Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DISPENSING INTERFACE FOR METERING DEVICES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/007064
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention provides a dispensing interface for metering devices for agricultural products including but not limited to seeds and fertilisers, wherein a mixture of interlocking parts made of polymeric and metal (stainless steel) materials are used to form an interface duct (1) connecting the storage tank and the agricultural product metering device to the pneumatic system for dispensing the agricultural products. One of the aims of the present invention is to reduce the weight of the system's components, which is made possible by the materials used to make them. In order to also solve the problem of wear and tear suffered by the dispensing systems of the prior art due to abrasion from agricultural products, the present invention comprises a sacrificial part (2) that is easy to replace when necessary, increasing the useful life of the interface.

Inventors:
STAPELBROEK TRENNEPHOL ÁTILA (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050214
Publication Date:
January 11, 2024
Filing Date:
June 26, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
STARA S/A IND DE IMPLEMENTOS AGRICOLAS (BR)
International Classes:
A01C7/08; A01C15/00
Domestic Patent References:
WO2015142272A12015-09-24
Foreign References:
US9944473B22018-04-17
BRPI0401430A2005-10-18
EP2210465B12013-03-06
US6320183B12001-11-20
EP2022308A12009-02-11
Attorney, Agent or Firm:
ARARIPE & ASSOCIADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Interface de Distribuição para dosadores de sementes e fertilizantes CARACTERIZADA pelo fato de compreender: pelo menos um duto de interface (1 ); pelo menos uma chapa de sacrifício (2); pelo menos duas chapas de vedação (3); pelo menos um invólucro (4); pelo menos uma tampa coletora (5); e pelo menos duas travas (6).

2. Interface de Distribuição, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADA pelo fato de o duto de passagem (1 ) ter formato cilíndrico, ser preferencialmente composto por aço inox, ter uma de suas extremidades conectado a um soprador pneumático, ter sua extremidade oposta conectada ao duto de transporte e compreender uma abertura de admissão (1.1 ) e uma abertura de coletor (1.2).

3. Interface de Distribuição, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADA pelo fato de a chapa de sacrifício (2) estar posicionada no recuo da abertura de admissão (4.1 ) do invólucro (4), ser composta preferencialmente por aço inox, ter seção transversal em formato de “U”, ter suas extremidades com formato preferencialmente diagonal e aresta inferior central com formato semicircular.

4. Interface de Distribuição, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADA pelo fato de as chapas de vedação (3) serem dispostas entre o duto de passagem (1 ) e o invólucro (5) e serem compostas de Acetato de Vinila (EVA) ou outros tipos de materiais.

5. Interface de Distribuição, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADA pelo fato de o invólucro (4) ser cilíndrico, conter uma abertura de admissão (4.1 ), uma abertura de coletor (4.2) e compreender duas peças semicirculares, preferencialmente compostas de polímero.

6. Interface de Distribuição, de acordo com qualquer umas das reivindicações 1 ou 5, CARACTERIZADA pelo fato de a abertura de admissão (4.1 ) apresentar um flange em todo seu perímetro e uma pluralidade de orifícios de fixação.

7. Interface de Distribuição, de acordo com qualquer umas das reivindicações 1 ou 5, CARACTERIZADA pelo fato de a abertura de coletor (4.2) apresentar flanges de fixação da tampa (4.4) e flanges da trava (4.5).

8. Interface de Distribuição, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADA pelo fato de a tampa coletora (5) vedar a abertura de coletor (1.2) do duto de passagem (1 ), ter formato semicircular, ser composta por polímero, ser posicionada na parte inferior da Interface de Distribuição, ser fixada por flanges (5.1 ), elementos de fixação e pelas travas (6) no invólucro (4) e compreender ainda uma alça (5.3).

9. Interface de Distribuição, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADA pelo fato de as travas (6) travarem a tampa coletora (5), serem fixadas nas laterais do invólucro (4) pelos flanges (4.4) e elementos de fixação, ter liberdade de movimentação rotacional, ser composto preferencialmente por polímero.

Description:
INTERFACE DE DISTRIBUIÇÃO DE DOSADORES

Campo da invenção:

[001] A presente invenção se situa nos campos das engenharias e da agricultura. Mais especificamente, a presente invenção proporciona uma Interface de Distribuição para dosadores de sementes e fertilizantes.

Antecedentes da invenção:

[002] Os sistemas de distribuição de sementes de fertilizantes conhecidos do estado da técnica, principalmente os pneumáticos, sofrem com o desgaste dos componentes devido ao atrito exercido pelo escoamento do produto em seus dutos de transporte.

[003] Para tentar solucionar este problema, os sistemas de distribuição de sementes e fertilizantes presentes no estado da técnica utilizam dutos de transporte fabricados a partir de tubos de aço carbono ou inox, que são materiais com elevada massa, com uma interface geralmente feita com flanges formando conjuntos soldados. Tendo como um de seus maiores problemas o peso.

[004] O uso de materiais poliméricos seria uma alternativa para essa questão, entretanto a forma construtiva e o alto custo são agravantes para a composição de peças inteiramente poliméricas e, ainda, o desgaste devido a abrasão dos produtos se acentuaria.

[005] Como será descrito a seguir, é possível constatar que nenhum documento do estado da técnica possui as mesmas características da presente invenção ora proposta, falhando em alcançar a mesma eficiência da interface pleiteada pela presente invenção.

[006] Por exemplo, o documento PI 0402211 -4 refere-se a modalidade de DISTRIBUIDOR APERFEIÇOADO DE FERTILIZANTES E/OU CORRETIVOS, TIPO ROSCA SEM-FIM, ACOPLÁVEIS EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS, objetivando proporcionar uma melhoria significativa no desempenho agronômico, a partir da uniformidade da distribuição dos fertilizantes no sentido longitudinal, proporcionando um padrão de uniformidade ao longo das linhas de aplicação, tanto em lavouras planas como em lavouras inclinadas, em qualquer sentido da inclinação da máquina, na subida ou descida e com inclinação lateral, para esquerda ou direita no sentido longitudinal da máquina utilitária, objetivando também facilitar a tarefa de controle visual, limpeza, troca do tipo sem fim e manutenção do conjunto distribuidor.

[007] Assim sendo, o invento possui um ou mais tipos de reguladores de nível removíveis e intercambiáveis, perpendiculares ao eixo de acionamento e com regulagem da altura da borda de transbordo para adequar- se às propriedades físicas de diversos fertilizantes ou corretivos, sendo que o regulador de nível não faz parte integral do corpo ou do revestimento do corpo: possui uma rosca sem-fim tipo flutuante, seguida por uma seção de depósito ou zona de amortecimento de fertilizante seguida por um regulador de nível; posicionado na posição transversal, no mesmo sentido do deslocamento da máquina plantadora/adubadora, possui somente um conjunto de mancalização localizado ao lado do acionamento do movimento rotativo do eixo do distribuidor gerado pelo rodado da plantadora/adubadora ou por outro meio como tomada de potência do trator, hidráulico, eletro-hidráulico, elétrico ou outras fontes propulsoras.

[008] O documento PI 0301641-2 refere-se a uma "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM DOSADORES DE FERTILIZANTES E SEMENTES" que incorpora uma cápsula de rosca sem-fim, com mancai protegido, dito cartucho, dotado de independência operativa em relação à base dosadora, pois o dito cartucho é recambiável, de modo que, conforme a necessidade, o operador da agricultura, poderá retirá-lo da sua posição originária, sem precisar remover o conjunto inteiro, ou seja, base dosadora em si.

[009] Isto permite dizer que para cada operação dedicada à base dosadora, em termos de manutenção, regulagem, substituição, etc., não será necessário afrouxar esticadores, retirar eixos, correntes e demais componentes que envolvem o sistema, para realizar a operação, de forma que simplesmente retiram-se os parafusos da base reguladora que sustentam o cartucho, para sua liberação; sendo que o dito cartucho, que é dotado de características próprias com a possibilidade de possuir um ressalto, para servir de guia e evitar que o mesmo gire em tomo de si, com o avanço operacional da semeadora adubadora, poderá apresentar um engate rápido para seu acoplamento e desacoplamento. Este documento descreve um dosador de fertilizantes e sementes que, quando ocorre um desgaste prematuro, o primeiro componente a ser afetado é, normalmente, a cápsula rosca sem-fim (2), a qual apresenta a característica de ser facilmente substituída, sem que haja a necessidade de troca do conjunto dosador (1 ).

[010] O documento PI 0303586-7 refere-se a IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS EM GERAL que se ocupam em apresentar um novo conceito em distribuição de semente e fertilizante, partindo de um dosador com características próprias e específicas que promovem um efeito de derrame de produto, ao invés de dosar por golpes, garantindo assim uma perfeita dosagem de produto. Este documento do estado da técnica apresenta a característica de abertura do dosador para limpeza e manutenção. Entretanto, não é antecipado a presença de uma peça de sacrifício a fim de suportar o desgaste realizado pelo produto.

[01 1] O documento BR202017009862-7 divulga uma disposição construtiva em dosadores para aplicação de adubos, fertilizantes e sementes, objeto do presente modelo de utilidade, descreve um dosador dotado de um par de roscas sem fim (50) com sentido duplo, direita (51 ) e esquerda (52), na porção frontal e porção inferior, que resultam em quatro pontos de saídas (13) e (14) de produto. Permitindo a aplicação de adubos e sementes com a mais alta precisão de dosagem, independente de oscilação de velocidade ou de inclinação de terreno, mantendo a uniformidade dos produtos junto a diversos tipos de máquinas e equipamentos agrícolas, de modo a manter 50% a mais de estabilidade que os dosadores existentes, tanto em terrenos com aclive acentuado ou declive. Com isso, o dosador apresenta uma perfeita aplicação dos produtos independente da oscilação do trator e equipamentos de plantio ou da inclinação do terreno, mantendo homogeneidade, uniformidade e precisão dos produtos aplicados junto a diversos tipos de máquinas agrícolas. Este documento do estado da técnica assemelha-se da presente invenção pois apresenta tubos de proteção com a função de evitar o desgaste dos outros componentes do dosador, o que sugere uma função semelhante à da peça de sacrifício descrita na presente invenção. No entanto, este documento também revela um dosador do tipo de rosca sem fio, o que o diferencia da referida invenção.

[012] Por fim, o documento US20160234998 refere-se a um sistema de dosagem proposto para um distribuidor agrícola para dispensar material granular ou granulado com o qual um arranjo de roda de célula vertical em combinação com um piso de roda de célula ajustável atinge grande variabilidade dos volumes de dosagem ajustáveis com reduzida necessidade de energia de acionamento. Este documento do estado da técnica apresenta um dosador que compreende um sistema de direcionamento das sementes e fertilizantes por meio de uma corrente de ar gerada pela turbina, assim como a presente invenção.

[013] Ressalta-se que os documentos do estado da técnica não descrevem as características divulgadas na presente invenção referentes ao saneamento dos problemas de desgaste no dosador em decorrência do atrito exercido pelo escoamento do produto e, apenas, tangenciam a solução técnica revelada pela presente invenção e não descrevem ou definem ou sugerem a utilização conjunta de materiais poliméricos e metálicos (inox) em dutos de transporte de produtos sem a utilização de conjuntos soldados, não descrevem ou definem conjuntos de peças substituíveis e não descrevem ou definem existência de uma peça de sacrifício em função do desgaste gerado.

Breve descrição da invenção:

[014] A presente invenção proporciona uma Interface de Distribuição para dosadores de produtos agrícolas, como sementes e fertilizantes, não se limitando a esses produtos, em que é utilizado uma mescla de peças compostos por materiais poliméricos e metálicos (inox) encaixáveis, formando um duto de interface conectando o tanque de armazenamento e o dosador do produto agrícola com o sistema pneumático de distribuição dos mesmos. A presente invenção tem como um de seus objetivos diminuir o peso dos componentes do sistema, o que é possível devido aos materiais utilizados na sua confecção.

[015] Para também solucionar o problema de desgaste sofridos pelos sistemas de distribuição do estado da técnica, exercido pela abrasão dos produtos agrícolas, a presente invenção apresenta uma peça de sacrifício de fácil substituição quando necessário, aumentando a vida útil da interface.

Breve descrição das figuras:

[016] Para obter uma total e completa visualização do objeto desta invenção, são apresentadas as figuras as quais se faz referências, conforme se segue.

[017] A figura 1 mostra uma vista isométrica da Interface de Distribuição, objeto da presente invenção, devidamente acoplado ao Dosador de produto agrícola, em uma de suas configurações preferenciais.

[018] A figura 2 mostra uma vista isométrica da Interface de Distribuição, objeto da presente invenção, em uma de suas configurações preferenciais.

[019] A figura 3 mostra uma vista em corte longitudinal da Interface de Distribuição, objeto da presente invenção, em uma de suas configurações preferenciais.

[020] A figura 4 mostra uma vista frontal da Interface de Distribuição, objeto da presente invenção, em uma de suas configurações preferenciais.

[021] A figura 5 mostra uma vista explodida da Interface de Distribuição, objeto da presente invenção, em uma de suas configurações preferenciais. [022] A figura 6 mostra uma vista lateral da Interface de Distribuição, objeto da presente invenção, devidamente implementada em um sistema de distribuição pneumático de produto de um implemento agrícola, em uma de suas configurações preferenciais.

Descrição detalhada da invenção:

[023] A presente invenção apresenta uma Interface de Distribuição para Dosadores e Sistemas de Distribuição de produtos agrícolas, como sementes e fertilizantes, não se limitando a esses produtos, tendo como um de seus objetivos diminuir o peso dos componentes dos sistemas pneumáticos de distribuição de produtos agrícolas.

[024] A presente invenção utiliza uma mescla de peças compostas por materiais poliméricos e metálicos (inox) encaixáveis, formando um duto de interface conectando o tanque de armazenamento e o dosador do produto agrícola com o sistema pneumático de distribuição dos mesmos.

[025] A interface de distribuição, objeto da presente invenção, como observado nas figuras 1 a 6, compreende: pelo menos um duto de interface (1 ); pelo menos uma chapa de sacrifício (2); pelo menos duas chapas de vedação (3); pelo menos um invólucro (4); pelo menos uma tampa coletora (5); e pelo menos duas travas (6).

[026] O duto de passagem (1 ) tem a função de escoar os produtos (sementes e fertilizantes) provindos do tanque de armazenamento para os mecanismos de distribuição do implemento agrícola. O duto de passagem (1 ) é, preferencialmente, composto por aço inox. É conectado, em uma de suas extremidades, em um soprador pneumático e, em sua extremidade oposta, ao duto de transporte do produto para os dispositivos de distribuição. O duto de passagem (1 ) contém uma abertura de admissão (1.1 ), em sua na parte superior, onde o produto proveniente do tanque de armazenamento é inserido, e uma abertura de coletor (1.2), em sua parte inferior, onde é feito o aceso ao interior da interface de Dosador para manutenção - troca da chapa de sacrifício (2). A figura 1 mostra a Interface de Dosador acoplado a parte inferior de um dosador de produto agrícola e a figura 6 mostra a Interface de Dosador montado em um sistema de distribuição pneumático de produto de um implemento agrícola.

[027] A chapa de sacrifício (2) tem a função de proteger os demais componentes da Interface de Dosadores da abrasão conferida pela passagem do produto. O desgaste do material da Interface de Dosador é concentrado na parte superior frontal da mesma, devido ao direcionamento do produto via fluxo de ar em sentido ao duto de transporte para os dispositivos de distribuição - sentido da direita para esquerda referente a figura 3. A chapa de sacrifício (2) é composta, preferencialmente, por aço inox, tem seção transversal em formato de “U” e suas extremidades têm formato a fim de copiarem os formatos das superfícies de contato do invólucro (4) e do duto de passagem (1 ) sendo preferencialmente diagonal, com sua aresta inferior central semicircular.

[028] Pelo sentido do fluxo de ar e, consequentemente, do direcionamento do produto agrícola (sementes e/ou fertilizantes), é gerada uma turbulência parte frontal da abertura de admissão (4.1 ) do invólucro (4), sendo o local da Interface de Dosador que mais sofre com a abrasão/atrito proporcionado pela mesma. A chapa (2), então, é posicionada no recuo presente exatamente na parte frontal da abertura de admissão (4.1 ) do invólucro (4) para proteger o mesmo desta abrasão, servindo como uma peça de sacrifício uma vez que suporta tal abrasão sendo a única que sofre desgaste. Uma vez a chapa de sacrifício (2) esteja desgastada o suficiente, a mesma é trocada por uma nova.

[029] As chapas de vedação (3) têm a função de, justamente, vedar o duto de passagem (1 ), são dispostas entre o duto de passagem (1 ) e o invólucro (4) cobrindo toda superfície externa do duto de passagem (1 ). Na modalidade preferencial da presente invenção, é compreendido pela Interface de Distribuição duas chapas de vedação (3), uma em cada um dos lados do duto de passagem (1 ). As chapas de vedação (3) são compostas de acetato de vinila (EVA) ou outros tipos de materiais adequados.

[030] O invólucro (4) tem a função de envolver e fixar o posicionamento dos demais elementos da Interface de Distribuição, tem formato cilíndrico e contém uma abertura de admissão (4.1 ), em sua na parte superior, onde o produto proveniente do tanque de armazenamento é inserido, e uma abertura de coletor (4.2), em sua parte inferior, onde é feito o aceso ao interior da Interface de Dosador para manutenção - troca da chapa de sacrifício (2). O invólucro (4) compreende duas peças semicirculares, preferencialmente compostas de polímero, que se acoplam entre si por meio de parafusos e flanges (4.3).

[031] A abertura de admissão (4.1 ) apresenta um flange em todo seu perímetro e uma pluralidade de orifícios de fixação onde a Interface de Distribuição é fixada no Dosador/Sistema de Distribuição de sementes e fertilizantes preferencialmente por parafusos. A abertura de Coletor (4.2) apresenta, em suas arestas laterais, meios fixação para a tampa de coletor (5), tais como flanges de fixação da tampa (4.4) - em que apresentam orifícios para passagem de parafusos de fixação - e da trava (6) da tampa coletora (5).

[032] A tampa coletora (5) tem a função de, justamente, tampar e vedar a abertura de coletor (1.2) do duto de passagem (1 ), tem formato semicircular e é composto por polímero. A tampa coletora (5) é posicionada na parte inferior da Interface de Distribuição e é fixada por flanges (4.4) e parafusos no invólucro (4), além de fixado pela trava (6) também no invólucro (4). A tampa coletora (5) compreende ainda uma alça (5.1 ) que auxilia no manuseio da mesma.

[033] As travas (6) da tampa coletora (5) têm a função de, justamente, travar a tampa coletora (5), são fixadas nas laterais do invólucro (4) pelos flanges (4.4) preferencialmente por parafusos, com liberdade de movimentação rotacional e é composto preferencialmente por polímero. A trava (6) em sua posição “fechada”, posicionada para baixo, trava a tampa coletora (5) auxiliando no seu manuseio e retirada e inserção dos parafusos de fixação nos flanges (4.4).

[034] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes, abrangidas no escopo das reivindicações anexas.