Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TRANSACTION CREDIT AND PAYMENT METHOD IN A CLOUD PAYMENT SERVICE, AND PAYMENT TERMINAL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/041153
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention pertains to the technical field of payment means. The invention relates to a transaction credit and payment method in a cloud payment service (4), including the following steps: the merchant (2) communicates the buyer identifier (9), the merchant identifier (10) and transaction data (8) which include the total transaction price to the cloud payment service (4); the cloud payment service (4) stores a transaction credit (12) that is linked to the buyer identifier (9) and in which the transaction data (8) are recorded. The present invention also relates to a payment terminal.

Inventors:
DO NASCIMENTO RAFAEL (BR)
DE MELO FARIA RENATO (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050221
Publication Date:
March 16, 2017
Filing Date:
September 06, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
CIELO S A (BR)
International Classes:
G06Q20/20; G06Q20/18; G06Q20/22
Foreign References:
US8615439B22013-12-24
US20050234820A12005-10-20
Other References:
LEITE, P.: "DDA tem mais de 3 milhões de cadastros, mas ainda'sofre' com falta de boletos", Retrieved from the Internet
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Processo de reserva de transação e de pagamento em um serviço de pagamento de nuvem (4), caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:

um comerciante (2) é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem (4) com um identificador de comerciante (10);

um comprador (1 ) consolida uma transação com o comerciante (2) comunicando um identificador de comprador (9) ao comerciante (2);

o comerciante (2) comunica para o serviço de pagamento de nuvem (4) o identificador de comprador (9), o identificador de comerciante (10), e dados de transação (8) que incluem o preço total da transação;

o serviço de pagamento de nuvem (4) armazena uma reserva de transação (12) que é vinculada ao identificador de comprador (9) e onde são gravados os dados de transação (8);

o comprador (1 ) se identifica em um terminal de pagamento (3) com seu identificador de comprador (9);

o terminal de pagamento (3) comunica ao serviço de pagamento de nuvem (4) um requerimento de status (13) junto com o identificador de comprador (9) e com o seu próprio identificador de terminal de pagamento (1 1 );

o serviço de pagamento de nuvem (4) comunica ao terminal de pagamento (3) a lista das reservas de transação armazenadas (14) que estão vinculadas a esse identificador de comprador (9);

o comprador (1 ) seleciona a reserva de transação (12) a pagar no terminal de pagamento (3);

o comprador (1 ) ativa o seu meio de pagamento;

o terminal de pagamento (3) comunica um requerimento de pagamento (15) diretamente a um autorizador de pagamento (7);

o autorizador de pagamento (7) comunica para o terminal de pagamento (3) uma autorização de pagamento (16);

o serviço de pagamento de nuvem (4) realiza uma atualização de status com base nas informações obtidas na autorização de pagamento (16).

2. Processo de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que os dados de transação (8) incluem ainda a descrição dos produtos ou serviços envolvidos na consolidação da transação, e a data e a hora da consolidação da transação.

3. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o terminal de pagamento (3) está disponibilizado em uma loja física.

4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o terminal de pagamento (3) é um dispositivo eletrônico que aceita cartões de pagamento (5).

5. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o terminal de pagamento (3) é um aparelho de comunicação móvel (6).

6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que a ativação do meio de pagamento do comprador (1 ) é realizada pela leitura de um cartão de pagamento do comprador (1 ) e digitação de senha.

7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6, caracterizado pelo fato de que a loja física que está disponibilizado o terminal de pagamento (3) é o comerciante (2), ou seja, a reserva de transação (12) e o pagamento são realizados no mesmo lugar.

8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6, caracterizado pelo fato de que a loja física onde está disponibilizado o terminal de pagamento (3) é uma loja diferente do comerciante (2), ou seja, a reserva de transação (12) e o pagamento são realizados em lugares diferentes.

9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o comprador (1 ) comunica o seu identificador de comprador (9) ao comerciante (2) por digitação ou por escaneagem de código de barras.

10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, carac- terizado pelo fato de que o comprador (1 ) se identifica no terminal de pagamento (3) com seu identificador de comprador (9) por digitação ou por escaneagem de código de barras.

1 1 . Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o comerciante (2) é uma loja física.

12. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o comerciante (2) é uma loja virtual.

13. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que a consolidação da transação é realizada em um sistema de frente de caixa em nuvem do comerciante (2).

14. Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o programa de caixa do sistema de frente de caixa em nuvem está hos- pedado diretamente no serviço de pagamento de nuvem (4).

15. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que inclui as seguintes etapas suplementares, relativas a uma consulta de transações realizada pelo comerciante (2):

o comerciante (2) comunica ao serviço de pagamento de nuvem (4) um re- querimento de transações (18) junto com o seu identificador de comerciante (10);

o serviço de pagamento de nuvem (4) comunica em retorno para o comerciante (2) um inventário de reservas de transação (19), que é uma lista de todas as reservas de transação que estão vinculadas ao identificador de co- merciante (10).

16. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de que inclui uma etapa de cadastro prévio na qual o comprador (1 ) é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem (4) com o seu identificador de comprador (9).

17. Terminal de pagamento (5) que inclui um módulo de conexão a um serviço de pagamento de nuvem (4), caracterizado pelo fato de que inclui:

um periférico de entrada apto para um comprador (1 ) se identificar com um identificador de comprador (9);

um mostrador apto a exibir uma lista de reservas de transação armazenadas (14) no serviço de pagamento de nuvem (4) com esse identificador de comprador (9);

um módulo de ativação de meio de pagamento; e um módulo de conexão direta a um autorizador de pagamento (7) apto a realizar o pagamento de pelo menos uma reserva de transação (12) seleciona- da pelo comprador (1 ).

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "Processo de reserva de transação e de pagamento em um serviço de pagamento de nuvem e terminal de pagamento".

[001 ] A presente invenção refere-se a dispositivos e processos para realizar e pagar compras em um comerciante.

Descrição do estado da técnica

[002] O documento WO2014/053584 descreve um processo de pagamento que é chamado de "processo de pagamento de nuvem" e que é capaz de realizar o pagamento das compras de um usuário no caixa de uma loja. O usuário dispõe de um terminal móvel que recebe um pedido de confirmação da transação que está sendo realizada no caixa. O usuário confirma a transação no seu terminal móvel que poderá ser, por exemplo, seu telefone celular onde foi instalado um aplicativo.

[003] O documento declara que a transação não envolve nenhum ter- minai de pagamento, e que o usuário confirma a transação no seu telefone do tipo "smartphone" ou em um dispositivo portátil similar.

[004] O processo descrito necessita que o usuário disponha de um smartphone ou similar e só permite que o pagamento seja realizado na própria loja, logo depois das compras serem contabilizadas no caixa. É um sis- tema de pagamento que simplesmente usa o smartphone, ou similar, do usuário para realizar o pagamento, em vez de usar um terminal de pagamento pertencendo ao comerciante.

Breve descrição da invenção

[005] O propósito da presente invenção é melhorar os processos e os dispositivos conhecidos para realizar transações de maneira mais flexível e segura.

[006] Com esse efeito, a invenção está relacionada com um processo de reserva de transação e de pagamento em um serviço de pagamento de nuvem, que inclui as seguintes etapas:

um comerciante é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem com um identificador de comerciante; um comprador consolida uma transação com o comerciante comunicando um identificador de comprador ao comerciante;

o comerciante comunica para o serviço de pagamento de nuvem o identificador de comprador, o identificador de comerciante, e dados de transação que incluem o preço total da transação;

o serviço de pagamento de nuvem armazena uma reserva de transação que é vinculada ao identificador de comprador e onde são gravados os dados de transação;

o comprador se identifica em um terminal de pagamento com seu identifica- dor de comprador;

o terminal de pagamento comunica ao serviço de pagamento de nuvem um requerimento de status junto com o identificador de comprador e com o seu próprio identificador de terminal de pagamento;

o serviço de pagamento de nuvem comunica ao terminal de pagamento a lista das reservas de transação armazenadas que estão vinculadas a esse identificador de comprador;

o comprador seleciona a reserva de transação a pagar no terminal de pagamento;

o comprador ativa o seu meio de pagamento;

o terminal de pagamento comunica um requerimento de pagamento direta- mente a um autorizador de pagamento;

o autorizador de pagamento comunica para o terminal de pagamento uma autorização de pagamento;

o autorizador de pagamento e o serviço de pagamento de nuvem comuni- cam para registrar no serviço de pagamento de nuvem que a reserva de transação foi paga.

[007] Outro objeto da invenção é um terminal de pagamento que inclui um módulo de conexão a um serviço de pagamento de nuvem, e que inclui ainda:

um periférico de entrada apto para um comprador se identificar com um identificador de comprador; um mostrador apto a exibir uma lista de reservas de transação armazenadas no serviço de pagamento de nuvem com esse identificador de comprador; um módulo de ativação de meio de pagamento; e

um módulo de conexão direta a um autorizador de pagamento apto a realizar o pagamento de pelo menos uma reserva de transação selecionada pelo comprador.

[008] A invenção permite a realização de transações entre compradores e comerciantes de modo flexível e seguro. É introduzida a noção de reserva de transação que abre mais possibilidades de pagamento para o com- prador. O nível de segurança já conhecido de pagamento por terminal móvel do comerciante é mantido. O processo de acordo com a invenção não utiliza qualquer aparelho do comprador, nem aplicativos a serem instalados pelo comprador. Esses aparelhos e aplicativos pertencentes ao comprador não atingem o grau de segurança fornecido por um terminal de pagamento pro- fissional e certificado, como o pertencente ao comerciante. Desse modo, a invenção permite uma grande flexibilidade quanto ao lugar e ao momento do pagamento, com o máximo de segurança.

[009] O fato de o comprador poder realizar uma reserva de transação permite-lhe pagar no momento da compra, se houver condições para realizar o pagamento, ou em outro momento e em outro lugar.

[0010] Em qualquer terminal de pagamento implementando a invenção, o comprador pode se identificar e obter a lista de reservas de transação vinculadas ao seu identificador de comprador, ou seja, a lista das reservas de pagamento que foram realizadas anteriormente pelo comprador. O compra- dor pode, assim, pagar e finalizar as reservas de transação que ele selecio- na.

[001 1 ] Um comprador pode, por exemplo, realizar uma reserva de transação em um comerciante e pagar em outro lugar onde um terminal de pagamento está disponível.

[0012] Vários cenários são assim possibilitados para um comprador.

[0013] O comprador pode efetuar uma reserva de transação em uma loja física. Logo depois da reserva de transação, o comprador pode pagar diretamente com um terminal de pagamento dessa loja física. O comprador pode também optar por pagar mais tarde, nessa mesma loja, com o terminal de pagamento dela. O comprador pode também pagar mais tarde, em outra loja que possua um terminal de pagamento de acordo com a invenção.

[0014] Além disso, o comprador pode efetuar uma reserva de transação em uma loja virtual. Logo depois da reserva de transação, o comprador pode pagar diretamente com um terminal de pagamento se ele estiver em um lugar que possua um terminal de pagamento de acordo com a invenção. É o caso, por exemplo, se o comprador estiver em um lugar do tipo "cybercafé" equipado com terminais de pagamento. O comprador pode também pagar mais tarde, em outra loja que possua um terminal de pagamento de acordo com a invenção.

[0015] Uma vantagem particular da invenção é obtida no caso de o comprador realizar uma reserva de transação em uma loja física e pagar diretamente com o terminal de pagamento desse comerciante. Nesse caso, a integração entre o dispositivo de frente de caixa do comerciante e o terminal de pagamento do comerciante é simplificada como explicado abaixo.

[0016] Existem soluções no estado da técnica para um comerciante dispor em uma loja física de um terminal de pagamento ligado a um disposi- tivo de frente de caixa da loja. Nessas soluções do estado da técnica, quando o dispositivo de frente de caixa escaneia e contabiliza os artigos e estabelece o valor total a pagar, uma ligação entre o terminal de pagamento e o dispositivo de frente de caixa permite exibir diretamente no terminal de pagamento o preço a pagar e o comprador pode, em seguida, inserir o seu car- tão de pagamento no terminal de pagamento que está pronto para o pagamento, sem que seja necessário um operador digitar no terminal de pagamento o valor a pagar. Porém, esses sistemas necessitam que os dispositivos de frente de caixa, os terminais de pagamento, e os respectivos programas sejam compatíveis. Esse material tem, consequentemente, um custo elevado. Essas soluções são, portanto, reservadas a lojas de grande porte. Atualmente, as lojas menores só podem alcançar terminais de pagamento manuais, que não estão ligados a dispositivos de frente de caixa e no qual um operador tem que digitar manualmente o valor a pagar.

[0017] Nesse contexto onde o comerciante é uma loja física, a invenção permite ao comerciante dispor de uma integração entre o dispositivo de fren- te de caixa e o terminal de pagamento, sem requerer que eles sejam compatíveis entre si. Basta que, por um lado, o terminal de pagamento, e por outro lado, o dispositivo de frente de caixa, possam se comunicar cada um pela rede com o serviço de pagamento de nuvem. O terminal de pagamento vai poder se comunicar com o dispositivo de frente de caixa através do disposi- tivo de pagamento de nuvem. O terminal de pagamento é assim capaz de exibir o preço a pagar sem estar fisicamente ligado aos dispositivos de venda do comerciante. A ligação entre os dispositivos de venda do comerciante e o terminal de pagamento é realizada através do serviço de pagamento de nuvem, sem necessidade de equipamentos compatíveis entre si.

[0018] Essa solução de integração proporcionada pela invenção resulta em terminais de pagamento e dispositivos de frente de caixa integrados, com custo reduzido, e adequados tanto a lojas de grande ou médio porte como a lojas de pequeno porte e a comerciantes independentes. Todos podem assim dispor de um serviço de integração com custo reduzido, mas que é idêntico, do ponto de vista do comprador, aos melhores serviços de integração que eram anteriormente onerosos.

[0019] Ademais, considerando as operações de manutenção, a troca de um dispositivo defeituoso, frente de caixa ou terminal de pagamento, pode ser realizada por qualquer outro equipamento que seja apto a se comunicar com o serviço de pagamento de nuvem. A troca não necessita usar aparelhos da mesma marca e compatíveis entre si, o que facilita e diminui os custos da manutenção e da atualização do equipamento.

[0020] Características preferidas que podem complementar o processo de acordo com a invenção são a seguir indicadas. O processo pode incluir uma dessas características ou um conjunto dessas características combinadas. [0021 ] Os dados de transação incluem ainda a descrição dos produtos ou serviços envolvidos na consolidação da transação, e a data e a hora da consolidação da transação.

[0022] O terminal de pagamento está disponibilizado em uma loja física.

[0023] O terminal de pagamento é um dispositivo eletrônico que aceita cartões de pagamento.

[0024] O terminal de pagamento é um aparelho de comunicação móvel.

[0025] A ativação do meio de pagamento do comprador é realizada pela leitura de um cartão de pagamento do comprador e digitação de senha.

[0026] A loja física onde está disponibilizado o terminal de pagamento é o comerciante, ou seja, a reserva de transação e o pagamento são realizados no mesmo lugar.

[0027] Alternativamente, a loja física onde está disponibilizado o terminal de pagamento é uma loja diferente do comerciante, ou seja, a reserva de transação e o pagamento são realizados em lugares diferentes.

[0028] O comprador comunica o seu identificador de comprador ao comerciante por digitação ou por escaneagem de código de barras.

[0029] O comprador se identifica no terminal de pagamento com seu identificador de comprador por digitação ou por escaneagem de código de barras.

[0030] O comerciante é uma loja física. Alternativamente, o comerciante é uma loja virtual.

[0031 ] A consolidação da transação é realizada em um sistema de frente de caixa em nuvem do comerciante.

[0032] O programa de caixa do sistema de frente de caixa em nuvem está hospedado diretamente no serviço de pagamento de nuvem.

[0033] O processo inclui as seguintes etapas suplementares, relativas a uma consulta de transações realizada pelo comerciante:

- o comerciante comunica ao serviço de pagamento de nuvem um requeri- mento de transações junto com o seu identificador de comerciante; - o serviço de pagamento de nuvem comunica em retorno para o comerciante um inventário de reservas de transação, que é uma lista de todas as reservas de transação que estão vinculadas ao identificador de comerciante.

[0034] O processo inclui opcionalmente uma etapa de cadastro prévio na qual o comprador é cadastrado no serviço de pagamento de nuvem com o seu identificador de comprador.

Descrição resumida das figuras

[0035] A invenção é explicada abaixo pela descrição de um modo preferido de realização, exemplificado pelas figuras, nas quais:

- a figura 1 representa esquematicamente as partes integrantes de um serviço de pagamento de nuvem de acordo com a invenção;

- a figura 2 representa um comprador realizando uma reserva de transação em um comerciante, de acordo com a invenção;

- a figura 3 representa o comprador da figura 2 realizando o pagamento da reserva de transação;

- a figura 4 representa um comerciante realizando uma consulta do status de uma reserva de transação de acordo com a invenção.

Descrição detalhada das figuras

[0036] A invenção é relativa à realização de transações entre um com- prador e um comerciante.

[0037] A figura 1 representa esquematicamente um comprador 1 , um comerciante 2, um terminal de pagamento 3 e um serviço de pagamento de nuvem 4.

[0038] Para poder utilizar o serviço, um comprador 1 dispõe de um identificador de comprador 9. O identificador de comprador 9 é uma cadeia de caracteres que identifica o comprador 1 de maneira inequívoca. O identificador de comprador 9 pode ser um número gerado pelo serviço de pagamento de nuvem 4 ou um número existente ligado ao comprador como, por exemplo, um número de cadastro de pessoa física gerado pela administra- ção pública do país considerado, ou o número de telefone do comprador 1 .

[0039] O comerciante 2 é uma pessoa física ou jurídica que está habilitada a vender produtos ou serviços. O comerciante 2 pode ser, por exemplo, um indivíduo que vende um produto ou presta um serviço, uma pequena loja, um supermercado (referidos a seguir como "loja física"). O comerciante 2 pode ser também, por exemplo, um site da Internet de comércio eletrônico ou outro tipo de dispositivo de compra através de uma rede eletrônica (refe- ridos a seguir como "loja virtual").

[0040] Para poder utilizar o serviço, o comerciante 2 cadastra-se no serviço de pagamento de nuvem 4 e recebe um identificador de comerciante 10. O identificador de comerciante 10 é uma cadeia de caracteres que identifica o comerciante 2 de maneira inequívoca. O comerciante 2 precisa se ca- dastrar somente uma vez. Depois de ele receber o seu identificador de comerciante 10, o comerciante 2 fica apto a realizar todas as transações oportunas com o serviço de pagamento de nuvem 4.

[0041 ] Tanto o comerciante como o comprador podem se cadastrar por qualquer meio usual como, por exemplo, em um site da Internet ligado ao serviço de pagamento de nuvem 4.

[0042] Na figura 1 estão ilustrados dois exemplos de terminal de pagamento 3: um dispositivo eletrônico que aceita cartões de pagamento 5 e um aparelho de comunicação móvel 6.

[0043] No caso do terminal de pagamento 3 ser um dispositivo eletrôni- co que aceita cartões de pagamento 5, esse dispositivo 5 é capaz de conec- tar-se ao serviço de pagamento de nuvem 4, por exemplo, por meio da rede de telefonia fixa, telefonia celular, de uma conexão de Internet por cabo ou wi-fi. Isto é, semelhante ao tipo de terminal de pagamento clássico disponibilizado nas lojas de comerciantes.

[0044] No caso do terminal de pagamento 3 ser um aparelho de comunicação móvel 6, tal como um telefone celular de tipo "smartphone" ou um tablet, esse aparelho 6 inclui uma aplicação capaz de se conectar ao serviço de pagamento de nuvem 4 através dos meios de comunicação próprios do aparelho 6. Isso é uma nova geração de terminais de pagamento mais ade- quados a comerciantes individuais ou itinerantes.

[0045] Além dos dois exemplos dados acima, podem ser utilizados qualquer tipo de terminal de pagamento 3 disponível no comerciante 2, des- de que ele possa ser conectado ao serviço de pagamento de nuvem 4 e a um autorizador de pagamento.

[0046] Cada terminal de pagamento 3 é munido de um identificador de terminal de pagamento 1 1 para se identificar com o serviço de pagamento de nuvem 4.

[0047] O serviço de pagamento de nuvem 4 é assim capaz de cadastrar

0 comerciante 2 e opcionalmente o comprador 1 . O terminal de pagamento 3 não precisa de cadastro e é dotado de um identificador de terminal de pagamento 1 1 que permite ao serviço de pagamento de nuvem 4 reconhecer o terminal de pagamento 3.

[0048] O serviço de pagamento de nuvem 4 inclui pelo menos um servidor ligado a uma rede permitindo a comunicação segura com o comerciante 2 e o terminal de pagamento 3. Essa rede pode ser, por exemplo, uma rede privada dedicada, uma rede telefónica, ou uma rede privada virtual passando por uma rede pública tal como a Internet.

[0049] Frisa-se que o exemplo aqui descrito refere-se a um único comprador 1 , a um único comerciante 2, e a um único terminal de pagamento 3. Isso permite explicar de maneira simples uma transação envolvendo essas diferentes entidades. Porém, os processos e os dispositivos de acordo com a invenção são capazes de funcionar com uma pluralidade de compradores

1 e de comerciantes 2, e com uma pluralidade de terminais de pagamento 3, cada comerciante 2 podendo ter um ou vários terminais de pagamento 3.

[0050] A figura 2 representa esquematicamente um processo de reserva de transação envolvendo o comprador 1 , o comerciante 2, o serviço de pagamento de nuvem 4 e um autorizador de pagamento 7.

O autorizador de pagamento 7 é constituído por servidores de uma empresa responsável pela transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de pagamento. A função desse tipo de empresa, presente no mercado é de receber requisições de pagamentos emitidas por terminais de paga- mento 3 e se comunicar com as instituições financeiras e com as bandeiras de cartões de pagamento para transmitir os dados de pagamento de modo a obter a autorização da transação. Essa autorização permite que os respecti- vos bancos transfiram o valor da transação da conta bancaria do comprador 1 para a conta bancária do comerciante 2, concluindo a operação de pagamento.

[0051 ] Segundo o processo representado na figura 2, o comprador 1 consolida uma transação no comerciante 2 comunicando o seu identificador de comprador 9.

[0052] A consolidação da transação é realizada depois de o comprador

1 ter escolhido os artigos ou serviços que deseja comprar.

[0053] Se o comerciante 2 for uma loja física, consolidar uma transação corresponde à ação de registrar os artigos ou os serviços escolhidos pelo comprador 1 em um dispositivo de frente de caixa do comerciante 2. Em um supermercado, isso é realizado quando o comprador 1 passa no caixa. Em lojas de porte menor, ou em comerciantes individuais, isso pode ser realizado através do registro manual dos artigos ou serviços no dispositivo de fren- te de caixa.

[0054] Se o comerciante 2 for uma loja física, ele pode também consolidar a venda por meio de um sistema de frente de caixa de nuvem. Um sistema de frente de caixa de nuvem usual inclui um dispositivo físico de frente de caixa ligado por meio de uma rede a um programa de caixa que está na nuvem, ou seja, em um servidor remoto. Isso permite a simplificação do dispositivo físico de frente de caixa e facilita a manutenção do programa de caixa no servidor remoto. Se um sistema de frente de caixa de nuvem for usado, uma opção vantajosa consiste em hospedar o programa de caixa direta- mente no serviço de pagamento de nuvem 4.

[0055] Se o comerciante 2 for uma loja virtual, consolidar uma transação corresponde ao fato de o comprador 1 ir para a página de conclusão da venda depois de ter selecionado os produtos ou serviços desejados.

[0056] Nesta fase de consolidação da transação, o comprador comunica ao comerciante 2 o seu identificador de comprador 9. Tal comunicação pode ser realizada oralmente ou por modo eletrônico, por exemplo, digitando o identificador de comprador 9, ou lendo com o dispositivo frente de caixa um cartão de identificação, ou ainda escaneando com o dispositivo de frente de caixa um código de barras bidimensional ("QR code") que pode estar memorizado no telefone celular do comprador 1 .

[0057] O comerciante 2 dispõe assim, por um lado, do identificador de comprador 9 e, por outro lado, de dados de transação 8 que incluem pelo menos o preço total da transação. Além do preço total da transação, os dados de transação 8 podem também incluir, por exemplo, a descrição dos artigos ou serviços escolhidos com seus números de identificação e preços individuais, informações sobre a data e hora da consolidação, ou qualquer outra informação que seja útil para caracterizar a reserva de transação.

[0058] O comerciante 2 comunica depois ao serviço de pagamento de nuvem 4 o identificador de comprador 9, o identificador de comerciante 10, e os dados de transação 8. Esta operação é realizada por meio de um computador ou de um dispositivo de frente de caixa pertencendo ao comerciante 2 e que se comunica pela rede com o serviço de pagamento de nuvem 4.

[0059] Ao receber a comunicação do comerciante 2, o serviço de pagamento de nuvem 4 armazena uma reserva de transação 12 que é vinculada com o identificador de comprador 9 e com o identificador de comerciante 10 e onde são gravados os dados de transação 8.

[0060] Nesta etapa, o pagamento da transação ainda não foi realizado. O serviço de pagamento de nuvem 4 ainda não se comunicou com o autori- zador de pagamento 7. Esta etapa é uma reserva de transação e não uma operação de compra.

[0061 ] A reserva de transação 12 fica armazenada no serviço de pagamento de nuvem 4 para que o comprador 1 tenha a possibilidade de esco- lher o momento para pagar. No momento em que o comprador 1 pagar, a reserva de transação 12 será convertida em uma transação finalizada.

[0062] O comprador 1 pode então escolher pagar logo depois da reserva de transação 12 ter sido criada, se ele tiver acesso a um terminal de pagamento 3, ou mais tarde, em um lugar onde terá acesso a um terminal de pagamento 3.

[0063] A figura 3 ilustra as etapas do processo relativas à consulta e pagamento da reserva de transação 12, que são iniciadas pelo comprador 1 . [0064] O comprador pode realizar as etapas descritas abaixo em qualquer terminal de pagamento 3 aceito pelo serviço de pagamento de nuvem 4. O terminal de pagamento 3 pode ser, por exemplo, disponibilizado em qualquer loja, ou seja, na loja onde o comprador 1 fez a reserva de transa- ção ou em qualquer outra loja.

[0065] Em todos os casos, o comprador 1 identifica-se no terminal de pagamento 3 comunicando o seu identificador de comprador 9, por exemplo, digitando diretamente o identificador de comprador 9 em um teclado do terminal de pagamento 3, ou lendo com o terminal de pagamento 3 um cartão de identificação, ou ainda escaneando com o terminal de pagamento 3 um código de barras bidimensional ("QR code") que pode estar memorizado no telefone celular do comprador 1 .

[0066] A seguir, o terminal de pagamento 3 vai comunicar para o serviço de pagamento de nuvem 4 um requerimento de status 13 junto com esse identificador de comprador 9 e com o seu próprio identificador de terminal de pagamento 1 1 .

[0067] O serviço de pagamento de nuvem 4, ao receber o identificador de terminal de pagamento 1 1 , identifica o terminal de pagamento 3 como um terminal de pagamento aceito e que tem assim a autorização de receber in- formações do serviço de pagamento de nuvem 4.

[0068] Em resposta ao requerimento de status 13, o serviço de pagamento de nuvem 4 comunica ao terminal de pagamento 3 a lista das reservas de transação armazenadas 14 que estão vinculadas ao identificador de comprador 9 que lhe foi comunicado.

[0069] No referido exemplo, o comprador 1 realizou somente uma reserva de transação 12, para simplificar a descrição. Entretanto, o comprador 1 poderá ter realizado várias reservas de transação 12 em diferentes lojas, sejam elas lojas físicas ou lojas virtuais. A lista das reservas de transação armazenadas 14 que é comunicada pelo serviço de pagamento de nuvem 4 inclui todas as reservas de transação 12 que foram anteriormente realizadas pelo comprador 1 identificado por seu identificador de comprador 9. [0070] Ao receber essa lista das reservas de transação armazenadas 14, o terminal de pagamento 3 exibe em sua tela todas as reservas de transação 12.

[0071 ] Para cada reserva de transação 12 da lista de transações arma- zenadas 14, o comprador 1 pode exibir no terminal de pagamento 3 os detalhes disponíveis para essa reserva de transação.

[0072] O comprador 1 pode também escolher cancelar uma ou várias transações no terminal de pagamento 3, mas só se ele estiver com o terminal de pagamento 3 de uma loja física na qual ele acabou de consolidar a venda, ou seja, se o comprador 1 estiver com a possibilidade de devolver as compras. Se uma reserva de transação 12 foi efetuada anteriormente em uma loja virtual ou em outra loja física distinta da loja na qual o comprador 1 está pagando, o terminal de pagamento não vai propor a opção de cancelamento da reserva de transação.

[0073] O comprador 1 pode também optar pelo pagamento de uma ou várias reservas de transação 12 selecionadas. Nesse caso, o terminal de pagamento 3 vai iniciar a operação de pagamento comunicando diretamente com o autorizador de pagamento 7. O terminal de pagamento 3 vai solicitar ao comprador 1 a ativação do seu meio de pagamento e, através do serviço de pagamento de núvem 4, vai comunicar ao autorizador de pagamento 7 um requerimento de pagamento 15 que inclui o valor a pagar (o preço total de transação selecionada) e os dados relativos ao meio de pagamento do comprador 1 .

[0074] A ativação do meio de pagamento do comprador 1 se refere a todo meio de pagamento que é possível se utilizar com um terminal de pagamento 3. O meio de pagamento mais comum é um cartão de pagamento, por exemplo, um cartão de débito ou crédito, que é lido pelo terminal de pagamento 3 e eventualmente com digitação de senha pelo comprador 1 . Tal cartão pode ser, por exemplo, um cartão magnético ou um cartão inteligente equipado com chip que pode funcionar com contato ou sem contato. No entanto, pode ser utilizado qualquer cartão de pagamento de outra tecnologia. Outros sistemas usuais de pagamento podem também ser utilizados, tanto como sistemas de voucher ou de carteira eletrônica ("digital wallet").

[0075] Em todos os casos, o autorizador de pagamento 7 recebe os elementos necessários para realizar o pagamento do valor relativo à reserva de transação 12 selecionada.

[0076] O autorizador de pagamento 7 autoriza o pagamento com base nos elementos comunicados pelo terminal de pagamento 5. O autorizador de pagamento 7 comunica em seguida uma autorização de pagamento 16 ao terminal de pagamento 3, através do serviço de pagamento de nuvem 4, es- te último exibindo na sequência para o comprador 1 que o pagamento foi devidamente autorizado.

[0077] Depois de o pagamento ter sido autorizado, o serviço de pagamento de nuvem 4 realiza uma atualização de status com base nas informações obtidas na autorização de pagamento 16. O status da reserva de tran- sação 12 cujo pagamento foi autorizado é assim marcado como pago.

[0078] O terminal de pagamento 3 inclui preferencialmente:

um módulo de conexão ao serviço de pagamento de nuvem 4;

um periférico de entrada apto para o comprador 1 se identificar com o seu identificador de comprador 9, por exemplo, um teclado para digitar o identifi- cador de comprador 9 ou um escaneador para captar um código de barras; um mostrador, também chamado "display", apto a exibir a lista de reservas de transação armazenadas 14 no serviço de pagamento de nuvem 4 para um dado identificador de comprador 9;

um módulo de ativação de meio de pagamento, por exemplo, um leitor de cartão de pagamento e um teclado para digitar a senha;

um módulo de conexão direta a um autorizador de pagamento 7 apto a realizar o pagamento de uma ou de várias reservas de transação 12 seleciona- das pelo comprador 1 .

[0079] A figura 4 ilustra um processo complementar no qual o comerci- ante 2 realiza uma consulta de transações. [0080] Segundo esse processo, o comerciante 2 comunica ao serviço de pagamento de nuvem 4 um requerimento de transações 18 junto com o seu identificador de comerciante 10.

[0081 ] O serviço de pagamento de nuvem 4 comunica de volta ao co- merciante 2 um inventário de reservas de transação 19. Esse inventário de reservas de transação 19 é uma lista de todas as reservas de transação que estão vinculadas ao identificador comerciante 10, ou seja, todas as reservas de transação que foram realizadas junto a esse comerciante.

[0082] O inventário de reservas de transação 19 inclui o status de cada reserva de transação, por exemplo, "aguardando pagamento", "pago", "cancelado", etc.

[0083] O inventário de reservas de transação 19 é vantajoso para o comerciante 2. Esses dados podem ser utilizados para várias funções da empresa do comerciante 2 ou de seus fornecedores, tais como a gestão de estoque, a contabilidade, o estabelecimento de estáticas de venda, e avaliações administrativas que auxiliam os lojistas na administração do seu negócio.

[0084] Frisa-se que estas possibilidades são alcançadas sem a necessidade para o comerciante 2 de recorrer a dispositivos de frente de caixa complexos e onerosos. Basta um dispositivo de frente de caixa que possa ser ligado à rede e se comunicar com o serviço de pagamento de nuvem 4. Isso permite a lojas tanto de grande e médio porte como de pequeno porte e comerciantes independentes de terem acesso a funções anteriormente reservadas a lojas equipadas com material oneroso. A função de inventário de reservas de transação 19 permite a qualquer loja de usufruir, com custo reduzido, de funções avançadas de gestão e estatísticas.

[0085] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitados tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.