Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MODIFIED NYLON MESH FOR STRUCTURAL REINFORCEMENT OF DENTAL PROSTHESES AND METHOD FOR PRODUCING SAME
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/066963
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention of a modified nylon mesh for structural reinforcement of dental prostheses is described, said modified nylon mesh comprising polyamide fibres and 0.3%-0.5% v/v silicon dioxide (SiO2), which enables chemical binding between the acrylic resin and the polyamide mesh in order to increase the strength of the resin/polyamide complex in said dental prosthesis.

Inventors:
DE ARRUDA PAES J NIOR TARCÍSIO JOSÉ (BR)
DE CÁSSIA PAPAIZ GONÇALVES FERNANDA (BR)
TOMOMITSU KIMPARA ESTEV O (BR)
DE PASCHÔA NAVARRIAS NATALIA (BR)
DE PASCHÔA MARCO AURÉLIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000423
Publication Date:
May 08, 2014
Filing Date:
October 17, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
UNIV ESTADUAL PAULISTA J LIO DE MESQUITA FILHO (BR)
International Classes:
A61K6/891; C08K3/36; C08L77/06
Foreign References:
US6599125B12003-07-29
EP0687451B12001-08-08
Other References:
JOHN, J. ET AL.: "Flexural strength of heat- polymerized polymethyl methacrylate denture resin reinforced with glass, aramid, or nylon fibers", THE JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, vol. 86, no. 4, 2001, pages 424 - 427
MAHFUZ H. ET AL.: "Reinforcement of nylon .6 with functionalized silica: nanoparticles for enhanced tensile strength and modulus", NANOTECHNOLOGY, vol. 19, no. 44, 2008, pages 445702
Attorney, Agent or Firm:
SPIANDORELLO, Fabiola De Moraes (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. MALHA DE NYLON MODIFICADA PARA REFORÇO ESTRUTURAL DE PRÓTESES ODONTOLÓGICAS caracterizada por apresentar aberturas uniformes regularmente espaçadas, de sessão transversal quadrada ou circular, com lado ou diâmetro medindo entre 2,2 mm e 3,2 mm.

2. MALHA DE NYLON MODIFICADA PARA REFORÇO ESTRUTURAL DE PRÓTESES ODONTOLÓGICAS caracterizada pelo fato das fibras que delimitam as aberturas terem espessura entre 0,55 mm e 1 ,20 mm.

3. MALHA DE NYLON MODIFICADA PARA REFORÇO ESTRUTURAL DE PRÓTESES ODONTOLÓGICAS caracterizada pelo fato das fibras serem compostas preferencialmente por poliamida, na qual encontram-se homogeneamente dispersas partículas de dióxido de silício (Si02) em concentração preferencial de 0,3% a 0,5% v/v.

4. PROCESSO DE OBTENÇÃO de malha de nylon modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas caracterizado por compreender as etapas de:

a) mistura da fibra de nylon e do dióxido de silício entre 0,3 a 0,5% v/v da composição;

b) manutenção da mistura em temperatura entre 65 e 75 °C;

c) injeção da mistura em temperatura em torno de 235 e 265 °C com pressão entre 198 e 202 MPa.

Description:
MALHA DE NYLON MODIFICADA PARA REFORÇO ESTRUTURAL DE PRÓTESES ODONTOLÓGICAS E PROCESSO DE OBTENÇÃO

CAMPO DA INVENÇÃO

A presente invenção descreve uma malha de nylon, particularmente de poliamida modificada, para reforço estrutural de próteses odontológicas e o respectivo processo de obtenção. Mais especificamente compreende uma malha de poliamida com a incorporação de porcentagem controlada de sílica para permitir a união química da resina acrílica à malha de poliamida, potencialmente útil para aplicação em peças protéticas, aparelhos removíveis ortopédicos e ortodônticos e protetores bucais.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

Na Odontologia, as próteses totais mucossuportadas (dentaduras) são confeccionadas em resina acrílica, um material muito versátil, com boa relação custo benefício e de fácil aplicação clínica e laboratorial, além de cumprir com requisitos físicos e biológicos mínimos para sua utilização em odontologia. Porém, essas próteses de resina acrílica apresentam riscos de fraturas em razão das características finais que os aparelhos próteticos assumem, e por limitações que a própria condição clínica impõe, acarretando, muitas vezes, na diminuição da longevidade da prótese.

Assim, a alta incidência de fraturas e a necessidade constante de reparo nas próteses totais têm impulsionado o desenvolvimento de materiais e técnicas que possibilitem a melhoria da resistência à flexão e ao impacto (BASTOS, L.G.C. Avaliação da resistência flexionai, do módulo de elasticidade e do tipo de fratura de uma resina acrílica para restaurações provisórias - efeito de diversos reforços. 131f. Dissertação. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, 2003.)-

Neste sentido, pesquisas têm sido feitas sobre o uso de fibras de reforço para melhorar as propriedades mecânicas das próteses [(Stipho H. D. Repair of acrylic resin denture base reinforced with glass fiber. J Prosthet Dent. 1998 Nov; 80(5): 546-50); (Kanie T, Fujii K., Arikawa H., Inoue K. Flexural properties and impact strength of denture base polymer reinforced with woven glass fibers. Dent Mater. 2000 mar;16(2):150-8)].

Na tentativa de se aumentar a resistência à flexão e diminuir o risco a fraturas de resinas acrílicas, fibras de vidro, malhas de poliamida e malhas metálicas têm sido incorporadas à massa de resina visando melhores resultados (Perez L.E.C. , Influência da adição de reforço e ciclagem mecânica sobre a resistência ao impacto de resinas para base reembasamento imediato.Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Oral - Área de Prótese, da Faculdade de Odontologia de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho. UNESP,2011.). Estas pesquisas avaliam uma diversidade de materiais de reforço, porém, o mercado odontológico ainda é deficiente de produtos que aliem praticidade e condições de ganhos na resistência do material.

Newell (Newell J. A. Fundamentos da Moderna Engenharia e Ciência dos Materiais. Rio de Janeiro: LTC. 2010.) classifica as fibras de reforço em carbono (esteticamente deficiente), aramidas (apresentam falta de adesão), polietileno (apresentam boa adesão), fibras de vidro (diversidade de aplicação), poliamida (dificuldade de adesão quando as fibras são entrelaçadas).

Ainda segundo Newell, as fibras de nylon possuem boas características de resistência e durabilidade justificadas pelas ligações de hidrogénio com grupos polares amida presentes na sua estrutura.

Também, deve ser levada em consideração a estrutura da fibra de poliamida, sua orientação em relação à incidência da força aplicada, a quantidade de fibra incorporada e a aderência da matriz (Vallittu, P. K. Comparison of two different silane compounds used for improving adhesion between fibres and acrylic denture base material. J Oral Rehabil. ,1993; v. 20, n. 5, p. 533-9; Jagger, D. et al. The effect of the addition of poly(methyl methacrylate) fibres on some properties of high strength heat-cured acrylic resin denture base material. J Oral Rehabil., 2003; v. 30, n. 3, p. 231-5).

O estado da técnica descreve telas de reforço em metal, atualmente pouco aceitas, telas de fibra de vidro e de poliamida, esta última apresentando certa limitação quanto ao efeito desejado de melhora na resistência mecânica da resina acrílica. Pessoas de idade avançada que se utilizam de aparelhos protéticos removíveis, tais como dentaduras, em razão muitas vezes da própria condição física, determinam fraturas das peças por quedas durante o manuseio ou ainda durante o uso por fragilização da resina acrílica ao longo do tempo.

Dessa forma, é objeto da presente invenção uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de peças proféticas, aparelhos removíveis ortopédicos e ortodônticos e protetores bucais, dita fibra de poliamida com a incorporação de porcentagem controlada de sílica (Si0 2 ) para permitir a união química da resina acrílica à malha de poliamida, provendo uma malha de poliamida em corpo único e espessura desejável, facilitando a penetração da resina acrílica na grade, aumentando a resistência mecânica.

SUMÁRIO A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas para preenchimento do corpo de próteses totais.

A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas para reforço de extensões buco faringeanas em prótese buco maxilo facial.

A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas para o reparo de próteses totais e parciais removíveis.

A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas do tipo protocolo de próteses sobre implantes e próteses fixas temporárias em resina acrílica.

A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de aparelhos removíveis ortopédicos e ortodônticos e protetores bucais de uso no esporte.

A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas que minimiza as ocorrências de fraturas e se constituindo um material inerte quando em contato com tecidos bucais.

A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas que permite fácil manuseio por técnicos de prótese dentária, sendo resistente às agressões químicas ou térmicas que as manobras técnicas possam ocasionar ao material.

A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas que inclui a incorporação de sílica à poliamida, permitindo a união química da resina acrílica à W

5

malha de poliamida para incrementar a resistência do conjunto resina/poliamida.

A invenção provê uma malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas que possibilita a produção de malhas de poliamida em corpo único , e espessura desejável, permitindo que a malha apresente uma grade maior, facilitando a penetração da resina acrílica entre seus espaços o que contribui sobremaneira para o aumento na resistência mecânica da resina acrílica.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Afigura 1 apresenta desenho esquemático da malha de poliamida evidenciando as aberturas conformadas entre as fibras.

As figuras 2A e 2B apresentam imagens de microscopia eletrônica de varredura da malha de poliamida com sílica.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

A malha de poliamida modificada para reforço estrutural de próteses odontológicas, objeto da presente invenção, compreende uma composição que inclui fibra de poliamida e dióxido de silício (Si0 2 ) na proporção de 0,3% a 0,5% v/v da composição.

O dióxido de silício incorporado na malha de poliamida permite a união química da resina acrílica à malha de poliamida, incrementando a resistência do conjunto resina/poliamida.

O processo de obtenção da malha de poliamida modificada compreende em uma primeira etapa a mistura de fibra de poliamida e do dióxido de silício.

A mistura obtida é mantida a uma temperatura entre 65 a 75 °C com a finalidade de reduzir ao máximo a umidade do material que pode causar gases que atrapalham a injeção e o enchimento da cavidade do molde.

Em seguida, a peça é injetada em temperatura entre 235 e 265 °C, com pressão de injeção entre 198 e 202 MPa, provendo uma malha com espessura controlada e aberturas (11 ) entre as fibras (10) preferentemente entre 2,2 mm e 3,2 mm.

Estudos preliminares foram realizados para avaliar o comportamento das resinas acrílicas quando reforçadas por estas fibras de poliamida. Para tanto, foi empregada uma resina acrílica termoativada (RAAT) em micro-ondas. Foram utilizados corpos de prova em formato de barra nas dimensões de 20x10x3,3mm (n=9) analisados para a resistência à flexão nas seguintes situações: G1 - RAAT sem fibra de poliamida, G2- RAAT com fibra de poliamida, G3 - RAAT fibra de poliamida modificada por sílica.

Para a observação da alteração dimensional, foi realizada a comparação da distância entre pontos pré-determinados em dentes artificiais posicionados em próteses totais do arco maxilar (n=6) submetidos à ciclagem térmica prévia. Na análise da alteração dimensional, foi feita a captura de imagens oclusais antes e após polimerização das próteses totais e ensaio para programa Image Tool e os resultados dados em milímetros. Os valores obtidos foram compilados e submetidos aos testes estatísticos ANOVA e Tukey (5%).

TABELA 1 : valores médios e desvios-padrão para o teste de estabilidade dimensional

Para a avaliação da resistência a flexão em três pontos foi utilizada uma máquina de ensaio universal e os resultados apresentados em megapascal (MPa).

TABELA 2: valores médios (MPa) e desvios-padrão para o teste de resistência à flexão

A análise de variância e teste de Tukey a 5% mostraram diferença estatisticamente significativa entre todos os grupos, sendo que os grupos reforçados com a malha (G2 e G3) mostraram os melhores resultados.

No que se refere à estabilidade dimensional, os resultados mostraram diferença estatística entre os valores antes e após a polimerização medidos em milímetros para os grupos testados na região molar, evidenciando que os grupos contendo fibras (G2 e G3) mostraram menor alteração dimensional da resina acrílica, conforme apresentado na tabela 1.