Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PINCERS FOR THE EXTRACTION OF TEETH AND RESIDUAL DENTAL ROOTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/094486
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to pincers for removing residual dental roots by means of the application of a contrary force on the mandible and maxilla on a pre-fixed screw, applicable to the area of health, in dentistry. It is constructed in such a manner as to enable the strength of the operator (preferably, a dentist) to be multiplied and the final movement of the pincers to be reduced. The operator will need to apply minimal force and thus the procedure becomes simple and safe, without the risk of accidents caused by excessive movement of the force, thereby preserving the underlying bone structure and facilitating implant osseointegration. Likewise, because the pincers are simple in terms of their construction, the present utility model can be easily sterilised just like any other instrument used by dentists, and can be assembled/dismantled easily on account of the small number of moving parts. In addition to these advantages, there is furthermore no need for the mouth to be opened so widely, which results in less movement and less trauma caused by excessive opening of the patient's mouth, and it adapts to the irregular profile of support on the dental arch. Operation thereof is simplified and requires only the pre-fixing of the screw into the tooth or root for immediate use of the pincers. It may be adapted to pre-existing pins and screws by means of adaptors.

Inventors:
PORTO JOAQUIM FRANCISCO BERTUOL (BR)
SCHMIDT DOUGLAS LAUFER (BR)
HEINE RICARDO ALBERTO (BR)
CASAGRANDE ANDRÉ SCHAAN (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/000017
Publication Date:
May 31, 2018
Filing Date:
February 21, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SIT EVOLUCAO E TECNOLOGIA LTDA (BR)
International Classes:
A61C3/14; A61C3/00
Domestic Patent References:
WO2010139459A12010-12-09
WO2011134035A12011-11-03
Foreign References:
CN2187050Y1995-01-11
US5368481A1994-11-29
KR20140102802A2014-08-25
BR202016027654U2016-11-24
US7435087B22008-10-14
DE102010013759A12010-12-16
BR102012018107A22014-09-23
Other References:
See also references of EP 3545899A4
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
[016] REIVINDICAÇÕES

1. "Alicate Extrator de Dentes e Raízes Dentárias Remanescentes" caracterizado por ser composto por um sistema bi-rotuiado formado pelos componentes cabo (10), corpo central (2), pinça (3) e pès (5), que se encaixam através de eixos (7) sobre os quais rotacionam. e são protegidos por uma capa (1 ), sendo a pinça (3) a parte base do referido objeto, com uma extremidade onde se encaixa ao parafuso extrator previamente fixo no dente/raiz remanescente, onde age o componente principal da força que resulta na sua, e os ditos pês (5) adaptados para apoio nos dentes ou gengiva circunjacentes com função de distribuir os esforços nos dentes onde servirão de apoio efetivamente para o equipamento e possuem regufagem e travamento independentes para garantir o apoio em conformidade ao desnível da arcada dentária ou à necessidade de apoio na gengiva, bem como revestimento de material macio, as borrachas dos pés (6), sendo a empunhadura do referido alicate anatómica e seu design è universal, podendo ser acionado com igual eficiência por ambas as mãos.

2. "Alicate Extrator de Dentes e Raízes Dentárias Remanescentes", conforme descrito em 1 , caracterizado por sua operação iniciar com o encaixe da pinça (3) no parafuso extrator e a regulagem da altura dos pès (5) na área de apoio circunjacente pressionando os pês para baixo, sendo a posição mantida pela ação da mola dianteira (8) e da trava (4), que por sua vez regula a posição do alicate para a extraçáo, variando quando há ou não a presença de outros dentes ao redor do dente a ser extraído, onde cada dito conjunto pé-trava funciona independente um do outro, podendo ficar com alturas diferentes, fazendo com que a ação da pinça ocorra próxima ao eixo do parafuso, facilitando a extraçáo e reduzindo a dor e o risco de lesão na mandíbula ou maxila, e sendo que o acionamento do alicate não causa o destravamento, feito pela da tração do cabo ( 10) na direção oposta â de extração, que permite o retorno dos pés (5) na posição original, e cujo acionamento pelo cirurgião dentista é feito com uma única mão, apoiando a capa ( 1 ) na palma da mão e aplicando a força no cabo (10) com os dedos, sendo a força resultante amplificada na rótula proximal do corpo central (2) e transmitida para a rótula distai, através do movimento do cabo (10) em relação ao corpo (2) , quando a flexão da rótula distai amplifica a força recebida, aplicando no movimento de elevação da pinça (3) sobre os pês (5), que resulta na extração do dente/raiz remanescente onde o parafuso extrator está fixado.

Description:
RELATÓRIO DESCRITIVO

ALICATE EXTRATOR OE DENTES E RAÍZES DENTÁRIAS REMANESCENTES

[001] O presente pedido de Patente Alicate Extrator de Dentes e Raízes Dentárias Remanescentes refere-se a um alicate para remoção de raízes dentárias remanescentes através da aplicação de força contrária na mandíbula e maxila sobre um parafuso pré-fixado. É aplicável na área da saúde, em odontologia.

[002] O objeto é originado do Pedido de Patente BR 20 2016 027654 9, que defende a exclusividade de um instrumento odontológico similar à um alicate com duas rótulas, dotado de uma reentrância na sua extremidade distai para encaixe em um pino, parafuso ou outro conveniente, previamente inserido no dente ou na raiz remanescente do dente que se quer extrair. O referido alicate foi construído com duas rótulas de maneira a multiplicar a força do operador (preferencialmente dentista) e permitir que se use apenas o mínimo de força, reduzindo assim o deslocamento final do alicate e eliminando o risco de acidentes por deslocamento excessivo da força, tornando o processo simples e seguro. Também por ser um alicate de simples construção, o referido Modelo de Utilidade pode ser facilmente higienizado, como qualquer outro instrumento utilizado pelos dentistas. O presente pedido de patente apresenta como inovação sua geometria, mais anatómica e com molas e travas que tornam seu uso mais confortável para o operador, com acréscimo na segurança da operação. Ainda apresenta como melhoria um sistema de nivelamento mecânico para adaptação do instrumento aos desníveis existentes na arcada dentária, como por exemplo entre os dentes molares e os dentes caninos ou entre os dentes caninos e os dentes incisivos.

[003] Portanto, a solução ora apresentada assim como a inovação antes apresentada no Pedido de Patente BR 20 2016 027654 9, resolve problemas oriundos da força a ser aplicada na extração da raiz remanescente, pode ser utilizada na extração de dentes inteiros ou injuriados e raízes de dentes remanescentes, e tem como objetivo a redução da força manual necessária para a extração, acrescido agora da usabilidade aumentada pelo sistema de travas e molas, bem como pelo formato anatómico, fatores que reduzem o risco de acidentes e fraturas ósseas, com impacto na redução do desconforto do paciente, além preservação da estrutura óssea subjacente que facilita a osteointegração de implantes. As modificações ora propostas mantém as dimensões reduzidas e a redução do ângulo de abertura da boca, com menor movimentação e menor trauma por abertura excessiva da boca do paciente. A operação se mantém simplificada, exigindo apenas a pré-fixaçâo do parafuso no dente ou raiz e, posteriormente o alicate já é diretamente aplicado. Esta simplicidade também se reflete na facilidade de esterilização. [004] Atualmente utilizam-se diversas técnicas já tradicionais, como alicate tipo fórceps, ou chaves com uma ponta em forma de parafuso, que sâo inseridas nas raízes e então o dentista pode puxar as mesmas. Estas, porém requerem um esforço maior por parte do usuário, além do que igual força é atribuída ao paciente em sentido oposto, causando uma luxação na estrutura óssea e um consequente processo inflamatório, o que causa notório desconforto. Pode até acarretar traumas colaterais como inchaços na região e até possíveis fraturas nos ossos da maxila e mandíbula difíceis de serem corrigidas. Como regra geral, quanto mais traumático é o procedimento, mais demorado è a recuperação pós-operatória. Caso a remoção de raízes seja feita com o intuito de substituir-se o dente removido por uma prótese sobre implante, o processo inflamatório ou fratura nos ossos mandíbula e maxila o que irá acarretar atrasos em todos os procedimentos bem como possíveis problemas de osteointegração do implante, funcionais e estéticos. Outro problema é o desconforto para o usuário causado pelo design pouco anatómico de algumas ferramentas disponíveis no mercado. Esse fator é preocupante por reduzir a usabilidade do instrumento, que reflete no menor controle do procedimento, aumentando a ocorrência de danos e traumas, quando não lesões de esforço repetitivo (LER) no operador. Outra possibilidade de acidente se dá pelas ferramentas atuais desconsiderarem as irregularidades e desníveis característicos da arcada dentária, fator que pode causar danos aos dentes usados como apoio para estas ferramentas.

[005] Um aparato para a fácil extração è descrito na patente US7435087 B2, que remove parafusos previamente colocados nas raízes, utilizando a força de tração do extrator que, através de um sistema de cabo de aço e polia é fixado no parafuso e por um sistema de fuso consegue transmitir um esforço torcional no fuso que puxa o cabo de aço, que por sua vez está preso na cabeça do parafuso inserido no dente ou raiz. Este aparato requer atenção na esterilização, além de ser grande, cheio de peças móveis, e apresentar dificuldades de operação para dentes posteriores.

[006] A patente DE 10 2010 013 759 A 1 descreve um alicate de três componentes para o mesmo fim, no qual um dos componentes serve de apoio para a remoção da raiz pelos outros dois componentes. Entretanto, tal dispositivo tem um ângulo de abertura elevado, e maior complexidade de operação e montagem.

[007] Outra patente, BR 10 2012 018107-0 A2, especifica um parafuso especial para este fim, removido por espátula simples que funciona como alavanca, transferindo a força de extração para um único ponto na dentição, aumentando o risco de fraturas colaterais.

[008] O aparato descrito na patente WO 201 1 /134035 A1 apresenta uma ferramenta similar a um alicate com ângulo de abertura perpendicular ao eixo do dente, para exodontia de dentes completos, usando um apoio para a ferramenta para auxiliar a remoção, mas, além da complexidade de operação e esterilização, não se aplica para a remoção de raizes. Além destes existem alguns outros aparelhos dispon íveis no mercado, mas não tão utilizados

[009] No intuito de facilitar a pesquisa e proporcionar entendimento do presente Modelo de Utilidade, conforme preconizado no relatório, segundo uma forma básica e preferencial de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência à ilustração anexa, que integra e subsidia o presente relatório descritivo onde, a:

[010] figura 1 - Representa o Alicate Extrator de Dentes e Raízes Dentárias Remanescentes em vista isométrica que valoriza seu formato anatómico, onde se observa a capa ( 1 ) que protege o corpo central (2) e o mecanismo. de acionamento e trava, de cuja parte inferior parte o cabo ( 10) que comanda seu acionamento e reposiciona os pés (5), as borrachas dos pés (6) entre as quais se vislumbra a pinça (3).

[01 1 ] figura 2 - Representa a vista isométrica explodida do Alicate Extrator de Dentes e Raizes Dentárias Remanescentes, onde se podem observar todos os componentes e o sistema bi-rotulado que se formam entre o cabo (10), o corpo central (2), a pinça (3) e os pés (5).

[012] Tomando como referência as figuras em anexo observa-se que o presente modelo de utilidade é composto por um sistema bi-rotulado formado pelos componentes cabo (10), corpo central (2), pinça (3) e pés (5), que se encaixam através de eixos (7) sobre os quais rotacionam, e são protegidos por uma capa (1 ). A pinça (3), é a parte base do referido objeto alicate, contendo uma extremidade onde se encaixa ao parafuso extrator previamente fixo no dente/raiz remanescente, onde age o componente principal da força que resulta na extração do referido dente/raiz remanescente. Os pés (5) se apoiam nos dentes ou gengiva circunjacentes com função de distribuir os esforços nos dentes onde servirão de apoio efetivamente para o equipamento e possuem regulagem e travamento independentes para garantir o apoio em conformidade ao desnível da arcada dentária ou â necessidade de apoio na gengiva, bem como revestimento de material macio, as borrachas dos pés (6).

[013] A operação do Alicate Extrator de Dentes e Raizes Dentárias Remanescentes inicia-se com o encaixe da pinça (3) no parafuso extrator e a regulagem da altura dos pés (S) na área de apoio circunjacente. Esta regulagem é feita pressionando os pés para baixo, sendo a posição mantida pela açáo da mola dianteira (8) e da trava (4), que por sua vez regula a posição do alicate para a extração, variando quando há ou não a presença de outros dentes ao redor do dente a ser extraído. Como cada conjunto pé- trava funciona independente um do outro, cada lado pode ficar com uma altura diferente, fazendo com que a ação da pinça ocorra próxima ao eixo do parafuso, facilitando a extração e reduzindo a dor e o risco de lesão na mandibuia ou maxila. O acionamento do alicate não causa o destravamento, sendo este resultado da tração do cabo ( 1 0) na direção oposta á de extração. que a trava solta e permite o reposicionamento dos pés (5) na posição original.

[014] Para o acionamento do presente objeto. o cirurgião dentista segura o alicate em uma ún ica mão, apoiando a capa ( 1 ) na palma da mão e aplicando a força no cabo ( 10) com os dedos. A força resultante é amplificada na rótula proximal do corpo central (2) e transmitida para a rótula distai, através do movimento do cabo ( 1 0) em relação ao corpo (2). A flexão da rótula distai amplifica a força recebida, aplicando no movimento de elevação da pinça (3) sobre os pés ( 5) , q ue resu lta na extração do dente/raiz remanescente onde o parafuso extrator está fixado. A mola traseira (9) garante o retorno do cabo ( 1 0) á posição original.

[01 5] A empun hadura do Alicate Extrator de Dentes e Raízes Dentárias Remanescentes é anatómica e seu design é universal, podendo ser acionado com igual eficiência por ambas as mãos.