Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
LOAD-MOVING EQUIPMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/010556
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an item of load-moving equipment and, more specifically, to an item of equipment for moving bundled loads bound with wire. The item of equipment of the present invention comprises at least one locating member (11, 110, 1100), the locating member (11, 110, 1100) comprising a securing element (12, 120, 1200) formed by two securing parts that move apart from and towards one another to secure the binding wire, the closing and opening of the securing parts being achieved by means of a pneumatic cylinder (14, 140, 1400).

Inventors:
DE LIMA SÉRGIO LUIZ (BR)
RIBEIRO AGOSTINI (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050233
Publication Date:
January 17, 2019
Filing Date:
July 10, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PORTOCEL – TERMINAL ESPEC DE BARRA DO RIACHO S A (BR)
FORTEMAR NAVEGACAO LTDA (BR)
International Classes:
B66C1/10; B66C1/62
Foreign References:
CN201694756U2011-01-05
CN205973427U2017-02-22
CN205772754U2016-12-07
CN106672783A2017-05-17
CN206156585U2017-05-10
Other References:
ANONYMOUS: "Catalogo TWN - Lingas e Acessorios", CATALOGO TWN - LINGAS E ACESSORIOS, July 2010 (2010-07-01), pages 1 - 24, XP009522598
See also references of EP 3653560A4
Attorney, Agent or Firm:
LEITAO MENDES, Herminia (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Equipamento de movimentação de carga configurado para engatar um meio de amarre de um fardo de carga, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um membro de localização (1 1 , 1 10, 1 100) compreendendo pelo menos um elemento de pega (12, 120, 1200) formado por duas partes de pega que se afastam e se aproximam para pegar o meio de amarre, em que a aproximação e afastamento das partes de pega é realizada por meio de pelo menos um cilindro pneumático (14, 140, 1400).

2. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que cada membro de localização (1 1 ) compreende uma estrutura com duas paredes laterais (1 1 a), sendo que um elemento de pega (12) é instalado em cada parede lateral (1 1 a) do membro de localização (1 1 ).

3. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que cada parte de pega (12a, 12b) é disposta em uma respectiva superfície da parede lateral (1 1 a) do membro de localização (12).

4. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que um primeiro cilindro pneumático (14) é disposto para acionar a primeira parte de pega (12a) e um segundo cilindro pneumático é disposto para acionar a segunda parte de pega (12b).

5. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos oito vigas paralelas (19), as quais são conectadas a um corpo de viga central (20) que se estende substancialmente transversal às vigas paralelas, sendo que cada viga paralela sustenta duas estruturas de suporte (10), cada estrutura de suporte tendo dois membros de localização (1 1 ) e cada membro de localização (1 1 ) tendo dois elementos de pega (12).

6. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que

cada membro de localização (1 10) compreende uma primeira e uma segunda partes de localização (1 10a, 1 10b) conectadas a um cilindro pneumático (140), uma primeira das partes de pega (120a) compreendendo uma projeção inferior curvada que se projeta da primeira parte de garra e uma segunda das partes de pega (120b) compreendendo uma projeção inferior curvada que se projeta da segunda parte de localização; onde a aproximação e afastamento das partes de pega é realizada pela aproximação e afastamento das partes de localização.

7. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a estrutura de suporte (1 10) compreende uma parte de carcaça (150) que protege o membro de localização e uma coluna (160) que se projeta verticalmente da parte de carcaça; o equipamento compreendendo ainda uma estrutura de sustentação (170) tendo um elemento tubular (180) configurado para receber a coluna (160) da estrutura de suporte,

em que o deslizamento da coluna (160) no elemento tubular (180) da estrutura de sustentação (170) permite o deslocamento vertical da parte de carcaça.

8. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a estrutura de suporte compreende duas colunas (160) e a estrutura de sustentação compreende dois elementos tubulares (180), cada um dos elementos tubulares sendo configurado para receber uma respectiva das colunas.

9. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que cada estrutura de suporte (1000) compreende uma parte de carcaça (1500) que protege o membro de localização (1 100) e uma coluna que (1600) se projeta verticalmente da parte de carcaça (1500); e em que o equipamento compreende ainda uma estrutura de sustentação (1700) acoplada a cada estrutura de suporte, cada estrutura de sustentação (1700) tendo um elemento tubular configurado para receber uma coluna de uma respectiva estrutura de suporte, em que o deslizamento da coluna no elemento tubular da estrutura de sustentação permite o deslocamento vertical da parte de carcaça.

10. Equipamento de movimentação de carga, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o equipamento compreende ainda um receptáculo (1300) conectado à parte de carcaça (1500), o receptáculo compreendendo uma primeira parte de receptáculo (1300a) articuladamente acoplada à parte de carcaça para proteger a primeira parte de localização (1 100a) e uma segunda parte de receptáculo (1300b) articuladamente acoplada à parte de carcaça para proteger a segunda parte de pega (1 100b).

Description:
Título: "EQUIPAMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA"

A presente invenção refere-se a um equipamento para movimentação de carga e, mais especificamente, a um equipamento para movimentar fardos de carga amarrados com arame.

Fundamentos da invenção

São conhecidos da técnica diferentes meios de transporte para grandes cargas. Geralmente, a carga é transportada em paletes, containers ou fardos (blocos de material), os quais são carregados no meio de transporte com

0 uso de guindastes, empilhadeiras com lanças ou braços mecânicos.

A movimentação dos fardos é particularmente complicada: como os fardos compreendem pacotes de material amarrados com arames ou fios resistentes, a utilização de lanças e braços mecânicos diretamente nos fardos não é uma solução eficiente, principalmente na operação de embarque dos fardos nos porões de navios, quando qualquer estrutura ou equipamento utilizado para o içamento, não pode inviabilizar a arrumação dos fardos no interior dos porões dos navios, atividade denominada de estivagem.

As figuras 1 e 2 mostram a solução conhecida do estado da técnica para movimentação de fardos de celulose. A figura 1 mostra um conjunto de fardos 1 formado por pacotes agrupados e amarrados por arames 2. Os fardos

1 são içados por um guindaste 3 com um equipamento de içamento 4 composto por uma série de correntes com ganchos 5. Conforme melhor ilustrado na figura 2, os ganchos das correntes 5 devem ser manualmente presos aos arames 2 dos fardos 1 . Assim, é necessário que operadores subam no conjunto de fardos para prender os ganchos das correntes 5 nos arames 2.

Esse tipo de intervenção humana, além gerar riscos de acidente e uma necessária preocupação com o aspecto ergonómico da atividade, aumenta o tempo e o custo da operação de movimentação de carga.

Objetivos da invenção

Tendo em vista os inconvenientes citados acima e outros bem conhecidos por aqueles versados na técnica, a presente invenção proporciona uma solução de movimentação de carga mais eficiente e segura. Assim, um primeiro aspecto da presente invenção é proporcionar um equipamento de movimentação de carga que elimine a necessidade de intervenção humana para o içamento de fardos de carga.

A presente invenção também proporciona um equipamento de movimentação de carga que é capaz de engatar os arames ou fios de atamento dos fardos através de operação automatizada.

O equipamento de movimentação de carga da presente invenção pode ser movimentado por um guindaste do tipo conhecido do estado da técnica, de modo que é uma solução logística amplamente aplicável.

Breve descrição da invenção

A presente invenção proporciona um equipamento de movimentação de carga configurado para engatar um meio de amarre de um fardo de carga. O equipamento compreende pelo menos um membro de localização compreendendo pelo menos um elemento de pega formado por duas partes de pega que se afastam e se aproximam para pegar o meio de amarre, em que a aproximação e afastamento das partes de pega é realizada por meio de um cilindro pneumático.

Em uma concretização da presente invenção, cada membro de localização compreende uma estrutura com duas paredes laterais, sendo que um elemento de pega é instalado em cada parede lateral do membro de localização. Preferencialmente, cada parte de pega é disposta em uma respectiva superfície da parede lateral do membro de localização.

Nessa concretização, um primeiro cilindro pneumático é disposto para acionar a primeira parte de pega e um segundo cilindro pneumático é disposto para acionar a segunda parte de pega.

O equipamento pode compreender ainda pelo menos oito vigas paralelas, as quais são conectadas a um corpo de viga central que se estende substancialmente transversal às vigas paralelas, sendo que cada viga paralela sustenta duas estruturas de suporte, cada estrutura de suporte tendo dois membros de localização e cada membro de localização tendo dois elementos de pega.

Em outra concretização da invenção, o membro de localização compreende uma primeira e uma segunda partes de localização conectadas ao cilindro pneumático, uma primeira das partes de pega compreendendo uma projeção inferior curvada que se projeta da primeira parte de localização e uma segunda das partes de pega compreendendo uma projeção inferior curvada que se projeta da segunda parte de localização; onde a aproximação e afastamento das partes de pega é realizada pela aproximação e afastamento das partes de localização.

O equipamento pode compreender ainda uma estrutura de suporte compreendendo uma parte de carcaça que protege o membro de localização e uma coluna que se projeta verticalmente da parte de carcaça; e uma estrutura de sustentação tendo um elemento tubular configurado para receber a coluna da estrutura de suporte, em que o deslizamento da coluna no elemento tubular da estrutura de sustentação permite o deslocamento vertical da parte de carcaça.

Nessa concretização, a estrutura de suporte compreende duas colunas e a estrutura de sustentação compreende dois elementos tubulares, cada um dos elementos tubulares sendo configurado para receber uma respectiva das colunas. Também nessa concretização, o cilindro pneumático é acoplado à primeira e segunda partes de localização por meio de garfos.

Em uma terceira concretização, a presente invenção também contempla um equipamento de movimentação de carga configurado para engatar um meio de amarre de um fardo de carga, o equipamento compreendendo pelo menos duas vigas paralelas, as quais são conectadas a um corpo de viga central que se estende substancialmente transversal às vigas paralelas, onde cada uma das vigas paralelas sustenta duas estruturas de suporte, cada uma das estruturas de suporte compreendendo um membro de localização com um elemento de pega formado por duas partes de pega que se afastam e se aproximam para pegar o meio de amarre, em que a aproximação e afastamento das partes de pega é realizada por meio de um cilindro pneumático.

Em uma concretização da presente invenção, o membro de localização compreende uma primeira e uma segunda partes de localização conectadas ao cilindro pneumático, uma primeira das partes de pega compreendendo uma projeção inferior curvada que se projeta da primeira parte de localização e uma segunda das partes de pega compreendendo uma projeção inferior curvada que se projeta da segunda parte de localização; onde a aproximação e afastamento das partes de pega é realizada pela aproximação e afastamento das partes de localização.

Cada estrutura de suporte pode compreender uma parte de carcaça que protege o membro de localização e uma coluna que se projeta verticalmente da parte de carcaça; sendo que o equipamento compreende ainda uma estrutura de sustentação acoplada a cada estrutura de suporte, cada estrutura de sustentação tendo um elemento tubular configurado para receber uma coluna de uma respectiva estrutura de suporte, em que o deslizamento da coluna no elemento tubular da estrutura de sustentação permite o deslocamento vertical da parte de carcaça.

Em uma concretização da presente invenção, o equipamento compreende ainda um receptáculo conectado à parte de carcaça, o receptáculo compreendendo uma primeira parte de receptáculo articuladamente acoplada à parte de carcaça para proteger a primeira parte de localização e uma segunda parte de receptáculo articuladamente acoplada à parte de carcaça para proteger a segunda parte de pega.

Descrição resumida dos desenhos

A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em exemplos de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:

Figura 1 - é uma ilustração de um equipamento de movimentação de cargas conhecido da técnica anterior;

Figura 2 - é uma ilustração da operação manual de engate dos ganchos do equipamento de movimentação de cargas conhecido da técnica anterior em um fardo de material;

Figura 3 - é uma vista em perspectiva do equipamento de movimentação de carga de acordo com uma primeira concretização da presente invenção;

Figura 4 - é uma vista ampliada dos membros de localização do equipamento de movimentação de carga de acordo com a primeira concretização da presente invenção; Figura 5 - é uma vista frontal do equipamento de movimentação de carga de acordo com a primeira concretização da presente invenção;

Figura 6 - é uma vista frontal do equipamento de movimentação de carga de acordo com uma segunda concretização da presente invenção;

Figura 7 - é uma vista frontal do membro de localização do equipamento de movimentação de carga de acordo com uma segunda concretização da presente invenção;

Figura 8 - é uma vista do corte AA mostrado na figura 6;

Figura 9 - é uma vista frontal da estrutura de suporte do equipamento de movimentação de carga de acordo com uma segunda concretização da presente invenção;

Figura 10 - é uma vista frontal da estrutura de sustentação do equipamento de movimentação de carga de acordo com uma segunda concretização da presente invenção;

Figura 1 1 - é uma vista frontal do elemento empurrador do equipamento de movimentação de carga de acordo com uma segunda concretização da presente invenção;

Figura 12 - é uma vista superior do equipamento de movimentação de carga de acordo com uma terceira concretização da presente invenção;

Figura 13 - é uma vista do corte AA mostrado na figura 9;

Figura 14 - é uma vista do corte BB mostrado na figura 9, onde o equipamento é mostrado com os membros de localização abertos;

Figura 15 - é uma vista do corte BB mostrado na figura 9, onde o equipamento é mostrado os membros de localização fechados; e

Figura 16 - é uma vista ampliada de um dos membros de localização mostrados na Figura 12.

Descrição detalhada das figuras

As 3 a 5 mostram uma primeira concretização do equipamento de movimentação de carga de acordo com a presente invenção.

O equipamento da presente invenção pode ser utilizado para içamento e movimentação de fardos de carga como, por exemplo, fardos de celulose. Fardos de carga são pacotes de material que são amarrados com um meio de amarre como, por exemplo, barbantes de aço ou arames. Na primeira concretização, o equipamento compreende uma estrutura de suporte 10 que sustenta um membro de localização 1 1 com pelo menos um elemento de pega 12 e pelo menos um cilindro pneumático 14.

O membro de localização 1 1 compreende uma estrutura com duas paredes laterais sendo que um elemento de pega 12 é instalado em cada parede lateral 1 1 a do membro de localização 12.

O elemento de pega 12 é formado por duas partes de pega 12a e 12b, e cada parte de pega 12a e 12b é disposta em uma superfície da parede lateral 1 1 a do membro de localização 12. Assim, conforme melhor ilustrado na figura 4, uma primeira parte de pega 12a é disposta na superfície externa de uma das paredes laterais 1 1 a é uma segunda parte de pega 12b é disposta na superfície interna da parede lateral 1 1 a. Nessa concretização, um primeiro cilindro pneumático 14 é disposto para acionar a primeira parte de pega 12a e um segundo cilindro pneumático (não mostrado) é disposto para acionar a segunda parte de pega 12b.

Conforme melhor ilustrado na figura 4, na concretização ilustrada da presente invenção, cada parede lateral 1 1 a possui ainda um recorte 1 1 b que auxilia a pega do meio de amarre.

Como melhor ilustrado nas figuras 3 e 5, na concretização da invenção mostrada nas figuras, o equipamento compreendendo pelo menos oito vigas paralelas 19, as quais são conectadas a um corpo de viga central 20 que se estende substancialmente transversal às vigas paralelas, onde cada uma das vigas paralelas sustenta duas estruturas de suporte 10, cada uma das estruturas de suporte compreendendo um membro de localização 1 1 com um elemento de pega 12 formado por duas partes de pega 12a, 12b que se afastam e se aproximam mediante a ação de cilindros pneumáticos 14.

A viga central 20 é preferencialmente configurada para engate com qualquer tipo de equipamento de içar como, por exemplo, guindastes ou braços. Assim, o equipamento de movimentação da presente invenção é facilmente acoplável aos equipamentos de içamento conhecidos do estado da técnica.

A figura 4 mostra uma concretização onde a estrutura de suporte 10 compreende uma parte de carcaça 15 e pelo menos uma coluna 16 (na concretização mostrada, a estrutura 10 compreende duas colunas 16). Cada coluna 16 é configurada para receber uma coluna correspondente do membro de localização 1 1 , de modo que o membro de localização 1 1 pode ser movido para cima e para baixo, com a coluna deslizando pela coluna 16 da estrutura 10.

Para o içamento do fardo, a viga central 20 é abaixada, de modo que a vigas 19, estruturas de suporte 10 e membros de localização 1 1 também são abaixados. As partes de pega 12a, 12b são abaixados em posição separada, ou seja, aberta entre si, em posição aberta. Em posição aberta, as partes de pega ficam em uma posição mais alta do que a borda inferior das paredes 1 1 a, de modo que as bordas podem na parte superior do fardo sem que as partes de pega encostem no fardo nesse momento.

Com o equipamento abaixado, as partes de pega 12a, 12b são acionadas, pelos cilindros hidráulicos, para fechamento, de modo que se aproximam uma da outra. Como, na primeira concretização, as partes de pega possuem a forma de ganchos opostos, durante a aproximação as partes mais finas dos ganchos passam rente ao fardo e levantam o meio de amarre, de modo que o mesmo desliza sobre as partes internas dos ganchos opostos, sendo "agarrado" pelas partes de pega. Nesse momento, o arame é trazido para cima, no espaço do recorte 1 1 b da parede lateral. Uma vez que o correspondente meio de amarre é "agarrado", o equipamento pode ser içado.

Como mostrado na figura 3, na primeira concretização da presente invenção o equipamento pode ter dezesseis elementos de localização 1 1 , cada um com dois elementos de pega 12 com primeira e segunda partes de pega 12a, 12b (um elemento 12 em cada parede lateral). Assim, o equipamento pode compreender trinta e dois elementos de pega engatando meios de amarre de um ou mais fardos.

As figuras 6 a 1 1 mostram uma segunda concretização do equipamento de movimentação de carga de acordo com a presente invenção.

A figura 6 mostra uma vista frontal do equipamento de acordo com uma segunda concretização da presente invenção.

Na segunda concretização, o equipamento compreende uma estrutura de suporte 100 que sustenta um membro de localização 1 10 com pelo menos um elemento de pega 120 e pelo menos um cilindro pneumático 140. Conforme melhor ilustrado nas figuras 6 e 7, nessa concretização, o membro de localização 1 10 compreende duas partes de localização 1 10a e 1 10b que se movimentam sob ação do cilindro pneumático 140. Assim, as partes de localização se movimentam em direção uma a outra quando acionadas pelo cilindro. Como ilustrado na figura 8, a parte de localização 1 10 pode compreender dois cilindros pneumáticos 140 que acionam em conjunto as partes de localização 1 10a e 1 10b.

O elemento de pega 120 é formado por duas partes de pega 120a e 120b, sendo que cada parte de pega se projeta de uma das partes de localização, como uma parede curva projetando-se inferiormente em direção à outra parte de localização. Assim, quando a parte de localização é movimentada pelo cilindro, a parte de pega correspondente também é movimentada, de modo que, quando as partes de localização 1 10a e 1 10b estão próximas, as duas partes de pega 120a, 120b se aproximam para pegar os arames que amarram os fardos.

O membro de localização 1 10 compreende ainda dois elementos empurradores 130a e 130b (um deles melhor ilustrado na figura 1 1 ), que funcionam como espaçadores, empurrando o fardo para que criar um espaço para que as pegas peguem os arames.

Conforme melhor ilustrado na figura 9, na segunda concretização da presente invenção, a estrutura de suporte 100 compreende uma parte de carcaça 150 e pelo menos uma coluna 160 (na concretização mostrada, a estrutura 100 compreende duas colunas 160). Nessa concretização, a parte de carcaça 150 protege o membro de localização 1 10, funcionando como uma cobertura estrutural.

Preferencialmente, o cilindro pneumático 140 é acoplado à primeira e segunda partes de localização por meio de garfos 140a (vide figura 6).

O equipamento da presente invenção pode compreender ainda uma estrutura de sustentação 170, melhor ilustrada nas figuras 6 e 10. Preferencialmente, a estrutura de sustentação 170 possui pelo menos um elemento tubular 180 que recebe a coluna 160 da estrutura de suporte. Na concretização da invenção mostrada nas figuras 6 a 1 1 , a estrutura de sustentação possui dois elementos tubulares 180 configurados para receber as duas colunas 160 da estrutura de suporte 100. Assim, a estrutura de suporte 100, e, portanto, a parte de carcaça 150, pode ser verticalmente móvel em relação à estrutura de sustentação 170, pelo deslize das colunas 160 ao longo dos elementos tubulares 180.

A estrutura de sustentação pode compreender ainda uma viga 190 ou outro elemento de reforço que permita integrar o equipamento com outros equipamentos ou que possa servir de apoio a uma estrutura de instalação ou içamento.

As figuras 12 a 16 mostram uma terceira concretização do equipamento de acordo com a presente invenção.

A figura 12 mostra uma vista superior do equipamento de acordo com a terceira concretização presente invenção, o equipamento sendo aplicado para içar um conjunto de fardos F.

Na concretização mostrada na figura 1 2, o equipamento compreende quatro estruturas de sustentação 1700 e quatro estruturas de suporte 1000 com quatro membros de localização 1 100. O equipamento compreende ainda duas vigas paralelas 1900, sendo que cada viga recebe duas estruturas de sustentação 1700. Um corpo de viga central 2000 conecta as duas vigas paralelas 1900. A viga central 2000 compreende pelo menos um olhai 2100 que pode ser utilizado para engate em qualquer tipo de equipamento de içar como, por exemplo, guindastes ou braços. Assim, o equipamento de movimentação da presente invenção é facilmente acoplável aos equipamentos de içamento conhecidos do estado da técnica.

Nessa concretização, os membros de localização 1 100 são formados por primeira e segunda partes de localização 1 100a e 1 1 00b que são acionados para abertura e fechamento por um sistema pneumático (vide figura 16).

Conforme melhor ilustrado nas figuras 14 a 16, cada um dos membros de localização 1 100 compreende um elemento de pega 1200 formado por duas partes de pega 1200a e 1200b que se afastam e se aproximam para pegar o arame A que amarra os fardos. A aproximação e afastamento das partes de pega 1200a, 1200b é realizada por meio de um cilindro pneumático 1400 que aproxima e afasta as partes de localização 1 100a e 1 100b. Preferencialmente, as partes de pega 1200a, 1200b compreendem projeções inferiores curvadas que se projetam das partes de localização 1 100a e 1 100b. Essas projeções, que se projetam uma em direção a outra, funcionam como uma espécie de gancho para levantar o arame A e direciona-lo para entre as partes de localização 1 100a e 1 100b (vide figura 16).

Como melhor visualizado nas figuras 14 e 15, cada estrutura de suporte 1000 compreende uma parte de carcaça 1500 e duas colunas verticais 1600 e cada estrutura de sustentação 1700 compreende dois elementos tubulares que recebem as colunas verticais 1600, de modo que a altura da parte de carcaça 1500 pode ser seletivamente ajustável.

Um receptáculo 1300 para as partes de localização 1 100a e 1 100b é conectado à parte de carcaça 1500. Conforme melhor ilustrado nas figuras 14 a 16, o receptáculo preferencialmente compreende uma primeira parte de receptáculo 1300a articuladamente acoplada à parte de carcaça para proteger a primeira parte de localização 1000a e uma segunda parte de receptáculo 1300b articuladamente acoplada à parte de carcaça para proteger a segunda parte de pega 1 100b.

O cilindro pneumático 1400 é acoplado à carcaça por meio de um suporte 1400a (vide figura 13) e acoplado à primeira e segunda partes de localização por meio de garfos 2300 (vide figura 16).

O equipamento de movimentação de carga da presente invenção pesa no máximo até cerca de 6 toneladas e é capaz de suportar uma carga de até cerca de 32 toneladas. Além disso, os elementos de carga podem ser acionados (fechados ou abertos) pelo operador do guindaste de movimentação de carga ou pelo operador da ponte rolante de navio.

Assim, tendo sido descrito exemplos de concretizações da presente invenção, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.