Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PIVOTING DOOR FOR VEHICLE TOILET, DOOR MANUFACTURING AND ASSEMBLY METHOD AND PASSENGER TRANSPORT VEHICLE PROVIDED WITH TOILET
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000065
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a pivoting door for passenger transport vehicle toilets, a method for manufacturing and assembling a pivoting door for passenger transport vehicle toilets and a passenger transport vehicle provided with a toilet comprising said door. The present invention specifically comprises a door, the components of which are associated without their association being apparent, it being hidden from view, providing improvements in the visual appearance of the finish of the door and optimizing the production thereof. The present invention pertains to the fields of mechanical engineering, materials engineering and public service vehicles.

Inventors:
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
NETO MATHEUS (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050283
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
E06B3/72; B60J5/00; B64D11/02
Domestic Patent References:
WO2020095605A12020-05-14
Foreign References:
EP0726381A11996-08-14
EP1006253A12000-06-07
ES2023437B31992-01-16
GB2183706A1987-06-10
US3364645A1968-01-23
US4010573A1977-03-08
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Porta pivotante para sanitário de veículo de transporte de passageiros caracterizada por compreender: a. uma face interna (1); b. uma face externa (2) de material diferente do material da face interna (1); e c. um conjunto estrutural (3) da porta; em que a face interna (1) é associada à face externa (2) pelo conjunto estrutural (3), que é disposto internamente à porta, entre a face interna (1) e a face externa (2).

2. Porta, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pela face interna (1) ser de material metálico e a face externa (2) ser de material polimérico.

3. Porta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo conjunto estrutural (3) da porta compreender ao menos uma coluna vertical (3.1), ao menos uma coluna horizontal (3.2) e ao menos um revestimento de contorno (3.3) fabricados em material metálico.

4. Porta, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por compreender um marco (4) modular perfilado, a porta sendo associada à entrada do sanitário do veículo através do marco (4) e a porta sendo associada ao marco (4) por meio de dobradiças.

5. Porta, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo marco (4) ser formado por dois segmentos verticais de perfil metálico e dois segmentos horizontais do perfil metálico, cuja seção transversal dos perfis metálicos é dotada de cavidade associável a uma cantoneira tubular (4.1), disposta em cada canto do marco (4), promovendo a associação de um perfil horizontal a um perfil vertical do marco (4).

6. Porta, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo marco (4) compreender um prolongamento de vedação (4.2), dotado de cavidade que recebe uma borracha de vedação da porta em posição fechada. 7. Processo de fabricação e montagem de porta pivotante para sanitário de veículo de transporte de passageiros caracterizado por compreender ao menos as etapas de: a. fabricação de uma face interna (1 ) da porta; b. fabricação de uma face externa (2) da porta em um material diferente do material da face interna (1); c. fabricação de um conjunto estrutural (3) da porta; d. associação da face interna (1 ) ao conjunto estrutural (3); e e. associação da face externa (2) ao conjunto estrutural (3), de modo que o conjunto estrutural (3) fique disposto internamente à porta, entre a face interna (1 ) e a face externa (2).

8. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pela face interna (1) ser fabricada em material metálico e a face externa (2) ser fabricada em material polimérico.

9. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por compreender as etapas de: a. fabricação de dois segmentos verticais de perfil metálico e dois segmentos horizontais do perfil metálico, cuja seção transversal dos perfis metálicos é dotada de cavidade associável a uma cantoneira tubular (4.1); b. montagem de um marco (4) da porta através da associação de um perfil horizontal a um perfil vertical do marco (4) por meio de uma cantoneira tubular (4.1) disposta em cada canto do marco (4); c. associação do marco (4) à entrada do sanitário do veículo; e d. associação da porta ao marco (4) por meio de dobradiças.

10. Veículo de transporte de passageiros dotado de sanitário de veículo fechado por porta pivotante, o veículo sendo caracterizado pela porta do sanitário do veículo compreender uma face interna (1) e uma face externa (2) de material diferente da face interna (1), e compreender ainda um conjunto estrutural (3) disposto internamente à porta, entre a face interna (1) e a face externa (2).

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

PORTA PIVOTANTE PARA SANITÁRIO DE VEÍCULO, PROCESSO DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE PORTA E VEÍCULO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DOTADO DE SANITÁRIO

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve uma porta pivotante para sanitários de veículos de transporte de passageiros, um processo de fabricação e montagem de porta pivotante para sanitários de veículos de transporte de passageiros e um veículo de transporte de passageiros dotado de sanitário que compreende a referida porta. Mais especificamente, a presente invenção compreende uma porta cujos componentes são associados sem que sua associação fique aparente, estando visualmente oculta, trazendo ganhos ao aspecto visual do acabamento da porta e otimizando sua produção, se situando nos campos da engenharia mecânica, engenharia de materiais e veículos de transporte coletivo.

Antecedentes da Invenção

[0002] Para componentes de acabamento em veículos, o aspecto visual é uma das características fundamentais do acabamento, havendo uma busca contínua na técnica pela atratividade visual do produto para o consumidor, de modo que esta atratividade visual deve estar conciliada à sua funcionalidade e aplicabilidade, juntamente com sua viabilidade produtiva.

[0003] Em componentes veiculares no geral, como portas de veículos, quando os elementos estruturais ficam visíveis, bem como os elementos de montagem, como parafusos, sua exposição torna o componente menos agradável visualmente à maioria dos consumidores.

[0004] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, foram encontrados os seguintes documentos que tratam sobre o tema: [0005] O documento CN111206862A revela uma porta corta-fogo, que possui uma folha interna e uma folha externa, unidas por uma moldura perfilada. Tanto as folhas interna e externa, como a moldura perfilada, são produzidas em plástico ou revestidas em zinco, possibilitando a redução do peso da porta e a substituição do aço. O documento CN111206862A não apresenta detalhes sobre a seção perfilada da moldura utilizada, bem como as figuras não revelam qualquer geometria de moldura que se assemelhe à presente invenção, de modo que o documento CN111206862A não resolve os problemas de aspecto visual de acabamento, funcionalidade prática e ganhos processuais resolvidos pela presente invenção.

[0006] O documento EP0726381A1 revela uma porta cuja estrutura externa é formada por quatro seções de moldura. A seção transversal da moldura utilizada em EP0726381A1 não revela qualquer geometria de moldura que se assemelhe à presente invenção, bem como a porta é preenchida internamente por uma estrutura de colmeia, divergindo assim da presente invenção, de modo que o documento EP0726381A1 não resolve os problemas de aspecto visual de acabamento, funcionalidade prática e ganhos processuais resolvidos pela presente invenção

[0007] O documento EP0008401A1 apresenta uma porta de plástico para veículos de transporte ferroviário ou rodoviário, que em suas bordas apresenta uma armação de reforço, composta por perfis metálicos, e um encaixe que engloba esta armação. A porta é preenchida com espuma entre as folhas interna e externa da porta. O documento EP0008401A1 não revela qualquer geometria da moldura que se assemelhe à presente invenção, bem como não resolve os problemas de aspecto visual de acabamento, funcionalidade prática e ganhos processuais resolvidos pela presente invenção. [0008] O documento US2020362620A1 apresenta uma porta para veículo ferroviário que possui um corpo principal do tipo perfilado e chapas metálicas de revestimento interno e externo. O corpo principal da porta é formado por elementos perfilados, que são conectados entre si por meio de conectores de canto. Os elementos perfilados são ligados entre si por elementos de fixação não-permanente, como parafusos, fixados aos conectores de canto. Um material de proteção contra incêndio é disposto dentro da porta, entre as chapas metálicas. Os perfis utilizados para a estrutura de US2020362620A1 não apresentam seção que se assemelhe à presente invenção, não resolvendo os problemas de aspecto visual de acabamento, funcionalidade prática e ganhos processuais resolvidos pela presente invenção. [0009] O documento KR20200097829A apresenta uma porta veicular formada por um primeiro módulo metálico, que forma a estrutura da porta, e um segundo módulo polimérico, onde pode ser integrada a janela da porta. A porta compreende, em seu perfil externo, um canal para associação com uma borracha de vedação, para melhorar o fechamento da mesma. O documento KR20200097829A não revela uma geometria de moldura que se assemelhe ao presente projeto, não revelando os meios de fixação e montagem dos componentes da presente invenção, não resolvendo os problemas de aspecto visual de acabamento, funcionalidade prática e ganhos processuais resolvidos pela presente invenção.

[0010] Assim, do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

[0011] Deste modo, a técnica carece de uma solução que promova em componentes veiculares, como uma porta do veículo, a associação de seus componentes de modo que os elementos de associação fiquem visualmente ocultos, trazendo ganhos estéticos, que é uma característica técnica de grande importância para acabamentos, mas que deve ser conciliada com suas propriedades mecânicas-funcionais e eficiência produtiva.

Sumário da Invenção

[0012] Dessa forma, a presente invenção resolve os problemas do estado da técnica a partir de uma porta cujos componentes são associados sem que sua associação fique aparente, estando visualmente oculta, trazendo ganhos ao aspecto visual da porta e ganhos de eficiência em sua produção. [0013] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta uma porta pivotante para sanitário de veículo de transporte de passageiros que compreende: uma face interna (1); uma face externa (2) de material diferente do material da face interna (1); e um conjunto estrutural (3) da porta; em que a face interna (1) é associada à face externa (2) pelo conjunto estrutural (3), que é disposto internamente à porta, entre a face interna (1) e a face externa (2). [0014] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de fabricação e montagem de porta pivotante para sanitário de veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos as etapas de: fabricação de uma face interna (1) da porta; fabricação de uma face externa (2) da porta em um material diferente do material da face interna (1); fabricação de um conjunto estrutural (3) da porta; associação da face interna (1) ao conjunto estrutural (3); e associação da face externa (2) ao conjunto estrutural (3), de modo que o conjunto estrutural (3) fique disposto internamente à porta, entre a face interna (1) e a face externa (2).

[0015] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte de passageiros dotado de sanitário de veículo fechado por porta pivotante, sendo a porta do sanitário do veículo dotada de uma face interna (1) e uma face externa (2) de material diferente da face interna (1), e compreendendo ainda um conjunto estrutural (3) disposto internamente à porta, entre a face interna (1 ) e a face externa (2).

[0016] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0017] São apresentadas as seguintes figuras:

[0018] A figura 1 mostra uma concretização da porta da presente invenção associada a um sanitário do veículo.

[0019] A figura 2 mostra uma concretização da porta da presente invenção.

[0020] A figura 3 mostra uma vista explodida de uma concretização da porta da presente invenção.

[0021] A figura 4 mostra uma concretização da porta da presente invenção sem a face externa (2).

[0022] A figura 5 mostra uma concretização do marco (4) da porta da presente invenção.

[0023] A figura 6 mostra em detalhe a região A destacada na figura 5. [0024] A figura 7 mostra uma concretização da seção transversal do perfil estrutural do marco (4) da presente invenção.

[0025] A figura 8 mostra uma vista explodida da concretização da figura 1.

Descrição Detalhada da Invenção

[0026] A presente invenção resolve os problemas do estado da técnica relacionados à fabricação e montagem de portas para veículos de transporte de passageiros, visando atender a requisitos de bom aspecto visual do acabamento junto de eficiência na produção e montagem da porta, bem como atender aos requisitos de solicitação mecânicos-funcionais. Dessa forma, a presente invenção resolve os problemas do estado da técnica a partir de uma porta cujos componentes são associados sem que sua associação fique aparente, estando visualmente oculta, trazendo ganhos ao aspecto visual da porta e ganhos de eficiência em sua produção.

[0027] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta uma porta pivotante para sanitário de veículo de transporte de passageiros. A porta da presente invenção compreende: uma face interna (1) e uma face externa (2), sendo a face externa (2) de material diferente do material da face interna (1). [0028] Em uma concretização, a face externa (2) é de material polimérico e a face interna (1) é de material metálico. Em uma concretização, a face interna (1) é de alumínio. Uma vez que a porta da presente invenção é aplicada preferencialmente a sanitários, a face externa (2) sendo em material polimérico possibilita que a porta tenha bom acabamento, bom aspecto visual, leveza e redução do custo de produção. Já a face interna em material metálico possibilita uma superfície mais estanque e que aceita bem os produtos químicos desinfetantes e de higienização do sanitário, principalmente sendo este um ambiente que é higienizado com frequência.

[0029] A porta da presente invenção compreende ainda um conjunto estrutural (3) da porta. A face interna (1) é associada à face externa (2) pelo conjunto estrutural (3), que é disposto internamente à porta, entre a face interna (1) e a face externa (2).

[0030] O conjunto estrutural (3) da porta compreende ao menos uma coluna vertical (3.1), ao menos uma coluna horizontal (3.2) e ao menos um revestimento de contorno (3.3) fabricados em material metálico. Em uma concretização, a coluna vertical (3.1), a coluna horizontal (3.2) e o revestimento de contorno (3.3) são fabricados em alumínio, tornando a porta da presente invenção bastante leve quando comparada a seus antecedentes.

[0031] Em uma concretização, o conjunto estrutural (3) compreende ao menos uma cavidade de associação a outros componentes da porta. Em uma concretização, outros componentes da porta são associados ao conjunto estrutural (3) por encaixe/aperto/interferência entre protuberâncias e cavidades dos componentes e do conjunto estrutural.

[0032] Em uma concretização, outros componentes da porta são associados ao conjunto estrutural (3) por elementos de fixação. Para fins da presente invenção, o elemento de fixação é ao menos um elemento de fixação mecânica entre: parafuso; porca; pino; cavilha; arruela; rebite; clinch solda entre outros elementos de fixação mecânica.

[0033] Em uma concretização, o conjunto estrutural (3) da presente invenção compreende um revestimento de contorno (3.3) retangular, uma coluna vertical (3.1) disposta no centro do revestimento de contorno (3.3) e duas colunas horizontais (3.2), transversais à coluna vertical (3.1), também centralizadas ao revestimento de contorno (3.3), mas espaçadas entre si por um distanciamento suficiente para comportar e fixar a estrutura da maçaneta da porta.

[0034] Em uma concretização, o revestimento de contorno (3.3) do conjunto estrutural (3) compreende cavidades de associação de dobradiças à porta. Em uma concretização, as dobradiças são associadas à lateral oposta da porta onde é associada a fechadura.

[0035] A porta da presente invenção compreende um marco (4) modular perfilado. Em uma concretização, a porta da presente invenção é associada à entrada do sanitário do veículo através do marco (4). Para esta concretização, é uma construção preferencial a disposição da face interna (1) em alumínio e da face externa (2) em polímero, de modo que a face interna (1), voltada para dentro do sanitário, apresenta maior estanqueidade e facilidade de higienização, enquanto a face externa (2), voltada para a cabine onde viajam os passageiros, apresenta material de bom e fácil acabamento com efeito visual agradável, como coloração variada.

[0036] A porta da presente invenção é associada ao marco (4) por meio de dobradiças, que são parafusadas ao revestimento de contorno (3.3) do conjunto estrutural (3).

[0037] Em uma concretização, o marco (4) é formado por dois segmentos verticais de perfil metálico e dois segmentos horizontais do perfil metálico. Em uma concretização, os perfis metálicos do marco (4) são fabricados em alumínio.

[0038] A seção transversal dos perfis metálicos é dotada de cavidade associável a uma cantoneira tubular (4.1), disposta em cada canto do marco (4), promovendo a associação de um perfil horizontal a um perfil vertical do marco (4). Em uma concretização, os perfis de alumínio do marco (4) da porta da presente invenção são associáveis entre si por encaixe e por meio de elementos de fixação não-permanente. Dessa forma, os perfis de alumínio do marco (4) da presente invenção proporcionam maior facilidade de montagem e de manutenção da porta do veículo.

[0039] Ainda, o marco (4), associado ao conjunto estrutural (3) da porta, permite conciliar a função estrutural de sustentação da porta com função de acabamento, por agir como uma moldura às faces externa (2) e interna (1), auxiliando nos ganhos visuais da presente invenção.

[0040] Em uma concretização, o marco (4) compreende um prolongamento de vedação (4.2), dotado de cavidade que recebe uma borracha de vedação da porta em posição fechada.

[0041] Em uma concretização, a porta para sanitários de veículos de transporte de passageiros da presente invenção compreende a região de associação dos componentes da porta visualmente oculta, ou seja, a porta não possui a fixação de seus componentes visualmente aparente aos usuários, o que a torna visualmente mais agradável à maioria dos consumidores.

[0042] Em uma concretização, a face externa (2) da porta da presente invenção compreende um componente adicional (2.1) de acabamento, que confere à porta ao menos um entre: melhoria visual; melhoria estrutural; melhoria no processo de montagem; ou uma combinação entre os anteriores. [0043] Dessa forma, a face externa (2) e a face interna (1) não deixam aparentes seus meios de associação ao conjunto estrutural (3), bem como sua associação ao ambiente do veículo fica oculta pelo marco (4), trazendo vantagens de acabamento à porta da presente invenção.

[0044] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de fabricação e montagem de porta pivotante para sanitário de veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos as etapas de: fabricação de uma face interna (1) da porta; fabricação de uma face externa (2) da porta em um material diferente do material da face interna (1); fabricação de um conjunto estrutural (3) da porta; associação da face interna (1) ao conjunto estrutural (3); e associação da face externa (2) ao conjunto estrutural (3), de modo que o conjunto estrutural (3) fique disposto internamente à porta, entre a face interna (1) e a face externa (2).

[0045] Em uma concretização, o processo de fabricação e montagem de porta pivotante para sanitário de veículo de transporte de passageiros da presente invenção compreende ao menos a etapa de associação de seus componentes da porta de modo que a região de associação fica visualmente oculta com a porta montada.

[0046] Em uma concretização, a face interna (1), a face externa (2) e o conjunto estrutural (3) são associados entre si por elementos de fixação não- permanente como, para fins de exemplificação, porcas e parafusos, tornando a montagem, mas também a manutenção da porta, bastante modular, rápida e eficiente, trazendo ganhos ao processo da presente invenção.

[0047] Em uma concretização, a etapa de produção da face interna (1) compreende a fabricação da dita face interna (1) em material metálico. Em uma concretização, a face interna (1) é fabricada em alumínio.

[0048] Em uma concretização, a etapa de produção da face externa (2) compreende a fabricação da dita a face externa (2) em material polimérico, viabilizando ótimo acabamento visual, como diversidade de cores e texturas. [0049] Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende a etapa de fabricação de dois segmentos verticais de perfil metálico e dois segmentos horizontais do perfil metálico, cuja seção transversal dos perfis metálicos é dotada de cavidade associável a uma cantoneira tubular (4.1);

[0050] Em uma concretização, na etapa de fabricação de um conjunto estrutural (3) da porta, o processo da presente invenção compreende as subetapas de fabricação de: ao menos uma coluna vertical (3.1); ao menos uma coluna horizontal (3.2); ao menos um revestimento de contorno (3.3); e associação desses para formação do conjunto estrutural (3). Em uma concretização, o conjunto estrutural (3) e seus componentes são fabricados em alumínio. [0051] Em uma concretização, o conjunto estrutural (3) da presente invenção compreende um revestimento de contorno (3.3) retangular, uma coluna vertical (3.1) disposta no centro do revestimento de contorno (3.3) e duas colunas horizontais (3.2), transversais à coluna vertical (3.1), também centralizadas ao revestimento de contorno (3.3), mas espaçadas entre si por um distanciamento suficiente para comportar e fixar a estrutura da maçaneta da porta. Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende ao menos uma etapa de fabricação de ao menos uma protuberância ou cavidade de encaixe/aperto/interferência no conjunto estrutural (3) para fixação da maçaneta da porta. Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende ao menos uma etapa de fabricação de uma cavidade no revestimento de contorno (3.3) do conjunto estrutural (3) para associação de uma fechadura e/ou das dobradiças ao conjunto estrutural (3) da porta.

[0052] Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende ao menos uma etapa de associação da face interna (1) ao conjunto estrutural (3), de modo que a região e elementos de associação utilizados para tal são ocultos atrás da face interna (1), no interior da porta. [0053] Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende ao menos uma etapa de associação da face externa (2) ao conjunto estrutural (3), de modo que a região e elementos de associação utilizados para tal são ocultos atrás da face externa (2), no interior da porta. Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende uma etapa de associação de um componente adicional (2.1) de acabamento à face externa (2) da porta.

[0054] O processo da presente invenção compreende ainda as etapas de montagem de um marco (4) da porta através da associação de ao menos um perfil horizontal a ao menos um perfil vertical do marco (4) por meio de uma cantoneira tubular (4.1) disposta em cada canto do marco (4). Cada cantoneira tubular (4.1) é associada à cavidade do perfil do marco (4) e fixada por elementos de fixação não-permanente como, para fins de exemplificação, parafusos, conforme ilustrado pelas figuras 5 a 7.

[0055] O processo da presente invenção compreende ainda as etapas de: associação do marco (4) à entrada do sanitário do veículo; e associação da porta ao marco (4) por meio de dobradiças. As dobradiças são associadas também ao revestimento de contorno (3.3) do conjunto estrutural (3), promovendo o movimento pivotante da porta.

[0056] Dessa forma, a face externa (2) e a face interna (1) não deixam aparentes seus meios de associação ao conjunto estrutural (3), bem como sua associação ao ambiente do veículo fica oculta pelo marco (4), trazendo vantagens de acabamento à porta da presente invenção.

[0057] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte de passageiros dotado de sanitário de veículo fechado por porta pivotante, sendo a porta do sanitário do veículo dotada de uma face interna (1) e uma face externa (2) de material diferente da face interna (1), e compreendendo ainda um conjunto estrutural (3) disposto internamente à porta, entre a face interna (1 ) e a face externa (2).

[0058] Em uma concretização, o veículo de transporte de passageiros da presente invenção compreende ao menos uma porta pivotante para sanitários conforme definida acima.

[0059] Em uma concretização, a porta do veículo da presente invenção é fabricada e montada por um processo conforme definido acima.

[0060] Em uma concretização, o veículo da presente invenção é um veículo rodoviário e/ou ferroviário de transporte coletivo de passageiros. Em uma concretização, o veículo da presente invenção é ao menos um entre: microônibus; ônibus de um andar; ônibus de dois andares; trem; metrô; VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); entre outros.

[0061] Em uma concretização, a referida porta é associada à entrada do sanitário do veículo da presente invenção por meio de um marco (4), de modo que a face interna (1) fica voltada para dentro do sanitário e a face externa (2) fica voltada para fora do sanitário e para a cabine onde viajam os passageiros, sendo a face interna (1) produzida em alumínio, possibilitando sua fácil higienização, e a face externa (2) sendo produzida em polímero, possibilitando diversidade visual, facilidade de acabamento e ganhos estéticos.

Exemplo - Porta de Sanitário de Ônibus

[0062] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0063] Entre os múltiplos veículos de transporte de passageiros aos quais a presente invenção se aplica, o exemplo aqui proposto ilustra uma concretização aplicada a ônibus rodoviários. Contudo, a porta aqui exemplificada é capaz de ser montada em outros veículos além de ônibus sem qualquer prejuízo.

[0064] Conforme ilustrado pela figura 1 , a porta da presente invenção é associada à entrada de um sanitário de ônibus por meio de dobradiças e por meio de uma fechadura.

[0065] A porta da presente invenção, como pode ser visto na vista explodida da figura 3, compreende uma face externa (2) em polímero associada a um conjunto estrutural (3) da porta, de modo que, como pode ser visto na figura 2, onde a porta é apresentada montada, a porta da presente invenção não tem sua fixação aparente, de modo que fica oculta entre a face externa (2) e o conjunto estrutural (3). Ainda, a face externa (2) da porta compreende um componente adicional (2.1) de acabamento, que confere à porta ao menos um entre: melhoria visual; melhoria estrutural; melhoria no processo de montagem; ou uma combinação entre os anteriores.

[0066] A figura 4 ilustra a porta da presente invenção sem sua face externa (2), onde pode ser vista a região interna da porta, onde o conjunto estrutural (3) está associado à face interna (1) da porta. A face interna (1) da porta é fabricada em alumínio, uma vez que é exposta ao sanitário e, portanto, é vantajoso que tenha um material estanque de fácil higienização.

[0067] O referido conjunto estrutural (3) compreendendo uma coluna vertical (3.1) centralizada, associada a duas colunas horizontais (3.2) centralizadas e um revestimento de contorno (3.3) que envolve as colunas vertical (3.1) e horizontais (3.2). As colunas horizontais (3.2) estão separadas pela distância da cavidade do revestimento de contorno (3.3), referida cavidade destinada à associação com uma fechadura e maçanetas da porta. Na extremidade oposta onde é associada a fechadura, o revestimento de contorno (3.3) compreende orifícios onde são parafusadas as dobradiças para montagem pivotante da porta ao sanitário do veículo. A montagem da porta ao sanitário se dá por meio de um marco (4) da porta, de modo que as dobradiças são associadas ao marco (4) que está associado ao sanitário do veículo, como pode ser visto na figura 8.

[0068] O marco (4) da porta da presente invenção, conforme ilustrado pelas figuras 5 e 6, compreende dois perfis verticais e dois perfis horizontais de alumínio que são associáveis entre si por encaixe e por meio de elementos de fixação não-permanente. O marco (4) compreende, em cada um de seus quatro cantos, uma cantoneira tubular (4.1) associada por encaixe e por parafusos ao furo central de um perfil metálico vertical e um perfil metálico horizontal, ilustrado na figura 7. Em uma concretização, os perfis do marco (4) da presente invenção são fabricados em alumínio, trazendo bons resultados estruturais e de acabamento. Dessa forma, os perfis de alumínio do marco (4) da presente invenção proporcionam maior facilidade de montagem e de manutenção da porta do veículo. Ainda, o marco (4), associado ao conjunto estrutural (3) da porta por meio das dobradiças, permite conciliar a função estrutural de sustentação da porta com função de acabamento, por ser uma espécie de moldura às faces externa (2) e interna (1), auxiliando nos ganhos visuais da presente invenção.

[0069] Desta forma, a presente invenção permite alcançar uma porta pivotada com conjunto estrutural (3) interno em perfis de alumínio encaixáveis, com face interna (1) em alumínio e face externa (2) em polímero, sem que sua fixação fique aparente, estando oculta na parte de dentro da porta.

[0070] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes e alternativas, abrangidas pelo escopo das reivindicações a seguir.