Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
INTELLIGENT SYSTEM FOR ADJUSTING THE LIGHT INTENSITY OF VEHICLE LIGHTS AND ALTERING TURN SIGNAL FREQUENCY
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/155582
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention patent to an intelligent system for adjusting the light intensity of vehicle lights and altering turn signal frequency aims at immediately warning other drivers following behind a vehicle (1) that said vehicle (1) ahead has suddenly reduced its speed. The system is based on the detection of types of speed reductions by the vehicle (1), either through the speed sensor (3) and/or movement sensor (14) that send signals to the control module (2). The control module (2) analyses all the information, processing these data and transmitting commands to compatible tail lights, if necessary, which tail lights will immediately signal by means of an increase in light intensity or variation of the turn signal frequency, or even by means of light effects, according to the type of sudden deceleration of the vehicle (1). The invention is useful to improve the reaction time of the other drivers to the attitude of the vehicle (1) in the traffic, thus increasing the time available to following vehicles for safety maneuvers, minimising the risk of accident.

Inventors:
WADIH ANTONIO GARIOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000125
Publication Date:
October 24, 2013
Filing Date:
April 18, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
WADIH ANTONIO GARIOS (BR)
International Classes:
B60Q1/26
Foreign References:
US5442333A1995-08-15
US6175305B12001-01-16
US20020075148A12002-06-20
US6411204B12002-06-25
US20080111673A12008-05-15
US20080238648A12008-10-02
KR20090121094A2009-11-25
Download PDF:
Claims:
REINVINDICAÇÃO

1- "SISTEMA INTELIGENTE PARA DOSAR A INTENSIDADE LUMINOSA DAS LANTERNAS DOS VEÍCULOS E ALTERAR A FREQUÊNCIA DO PISCA-PISCA" é caracterizado por ser constituído por um conjunto de peças e componentes eletroeletrônicos, onde os sensores de velocidade do veículo (3) e ou sensor de movimento (14) enviam sinais para o módulo de comando (2) informando o tipo de redução de velocidade do veículo (1). Esses sinais são processados e analisados pelo módulo de comando (2), que repassa os comandos necessários para as lanternas de sinalização do veículo: lanterna de setas (4), lanterna auxiliar de setas (5), lanterna de freios (6), lanternas auxiliares de freio (7), brake light ou terceira luz de freio (8), compatíveis com o sistema. Essas lanternas indicarão com precisão o tipo de desaceleração do veículo (1 ), sinalizando nos casos de desacelerações inseguras, de forma bem característica e evidente, variando suas luminosidades e a frequência dos pisca-piscas, de forma a alertar sempre os motoristas que vem atrás. Essas sinalizações do veículo (1) diminui o importante tempo de reação dos outros motoristas que seguem atrás nas vias de trânsito. Esse tempo ganho minimiza as possibilidades de acidentes.

Description:
"SISTEMA INTELIGENTE PARA DOSAR A INTENSIDADE LUMINOSA DAS LANTERNAS DOS VEÍCULOS E ALTERAR A FREQUÊNCIA DO PISCA-PISCA"

A presente patente de invenção refere-se a um "Sistema inteligente para dosar a intensidade luminosa das lanternas dos veículos e alterar a frequência do pisca-pisca", que enviam sinais luminosos através das lanternas de sinalização do veículo aos outros condutores, aperfeiçoando as sinalizações luminosas dos veículos no trânsito. O sistema opera principalmente nas alterações das reduções de velocidade. Graças as suas especiais características construtivas e de utilização, consegue se destacar vantajosamente de forma extremamente prática e eficiente.

Os sinais luminosos atualmente emitidos pelas lanternas de sinalização dos veículos são de frequência e de intensidade fixa para qualquer tipo de situação. Não há diferenciação desses sinais para as diversas situações encontradas no trânsito. Quando um veículo faz uma parada suave utilizando uma distância maior ou uma parada mais brusca utilizando uma distância menor, os sinais luminosos das lanternas são os mesmos, apenas correspondem ao acionamento de um interruptor ativado por um pedal de freio ou ligado por uma chave de setas indicativas de direção.

Em virtude do sistema original de luzes de setas e de luzes de freio dos veículos de transporte apresentar somente padrões fixos de sinalização visual em todas as situações que são usadas, acarreta alguns problemas no trânsito. Com isso, os motoristas que seguem por trás nas vias de trânsito, não são orientados imediatamente, no mesmo instante, sobre qual foi à intensidade da redução de velocidade empregada pelo veículo à frente, aumentando a possibilidade de gerar acidentes de trânsito.

Entre vários problemas de trânsito relacionados às sinalizações das lanternas dos veículos, citaremos a seguir alguns dos problemas clássicos mais comuns no nosso dia a dia.

Um dos problemas mais comuns, nas vias de trânsito, é quando o motorista necessita parar o seu veículo de forma mais brusca, uma parada inesperada, e as sinalizações de setas e de freios não comunicam imediatamente essa condição para os outros motoristas que o seguem, surpreendendo-os. As sinalizações de setas e ou freio indicam apenas os sinais habituais, por isso nas reduções bruscas de velocidade, alguns motoristas mais precavidos e experientes tentam quando há tempo, avisar essa situação aòs demais motoristas que vêm por trás de seu veículo, intensificando a sinalização com o movimento das mãos e ou usam o "pisca alerta" para apontar essa parada rápida, com o fim de evitar acidentes.

Outra situação, comum dentre várias, é quando um motorista de um caminhão está com o pé no freio em uma via em declive por um tempo prolongado. Os motoristas que seguem atrás também estão acionando o pedal do freio de seu veículo na mesma proporção. Com o passar do tempo eles vão se acostumando com aquela condição, como um tipo de hipnose. Então o caminhão necessita reduzir até drasticamente a sua velocidade, forçando o pedal de freios. Nessa hora a sinalização de freios que orienta aos demais veículos que vem atrás é a mesma desde o início. Uma iluminação emitida pela lanterna com mesma cor, mesma intensidade de luz, ou seja, uma luz normal para uma situação que se tornou perigosa. Os motoristas que seguem atrás podem ser surpreendidos gerando possibilidades de acidentes, e com problemas de visibilidade como neblina ou chuva só percebem a redução mais acentuada do veículo da frente, com a visualização da aproximação da traseira do caminhão, complicando ainda mais a situação.

Outra situação problemática no trânsito envolve a seta ou sinalizador de direção do veículo. Esse problema surge quando um motorista mantém a seta ligada por um tempo muito prolongado. Isso traduz uma informação que esse motorista esqueceu a seta ligada, pois, passou por várias situações na via de trânsito e não concretizou aquela informação. Repentinamente, resolve encostar ou virar o seu veículo, provocando um susto a alguns motoristas que o seguem, principalmente numa situação de declive quando o freio está acionado juntamente com a luz de seta, podendo também facilitar o acontecimento de acidentes. Outro exemplo de problema entre os demais existentes nas vias de trânsito é quando um veículo a frente de outros, numa via de trânsito, reduz a sua velocidade sem tocar o pedal do freio, usando freio motor, desacelerando numa subida, reduzindo a marcha, etc. Nessas situações, não há qualquer sinalização aos demais motoristas que vêm por trás, informando-os desse movimento de redução de velocidade. Essa falta de informação viabiliza possíveis acidentes nas vias públicas.

Com o intuito de solucionar esses problemas e muitos outros relacionados e no propósito de superá-los, foi desenvolvido o "Sistema inteligente para dosar a intensidade luminosa das lanternas dos veículos e alterar a frequência do pisca-pisca", objeto da presente patente que consiste em prover solução, pelo fato deste sistema completar as informações de sinalizações dos veículos.

Tem como características, a função de dosar a intensidade luminosa das lanternas dos veículos e alterar a frequência do pisca-pisca. O sistema além de aumentar a intensidade luminosa das luzes das lanternas e alterar a frequência do pisca-pisca, também relaciona e ou combina os sinais das lanternas de acordo com os tipos de redução de velocidade. Desse modo, informa com precisão aos outros condutores as reais modificações da velocidade do veículo que está a sua frente. Esse sistema pode acionar também em alguns casos as lanternas de direção destacando ainda mais a sinalização. Esse sistema é mais eficiente no processo das sinalizações luminosas de um veículo para os outros veículos, pois, alerta significativamente aumentando a segurança para todos que transitam pelas vias públicas. Graças as suas especiais características construtivas e de utilização, consegue se destacar vantajosamente de forma extremamente prática e eficiente.

Podendo ser incorporado ou anexado ao veículo sem alterar obrigatoriamente o processo original de funcionamento das lanternas de sinalizações dos mesmos, possuindo baixo custo de fabricação, de instalação e de fácil operação e manutenção, o "Sistema inteligente para dosar a intensidade luminosa das lanternas dos veículos e alterar a frequência do pisca-pisca", objeto da presente patente de invenção poderá ser mais bem compreendido através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo.

Esse sistema é constituído por um conjunto de peças e componentes eletroeletrônicos onde, (1) veículo, (2) módulo de comando, (3) sensor de velocidade, (4) lanterna de setas, (5) lanterna auxiliar de setas, (6) lanterna de freios, (7) lanternas auxiliares de freio, (8) brake light ou terceira luz de freio, (9) bateria, (10) usuário ou motorista, (11) pedal de freio, (12) alavanca de setas, (13) fonte sonora, (14) sensor de movimento.

A figura 1 mostra uma vista geral com indicações das peças de forma a compor a patente de invenção. A disposição de todas as peças pode ser modificada de veículo para veículo, com o propósito de um melhor funcionamento.

A figura 2 exemplifica uma situação onde o motorista (10) sinaliza com a alavanca de seta (12) para o lado esquerdo. Além disso, esse motorista (10) imprime em três situações, diferentes pressões no pedal de freio (11), causando três tipos de reduções de velocidade do veiculo (1). A situação (A) corresponde a uma redução normal de velocidade recomendada pelos profissionais de trânsito, proporcionando o acendimento das luzes de sinalização originais do veiculo (1), que fornecem uma luminosidade normal. A situação (B) corresponde a uma redução de velocidade mais forte que a recomendada pelos profissionais de trânsito. Com isso, as luzes originais do veículo (1) continuam com a mesma luminosidade da situação (A), porém, em virtude dessa situação que se tornou mais perigosa, a sinalização foi reforçada com acendimento das luzes auxiliares correspondentes, fornecendo um brilho e intensidade luminosa maior do que as lanternas originais. Já a situação (C) corresponde a uma redução de velocidade bem mais brusca e perigosa do que as situações (A) e (B), as luzes originais do veiculo continuam com a mesma luminosidade natural da situação (A), porém, em virtude disso, as lanternas auxiliares fornecem um brilho e intensidade luminosa máximo, bem mais intensificada do que as encontradas na situação (B), pois é referente a uma redução de velocidade mais brusca podendo até fazer um jogo de luzes com as lanternas auxiliares.

A Figura 3 representa a situação (C), que pode ser usado nesse sistema para evidenciar mais a sinalização do veículo no trânsito, com uma variação de luzes através das lanternas auxiliares. É um exemplo de situação possível dentro das várias possibilidades do jogo de luzes entre as lanternas auxiliares de freio (7) ou as compatíveis para cada situação.

Existe uma imensa variedade de redução de velocidade, dentre os níveis de uma desaceleração baseada na direção defensiva no trânsito, até uma desaceleração máxima de velocidade próxima ao travamento das rodas. Para cada redução de velocidade, além dos limites de segurança, existe uma proporcional intensidade luminosa das lanternas. Quanto maior a redução maior a iluminação. Nas lanternas de setas ou nos sinalizadores de direção, existem certas variações na frequência do pisca-pisca dessas luzes, proporcionais ao aumento da redução de velocidade.

Descrevendo mais detalhadamente a patente de invenção, o "Sistema inteligente para dosar a intensidade luminosa das lanternas dos veículos e alterar a frequência do pisca-pisca" começa o seu funcionamento detectando informações através do sensor de velocidade (3), e ou sensor de movimento (14). Esses sinais são enviados para o módulo de comando (2), que faz toda a análise dessas informações, processando e repassando comandos se necessário, para a lanterna auxiliar de setas (5), lanternas auxiliares de freio (7). Caso haja compatibilidade do sistema original das luzes das lanternas de sinalização do veículo, com esse sistema inteligente de sinalização, então poderão também ser usados: nas lanternas de setas (4) e ou nas lanternas de freios (6) e ou no brake light ou terceira luz de freio (8). Assim as lanternas de sinalização que forem utilizadas, indicarão com precisão o tipo de desaceleração do veículo (1) para os outros veículos.

Quando o motorista (10) acionar o pedal de freios (11) do veículo (1), aplicando uma redução normal de velocidade dentro dos padrões de segurança, o sinal emitido pelas lanternas traseiras: lanterna de freios (6), lanternas auxiliares de freio (7), brake light ou terceira luz de freio (8), serão os sinais tradicionais, originais do veículo. No entanto, com o aumento rápido pelo motorista (10), na pressão do pedal de freios (11), ou seja, com o aumento rápido da desaceleração desse veículo (1), saindo dos padrões de segurança, o módulo de comando (2), que está sempre em funcionamento, entrará em atuação para aumentar a segurança do veículo (1) e dos que seguem atrás. Nesse caso, o sistema alerta imediatamente aos demais motoristas que vêm por trás, através das lanternas traseiras do veículo (1), diminuindo o importante tempo de reação dos outros condutores sobre a condição encontrada do veículo (1). Aumentando assim, o tempo para manobras de segurança dos outros condutores que vêm por trás.

O módulo de comando (2) sempre processa os dados enviados pelo sensor de velocidade (3) e ou sensor de movimento (14), informando a redução de velocidade do veículo (1). Nos casos de uma imprudente redução de velocidade do veículo (1) com risco de segurança, a resposta do sistema é imediata com a intervenção nos sinais de luzes traseiras do veículo. O sistema usa uma postura bem diferente e bem mais chamativa das luzes das lanternas traseiras (4), (5), (6), (7) e (8) de sinalização, fornecendo uma grande e melhor sinalização visual. Essa grande sinalização visual é devida ao aumento da intensidade luminosa de algumas ou todas as lanternas, havendo até um jogo de luzes entre elas, que certamente alertarão imediatamente todos os motoristas que seguem atrás. Cria com isso, um menor tempo de reação, aumentando o tempo para manobra e ou frenagem dos motoristas que vem por trás desse veículo (1), onde houve essa redução abrupta de velocidade. Gerando assim, uma reação diferente e importante, pois o efeito é bem mais rápido que a sinalização original dos veículos. Esse efeito luminoso das lanternas será o diferencial para diminuir acidentes de trânsito.

Nesses casos, quando a freada é considerada brusca, o sistema também produzirá um sinal sonoro interno através da fonte sonora (13), correspondente a cada tipo de desaceleração. Esse sinal sonoro interno pode ser acionado ou desligado, caso fique ligado, poderá orientar o condutor (10), a todo o momento, a fazer reduções de velocidade com segurança, dentro das normas da direção defensiva. O sistema capta vários movimentos bruscos do veículo (1) como, por exemplo: ao desviar rapidamente de um buraco ou obstáculo nas vias de trânsito, passar sem reduzir sua velocidade em quebra molas, etc. Enfim, sinalizando a manobra executada.

Caso o condutor (10) queira certificar-se do funcionamento do sistema, basta impor uma redução mais brusca e o módulo de comando (2), acionará através da fonte sonora (13), um som interno. O sistema faz sempre uma autoavaliação e caso haja defeito, usará a fonte sonora (13) para alertar ao motorista (10). A falta de som também é um sinal de defeito.

A situação de alerta de segurança para ativar o módulo de comando (2) apresenta uma programação padrão, respeitando as normas de trânsito. Ela pode ser regulada e adaptada para cada veículo. O motorista terá a opção de reprogramar o sistema modificando a programação padrão para uma personalizada.

Se as lanternas originais do veículo (1) não forem compatíveis e adequadas às necessidades do "Sistema inteligente para dosar a intensidade luminosa das lanternas e alterar a frequência do pisca- pisca", esse sistema atuará com lanternas adicionais ou lâmpadas adequadas para corresponder às funções do mesmo. Essas lanternas e ou lâmpadas auxiliares podem ser anexadas ou incorporadas ao veículo. As lâmpadas originais podem ser substituídas por outras compatíveis ou conservadas. Se conservadas devem ser anexadas a ela lâmpadas potentes e adequadas, com o objetivo de obter um conjunto com maior capacidade de iluminação e respostas imediatas ao sistema. Podemos usar uma diversidade de lâmpadas.

Caso haja também redução de velocidade, os sinais de setas piscarão com mais frequência e poderão também aumentar sua luminosidade.

Se necessário, as lanternas auxiliares do veículo poderão fazer uma sequência de informação de sinais para avisar com muita veemência aos outros motoristas e ou pedestres no trânsito, com o propósito de rapidamente alertar dessa situação e evitar acidentes. A grandeza dessas sinalizações visuais, vem através das: lanternas de setas (4), lanternas auxiliares de setas (5), lanternas de freios (6), lanternas auxiliares de freio (7), do veículo (1) serão sempre proporcionais à segurança dessa redução de velocidade.

As lanternas auxiliares podem ser constituídas de vários tipos de "lâmpadas", como de leds. O módulo de comando (2) pode acender parte das lâmpadas ou todas, pode aumentar ou diminuir a intensidade luminosa das lâmpadas, pode dar um efeito de pisca e também comutar as lanternas fazendo assim uma sequência aleatória no acendimento das lanternas auxiliares, um jogo de luzes, sem modificar as normas de trânsito, com o propósito de evidenciar uma frenagem perigosa.

Foram citados acima, alguns exemplos de problemas clássicos no trânsito dentre vários existentes, como uma parada brusca, sinal de freio aceso por muito tempo numa via em declive, etc. Como explicado no texto, são todos solucionados com uma sinalização visual adequada das lanternas de sinalização do veículo (1): lanternas de setas (4), lanternas auxiliares de setas (5), lanternas de freios (6), lanternas auxiliares de freio (7), brake light ou terceira luz de freio (8), que alertarão e indicarão com precisão a cada perigosa redução de velocidade do veículo (1) com sinais luminosos adequados.

Em um dos problemas citados acima, quando o motorista (10) deixa a lanterna de setas (4) ligada por muito tempo e ao resolver reduzir a sua velocidade, haverá uma sinalização diferente dentre os sinais existentes na programação. A seta poderá aumentar a sua frequência de pisca-pisca quebrando aquela rotina imposta e alertando melhor aos veículos que vêm por trás.

Outro problema citado acima é quando o motorista (10) reduz a velocidade do veículo (1) sem pisar nos pedais de freio (11). O sistema informará essa ação, que foi detectada pelo módulo de comando (2) através do sensor de velocidade (3) e ou sensor de movimento (14). Processadas essas informações detectadas, serão acesas automaticamente as lanterna de freios (6), lanternas auxiliares de freio (7), brake light ou terceira luz de freio (8). E se necessário serão emitidos sinais complementares através dessas lanternas, alertando sempre os motoristas que vêm atrás. Relembrando novamente, as lanternas originais do veículo podem ser usadas ou não como parte do sistema.

O "Sistema inteligente para dosar a intensidade luminosa das lanternas dos veículos e alterar a frequência do pisca-pisca" tem como principal objetivo sinalizar de forma bem característica e evidente essas reduções fortes de velocidades nas vias de trânsito, que causam transtornos e acidentes, pois a imediata percepção dessa situação pelos motoristas que seguem por trás contribui para um menor tempo de reação desses outros motoristas. Esse importante tempo ganho pelo motorista (10) para reagir nas vias de trânsito, minimiza as possibilidades de acidentes.