Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CONSUMER CREDIT AND PAYMENT METHOD IN A CLOUD PAYMENT SERVICE, AND PAYMENT TERMINAL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/041154
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention pertains to the technical field of payment means. The invention relates to a consumer credit and payment method in a cloud payment service including the following steps: the cloud payment service (6) stores a consumer credit (21) which is linked to the identifier of a beneficiary (7); in order to pay the value of a completed transaction (26), the beneficiary (1) requests the consumer credit payment function (24), the cloud payment service (6) transmits a payment confirmation (27) and defines a new, updated consumer credit value (28). The present invention also relates to a payment terminal.

Inventors:
DO NASCIMENTO RAFAEL (BR)
DE MELO FARIA RENATO (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050222
Publication Date:
March 16, 2017
Filing Date:
September 06, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
CIELO S A (BR)
International Classes:
G06Q20/28; G06Q20/20; G06Q20/34; G06Q30/06
Foreign References:
US6999569B22006-02-14
US8615439B22013-12-24
US7204412B22007-04-17
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Processo de reserva de consumo e de pagamento em um serviço de pagamento de nuvem (6), caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:

um usuário pagador (2) solicita em um terminal de pagamento (4) a função de reserva de consumo (23);

o usuário pagador (2) comunica ao terminal de pagamento (4) um identificador de usuário beneficiário (7) e um valor de consumo (16) a ser disponibilizado para o usuário beneficiário (1 );

o usuário pagador (2) ativa um meio de pagamento no terminal de pagamento (4) para realizar o pagamento do valor de consumo (16);

o terminal de pagamento (4) comunica a um autorizador de pagamento (18) um requerimento de pagamento (17) junto com o identificador de usuário beneficiário (7), o valor de consumo (16), e o seu próprio identificador de terminal de pagamento (8);

o autorizador de pagamento (18) comunica para o terminal de pagamento (4) uma autorização de pagamento (19);

o autorizador de pagamento (18) comunica para o serviço de pagamento de nuvem (6) o identificador do usuário beneficiário (7), o valor de consumo (16) e o identificador de terminal de pagamento (8);

o serviço de pagamento de nuvem (6) armazena uma reserva de consumo (21 ) que é vinculada ao identificador de usuário beneficiário (7) e onde são gravados o valor de consumo (16) e o identificador de terminal de pagamento (8);

o usuário beneficiário (1 ) é informado da realização da reserva de consumo (21 ) em seu favor e do valor de consumo (16) correspondente;

o usuário beneficiário (1 ) consolida uma transação em um comerciante (3) que possui um terminal de pagamento (5);

para pagar o valor da transação consolidada (26), o usuário beneficiário (1 ) solicita no terminal de pagamento do comerciante (5) a função de pagamento por reserva de consumo (24) e comunica ao terminal de pagamento do comerciante (5) o seu identificador de usuário beneficiário (7);

o terminal de pagamento do comerciante (5) comunica ao serviço de pagamento de nuvem (6) um requerimento de pagamento por reserva de consumo (25) junto com o identificador de usuário beneficiário (7), o valor da transação consolidada (26), e o seu próprio identificador de terminal de pagamento (9); e

o serviço de pagamento de nuvem (6) comunica ao terminal de pagamento do comerciante (5) uma confirmação de pagamento (27) e define um novo valor de consumo atualizado (28) deduzindo o valor da transação consolidada (26) do valor de consumo (16).

2. Processo de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que: o comerciante (3) é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem (6) com um identificador de comerciante (1 1 ); e de que o terminal de pagamento do comerciante (5) comunica também o identificador de comerciante (1 1 ) ao serviço de pagamento de nuvem (6) junto com o requerimento de pagamento por reserva de consumo (25).

3. Processo de acordo uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o terminal de pagamento (4, 5) está disponibilizado em uma loja física.

4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o terminal de pagamento (4, 5) é um dispositivo ele- trônico que aceita cartões de pagamento (12, 14).

5. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o terminal de pagamento (4, 5) é um aparelho de co- municação móvel (13, 15).

6. Processo de acordo com uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que a ativação do meio de pagamento do usuário pagador (2) é realizada pela leitura de um cartão de pagamento do usuário pagador (2) e digitação de senha.

7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o usuário pagador (2) é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem (6) com um identificador de usuário pagador (10); e que o usuário pagador (10) comunica esse identificador de usuário pagador (10) ao terminal de pagamento (4).

8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que: o comerciante (3) é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem (6) com um identificador de comerciante (1 1 ); e de que o terminal de pagamento do comerciante (5) comunica esse identificador de comerciante (1 1 ) ao serviço de pagamento de nuvem (6).

9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que, na etapa de o usuário pagador (2) solicitar em um terminal de pagamento (4) a função de reserva de consumo (23), o terminal de pagamento (4) está disponibilizado em uma loja.

10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: a dita loja é cadastrada no serviço de pagamento de nuvem (6) com um identificador de loja de reserva (20); e de que o terminal de pagamento (4) comunica esse identificador de loja de reserva (20) ao autorizador de pagamento (18).

1 1. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o comerciante (3) comunica o valor da transação consolidada (26) para o seu terminal de pagamento (5) por meio de um dispositivo de frente de caixa.

12. Processo de acordo com a reivindicação 1 1 , caracterizado peio fato de que o dito dispositivo de frente de caixa pertence a um sistema de frente de caixa de nuvem cujo programa de caixa esta hospedado no serviço de pagamento de nuvem (6).

13. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o terminal de pagamento (4) e o terminal de pagamento do comerciante (5) são um único terminal de pagamento.

14. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o terminal de pagamento (4) e o terminal de pagamento do comerciante (5) são terminais de pagamento distintos.

15. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que é o usuário pagador (2) que informa o usuário beneficiário (1 ) da realização da reserva de consumo (21 ) em seu favor e do valor de consumo correspondente (16).

16. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que é o serviço de pagamento de nuvem (6) que informa o usuário beneficiário (1 ) da realização da reserva de consumo (21 ) em seu favor e do valor de consumo correspondente (16).

17. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que o comerciante (3) é uma loja física.

18. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que o comerciante (3) é uma loja virtual.

19. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 18, caracterizado pelo fato de que o usuário pagador (2) define uma senha de reserva no terminal de pagamento (4); e de que o usuário beneficiário (1 ) digita essa senha de reserva no terminal de pagamento (5) do comerciante (3).

20. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 18, caracterizado pelo fato de que a etapa na qual o usuário pagador (2) ativa um meio de pagamento no terminal de pagamento (4) é realizada com o uso de um esquema de gerenciamento de chaves DUKPT.

21. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de que o usuário beneficiário (1 ) é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem (6) com o identificador de usuário beneficiário (7).

22. Terminal de pagamento (4, 5) que inclui um módulo de conexão a um serviço de pagamento de nuvem (6), caracterizado pelo fato de que inclui:

um periférico de entrada apto para um usuário (1 , 2) se identificar com um identificador de usuário (7, 10);

um módulo de reserva de consumo apto a comunicar com um autorizador de pagamento (18);

um módulo de pagamento por reserva de consumo apto a comunicar com o serviço de pagamento de nuvem (6).

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO DE RESERVA DE CONSUMO E DE PAGAMENTO EM UM SERVIÇO DE PAGAMENTO DE NUVEM, E TERMINAL DE PAGAMENTO".

[0001 ] A presente invenção é relativa a tecnologias de realização de transações. A invenção refere-se a dispositivos e processos de pagamento para que compras e pagamentos possam ser realizados de modo assíncrono.

Descrição do estado da técnica

[0002] Existem dispositivos e processos para transferir valores entre usuários. O documento US2014058928 descreve um método e um sistema para transferir fundos entre usuários a partir dos telefones celulares dos próprios usuários. Com tal sistema, um usuário pode receber um montante de outro usuário e pode fazer compras com esse montante em outro momento. Porém, esses sistemas conhecidos somente possibilitam basicamente uma transferência de fundos, sem um controle do que pode ser feito com o montante transferido, e com pouca segurança devido ao uso de telefones celulares.

Breve descrição da invenção

[0003] O propósito da presente invenção é de melhorar os processos e os dispositivos conhecidos. Com esse efeito, a invenção está relacionada com um processo de reserva de consumo e de pagamento em um serviço de pagamento de nuvem, que inclui as seguintes etapas:

- um usuário pagador solicita em um terminal de pagamento a função de reserva de consumo;

- o usuário pagador comunica ao terminal de pagamento um identificador de usuário beneficiário e um valor de consumo a ser disponibilizado para o usuário beneficiário;

- o usuário pagador ativa um meio de pagamento no termi- na! de pagamento para realizar o pagamento do valor de consumo;

- o terminal de pagamento comunica a um autorizador de pagamento um requerimento de pagamento junto com o identificador de usuário beneficiário, o valor de consumo, e o seu próprio identificador de terminal de pagamento;

- o autorizador de pagamento comunica para o terminal de pagamento uma autorização de pagamento;

- o autorizador de pagamento comunica para o serviço de pagamento de nuvem o identificador do usuário beneficiário, o valor de consumo e o identificador de terminal de pagamento;

- o serviço de pagamento de nuvem armazena uma reserva de consumo que é vinculada ao identificador de usuário beneficiário e onde são gravados o valor de consumo e o identificador de terminal de pagamento;

- o usuário beneficiário é informado da realização da reserva de consumo em seu favor e do valor de consumo correspondente;

- o usuário beneficiário consolida uma transação em um comerciante que possui um terminal de pagamento;

- para pagar o valor da transação consolidada, o usuário beneficiário solicita no terminal de pagamento do comerciante a função de pagamento por reserva de consumo e comunica ao terminal de pagamento do comerciante o seu identificador de usuário beneficiário;

- o terminal de pagamento do comerciante comunica ao serviço de pagamento de nuvem um requerimento de pagamento por reserva de consumo junto com o identificador de usuário beneficiário, o valor da transação consolidada, e o seu próprio identificador de terminal de pagamento; e

- o serviço de pagamento de nuvem comunica ao terminal de pagamento do comerciante uma confirmação de pagamento e define um novo valor de consumo atualizado deduzindo o valor da transa- ção consolidada do valor de consumo.

[0004] Outro objeto da invenção é um terminal de pagamento que inclui um modulo de conexão a um serviço de pagamento de nuvem, e que inclui ainda:

- um periférico de entrada apto para um usuário se identificar com um identificador de usuário;

- um módulo de reserva de consumo apto a comunicar com um autorizador de pagamento;

- um módulo de pagamento por reserva de consumo apto a comunicar com o serviço de pagamento de nuvem.

[0005] A invenção permite que um usuário pague as compras que serão realizadas posteriormente por outro usuário. A reserva de consumo envolve a emissão de um pagamento por parte de um usuário e o pagamento por reserva de consumo envolve a recepção de um pagamento por parte do comerciante. Ambas as operações são realizadas por meio de terminais de pagamento que são dispositivos destinados aos profissionais e que apresentam o maior nível de segurança na transmissão e processamento de dados. Esses terminais de pagamento são usualmente à prova de violação e lacrados, o que não pode ser proporcionado por aparelhos pertencendo aos usuários tais como telefones celulares ou tabletes.

[0006] Mesmo se a compra e o pagamento são efetuados por usuários distintos em diferentes momentos, o comerciante se beneficia do pagamento no mesmo instante da compra. Do mesmo modo, o usuário pagador finaliza o pagamento no mesmo instante da reserva de consumo. A invenção permite que a transação e o pagamento sejam assíncronos e permite que, ao mesmo tempo, tanto o comerciante como o usuário pagador não se preocupem com a transação fora do momento em que estão diretamente envolvidos nela.

[0007] Vários cenários são possibilitados pela invenção. [0008] Um usuário pagador pode decidir disponibilizar um montante para que o usuário beneficiário possa fazer compras com esse montante. Esse usuário pagador se dirige então a qualquer loja que dê acesso a um terminal de pagamento de acordo com a invenção e realiza uma reserva de consumo cujo valor de consumo corresponde ao dito montante. O usuário benificiário pode depois realizar suas compras em qualquer comerciante que possua um terminal de pagamento de acordo com a invenção e pagar com essa reserva de consumo.

[0009] O usuário pagador pode ser qualquer pessoa que tenha interesse em disponibilizar um montante para o usuário beneficiário. Por exemplo, o usuário beneficiário pode ser um empregado do usuário pagador e está encarregado de fazer compras por conta do usuário pagador. Como outro exemplo, o usuário beneficiário pode ser um dependente do usuário pagador.

[0010] Em termos de distância, a invenção é vantajosa se o usuário pagador estiver longe do usuário beneficiário. O usuário pagador realiza a reserva de consumo no lugar mais próximo dele, e o usuário beneficiário paga com essa reserva de consumo na loja mais próxima dele, ou seja, cada um realiza a sua respetiva operação onde for mais conveniente para ele.

[001 1 ] Em termos de tempo, a invenção também é vantajosa se o usuário pagador não está disponível no mesmo momento que o usuário beneficiário. O usuário pagador realiza a reserva de consumo e o usuário beneficiário vai depois pagar com essa reserva de consumo em qualquer momento. Nesse contexto, a reserva de consumo e o pagamento podem ser realizados na mesma loja. Por exemplo, em uma loja próxima de um domicílio, um dos moradores pode ser um usuário pagador que realiza uma reserva de consumo nessa loja e qualquer outro morador que necessita fazer compras e levar para o domicilio pode ser um usuário beneficiário. [0012] Características preferidas que podem complementar o processo de acordo com a invenção são a seguir indicadas.

[0013] O processo pode incluir uma dessas características ou um conjunto dessas características combinadas.

[0014] O comerciante é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem com um identificador de comerciante, e o terminal de pagamento do comerciante comunica também o identificador de comerciante ao serviço de pagamento de nuvem junto com o requerimento de pagamento por reserva de consumo.

[0015] O terminal de pagamento está disponibilizado em uma loja física.

[0016] O terminal de pagamento é um dispositivo eletrônico que aceita cartões de pagamento ou um aparelho de comunicação móvel.

[0017] A ativação do meio de pagamento do usuário pagador é realizada pela leitura de um cartão de pagamento do usuário pagador e digitação de senha.

[0018] O usuário pagador é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem com um identificador de usuário pagador, e o usuário pagador comunica esse identificador de usuário pagador ao terminal de pagamento.

[0019] O comerciante é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem com um identificador de comerciante, e o terminal de pagamento do comerciante comunica esse identificador de comerciante ao serviço de pagamento de nuvem.

[0020] Na etapa de o usuário pagador solicitar em um terminal de pagamento a função de reserva de consumo, o terminal de pagamento está disponibilizado em uma loja.

[0021 ] A dita loja é cadastrada no serviço de pagamento de nuvem com um identificador de loja de reserva, e o terminal de pagamento comunica esse identificador de loja de reserva ao autorizador de pa- gamento.

[0022] O comerciante comunica o vaior da transação consolidada para o seu terminal de pagamento por meio de um dispositivo de frente de caixa. O dito dispositivo de frente de caixa pertence opcionalmente a um sistema de frente de caixa de nuvem cujo programa de caixa esta hospedado no serviço de pagamento de nuvem.

[0023] O terminal de pagamento e o terminal de pagamento do comerciante são um único terminal de pagamento ou são terminais de pagamento distintos.

[0024] É o usuário pagador ou o serviço de pagamento de nuvem que informa o usuário beneficiário da realização da reserva de consumo em seu favor e do valor de consumo correspondente.

[0025] O comerciante é uma loja física ou uma loja virtual.

[0026] O usuário pagador define uma senha de reserva no terminal de pagamento, e o usuário beneficiário digita essa senha de reserva no terminal de pagamento do comerciante.

[0027] A etapa na qual o usuário pagador ativa um meio de pagamento no terminal de pagamento é realizada com o uso de um esquema de gerenciamento de chaves DUKPT ("Derived Unique Key Per Transaction") especificada na norma ANSI X9.24 do "Americain National Standards Institute".

Descrição resumida das figuras

[0028] A invenção é explicada abaixo pela descrição de um modo preferido de realização, exemplificado pelas figuras, nas quais:

- a figura 1 ilustra os diferentes elementos envolvidos no processo de acordo com a invenção;

- a figura 2 ilustra a realização de uma reserva de consumo;

- a figura 3 ilustra um pagamento por reserva de consumo. Descrição detalhada das figuras

[0029] A figura 1 representa esquematicamente um usuário bene- ficiário 1 , um usuário pagador 2, um comerciante 3, um primeiro terminai de pagamento 4, um segundo terminai de pagamento 5, e um serviço de pagamento de nuvem 6.

[0030] A invenção permite que o usuário beneficiário 1 faça compras e pague com um montante que o usuário pagador 2 disponibilizou para ele. A invenção envolve um serviço de pagamento de nuvem 6 que inclui pelo menos um servidor ligado a uma rede que permite a comunicação segura com os terminais de pagamento 4, 5.

[0031 ] No presente exemplo, o usuário beneficiário 1 não precisa se cadastrar no serviço de pagamento de nuvem 6. Isso permite que qualquer pessoa possa ser beneficiário de uma reserva de consumo realizada por um usuário pagador 2.

[0032] Alternativamente, é possível optar por uma obrigação de cadastro do usuário beneficiário 1 se for preferível que somente pessoas identificadas possam ser usuários beneficiários 1.

[0033] O usuário beneficiário 1 pode se cadastrar no serviço de pagamento de nuvem 6 por qualquer meio usual como, por exemplo, em um site Internet ligado ao serviço de pagamento de nuvem 6. Essa alternativa é representada por uma seta tracejada na figura 1. Nesse caso, o usuário beneficiário recebe um identificador de usuário beneficiário 7.

[0034] O identificador de usuário beneficiário 7 é uma cadeia de caracteres que identifica o usuário beneficiário 1 de maneira inequívoca. O identificador de usuário beneficiário 7 pode ser um número gerado pelo serviço de pagamento de nuvem 6 ou um número existente ligado ao usuário beneficiário 1 como, por exemplo, um número de cadastro de pessoa física gerado pela administração pública do país considerado, o número de telefone do usuário beneficiário 1 , ou um número de cartão de pagamento pertencendo ao usuário beneficiário 1.

[0035] Os terminais de pagamento 4, 5 são munidos cada um de um identificador de terminai de pagamento 8, 9 para se identificarem com o serviço de pagamento de nuvem 6. O serviço de pagamento de nuvem 6 se comunica somente com dispositivos de pagamento 4, 5 reconhecidos por ele e devidamente identificados por seu respetivo identificador de terminal de pagamento 8, 9. A comunicação entre o serviço de pagamento de nuvem 6 e os terminais de pagamento 4, 5 é cri ptog rafada segundo um nível de criptografia usual para a comunicação entre terminais de pagamento e autorizadores de pagamento. O processo proporciona assim uma segurança máxima. Nesse contexto, é possível usar, por exemplo, o esquema de gerenciamento de chaves DUKPT.

[0036] No presente exemplo, o usuário pagador 2 também não precisa se cadastrar no serviço de pagamento de nuvem 6. Isso permite que qualquer pessoa possa realizar uma reserva de consumo para o usuário beneficiário 1.

[0037] Alternativamente, é possível optar por uma obrigação de cadastro do usuário pagador 2, que seria realizado da mesma forma que para o usuário beneficiário 1 , se for preferível que somente pessoas identificadas possam realizar uma reserva de consumo para o usuário beneficiário 1. Essa alternativa é representada por uma seta tracejada na figura 1. Nesse caso, o usuário pagador 2 recebe um identificador de usuário pagador 10.

[0038] No presente exemplo, o segundo terminal de pagamento 5 é providenciado pelo comerciante 3. O comerciante 3 também não precisa se cadastrar no serviço de pagamento de nuvem 6. Isso permite que o usuário beneficiário 1 possa fazer compras em qualquer comerciante 3 com o montante que o usuário pagador 2 disponibilizou para ele. A única condição necessária ao comerciante 3 é que ele deve dispor de um terminal de pagamento 5 que seja reconhecido pelo serviço de pagamento de nuvem 6, ou seja, um terminal de pagamento 5 que disponha de um identificador de terminal de pagamento 9 aceito pelo serviço de pagamento de nuvem 6.

[0039] Alternativamente, é possível optar por uma obrigação de cadastro do comerciante 3, se for preferível que pagamentos com reserva de consumo possam ser somente realizados em comerciantes previamente credenciados, além de possuírem um terminal de pagamento 5 reconhecido pelo serviço de pagamento de nuvem 6. Essa alternativa é representada por uma seta tracejada na figura 1. Nesse caso, o cadastro do comerciante 3 pode ser realizado no serviço de pagamento de nuvem 6 por qualquer meio usual como, por exemplo, em um site Internet ligado ao serviço de pagamento de nuvem 6, de modo que o comerciante 3 receba um identificador de comerciante 1 1.

[0040] Na figura 1 , estão ilustrados dois exemplos de realização do primeiro terminal de pagamento 4: um dispositivo eletrônico que aceita cartões de pagamento 12 e um aparelho de comunicação móvel 13.

[0041 ] No caso do terminal de pagamento 4 ser um dispositivo eletrônico que aceita cartões de pagamento 12, esse dispositivo 12 é capaz de conectar-se ao serviço de pagamento de nuvem 6, por exemplo, por meio da rede celular ou de uma conexão de Internet por cabo ou wi-fi. Isto é semelhante ao tipo de terminal de pagamento clássico disponibilizado nas lojas de comerciantes.

[0042] No caso do terminal de pagamento 4 ser um aparelho de comunicação móvel 13, tal como um telefone celular de tipo "smar- tphone" ou um tablet, esse aparelho 13 inclui uma aplicação capaz de se conectar ao serviço de pagamento de nuvem 6 através dos meios de comunicação próprios do aparelho 13. Isso é uma nova geração de terminais de pagamento mais adequados a comerciantes individuais ou itinerantes.

[0043] Além dos dois exemplos dados acima, podem ser utilizados qualquer tipo de terminal de pagamento 4, desde que ele possa ser conectado ao serviço de pagamento de nuvem 6. Outro exemplo de terminal de pagamento 4 (não ilustrado) é um terminal de pagamento que está ligado a um dispositivo de frente de caixa do comerciante, o terminal de pagamento recebendo informações, tais como o preço a pagar, do dispositivo de frente de caixa; e todas as comunicações do terminal de pagamento com serviços rede sendo realizadas por meio do dispositivo de frente de caixa.

[0044] Do mesmo modo que o primeiro terminal de pagamento 4, o segundo terminal de pagamento 5 pode ser concretizado por diferentes tipos de terminal de pagamento, incluindo um dispositivo eletronico que aceita cartões de pagamento 14, ou um aparelho de comunicação móvel 15.

[0045] A figura 2 ilustra esquematicamente as operações visando realizar uma reserva de consumo.

[0046] O usuário pagador 2 se dirige até um local que disponibiliza um primeiro terminal de pagamento 4. Esse local pode ser uma loja usual ou qualquer outro lugar no qual o terminal de pagamento 4 está em acessível para o usuário pagador 2.

[0047] O usuário pagador 2 solicita no terminal de pagamento 4 a função de reserva de consumo 23 e entra na sequência os seguintes dados: o identificador de usuário beneficiário 7 e o valor de consumo 16. O valor de consumo 16 é o montante a ser disponibilizado para que o usuário beneficiário 7 possa fazer compras.

[0048] O terminal de pagamento 4 vai solicitar em seguida a ativa- ção de um meio de pagamento do usuário pagador 2. A ativação de um meio de pagamento do usuário pagador 2 se refere a todo meio de pagamento que é possível utilizar com um terminal de pagamento 4. O meio de pagamento mais comum é um cartão de pagamento, por exemplo, um cartão de débito ou crédito, que é lido pelo terminal de pagamento 4 e que requer eventualmente a digitação de uma senha pelo usuário pagador 2. No entanto, outros cartões usuais podem ser utilizados, tanto como sistemas de voucher ou de carteira eletrônica ("digital wallet").

[0049] O terminal de pagamento 4 vai em seguida comunicar com um autorizador de pagamento 18.

[0050] O autorizador de pagamento 18 é constituído por servidores de uma empresa responsável pela transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de pagamento. O papel desse tipo de empresa, presente no mercado, é de receber requisições de pagamentos emitidas por terminais de pagamento 4 e de se comunicar com as instituições financeiras e com as bandeiras de cartões de pagamento para transmitir os dados de pagamento de modo a obter a autorização da transação. Essa autorização permite o débito da conta bancária do usuário pagador 2.

[0051 ] O terminal de pagamento 4 vai comunicar ao autorizador de pagamento 18 um requerimento de pagamento 17 junto com o valor a pagar (o valor de consumo 16), o identificador de usuário beneficiário 7, e os dados relativos ao meio de pagamento do usuário pagador 2.

[0052] Opcionalmente, o terminal de pagamento 4 comunica também ao autorizador de pagamento 18 dados sobre a loja onde está localizado o terminal de pagamento 4, por exemplo, um identificador de loja de reserva 20.

[0053] O autorizador de pagamento 18 autoriza o pagamento com base nos elementos comunicados pelo terminal de pagamento 4. O autorizador de pagamento 18 comunica em seguida uma autorização de pagamento 19 ao terminal de pagamento 4, este último exibindo na sequência para o usuário pagador 2 que o pagamento foi devidamente autorizado.

[0054] Simultaneamente à comunicação da autorização de paga- mento 19, ou logo depois, o autorizador de pagamento 18 vai comunicar para o serviço de pagamento de nuvem 6 o identificador do usuário beneficiário 7, o valor de consumo 16, e o identificador do terminal de pagamento 8.

[0055] O serviço de pagamento de nuvem 6 armazena então uma reserva de consumo 21 que é vinculada ao identificador de usuário beneficiário 7. Na reserva de consumo estão gravados: o valor de consumo 16, o identificador de terminal de pagamento 8, e eventualmente o identificador da loja de reserva 20.

[0056] A reserva de consumo é assim realizada. O montante correspondente, ou seja, o valor de consumo 16 foi pago pelo usuário pagador mais ainda não foi utilizado para fazer compras. O ato de fazer compras com esse montante é denominado abaixo "pagar com a reserva de consumo 21 ".

[0057] Durante todo o processo de realização da reserva de consumo 21 , o eventual identificador de usuário pagador 10 pode ser comunicado do usuário pagador 2 ao terminal de pagamento 4, ao autorizador de pagamento 18, e ao serviço de pagamento de nuvem 6, ficando gravado na reserva de consumo 21 .

[0058] Do mesmo modo, durante todo o processo de realização da reserva de consumo 21 , o usuário pagador 2 pode opcionalmente definir uma senha de reserva no terminal de pagamento 4. Essa eventual senha de reserva pode servir para adicionar um nível suplementar de segurança e garantir que é bem o usuário beneficiário 1 que vai usar o montante da reserva de consumo 21. A eventual senha de reserva é comunicada ao autorizador de pagamento 18 e ao serviço de pagamento de nuvem 6, ficando gravada na reserva de consumo 21.

[0059] A figura 3 ilustra esquematicamente uma operação de pagamento com a reserva de consumo 21 que foi realizada em relação à figura 2. [0060] O usuário beneficiário 1 é em primeiro lugar informado do fato que uma reserva de consumo 21 foi realizada em seu favor. O usuário pagador 2 pode comunicar diretamente, por exemplo, com o seu telefone 22, com o usuário beneficiário 1 que, nesse exemplo, dispõe também de um telefone 29 e que recebe assim o valor de consumo 16 disponível para ele, e a senha de reserva opcional. O usuário beneficiário 1 pode também ser informado diretamente pelo serviço de pagamento de nuvem 6. Por exemplo, o serviço de pagamento de nuvem 6 pode enviar uma mensagem no telefone 29 do usuário beneficiário 1 logo que uma reserva de consumo 21 for armazenada em favor do usuário beneficiário 1 .

[0061 ] O usuário beneficiário 1 se dirige então para o comerciante 3 e seleciona as compras que ele deseja realizar com a reserva de consumo 21 .

[0062] O comerciante 3 é uma pessoa física ou jurídica que está habilitada a vender produtos ou serviços. O comerciante 3 pode ser, por exemplo, um indivíduo que vende um produto ou presta um serviço, uma pequena loja, um supermercado ("loja física"). O comerciante 3 pode ser também, por exemplo, um site Internet de comércio eletrô- nico ou outro tipo de dispositivo de compra através de uma rede ele- trônica ("Soja virtual").

[0063] As compras que o usuário beneficiário selecionar podem ser portanto qualquer produto ou serviço à venda em uma loja física ou em uma loja virtual.

[0064] O usuário beneficiário 1 consolida uma transação no comerciante 3. A consolidação da transação é realizada depois de o usuário beneficiário 1 ter escolhido os artigos ou serviços que deseja comprar.

[0065] Se o comerciante 3 for uma loja física, consolidar uma transação corresponde à ação de registrar os artigos ou os serviços esco- Ihidos pelo usuário beneficiário 1 em um dispositivo de frente de caixa do comerciante 3. Em um supermercado, isso é realizado quando o usuário beneficiário 1 passa no caixa. Em lojas de porte menor, ou em comerciantes individuais, isso pode ser realizado através do registro manual dos artigos ou serviços no dispositivo de frente de caixa ou no terminal de pagamento 5.

[0066] Se o comerciante 3 for uma loja física, ele pode também consolidar a venda por meio de um sistema de frente de caixa de nuvem. Um sistema de frente de caixa de nuvem usual inclui um dispositivo físico de frente de caixa ligado por meio de uma rede a um programa de caixa que está na nuvem, ou seja, em um servidor remoto. Isso permite a simplificação do dispositivo físico de frente de caixa e facilita a manutenção do programa de caixa no servidor remoto. Se um sistema de frente de caixa de nuvem for usado pelo comerciante 3, uma opção vantajosa consiste em hospedar o programa de caixa dire- tamente no serviço de pagamento de nuvem 6.

[0067] Se o comerciante 3 for uma loja virtual, consolidar uma transação corresponde ao fato de o usuário beneficiário 1 ir para a página de conclusão da venda depois de ter selecionado os produtos ou serviços desejados.

[0068] A consolidação da transação é finalizada com a comunicação ao terminal de pagamento 5 do comerciante 3 do valor da transação consolidada 26, a pagar pelo usuário beneficiário 1. Essa comunicação pode ser realizada, por exemplo, por digitação direta do valor da transação consolidada 26 no terminal de pagamento 5 pelo comerciante 3, ou pelo dispositivo de frente de caixa do comerciante 3 que realiza essa comunicação automaticamente.

[0069] Para pagar o valor da transação consolidada 26, o usuário beneficiário 1 solicita no terminal de pagamento 5 do comerciante 3 a função de pagamento por reserva de consumo 24 e comunica ao ter- minai de pagamento 5 o seu identificador de usuário beneficiário 7. Tal comunicação pode ser realizada, por exemplo, digitando o identificador de usuário beneficiário 7, digitando a senha de reserva (no caso em que o usuário pagador 2 definiu tal senha de reserva), lendo um cartão de identificação, ou ainda escaneando um código de barras bidimensional ("QR code") que pode estar memorizado no telefone celular do usuário beneficiário 1.

[0070] Como outro exemplo, o usuário beneficiário 1 pode se identificar inserindo o seu próprio cartão de pagamento no terminal de pagamento 5 (o cartão de pagamento é usado nesse caso somente para identificar o usuário beneficiário 1 , e não para pagar). Todos esses exemplos de comunicação do identificador de usuário beneficiário 7 ao terminal de pagamento 5 podem ser executados diretamente no terminal de pagamento 5 ou por meio do dispositivo de frente de caixa do comerciante 3 que está ligado ao terminal de pagamento 5.

[0071 ] O terminal de pagamento 5 comunica em seguida ao serviço de pagamento de nuvem 6 um requerimento de pagamento por reserva de consumo 25 junto com o identificador de usuário beneficiário 7, o valor da transação consolidada 26, e o seu próprio identificador de terminal de pagamento 9.

[0072] Ao receber o requerimento de pagamento por reserva de consumo 25, o serviço de pagamento de nuvem 6 estabelece a relação entre esse requerimento 25 e a reserva de consumo 21 que foi anteriormente armazenada com o mesmo identificador de usuário beneficiário 7. O serviço de pagamento de nuvem 6 verifica desse modo que o requerimento de pagamento por reserva de consumo 25 pode ser cumprido.

[0073] O serviço de pagamento de nuvem 6 comunica em seguida para o terminal de pagamento 5 uma confirmação de pagamento 27 e define um novo valor de consumo atualizado 28 deduzindo o valor da transação consolidada 26 do valor de consumo 16.

[0074] O novo valor de consumo atualizado 28 fica no serviço de pagamento de nuvem 6, armazenado junto com a reserva de consumo 21 , para uma próxima compra do usuário beneficiário 1.

[0075] No presente exemplo, o primeiro terminal de pagamento 4 e o segundo terminal de pagamento 5 foram descritos como dois terminais distintos. Porém, em uma concretização alternativa, esses dois terminais de pagamento 4, 5 podem ser o mesmo terminal de pagamento, sendo que o usuário pagador 2 realiza a reserva de consumo 21 na mesma loja onde o usuário beneficiário 1 realiza o pagamento por reserva de consumo.

[0076] Um terminal de pagamento 4, 5 que é apto à função de reserva de consumo 23 e à função de pagamento por reserva de consumo 24 inclui um modulo de conexão a um serviço de pagamento de nuvem (6), e inclui ainda:

- um periférico de entrada apto para um usuário 1 , 2 se identificar com o seu respectivo identificador de usuário 7, 10;

- um módulo de reserva de consumo apto a comunicar com o autorizador de pagamento 18 através do serviço de pagamento de nuvem 6; e

- um módulo de pagamento por reserva de consumo apto a comunicar com o serviço de pagamento de nuvem 6.

[0077] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.