Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PUBLIC SERVICE VEHICLE, ELECTRICAL UNIT AND METHOD FOR MOUNTING THE ELECTRICAL UNIT ON THE VEHICLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000064
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a public service vehicle, and aims to provide useful space inside the vehicle and improved ergonomics during the installation and maintenance of electrical assemblies stored in an electrical unit of the vehicle. The present invention specifically comprises a vehicle provided with a frame associated with a body of the vehicle on an upper region of the vehicle, wherein the electrical unit, which is associated with said frame, comprises an opening towards an internal region of the vehicle for access to the electrical assemblies stored therein. The present invention pertains to the field of mechanical engineering and to the automotive industry.

Inventors:
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
RODRIGUES DILNEI (BR)
DANIELESKI RODRIGO BIAZUS (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050282
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
B60R16/02; B60R9/04; H02B1/26; H02G3/08; H05K5/02
Foreign References:
CN111660791A2020-09-15
US20170331269A12017-11-16
US20180131071A12018-05-10
US20140265774A12014-09-18
CN111477793A2020-07-31
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Veículo de transporte coletivo dotado de uma carroceria (3) caracterizado por compreender uma estrutura associada à carroceria (3) em uma região superior (1) do veículo, sendo que a estrutura compreende uma base superior (3.1) associada a uma base inferior (3.2), em que, a base superior (3.1) e a base inferior (3.2) definem uma região de armazenamento, onde uma central elétrica é associada entre a base superior (3.1) e a base inferior (3.2) da estrutura, sendo que a central elétrica compreende uma abertura para uma região interna do veículo.

2. Veículo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela central elétrica compreender ao menos um conjunto elétrico (2) disposto na região de armazenamento e acessado pela região interna do veículo localizada abaixo da região de armazenamento.

3. Veículo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pela central elétrica compreender um fundo (4) associado à base superior (3.1) da estrutura, em que, o conjunto elétrico (2) é associado ao fundo (4).

4. Veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela central elétrica compreender uma porta principal (5) associada à base inferior (3.2) da estrutura, em que, a porta principal (5) compreende uma abertura para a região interna do veículo.

5. Central elétrica disposta em uma região superior (1) de veículo de transporte de coletivo compreendendo uma carroceria (3), sendo a central elétrica caracterizada por ser associada a uma região de armazenamento formada em uma estrutura de um veículo de transporte coletivo conforme definido na reivindicação 1.

6. Central elétrica, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por compreender ao menos um conjunto elétrico (2) disposto na região de armazenamento e acessado por uma região interna do veículo localizada abaixo da região de armazenamento. 7. Central elétrica, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por compreender: a. um fundo (4) associado a uma base superior (3.1) da estrutura, em que, o conjunto elétrico (2) é associado ao fundo (4); e b. uma porta principal (5) associada a uma base inferior (3.2) da estrutura por meio de uma travessa (3.3) da base inferior (3.2), em que, a porta principal (5) compreende uma abertura para a região interna do veículo.

8. Processo de montagem de central elétrica em região superior (1) de veículo de transporte coletivo caracterizado por compreender as etapas de: a. associação de uma base superior (3.1) a uma base inferior (3.2) de uma estrutura, definindo uma região de armazenamento na estrutura associada a uma carroceria (3) na região superior (1) do veículo; b. associação de um fundo (4) à base superior (3.1 ); e c. associação de uma porta principal (5) à base inferior (3.2); em que, ao menos um conjunto elétrico (2) é disposto na região de armazenamento e acessado por uma região interna do veículo localizada abaixo da região de armazenamento.

9. Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela etapa de associação do fundo (4) compreender uma etapa adicional de fixação do conjunto elétrico (2) ao fundo (4).

10. Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela etapa de associação da porta principal (5) compreender as etapas de: a. associação por união não-permanente entre uma base auxiliar (5.3) e uma travessa (3.3) da base inferior (3.2); b. associação por união não-permanente entre a porta principal (5) e a base auxiliar (5.3); e c. associação de uma porta lateral (5.1) entre a porta principal (5) e a base inferior (3.2).

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO, CENTRAL ELÉTRICA E PROCESSO DE MONTAGEM DA CENTRAL ELÉTRICA NO VEÍCULO

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve um veículo de transporte coletivo compreendendo uma central elétrica disposta em uma região superior do veículo e acessada por uma região interna do veículo. A presente invenção se situa nos campos da engenharia mecânica e no ramo automobilístico.

Antecedentes da Invenção

[0002] Os veículos de transporte coletivo, nos últimos tempos, vêm precisando se adaptar a diferentes tipos de demanda, por exemplo, espaço interno do veículo destinado a bagagens, sistemas elétricos do veículo, aparelhos de ventilação e climatização. Tais demandas necessitam estar em harmonia com conforto e segurança dos passageiros, além de proporcionar ergonomia e acesso para manutenção e instalação de componentes do veículo.

[0003] Assim, tem se buscado formas de armazenar de forma compacta e otimizada componentes necessários para o veículo. Isso se aplica a centrais elétricas dos veículos, sendo estas as responsáveis por armazenar os componentes elétricos, que muitas vezes são unidades centrais eletrónicas que controlam as instalações elétricas da carroceria do veículo.

[0004] Em muitos casos, estas centrais elétricas são fixadas no bagageiro posicionado abaixo do piso do veículo em uma região traseira ou região entre-eixos do veículo. Com isso, estas centrais elétricas ocupam espaço útil do bagageiro, diminuindo o espaço para que o passageiro guarde suas bagagens. Ainda, este espaço pequeno, onde ficam posicionadas as centrais elétricas, prejudica o profissional tanto durante a montagem/instalação da mesma quanto na manutenção. Ainda, centrais elétricas podem ser fixadas em uma parede localizada acima do posto do motorista, de modo que o acesso à central elétrica ocorre somente na ausência do motorista.

[0005] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, foram encontrados os seguintes documentos que tratam sobre o tema:

[0006] O documento EP0599031A1 apresenta um compartimento que armazena componentes elétricos para direção e controle de veículos como vagões ferroviários ou trolébus, sendo o compartimento fixado sobre o teto do veículo. O compartimento utiliza vedações nas extremidades de portas de acesso ao compartimento, sendo as portas articuladas por pistões. No entanto, o compartimento de EP0599031A1 possui acesso por fora do veículo, sendo desprovido de acesso pelo interior do veículo.

[0007] O documento EP3176022B1 apresenta um teto de ônibus elétrico, onde são fixados baterias, conversor, supercapacitores, sistema de controle das baterias, aparelho de ar condicionado, além de uma caixa de fusíveis. No entanto, o teto é desprovido de uma estrutura fixada à carroceria do ônibus para posicionamento da caixa de fusíveis no teto, além de ser desprovido de um acesso à caixa de fusíveis por dentro do ônibus.

[0008] O documento CN109080707A apresenta uma solução de um compartimento posicionado no interior de um duto de ar condicionado de ônibus, sendo o compartimento fixado a uma estrutura do teto do ônibus e destinado à transmissão de informações aos passageiros. Apesar do compartimento possuir uma porta de acesso por dentro do veículo, a estrutura de CN109080707A é posicionada no interior do veículo, retirando espaço útil do interior do veículo.

[0009] Desta forma, carece o estado da técnica de centrais elétricas que possam ser posicionadas em uma região externa do veículo e acessadas pelo interior do veículo a fim de promover maior espaço útil no veículo de transporte coletivo para bagagens e conforto dos passageiros, além de trazer maior ergonomia ao profissional durante instalação ou manutenção de componentes elétricos armazenados na central elétrica.

[0010] Assim, do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

[0011] Dessa forma, a presente invenção tem por objetivo resolver os problemas do estado da técnica a partir de um veículo de transporte coletivo dotado de uma carroceria (3), onde uma estrutura é associada à carroceria (3) em uma região superior do veículo e, a partir disso, uma central elétrica é posicionada na estrutura para disposição de conjuntos elétricos em uma região de armazenamento da estrutura e para acesso aos conjuntos elétricos por uma região interna do veículo. Com isso, a presente invenção promove ergonomia a profissionais durante instalação e manutenção da central elétrica, além de proporcionar maior espaço útil e conforto aos passageiros ao posicionar a central elétrica na região superior do veículo.

[0012] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo dotado de uma carroceria (3), sendo que o veículo compreende uma estrutura associada à carroceria (3) em uma região superior (1) do veículo, sendo que a estrutura compreende uma base superior (3.1) associada a uma base inferior (3.2), em que, a base superior (3.1) e a base inferior (3.2) definem uma região de armazenamento, onde uma central elétrica é associada entre a base superior (3.1) e a base inferior (3.2) da estrutura, sendo que a central elétrica compreende uma abertura para uma região interna do veículo.

[0013] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta uma central elétrica disposta em uma região superior (1) de veículo de transporte de coletivo compreendendo uma carroceria (3), sendo que a central elétrica é associada a uma região de armazenamento formada em uma estrutura de um veículo de transporte coletivo conforme definido anteriormente.

[0014] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de central elétrica em região superior (1) de veículo de transporte coletivo que compreende as etapas de associação de uma base superior (3.1) a uma base inferior (3.2) de uma estrutura, definindo uma região de armazenamento na estrutura associada a uma carroceria (3) na região superior (1) do veículo; associação de um fundo (4) à base superior (3.1); e associação de uma porta principal (5) à base inferior (3.2); em que, ao menos um conjunto elétrico (2) é disposto na região de armazenamento e acessado por uma região interna do veículo localizada abaixo da região de armazenamento.

[0015] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0016] Com o intuito de melhor definir e esclarecer o conteúdo do presente pedido de patente, as seguintes figuras são apresentadas:

[0017] A figura 1 mostra uma vista inferior de uma concretização da região interna do veículo de transporte coletivo da presente invenção dotado de uma central elétrica possuindo acesso pela região interna do veículo por meio de uma porta principal (5) e de portas laterais (5.1) posicionadas junto ao teto da região interna do veículo.

[0018] A figura 2 mostra uma vista em detalhe da concretização da figura 1, suprimindo as portas principal (5) e laterais (5.1), com destaque à base auxiliar (5.3) fixada na base inferior (3.2).

[0019] A figura 3 mostra uma vista perspectiva superior de uma das possíveis concretizações de uma região superior (1) de um veículo de transporte coletivo, com destaque a uma região dianteira do veículo, onde é posicionada uma central elétrica no interior de uma estrutura disposta sobre a carroceria (3). [0020] A figura 4 mostra uma vista frontal da concretização da figura 3, sendo que uma porta principal (5) da central elétrica está em uma posição aberta.

[0021] A figura 5 mostra uma vista perspectiva inferior da concretização da figura 3, com destaque à porta principal (5) entre os suportes (5.1).

[0022] A figura 6 mostra uma vista perspectiva inferior de uma concretização de central elétrica, onde estão armazenados os conjuntos elétricos (2) no fundo (4), com destaque à porta principal (5) em posição aberta. [0023] A figura 7 mostra uma visa perspectiva inferior de uma concretização da central elétrica, sendo suprimida a porta principal (5), com destaque à base auxiliar (5.3) para fixação da porta principal (5),

[0024] A figura 8 mostra uma vista perspectiva inferior da concretização da figura 5, com destaque à porta lateral (5.1) disposta entre a porta principal (5) e o perfil (6.3).

[0025] A figura 9 mostra uma vista inferior da concretização da figura 5, com destaque aos cortes A-A, B-B e C-C,

[0026] A figura 10 mostra o corte A-A da figura 7, com destaque à travessa (3.3) da base inferior (3.2) que fixa a porta principal (5).

[0027] A figura 11 mostra o corte B-B da figura 7, com destaque à base superior (3.1) e à porta principal (5) disposta entre as duas portas laterais (5.1).

[0028] A figura 12 mostra o corte C-C da figura 7, com destaque à porta lateral (5.1) fixada na base inferior (3.2) por meio do perfil (6.3).

Descrição Detalhada da Invenção

[0029] As descrições que se seguem são apresentadas a título de exemplo e não limitativas ao escopo da invenção e farão compreender de forma mais clara o objeto do presente pedido de patente.

[0030] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo dotado de uma carroceria (3), sendo que o veículo compreende uma estrutura associada à carroceria (3) em uma região superior (1) do veículo, sendo que a estrutura compreende uma base superior (3.1) associada a uma base inferior (3.2), em que, a base superior (3.1) e a base inferior (3.2) definem uma região de armazenamento, onde uma central elétrica é associada entre a base superior (3.1) e a base inferior (3.2) da estrutura, sendo que a central elétrica compreende uma abertura para uma região interna do veículo.

[0031] Em uma concretização, o veículo da presente invenção é um veículo de transporte coletivo. Em uma concretização, o veículo da presente invenção é ao menos um entre: micro-ônibus; ônibus de um andar; ônibus de dois andares; e VLT. Em uma concretização em que o veículo é um ônibus, o veículo é dotado de um salão de passageiros compreendendo paredes e um teto, sendo as paredes e o teto formados por uma carroceria (3) do veículo. [0032] Adicionalmente, a região superior (1) do veículo corresponde a uma região externa do veículo, de modo que uma estrutura é associada sobre a carroceria (3) na região superior (1) do veículo. Em uma concretização, a região superior (1) é disposta sobre o teto do salão de passageiros.

[0033] Ademais, a carroceria (3) compreende travessas dispostas ao longo do veículo. Em uma concretização, a estrutura é associada à carroceria (3) por união não-permanente, para fins de exemplificação sem restrição ao escopo da invenção, a estrutura é soldada à carroceria (3).

[0034] Para isso, a estrutura possui uma base superior (3.1) fixada sobre uma base inferior (3.2). Em uma concretização em que ambas a base superior (3.1) e a base inferior (3.2) possuem travessas, as travessas da base superior (3.1) ocupam um plano paralelo a um outro plano ocupado pelas travessas da base inferior (3.2). Com isso, a base superior (3.1) e a base inferior definem uma região de armazenamento formada entre os planos da base superior (3.1) e da base inferior (3.2).

[0035] A partir disso, uma central elétrica é associada à estrutura, sendo disposta na região de armazenamento da estrutura. Com isso, a central elétrica é provida de ao menos um conjunto elétrico (2) disposto na região de armazenamento da estrutura. Em uma concretização, a região de armazenamento corresponde a um espaço entre os planos ocupados pela base superior (3.1) e pela base inferior (3.2) da estrutura.

[0036] Além disso, a central elétrica compreende um fundo (4) associado à base superior (3.1) da estrutura, em que, o conjunto elétrico (2) é associado ao fundo (4). Em uma concretização, o fundo (4) é uma chapa fixada na base superior (3.1) da estrutura para disposição dos conjuntos elétricos (2) na região de armazenamento.

[0037] Em uma concretização adicional, os conjuntos elétricos (2) da central elétrica correspondem a componentes elétricos que compõem sistemas eletrónicos do veículo, para fins de exemplificação, fusíveis, relés, chicotes elétricos, placas de circuito integrado, microcontroladores, etc.

[0038] Ainda, a central elétrica possui uma abertura voltada para uma região interna do veículo, sendo a região interna do veículo localizada abaixo da região de armazenamento da central elétrica. Com isso, a abertura provê o acesso aos conjuntos elétricos (2) da central elétrica pela região interna. Em uma concretização em que o veículo é um ônibus, o teto do salão de passageiros está entre a região superior (1) do veículo e a região interna correspondente ao salão de passageiros, de modo que os conjuntos elétricos (2), que estão na região superior (1) do veículo, são acessados por meio do teto do salão de passageiros.

[0039] Adicionalmente, a central elétrica possui uma porta principal (5) associada à base inferior (3.2) da estrutura, em que, a porta principal (5) compreende uma abertura para a região interna do veículo. Em uma concretização, a estrutura é posicionada ao lado de uma saída de emergência (7) em uma parte dianteira do veículo, de modo que a abertura da central elétrica é disposta ao lado da saída de emergência (7), sendo esta acessada pelo teto do salão de passageiros. Em uma concretização, a saída de emergência (7) corresponde a um teto solar, sendo que a central elétrica é disposta independentemente do teto solar sobre a região superior (1) do veículo.

[0040] Além disso, a porta principal (5) da central elétrica possui uma posição fechada, que restringe o acesso aos conjuntos elétricos (2), impedindo que terceiros realizem alterações no interior da central elétrica; e uma posição aberta voltada para o interior do veículo, facilitando manutenções e instalações da central elétrica.

[0041] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta uma central elétrica disposta em uma região superior (1) de veículo de transporte de coletivo compreendendo uma carroceria (3), sendo que a central elétrica é associada a uma região de armazenamento formada em uma estrutura de um veículo de transporte coletivo conforme definido anteriormente.

[0042] Para tanto, a central elétrica é associada a uma estrutura, sendo a estrutura fixada a uma carroceria (3) em uma região superior (1) do veículo. A estrutura possui uma base superior (3.1) sendo disposta sobre uma base inferior (3.2) por meio de colunas. Com isso, as colunas fixam a base superior (3.1) à base inferior (3.2), formando uma região de armazenamento para a central elétrica dispor ao menos um conjunto elétrico (2). Em uma concretização, os conjuntos elétricos (2) correspondem a conexões elétricas do veículo para comunicação por sinais de discretos e por rede, para fins de exemplificação, Ethernet e CAN.

[0043] Adicionalmente, a central elétrica da presente invenção possui um fundo (4) associado à base superior (3.1). Em uma concretização em que o fundo (4) é uma chapa metálica, o fundo (4) é fixado na base superior (3.1) por união permanente. Com isso, os conjuntos elétricos (2) são posicionados na região de armazenamento e fixados no fundo (4) da central elétrica.

[0044] Ainda, a central elétrica é provida de uma porta principal (5) associada à base inferior (3.2) da estrutura. Em uma concretização, a central elétrica possui duas portas laterais (5.1), sendo que a porta principal (5) é disposta entre as portas laterais (5.1). Em uma concretização, conjuntos elétricos (2) de manutenção periódica são fixados no fundo (4) e acessados pela porta principal (5). Em uma concretização adicionais, demais conjuntos elétricos (2) são fixados no fundo (4) e acessados pelas portas laterais (5.1). Com isso, a central elétrica da presente invenção facilita o acesso e manutenção de conjuntos elétricos dispostos em uma posição do fundo (4), sendo acessados pelas portas principal (5) e lateral (5.1) conforme periodicidade de manutenção.

[0045] Para isso, a porta principal (5) é disposta em uma região central da região superior (1) do veículo, sendo a porta principal (5) associada à base inferior (3.2) por meio de uma base auxiliar (5.3) posicionada sobre a porta principal (5). Em uma concretização, a porta principal (5) é fixada na base auxiliar (5.3) por meio de elementos de fixação (6). Para fins de exemplificação, os elementos de fixação (6) são parafusos (6.1) associados a uma arruela (6.2) e a uma porca.

[0046] Em uma concretização, a base auxiliar (5.3) é uma estrutura retangular disposta no perímetro da base inferior (3.2). Adicionalmente, a base auxiliar (5.3) é fixada a uma travessa (3.3) da base inferior (3.2). Com isso, um lado da porta principal (5) é pivotado em uma lateral da base auxiliar (5.3), enquanto um lado oposto da porta principal (5) possui um fecho (5.2) para travamento da porta principal (5). Ou seja, a porta principal (5) é parafusada na base auxiliar (5.3), sendo que a base auxiliar (5.3) é fixada à base inferior (3.2) por meio da travessa (3.3).

[0047] Em uma concretização, a porta principal (5) é posicionada entre duas portas laterais (5.1), sendo que um lado da porta lateral (5.1) é fixado à base inferior (3.2) por meio de um perfil (6.3). Em uma concretização, um outro lado da porta lateral (5.1) é fixado por meio de uma borboleta (6.4) na base auxiliar (5.3).

[0048] Assim, o conjunto elétrico (2) pode ser acessado por uma região interna do veículo localizada abaixo da região de armazenamento, de modo as aberturas das portas principal (5) e laterais (5.1) são voltadas para a região interna do veículo. Em uma concretização em que o veículo é dotado de um salão de passageiros, a central elétrica possui uma porta principal (5) e duas portas laterais (5.1) sendo disponibilizadas em um teto do salão de passageiros, de modo que os conjuntos elétricos (2) são acessados por meio das portas principal (5) e laterais (5.1), sendo os conjuntos elétricos (2) armazenados na região superior (1) do veículo localizada acima do teto do salão de passageiros. Ainda, quando as portas principal (5) e/ou laterais (5;1) estão em uma posição aberta, os conjuntos elétricos (2), que estão fixados no fundo (4), podem ser visualizados estando junto ao teto do salão de passageiros.

[0049] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de central elétrica em região superior (1) de veículo de transporte coletivo que compreende as etapas de associação de uma base superior (3.1) a uma base inferior (3.2) de uma estrutura, definindo uma região de armazenamento na estrutura associada a uma carroceria (3) na região superior (1) do veículo; associação de um fundo (4) à base superior (3.1); e associação de uma porta principal (5) à base inferior (3.2); em que, ao menos um conjunto elétrico (2) é disposto na região de armazenamento e acessado por uma região interna do veículo localizada abaixo da região de armazenamento.

[0050] Em uma concretização, o veículo é dotado de uma carroceria (3) formada por travessas para compor estruturalmente paredes e teto do veículo. Em uma concretização, a região superior (1) do veículo é uma região acima do teto, de modo que a central elétrica é posicionada em uma estrutura associada à carroceria (3) na região superior. Com isso, a presente invenção dispensa ocupação de espaços internos do veículo para acomodar a central elétrica. [0051] Para isso, a estrutura possui uma base superior (3.1) e uma base inferior (3.2) formada por travessas que ocupam um plano. O processo da presente invenção possui uma etapa de fixação da base superior (3.1) à base inferior (3.2), formando um espaço na região superior (1) do veículo, sendo o espaço disposto entre os planos ocupados pela base superior (3.1) e pela base inferior (3.2). O referido espaço corresponde a uma região de armazenamento da central elétrica. Assim, conjuntos elétricos (2) podem ser alojados na dita região de armazenamento.

[0052] A partir disso, o processo provê uma etapa de fixação de um fundo (4) na base superior (3.1). Em uma concretização, a fixação do fundo (4) na base superior (3.1) é por união permanente. Com isso, o processo da presente invenção possibilita fixação dos conjuntos elétricos (2) no fundo (4). [0053] Ainda, o processo da presente invenção possui uma etapa de fixação de uma porta principal (5) a uma base inferior (3.2). Para isso, a fixação da porta principal (5) corresponde a uma associação por união não-permanente entre uma base auxiliar (5.3) e uma travessa (3.3) da base inferior (3.2); associação por união não-permanente entre a porta principal (5) e a base auxiliar (5.3); e associação de uma porta lateral (5.1) entre a porta principal (5) e a base inferior (3.2).

[0054] Em uma concretização, a associação da base auxiliar (5.3) à travessa (3.3) da base inferior (3.2) é realizada por um processo de aparafusamento. Com isso, a porta principal (5) é associada à base auxiliar (5.3) por um processo de aparafusamento por meio de elementos de fixação (6). Com isso, um lado da porta principal (5) é pivotado em uma lateral da base auxiliar (5.3), enquanto um outro lado da porta principal (5) é travado por meio de um fecho (5.2) associado à base auxiliar (5.3).

[0055] Em uma concretização, o processo da presente invenção possui uma etapa de associação de duas portas laterais (5.1) à base inferior (3.2). Para isso, um lado das portas laterais (5.1) é fixado em um perfil (6.3) dotado de duas superfícies formando uma seção transversal em U. Além disso, um lado oposto das portas laterais (5.1) é fixado por meio de borboletas (6.4) na porta principal (5).

[0056] Assim, o processo da presente invenção possibilita uma abertura para uma região interna do veículo por meio das portas principal (5) e laterais (5.1) e, por conseguinte, os conjuntos elétricos (2) podem ser acessados pela região interna do veículo localizada abaixo da região de armazenamento. Em uma concretização, a região interna é um salão de passageiros.

[0057] Nesse sentido, um veículo de transporte coletivo da presente invenção, dotado de uma central elétrica posicionada na região superior do veículo e acessada pela região interna do veículo, promove maior ergonomia durante uma instalação e manutenção dos conjuntos elétricos na central elétrica, além de dispensar ocupação de espaço para armazenar os conjuntos elétricos no interior do veículo.

Exemplo 1. Realização Preferencial

[0058] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0059] As figuras 1 e 2 mostra uma região interna do veículo de transporte coletivo do exemplo correspondente a um salão de passageiros, onde uma central elétrica é posicionada com acesso pelo teto do salão. Para isso, o veículo possui uma estrutura fixada sobre uma carroceria (3) em uma região superior (1) do veículo conforme mostrado na figura 3. A referida estrutura comporta uma central elétrica designada para a alocação de componentes elétricos/eletrônicos do veículo, além de servir como guia para chicotes elétricos.

[0060] Para proporcionar maior espaço útil no interior do veículo e mais ergonomia no momento da instalação ou manutenção elétrica, a central elétrica possui uma abertura para uma região interna do veículo conforme mostrado na figura 4. Adicionalmente, o modelo da estrutura permite uma grande área de utilização para a instalação de componentes devido ao seu modelo construtivo sobre a região superior (1) do veículo.

[0061] Ainda as figuras 3 e 4 mostram a central elétrica dotada de um fundo (4) e uma porta principal (5) em posição aberta. O fundo (4) é fixado em uma base superior (3.1) da estrutura, enquanto que a porta principal (5) é fixada em uma base inferior (3.2) da estrutura.

[0062] Para dar robustez e sustentação da porta principal (5) em posição fechada, foi utilizado um fecho (5.2) em um lado da porta principal (5). Assim, conjuntos elétricos (5) são armazenados na central elétrica, sendo fixados no fundo (4) e acessados pela porta principal (5).

[0063] A figura 5 mostra uma vista inferior da central elétrica, onde a porta principal (5) pode ser acessada por meio da região interna do veículo através do teto do salão de passageiros do veículo. A porta principal (5) é posicionada ao lado de uma saída de emergência (7) do veículo na parte dianteira do veículo. Ainda, a figura 5 mostra a porta principal (5) em posição fechada.

[0064] Adicionalmente, a figura 6 mostra a porta principal (5) em posição aberta, com destaque aos conjuntos elétricos (2) fixados no fundo (4), sem haver interferência nas travessas estruturais da carroceria (3) do veículo.

[0065] A figura 7 mostra uma vista perspectiva inferior da central elétrica por meio da região interna, sendo suprimida a porta principal (5). Uma base auxiliar (5.3) de formato retangular é fixada no perímetro da região central sobre a porta principal (5). Para isso, a base auxiliar (5.3) é fixada na base inferior (3.2) da estrutura por união não-permanente.

[0066] A figura 8 ainda mostra uma das duas portas laterais (5.1) disposta entre a porta principal (5) e um perfil (6.3). O perfil (6.3) é fixado na base inferior (6.3), sendo a porta lateral (5.1) fixada no perfil (6.3) por meio de encaixe em U do perfil (6.3).

[0067] A figura 9 mostra uma vista inferior da central elétrica com destaque aos cortes A-A, B-B e C-C mostrados nas figuras seguintes. A figura 10 mostra o corte A-A para fixação da porta principal (5), de modo que a porta principal (5) é fixada entre as duas portas laterais (5.1), sendo que a porta principal (5) é parafusada na base auxiliar (5.3) fixada na travessa (3.3) da base inferior (3.2) meio de elementos de fixação (6).

[0068] A figura 11 mostra o corte B-B para fixação da porta principal (5) sendo pivotada em um lado e possuindo um fecho (5.3) no outro lado.

[0069] Por fim, a figura 12 mostra o corte C-C para fixação da porta lateral (5.1) no encaixe em U do perfil (6.3) fixado na base inferior (3.2).

[0070] Ainda, alguns veículos podem ter até dois modelos de central elétrica, sendo um deles maior para alocação de componentes do chassi, e outro com tamanho reduzido fazendo distribuição dos chicotes da carroceria e alocando demais componentes eletrónicos.

[0071] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes e alternativas, abrangidas pelo escopo das reivindicações a seguir.