Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ELECTRONIC SEAL AND INSTALLATION FOR A SYSTEM FOR DETECTING A BREAK BETWEEN PARTS INTERCONNECTED BY A FIBRE OPTIC FILAMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/087147
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention aims to make possible the installation of the seal on a variety of objects and the detection of the breakage thereof, which is to be transmitted in real time over long distances. Therefore, an electronic module (1) is installed in one of the parts (9) of the desired object (O), connecting a fibre optic filament (8) in the optical emitter (4) thereof, the latter extending via the second part (9a) and then returning to the electronic module (1) where the free end thereof is connected to the optical receiver (5), having securing points (10) along the length thereof. The microprocessor (3) of the module (1) constantly monitors and compares the signal (SO) sent by the optical emitter (4) with the signal (SO) received by the optical receiver (5), conveyed by the fibre optic filament (8). Thus, should one of the parts (9 or 9a) of the object (O) be opened, moved or removed, the fibre optic filament (8) breaks, thereby interrupting the optical signal (SO), whereupon the microprocessor (3) sends an alert signal (SA) to the RF transmitter (6), which, in turn, remotely sends a radiofrequency alert signal.

Inventors:
HENRICHS JORGE GUILHERME (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050470
Publication Date:
May 07, 2020
Filing Date:
October 29, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
3 SIL SOLUCOES INTEGRADAS EM LOGISTICA DE FROTAS AUTOMOTIVAS LTDA (BR)
International Classes:
G08B29/04; G08B13/12; G08B13/18; G09F3/03
Foreign References:
US20170011667A12017-01-12
EP3065120A22016-09-07
US7872220B12011-01-18
Attorney, Agent or Firm:
PIENEGONDA, MOREIRA E ASSOCIADOS LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 -“LACRE ELETRÓNICO E INSTALAÇÃO”, para objetos (O) que possuem uma parte (9) e uma outra parte (9a) e que tais partes (9) e (9a) devem ter detectadas e indicadas a sua separação, sendo um lacre composto por módulo eletrónico (1 ) contendo placa de circuito eletrónico (2) e integrado com um microprocessador (3) conectado a um emissor ótico (4), um receptor ótico (5) e a um circuito transmissor de radio frequência (6), alimentados por bateria (7), trabalhando com um filamento de fibra ótica (8), dito módulo eletrónico (1 ) instalado de forma embutida ou não, em uma das partes (9), caracterizado pelo seu filamento de fibra ótica (8) ter uma das extremidades conectada ao emissor ótico (4), a partir do qual o referido filamento (8) é estendido até o limite da parte (9), passando para a segunda parte (9a) e retornando então à parte (9) do objeto (O), sendo então dirigido novamente ao módulo eletrónico (1) onde sua extremidade livre é conectada ao receptor ótico (5), dito filamento de fibra ótica (8) recebendo pontos de fixação (10) ao longo de sua extensão de modo a manter- se estável sem danos que impeçam sua capacidade de transmissão de dados

2 - “SISTEMA DE DETECÇÃO DE ROMPIMENTO ENTRE PARTES INTERLIGADAS POR FILAMENTO DE FIBRA ÓTICA”, de acordo com o lacre e sua instalação definidos pela reivindicação 1, estando o módulo eletrónico (1) ligado e alimentado por sua bateria (7), fazendo o emissor ótico (4) enviar sinais óticos (SO) para o filamento de fibra ótica (8) pelo qual é conduzido entre as duas partes (9) e (9a) do objeto (O) até alcançar o receptor ótico (5), caracterizado pelo microprocessador (3) monitorar e comparar constantemente o sinal (SO) enviado pelo emissor ótico (4) com o sinal (SO) recebido pelo receptor ótico (5), conduzido pelo filamento de fibra ótica (8). 3 - “SISTEMA DE DETECÇÃO DE ROMPIMENTO ENTRE PARTES INTERLIGADAS POR FILAMENTO DE FIBRA ÓTICA”, de acordo com a reivindicação 2, quando acidentalmente ou por ação intencional de má fé uma das partes (9) ou (9a) do objeto (O) ser aberta, deslocada ou removida, caracterizado pelo filamento de fibra ótica (8) romper-se, interrompendo o sinal ótico (SO) nesse ponto de rompimento, impossibilitando que o sinal (SO) enviado pelo emissor ótico (4) chegue ao receptor ótico (5), sendo essa diferença identificada pelo microprocessador (3) para envio de sinal de alerta (SA) ao transmissor RF (6) que, por sua vez, envia remotamente um sinal de radio frequência de alerta ao responsável, para tomada de providências.

Description:
“LACRE ELETRÓNICO E INSTALAÇÃO, PARA SISTEMA DE DETECÇÃO DE ROMPIMENTO ENTRE PARTES INTERLIGADAS POR FILAMENTO DE FIBRA ÓTICA”

[001] Refere-se o presente relatório descritivo, ao pedido de patente de invenção para um dispositivo de lacre que pode ser aplicado em variados setores como indústrias, comércios, bem como em sistemas de segurança dentre outras inúmeras aplicações onde seja necessário o uso de lacres como, por exemplo, produtos SKU, caixas, pallets, caminhões de carga, contêineres, enfim, onde seja necessária a indicação de violação por destaque de uma das partes que compõem essa infinidade de itens de consumo.

[002] O lacre é um dispositivo eletrónico instalado/embutido em uma parte de um objeto que possa receber um lacre, ou seja, um objeto dotado de duas partes sendo pelo menos uma dessas passível de ser separada, removida ou deslocada. O dispositivo, a partir de seu emissor ótico estende um filamento de fibra ótica que alcança a segunda parte do objeto e retorna, conectando-se ao receptor ótico. Desse modo é obtido um circuito de lacre com o filamento.

[003] Quando o objeto é violado, ou seja, tem uma de suas partes separada, removida ou deslocada da outra, o filamento, até então conduzindo o sinal ótico, é rompido, sendo essa violação percebida por um microprocessador, que pode sinalizar este rompimento através de um transmissor RF, um contato seco interligado a um rastreador, um aviso sonoro ou um aviso visual, em tempo real, permitindo que a pessoa responsável tome a devida providência.

ESTADO DA TÉCNICA

[004] Os lacres são dispositivos conhecidos, com inúmeras formas de funcionamento e arranjos, dependendo de sua aplicação. Os lacres podem ser de papel, metal, plástico, cera e outros, podendo conter fios, componentes elétricos, pinos, etc. Sua aplicação é única e exclusivamente para inibir ou acusar o acesso a algo que esteja fechado, que não deva ser aberto ou rompido, oferecendo certa segurança ou inibição à violação. Caso o lacre seja rompido, se estabelece uma comprovação de violação do objeto que o recebe.

[005] Podem aplicados em um sistema que envolva ligações, as quais não devem ser alteradas, até para um uso mais comum como uma embalagem, uma caixa cuja tampa tenha que ter identificada sua abertura, assim como um malote cuja fita, ao ser destacada, indica sua abertura. O lacre pode, portanto, ser produzido com uso de mecânicos específicos, elétricos, químicos ou mesmo manualmente.

[006] Como resultado de buscas realizadas sobre o assunto, podem ser citados os seguintes documentos de patente: - BR 10 2013 016392 9 de título“LACRE ELETRÓNICO PARA EXTINTOR DE INCÊNDIO”, o qual trata de um lacre idealizado exclusivamente para ser utilizado em extintores, sendo montado no próprio gatilho acionador do extintor e de forma a ser fixado e lacrado pelo próprio pino de trava desse gatilho. Esse lacre contém circuito eletrónico interno que, quando o pino de trava do gatilho é retirado emite um sinal visual e sonoro de alerta. Como recurso adicional o circuito eletrónico é programado para que na data de vencimento do extintor seja também emitido o sinal visual e sonoro, alertando do vencimento e necessidade de inspeção; - BR 20 2012 031675 2 de título“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM LACRE DE SEGURANÇA”, o qual trata de um lacre físico contendo dois tipos de pontos de lacre no mesmo dispositivo. A princípio utiliza um pino com rebaixo de travamento em um orifício correspondente de uma bucha, ocorrendo o travamento entre o rebaixo desse pino e do interior dessa bucha. Como segundo travamento, um“rabicho” ou pequena cinta dentada é introduzida em um orifício do lado da bucha, sendo travado pelos dentes do interior do orifício, podendo receber um meio de transmissão de dados através de chip eletrónico, para detectar a violação.

[007] O maior problema dos lacres encontrados nos dias de hoje é justamente a impossibilidade de sua instalação em objetos onde não haja uma especificação definida do seu campo de aplicação. Um segundo problema é a incapacidade de se transmitir um alerta de rompimento do lacre em tempo real e a uma distância grande, limitando-se a curtas distâncias (por alarmes sonoros) ou a espera de longo período até que seja notada a violação do lacre por um terceiro.

OBJETIVO DO PEDIDO

[008] Diante dos variados tipos de lacres disponíveis no mercado analisados pelo inventor e pensando nos problemas expostos, elaborou o detector de violação para uma variedade enorme de objetos, com transmissão do evento em tempo real, mesmo a longas distâncias.

[009] O lacre, a ser explicado detalhadamente mais adiante, utiliza- se de um filamento de fibra ótica para interligar duas partes de um objeto que não devem ser separadas a não ser por permissão do responsável. O filamento carrega um sinal emitido e recebido pelo dispositivo para que este acuse quando do seu rompimento e interrupção do sinal ótico quando da separação das partes do objeto, transmitindo um sinal de radio frequência de alerta ao responsável, avisando a um rastreador através de contato seco ou emitindo um alerta visual e/ou sonoro.

[010] Explicado superficialmente, passa o lacre e o sistema que o envolve a serem melhor compreendidos através das figuras anexas:

[01 1] Figura 1 - diagrama do módulo eletrónico do lacre, o qual é dotado de uma placa de circuito com microprocessador conectado a um emissor ótico, um receptor ótico e um transmissor de RF, alimentados por bateria;

[012] Figura 2 - vista esquemática da aplicação do lacre, onde o módulo eletrónico foi instalado em uma das partes de um objeto, tendo seu emissor ótico conectado a um filamento de fibra ótica que se estende através da segunda parte do objeto, recebendo pontos de fixação ao longo de seu comprimento e retornando até o receptor ótico, ao qual é conectada sua extremidade livre conduzindo a este último o sinal provindo do emissor. Nessa condição, o microprocessador está monitorando ambos os sinais (enviado e recebido) para constatar normalidade no sistema do lacre;

[013] Figura 3 - vista segundo figura anterior mostrando que a segunda parte do objeto foi rompida, deslocada ou removida, rompendo o filamento de fibra ótica. Deste modo, o sinal ótico enviado é interrompido, não sendo, consequentemente, recebido pelo receptor. O microprocessador reconhece essa diferença de sinal ótico e envia um sinal de alerta a um transmissor RF que transmite essa informação, por sinal de radio frequência, em tempo real, ao uma central de controle;

[014] Figura 4 - vista esquemática de um segundo exemplo de aplicação, onde o objeto recebe a instalação do filamento de fibra ótica em uma disposição diferenciada, passando próximo às suas extremidades. Nessa figura o filamento está em estado íntegro, caracterizando funcionamento normal do lacre;

[015] Figura 5 - vista segundo figura anterior mostrando que a segunda parte do objeto foi rompida, deslocada ou removida em apenas uma de suas extremidades, rompendo neste ponto o filamento graças ao modo como foi instalado no objeto. Seu rompimento é, igualmente acusado, pelo microprocessador. [016] De acordo com as figuras anexas, o“LACRE ELETRÓNICO E INSTALAÇÃO, PARA SISTEMA DE DETECÇÃO DE ROMPIMENTO ENTRE PARTES INTERLIGADAS POR FILAMENTO DE FIBRA ÓTICA”, objeto do presente pedido de patente de invenção, constitui-se de um lacre composto por um módulo eletrónico (1) contendo internamente uma placa de circuito eletrónico (2) integrada com um microprocessador (3) conectado a um emissor ótico (4), um receptor ótico (5) e a um circuito transmissor de radio frequência (6). O módulo eletrónico (1) é alimentado por uma bateria (7) e trabalha com um filamento de fibra ótica (8), como mostra, em especial, a figura 1

[017] Para aplicação do lacre, inicialmente é embutido ou instalado o módulo eletrónico ( 1) em uma das partes (9) do objeto (O) desejado, a ser monitorado. O objeto (O), não especificado neste relatório, pode pertencer a uma ampla gama em relação ao seu campo de aplicação, necessitando apenas que possa e necessite receber um lacre, ou seja, que seja composto por duas partes (9) e (9a), sendo pelo menos uma delas passível de ser aberta, deslocada ou removida, como mostra a figura 2

[018] Deste modo, como mostra também a figura 2, com o módulo eletrónico ( 1) embutido/instalado em uma das partes (9) do objeto (O), o filamento de fibra ótica (8) tem uma de suas extremidades conectada ao emissor ótico (4). A partir deste ponto o filamento (8) é posicionado de acordo com análise do instalador, saindo do emissor ótico (4) até o limite desta parte (9) do corpo do objeto (O) passando então para segunda parte (9a) e sendo disposto neste da melhor forma, retornando então à parte (9) do objeto (O) onde se encontra o módulo eletrónico (1 ) onde é conectada sua extremidade livre ao receptor ótico (5), formando uma espécie de circuito fechado de sinal ótico, onde o mesmo módulo eletrónico ( 1) irá tanto enviar quanto receber estes sinais através do filamento (8). Durante essa instalação, o filamento de fibra ótica (8) recebe pontos de fixação (10) ao longo de seu comprimento, em locais determinados pelo instalador que melhor auxiliem na estabilidade do filamento (8). Tal fixação (10) pode ser feita preferencialmente por cola química, ou por meio de qualquer processo que permita estabilidade do filamento (8) sem danificá-lo ou impedir sua capacidade transmissão de dados.

[019] O módulo eletrónico (1 ) é então ligado, alimentado por sua bateria (7), estando assim em estado operante. Nessa condição, como dito anteriormente, o emissor ótico (4) envia sinais óticos (SO) para o filamento de fibra ótica (8), através da extremidade à qual está conectado, sendo o sinal conduzido pela fibra (8) entre as duas partes (9) e (9a) do objeto (O) até alcançar o receptor ótico (5). O microprocessador (3) monitora e compara constantemente o sinal (SO) enviado pelo emissor ótico (4) com o sinal (SO) recebido pelo receptor ótico (5), constatando conformidade no sistema neste estágio de seu funcionamento, configurando assim, então, o lacre que une as duas partes (9) e (9a) do objeto (O) através do filamento de fibra ótica (8).

[020] Assim, caso acidental mente ou por ação intencional, de má fé, como mostra a figura 3, uma das partes (9) ou (9a) do objeto (O) for aberta, deslocada ou removida, o filamento de fibra ótica (8), por sua espessura extremamente fina e seus pontos de fixação (10) devidamente posicionados, é facilmente rompido. Essa ação interrompe o sinal (SO) conduzido pelo filamento (8) no ponto de rompimento, impossibilitando que o sinal (SO) enviado pelo emissor ótico (4) chegue ao receptor ótico (5) Essa diferença do sinal é percebida pelo microprocessador (3), o qual envia um sinal de alerta (SA) ao transmissor RF (6) que, por sua vez, envia remotamente um sinal de radio frequência de alerta para ser recebido por um receptor RF

[021] O referido receptor RF poderá estar instalado em uma central de controle, um dispositivo móvel ou mesmo no próprio local onde se encontra o objeto (O) violado, para ser percebido, por exemplo, através de sinal sonoro pela pessoa interessada. Como se observa, o rompimento do lacre é acusado em tempo real, permitindo que instantaneamente a pessoa interessada possa tomar a providência devida. O alerta poderá ainda, dependendo da construtividade do lacre, ser enviado a um rastreador através de um contato seco ou ser emitido através de um alarme sonoro e/ou visual instalado no dispositivo.

[022] Como pode ser percebido por um técnico no assunto, o objeto (O), graças à inovadora aplicação do lacre descrita acima, abrange uma gama extensa de campos de aplicação como, por exemplo, para acusar se um conector foi removido de um módulo, se uma placa de veículo foi removida, se um malote foi aberto, se uma caixa de produtos foi aberta indevidamente, se houve violação em gabinetes eletrónicos, em trincas em estruturas da construção civil, em caixas de valores, portas e até mesmo excesso de esforço mecânico em máquinas e equipamentos, enfim, para qualquer utilização prática onde o lacre possa ser instalado.