Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
INTELLIGENT LOCKING DEVICE, SYSTEM AND METHOD FOR LOCKING AND PROTECTING AN OBJECT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/108234
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an intelligent locking device comprising a locking shackle to be latched on the object to be locked; a mechanical lock to lock or unlock the locking shackle by means of a mechanical key; an electronic lock actuated by an actuator powered by an electric energy source to lock or unlock the locking shackle; a control module to control the actuation of the electronic lock and designed to communicate over a communications network with a server that sends and receives information from an electronic user device; and at least one breach sensor to detect a breach event, wherein, when a breach event is detected by at least one breach sensor, the control module sends a breach event notification to the electronic user device.

More Like This:
Inventors:
DIB ANA MARIA (BR)
JUNQUEIRA EDUARDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050041
Publication Date:
June 22, 2023
Filing Date:
February 09, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DIB ANA MARIA (BR)
JUNQUEIRA EDUARDO DIB MAXIMIANO (BR)
International Classes:
E05B67/38; E05B45/06; E05B47/00; E05B67/00
Domestic Patent References:
WO1995005515A11995-02-23
Foreign References:
EP0189147A11986-07-30
US20180313111A12018-11-01
US20200032557A12020-01-30
US20190051074A12019-02-14
Attorney, Agent or Firm:
KASZNAR LEONARDOS PROPRIEDADE INTELECTUAL (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. Dispositivo de travamento inteligente (100) para travar um objeto, caracterizado pelo fato de que compreende: uma alça de travamento (109) para fechar no objeto a ser travado; uma trava mecânica (116) para travar ou destravar a alça de travamento por meio de uma chave mecânica; uma trava eletrônica acionada por um atuador alimentado por uma fonte de energia elétrica para travar ou destravar a alça de travamento; um módulo de controle (119) para controlar o acionamento da trava eletrônica e configurado para comunicar, por meio de uma rede de comunicação, com um servidor que envia e recebe informações de um dispositivo eletrônico do usuário; e pelo menos um sensor de violação para detectar um evento de violação, em que, quando um evento de violação é detectado por ao menos um sensor de violação, o módulo de controle (119) envia uma notificação do evento de violação para o dispositivo eletrônico do usuário.

2. Dispositivo de travamento inteligente (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos um sensor de violação é um sensor de impacto configurado para detectar um evento de violação quando detectar uma força maior do que um limite configurado pelo usuário.

3. Dispositivo de travamento inteligente (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos um sensor de violação é um extensômetro configurado para detectar um evento de violação quando o estresse sobre a trava mecânica for superior a um limite configurado pelo usuário.

4. Dispositivo de travamento inteligente (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a alça de travamento (109) compreende um imã e pelo menos um sensor de efeito Hall configurado para detectar a presença da alça de travam ento (109).

5. Dispositivo de travamento inteligente (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos um sensor de violação é um sensor de corte configurado para detectar o corte da alça de travamento.

6. Dispositivo de travamento inteligente (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a fonte de energia elétrica é pelo menos uma bateria acomodada no interior do corpo do dispositivo de travamento inteligente.

7. Dispositivo de travamento inteligente (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o atuador da trava eletrônica é um motor de corrente contínua.

8. Sistema de travamento e proteção de um objeto, caracterizado pelo fato de que compreende: um dispositivo de travamento inteligente (100) compreendendo: uma alça de travamento (109) para fechar no objeto a ser travado; uma trava mecânica (116) para travar ou destravar a alça de travamento por meio de uma chave mecânica; uma trava eletrônica acionada por um atuador alimentado por uma fonte de energia elétrica para travar ou destravar a alça de travamento; um módulo de controle (119) para controlar o acionamento da trava eletrônica e configurado para estabelecer uma conexão com uma rede; e pelo menos um sensor de violação para detectar um evento de violação; e um servidor comunicativamente conectado ao dispositivo de travam ento inteligente (100) e configurado para estabelecer a interface de comunicação do dispositivo de travam ento inteligente (100) com um dispositivo eletrônico de um usuário; em que, quando um evento de violação é detectado por ao menos um sensor de violação do dispositivo de travamento inteligente (100), o módulo de controle (119) envia uma notificação do evento de violação para o dispositivo eletrônico do usuário.

9. Método para travamento e proteção de um objeto com um dispositivo de travamento inteligente como definido na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o método compreende: travar um objeto com o dispositivo de travamento inteligente (100); monitorar continuamente o estado do dispositivo de travamento inteligente; verificar a ocorrência de evento de violação por meio de pelo menos um sensor de violação do dispositivo de travamento inteligente; ao detectar um evento de violação, enviar uma notificação do evento de violação detectado para o dispositivo eletrônico do usuário.

Description:
DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO INTELIGENTE, SISTEMA E MÉTODO PARA TRAVAMENTO E PROTEÇÃO DE UM OBJETO CAMPO TÉCNICO

[001] A presente invenção se refere a um dispositivo de travamento inteligente para bloqueio ou proteção contra acesso físico que pode ser controlado remotamente para abertura ou travamento. Além da possibilidade de controle remoto a presente invenção provê que este dispositivo também será capaz de detectar e notificar um usuário sobre uma tentativa de violação ou abertura não autorizada.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[002] Tipicamente, um cadeado é composto por um corpo, uma alça e um mecanismo de travamento. Em geral, a alça típica é uma alça de metal em forma de "U" (redonda ou quadrada na seção transversal) que abrange o que está sendo preso pelo cadeado (por exemplo, elo de corrente ou ferrolho de uma janela, porta ou compartimento). Além disso, a alça do cadeado pode se mover (típico de cadeados mais antigos) ou deslizar para fora do corpo do cadeado quando na posição destravada.

[003] Atualmente, cadeados eletrônicos também têm sido amplamente utilizados, em que alguns dispositivos podem ser controlados eletronicamente ou até por comandos enviados a partir de um dispositivo de usuário através de uma conexão sem fio, como uma rede Wi-Fi.

[004] O documento BR202018013701-3 descreve uma disposição construtiva aplicada, capaz de automatizar um cadeado convencional, substituindo o miolo de um cadeado padrão por outro miolo eletromecânico.

[005] O documento PI9700310-7 trata de uma fechadura eletrônica operada por cartão inteligente, composta essencialmente pela conjugação de um primeiro bloco responsável pela interface com o cartão inteligente e pelo gerenciamento das autorizações de acesso, como também pelo armazenamento dos dados e possível destravamento da porta, com um segundo bloco responsável pelo acionamento mecânico e retorno ao estado atual do trinco.

[006] O documento BR202018069875-9 descreve um aparelho com função de possibilitar que um usuário realize de modo automatizado a rotação de uma chave de fechadura convencional a partir de um comando por rádio frequência, particularmente a partir de um aparelho de telefonia móvel smartphone), podendo abrir a fechadura/porta sem a chave. O acionador compreende um invólucro externo cuja região de montagem do cubo rotativo na chave apresenta um recuo posterior, permitindo a sua instalação sem que seja necessário substituir o cilindro da chave, e nem remover a roseta ou espelho.

[007] Como exposto acima, algumas soluções para os problemas relacionados a cadeados eletrônicos possibilitam tanto uma automatização de seu funcionamento quanto o controle de acesso. No entanto, o estado da técnica ainda não apresenta uma solução de travamento que possa ser controlado remotamente por um usuário a partir de Internet das Coisas (IoT) e apresente ao usuário notificações de tentativas de acesso não autorizado durante operação, como tentativa de violação ou abertura forçada.

[008] Com a presente invenção, alcança-se uma solução vantajosa que proporciona robustez no uso, confiabilidade na proteção contra acesso não autorizado, além da segurança, conforto e eficiência alcançado pela comunicação e controle remoto do usuário.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[009] O objetivo da presente invenção é prover um dispositivo de travamento com a funcionalidade para bloqueio remoto e informar eventual violação ou acesso não autorizado, ou seja, dotar tal dispositivo com a capacidade de receber e transferir dados por rede além do controle remoto. DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO

[0010] De forma a alcançar os objetivos acima descritos, a presente invenção provê um dispositivo de travamento inteligente compreendendo uma alça de travamento; uma trava mecânica acionada por uma chave mecânica; uma trava eletrônica acionada por um atuador alimentado por fonte de energia elétrica para travar ou destravar a alça de travamento; um módulo de controle para controlar o acionamento da trava eletrônica e configurado para comunicar, por meio de uma rede de comunicação, com um servidor que envia e recebe informações de um dispositivo eletrônico do usuário; e pelo menos um sensor de violação para detectar um evento caracterizado como evento de violação, situação na qual o módulo de controle enviará uma notificação deste evento de violação ao dispositivo eletrônico do usuário.

[0011] A presente invenção provê um sistema de travamento e proteção de um objeto compreendendo: um dispositivo de travamento inteligente com uma alça de travamento; uma trava mecânica para travar ou destravar a alça de travamento por meio de uma chave mecânica; uma trava eletrônica acionada por um atuador alimentado por uma fonte de energia elétrica para travar ou destravar a alça de travamento; um módulo de controle para controlar o acionamento da trava eletrônica e configurado para estabelecer uma conexão com uma rede; pelo menos um sensor de violação para detectar um evento de violação; um servidor comunicativamente conectado ao dispositivo de travamento inteligente e configurado para estabelecer a interface de comunicação do dispositivo de travamento inteligente com um dispositivo eletrônico de um usuário; em que, quando um evento de violação é detectado por ao menos um sensor de violação do dispositivo de travamento inteligente, o módulo de controle enviará notificação do evento de violação para o dispositivo eletrônico do usuário.

[0012] Adicionalmente, a presente invenção provê um método para travamento e proteção de um objeto com um dispositivo de travamento inteligente, compreendendo: travar um objeto com o dispositivo de travamento inteligente; monitorar continuamente o estado do dispositivo de travamento inteligente; verificar a ocorrência de evento de violação por meio de pelo menos um sensor de violação do dispositivo de travamento inteligente; ao detectar um evento de violação, enviar uma notificação do evento de violação detectado para o dispositivo eletrônico do usuário.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0013] A presente invenção será melhor compreendida a partir da descrição detalhada com referência às figuras descritas abaixo.

[0014] A Figura 1 ilustra um dispositivo de travamento inteligente de acordo com a presente invenção.

[0015] A Figura 2 ilustra uma vista frontal do dispositivo de travamento inteligente sem sua parede frontal da Figura 1.

[0016] A Figura 3 ilustra uma vista explodida do dispositivo de travamento inteligente ilustrado na Figura 1.

[0017] A Figura 4 ilustra um módulo de travamento de acordo com uma outra modalidade da presente invenção.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0018] A descrição que se segue partirá de uma concretização preferencial da invenção, aplicada a um dispositivo de travamento inteligente conforme ilustrado nas figuras.

[0019] Particularmente, a presente invenção provê um dispositivo de travamento inteligente compreendendo uma alça de travamento para fechar no objeto a ser travado; uma trava mecânica para travar ou destravar a alça de travamento por meio de uma chave mecânica; uma trava eletrônica acionada por um atuador alimentado por uma fonte de energia elétrica para travar ou destravar a alça de travamento; um módulo de controle para controlar o acionamento da trava eletrônica e configurado para comunicar, por meio de uma rede de comunicação, com um servidor que envia e recebe informações de um dispositivo eletrônico do usuário; e pelo menos um sensor de violação para detectar um evento de violação, em que, quando um evento de violação é detectado por ao menos um sensor de violação, o módulo de controle envia uma notificação do evento de violação para o dispositivo eletrônico do usuário. Entretanto, como ficará evidente para qualquer técnico no assunto, a invenção não está limitada a uma concretização particular, e tampouco a um dispositivo de travamento inteligente como ora descrito.

[0020] O dispositivo de travamento inteligente 100 é um cadeado inteligente, sendo um dispositivo físico e lógico que une o bloqueio ou proteção contra acesso físico não autorizado a determinado local ou área e a proteção lógica que controla e envia comandos de ação para abertura, travamento ou status do dispositivo físico. De forma geral, o dispositivo de travamento inteligente 100 de acordo com a presente invenção é caracterizado como um objeto ou dispositivo da Internet das Coisas {Internet of Things - loT). Um dispositivo de IoT recebe e transfere dados por redes sem fio com pouca ou nenhuma intervenção humana. Dessa forma, o dispositivo de travamento inteligente 100 é capaz de controlar, permitir e negar o acesso com pouca ou nenhuma intervenção humana.

[0021] Assim, o dispositivo de travamento inteligente 100 pode ser utilizado por um usuário para ter controle remoto mediante o monitoramento e controle por meio de um dispositivo eletrônico de usuário, como por exemplo, um computador, notebook, tablet, ou um smartphone, que compreende um software, como um aplicativo. Por exemplo, o aplicativo pode ser configurado para receber informações do usuário como cadastro, identificação de segurança, geração de certificado e chave de segurança, além de possibilitar a configuração de conexão ou operação do dispositivo de travamento. Para tanto, o dispositivo de travamento inteligente 100 precisa estabelecer uma conexão com um servidor, como um serviço de nuvem do próprio sistema de operação do dispositivo de travamento inteligente, que realiza a interface de comunicação com o dispositivo eletrônico do usuário. Assim, o usuário pode receber prontamente em seu dispositivo informações sobre a operação do dispositivo de travamento inteligente 100. Dessa forma, por meio do aplicativo executado no dispositivo eletrônico, o usuário pode enviar comandos para controlar o travamento ao servidor, o qual, mediante a verificação de segurança, poderá comunicar ao dispositivo de travamento inteligente 100.

[0022] Assim, a presente invenção também se refere a um sistema de travamento e proteção de um objeto compreendendo compreende: um dispositivo de travamento inteligente com uma alça de travamento para fechar no objeto a ser travado; uma trava mecânica para travar ou destravar a alça de travamento por meio de uma chave mecânica; uma trava eletrônica acionada por um atuador alimentado por uma fonte de energia elétrica para travar ou destravar a alça de travamento; um módulo de controle para controlar o acionamento da trava eletrônica e configurado para estabelecer uma conexão com uma rede; e pelo menos um sensor de violação para detectar um evento de violação; e um servidor conectado ao dispositivo de travamento inteligente e configurado para estabelecer a interface de comunicação do dispositivo de travamento inteligente com um dispositivo eletrônico do usuário; em que, ao ser detectado um evento de violação por ao menos um sensor de violação do dispositivo de travamento inteligente, o módulo de controle enviará uma notificação do evento de violação para o dispositivo eletrônico do usuário.

[0023] A presente invenção, visa proporcionar um travamento mais robusto e confiável contra tentativas de abertura não autorizadas e apresentando pelo menos uma evidência de acesso físico para indicar se houve a tentativa ou sucesso de abertura indevida, preservando as evidências físicas e lógicas. A gestão lógica para envio de comandos de ação e status possuem modelo de comunicação de rede segura e modelagem de dados consistente com as necessidades e realidade dos cadeados em uso pelos usuários. Para tanto, o dispositivo de travamento inteligente 100 é robusto para impedir ou no mínimo gerar evidência de acesso não autorizado. O controle lógico e a comunicação com a internet são de baixo consumo de energia elétrica. A gestão via internet é segura, reflete o status e envia comandos de uso dos cadeados instalados em todas as regiões do planeta.

[0024] De acordo com essas características gerais, a presente invenção pode ser utilizada em diversas aplicações e situações de controle de acesso, como por exemplo, para impedir o acesso a portas, janelas ou compartimentos.

[0025] O funcionamento e operação do dispositivo de travamento inteligente 100 de acordo com a presente invenção será melhor compreendido a partir dos detalhamentos de seus componentes internos em referência às Figura 1 e 4.

[0026] A Figura 1 ilustra um dispositivo de travamento inteligente 100 de acordo com uma modalidade preferencial da presente invenção. De acordo com a modalidade ilustrada, o dispositivo de travamento inteligente 100 é formado por um corpo em forma de prisma retangular que aloja e protege os elementos de travamento. No entanto, como ficará evidente para um técnico no assunto, tal forma não é limitativa uma vez que a presente invenção não se refere a um formato de corpo específico. Adicionalmente, o dispositivo de travamento inteligente 100 compreende uma alça de travamento 109 para a conexão dos pinos de travamento. A alça de travamento 109 é o elemento que é passado através de trancas nos objetos que serão bloqueados e protegidos, como por exemplo, em portas, janelas ou compartimentos. De acordo com a modalidade preferencial, a alça de travamento 109 é formada por um cabo de aço flexível. No entanto, a presente invenção não está limitada a uma alça com forma ou dimensionamento específicos, de maneira que a alça pode ser flexível ou rígida, além de possuir tamanhos variados.

[0027] O dispositivo de travamento inteligente 100 é formado por um corpo robusto para garantir proteção externa e evitar arrombamentos, enquanto intemamente compreende elementos para suporte, alojamento e fixação dos componentes de funcionamento. De acordo com a modalidade preferencial, o dispositivo de travam ento inteligente 100 compreende um suporte para os mecanismos 101 que é a parte da estrutura responsável pela fixação do atuador (não mostrado), da trava mecânica 116 e dos pinos de travam ento. Adicionalmente, o suporte de mecanismos 101 compreende um suporte da trava mecânica 104 para acomodar e fixar a trava mecânica 116 na estrutura do dispositivo de travamento inteligente. A trava mecânica 116 compreende um barril e cilindro para encaixe de uma chave mecânica, a qual se possuir o perfil correspondente ao segredo, permitirá o travamento ou destravamento do dispositivo de travamento inteligente 100 de forma mecânica.

[0028] Adicionalmente, o atuador é provido e fixado em um suporte de atuador 105 na estrutura do dispositivo de travamento inteligente 100. Preferencialmente, o atuador é um motor de corrente contínua (CC). Como será descrito adiante, o atuador é responsável por acionar o travamento eletrônico do dispositivo de travamento inteligente 100, ao receber um comando do módulo de controle após confirmação de segurança por meio de uma chave criptografada.

[0029] No suporte para os mecanismos 101, há um suporte para pino travado pelo motor 102 para acomodar o pino travado pelo motor e um suporte para pino travado pela trava mecânica 103 para acomodar o pino travado pela trava mecânica 116. Os suportes para pino 102 e 103 alojam, cada, um pino de travamento 110 que será acionado pela trava mecânica 116 ou pela trava eletrônica.

[0030] Altemativamente, o dispositivo de travamento inteligente 100 pode utilizar um módulo de travamento 200, como ilustrado na Figura 4, ao invés das travas mecânica e eletrônica anteriormente descritas. Nesta modalidade alternativa, o módulo de travamento 200 substitui os mecanismos de travamento tradicionais e pode ser operado de forma a restringir a abertura tanto mecânica quanto eletrônica. O módulo de travamento 200 utiliza a trava mecânica em série com a trava eletrônica com um acoplamento entre as duas. De forma similar, o módulo de travamento 200 é fixado na parte interna do corpo do dispositivo de travamento inteligente de maneira que a trava mecânica 216 é fixada em um suporte da trava mecânica 204. Além disso, o atuador é fixado em um suporte do atuador 205. Preferencialmente, há um acoplamento solenoide 207 entre as travas mecânica e elétrica, alojado em um suporte de solenoide 208, que faz conexão em série entre as travas por meio de um conector 206. Quando o acoplamento está desengatado, a trava mecânica é incapaz de destravar o mecanismo. Quando o acoplamento está engatado, a trava eletrônica é incapaz de forçar a trava mecânica e ativar o mecanismo.

[0031] O diferencial do módulo de travamento 200 é justamente a capacidade de restringir a abertura do dispositivo de travamento inteligente 100 por meio de qualquer uma das travas e requerer a ativação de ambas simultaneamente .

[0032] Retomando à Figura 3, o corpo do dispositivo de travamento inteligente 100 é fechado com as paredes laterais 107 e 108. A parede esquerda 107 faz o fechamento da lateral esquerda da estrutura e a parede direita 108 faz fechamento da lateral direita da estrutura. Preferencialmente, na parede lateral esquerda 108, a placa de circuito impresso 118 é fixada.

[0033] Adicionalmente, o dispositivo de travamento inteligente 100 compreende um módulo SIM 117 para possibilitar a conexão por meio de uma rede de celular.

[0034] Além disso, um suporte de baterias 106 é encaixado junto ao suporte dos mecanismos 101, completando uma estrutura retangular. O suporte de baterias 106 compreende reentrâncias para alocar e fixar as baterias 115 na estrutura do dispositivo de travamento inteligente 100. As baterias 115 são providas para fornecer energia elétrica para o funcionamento da placa de circuito impresso 118 e acionamento do motor de corrente contínua. Preferencialmente, as baterias 115 utilizadas são baterias modelo técnico 18650, de 3.400 mAh. Altemativamente, o dispositivo de travamento inteligente 100 pode possuir ainda uma abertura com uma porta de conexão para possibilitar o recarregamento da bateria, evitando que o corpo do dispositivo seja aberto sempre que a carga se esgotar.

[0035] Assim, o dispositivo de travamento inteligente 100 é formado por um corpo robusto capaz de proporcionar proteção para seus elementos funcionais e de travamento. No entanto, como ficará evidente para um técnico no assunto, diferentes configurações para a estrutura do corpo podem ser utilizadas de acordo com a presente invenção.

[0036] Adicionalmente, os pinos de travamento 110 são conectados à alça de travamento 109 e recebem o mecanismo da lingueta que irá garantir sua fixação enquanto o atuador ou a trava mecânica estiverem acionados. O contato e travamento do pino de travamento do atuador é realizado pela lingueta do motor 111, mediante a transmissão de força e movimento proporcionado pelo conector do motor 112.

[0037] Adicionalmente, o pino de travamento do atuador é contactado e travado pela lingueta da trava mecânica 113 por meio da transmissão de força e movimento proporcionado pelo conector da trava mecânica 114.

[0038] A placa de circuito impresso 118 compreende os circuitos que são utilizados para a operação do dispositivo de travamento inteligente 100, como por exemplo, os circuitos dos sensores que detectam o estado atual do dispositivo de travamento inteligente, módulo de controle ou módulos de comunicação que possibilitam a conexão com rede para transmissão e envio de informações de um servidor. Preferencialmente, a placa de circuito impresso 118 compreende um módulo de controle 119 que é formado por um microcontrolador configurado para realizar as diferentes funções do dispositivo de travam ento inteligente 100 a partir das informações coletadas por meio dos sensores. De acordo com a modalidade descrita, o microcontrolador é um do tipo ESP 32, no entanto, outros microcontroladores podem ser utilizados de acordo com a presente invenção.

[0039] A placa de circuito impresso 118 compreende ainda pelo menos um sensor de violação. O sensor de violação é provido para detectar um evento de violação, podendo ser uma tentativa de abertura ou um sucesso de destravam ento indevido. O sensor de violação é conectado ao módulo de controle 119, o qual irá receber e processar as informações detectadas. Essa característica combinada com a comunicação do dispositivo de travamento inteligente 100 com o dispositivo eletrônico do usuário, possibilita o rápido alerta em caso de uma tentativa ou sucesso de violação do acesso ao objeto protegido.

[0040] De acordo com a modalidade preferencial, quatro sensores de violação podem ser utilizados: um sensor de corte, um sensor de presença da alça de travamento 109, um sensor de impacto e um sensor de arrombamento. [0041] O sensor de corte é um circuito implementado para monitorar a integridade da alça de travamento 109 para possibilitar a detecção quando a alça for cortada ou se romper. O circuito do sensor de corte é conectado nas extremidades da alça de travamento 109 e será fechado durante a operação. Dessa forma, em um evento de violação que seja realizada pelo corte da alça de travamento 109, será detectada a abertura do circuito.

[0042] Adicionalmente, o dispositivo de travamento inteligente 100 pode compreender um sensor de presença para detectar a presença da alça de travamento 109 nos encaixes de travamento no corpo. Preferencialmente, o sensor de presença é um sensor de efeito Hall formado por um circuito cujos terminais são conectados nos encaixes de travamento do dispositivo de travamento inteligente 100. Para tanto, a alça de travamento 109 deve possuir um imã permanente conectado. Assim, quando as extremidades da alça de travam ento 109 estão conectadas nos encaixes de travamento, o circuito poderá detectar e determinar sua presença devido ao campo magnético proporcionado pelo imã. Caso contrário, o sensor não identificará a presença da alça de travamento 109 e, consequentemente, concluirá que o dispositivo de travamento inteligente 100 está aberto.

[0043] Adicionalmente, o dispositivo de travamento inteligente 100 pode compreender um sensor de impacto composto por um sensor de aceleração, como um condicionador piezoelétrico. O sensor de impacto pode ser configurado pelo usuário para que, ao detectar força maior do que um limite estabelecido, identificará este evento como um possível evento de violação. Dessa forma, o sensor de impacto é capaz de detectar a ocorrência de uma tentativa violação por meio da quebra do corpo do dispositivo de travamento inteligente 100.

[0044] Adicionalmente, o dispositivo de travamento inteligente 100 pode compreender um sensor de arrombamento que é formado por um extensômetro posicionado no cilindro da trava mecânica. Existindo a tentativa de arrombamento do cilindro, haverá a ocorrência de esforços sobre os mecanismos da trava mecânica, os quais serão detectados pelo sensor de arrombamento.

[0045] Conforme descrito, o sensor de violação está conectado na placa de circuito impresso 118, a qual abarca um módulo de controle 119 configurado para receber e processar as informações sobre os eventos de violação detectados. Adicionalmente, o módulo de controle 119 é configurado para enviar as informações sobre os eventos de violação para o servidor e, finalmente, para o dispositivo eletrônico do usuário.

[0046] Preferencialmente, o dispositivo de travamento inteligente 100 compila o seu estado atual para que seja enviado a um servidor nuvem. O dispositivo periodicamente entra neste estado para garantir que o sistema conhece o estado mais recente do dispositivo de travamento inteligente. Além disso, para aumentar a confiabilidade, qualquer ação de interferência ou tentativa de ataque provoca a entrada neste estado imediatamente.

[0047] Tendo descritos os elementos e funcionalidades do dispositivo de travamento inteligente 100, será apresentado a seguir o funcionamento exemplificativo das funcionalidades implementadas em operação.

[0048] Inicialmente, o dispositivo de travamento inteligente está em um estado de pré-configuração que se refere ao estado antes da primeira operação, como por exemplo, o estado no qual ele é enviado de fábrica. No estado de pré-configuração, o dispositivo de travamento inteligente 100 está desligado aguardando sua inicialização. Preferencialmente, o sistema inteligente do dispositivo de travamento inteligente 100 permanece dormindo profundamente aguardando a inicialização da operação e nenhum tipo de coleta de dados é realizado durante esse estado. Opcionalmente, o módulo de controle 119 do dispositivo de travamento inteligente 100 pode possuir uma função de reset que possibilita o retorno para o estado de pré-configuração.

[0049] Como anteriormente descrito, o dispositivo de travamento inteligente 100 é um dispositivo que se conecta, por meio de uma rede de comunicação, a um servidor e, assim, a um dispositivo eletrônico de usuário configurado para enviar e receber as informações por meio de um aplicativo.

[0050] Para a primeira inicialização que será executada pelo usuário, o dispositivo de travamento inteligente 100 entra no estado de início de configuração que é realizada por meio do aplicativo instalado no dispositivo eletrônico do usuário. Neste momento não há chave privada ou certificado na memória do dispositivo de travamento inteligente, isto é, o dispositivo de travamento inteligente 100 ainda não foi atribuído a nenhum usuário. Então, o dispositivo de travamento inteligente 100 se prepara para a configuração disponibilizando seu Access Point, abrindo sua trava eletrônica para criação de sua chave criptografada que será utilizada em seu certificado. Preferencialmente, a chave criptografada utilizada é uma chave RSA (Rivest- Shamir- Adleman) .

[0051] Em sequência, o dispositivo de travamento inteligente 100 realizará a configuração de rede de comunicação que será a primeira rede a qual ele conectará. Além disso, as informações do usurário também são recebidas para a montagem do certificado do dispositivo de travamento inteligente. Preferencialmente, as informações são enviadas a partir da execução no aplicativo instalado no dispositivo eletrônico do usuário, que fornece as informações do usuário titular e da rede de comunicação com a qual o dispositivo de travamento inteligente 100 deve se conectar. Durante a configuração da rede de comunicação, o dispositivo de travamento inteligente 100 não pode ser travado. Preferencialmente, a rede de comunicação configurada neste estado é uma rede Wi-Fi.

[0052] Uma vez que o dispositivo de travamento inteligente 100 estabelece uma conexão com uma rede de comunicação, a configuração do certificado pode ser realizada a partir da emissão do certificado em comunicação com o servidor, como um serviço de nuvem do próprio sistema de operação do dispositivo de travamento inteligente. Caso a conexão com a rede de comunicação tenha falhado, a configuração de uma nova rede deve ser feita pelo servidor na nuvem nesse estado.

[0053] Após o usuário inserir todas as informações necessárias para configuração, o dispositivo de travamento inteligente 100 realiza constantemente a verificação da emissão de seu certificado com a nuvem. A trava eletrônica não pode ser fechada enquanto o certificado não for emitido pelo serviço de nuvem. Caso o dispositivo de travamento inteligente 100 consiga validar seu certificado na nuvem com sucesso, ele se encontra pronto para operação. Caso contrário, é necessário retomar ao estado de configuração para validação do certificado.

[0054] Após a execução destas etapas, o dispositivo de travamento inteligente 100 se encontra configurado para a sua operação pelo usuário. [0055] Considerando ainda a primeira utilização, o dispositivo de travamento inteligente se encontra em um estado destravado pois suas travas estão abertas. Em geral, o dispositivo de travamento inteligente 100 é considerado como destravado quando ao menos uma de suas travas estiverem abertas, seja a eletrônica ou a mecânica.

[0056] Durante este estado, o dispositivo de travamento inteligente executa medição para determinar seu status caso o intervalo de tempo entre o último envio de informações para a nuvem seja superior a um tempo configurado para o estado atual. Após a verificação, o dispositivo de travamento inteligente envia uma notificação com informações de status para a nuvem. Se o dispositivo de travamento inteligente 100 identificar o fechamento de ao menos uma de suas travas, ele notifica a nuvem informando o estado travado. Além disso, neste estado o dispositivo de travamento inteligente também fornece informações sobre as condições da bateria ou de seu carregamento.

[0057] Adicionalmente, em caso de uma das duas travas estar aberta e sem bateria suficiente para fornecer energia para a operação do dispositivo de travamento inteligente 100, não é possível desligar ou remover a bateria, portanto, esse é um estado que só ocorre na ausência de carga. Caso o dispositivo de travamento inteligente 100 esteja conectado a uma fonte de energia elétrica para recarregamento da bateria, ele notifica a nuvem quando o nível de bateria estiver completo.

[0058] Ainda, caso não haja conexão do dispositivo de travamento inteligente 100 com uma rede de comunicação, Wi-Fi ou de celular, não é possível realizar notificações de seu estado com a nuvem. Portanto, o dispositivo de travamento inteligente opera no estado destravado sem sinal, em que o dispositivo de travamento inteligente mantém seus registros para envio à nuvem quando o sinal for recuperado e a conexão reestabelecida.

[0059] Quando o dispositivo de travamento inteligente 100 possui as duas travas fechadas, mecânica e eletrônica, ele se encontra no estado travado. Neste estado, o dispositivo de travam ento inteligente 100 verifica constantemente se há envio de mensagens para abertura eletrônica. Além disso, o dispositivo de travamento inteligente 100 também se toma capaz de enviar informações relacionados a eventos de violação, como tentativa ou sucesso de abertura, como evidências de impactos, cortes e tentativas de arrombamento.

[0060] De forma similar ao estado destravado, o dispositivo de travamento inteligente permanece notificando a nuvem após realizar medições de status de acordo com os intervalos de tempo configurados. No entanto, enquanto travado, o dispositivo de travamento inteligente 100 realiza verificações sobre evidências de tentativas de abertura como eventos de impacto ou corte. Caso o sensor de impacto determine a ocorrência de um impacto com força superior ao limite configurado, ele notifica que um impacto foi recebido. De forma similar, o sensor de corte é capaz de detectar quando a alça de aço estiver rompida, indicando o corte.

[0061] Dessa maneira, o servidor ao receber essas notificações pode repassar ao usuário que receberá, por meio do aplicativo, em seu dispositivo eletrônico remoto a informação da ocorrência de um evento indicativo de tentativa de violação do acesso ao local ou objeto protegido pelo dispositivo de travamento inteligente 100. Com a notificação imediata pela detecção do evento de violação, o usuário pode prontamente agir para verificar a ocorrência do evento e tomar as providências devidas.

[0062] Além disso, enquanto o dispositivo de travamento inteligente 100 estiver travado, o usuário poderá controlar seu acesso por meio de informações enviadas pelo aplicativo. Por exemplo, o usuário pode inserir um comando de abertura no seu dispositivo eletrônico remoto que enviará a informação para a nuvem. Em sequência, o dispositivo de travamento inteligente quando verificar o envio de informações da nuvem poderá receber este comando e então abrir devidamente uma de suas travas.

[0063] Caso o nível de carga da batería conectada ao dispositivo de travamento inteligente esteja baixo, o dispositivo de travamento inteligente 100 mantém o monitoramento constante dos sinais de ataque, mas não irá atualizar o seu status na nuvem de forma tão frequente. Por exemplo, esse estado pode ser ativado quando as baterias 115 estiverem com um nível abaixo de 20% de sua capacidade total. A redução na frequência de envio de dados visa reduzir o consumo de energia. Além disso, o destravamento por meio do servidor nuvem poderá apresentar um certo atraso devido ao estado de economia de energia.

[0064] Caso além de baixo nível de energia, o dispositivo de travamento inteligente não tenha sinal com nenhuma rede de comunicação o dispositivo de travamento inteligente mantém apenas o monitoramento constante dos sinais de ataque, não sendo capaz de atualizar seu status para o servidor. Este estado apresenta um atraso na detecção da recuperação do sinal devido à economia de energia. Essa operação é vantajosa pelo fato de possibilitar que as informações relevantes sobre tentativas de acesso não autorizadas ao dispositivo de travamento inteligente sejam armazenadas e informadas assim que o nível normal de bateria e o sinal forem reestabelecidos, garantindo a confiabilidade na notificação de evidências de acesso.

[0065] Se o dispositivo de travamento inteligente 100 estiver sem conexão com uma rede de comunicação, de Wi-Fi ou de celular, enquanto travado, ele não conseguirá enviar as informações ao servidor. Neste caso, o dispositivo de travamento inteligente mantém os registros que seriam enviados no estado travado à nuvem, para enviá-los assim que a conexão for reestabelecida.

[0066] Caso o dispositivo de travamento inteligente esteja sem bateria e com ambas as travas fechadas, ele opera apenas de forma análoga a um cadeado mecânico, operando apenas por meio da trava mecânica acionada pela chave privada.

[0067] Desse modo, a presente invenção provê um dispositivo de travamento para bloqueio ou proteção contra acesso não autorizado e sendo um dispositivo capaz de receber e transferir dados por rede e de controlar o acesso.

[0068] A presente invenção ainda é vantajosa uma vez que proporciona um dispositivo de travamento inteligente capaz de identificar a ocorrência de um evento de violação, ou uma tentativa de violação, do dispositivo de travamento inteligente e notificar o usuário remotamente em seu dispositivo eletrônico remoto.

[0069] Inúmeras variações incidindo no escopo de proteção da presente invenção são permitidas. Dessa forma, reforça-se o fato de que a presente invenção não está limitada às configurações ou concretizações particulares acima descritas.