Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR ACTING UPON PLANTS USING SEQUENCES OF EXTREMELY LOW FREQUENCIES AND GUIDE FREQUENCIES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/044550
Kind Code:
A1
Abstract:
A method is disclosed for acting upon chemical elements and combinations thereof, including plant proteins, DNA, RNA, hormones and neurotransmitters, by transmitting target-defined sequences of extremely low frequencies and sets of specific guide elements that will act upon given plant amino acid and/or nucleotide sequences, inter alia. The intended effect is achieved by strengthening or weakening the bonds between the chemical elements and combinations thereof, including the elements that make up the plant nucleotides, amino acids, hormones and neurotransmitters, inter alia.

Inventors:
DANTAS JUNIOR LUZO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050376
Publication Date:
March 30, 2023
Filing Date:
September 25, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DANTAS JUNIOR LUZO (BR)
International Classes:
C12N15/01
Foreign References:
BR102017023442A22018-05-29
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Processo para atuação em plantas por meio de sequências de frequências extremamente baixas e frequências direcionadoras caracterizado por fazer uso de sequências de frequências que são únicas para cada alvo determinado pelas frequências direcionadoras em uma ou mais plantas (incluindo suas variações e/ou mutações), que atuam sobre sequências de aminoácidos determinada estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, sua função biológica.

2. Processo conforme reivindicação 1 caracterizado por ter como alvo as sequências de aminoácidos, toda ou em parte, que compõem as proteínas do complexo da respiração celular, estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, a respiração celular das plantas.

3. Processo conforme reivindicação 1 caracterizado por ter como alvo as sequências de aminoácidos, toda ou em parte, que compõem as proteínas do complexo do fotossistema I e II, estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, a fotossíntese das plantas.

4. Processo conforme reivindicação 1 caracterizado por ter como alvo as sequências de aminoácidos, toda ou em parte, que compõem as proteínas que atuam na síntese de aminoácidos e proteínas, estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, a síntese de aminoácidos e proteínas das plantas.

5. Processo para atuação em plantas por meio de sequências de frequências extremamente baixas e frequências direcionadoras caracterizado por fazer uso de sequências de frequências que são únicas para cada alvo determinado pelas frequências direcionadoras em uma ou mais plantas (incluindo suas variações e/ou mutações), que atuam sobre sequências de nucleotídeos determinadas estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, sua função biológica.

6. Processo conforme reivindicação 5 caracterizado por ter como alvo sequências de nucleotídeos, toda ou em parte, que podem ser transcritas e traduzidas em proteínas que atuam em funções vitais às plantas, estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, a síntese de aminoácidos, peptídeos e proteínas das plantas.

7. Processo conforme reivindicação 5 caracterizado por ter como alvo sequências de nucleotídeos, toda ou em parte, que podem ser transcritas e traduzidas em proteínas que atuam na indução de defesa das plantas, melhorando a indução dos seus mecanismos de defesa contra parasitas e/ou micro-organismos causadores de doenças.

8. Processo para atuação em plantas por meio de sequências de frequências extremamente baixas e frequências direcionadoras caracterizado por fazer uso de sequências de frequências que são únicas para cada alvo determinado pelas frequências direcionadoras em uma ou mais plantas (incluindo suas variações e/ou mutações), para atuar sobre elementos químicos e/ou compostos químicos, tais como hormônios, lipídios e neurotransmissores, entre outros, estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, sua função biológica.

9. Processo conforme reivindicação 8 caracterizado por ter como alvo elementos químicos e/ou compostos químicos, todo ou em parte, que compõem os hormônios que atuam em processos de crescimento e desenvolvimento das plantas, tais como o hormônio auxina, citocinina e giberelina, estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, a ação do hormônio auxina e/ou citocinina e/ou a giberelina das plantas.

10. Processo conforme reivindicação 8 caracterizado por ter como alvo a molécula de clorofila, toda ou em parte, que atua no processo de fotossíntese das plantas, estimulando ou inibindo, totalmente ou parcialmente, a ação da clorofila das plantas.

Description:
PROCESSO PARA ATUAÇÃO EM PLANTAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE FREQUÊNCIAS EXTREMAMENTE BAIXAS E FREQUÊNCIAS

DIRECIONADORAS

RELATÓRIO DESCRITIVO

CAMPO DA INVENÇÃO

[0001] Processo para atuação em elementos químicos e suas combinações, incluindo proteínas, DNA, RNA, hormônios e neurotransmissores das plantas por meio da transmissão de sequências de frequências extremamente baixas definidas a partir de alvos e conjunto de direcionadores específicos que atuarão sobre determinadas sequências de aminoácidos e/ou nucleotídeos, entre outros, das plantas. O efeito desejado é conseguido fortalecendo ou atenuando as ligações entre os elementos químicos e suas combinações, incluindo os elementos constituintes dos nucleotídeos, aminoácidos, hormônios e neurotransmissores, entre outros, relacionados as plantas.

ANTERIORIEDADES

[0002] De forma geral o grau de variedade de espécies e de mutações genéticas das plantas, torna bastante complexo e oneroso definir solução para a eliminação ou redução do impacto desses sobre a produtividade das lavouras. Existem atualmente disponíveis dois tipos mais comuns de soluções para controle crescimento das plantas: químico e biológico. Ambos têm sido usados, mas podem apresentar efeitos não desejáveis tais como, efeitos colaterais diversos em humanos, deixar resíduos nos alimentos de origem vegetal e animal (com o potencial de causar doenças em humanos e animais), contaminação de solos, rios, lagos e lençóis freáticos, intoxicação de profissionais que aplicam os produtos na lavoura, entre outros. Além disso, podem vir a ter baixa eficiência em face das mutações frequentes das plantas e alta pressão de seleção de populações resistentes aos produtos químicos. [0003] A invenção depositada em 30/10/2018, sob número BR102017023442-8 e título "Produto e Processo para Geração de Frequências Extremamente Baixas para Equalização Química" descreve um processo e produto para equalização química, baseia-se na transmissão de frequências que atuarão na equalização de elementos químicos ou uma substância, proporcionando, consequentemente, o ajuste de fortalecimento ou atenuação de suas propriedades e características físico-químicas conforme desejado, melhorando a qualidade, aumentando produtividade e eficiência de processos industriais.

[0004] Ao fortalecer as propriedades e características físico-químicas de um elemento, possibilita-se a utilização do mesmo em dosagens significativamente menores, sem, contudo, impactar os resultados obtidos. Essa invenção, no entanto, não possui a estrutura de direcionadores, capaz de guiar as sequências de frequências para alvos específicos nem tão pouco a capacidade de atuar sobre organismos biológicos.

[0005] A invenção BR 10 2019 025958 2 - PRODUTO E PROCESSO PARA ATUAÇÃO EM ORGANISMOS BIOLÓGICOS POR MEIO DE FREQUÊNCIAS EXTREMAMENTE BAIXAS de 07/12/2019 revela um produto e processo de uso de sequências de frequências extremamente baixas para uso em organismos. No entanto a referida invenção não define processos específicos para o uso desse procedimento no caso dos vegetais.

[0006] A invenção US20190223387 - LIGHT CONTROL DEVICE FOR STIMULATING PLANT GROWTH AND METHOD THEREOF de 24/01 /2019 revela um dispositivo de controle de luz e método para estimular o crescimento de plantas. O dispositivo de controle de luz inclui uma fonte de luz capaz de emitir luz necessária para o crescimento de plantas. O dispositivo de controle de luz compreende ainda uma pluralidade de filmes de conversão de luz rotativamente montados sobre uma unidade de comutação de filme disposta em torno da fonte de luz, a unidade de comutação de filme acionada por um motor disposto no seu interior.A pluralidade de filmes de conversão de luz pode proporcionar ainda uma pluralidade de espectros de luz requeridos durante uma pluralidade de estágios de crescimento de plantas. O dispositivo de controle de luz determina o estágio de crescimento de plantas com base no tamanho e na altura das plantas. O motor gira a unidade de comutação de filme, com base no estágio de crescimento das plantas, de tal maneira que uma película de conversão de luz associada com o estágio de crescimento das plantas é posicionada em frente da fonte de luz. Tal posicionamento estimula o crescimento da planta. No entanto a referida invenção não trata da utilização de sequências de Frequências Extremamente Baixas (ELF) na faixa de 0 a 100Hz, e não especifica os alvos moleculares das plantas que são atingidos pelas frequências transferidas através da luz.

[0007] A invenção US3579081A - LOW FREQUENCY SINE WAVE GENERATOR CIRCUIT de 12/11/1968 revela um circuito gerador de sinal senoidal, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos dois circuitos de ponte, cada um compreendendo dois pares de meios de controle de corrente bidirecional conectados em série conectados através de uma fonte de tensão DC de corrente contínua, cada circuito de ponte tendo um par de terminais de saída na junção dos meios de controle de corrente os referidos pares de meios de controle de corrente em frequências muito baixas, como 60 ciclos por segundo, sendo conectados diretamente em série. Os meios de controle de corrente permitem produzir diferentes formas de onda de saída de pulso retangular nos terminais de saída do referido circuito de ponte, cada forma de onda respectivamente compreendendo pulsos positivos e negativos de mesma amplitude em relação a zero. No entanto a referida invenção não trata da utilização de sequências de Frequências Extremamente Baixas (ELF) na faixa de 0 a 100Hz para atuação em plantas e não especifica alvos moleculares das plantas que são atingidos pelas frequências produzidas pelo dispositivo.

[0008] A invenção EP2753173 - HERBICIDAL COMPOSITION COMPRISING POLYMERIC MICROPARTICLES CONTAINING A HERBICIDE de 13/09/2012 revela composição berbicóide compreendendo uma mistura de: (a) micropartículas poliméricas contendo um primeiro herbicida, em que o primeiro herbicida é um herbicida de auxina sintética (por Exemplo, dicamba, MCPA ou 2,4-D) ou um Herbicida inibidor de ace- tolactato sintase (ALS) (por exemplotriaulfuron, tribenuron-metil, iodosulfuron-metil, mesosulfuron-metil, sulfosulfuron, flupirulon-metil, ou piroxsulam); em que o primeiro herbicida, quando em forma isenta de sal e quando não contido dentro de micropartícu- las poliméricas, antagoniza a atividade herbicida de pinoxaden; e (b) pinoxaden; em que as micropartículas poliméricas são matrizes de libertação controlada, dentro da qual é o primeiro herbicida e que funcionam de tal modo a controlar e/ou retardar a liberação do primeiro herbicida das micropartículas poliméricas em um meio líquido (por exemplo, aquoso) quando as micropartículas poliméricas são colocadas (por exemplo, dispersas) em contato com o meio líquido acredita-se que a contenção do primeiro herbicida dentro das micropartículas poliméricas de libertação controlada mitiga o antagonismo da atividade herbicida gramínea-erva daninha de pinoxaden que pode, de outra forma, ser causada pelo primeiro herbicida, dependendo das circunstâncias. A invenção também proporciona um método de redução do efeito antagonístico sobre o controle das ervas daninhas monocotiledôneas em cereais não-aveia que é mostrado por uma mistura herbicida de um herbicida de auxina sintética com um herbicida inibidor de pinoxaden ou um inibidor de ALS com pinoxaden, que compreende a aplicação de uma composição herbicida de acordo com a invenção. A invenção também fornece uma composição herbicida compreendendo (a) micropartículas poliméricas (por exemplo, matrizes de liberação controlada), contendo um primeiro herbicida como definido acima, e: (x) um tensoativo não iônico ou (y) uma argila modificada na superfície, como definido aqui. No entanto a referida invenção não trata da utilização de sequências de Frequências Extremamente Baixas (ELF) na faixa de 0 a 100Hz com a finalidade de atuação herbicida, sendo utilizado moléculas químicas para tal finalidade. DESCRIÇÃO GERAL

[0009] Devido às lacunas encontradas no estado da técnica de uso de sequências de frequências extremamente baixas para lidar especificamente com as plantas, fez-se necessário o desenvolvimento de uma nova técnica como revelado a seguir. No caso de plantas podemos prever até três estratégias principais de ataque:

[0010] 1 . Atuar sobre sequências específicas de aminoácidos que compõem sítios específicos das proteínas das plantas. Nesse caso busca-se alterar a função biológica natural das proteínas alvo com o objetivo de estimular o desenvolvimento e/ou inibir o desenvolvimento e/ou modificar os mecanismos de defesa da planta.

[0011] 2. Atuar sobre sequências de nucleotídeos de forma a inibir ou estimular a expressão gênica de proteínas importantes para processos fisiológicos essenciais para a vida, multiplicação e/ou defesa das plantas.

[0012] 3. Atuar sobre elementos outros componentes das plantas, como hormônios, lipídios e neurotransmissores, entre outros a partir dos elementos químicos e/ou compostos químicos específicos e ou suas combinações para cada planta ou grupo de planta, incluindo suas variações e/ou mutações, de forma a estimular ou inibir, totalmente ou parcialmente, sua função biológica. Todas essas estratégias de atuação utilizam a mesma técnica aqui utilizada.

[0013] O objetivo da técnica aqui demonstrada é inibir ou estimular funções biológicas ou modificar as propriedades dos elementos, ou compostos químicos, definidos nas estratégias de ataque listadas acima mediante a aplicação de sequências de frequências extremamente baixa e conjunto de frequências direcionadoras pré-definidas.

[0014] A forma de atuação desenvolvida e revelada nessa técnica é baseada na aplicação da técnica de sequências de frequências extremamente baixas, ou seja, frequências no intervalo aberto entre 0 e 100 Hertz (limites não incluídos). Cada conjunto de sequências de frequências é composto de um ou mais alvos e um ou mais direcionadores específicos para cada espécie de planta e/ou suas variações e mutações. Isso torna esse conjunto de aplicação específica de planta e de funções biológicas e/ou fisiológicas escolhidas nos mesmos. Essa invenção revela esses processos de aplicação que são ilustrados na figurai . Cada combinação de alvo e direcionador é concebida para definir uma solução matematicamente única.

[0015] No caso 1 , acima, essa invenção faz uso de uma ou mais sequências de frequências previamente determinadas (cada uma com alvo e direcionador determinando solução única) e validadas em laboratório, para gerar a diminuição ou aumento da distância interatômica dos elementos químicos que formam os aminoácidos alvo, alterando a conformação da proteína em questão e consequentemente sua função biológica.

[0016] No caso 2, acima, essa invenção faz uso de uma ou mais sequências de frequências previamente determinadas (cada uma com alvo e direcionador determinando solução única) e validadas em laboratório, para gerar a diminuição ou aumento da distância interatômica dos elementos químicos que formam os nucleotídeos alvo, alterando a conformação destes nucleotídeos e consequentemente sua função biológica.

[0017] No caso 3, acima, essa invenção faz uso de uma ou mais sequências de frequências previamente determinadas (cada uma com alvo e direcionador determinando solução única) e validadas em laboratório, para gerar a diminuição ou aumento da distância interatômica dos elementos químicos e/ou compostos químicos (tais como hormônios, lipídios e neurotransmissores, entre outros) alvo, alterando a conformação desses e consequentemente suas propriedades e/ou funções biológicas.

[0018] As três estratégias descritas acima podem ser usadas individualmente e/ou concomitantemente numa mesma implementação da técnica aqui revelada.

MODALIDADES PREFERIDAS

[0019] Uma primeira modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácidos) que tem como alvo as sequências de aminoácidos da enzima acetil-coenzima-A Carboxilase (ACCase) das plantas. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo (sítio de ligação) da enzima acetil-coenzima-A Carboxilase (ACCase) das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada, impedida ou dificultada a ação da enzima acetil-coenzima-A Carboxilase (ACCase) das plantas, causando estímulo ou inibição da síntese de ácidos graxos, que são constituintes dos lipídios que ocorrem nas membranas de células e organelas das plantas.

[0020] Uma segunda modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácidos) que tem como alvo as sequências de aminoácidos da enzima acetolactato sintase (ALS) das plantas (Figura 2). Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo (sítio de ligação) da enzima acetolactato sintase (ALS) das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada, impedida ou dificultada a ação da enzima acetolactato sintase (ALS) das plantas, causando estímulo ou inibição da biossíntese dos aminoácidos alifáticos de cadeia ramificada leucina (Leu), valina (Vai) e isoleucina (lie) das plantas.

[0021 ] Uma terceira modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 3 (atuação sobre hormônio) que tem como alvo o hormônio Auxina das plantas. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre a sequência química que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo do hormônio Auxina das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada, impedida ou dificultada a função biológica do hormônio Auxina das plantas, causando estímulo ou inibição no crescimento das plantas.

[0022] Uma quarta modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácidos) que tem como alvo as sequências de aminoácidos das enzimas que participam da biossíntese de carotenóides das plantas. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo (sítio de ligação) das enzimas das enzimas que participam da biossíntese de carotenóides das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada, impedida ou dificultada a ação das enzimas que participam da biossíntese de carotenóides, causando estímulo ou inibição da fotodegradação da clorofila.

[0023] Uma quinta modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácido) que tem como alvo as sequências de aminoácidos da proteína denominada tubulina das plantas. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo (sítio de ligação) da tubulina das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada, impedida ou dificultada a ação da tubulina das plantas, causando estímulo ou inibição da polimerização da tubulina, estimulando ou dificultando a divisão celular (mitose) das plantas [0024] Uma sexta modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácidos) que tem como alvo as sequências de aminoácidos (figura 3) da enzima 5-enolpiruvilshikimate-3-fosfato sintase (EPSPs) das plantas. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo (sítio de ligação) da enzima 5-enolpiruvilshikimate-3-fosfato sintase (EPSPs) das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada, impedida ou dificultada a ação da 5-enolpiruvilshikimate-3-fosfato sintase (EPSPs) das plantas, causando estímulo ou inibição da síntese dos aminoácidos aromáticos essenciais fenilalanina, tirosina e triptofano, que são precursores de outros produtos, como lignina, alcalóides, flavonóides e ácidos benzóicos, essenciais para o desenvolvimento da planta.

[0025] Uma sétima modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 e 3 em conjunto ou separadamente (1 : atuação sobre aminoácidos; 3: atuação sobre elementos químicos e/ou compostos químicos) que tem como alvo a ligação da molécula química plastoquinona a proteína D1 no Fotossistema II das plantas. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências químicas que formam a molécula plastoquinona e sobre as sequências químicas que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo (sítio de ligação) da proteína D1 no Fotossistema II das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada ou inibida a ligação da molécula química plastoquinona a proteína D1 no Fotossistema II das plantas, causando inibição ou estimulação do fluxo de elétrons no Fotossistema II. No caso de inibição da ligação entre plastoquinona e proteína D1 , ocorre consequentemente a formação de radicais livres, que geram peroxidação de lipídeos na membrana celular e morte das células. No caso de estímulo, ocorre aceleração do processo de transferência de elétrons, gerando maior taxa de fotossíntese. [0026] Uma oitava modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácidos) que tem como alvo as sequências de aminoácidos da enzima glutamina sintetase (GS) das plantas (Figura 4). Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo (sítio de ligação) da enzima glutamina sintetase (GS) das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada, impedida ou dificultada a ação da enzima glutamina sintetase (GS) das plantas, causando estímulo ou inibição da sua ação biológica nas vias de assimilação de nitrogênio, de amónio, síntese de aminoácidos, fotorrespiração e prevenção da inibição da enzima ribulose-1 , 5-biofosfato carboxilase (RUBISCO), essencial para fixação de carbono. A inibição da enzima glutamina sintetase (GS) das plantas resulta em acúmulo de amónio e consequente morte da planta.

[0027] Uma nona modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácidos) que tem como alvo as sequências de aminoácidos da enzima protoporfirinogenio oxidase (PROTOX) das plantas. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam as diferentes possibilidades de sítio ativo (sítio de ligação) da enzima protoporfirinogenio oxidase (PROTOX) das plantas. Como consequência dessa atuação, ficará estimulada, impedida ou dificultada a ação da enzima protopor- firinogenio oxidase (PROTOX) das plantas, causando estímulo ou inibição da sua ação biológica de oxidação da protoporfirinogênio em protoporfirina IX, que é precursor de clorofila e de grupamentos heme (necessários para a transferência de elétrons). A inibição da enzima protoporfirinogênio oxidase (PROTOX) das plantas resulta em oxidação de lipídeos e proteínas no citoplasma da célula e consequente morte da planta.

[0028] Uma décima modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácidos) que tem como alvo as sequências de aminoácidos, toda ou em parte, que compõe as proteínas do complexo da respiração celular. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam o sítio ativo (sítio de ligação) das proteínas citadas anteriormente. Como consequência dessa atuação, ficará inibida, impedida ou dificultada, totalmente ou parcialmente, a respiração celular das plantas.

[0029] Uma décima primeira modalidade preferida trata da aplicação da estratégia 1 (atuação sobre aminoácidos) que tem como alvo as sequências de aminoácidos, toda ou em parte, que compõe as proteínas que atuam na síntese de aminoácidos e proteínas. Nesse caso as sequências de frequências atuarão conforme suas frequências direcionadoras sobre as sequências de aminoácidos que formam o sítio ativo (sítio de ligação) das proteínas que atuam na síntese de aminoácidos e proteínas da planta. Como consequência dessa atuação, ficará impedida ou dificultada a síntese de aminoácidos e proteínas das plantas.