Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CALENDERED CONNECTION AND ROTARY ELECTRIC MACHINE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/070180
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention pertains to the field of technologies related to the connection between the casing and the flange in vertical electric machines, more specifically the present invention relates to the cylindrical or conical calendered connection between the casing and the flange in vertical flanged casings. The calendered connection (300) according to the present invention has an upper end (310), a lower end (320) and at least one opening (330), the upper end (310) being attached to the lower portion (210) of a casing (200) and the lower end (320) being attached to a flange (400) that surrounds the lower end (320).

More Like This:
Inventors:
PAULUCCI DE CARVALHO ANGELO (BR)
HARDT ROBERTO (BR)
FERNANDO JUNCKES RAFAEL (BR)
DIAS JHONATTAN (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050475
Publication Date:
May 04, 2023
Filing Date:
October 29, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
WEG EQUIPAMENTOS ELETRICOS S A (BR)
International Classes:
H02K5/04; B23K33/00; H02K5/26; H02K15/14
Domestic Patent References:
WO2016195148A12016-12-08
Foreign References:
US10361603B22019-07-23
US8424186B22013-04-23
Attorney, Agent or Firm:
SALIM LOPES, Flávia (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Conexão calandrada (300) , caracterizada pelo fato de que compreende: uma extremidade superior (310) ; uma extremidade inferior (320) ; a extremidade superior (310) sendo fixada a porção inferior (210) de uma carcaça (200) e a extremidade inferior (320) sendo fixada a um flange (400) que circunda a extremidade inferior (320) ; e pelo menos uma abertura (330) .

2. Conexão calandrada (300) , de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma abertura (330) da conexão calandrada (300) é disposta sobre pelo menos um furo de fixação (410) do flange (400) .

3. Conexão calandrada (300) , de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracteri zada pelo fato de que a referida conexão calandrada (300) é uma conexão calandrada cônica, com a extremidade inferior (320) se estendendo para fora em relação ao eixo central da conexão calandrada (300) .

4. Conexão calandrada (300) , de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracteri zada pelo fato de que a referida conexão calandrada (300) é uma conexão calandrada cilíndrica .

5. Conexão calandrada (300) , de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma abertura (330) possui um formato poligonal.

6. Conexão calandrada (300) , de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o número de aberturas (330) na conexão calandrada (300) varia conforme a quantidade e distribuição de furos de fixação (410) do flange (400) .

7. Conexão calandrada (300) , de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o número de aberturas (330) na conexão calandrada (300) varia em relação ao número de furos de fixação (410) do flange (400) em uma proporção de 1:1, 1:2, ou 1:3, preferencialmente de 1:1.

8. Conexão calandrada (300) , de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que a referida conexão calandrada (300) é fabricada a partir de pelo menos uma tira de chapa.

9. Máquina elétrica girante caracterizada por compreender uma conexão calandrada conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.

Description:
CONEXÃO CALANDRADA E MÁQUINA ELÉTRICA GIRANTE

Campo da invenção :

[ 001 ] A presente invenção se insere no campo das tecnologias relacionadas à conexão entre a carcaça e o flange em máquinas elétricas verticais , mais especi ficamente , a presente invenção se aplica à conexão calandrada entre a carcaça e o flange para carcaças flangeadas verticais .

Fundamentos da invenção :

[ 002 ] Com a finalidade de propiciar um melhor entendimento da presente invenção , será apresentada uma breve explanação sobre o estado da técnica, bem como os problemas existentes , onde será possível a um técnico no assunto reconhecer os aspectos limitantes j á existentes , para num momento posterior compreender as características técnicas da solução proposta para a resolução dos problemas .

[ 003 ] De maneira geral , máquinas elétricas girantes se referem a máquinas destinadas a trans formar energia elétrica em energia mecânica . Estes equipamentos incluem, por exemplo , geradores e motores elétricos .

[ 004 ] Atualmente , a conexão entre a carcaça e o flange em máquinas elétricas verticais é reali zada por meio das próprias longarinas da máquina que são alongadas até o flange , ou ainda por meio de segmentos de chapas poligonais soldadas à estrutura da carcaça .

[ 005 ] Tais tipos de conexões geram problemas relacionados à intercambialidade de furações , uma vez que a presença de longarinas ou segmentos de chapas restringe as opções de pontos de furação para fixação entre conexão e bases j á existentes de outros equipamentos aos quais as máquinas elétricas serão conectadas, bem como dificulta o acesso aos furos para correta fixação da estrutura.

[006] Além disso, as máquinas elétricas estão frequentemente sujeitas à esforços torcionais e compressivos, de modo que a utilização de longarinas e segmentos de chapas neste tipo de conexão ocasiona deflexão excessiva na base do flange devido à falta de rigidez propiciada pela estrutura existente.

[007] Ademais, a fabricação e soldagem das longarinas e segmentos de chapas à estrutura da carcaça torna o processo complexo e oneroso, uma vez que, por serem chapas individuais, cada uma deve ser separadamente confeccionada e soldada à estrutura.

[008] Portanto, a presente invenção visa solucionar os problemas acima mencionados ao fornecer uma conexão calandrada cilíndrica ou cônica entre a carcaça e o flange, para carcaças flangeadas verticais, que promove uma melhor intercambialidade de furação, aumento da rigidez estrutural e simplicidade na construção, comparada às existentes no estado da técnica.

Estado da técnica :

[009] A busca pelo histórico da invenção em questão, levou a alguns documentos que revelam matérias dentro do campo tecnológico da presente invenção.

[010] O documento de patente EP 3 639 717 A2 descreve um motor de ventilador compreendendo um suporte de motor, uma parte de motor acomodada em um espaço interno do suporte de motor e um impulsor disposto acima do suporte de motor. O suporte de motor define: uma abertura de descarga de ar configurada para descarregar o ar descarregado do impulsor para um espaço externo do suporte de motor; uma saida de trajeto do fluxo de resfriamento disposta no lado superior do suporte de motor em uma posição entre o impulsor e a abertura de descarga de ar; e uma primeira entrada de trajeto do fluxo de resfriamento disposta em uma posição abaixo da abertura de descarga de ar e da saida de trajeto do fluxo de resfriamento. O documento se refere, portanto, a um motor de ventilador com um motor e ventilador integrados e, mais particularmente, a uma estrutura de motor de ventilador capaz de aumentar a potência de um motor e resfriar o motor suavemente enquanto reduz o tamanho e o peso do motor de ventilador. Diferentemente da presente invenção, o documento apresenta aberturas para descarga do fluxo de ar e diz respeito ao circuito de ventilação da máquina, não fornecendo, portanto, uma solução aos problemas associados à intercambialidade de fixação da máquina.

[011] Ainda, o documento de patente WO 2017/194522 se refere a uma estrutura de estator de uma máquina elétrica tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade oposta. Um flange se projeta da primeira extremidade e envolve a primeira extremidade. A estrutura do estator tendo canais de fluido de resfriamento e aletas de resfriamento na superfície externa da estrutura do estator se estendendo da primeira extremidade para a segunda extremidade. A estrutura de estator é formada como uma única peça. As extremidades das paredes externas dos canais de fluido de resfriamento na primeira extremidade são conectadas ao flange e as aletas de resfriamento se estendem até a junção do flange e a primeira extremidade. Diferentemente da presente invenção, o documento mencionado apresenta canais de fluido ou aletas para res friamento na superfície da carcaça e ens ina sobre uma carcaça integral fabricada em ferro fundido , tornando a construção da estrutura mais complexa .

[ 012 ] O documento CN 204156639 U descreve um modelo de utilidade que fornece um tipo de suporte de máquina elétrica de modo de console e o motor é separado do redutor por este suporte de máquina elétrica de modo de console . O motor é conectado a um suporte por meio de parafusos , e por sua vez , conectado ao redutor de forma não rígida . O suporte do motor é soldado e parafusado à estrutura principal . Assim, motor e redutor ficam completamente isolados da estrutura, reduzindo a transmissão de vibração às máquinas . De maneira di ferente da presente invenção , o documento atribui o aumento da rigidez e redução da vibração à forma de fixação do suporte à estrutura, e não ao formato do suporte . Além disso , os rasgos feitos na estrutura do documento são para inspeção ou aj uste da centrali zação .

[ 013 ] Por fim, o documento de patente US 3 , 617 , 784 revela um motor elétrico tendo uma parte estacionária formada com uma ranhura anular e que é montado em um membro em uma abertura no mesmo . O membro na abertura tem uma borda interna que inclui uma porção que se estende para dentro entre um par de O-ríngs elastoméricos dispostos no fundo da ranhura . A borda interna do membro com aberturas funciona para manter os O-ríngs em engate por fricção com a parte do motor . Cada um dos O-ríngs em tal engate friccionai com a parte do motor pressiona um contra o outro com cada um dos O-ríngs se apoiando em um di ferente dos ressaltos axialmente espaçados da ranhura em engate de vedação com o mesmo . O referido documento aborda a utili zação dos dois O-ríngs montados em um rebaixo na carcaça do motor . Por meio dessa configuração , é possível montar e desmontar simpli f icadamente o cone que forma o flange . Todavia, o documento não menciona rasgos para fixação , tampouco trata do problema associado à intercambialidade da fixação da máquina ou à rigidez do flange , sendo focado apenas na montagem e desmontagem do equipamento .

Breve descrição da invenção :

[ 014 ] A presente invenção se insere no campo das tecnologias relacionadas à conexão entre a carcaça e o flange em máquinas elétricas verticais , mais especi ficamente , a presente invenção se aplica à conexão calandrada ci líndrica ou cônica entre a carcaça e o flange para carcaças flangeadas verticais .

[ 015 ] A invenção trata de uma conexão calandrada cônica ou cilíndrica disposta entre a carcaça e o flange para carcaças flangeadas verticais que promove : a intercambialidade dos meios de furação , o aumento da rigidez torcional da estrutura, de modo a suportar elevados carregamentos na base , e a simplicidade de construção , por fornecer um componente calandrado e formado por uma ou mais tiras de chapas soldadas à estrutura .

[ 016 ] Os obj etivos da presente invenção são alcançados ao fornecer uma conexão calandrada que compreende : uma extremidade superior ; uma extremidade inferior ; e pelo menos uma abertura ; a extremidade superior sendo fixada a porção inferior de uma carcaça e a extremidade inferior sendo fixada a um flange que circunda a extremidade inferior .

Breve descrição das figuras :

[ 017 ] A presente invenção passará a ser descrita a seguir com referência às concreti zações tipicas da mesma e também com referência aos desenhos apensos , nos quais :

[ 018 ] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva tridimensional de uma máquina elétrica, de acordo com um exemplo de aplicação da presente invenção .

[ 019 ] A Figura 2 mostra também uma vista em perspectiva tridimensional de uma máquina elétrica, de acordo com um exemplo de aplicação da presente invenção .

[ 020 ] A Figura 3 mostra também uma vista em perspectiva tridimensional ampliada de uma seção de máquina elétrica com destaque para uma conexão calandrada cônica, de acordo com uma configuração preferencial da presente invenção .

[ 021 ] A Figura 4 mostra uma vista inferior em perspectiva tridimensional de uma seção de máquina elétrica, de acordo com uma configuração preferencial da presente invenção .

[ 022 ] A Figura 5 mostra uma vista frontal de uma máquina elétrica com conexão calandrada reta, de acordo com um exemplo de aplicação da presente invenção .

[ 023 ] A Figura 6 mostra uma vista frontal de uma máquina elétrica com conexão calandrada cônica, de acordo com um outro exemplo de aplicação da presente invenção .

[ 024 ] A Figura 7 mostra uma configuração para uso da conexão calandrada e sua respectiva vista plani ficada, de acordo com um exemplo de aplicação da presente invenção .

[ 025 ] A Figura 8A mostra uma vista tridimensional de uma máquina elétrica com destaque para uma conexão calandrada cônica, de acordo com uma configuração preferencial da presente invenção .

[ 026 ] A Figura 8B mostra em detalhe ampliado a conexão calandrada cônica, de acordo com uma configuração preferencial da presente invenção.

Descrição detalhada da invenção:

[027] A presente invenção é aplicada na área de conexões entre carcaça e flange em máquinas elétricas verticais, mais especificamente, a presente invenção se refere a uma conexão calandrada 300 cilíndrica ou cônica entre carcaça 200 e flange 400 em máquinas elétricas girantes verticais 100, conforme ilustrado na Figura 1 do presente pedido, de acordo com uma modalidade preferencial da presente invenção.

[028] Deste modo, a presente invenção traz inúmeros benefícios e vantagens ao seu campo de aplicação, como será melhor esclarecido abaixo.

[029] Em geral, conexões entre carcaças e flanges em máquinas elétricas girantes verticais são realizadas por meio da utilização das próprias longarinas do motor alongadas até o flange, ou então por meio de segmentos de chapas poligonais soldadas à estrutura da carcaça. Estes tipos de conexões geram problemas relacionados à intercambialidade dos meios de fixação entre as bases já existentes e as máquinas elétricas girantes devido à disposição das longarinas das referidas conexões. Além disso, um outro problema identificado, diz respeito à insuficiente rigidez conferida à estrutura ao utilizar as conexões já conhecidas do estado da técnica, o que é observado pela alta deflexão na base dos flanges. Ainda, um outro problema diz respeito à complexidade e custo de construção dessas conexões (utilização de várias chapas e soldagem individualizada) .

[030] Portanto, em vista dos problemas identificados, a presente invenção propõe uma solução que confere maior intercambialidade dos meios de furação, aumento da rigidez estrutural e simplicidade na construção por meio de uma conexão calandrada 300 , que compreende : uma extremidade superior 310 ; uma extremidade inferior 320 ; e pelo menos uma abertura 330 ; a extremidade superior 310 sendo fixada a porção inferior 210 de uma carcaça 200 e a extremidade inferior 320 sendo fixada a um flange 400 que circunda a extremidade inferior 320 .

[ 031 ] Ademais , será evidente para um técnico no assunto , que a conexão calandrada 300 da presente invenção poderá ser utili zada em qualquer máquina elétrica girante .

[ 032 ] Fazendo referência aos desenhos , e em particular às Figuras 2 e 3 , uma seção ampliada de máquina elétrica vertical 100 é ilustrada . A referida seção ampliada inclui uma conexão calandrada 300 disposta entre uma carcaça vertical 200 e um flange 400 . A conexão calandrada 300 compreendendo uma extremidade superior 310 que é fixada à porção inferior da carcaça 210 , e uma extremidade inferior 320 que é fixada ao flange 400 . O flange 400 circundando a extremidade inferior 320 da conexão calandrada 300 .

[ 033 ] As extremidades superior 310 e inferior 320 são , preferencialmente , perfis substancialmente circulares , e são empregadas a máquinas elétricas e interfaces com as mais variadas dimensões . Portanto , será apreciado por um técnico no assunto que os diâmetros das extremidades superior 310 e inferior 320 da conexão calandrada 300 podem variar de acordo com a aplicação desej ada .

[ 034 ] Conforme demonstrado na Figura 3 , a conexão calandrada 300 é preferencialmente uma conexão calandrada em formato de cone , ou cônica, com a extremidade inferior 320 se estendendo para fora em relação ao eixo central da conexão calandrada 300. O cone funciona como um tubo, garantindo elevada rigidez torcional e à compressão. A utilização do cone permite aproximar a linha dos furos 410 com a base do cone, o que também contribui para uma maior rigidez do flange 400 e de toda a estrutura associada à máquina elétrica. Neste caso, para conexão calandrada em formato de cone, o cone é inclinado em relação ao plano horizontal entre 90° e 30° graus. Todavia, tais valores não são limitativos, e a rigidez da conexão deverá ser adequada a cada projeto. Além disso, é previsto em uma modalidade alternativa que a conexão calandrada em formato de cone também possa apresentar uma configuração invertida, com o diâmetro da extremidade superior 310 maior do que o diâmetro da extremidade inferior 320.

[035] Opcionalmente, é previsto que a conexão calandrada 300 é uma conexão calandrada cilíndrica, ou reta, como pode ser visto na Figura 5.

[036] De acordo com um exemplo de aplicação da presente invenção, a conexão calandrada 300 possui altura entre cerca de 50 mm e 600 mm. Todavia, tais valores não são limitativos, uma vez que a conexão calandrada 300 pode ser fabricada para ser utilizada em diferentes modelos e tamanhos de carcaças de máquinas elétricas.

[037] Como observado nas Figuras 3 a 6, a extremidade superior 310 da conexão calandrada 300 é fixada a porção inferior 210 da carcaça 200 por meio de parafusos, rebites, solda, ou qualquer outro meio de fixação apropriado. De maneira similar, a extremidade inferior 320 da conexão calandrada 300 é fixada ao flange 400 também por meio de parafusos , rebites , solda ou qualquer outro meio de fixação apropriado .

[ 038 ] A conexão calandrada 300 da presente invenção possui ainda aberturas 330 , ou rasgos , sobre os furos 410 do flange 400 para permitir o acesso e o devido aperto aos parafusos de fixação da máquina elétrica, ou qualquer outro tipo de meios de fixação utili zados . As aberturas 330 são posicionadas preferencialmente na extremidade inferior 320 da conexão calandrada 300 , de modo a permitir o acesso do meio utili zado para aperto dos parafusos de fixação utili zados .

[ 039 ] O atendimento aos requisitos de intercambialidade de furação é associado ao fato da presença das aberturas 330 na conexão calandrada 300 conforme a quantidade e disposição de furos 410 necessários no flange 400 . É previsto pela presente invenção atender a condições em que a disposição dos furos 410 não necessariamente é simétrica .

[ 040 ] Ainda, como as aberturas 330 da presente invenção são proj etadas para se adaptarem tanto ao número de furos 410 quanto à distribuição dos mesmos ao longo do flange 400 , o que também varia de acordo com a base à qual a estrutura será fixada, é previsto que a conexão calandrada 300 possua pelo menos uma abertura 330 . Além disso , a pelo menos uma abertura 330 pode ter formato quadrado , retangular, circular, substancialmente poligonal , ou qualquer outra forma geométrica aplicável às especi ficidades de proj eto . Preferencialmente , a pelo menos uma abertura 330 possui formato substancialmente poligonal . [041] É previsto que a conexão calandrada possa ser conformada a partir de um dentre os seguintes materiais: aço, ferro fundido, dentre outros.

[042] De acordo com as Figuras 2, 3, 8A e 8B, a conexão calandrada 300 pode ser projetada de modo que a pelo menos uma abertura 330 da conexão calandrada 300 seja disposta sobre pelo menos um furo de fixação 410 do flange 400.

[043] Como mencionado anteriormente, uma das características da presente invenção é associada a intercambialidade de furação e ao fato de o número de aberturas 330 na conexão calandrada 300 variar conforme a quantidade e distribuição de furos de fixação 410 do flange 400. Opcionalmente, é previsto que o número de aberturas 330 na conexão calandrada 300 varia em relação ao número de furos de fixação 410 do flange 400 em uma das seguintes proporções: 1:1, 1:2, 1:3.

[044] É ainda um diferencial da presente invenção fornecer simplicidade na construção da conexão calandrada 300. Esta característica é alcançada devido ao cone calandrado, ou tubo, ser formado por uma ou mais tiras de chapas soldadas à estrutura, como pode ser observado na Figura 7, em que Ai representa uma configuração para uso da conexão calandrada 300 em tira única de chapa e A2 representa sua respectiva vista planificada. De maneira opcional, um técnico no assunto irá vislumbrar a possibilidade de a conexão calandrada 300 ser formada a partir de pelo menos duas tiras, ao invés de uma, simétricas ou não, dependendo do tamanho e restrições dimensionais dos "blanks" de chapa disponíveis . [045] A conexão calandrada 300 da invenção pode ser aplicada a qualquer máquina que possua flange, como por exemplo, geradores, bombas, motores verticais, entre outros.

[046] Desse modo, os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção descrita nas modalidades apresentadas e em outras variantes, abrangidas no escopo das reivindicações anexas.