados, porém os modelos não proporcionam tanto conforto por dois fatores principais: alojamento e acomodação da genitália masculina e falta de discrição quanto ao seu uso, pelo fato de marcar à roupa.

Visando a colocação de um produto inédito no mercado, foi realizada pesquisa de anterioridades no Banco de Dados do INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial e nele foram encontrados os seguintes processos:

PI9505226-7, depositada em 01/11/1995, sob o título de "Absorventes íntimos masculinos". Patente de Invenção de um absorvente íntimo masculino compreende uma pequena peça, com modelo anatómico e feita de material absorvente e descartável, com fita aderente para ser colada na parte interna da frente da cueca, a fim de evitar que pequenas secreções e gotinhas do pênis sujem a cueca.

PI9505282-8, depositada em 09/11/1995, sob o título de "Protetor íntimo masculino". Patente de Invenção de um motor intimo masculino compreende um tubo, com modelo anatómico com a frente fechada e feito de material absorvente e descartável, para ser vestido no pênis, evitando que gotinhas e pequenas secreções sujem a cueca.

PI0704842-4, depositada em 16/03/2007, sob o título de "Absorvente peniano para incontinência urinária masculina".

Patente de modelo de um absorvente para incontinência urinaria masculina que é compreendido por um reservatório e seu corpo, ambos na parte inferior, ligado a um corpo cilíndrico que tem em seu meio uma aba auto-adesiva e em sua extremidade superior um elástico franzido que servem, respectivamente, para fixar e dar maior maleabilidade ao pênis do homem acometido pelo mal da incontinência urinária. O presente modelo, serve ainda, para trazer aos homens acometido por esse mal grande conforto e segurança pois, com o produto eles se sentirão mais viris diante de situações cotidianas onde o uso de fraldas descartáveis os levariam a um grande transtorno.

PI9508733-8, depositada em 16/08/1995, sob o título de "Produto absorvente útil como dispositivo de incontinência masculina e método de fabricação do mesmo". Um produto absorvente útil como um dispositivo de incontinência masculina é descrito. O produto é conversível entre uma estrutura bidimensional para armazenar e uma estrutura tridimensional para uso. Existem dobras formando pregas localizadas no interior do produto para permitir que o interior seja expandido de uma configuração pregueada para uma configuração expandida, e a periferia do produto; e presa para evitar expansão substancial. Então, o produto é capaz de ser manipulado entre uma estrutura substancialmente plana bidimensional para armazenagem e uma estrutura semelhante a copo, tridimensional, para uso. Métodos de fabricação desses produtos absorventes são também descritos.

PI0520697-9, depositada em 22/11/2005, sob o título de "Produto para incontinência masculina". A presente invenção se refere a um protetor masculino (10) para incontinência. O protetor é dividido por uma linha divisória transversal (25) em uma região dianteira (18) com uma borda transversal dianteira (20) e em uma região traseira (22) com uma borda transversal traseira (24) . O protetor (10) afila-se para a borda transversal traseira (24) . A superfície (26) do protetor (10) voltada para a roupa compreende uma primeira faixa (28) e uma segunda faixa (30) de meios adesivos. A posição e as dimensões da primeira faixa (28) e da segunda faixa (30) de meios adesivos fornecem uma fixação melhorada do protetor (10) à roupa intima do usuário.

PI9809108-5, depositado em 24/04/1998, sob o título de "Dispositivo absorvente descartável para usuários masculinos e utilização do mesmo". Expõe-se um dispositivo absorvente descartável para usuários masculinos que contém uma camada externa e um chumaço absorvente, em que a parte da camada externa situada junto ao corpo do usuário é provida de uma abertura preferentemente de forma longa e estreita equipada com elásticos, para se ajustar e circundar o pênis e/ou pênis e escroto do usuário. Os dispositivos da invenção são particularmente adequados para absorvência em incontinentes, incluindo pacientes acamados, mas também são adequados para se adaptar às necessidades de bebés.

PI9803474-0, depositado em 16/09/1998, sob o título de "Almofada receptora de urina para homens". É divulgada uma almofada receptora de urina para homens que compreende um saco de uma folha laminada que compreende uma folha interna, uma folha externa, e um núcleo absorvente entre ambas, e um par de elementos elásticos que são fornecidos ao longo da abertura. Segurando e empurrando ambas as extremidades dos elementos elásticos com os dedos, os elementos elásticos são deformados por flambagem para abrir a abertura. Quando um pênis é inserido no interior da abertura, e então os dedos são liberados, o pênis é adequadamente pressionado por meio das forças elásticas de restauração dos elementos elásticos para impedir saída fácil do pênis dela. Uma vez que a força de compressão resultante da deformação por flambagem dos elementos elásticos é muito pequena, é impedida muita pressão sobre o pênis. Além disso, a almofada receptora de urina pode ser colocada com apenas uma mão.

Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilegio solicitado.

Inconvenientes observados nos modelos apresentados:

• Desconforto;

• Estrangulamento do membro;

• Acomodação do pênis inadequada;

• Contato direto com a urina;

• Assaduras e alergias;

• Lesões;

• Padronização do tamanho;

• Contato com virilha, causando irritações.

Solução apresentada:

Portanto, foi desenvolvido o objeto em questão, um aperfeiçoamento no modelo de absorvente masculino para incontinência urinária, com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança ao usuário, além de evitar vazamentos e constrangimentos, apresentando diversos benefícios, dentre eles:

• Configurações através de recortes, vão, pregas e dobraduras longitudinais que formam compartimento para alojamento do pênis;

• Pênis e escroto ficam bem acomodados e apenas o pênis introduzido no compartimento fica envolvido pela área absorvente;

• Evita vazamentos;

• Conforto e segurança ao usuário;

• Apenas o pênis mantém contato direto com a urina;

• Evita assaduras, inflamações e irritações;

• Permite movimentação normal do usuário, sem incomodá-lo;

• Fácil de ser fixado à roupa íntima e utilizado pelo usuário;

• Fácil de ser descartado depois de utilizado;

• Pode ser desenvolvido em diversos tamanhos;

• Exequibilidade industrial;

• Inovações merecedoras deste privilégio de patente; Para uma perfeita visualização e compreensão àa"DISPOSIÇÃO APLICADA EM ABSORVENTE PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

A fig. 1 - Apresenta uma vista posterior do objeto em questão;

A fig. 2 - Apresenta uma vista lateral do objeto em questão; A fig. 3 - Apresenta uma vista frontal do objeto em questão; A fig. 4 -Apresenta uma vista superior do objeto em questão; A fig. 5 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão;

A fig. 6 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão, ilustrando a fita adesiva sendo retirada para aderência e fixação do absorvente à roupa íntima;

A fig. 7 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão, ilustrando o absorvente sendo fixado à cueca;

A fig. 8 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão, ilustrando o absorvente fixado à cueca;

A fig. 9 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão, ilustrando a acomodação junto à região do pênis;

A fig. 10 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão sendo utilizado.

De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a"DISPOSIÇÃO APLICADA EM ABSORVENTE PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA",é constituída por um absorvente masculino descartável (1 ),de fina espessura (E), que é colocado sobre a região da genitália masculina (2), caracterizado por possuir configuração e formato retangular (3), possuindo um vão central (4), que formam pregas longitudinais (5) e um compartimento frontal (6) para apoio e alojamento do pênis (7), com laterais acolchoadas (8); possuindo ainda camadas absorventes (9) que são unidas e seladas através de colagem lateral (10) e selagem superior (1 1 ) e inferior (12) e uma camada protetora recortada (13), desenvolvida em polipropileno e materiais similares (14) que é disposta até dois terços do absorvente ( 5). A camada protetora recortada (13) evita o contato direto do pênis (P) e urina com as outras regiões da genitália, evitando assaduras e irritações.

O absorvente (1 ) possui ainda em sua parte posterior (16) uma 5 fita adesiva (17) com cola (18) que quando retirada (19) permite fixação à roupa (R).

Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ABSORVENTE PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA", í o reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.