Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FOLLICULAR ASPIRATION NEEDLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/205914
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a follicular aspiration needle comprising a base (2) with a through-hole, inside of which a needle cannula (1) is coupled, the needle cannula (1) having a front aspiration end (11) which protrudes from a front end of the base (2) and a rear end (9) which freely protrudes from the rear end of the base (2), the through-hole in the base (2) has a frusto-conical segment (22) tapering from the rear end to the front end of the base (2), forming a gap (6) between the inner surface of the base (2) and the outer surface of the needle cannula (1) for coupling a biological sample collecting line (7).

Inventors:
YOSHIME WATANABE OSNIR (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050146
Publication Date:
December 29, 2016
Filing Date:
June 24, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
YOSHIME WATANABE OSNIR (BR)
International Classes:
A61D19/04; A61M5/34
Foreign References:
BRPI0605094A2008-06-17
JP2004329923A2004-11-25
JP2006055219A2006-03-02
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Agulha para aspiração folicular, caracterizada pelo fato de compreender:

uma base (2) com um furo atravessante, no interior do qual é acoplada uma cânula da agulha (1 ), sendo que a cânula da agulha (1 ) possui uma extremidade frontal de aspiração (1 1 ) que se sobressai a partir de uma extremidade frontal da base (2), e uma extremidade posterior (9) que se sobressai livremente a partir da extremidade posterior da base (2), o furo atravessante da base (2) possui um segmento com formato tronco- cónico (22) que se afunila da extremidade posterior em direção a extremidade frontal da base (2), formando um espaçamento (6) a superfície interna da base (2) e a superfície externa da cânula da agulha (1 ) para acoplamento de uma linha (7) para coleta de um material biológico.

2. Agulha para aspiração folicular, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que a base (2) compreende roscas (8) na sua extremidade posterior .

3. Agulha para aspiração folicular, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a base (2) compreende uma pega (12; 103) próxima à extremidade frontal da cânula (1 ).

4. Agulha para aspiração folicular, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que a base (2) compreende um prolongamento tronco-cônico (10) que se estende a partir da porção posterior da base (2) com uma abertura (101 ) tronco-cônica e uma borda em forma de ressalto anelar (102) de fixação na extremidade posterior.

5. Agulha para aspiração folicular, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o diâmetro externo da cânula (1 ) varia de 1 a 3 mm.

6. Agulha para aspiração folicular, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o segmento tronco-cônico (22) possui um ângulo de inclinação de no máximo 15Q.

7. Agulha para aspiração folicular, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o diâmetro do segmento tronco-cônico (22) varia de 2,01 mm na sua extremidade de maior dimensão a 1 ,61 mm na extremidade oposta de menor dimensão.

8. Agulha para aspiração folicular, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o diâmetro interno da linha (7) é de entre 1 ,8 a 1 ,9 mm e o seu diâmetro externo é de no máximo 2,01 mm.

Description:
AGULHA PARA ASPIRAÇÃO FOLICULAR

Trata-se a presente patente de modelo de utilidade, de uma nova forma e disposição introduzida em uma agulha para aspiração folicular, pertencente ao setor técnico veterinário, mais particularmente, trata-se de uma agulha para aspiração folicular de oócitos em animais. A agulha para aspiração folicular do presente pedido permite um fácil acoplamento com o resto do equipamento de aspiração folicular, de modo que é possível obter resultados práticos, seguros e funcionais vantajosos.

Normalmente, a aspiração de oócitos é feita com auxílio de um dispositivo guia de aspiração, que possui um orifício onde a agulha é introduzida. A agulha disposta no dispositivo guia de aspiração é ainda conectada a uma bomba a vácuo através de um tubo para passagem de material biológico, também designado de linha, permitindo a sucção do referido material. Uma sonda de ultrassom é ainda acoplada dispositivo guia de aspiração, para permitir a visualização do oócito e da cavidade uterina onde a agulha é inserida. Assim, os folículos ovarianos são visualizados por meio do ultrassom e, são recolhidos pela agulha, passando através da linha até um tubo coletor.

São conhecidas no mercado dois tipos de agulhas para realização do processo de aspiração folicular, a agulha convencional e a agulha longa. A agulha convencional possui um diâmetro de base grande, de modo que o orifício do dispositivo guia de aspiração também precisa ser mais extenso. A principal desvantagem da agulha convencional é a dificuldade de montagem, por ser uma agulha curta é necessário o uso de um mandril (haste prolongadora), que será o responsável por conduzir a agulha por dentro do dispositivo guia que será introduzido no animal.

Assim, para fixar a agulha no mandril é utilizada uma peça intermediária, que também é utilizada para fazer a fixação e a vedação da linha com a agulha. A utilização dessa peça intermediária torna o processo de montagem mais trabalhoso, além de demorado, de modo que aumentam as chances de contaminação, visto que o local onde é realizada a coleta e montagem do equipamento nem sempre apresenta as condições ideais de assepsia. O segundo tipo de agulha conhecida, a agulha longa, apresenta uma cânula mais longa, de modo que o uso de um mandril não é mais necessário. No entanto, a fixação da linha em sua base não é um processo prático, seu custo é mais elevado e agressão ao meio ambiente maior, já que agulhas são descartáveis.

Além disso, quando é necessário usar força na agulha no momento da inserção e coleta de material, existe a possibilidade de haver danos ao ovário do animal, principalmente àqueles que se submetem a aspiração por diversas vezes, e ainda pode ocorrer a ruptura do folículo.

Outro problema apresentado pelas agulhas longas é a adaptação aos diversos tipos de dispositivos guias de aspiração disponíveis no mercado e a vedação de todos os componentes acoplados, para evitar a perda de material biológico. Na maioria dos dispositivos, a fixação da agulha no orifício do dispositivo guia só pode ser feita com a utilização de um mandril, e envolve o acoplamento de três ou mais componentes diferentes, principalmente quando há diferença de diâmetro da linha, do dispositivo guia e da agulha, o que exige o acoplamento de peças diversas adicionais de adaptação e vedação, para garantir a fixação estável e estanque entre todos os componentes.

Assim, o objetivo da agulha para aspiração objeto desse modelo de utilidade é de permitir um acoplamento mais rápido, estanque e eficiente do conjunto agulha, linha e dispositivo guia, evitando perdas de material biológico, traumas ao animal e possíveis contaminações, solucionando assim os inconvenientes acima mencionados, e de proporcionar outras vantagens decorrentes de sua concepção.

A agulha de aspiração folicular será melhor compreendida através dos desenhos anexos que, de modo esquemático, representam:

Figura 1 - vista em perspectiva da primeira concretização da agulha folicular da presente invenção;

Figura 2 - vista lateral da primeira concretização da agulha folicular;

Figura 3 - vista frontal ampliada da primeira concretização da agulha folicular; Figura 4 - vista lateral em corte da parte posterior da primeira concretização da agulha folicular;

Figura 5 - vista lateral em corte da parte posterior da primeira concretização da agulha folicular acoplada à linha do sistema;

Figura 6 - vista lateral de uma segunda concretização da agulha folicular; e Figura 7 - vista lateral em corte da parte posterior da segunda concretização da agulha folicular.

De acordo com as figuras 1 a 5 apresentadas, a agulha de aspiração folicular, na primeira concretização, compreende uma peça de base 2 com um furo atravessante, no interior do qual é acoplada uma cânula de agulha 1 . A cânula de agulha 1 possui uma extremidade frontal de aspiração 1 1 que se sobressai a partir da extremidade frontal da base 2, e uma extremidade posterior 9 que se sobressai livremente a partir da extremidade posterior da base 2. Assim, um espaçamento 6 é formando entre a superfície externa da cânula 1 na porção próxima à extremidade posterior 9 e a superfície interna da base 2 na região do segmento tronco-cônico 22, próximo à extremidade posterior da base 2, de modo que nesse espaço será acoplada à linha 7 para coleta de material biológico do sistema de aspiração folicular, por onde passa o material biológico succionado por uma bomba de sucção (não ilustrada) acoplado à extremidade oposta da linha 7.

Na extremidade posterior da base 2 há uma abertura 21 preferivelmente de diâmetro maior do que o furo atravessante, para facilitar a introdução da linha 7 e seu acoplamento com a cânula 1 . Em seguida a essa abertura 21 , o furo atravessante possui segmento com formato tronco-cônico 252 cujo diâmetro decresce na direção da extremidade frontal da base 2. Por exemplo, o diâmetro desse segmento tronco-cônico 22 varia de 2,01 mm na sua extremidade maior a 1 ,61 mm na extremidade oposta de menor dimensão. Nesse segmento tronco-cônico 22 da base é acoplada a ponta da linha 7. A inclinação desse segmento tronco-cônico possui um ângulo máximo de 15 Q na direção axial, o que permitirá um acoplamento estanque da linha 7 entre a face interna da base 2 e a periferia externa da cânula 1 . Quando a linha 7 é acoplada à base 2 da agulha, ela é inserida no espaço formado entre o segmento tronco-cônico da base 2 e a cânula 1 , até que as paredes da linha 7 fiquem pressionadas entre a superfície periférica externa da cânula de agulha 1 e a superfície interna da base 2, de modo que a linha 7 é adequadamente vedada e fixada à agulha, não sendo mais necessária a utilização de uma peça intermediária.

De acordo com a presente invenção, a cânula 1 de aspiração folicular da pode ser constituída com um diâmetro externo de entre 1 e 3 mm, e preferivelmente cerca de 1 ,61 mm, dimensões essas que são inferiores às das cânulas dos padrões normalmente utilizados. O menor diâmetro da cânula permite o uso de uma linha 7 também de menor diâmetro quando comparados aos padrões normalmente utilizados, com diâmetro interno que pode ser de 1 ,8 a 1 ,9 mm e diâmetro externo de aproximadamente 2,01 mm. Consequentemente, o dispositivo guia de aspiração também pode ser constituído com diâmetros menores do que os padrões, o que causa um menor incómodo ao animal. De acordo com essa concretização da invenção, a abertura 21 na extremidade posterior da base 2 pode ser constituída com um diâmetro de cerca de 2,51 mm, o qual diminui progressivamente até o segmento tronco-cônico 22. Essa abertura 21 de maior diâmetro permite, portanto, uma fácil introdução da linha 7 no interior da base 22, para acoplamento com a cânula.

Além disso, caso seja necessário, na concretização da invenção de acordo com as figuras 1 a 5, a base 2 ainda compreende roscas 8 externas para melhor fixação de um mandril ou haste prolongada (não mostrados) para auxiliar no acoplamento da linha 7 na agulha, e uma pega 12, que facilita o manuseio da agulha. As roscas 8 ficam dispostas na região da base 2 correspondente ao segmento tronco-cônico 22, enquanto a pega 12 fica disposta na região oposta, próxima à extremidade frontal da cânula 1 e da base 2.

As figuras 6 e 7 apresentam uma segunda concretização da agulha folicular, em que a base 2 compreende uma região de pega 103, um prolongamento de perfil tronco-cônico 10 que se estende a partir da porção posterior da base 2 e cuja extremidade posterior possui uma borda em forma de ressalto anelar 102 e uma abertura 101 com diâmetro maior do que o restante do furo atravessante, para auxiliar o encaixe e acoplamento com a haste prolongada. A abertura 101 do prolongamento tronco-cônico 10 é contígua ao segmento tronco-cônico 22 da base 2. Essa abertura 101 também possui um perfil tronco-cônico cujo diâmetro decresce em direção a extremidade frontal da base 2, onde a linha 7 será fixada e vedada. Dependendo do seu diâmetro, a haste prolongada pode ser acoplada externamente ao prolongamento 10 apenas na região do ressalto anelar 102, ou ainda de modo que o restante do prolongamento fique inserido na extremidade da haste. Alternativamente, caso a haste possua um diâmetro externo menor do que o prolongamento 10, ela pode ser inserida no interior da abertura 101 , até que ela fique firmemente acoplada dentro do prolongamento 10, sendo pressionada contra a superfície interna da abertura 101 . Dessa forma, a agulha de acordo com a presente invenção é compatível com diversos tamanhos de hastes prolongadas, podendo ser acoplada de forma estanque e simples a qualquer tipo de haste.

A agulha folicular apresentada na presente invenção tem, portanto, sua utilização facilitada, de modo que para montar o sistema de aspiração folicular, basta conectar a linha 7 dentro do segmento tronco-cônico 22 da base 2.

A nova agulha folicular, assim concebida, oferece as seguintes vantagens em relação as suas congéneres até hoje conhecidas:

- facilidade e praticidade de montagem da agulha folicular no sistema de aspiração, visto que basta conectar diretamente a linha 7 na base 2 da agulha;

- garantia de vedação, pois o segmento tronco-cônico 22 com diâmetro decrescente em direção à extremidade frontal da cânula 1 pressiona as paredes da linha 7 contra a superfície externa da cânula de agulha 1 ;

- fácil fixação da haste prolongadora ou mandril, sendo feita através das roscas 8 ou do encaixe 102 na abertura tronco-cônica 101 ; - a construção da agulha com poucos componentes firmemente acoplados permite que os componentes usados possuam diâmetro menor frente aos padrões de dispositivos de aspiração disponíveis no mercado, agredindo menos o animal no momento da aspiração; e

- fácil adaptação a diferentes tipos de dispositivos guias ou hastes prolongadas para dispositivos de aspiração.

A abrangência da presente invenção, portanto, não deve ser limitada aos detalhes aqui descritos, mas sim, apenas aos termos definidos nas reivindicações e seus equivalentes.