Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PACKAGE FOR PROTECTING AND APPLYING SILICONE PROSTHESES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2012/103611
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent relates to a package for protecting and applying silicone prostheses, which is preferably produced in high-density polyethylene (HDPE) or another suitable material, being intended for conditioning a silicone prosthesis in a sterile or non-sterile solution, said package being characterized in that it is constituted by a receptacle formed by a body (2), a support handle (3) provided with an orifice (4), an applicator nozzle (5) and a cutting tab (6) delimited by a cutting line (7), and has a variety of geometrical formats, these being circular with rectangular, circular with conical, circular with convex, or another, suitable format, it being pointed out that, within, a silicone prosthesis (8) is conditioned in a sterile solution.

Inventors:
MOURA CABRAL HEBERT (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000106
Publication Date:
August 09, 2012
Filing Date:
April 08, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MOURA CABRAL HEBERT (BR)
International Classes:
B65D85/00; B05C21/00; B65D30/10; B65D47/10; B65D47/20
Domestic Patent References:
WO2005075317A12005-08-18
WO2008026191A12008-03-06
Foreign References:
US5332586A1994-07-26
FR2669308A11992-05-22
FR2561546A11985-09-27
Attorney, Agent or Firm:
IBAÑEZ FAUNDEZ, Nelson Ivan (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 )"EMB ALAGEM PROTETORA E APLICADORA DE PRÓTESES DE SILICONE" (1), fabricada preferencialmente em PEAD, Polietileno de Alta Densidade ou outro adequado e destinada a acondicionar dentro de solução estéril uma Prótese de Silicone, sendo caracterizada por ser constituída por um receptáculo formado por corpo (2), alça de sustentação (3) provida de orifício (4), bico aplicador (5) e alça de corte (6) delimitada por linha de corte (7).

Description:
"EMBALAGEM PROTETORA E APLICADORA DE PRÓTESES DE SILICONE".

1. - INTRODUÇÃO

O presente relatório descritivo de Patente de Invenção diz respeito à Embalagem Protetora e Aplicadora de Próteses de Silicone, fabricada preferencialmente em PEAD, Polietileno de Alta Densidade ou outro adequado, sendo caracterizada por ser constituída por um receptáculo formado por corpo, alça de sustentação, bico aplicador e alça de corte, possui formato geométrico combinado de circular com retangular, circular com cónico, circular com convexo ou outro adequado para formatos de próteses diferentes, destacando-se que no seu interior é acondicionada, dentro de solução estéril , uma prótese de silicone

2. - CAMPO DE APLICAÇÃO

O campo de aplicação desta Embalagem Protetora e Aplicadora de Próteses de Silicone é o campo da medicina estética, cirurgia plástica estética e/ou reparadora, mais especificamente o campo do aumento ou reparação das mamas de pacientes com necessidades estéticas ou reparadoras e também outras áreas onde também são utilizadas próteses de silicone, dentre as quais destacam-se glúteos, panturrilhas e outras partes do corpo.

3. - FINALIDADES

As finalidades desta Embalagem Protetora e Aplicadora de Próteses de Silicone são as seguintes:

. - Maior facilidade e praticidade na introdução da prótese para o cirurgião iniciante e até mesmo para o cirurgião experiente.

- Reduz o tempo de cirurgia.

- Causa menos trauma ao tecido local por não ser necessária muita tração deste tecido na hora de introduzir a prótese, nem forçá-lo, esticá-lo e também por não se ter atrito nenhum da prótese com a borda da ferida cirúrgica, podendo levar a uma melhor cicatrização e um melhor resultado final.

- Sem atrito ou contato da prótese com as bordas da incisão, a prótese entra na loja cirúrgica em condição estéril.

- Menor tempo de exposição da ferida ao meio externo, reduzindo ainda mais a reação inflamatória.

Necessidade de uma incisão menor e consequentemente menor cicatriz.

- Permite assim a introdução de prótese medias ou grandes em pacientes com aureolas pequenas, caso esta seja a via escolhida.

- Como a prótese não tem contato com o meio exterior, ela se mantém estéril até o final da introdução da mesma.

- A prótese estéril permanece estéril na loja cirúrgica, já que até o contato manual do cirurgião com ela é mínimo, o qual somente acontecerá se o cirurgião julgar necessário mexer na prótese após a introdução, reduzindo ainda mais a chance de contaminação acidental, a qual não é percebida.

- Aumentar a proteção da prótese contra ações do meio externo, como por exemplo quedas, poeira, gotículas de saliva, suor ou água ou qualquer outra coisa que não deveria estar numa sala de cirurgia mas que por acidente ou displicência podem estar, sendo que estas ações poderiam lhe causar danos ou contaminação até o momento depois da introdução. As embalagens atuais são retiradas e a prótese é entregue ao cirurgião dentro de outra embalagem e quando é retida desta segunda caixa a prótese fica exposta, o que não acontece com a embalagem aplicadora, pois a prótese somente sai da Embalagem direto para dentro da loja cirúrgica.

4. - ESTADO DA TÉCNICA

Pesquisas de antecedentes realizadas junto ao Banco de Dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial constataram que até o presente momento não existe nenhuma Patente ou Pedido de Patente em relação ao produto ora apresentado.

Mais ainda, ficou constatado que de acordo como pesquisas realizadas nas Páginas Web dos grandes fabricantes de próteses mamárias, tais como Silimed, PIP, Eurosilicone, Mc Ghan, Perthese, Mentor, verificou-se que as próteses de silicone são embaladas e apresentadas aos consumidores em caixas ou contenedores contendo determinadas quantidades de próteses, incluindo as vezes, um kit para auxiliar na implantação das mesmas.

É importante destacar que a aplicação de próteses é realizada de forma submuscular ou subglandular mediante incisão periaureolar, axilar ou submamária, e que alguns dos utensílios utilizados nesta cirurgia são o retrator, cauterizador, bisturi e elevador.

Normalmente a prótese é colocada ou introduzida levantando a região do mamilo que foi objeto da incisão e a prótese é colocada ou inserida de forma manual, ou seja, o cirurgião a retira da caixa contenedora com as suas mãos e com o uso das mesmas, a coloca no local previsto. Posteriormente realiza os outros procedimentos cirúrgicos.

E importante destacar que toda esta operação, desde a retirada da prótese até a colocação da mesma, além das outras etapas da cirurgia, requerer bastante experiência do medico cirurgião, motivo pelo qual este tipo de cirurgia é realizado por médicos cirurgiões com ampla experiência no assunto, os quais são assistidos por médicos com menos experiência ou em treinamento.

Mesmo tomando todos os cuidados necessários, há vezes que acontecem problemas de contaminação acidental, a qual pode não ser percebida pelo cirurgião, problemas de queda de prótese que resulta na inutilização da mesma e outros.

5.- AVANÇO TECNOLÓGICO

Visando oferecer maior segurança e facilidade aos médicos quando da aplicação de próteses de silicone, bem como às pacientes dos mesmos, foi criada e desenvolvida a Embalagem Protetora e Aplicadora de Próteses de Silicone cujo diferencial técnico corresponde a:

- Próteses de silicone de mamas e também próteses de glúteos, panturrilhas e outras partes, acondicionada de forma unitária e protegida dentro de uma embalagem fabricada preferencialmente em PEAD e imersa ou não em solução estéril, cuja finalidade é acabar com o atrito entre a prótese e a Embalagem, permitindo a saída da prótese da Embalagem com facilidade.

- Utilização de solução estéril e deslizante, a qual pode ser acrescida depois de aberta a Embalagem de maneira a promover o deslizamento da prótese através do bico.

- Disposição de bico aplicador de formatos variados na Embalagem permitindo desta forma introduzir a prótese diretamente no local previsto através da incisão cirúrgica de escolha, ou seja, o cirurgião não manipula a prótese com as suas mãos, tão somente coloca o bico no lugar, comprime a embalagem de maneira a fazer prótese sair pelo bico aplicador diretamente para dentro da loja cirúrgica previamente preparada para receber a mesma, ou seja, não é necessário que o cirurgião empurre a prótese com os dedos para que a mesma chegue ao local correto.

6. - DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

Para obter uma total e completa visualização de como é constituída a Embalagem Protetora e Aplicadora de Próteses de Silicone ora em questão e objeto da presente Patente de Invenção, acompanham os desenhos ilustrativos anexos, aos quais se faz referências conforme segue:

Figura 1 : Mostra vista em perspectiva da Embalagem Protetora e Aplicadora de Próteses de Silicone objeto da presente Patente.

Figura 2: Ilustra vista frontal da Embalagem contendo uma prótese de silicone.

Figura 3: Representa vista da aplicação, em perspectiva esquemática, da prótese de silicone, quando a embalagem está sendo comprimida pelo cirurgião para a inserção da mesma.

Figura 4 A/B e C: Ilustram diversas variações de conformação do bico aplicador.

7. - DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

Conforme se infere dos desenhos que acompanham e fazem parte integrante deste relatório, a Embalagem Protetora e Aplicadora de Próteses de Silicone, (1), fabricada preferencialmente em PEAD, Polietileno de Alta Densidade ou outro adequado, sendo destinada a acondicionar dentro de solução estéril uma Prótese de Silicone, sendo caracterizada por ser constituída por um receptáculo formado por corpo (2), alça de sustentação (3) provida de orifício (4) ou não, lisa ou antiderrapante, bico aplicador (5) e alça de corte (6) delimitada por linha de corte (7) a qual possui diversos formatos geométricos, tais como circular com retangular, circular com cónico, circular com convexo ou outro adequado e determinado em função dos diferentes formatos de próteses, destacando- se que no seu interior é acondicionada dentro de solução estéril, uma prótese de silicone (8). Esta solução estéril tem por objetivo promover o deslizamento da prótese pelo bico aplicador e permitir a sua saída através da mesma.

É importante destacar que as próteses de silicone (8) são fabricadas em tamanhos variados, motivo pelo qual a Embalagem (1) ora em questão poderá ser fabricada num tamanho único ou em tamanhos variados de acordo com cada tipo de prótese (8), bem como a mesma poderá possuir formatos variados de alças de sustentação (3) e de bicos aplicadores (5). Pode também ser fabricada aberta na alça de sustentação e acompanhada da solução estéril, a prótese seria colocada dentro da embalagem por esta abertura pelo próprio cirurgião, assim juntamente com a prótese deve ser colocada a solução estéril para o deslizamento da mesma. Neste caso ela é utilizada apenas para facilitar a introdução da prótese na loja cirúrgica.

8. - CONCLUSÃO

Verifica-se por tudo aquilo que foi descrito e ilustrado que se trata de Embalagem Protetora e Aplicadora de Próteses de Silicone, (1), a qual se enquadra perfeitamente dentro das normas que regem a Patente de Invenção devendo preencher importante lacuna existente no mercado, mais ainda por proteger a prótese de silicone, bem como facilitar a sua aplicação, merecendo pelo que foi exposto e como consequência, o respectivo privilegio.