Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PATIENT MOVER AND ELEVATOR, SYSTEM FOR CONNECTION TO A CYCLE ERGOMETER AND USE THEREOF
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/118387
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to the field of assistive technologies, and specifically to the field of devices that are designed to provide or improve the degree of functional independence in patients with motor limitations. The present invention teaches a patient movement and elevation device (1) that enables wearers with motor limitations to independently perform daily activities such as getting out of bed, getting into and out of motor cars, moving to an upright position and undertaking walking exercise with a dedicated passive cycle ergometer (2), joined together by a simplified connection system (S).

Inventors:
BOKEL MAURO JOSÉ GIGLIO (BR)
POMBO NETO ARMANDO DE FREITAS (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050453
Publication Date:
June 18, 2020
Filing Date:
December 11, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
2A HOSPITALAR COMERCIO E ASSISTENCIA TECNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS HOSPITALARES EIRELI (BR)
International Classes:
A61G7/10
Domestic Patent References:
WO2005053593A12005-06-16
Foreign References:
BR102017013951A22019-01-15
US6289534B12001-09-18
US8650677B22014-02-18
US4682377A1987-07-28
US6175973B12001-01-23
DE102010003344A12011-09-29
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) Movimentador e Elevador de Pacientes, caracterizado por compreender uma estrutura (3) confeccionada em aço, uma porta traseira pivotante (4), um suporte para o braço (5), um suspensório tipo paraquedista (6), um assento com suporte de engate rápido (7) e rodas (8).

2) Movimentador e Elevador de Pacientes, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela porta traseira pivotante (4) em estrutura tubular apresentar um encaixe rápido (10) tubular disposto na horizontal e uma rede de Neoprene (11 ) como apoio para as costas do paciente.

3) Movimentador e Elevador de Pacientes, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo suporte para braço (5) ser dotado de uma haste de sustentação (12) com encaixe para gatilho rápido, um guincho de elevação com catraca (13) e cinto de segurança com conectores fêmea (14).

4) Movimentador e Elevador de Pacientes, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por apresentar as seguintes dimensões de 104 cm de profundidade, 135 cm de altura em relação a solo, regulagem do suporte de braço variando entre 38 a 50 cm e largura da base variando entre 59 a 73 cm.

5) Sistema de Conexão a um Ciclo Ergômetro, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por se dar pela sobreposição e junção dos acoplamentos (22) do aparelho (2) ciclo ergômetro às barras (23) da estrutura (3) do aparelho movimentador e elevador (1 )·

6) Sistema de Conexão a um Ciclo Ergômetro, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo acoplamento (22) consistir de uma barra em “U” (24) da qual se projeta uma haste prismática (25) dotada de orifícios (26), que adentra no interior um perfil (27) transversal à base (B) da estrutura (15) do aparelho (2) ciclo ergômetro.

7) Sistema de Conexão a um Ciclo Ergômetro, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por tanto a haste prismática (25) quanto a barra“U” (24) possuírem pinos (P) ou outro meio de fixação já conhecido, com o objetivo de regular a largura entre os acoplamentos (22) pela escolha dos orifícios (26) da haste prismática (25); outro objetivo do pino (P) é a fixação e conexão da barra“U” (24) do aparelho (2) ciclo ergômetro às barras (23) da estrutura (3) do aparelho movimentador e elevador (1 ).

8) Ciclo Ergômetro, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por compreender uma estrutura (15) de aço, uma roda dianteira (16), uma roda traseira (17), um par de pedais (18) propulsores ligado a mecanismo (M) de transmissão, além de um aparador de braço (19) que se projeta da haste vertical (20) da estrutura (15) de aço e uma carenagem (21 ) para proteção e acabamento dos componentes internos.

9) Ciclo Ergômetro, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela manivela esquerda (29) apresentar roda dentada (31 ) que faz ligação por meio de corrente (32) a roda dianteira (16) com jogo de engrenagens (33) para diferentes velocidades, efetivando assim a propulsão ativa pelo pedal (18), que ao se movimentar perfaz um movimento retilíneo sobre a base (B) percorrida por uma roda (34) para cada pedal (18).

10) Seu Uso, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, uma vez conectados, aparelho movimentador e elevador (1 ) e aparelho (2) ciclo ergômetro, pela propulsão ativa dos pedais (18) efetivada pelo paciente posicionado no aparelho movimentador e elevador (1 ), ocorrer o acionamento de um mecanismo (M) ligado aos referidos pedais (18) por meio de braços (28) ligados excentricamente a manivela esquerda (29) e manivela direita (30).

Description:
Movimentador e Elevador de Pacientes, Sistema de Conexão a um Ciclo Ergômetro e seu Uso

Campo da invenção

[001] Refere-se o presente pedido de patente de invenção ao campo das tecnologias assistivas, sendo especificamente ao campo de equipamentos que visam proporcionar ou melhorar o grau de independência funcional em paciente com limitações motoras. A presente invenção ensina um aparelho movimentador e elevador de pacientes que permite aos portadores de limitações motoras e seus cuidadores realizarem movimentos, de forma ergonómica e segura, por meio do seu uso em atividades diárias, como levantar- se da cama, entrar e sair de automóveis, e independente, ao se deslocar em posição ereta, e na prática de exercício de marcha, em um ciclo ergômetro passivo específico, de fácil conexão ao aparelho movimentador e elevador.

Antecedentes da invenção

[002] Estando no hospital ou em sua casa, os pacientes portadores de limitações motoras precisam, frequentemente, se mover de uma posição deitada para uma posição de pé ou sentado. Tal mudança de posição é necessária para executar atividades vitais, como a alimentação, banho, medicação, troca de roupa ou qualquer outra atividade que seja inviável de ser realizada na posição deitada.

[003] As necessidades de pacientes portadores com limitações motoras vão muito além de uma maior praticidade no deslocamento. Envolve também um processo de treinamento físico visando seu bem-estar corporal, emocional e reintegração social, abrangendo a saúde como um todo.

[004] Devido a impossibilidade motora, os pacientes recorrem ao auxílio de profissionais da saúde como técnicos de enfermagem ou enfermeiros que prestam um auxílio quando o paciente se encontra hospitalizado. Ou mesmo, recorrem a ajuda de parentes ou cuidadores quando estão em seus aposentos domiciliares.

[005] O estado da técnica apresenta alternativas que visam dar autonomia motora aos pacientes, por meio do uso de equipamentos de suspensão por cordas ou elevadores conjugados a cama ou maca de hospitais. [006] O documento de patente PI 10042261 ensina um método e um sistema para a movimentação e transporte de pacientes, compreendendo um guindaste acoplado a maca de hospital ou a cama do paciente. O método proposto pela invenção consiste no içamento do paciente da cama, promovendo a transferência para outra cama ou maca, minimizando o esforço necessário para a sua transferência.

[007] Já o documento MU 8900719-0 ensina uma disposição técnica introduzida em um elevador ortostático. A disposição é constituída de uma estrutura em aço laminado, um cinto de segurança, inversor de frequência e barras paralelas. O seu funcionamento é auxiliado por uma talha elétrica, tendo a função de promover a elevação e retorno a posição inicial do paciente.

[008] Já o MU 8600363 ensina um equipamento para a transferência de pessoa fisicamente ou neurologicamente debilitada para o interior de piscinas, contribuindo para a realização de atividades terapêuticas.

[009] Já o PI 0306837-4 ensina um elevador para deslocamento de pessoas com limitações motoras que necessitam de auxilio, como, por exemplo, entrada e saída de automóveis, retirada e colocação em camas, etc. Trata de um elevador hidráulico apoiado sobre rodas, as quais permitem o deslocamento do sistema. Na coluna de sustentação do elevador existe um braço dobrável com uma sacola para receber o paciente.

[010] Apesar do estado da técnica apresentar soluções que visam melhorar a condição de vida dos pacientes portadores de limitações motoras, ainda sim, estas são limitadas a realizarem movimentos de elevação do paciente. Mesmo o documento que eleva o paciente numa sacola permitindo o seu deslocamento, não possibilita independência do seu movimento.

[01 1] Já o BR 20201602009-5 se refere a um ciclo ergômetro passivo que compreende uma estrutura dotada de um par de pedivelas rotacionadas por um sistema de transmissão por corrente acionado por um motor elétrico do tipo brushless alimentado por uma bateria, tendo nas extremidades livres de cada pedivelas um pedal. O ciclo ergômetro é caracterizado por apresentar uma barra que deriva da estrutura do aparelho, a qual é encaixada em tubo central de um suporte dotado de hastes com engate que se conectam na base de uma cadeira de rodas. [012] O documento acima antecipa um meio de acoplamento de um ciclo ergômetro passivo a uma cadeira de rodas.

Objetivos da invenção

[013] É objetivo da presente invenção, propor um aparelho movimentador e elevador que permite ao paciente realizar movimentos de forma independente, até mesmo se locomoverem horizontalmente sem o auxílio de outra pessoa, apenas com a sua própria força.

[014] É objetivo da presente invenção, propor um sistema de conexão do aparelho movimentador e elevador a um ciclo ergômetro específico.

[015] É objetivo da presente invenção, propor um ciclo ergômetro específico que permita a conexão ao aparelho movimentador e elevador.

Sumário da invenção

[016] O Movimentador e Elevador de Pacientes, Sistema de Conexão a um Ciclo Ergômetro e seu Uso trata de um aparelho movimentador e elevador de pacientes, compreendendo uma estrutura confeccionada em aço, porta traseira basculante, suporte para o braço, suspensório tipo paraquedista, assento com suporte de engate rápido e rodas.

[017] Também é objeto da presente invenção o uso do aparelho movimentador e elevador de pacientes para a locomoção de pacientes portadores de limitações motoras.

[018] A invenção também ensina um sistema de engate rápido de conexão do aparelho movimentador e elevador de pacientes a um ciclo ergômetro específico.

[019] Por fim, a invenção reivindica um ciclo ergômetro específico que possibilita o sistema de engate rápido de conexão ao aparelho movimentador e elevador.

Descrição das figuras

[020] Na sequência, são apresentadas as figuras para melhor explicar o pedido de patente, de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista lateral do movimentador e elevador de Pacientes com o paciente na posição ereta;

Figura 2: Vista frontal da porta basculante com o encaixe rápido formando um ângulo de 90 graus e a rede de Neoprene; Figura 3: Vista lateral do suporte para braço, da haste de sustentação e do guincho com a catraca de elevação;

Figura 4: Vista lateral do suporte para braço e do cinto de segurança com conectores fêmea;

Figura 5: Vista por diferentes perspectivas das dimensões do movimentador e elevador; Figura 6: Vista do suspensório paraquedista e assento com suporte de engate rápido; Figura 7: Vista em perspectiva do aparelho ciclo ergômetro conectado ao movimentador e elevador pelo sistema de encaixe rápido;

Figura 8: Vista em perspectiva do aparelho ciclo ergômetro mostrando o sistema de conexão ao movimentador e elevador;

Figura 9: Vista em perspectiva do aparelho ciclo ergômetro, com detalhe ampliado do acoplamento do ciclo ergômetro;

Figura 10: Vista em perspectiva invertida da estrutura do aparelho ciclo ergômetro mostrando o acoplamento;

Figura 1 1 : Vista em perspectiva explodida do aparelho ciclo ergômetro acoplado no movimentador e elevador;

Figura 12: Vista em perspectiva explodida do mecanismo de propulsão ativa dos pedais do aparelho ciclo ergômetro.

Descrição detalhada da invenção

[021] O Movimentador e Elevador de Pacientes, Sistema de Conexão a um Ciclo Ergômetro e seu Uso refere-se ao campo das tecnologias assistivas, sendo especificamente, ao campo de aparelhos que visam proporcionar ou melhorar o grau de independência funcional em paciente com limitações motoras. A presente invenção ensina um aparelho movimentador e elevador (1 ) de pacientes que permite aos portadores de limitações motoras usá-lo para realizar, de forma independente, atividades diárias como levantar-se da cama, entrar e sair de automóveis, deslocar-se em posição ereta e a prática de exercício de marcha com um ciclo um aparelho ergômetro (2) passivo específico, unidos por meio de um sistema (S) de conexão simplificado.

[022] Mais particularmente, o aparelho movimentador e elevador (1 ) de pacientes compreende um arranjo estrutural que permite de forma segura e confortável a locomoção do paciente tanto na vertical como na horizontal. O dito aparelho movimentador e elevador (1 ) de pacientes compreende uma estrutura (3) confeccionada em aço, porta traseira pivotante (4), suporte para braço (5), suspensório tipo paraquedista (6), assento com suporte de engate rápido (7) e rodas (8). A porta traseira pivotante (4) é confeccionada em estrutura (9) tubular retangular de aço inox, sendo facilmente conectada ao aparelho movimentador e elevador (1 ) por meio de um encaixe rápido (10) tubular disposto na horizontal, formando um ângulo de 90 graus com estrutura tubular na vertical da porta traseira pivotante (4). Quando a porta traseira pivotante (4) está conectada e travada no aparelho movimentador e elevador (1 ) favorece o reforço estrutural do mesmo, e a rede de Neoprene (1 1 ) serve para apoio das costas do paciente. O suporte para o braço (5) é dotado de uma haste de sustentação (12) com encaixe para gatilho rápido, que permite o ajuste de altura do suporte. O dito suporte para braço (5) é dotado de um guincho de elevação com catraca (13) e cinto de segurança com conectores fêmea (14).

[023] O aparelho movimentador e elevador (1 ) de pacientes, para o maior conforto e segurança do usuário, deverá apresentar dimensões as dimensões aqui especificadas. A Figura 5 ilustra por diferentes perspectivas as dimensões do aparelho movimentador e elevador (1 ).

[024] Suporte para o braço (5) com curso de 20 cm, confeccionados em aço com furação de encaixe para gatilho rápido que permitem a regulagem para cima e para baixo dos guinchos de elevação com catraca (13), permitindo assim aumentar a altura do suporte para o braço (5) a fim de posicionar o paciente em pé (A).

[025] Profundidade do aparelho movimentador e elevador (1 ) com a porta traseira pivotante (4) fechada: 104 cm (B).

[026] Sistema de regulagem do suporte para braço (5) de 38 a 50 cm (C).

[027] Largura na base do aparelho movimentador e elevador (1 ) variando entre de 59 a 73 cm (D).

[028] Altura máxima do aparelho movimentador e elevador (1 ) em relação ao solo de 135 cm (E).

[029] Altura da base do aparelho movimentador e elevador (1 ) em relação ao solo de 13,5 cm (F).

[030] Porta traseira pivotante (4) de 38 cm (G). [031] O uso do aparelho movimentador e elevador (1 ) é destinado a locomoção de pacientes portadores de limitações motoras. Para fins de esclarecimento nesta invenção, entende-se por paciente portadores de limitações motoras aqueles acometidos por doenças neurodegenerativas, paralisias musculares, doenças que acometem as articulações ou a matriz óssea, paralisias causadas por agentes infecciosos, má formação congénita e as vítimas de acidentes que tiveram lesões na medula espinhal.

[032] Ao empregar o uso da própria força para realizar ao movimento, o aparelho movimentador e elevador (1 ) estimula o fortalecimento muscular e a prática de exercícios de reabilitação, que contribuirão na melhora ou na redução da limitação motora.

[033] Os exercícios são praticados durante o deslocamento horizontal quando do aparelho movimentador e elevador (1 ) conectado ao um aparelho (2) de ciclo ergômetro específico, que compreende uma estrutura (15) de aço, uma roda dianteira (16), uma roda traseira (17), um par de pedais (18) propulsores, além de um aparador de braço (19) que se projeta da haste vertical (20) da estrutura (15) de aço e uma carenagem (21 ) para proteção e acabamento dos componentes internos. O acoplamento entre o aparelho movimentador e elevador (1 ) e o aparelho (2) de ciclo ergômetro supracitado se dá por um sistema de encaixe rápido (S) baseado na sobreposição e junção dos acoplamentos (22) do aparelho (2) de ciclo ergômetro às barras (23) da estrutura (3) do aparelho movimentador e elevador (1 ), possibilitando dessa forma a simulação do caminhar pelo deslocamento horizontal de ambos aparelhos conectados, por meio da propulsão ativa dos pedais (18) efetivada pelo paciente posicionado no aparelho movimentador e elevador (1 ) ou então por algum agente externo.

[034] O acoplamento (22) consiste de uma barra em“U” (24) da qual se projeta uma haste prismática (25) dotada de orifícios (26), que adentra no interior um perfil (27) transversal à base (B) da estrutura (15) de aço do aparelho (2) ciclo ergômetro. Tanto a haste prismática (25) quanto a barra“U” (24) possuem pinos (P) ou outro meio de fixação já conhecido, com o objetivo de regular a largura entre os acoplamentos (22) pela escolha dos orifícios (26) da haste prismática (25), dessa forma atendendo a diferentes larguras e modelos do aparelho movimentador e elevador (1 ). Outro objetivo do pino (P) é a fixação e conexão da barra“U” (24) do aparelho (2) ciclo ergômetro às barras (23) da estrutura (3) do aparelho movimentador e elevador (1 ). [035] Conectados, aparelho movimentador e elevador (1 ) e aparelho (2) ciclo ergômetro, a propulsão ativa dos pedais (18) efetivada pelo paciente, posicionado no aparelho movimentador e elevador (1 ), promove o acionamento de um mecanismo (M) ligado aos referidos pedais (18) por meio de braços (28) ligados excentricamente a manivela esquerda (29) e manivela direita (30). A manivela esquerda (29) apresenta roda dentada (31 ) que faz ligação por meio de corrente (32) a roda dianteira (16) com jogo de engrenagens (33) para diferentes velocidades, efetivando assim a propulsão ativa pelo pedal (18), que ao se movimentar perfaz um movimento retilíneo sobre a base (B) percorrida por uma roda (34) para cada pedal (19).