Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PORTABLE MOTOR-DRIVEN TRANSPORTATION MEANS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/134838
Kind Code:
A1
Abstract:
A portable motor-driven transportation means essentially consists of a personal, portable motor-driven transportation means (TMP) with a grip (25) introduced into the upper portion of the telescopic handle (2), the means being preferably conditioned in a backpack (1) which houses the device after destination is reached or when the device can no longer be used, and is easily carried on the back, in a simple, convenient and quick manner. The board (8) is of the collapsible or foldable type and is provided with an additional extension (8') which is extremely convenient in use, since this additional space (8') can accommodate an object, carry a seat or even a companion. The personal, portable motor-driven transportation means (TMP) comprises driving and rolling assemblies, such as: drive axle (12) with freewheel (13) and driven wheel (14); free axle (3) with freewheels (4); simple axle (31) with free wheel (4), with various possible layout combinations, of simultaneous or partial operation, with front or rear four wheel (4X4), two wheel (4X2) or one wheel (2X1) drive, with traction assisted by the electric motor actuation system (15), providing a personal, multifunctional, environmentally friendly, portable motor-driven transportation means (TMP).

Inventors:
DOURADO HUGO LEONARDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000073
Publication Date:
September 19, 2013
Filing Date:
March 11, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DOURADO HUGO LEONARDO (BR)
International Classes:
A45C9/00; B62D51/02; B62D51/04
Foreign References:
US8282109B12012-10-09
US20040238303A12004-12-02
US20050285357A12005-12-29
EP1138509A22001-10-04
US20120013089A12012-01-19
US8282109B12012-10-09
Other References:
See also references of EP 2826395A4
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", caracterizado por ser um transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, dotado de uma mochila, bolsa ou mala (01), contendo na parte superior uma alça telescópica (2), na parte inferior, um eixo livre (3) com rodas livres (4); eixo simples (3') com roda livre (4), na parte superior do conjunto de eixo dianteiro com as rodas se localiza uma moldura horizontal (5), que tem soldada a ela em 90° uma moldura vertical (6), uma trava (7), um pino com mola (20), duas alças (21) e (22); a prancha escamoteável/dobrável (8), com os pinos guias (9) e (10) e uma calha interna (11) nas suas laterais; na base da prancha escamoteável/dobrável (8), considerando-a na posição horizontal, encontra-se o eixo motriz (12) com roda livre (13) e roda tracionada (14) por uma correia ou corrente (16), presa a um motor elétrico (15), alimentado, por exemplo, por duas baterias (18) e (19) preferencialmente de 12 V, controlado por uma placa receptora (17) com alimentação pela bateria (24) de 9 V.

2) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo transporte motorizado portátil (TMP) pessoal ter os conjuntos motrizes e rodantes denominados eixo motriz (12) com roda livre (13) e roda tracionada (14); eixo livre (3) com rodas livres (4); eixo simples (3') com roda livre (4), contemplando diversas combinações de traçado, com funcionamento simultâneo ou parcial, variando desde 4X4, 4X2, 2X1 dianteira ou traseira, com o auxílio do sistema de acionamento do motor elétrico (15) na tração, garantindo um transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, multifuncional e ecologicamente correio.

3) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela prancha ser do tipo escamoteável/dobrável (8), que oferece um prolongamento adicional (8'), preferencialmente na parte posterior, entretanto podendo ser adicionado na parte anterior, podendo nesse espaço adicional (8') receber um objeto qualquer, ser posicionado um assento ou mesmo um acompanhante.

4) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado no transporte motorizado portátil (TMP) pessoal pela transformação do modo mochila rebocada para o modo transporte evidenciando o movimento mecânico da prancha (8), pode ser usado como transporte, com o usuário subindo ná prancha (8); nessa posição horizontal serve como base de sustentação da pessoa que, com os pés sobre a mesma, direciona os movimentos do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal.

5) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com as reivindicações 1 , 3 e 4, caracterizado no transporte motorizado portátil (TMP) pessoal pela prancha escamoteável/dobrável (8) ser dobrada na lateral da mochila e/ou nas suas laterais, possibilitando uma prancha escamoteável/dobrável (8) maior; a mochila podendo ser posicionada entre as pernas do usuário.

6) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela inserção de uma manopla (25) no topo da alça telescópica (2), funciona como um guidão, aumentando a dirigibilidade do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal; a manopla (25) é disponibilizada desde uma peça única até quádrupla recebendo uma extensão (26) entre elas.

7) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com as reivindicações 1 e 6, caracterizado por ter na manopla (25) um botão (27) de controle de acionamento do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, sendo uma alternativa ao controle remoto (23).

8) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo transporte motorizado portátil (TMP) pessoal no conjunto motriz ter o auxílio do sistema de acionamento do motor elétrico (15) na tração, utilizando duas baterias (18) e (19) preferencialmente de 12 V que são facilmente recarregáveis em qualquer tomada de energia elétrica, proporcionando uma opção não poluente.

9) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com as reivindicações 1 e 7, caracterizado por apresentar um botão pedal (28) de acionamento do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, na prancha escamoteável/dobrável (8); a utilização poderá ser concomitantemente com o botão (27) de controle, sem prejuízo das funções.

10) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo acionamento dos controles e seus dispositivos no transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, bem como, os dados obtidos de velocidade, nível de bateria, percurso, GPS, hora, etc, ser através da tecnologia sem fio na transmissão dos contatos, incrementando-se a placa receptora (17) para essas funções adicionais de processamento e lógica.

11 ) "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, proporcionar a facilidade de alterar a direção do equipamento, podendo ir adiante ou para trás, ou seja, o transporte (TMP) pode ir a qualquer direção.

Description:
"TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL".

Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", consiste essencialmente de um meio de transporte pessoal complementar motorizado portátil, ou seja, que não exija esforço físico de seu usuário, que também carregue a bagagem de mão do transportado sem que este precise suportar o peso, e que, por fim, seja portátil e facilmente carregado de forma inclusive discreta, quando não estiver em uso, que se destaca por ser um meio de transporte auxiliar diário e possuir um acondicionamento compacto com facilidade de manuseio, com vantagem significativa pela multifuncionalidade, economia e sem agressão ao meio ambiente.

O campo de aplicação é o de movimentação e transporte motorizado individual em geral, onde há necessidade de se carregá-lo e fazer uso como meio de transporte auxiliar diário.

São bastante conhecidos dos técnicos no assunto, os transportes individuais como skate, patins, patinetes, bicicletas, walkmachines, eletric scooters, dentre outros, porém todos apresentam determinadas limitações.

O "skate", mesmo sendo do modelo elétrico, não é pratico de ser transportado quando não está sendo usado. Além de carregar a sua mochila, bolsa ou mala, a pessoa ainda precisa se preocupar em carregar o "skate", quando não seja possível o seu uso.

Outra melhoria do projeto em relação ao skate elétrico foi o "eletric scooter", havendo a possibilidade de se ter uma alça telescópica como apoio de equilíbrio para a pessoa que está sendo transportada. Sem dúvida, ter um apoio onde se segurar confere maior equilíbrio e segurança para o transportado, de forma a permitir que até aqueles que não possuam tanta habilidade possam utilizá-lo. Apresentam como desvantagens o peso excessivo e a dificuldade de transportá-lo quando não utilizados.

Os "walkmachines" são voltados para a prática de lazer e esportes em equipamentos de ginástica simulando um mecanismo para o usuário fazer caminhadas, entretanto são estáticos e não servem para o transporte.

Por outro lado, já são conhecidas e usadas largamente no mercado as "eletric bikes" assemelham-se às bicicletas, tem boa capacidade de carga, entretanto quando não utilizadas, são extremamente desajeitadas e pesadas para o transporte, necessitando de outro meio de transporte para movimentação.

"Também é de conhecimento os 'patinetes elétricos", estruturalmente tipo triciclo, com a motorização montada no assoalho triangular entre os pés do usuário. Ocorre que devido ao seu tamanho e peso, não oferece uma desmontagem e acondicionamento, por exemplo, em uma sacola, inviabilizando assim o transporte pelo usuário quando não em uso.

Outro fator importante no mercado e que é de conhecimento que "bolsas, malas e mochilas" com rodas, mas que não se propõem a realizar, de forma integrada, o transporte de seu usuário, como ora se propõe neste projeto, apresentando, assim, alguns inconvenientes, como o peso ao fazer caminhadas. É possível afirmar, por exemplo, que é bastante cansativo cruzar um aeroporto puxando uma mala, mesmo ela possuindo as melhores rodinhas.

Em resumo, esses equipamentos acima citados apresentam inconvenientes, tais como:

• Inadequação para o acondicionamento e transporte individual dos mesmos, quando não utilizados;

• Geralmente possuem apenas uma roda motriz, inviabilizando a utilização em terrenos irregulares, bem como a capacidade de superar obstáculos fica comprometida;

• Apesar de possuírem uma estrutura avantajada, são limitados na capacidade de carga;

• Tais definições, contudo, tornam-se muito limitadas quando comparadas com o amplo espetro de utilização dos meios de transporte. O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobra à matéria em apreço como, por exemplo, a PI9406090-8 - "MEIO DE TRANSPORTE E VEÍCULO SOBRE RODAS" - trata-se de um meio de transporte sobre rodas para uso em atividades de lazer ou esporte tendo uma roda dirigível dianteira (7) e duas rodas traseiras (11). Um usuário do veículo monta de pé sobre o mesmo sobre plataformas espaçadas (10, 12) montado respectivamente próximo à roda dianteira (7) e próximo às rodas traseiras (11). A plataforma frontal (12) é conectada por cabos (15) com o garfo (6) do veículo portador da roda dianteira (7) e é pivotavelmente montada no chassi (20) de tal maneira que o acionamento pelo pé pelo usuário opera através dos cabos ( 5) para dirigir a roda dianteira (7). Devido ao fornecimento da plataforma pivotante (12), além da direção do veículo, permite ao usuário executar movimentos corporais adicionais durante a rodagem sobre o solo tais como aqueles experimentados ao surfar (no mar) em contraste com uma prancha de skate usual.

No documento apresentado acima se percebe que o conceito é incrementar um "skate" dotando-o de maior manobrabilidade, entretanto limitado a esse objetivo.

Outro documento que é a MU7201076-2 - "SKATE A MOTOR", constituído por plataforma (1), com superfície antideslizante, enquanto na sua face inferior são fixados trucks (2) e (3), ambos constituídos por blocos amortecedores (4), para suportes (5) e (6) dos eixos dianteiro (7) e traseiro (8), com as respectivas rodas (9), mas particularmente a um pequeno veículo especialmente desenvolvido somando-se as características de um "skate" tradicional com as de um pequeno motor a combustão e assim o veiculo passa a ter força motriz própria.

Nesse documento observa-se que a motorização é, sem dúvidas, um diferencial que propicia muito mais conforto, além de maior rapidez na locomoção, entretanto é poluente, pois utiliza um motor à combustão, estando fora do propósito da patente ora reivindicada.

O documento MU 8601126-0 "CONFIGURAÇÃO DE PATINETE APLICADO À MALA COM GUIDÂO E RODÍZIO", que se configura de forma a integrar um patinete especialmente construído e conjugado a uma mala ou mochila, facilitando-se o seu transporte e de seu condutor, compacto e funcional, transformando-se também em um carregador de malas adicionais ou mochilas levantando-se as placas suportes transversais dispostas na base de apoio do patinete.

O documento acima aponta para uma solução que embora seu objetivo em fazer transporte pessoal juntamente com o da bagagem de mão seja semelhante ao que ora se apresenta, ele é um equipamento desprovido da motorização, elemento indispensável para conferir menor esforço físico ao seu usuário.

Em suma, o atual estado da técnica apresenta como principais limitantes: > Dispositivos voltados para o segmento de lazer, sem um propósito para a mobilidade de transporte;

> Quando dotados de motorização são impulsionados por motores de combustão, condição inadequada para o meio ambiente;

> Com essas características construtivas e dimensões avantajadas se mostram inadequados no quesito transporte portátil;

> Apresentam-se não como soluções de transporte, mas sim como mecanismos adaptados para situações específicas de utilização;

> A relação custo/benefício é desvantajosa.

Com a finalidade de solucionar e eliminar os problemas acima apresentados foi que o inventor, um profissional ligado ao setor em questão, idealizou a presente patente de invenção do "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL" que em linhas gerais pode ser definido como um meio de transporte motorizado e portátil, onde o seu acondicionamento é realizado preferencialmente através de uma mochila, entretanto não limitado a essa forma de realização, que oferece abrigo e pode ser facilmente carregado ou levado nas costas, de forma simples, prática e rápida, quando chega ao seu destino ou quando não possa mais o mesmo ser utilizado, proporcionando um meio eficaz de transporte, pequena manutenção periódica e excelente relação custo/benefício.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", pode ser usado para o lazer, especialmente quando se está viajando, conhecendo novos lugares, poupando as longas caminhadas carregando uma mochila, bolsa ou mala; profissionalmente, seja por executivos, ou profissionais que necessariamente trabalhem se deslocando e fazendo uso de algum tipo de bagagem, como os carteiros; ou como meio auxiliar de transporte diário, facilitando o deslocamento de casa, do trabalho ou de outro local até o ponto ou estação do meio de transporte coletivo que irá levar a pessoa até o destino final, sendo uma ótima opção para jovens estudantes.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", observa-se que abrange uma diversidade de aplicações, dentre elas, a capacidade de utilização para aplicações em locais de difícil acesso, terrenos irregulares, aplicações militares, policiamento, no esporte, em centros cirúrgicos, hospitalares, bem como, em emergências médicas ou policiais complementando o transporte por helicóptero, brinquedo para crianças, etc. No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", a prancha é do tipo escamoteável e/ou dobrável, que oferece um prolongamento adicional, preferencialmente na parte posterior, entretanto podendo ser adicionado na parte anterior, revelando-se extremamente prática em sua utilização, podendo nesse espaço adicional receber um objeto qualquer, ser posicionado um assento ou mesmo um acompanhante.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", a transformação do modo mochila rebocada para o modo transporte evidenciando o movimento mecânico da prancha escamoteável/dobrável, nesse modo o invento pode ser usado como veículo de transporte, com o usuário subindo na prancha escamoteável/dobrável.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL" a versatilidade do equipamento e da prancha permite ser dobrado na lateral da mochila e/ou nas suas laterais, possibilitando uma prancha maior e a mochila podendo ser posicionada entre as pernas do usuário.

No TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", foi introduzida na parte superior da alça telescópica, uma manopla que além de servir de apoio para as mãos, funciona como um guidão, aumentando a dirigibilidade do transporte. Essa manopla é disponibilizada desde uma peça única até quádrupla, nesse caso recebendo uma extensão entre elas, de acordo com a necessidade do usuário.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", com a introdução da manopla, foi possível realizar um botão de controle de acionamento do equipamento sendo uma alternativa ao controle remoto.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", a motorização é um diferencial que propicia muito mais conforto, além de maior rapidez na locomoção, sendo, ademais, uma opção não poluente, por não fazer uso de combustão. O motor faz uso de baterias que são facilmente recarregáveis em qualquer tomada de energia elétrica.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", a prancha escamoteável/dobrável, estando na posição horizontal serve como base de sustentação da pessoa que, com os pés sobre a mesma, poderá dar direcionamento aos movimentos, controlando a direção.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", mais especificamente na base da prancha escamoteável/dobrável, considerando-a na posição horizontal (modo transporte), encontra-se o eixo motriz com roda livre e roda tracionada por uma correia ou corrente.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", a mencionada correia ou corrente é presa a um motor elétrico, controlado por uma placa receptora e alimentado, por exemplo, por duas baterias preferencialmente de 12 v.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", o sistema de aceleração e frenagem é feito através de comandos dados no controle remoto, enquanto o direcionamento dos movimentos é feito através de inclinações do corpo sob a base da prancha escamoteável/dobrável.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", a sua utilização é multifuncional, haja vista poder ser utilizado em outras atividades específicas, apenas adequando os conjuntos motrizes e disponibilização das rodas.

No TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", por ser a prancha de apoio do tipo escamoteável e/ou dobrável, permite uma melhora sensível na acomodação do usuário, facilitando também portar mais um acompanhante em seus deslocamentos.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", a flexibilidade nos controles com acionamento estrategicamente posicionados de acordo com as necessidades do usuário e/ou do modelo.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL" todo o acionamento dos controles e seus dispositivos, bem como, os dados obtidos de velocidade, nível de bateria, percurso, GPS, hora, etc, poderão se comunicar utilizando-se da tecnologia sem fio na transmissão dos contatos, incrementando-se a placa receptora para essas funções adicionais de processamento e lógica.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", os conjuntos motrizes e sistemas de acionamento elétrico da tração, contemplam versões com tração total, ou seja, na dianteira e traseira com funcionamento simultâneo ou parcial, complementado com a adoção de combinações entre rodas de tração e tracionadas, podendo variar de 4X4, 4X2, 2X1 dianteira ou traseira, permitindo um transporte motorizado portátil multifuncional, de acordo com as necessidades do usuário ou do modelo.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", um controle de acionamento do tipo pedal e/ou pressão do equipamento, entretanto localizado na prancha escamoteável e dobrável, facilitando ao usuário a sua utilização de acordo com a necessidade. Observa-se que a utilização poderá ser concomitantemente com o botão de controle presente ná manopla, acima descrito, sem prejuízo das funções.

No "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL" facilidade de alterar a direção do equipamento, podendo ir adiante ou para trás, ou seja, o transporte pode ir a qualquer direção.

Portanto, basicamente esse transporte motorizado em seus detalhes construtivos é composto de um quadro estrutural das molduras, dos pinos guias que servem para o deslizamento da prancha escamoteável dobrável, do próprio mecanismo de travamento da mesma, do mecanismo de fixação da alça telescópica, dos conjuntos de baterias e respectivos posicionamentos, dos sistemas de aceleração e frenagem, dos acionamentos por correia ou corrente do sistema de transmissão, da placa receptora, do controle remoto, do compartimento de guarda, uma vez que todos esses elementos formam a base do presente documento de patente de invenção.

Resumidamente, a invenção aqui pleiteada apresenta como vantagens mais preponderantes:

Apresenta-se extremamente multifuncional, haja vista poder ser utilizada em outras atividades específicas, apenas adequando os conjuntos motrizes e disponibilização das rodas;

■ Por ser a prancha de apoio do tipo escamoteável e/ou dobrável, permite uma melhora sensível na acomodação do usuário, facilitando também a portar mais um acompanhante em seus deslocamentos;

Flexibilidade nos controles com acionamento estrategicamente posicionados de acordo com as necessidades do usuário e/ou do modelo;

■ Facilidade de controle direcional de forma prática, rápida e versátil;

Funcionalidade e praticidade - extrapola o objetivo básico de um equipamento de transporte convencional, possibilitando uma inédita forma de realização;

Custo de fabricação reduzido - simplicidade construtiva e disponibilidade de materiais no mercado.

A seguir, explicam-se as particularidades funcionais, estéticas e estruturais da invenção com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:

Fig. 1 : Vista em perspectiva do transporte motorizado portátil, acondicionados no compartimento de guarda, com destaque para a alça telescópica e a manopla;

Fig. 2: Vista em perspectiva do transporte motorizado portátil com alça telescópica e manopla, pronto para a utilização, com destaque da prancha escamoteável/dobrável com o prolongador;

Fig. 3: Vista em perspectiva explodida do transporte motorizado portátil, mostrando a execução preferencial;

Fig. 4: Vista em perspectiva explodida do transporte motorizado portátil, apresentando uma primeira variação construtiva do conjunto de rodagem;

Fig. 5: Vista em perspectiva explodida do transporte motorizado portátil, apresentando uma segunda variação construtiva do conjunto de rodagem;

Fig. 6: Vista em perspectiva explodida do transporte motorizado portátil, apresentando uma terceira variação construtiva do de posicionamento da mochila no centro da prancha escamoteável/dobrável;

Fig. 7: Vista em corte longitudinal do transporte motorizado portátil, na execução preferencial;

Fig. 8: Vista esquemática inferior do transporte motorizado portátil, apresentando a execução preferencial do conjunto de rodagem e prancha escamoteável/dobrável;

Fig. 9: Vista em perspectiva sem o compartimento de guarda, na execução preferencial, mostrando os principais componentes do transporte motorizado portátil;

Fig. 10: Vista em perspectiva sequencial do transporte motorizado portátil, na execução preferencial, preparando-o para a utilização.

Para uma melhor clareza e elucidação da presente patente de invenção, corroborada com as vistas das figuras acima, procede-se ao detalhamento da patente.

O "TRANSPORTE MOTORIZADO PORTÁTIL", objeto desta solicitação de Patente de invenção, consiste essencialmente em um transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, dotado de uma mochila, bolsa ou mala (1), contendo na parte superior uma alça telescópica (2), na parte inferior, um eixo livre (3) com rodas livres (4); eixo simples (3') com roda livre (4), na parte superior do conjunto de eixo dianteiro com as rodas se localiza uma moldura horizontal (5), que tem soldada a ela em 90° uma moldura vertical (6), uma trava (7) para a prancha escamoteável/dobrável (8), com os pinos guias (9) e ( 0) e uma calha interna (11) nas suas laterais. Na base da prancha escamoteável/dobrável (8), considerando-a na posição horizontal (modo transporte), encontra-se o eixo motriz (12) com roda livre (13) e roda tracionada (14) por uma correia ou corrente (16), presa a um motor elétrico ( 5), controlado por uma placa receptora (17) e alimentado, por exemplo, por duas baterias (18) e (19) preferencialmente de 12 V.

Mais particularmente, no transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, a prancha é do tipo escamoteável e/ou dobrável (8), que oferece um prolongamento adicional (8'), preferencialmente na parte posterior, entretanto podendo ser adicionado na parte anterior, revelando-se extremamente prática em sua utilização, podendo nesse espaço adicional (8') receber um objeto qualquer, ser posicionado um assento ou mesmo um acompanhante. A transformação do modo mochila rebocada para o modo transporte evidencia o movimento mecânico da prancha escamoteável/dobrável (8), sendo que nesse modo o invento pode ser usado como transporte, com o usuário subindo na prancha (8). Observa-se que a prancha escamoteável/dobrável (8), nessa posição horizontal, serve como base de sustentação da pessoa, sendo que com os pés sobre a mesma, poderá dar direcionamento aos movimentos, controlando a direção do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal.

No tocante a versatilidade de utilização da prancha escamoteável/dobrável (8) em permitir ser dobrada na lateral da mochila (1) e/ou nas suas laterais, possibilitando uma prancha (8) maior e a mochila (1) podendo ser posicionada entre as pernas do usuário.

Pela mencionada calha (11) navegam os pinos guias (9) e (10) que servem para deslizar a prancha escamoteável/dobrável (8), na qual são fixados. Na parte lateral da moldura vertical (6) encontra-se a trava (7) que serve para manter a prancha escamoteável/dobrável (8) na posição horizontal em ângulo de 90° com a moldura vertical (6) quando no modo transporte. Na execução preferencial, para os modos mochila ou mochila rebocada (1), em uma das laterais da moldura vertical (6) encontra-se localizado um pino com mola (20), que serve para manter a prancha escamoteável/dobrável (8) travada enquanto estiver fechada na moldura (6). Anexado na parte frontal central da moldura vertical (6), está a alça telescópica (2) que é fixada pelas duas alças (21) e (22).

É um aspecto positivo, a inserção de uma manopla (25) no topo da alça telescópica (2), que além de servir de apoio para as mãos, funciona como um guidão, aumentando a dirigibilidade do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal. Essa manopla (25) é disponibilizada desde uma peça única até quádrupla, nesse caso recebendo uma extensão (26) entre elas, durante a montagem. Junto à manopla (25), se apresenta um botão (27) de controle de acionamento do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, sendo uma alternativa ao controle remoto (23).

Destacam-se assim no transporte motorizado portátil (TMP) pessoal os conjuntos motrizes e rodantes contemplando diversas combinações, com funcionamento simultâneo ou parcial, podendo variar de 4X4, 4X2, 2X1 dianteira ou traseira, e também com o auxílio de acionamento do motor elétrico (15) na tração, a motorização é um diferencial que propicia muito mais conforto, além de maior rapidez na locomoção, sendo, ademais, uma opção não poluente, por não fazer uso de combustão. O motor elétrico (15) faz uso, " por exemplo, de duas baterias (18) e (19) preferencialmente de 12 V que são facilmente recarregáveis em qualquer tomada de energia elétrica, permitindo assim uma opção não poluente, por não fazer uso de combustão.

Complementando o funcionamento do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, denota-se que a placa receptora (17), por sua vez, recebe os sinais do controle remoto (23), cuja alimentação é feita preferencialmente pela bateria (24) de 9 V.

Com relação ao sistema de aceleração e frenagem do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal é feito através de comandos dados no controle remoto (23), enquanto o direcionamento dos movimentos é feito tanto através de inclinações do corpo sob a base da prancha escamoteável/dobrável (8), bem como, na manopla (25) posicionada na alça telescópica (2).

Também presente nesse documento de patente, um botão pedal (28) de acionamento do transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, entretanto localizado na prancha escamoteável/dobrável (8), facilitando ao usuário a sua utilização de acordo com a necessidade. Observa-se que a utilização poderá ser concomitantemente com o botão (27) de controle presente na manopla, acima descrito, sem prejuízo das funções.

Com relação ao acionamento dos controles e seus dispositivos no transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, bem como, os dados obtidos de velocidade, nível de bateria, percurso, GPS, hora, etc, poderão se comunicar utilizando-se da tecnologia sem fio na transmissão dos contatos, incrementando-se a placa receptora (17) para essas funções adicionais de processamento e lógica.

Tendo, portanto, sido descrita e ilustrada a melhor forma de realização atualmente contemplada para a concretização da patente de invenção presentes no transporte motorizado portátil (TMP) pessoal, proporcionando a facilidade de alterar a direção do equipamento, podendo ir adiante ou para trás, ou seja, o transporte (TMP) pode ir a qualquer direção.

No entanto, é para ser compreendido que, a presente invenção não está limitada aos aspectos práticos da realização atualmente preferida, ilustrada mente descrita, e que todas e tais modificações e variações devem ser consideradas como estando englobadas dentro do espírito e escopo da patente de invenção.