Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COVER FOR A HEAT EXCHANGER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/126214
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a cover for a heat exchanger of a heating, ventilation and air-conditioning device. The cover includes a panel with at least one receiving space suitable for receiving a pipe. In addition, the panel is designed to interact with a locking part designed to press on the pipe when the pipe is received in the receiving space and hold the pipe in the receiving space.

Inventors:
SANTOMO RENATO (BR)
VICENTINE JUNIOR ARNALDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050550
Publication Date:
June 23, 2022
Filing Date:
December 14, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VALEO SIST AUTOMOTIVOS LTDA (BR)
International Classes:
B60H1/00; F16L3/127; F28D1/04; F28F9/00
Domestic Patent References:
WO2015082433A12015-06-11
Foreign References:
US20060000580A12006-01-05
BRPI0513380A2008-05-06
BR9104462A1992-06-09
Attorney, Agent or Firm:
LUIZ LEONARDOS & ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
9

REIVINDICAÇÕES

1. Cobertura (100) para um trocador de calor (100A) de um dispositivo de aquecimento, ventilação e ar condicionado, caracterizada pelo fato de que compreende: um painel (102) que compreende pelo menos um espaço de recepção (106) adaptado para receber um tubo, em que o painel (102) é projetado para cooperar com uma parte de travamento (104) que é projetada para encostar no tubo quando o tubo é recebido no espaço de recepção (106) e mantem o tubo dentro do espaço de recepção (106).

2. Cobertura (100), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o painel (102) compreende adicionalmente pelo menos uma parte de recepção (108) complementar à parte de travamento (104) para definir o espaço de recepção (106).

3. Cobertura (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a parte de travamento (104) é uma peça que é móvel entre as posições aberta e fechada.

4. Cobertura (100), de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a parte de travamento (104) está adaptada para travar com a parte de recepção (108) quando a parte de travamento (104) é movida para a posição fechada.

5. Cobertura (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que a parte de travamento (104) é conectada de forma articulada a um lado da parte de recepção (108).

6. Cobertura (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que a parte de travamento (104) é ligada à parte de recepção (108) por uma dobradiça (206).

7. Cobertura (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um primeiro membro de vedação (202) fornecido na parte de travamento (104) e um segundo membro de vedação (204) fornecido na parte de recepção (108), em que o primeiro membro de vedação (202) é ligado ao segundo membro de vedação (204). 8. Cobertura (100), de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o primeiro membro de vedação (202) e o segundo membro de vedação (204) são feitos de material flexível.

9. Cobertura (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que a parte de travamento (104) é formada integralmente com o painel (102) com a dobradiça (206).

10. Cobertura (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 8, caracterizada pelo fato de que a parte de recepção (108) é justaposta à parte de travamento (104) e adaptada para receber a parte de travamento (104).

Description:
“COBERTURA PARA TROCADOR DE CALOR”

[0001] A presente invenção refere-se a uma cobertura para um trocador de calor, mais particularmente a uma cobertura que tem uma parte de travamento móvel para travar um tubo ao fixar a cobertura no trocador de calor.

[0002] Geralmente, os trocadores de calor, em particular um aquecedor, incluem um núcleo que é conectado de forma fluida a outros elementos, como um compressor, um evaporador através de conduítes. Como os outros elementos são colocados estrategicamente em um veículo para otimizar o uso do espaço, os conduítes devem se dobrar de forma não simétrica para conectar fluidamente o aquecedor aos outros elementos. Além disso, uma cobertura do aquecedor é acoplada ao núcleo para evitar qualquer vazamento de fluido dos pontos de conexão entre os conduítes e o núcleo do aquecedor. A cobertura do aquecedor pode incluir aberturas, nas quais os conduítes passam e se conectam com o núcleo. Idealmente, a cobertura do aquecedor é fixada no núcleo e, a partir daí, os conduítes são conectados à respectiva entrada e saída fornecidas no núcleo do aquecedor por aperto ou crimpagem. A cobertura do aquecedor é fixada antes de os conduítes serem conectados ao núcleo, uma vez que os conduítes podem ser dobrados de forma não simétrica. Caso os conduítes sejam conectados antes de fixar a cobertura do aquecedor, será complicado fixar a cobertura do aquecedor no núcleo, uma vez que os conduítes podem estar dobrados em qualquer ângulo.

[0003] Em alguns casos, os conduítes podem ser soldados (brasados) ao núcleo do aquecedor para permitir uma conexão ótima ou forte entre os conduítes e o núcleo. Nesses casos, os conduítes não podem ser conectados após a cobertura do aquecedor ter sido fixada no núcleo, uma vez que a cobertura pode derreter durante o processo de brasagem. Além disso, a cobertura do aquecedor não pode ser fixada após os conduítes serem soldados com o núcleo, uma vez que os conduítes podem ter dobrado em ângulos diferentes.

[0004] Consequentemente, há uma necessidade de uma cobertura do aquecedor que possa ser fixada no núcleo do aquecedor após os conduítes serem conectados ao núcleo do aquecedor. Além disso, há outra necessidade de uma cobertura do aquecedor que possa receber os conduítes roteados de forma não simétrica.

[0005] Na presente descrição, alguns elementos ou parâmetros podem ser indexados, como um primeiro elemento e um segundo elemento. Neste caso, salvo indicação em contrário, esta indexação visa apenas diferenciar e nomear os elementos, que são semelhantes, mas não idênticos. Nenhuma ideia de prioridade deve ser inferida dessa indexação, uma vez que esses termos podem ser trocados sem trair a invenção. Além disso, esta indexação não implica qualquer ordem na montagem ou uso dos elementos da invenção.

[0006] Em vista do exposto, uma modalidade da invenção neste documento fornece uma cobertura para um trocador de calor de um dispositivo de aquecimento, ventilação e ar condicionado. A cobertura inclui um painel que compreende pelo menos um espaço de recepção adaptado para receber um tubo, em que o painel é projetado para cooperar com uma parte de travamento que é projetada para encostar- se no tubo quando o tubo é recebido no espaço de recepção e manter o tubo dentro o espaço de recepção.

[0007] Além disso, a cobertura inclui pelo menos uma parte de recepção complementar à parte de travamento para definir o espaço de recepção.

[0008] Em uma modalidade, a parte de travamento é uma peça que pode ser movida entre as posições aberta e fechada.

[0009] Além disso, a parte de travamento está adaptada para bloquear com a parte de recepção quando a parte de travamento é movida para a posição fechada.

[0010] Em um exemplo, a parte de travamento é articulada de forma articulada a um lado da parte de recepção.

[0011] Em outro exemplo, a parte de travamento está ligada à parte de recepção por uma dobradiça.

[0012] Além disso, a cobertura inclui um primeiro membro de vedação fornecido na parte de travamento e um segundo membro de vedação fornecido na parte de recepção. Em uma modalidade, o primeiro membro de vedação está ligado ao segundo membro de vedação.

[0013] Em outra modalidade, o primeiro membro de vedação e o segundo membro de vedação são feitos de material flexível.

[0014] Em uma modalidade, a parte de travamento é formada integralmente com o painel com a dobradiça.

[0015] Além disso, a parte de recepção é justaposta à parte de travamento e adaptada para receber a parte de travamento.

[0016] Outras características, detalhes e vantagens da invenção podem ser inferidos a partir da descrição da invenção a seguir. Um entendimento mais completo da invenção e muitas das vantagens dela decorrentes será facilmente obtido à medida que a mesma se torna mais bem compreendida por referência à seguinte descrição detalhada quando considerada em conexão com as figuras anexas, em que:

[0017] A Fig. 1 ilustra uma vista em perspectiva de um trocador de calor com uma cobertura, de acordo com uma modalidade da presente invenção;

[0018] A Fig. 2 ilustra uma vista esquemática da cobertura da Fig. 1 ilustrando um par de partes de travamento numa posição fechada, de acordo com uma modalidade da presente invenção;

[0019] Figs. 3 e 4 ilustram vistas em perspectiva de um painel da cobertura da Fig.

2 ilustrando o par de partes de travamento numa posição aberta; e

[0020] Figs. 5 e 6 ilustram vistas em perspectiva da cobertura da Fig. 1 representando uma parte de travamento em uma posição fechada e aberta, respectivamente, de acordo com outra modalidade da presente invenção.

[0021] Deve-se notar que as figuras divulgam a invenção de forma detalhada o suficiente para ser implementada, as figuras ajudando a definir melhor a invenção, se necessário. A invenção não deve, no entanto, ser limitada à modalidade divulgada na descrição.

[0022] A presente invenção refere-se a uma cobertura para um trocador de calor de um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) que evita o vazamento de fluido de um núcleo do trocador de calor. As coberturas convencionais podem ser adaptadas para o trocador de calor conectado com conduítes tendo conexões simétricas com outros elementos. A cobertura pode incluir aberturas para encostar nos conduítes quando a cobertura é conectada no núcleo do trocador de calor. Inicialmente, os conduítes são passados pela abertura, em seguida, a cobertura é conectada no núcleo do trocador de calor. No caso de o encaminhamento dos conduítes ser alterado ou não simétrico devido ao posicionamento estratégico dos diferentes elementos como compressor, válvula de expansão do sistema HVAC, é complicado fixar a cobertura após conectar os conduítes ao núcleo do trocador de calor. Como os conduítes são soldados ao núcleo, não é possível fixar a cobertura antes dos conduítes serem conectados ao núcleo. Para superar tais deficiências, uma cobertura com uma parte de travamento é fornecida para encostar nos conduítes após conectar os conduítes ao núcleo do trocador de calor. A parte de travamento é uma parte móvel adaptada para se mover de uma posição aberta para uma posição fechada. A parte de travamento está na posição aberta enquanto solda os conduítes com o núcleo. Uma vez que os conduítes são soldados com o núcleo, a cobertura é fixada no núcleo e a parte de travamento é movida da posição aberta para a posição fechada para encostar nos conduítes.

[0023] A Fig. 1 ilustra uma vista em perspectiva de um trocador de calor 100A com uma cobertura 100, de acordo com uma modalidade da presente invenção. De acordo com esta modalidade, o trocador de calor 100A é um aquecedor instalado em uma unidade de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC). O trocador de calor 100A tendo um núcleo 10 conectado aos conduítes 12 para transportar fluido para o núcleo 10. Os conduítes 12 são soldados ao núcleo 10 para permitir a conexão rígida entre os conduítes 12 e o núcleo 10. Em uma modalidade, os conduítes 12 podem ser tubos de entrada e saída transportando fluido. Embora os conduítes 12 sejam rigidamente conectados ao núcleo 10, pode haver a possibilidade de o fluido vazar da conexão entre os conduítes 12 e o núcleo 10. Para evitar vazamentos de fluido e instalar o trocador de calor 100A em uma fenda fornecida na unidade HVAC, a cobertura 100 é fornecida no núcleo 10 do trocador de calor 100A. A cobertura 100 pode ser feita de material flexível, como plástico. Os conduítes 12 podem ser encaminhados de uma maneira não simétrica na unidade HVAC para se conectar com outros elementos. A cobertura 100 pode incluir um painel 102 tendo pelo menos uma parte de travamento 104 e pelo menos um espaço de recepção 106. A pelo menos uma parte de travamento 104 é projetada para cooperar com o painel 102 para reter os conduites 12 quando os conduites 12 são recebidos em pelo menos um espaço de recepção 106. A pelo menos uma parte 104 é uma parte móvel adaptada para se mover de uma posição aberta para uma posição fechada após um movimento de rotação. Em uma modalidade, a pelo menos uma parte de travamento 104 juntamente com o painel 102 definem o espaço de recepção 106 para receber os conduites 12 quando a cobertura 100 é colocada no núcleo 10.

[0024] A Fig. 2 ilustra uma vista esquemática da cobertura 100 da Fig. 1 ilustrando o par de partes de travamento 104 na posição fechada, de acordo com uma modalidade da presente invenção. O painel 102 da cobertura 100 está conectado ao par de partes de travamento 104 em ambas as extremidades do painel 102. O painel 102 inclui ainda um par de partes de recepção 108 complementares ao par de partes de travamento 104. O par de partes de travamento 104 e o par de partes de recepção 108 definem o espaço de recepção 106 para receber os conduites 12. Em uma modalidade, o par de partes de travamento 104 é adaptado para ser travado com o par de partes de recepção 108 para reter os conduites 12 quando a cobertura 100 é acoplada ao núcleo 10. O par de partes de travamento 104 é adaptado para reter os conduites 12 quando o par de partes de travamento 104 está na posição fechada. Em um exemplo, o par de partes de travamento 104 é travado com o par de partes de recepção 108 para definir a posição fechada. Em uma modalidade, o par de partes de travamento 104 e o par de partes de recepção 108 são em forma de semicírculo e adaptados para definir o espaço de recepção 106 quando o par de partes de travamento 104 é travado com o par de partes de recepção 108.

[0025] Figs. 3 e 4 ilustram vistas em perspectiva do painel 102 da Fig. 2 representando o par de partes de travamento 104 na posição aberta. Em uma modalidade, uma extremidade do par de partes de travamento 104 é articuladamente ligada a cada extremidade do painel 102. De acordo com a presente modalidade, uma extremidade do par de partes de travamento 104 é articuladamente ligada a uma extremidade do par de partes de recepção 108. À medida que o par de partes de travamento 104 é articuladamente ligado ao painel 102 ou ao par de partes de recepção 108, o par de partes de travamento 104 pode ser móvel da posição aberta para a posição fechada após um movimento de rotação. O painel 102 inclui ainda um primeiro membro de vedação 202 e um segundo membro de vedação 204 fornecidos no espaço de recepção 106 para estar em contato com os conduítes 12 quando o par de partes de travamento 104 está na posição fechada. Em uma modalidade, o primeiro membro de vedação 202 e o segundo membro de vedação 204 são fornecidos no painel 102 para melhorar o fluxo de material durante a moldagem do painel 102 e da propriedade de vedação. O primeiro membro de vedação 202 e o segundo membro de vedação 204 são materiais flexíveis que fornecem uma superfície de contato macia entre os conduítes 12 e o par de partes de travamento e recepção 104, 108. Além disso, o painel 102 é moldado por moldagem por injeção.

[0026] Em um aspecto, o primeiro membro de vedação 202 e o segundo membro de vedação 204 podem ser formados integralmente juntos. Além disso, o primeiro membro de vedação 202 e o segundo membro de vedação 204 podem ser moldados de tal forma que o painel 102 pode ser fixado no primeiro e segundo membros de vedação 202, 204. De acordo com este aspecto, o primeiro e o segundo membros de vedação 202, 204 agem como matriz externa ao injetar o painel 102 junto com o par de partes de travamento 104. Em um exemplo, o primeiro e o segundo membros de vedação 202, 204 são referidos coletivamente como um membro de vedação. O par de partes de travamento 104 é conectado de forma articulada ao par de partes de recepção 108. Em uma modalidade, uma extremidade do par de partes de travamento 104 é conectada ao painel 102 por uma dobradiça 206. Em uma modalidade, o par de partes de travamento 104 é formado integralmente com o painel 102 com a dobradiça 206. A dobradiça 206 permite que o par de partes de travamento 104 gire em relação ao par de partes de recepção 108 seguindo um movimento circular excêntrico. Em uma modalidade, o par de partes de travamento 104 está adaptado para se mover em um movimento excêntrico em relação ao par de partes de recepção 108 para definir as posições aberta e fechada. Além disso, o par de partes de recepção 108 é justaposto ao par de partes de travamento 104 e adaptado para receber o par de partes de travamento 104. [0027] Figs. 5 e 6 ilustram vistas em perspectiva da cobertura 100 da Fig. 1 representando uma parte de travamento em uma posição fechada e aberta, respectivamente, de acordo com outra modalidade da presente invenção. De acordo com o presente aspecto da invenção, a cobertura 100 como mostrada nas Figs. 5 e 6 inclui uma parte de travamento 104 e uma parte de recepção 108. A parte de travamento 104 e a parte de recepção 108 são complementares uma à outra. A parte de travamento 104 está adaptada para se mover em relação à parte de recepção 108 para definir a posição aberta como mostrado na Fig. 6, e a posição fechada como mostrado na Fig. 5. O painel 102 inclui ainda aberturas 208 formadas na periferia do painel 102. As aberturas 208 são adaptadas para receber um elemento de travamento para permitir o acoplamento rígido entre a cobertura 100 e o núcleo 10 do trocador de calor 100A. O núcleo 10 pode incluir orifícios de recepção complementares às aberturas 208 formadas no painel 102. Além disso, as aberturas 208 e os orifícios de recepção estão alinhados para receber o elemento de travamento, permitindo assim a conexão rígida entre a cobertura 100 e o núcleo 10 do trocador de calor. Como explicado acima, a parte de travamento 104 está adaptada para se mover entre as posições aberta e fechada.

[0028] A parte de travamento 104 está adaptada para ser travada com a parte de recepção 108 para definir a posição fechada da parte de travamento 104. Além disso, a parte de travamento 104 está na posição aberta durante a montagem da cobertura 100 no núcleo 10 do trocador de calor 100A. Inicialmente, os conduítes 12 são conectados ao núcleo 10 do trocador de calor 100A por qualquer processo a quente ou a frio. Neste exemplo, o processo a quente pode ser brasagem e o processo a frio pode ser crimpagem ou fixação semelhante. Quando os conduítes 12 são conectados ao núcleo 10, a cobertura 100 é colocada no núcleo 10 de tal forma que os conduítes 12 são recebidos no espaço de recepção 106 definido na cobertura 100. Ao mesmo tempo, a parte de travamento 104 da cobertura 100 está na posição aberta, de modo que os conduítes 12 possam ser colocados no espaço de recepção 106, independentemente do encaminhamento dos conduítes 12. Depois disso, a parte de travamento 104 é travada com a parte de recepção 108, de modo que os conduítes 12 sejam retidos ou travados no espaço de recepção 106 definido no painel 102. Como a parte de travamento 104 está na posição aberta durante a montagem da cobertura 100 no núcleo 10, os conduítes 12 podem ser conectados ao núcleo 10 antes de montar a cobertura 100 no núcleo 10. Portanto, os conduítes 12 podem ser conectados ao núcleo 10 pelo processo de brasagem, independentemente dos ângulos de conexão entre os conduítes 12 e o núcleo 10, uma vez que a cobertura 100 pode ser conectada após os conduítes 12 serem conectados ao núcleo 10.

[0029] Obviamente, diversas modificações e variações da presente invenção são possíveis à luz dos ensinamentos acima. Deve, portanto, ser entendido que a invenção pode ser praticada de outra forma que não como especificamente aqui descrito.

[0030] Em qualquer caso, a invenção não pode e não deve ser limitada às modalidades especificamente descritas neste documento, visto que outras modalidades podem existir. A invenção deve se espalhar para qualquer meio equivalente e qualquer combinação de meios tecnicamente operacional.