Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
REFRIGERATOR FOR PUBLIC TRANSPORT VEHICLE, METHOD FOR MANUFACTURING A REFRIGERATOR, METHOD FOR ASSEMBLING A REFRIGERATOR, AND PUBLIC TRANSPORT VEHICLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000060
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a refrigerator (1) for a public transport vehicle, a manufacturing method, a method for assembling the refrigerator, and a vehicle including the refrigerator. Specifically, the present invention comprises a refrigerator (1) having an optimized structural geometry that enables the refrigerator to be built into the front panel (6) of the vehicle without occupying space or hindering drivability, visibility or movement of the main and secondary drivers in the front of the vehicle, thereby enhancing driver comfort. The present invention pertains to the field of mechanical engineering, and specifically to structural solutions for refrigerators in public transport vehicles.

More Like This:
Inventors:
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
GIRARDELLO BRUNO (BR)
DANIELESKI RODRIGO BIAZUS (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050278
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
B60H1/32; B60H3/00; F25D21/14
Foreign References:
US5701754A1997-12-30
CN106427723A2017-02-22
BR202015028856U22017-05-23
EP2532541A12012-12-12
GB2568547A2019-05-22
KR200306943Y12003-03-11
US4637222A1987-01-20
US4759190A1988-07-26
CN211424801U2020-09-04
BR202018004932U22018-10-23
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo caracterizado por compreender geometria estrutural adaptada para ser associada de forma não- permanente ao painel dianteiro (6) do veículo de transporte coletivo; em que a dita geometria estrutural do refrigerador (1) compreende pelo menos uma tampa articulada (2) conectada com pelo menos uma superfície superior (3), em que a superfície superior (3) é conectada com pelo menos um gabinete refrigerado (4), em que o gabinete refrigerado (4) é conectado com pelo menos uma unidade compressora (5); em que a dita superfície superior (3) compreende geometria para associação de forma embutida com o painel dianteiro (6).

2. Refrigerador (1), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela tampa articulada (2) compreender pelo menos um cilindro pistão (20) conectado com uma parede interna do gabinete refrigerado (4) e pelo menos um puxador (21).

3. Refrigerador (1), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela tampa articulada (2) compreender pelo menos uma borracha de vedação disposta ao longo de pelo menos uma superfície da dita tampa articulada (2).

4. Refrigerador (1), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela unidade compressora (5) compreender pelo menos uma entrada de ar (50) e pelo menos uma saída de ar (51) e pelo menos uma aba de fixação (52) que se estende a partir da base inferior da entrada de ar (50) e/ou da base inferior da saída de ar (51).

5. Processo de fabricação de refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo conforme definido na reivindicação 1 caracterizado por compreender as etapas de: a. fabricação de pelo menos uma superfície superior (3) com pelo menos uma tampa articulada (2) em chapa de plástico ABS, com geometria estrutural adaptada para ser embutida e associada de forma não-permanente em um painel dianteiro (6) do veículo; b. fabricação de pelo menos um gabinete refrigerado (4) com parte externa em chapa galvanizada e parte interna em inox e plástico ABS; e c. fabricação de pelo menos uma unidade compressora (5) com pelo menos uma entrada de ar (50) e pelo menos uma saída de ar (51 ).

6. Processo de montagem de refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo conforme definido na reivindicação 1 caracterizado por compreender pelo menos uma etapa de associação não-permanente da superfície superior (3) do refrigerador (1) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo.

7. Processo de montagem de refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por compreender adicionalmente pelo menos uma etapa de associação não permanente de pelo menos uma aba de fixação (52) da unidade compressora (5) com a estrutura inferior do painel dianteiro (6) do veículo.

8. Processo de montagem de refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por compreender as etapas de: a. associação de pelo menos uma tampa articulada (2) em uma superfície superior (3) do refrigerador (1); b. associação não-permanente da superfície superior (3) do refrigerador (1) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo; e c. associação de pelo menos um gabinete refrigerado (4) dotado de pelo menos uma unidade compressora (5) com a superfície superior (3); em que, a associação da superfície superior (3) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo é embutida.

9. Veículo de transporte coletivo caracterizado por compreender um painel dianteiro (6) compreendendo pelo menos um refrigerador (1), conforme definido na reivindicação 1 , embutido na estrutura superior do dito painel (6), em que o refrigerador (1) compreende estrutura dotada de pelo menos uma tampa articulada (2) conectada com pelo menos uma superfície superior (3), em que a superfície superior (3) é conectada com pelo menos um gabinete refrigerado (4) e o gabinete refrigerado (4) é conectado com pelo menos uma unidade compressora (5), em que a superfície superior (3) compreende geometria para associação de forma não-permanente e embutida com o painel dianteiro (6) do veículo de transporte coletivo.

10. Veículo de transporte coletivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por ser um ônibus ou micro-ônibus.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

REFRIGERADOR PARA VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO, PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE REFRIGERADOR, PROCESSO DE MONTAGEM DE REFRIGERADOR E VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve um refrigerador com geometria estrutural otimizada que permite associá-lo de forma embutida no painel dianteiro do veículo, de modo a não ocupar espaço, não atrapalhar a dirigibilidade, a visibilidade e o deslocamento dos motoristas principal e auxiliar no ambiente dianteiro do veículo, trazendo maior comodidade e conforto aos motoristas. A presente invenção se situa nos campos da engenharia mecânica, voltada para a área de soluções estruturais para refrigeradores em veículos de transporte coletivo.

Antecedentes da Invenção

[0002] Em veículos de transporte coletivo atuais, como por exemplo ônibus e micro-ônibus, os refrigeradores existentes estão dispostos no salão de passageiros do veículo, possuindo estrutura que fica sobressalente à carcaça do veículo ou dentro da carcaça. Nesse sentido, os referidos refrigeradores ficam restritos ao uso apenas pelos passageiros, dificultando o acesso ao refrigerador pelo motorista principal e pelo motorista auxiliar do veículo, visto que necessitariam se deslocar até o salão de passageiros para ter acesso ao refrigerador.

[0003] Ainda, as geometrias estruturais destes refrigeradores para veículos de transporte coletivo não permitem a associação junto ao painel dianteiro do veículo, visto que a estrutura dos refrigeradores atuais ocuparia um espaço considerável da área dianteira do veículo, podendo atrapalhar a dirigibilidade do veículo e a visibilidade do motorista.

[0004] Desta forma, o estado da técnica carece de refrigeradores com estrutura que permita a disposição e associação junto ao painel do veículo, sem que a estrutura ocupe o espaço da região dianteira do veículo.

[0005] O documento JPS6056645 descreve um refrigerador para um veículo que pode manter seu interior frio mesmo quando o carro está estacionado. O refrigerador está acoplado à carroceria do veículo e compreende um compressor independente do veículo, mas externo ao refrigerador. Tal documento não revela características construtivas semelhantes do refrigerador da presente invenção.

[0006] O documento KR200306943 descreve um gabinete portátil de resfriamento e aquecimento para um veículo, que opera independentemente do ar-condicionado do veículo, pode usar energia CA, bem como energia CC do veículo, e pode receber energia do veículo diretamente e refrigerá-lo com um refrigerante, melhorando assim a eficiência da refrigeração. A presente invenção pode ser usada embutida no porta-malas ou no interior de um carro de passeio ou veículo de lazer e tem o efeito de ser fácil de mover. Tal documento não revela características construtivas semelhantes do refrigerador da presente invenção.

[0007] O documento US5701754 descreve uma geladeira de automóvel compreendendo, em combinação, um painel de automóvel com uma superfície externa com um recesso formado no mesmo. Uma porta é posicionada sobre o recesso para abrir e fechar seletivamente o recesso. Uma dobradiça acopla a borda inferior da porta com a borda inferior do recesso para permitir que a articulação da porta forneça ou proíba o acesso ao espaço dentro do recesso interior do painel. O isolamento térmico está localizado ao longo de todas as paredes, incluindo a porta da frente, para diminuir o fluxo de energia térmica do espaço e para o espaço dentro da caixa. Uma junta retangular é formada na superfície interna da porta adaptada para entrar em contato com o painel adjacente à periferia da abertura. Tal documento não revela características construtivas semelhantes do refrigerador da presente invenção.

[0008] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

[0009] Dessa forma, a presente invenção resolve os problemas do estado da técnica a partir de um refrigerador para veículo de transporte coletivo com geometria estrutural que permite ser posicionado de forma embutida no painel dianteiro do veículo, de modo a não ocupar espaço, não atrapalhar a dirigibilidade, a visibilidade e o deslocamento dos motoristas principal e auxiliar no ambiente dianteiro do veículo, trazendo maior comodidade aos motoristas. [0010] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um refrigerador para veículo de transporte coletivo compreendendo geometria estrutural adaptada para ser associada de forma não-permanente ao painel dianteiro do veículo de transporte coletivo.

[0011] A dita associação não-permanente permite que o refrigerador (1) seja retirado do painel dianteiro (6). Dessa forma, em uma concretização, o compartimento no painel dianteiro (6) que pode alojar o refrigerador (1) também pode servir como, por exemplo não limitante, um porta-objetos.

[0012] Para fins de exemplificação, o “veículo de transporte coletivo” ou apenas “veículo” é qualquer veículo do segmento de modal rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo, como ônibus, micro-ônibus, trem, VLT, metrô, barcos, aeronaves, etc. Em uma concretização, o dito veículo de transporte coletivo é um ônibus ou micro-ônibus. Em uma concretização, o dito veículo de transporte coletivo é um ônibus.

[0013] Em uma concretização, a presente invenção apresenta um refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo compreendendo geometria estrutural adaptada para ser associada de forma não-permanente ao painel dianteiro (6) do veículo de transporte coletivo; em que a dita geometria estrutural do refrigerador (1) compreende pelo menos uma tampa articulada (2) conectada com pelo menos uma superfície superior (3), em que a superfície superior (3) é conectada com pelo menos um gabinete refrigerado (4), em que o gabinete refrigerado (4) é conectado com pelo menos uma unidade compressora (5); em que a dita superfície superior (3) compreende geometria para associação de forma embutida com o painel dianteiro (6).

[0014] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de fabricação de refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo compreendendo as etapas de: a. fabricação de pelo menos uma superfície superior (3) com pelo menos uma tampa articulada (2) em chapa de plástico ABS, com geometria estrutural adaptada para ser embutida e associada de forma não-permanente em um painel dianteiro (6) do veículo; b. fabricação de pelo menos um gabinete refrigerado (4) com parte externa em chapa galvanizada e parte interna em inox e plástico ABS; e c. fabricação de pelo menos uma unidade compressora (5) com pelo menos uma entrada de ar e pelo menos uma saída de ar.

[0015] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de refrigerador (1) em veículo de transporte coletivo conforme definido anteriormente compreendendo pelo menos uma etapa de associação não-permanente da superfície superior (3) do refrigerador (1) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo.

[0016] Em uma concretização, a presente invenção apresenta um processo de montagem de refrigerador (1) em veículo de transporte coletivo compreendendo as etapas de: a. associação de pelo menos uma tampa articulada (2) em uma superfície superior (3) do refrigerador (1); b. associação não-permanente da superfície superior (3) do refrigerador (1) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo; e c. associação de pelo menos um gabinete refrigerado (4) dotado de pelo menos uma unidade compressora (5) com a superfície superior (3). em que, a associação da superfície superior (3) com a estrutura superior do painel dianteiro do veículo é embutida.

[0017] Em um quarto objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo compreendendo um painel dianteiro (6) dotado de pelo menos um refrigerador (1) embutido na estrutura do dito painel, em que o refrigerador (1) compreende estrutura dotada de pelo menos uma tampa articulada (2) conectada com pelo menos uma superfície superior (3), em que a superfície superior (3) é conectada com pelo menos um gabinete refrigerado (4) e o gabinete refrigerado (4) é conectado com pelo menos uma unidade compressora (5), em que a superfície superior (3) compreende geometria para associação de forma não-permanente e embutida com o painel dianteiro (6) do veículo de transporte coletivo.

[0018] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0019] São apresentadas as seguintes figuras:

[0020] A figura 1 mostra uma concretização do refrigerador (1 ) da presente invenção, em que ilustra a superfície superior (3) compreendendo uma tampa articulada (2), em que a tampa (2) compreende um puxador (21) e dobradiças (22), bem como ilustra um gabinete refrigerado (4) associado a superfície superior (3) e em uma unidade compressora (5).

[0021] As figuras 2 e 3 mostram uma concretização do refrigerador (1 ) da presente invenção associado e embutido ao painel dianteiro (6) de um veículo de transporte coletivo.

[0022] A figura 4 mostra uma vista lateral de uma concretização do refrigerador (1) da presente invenção, ilustrando a superfície superior (3), a tampa articulada (2), o gabinete refrigerado (4) e a unidade compressora (5). [0023] A figura 5 mostra uma vista superior de uma concretização do refrigerador (1) da presente invenção, ilustrando em detalhe a tampa articulada (2) compreendendo um puxador (21), dobradiças (22) e a superfície superior (3) compreendendo uma pluralidade de pontos de associação não-permanente com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo de transporte coletivo. [0024] A figura 6 mostra uma vista em corte (corte “A-A” conforme ilustrado na figura 8) de uma concretização do refrigerador (1) da presente invenção, ilustrando um gabinete interno (10) ao gabinete refrigerado (4) e um cilindro pistão (20) conectado ao gabinete interno (10) e à tampa articulada (2).

[0025] A figura 7 mostra uma concretização do refrigerador (1 ) da presente invenção associado e embutido no painel dianteiro (6) de um veículo de transporte coletivo.

[0026] A figura 8 mostra uma vista frontal do refrigerador (1 ), a qual ilustra o corte “A-A” que corresponde à figura 6 e o corte “B-B” que corresponde à figura 9.

[0027] A figura 9 mostra uma vista em corte (corte “B-B” conforme ilustrado na figura 8) de uma concretização do refrigerador (1) da presente invenção, ilustrando alojamento da unidade compressora (5), o qual acomoda o compressor para refrigeração do gabinete refrigerado (4).

[0028] A figura 10 mostra uma configuração montada do refrigerador (1) no painel dianteiro (6) e, em maior detalhe, um exemplo de forma de fixação das abas de fixação (52) da unidade compressora (5) em uma estrutura inferior do painel dianteiro (6).

[0029] A figura 11 , de forma semelhante à figura 10 mostra um exemplo não limitante para fixação das abas de fixação (52) da unidade compressora (5) em uma estrutura inferior do painel dianteiro (6), entretanto, esta ilustra a fixação de duas abas de fixação (52), uma localizada na base da entrada de ar da unidade compressora (5) e uma localizada na base da saída de ar da unidade compressora (5).

[0030] A figura 12 mostra uma configuração montada do refrigerador (1) no painel dianteiro (6) que mostra que a superfície superior (3) fica embutida, i.e. não sobressalente, em relação ao painel dianteiro (6). Adicionalmente, o detalhe mostra uma configuração montada não limitante em que meios de fixação são usados para fixação da superfície superior (3) do refrigerador (1) ao painel dianteiro (6).

Descrição Detalhada da Invenção

[0031] No contexto da presente invenção, o termo “embutido” deve ser entendido como que se adapta de forma justa e firme a um espaço adequado. Mais particularmente no contexto da presente invenção, de forma não limitante, “embutido” pode ser entendido como item que se adapta ao mesmo nível ou abaixo de outra superfície, e.g. a superfície superior (3) do refrigerador (1) em relação ao painel dianteiro (6), i.e. não fica sobressalente.

[0032] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo compreendendo geometria estrutural adaptada para ser associada de forma não-permanente ao painel dianteiro (6) do veículo de transporte coletivo.

[0033] A dita associação não-permanente permite que o refrigerador (1) seja retirado do painel dianteiro (6). Dessa forma, em uma concretização, o compartimento no painel dianteiro (6) que pode alojar o refrigerador (1) também pode servir como, por exemplo não limitante, um porta-objetos.

[0034] Para fins de exemplificação, o “veículo de transporte coletivo” ou apenas “veículo” é qualquer veículo do segmento de modal rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo, como ônibus, micro-ônibus, trem, VLT, metrô, barcos, aeronaves, etc. Em uma concretização, o dito veículo de transporte coletivo é um ônibus ou micro-ônibus. Em uma concretização, o dito veículo de transporte coletivo é um ônibus.

[0035] Em uma concretização, a geometria estrutural do refrigerador (1) compreende pelo menos uma tampa articulada (2) conectada com pelo menos uma superfície superior (3), em que a superfície superior (3) é conectada com pelo menos um gabinete refrigerado (4), em que o gabinete refrigerado (4) é conectado com pelo menos uma unidade compressora (5).

[0036] Em uma concretização, o refrigerador (1) compreende geometria para associação não-permanente e embutida no painel dianteiro (6), de modo que apenas a superfície superior (3) com a tampa articulada (2) fique exposta, para que o usuário acesse o interior do refrigerador (1).

[0037] Em uma concretização, a presente invenção define um refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo compreendendo geometria estrutural adaptada para ser associada de forma não-permanente ao painel dianteiro (6) do veículo de transporte coletivo; em que a dita geometria estrutural do refrigerador (1) compreende pelo menos uma tampa articulada (2) conectada com pelo menos uma superfície superior (3), em que a superfície superior (3) é conectada com pelo menos um gabinete refrigerado (4), em que o gabinete refrigerado (4) é conectado com pelo menos uma unidade compressora (5); em que a dita superfície superior (3) compreende geometria para associação de forma embutida com o painel dianteiro (6).

[0038] Em uma concretização, a superfície superior (3) é associada pelo painel dianteiro (6) por meio de união não-permanente, como por exemplo e não limitativo, parafusos, porcas, rebites etc.

[0039] Em uma concretização, a tampa articulada (2) compreende pelo menos um puxador (21) que permite abrir a tampa (2). Em uma concretização, o mecanismo de articulação da tampa (2) compreende pelo menos uma dobradiça (22).

[0040] Em uma concretização, a tampa articulada (2) compreende pelo menos um cilindro pistão (20) conectado com uma parede interna do gabinete refrigerado (4) e pelo menos um puxador (21).

[0041] Em uma concretização, a tampa articulada (2) compreende pelo menos uma borracha de vedação disposta ao longo de pelo menos uma superfície da dita tampa articulada (2). [0042] Em uma concretização, a unidade compressora (5) compreende pelo menos uma entrada de ar (50) e pelo menos uma saída de ar (51 ), dispostas em lados opostos em relação à estrutura do gabinete refrigerado (4).

[0043] Em uma concretização, a unidade compressora (5) compreende pelo menos uma entrada de ar (50) e pelo menos uma saída de ar (51) e pelo menos uma aba de fixação (52) que se estende a partir da base inferior da entrada de ar (50) e/ou da base inferior da saída de ar (51).

[0044] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de fabricação de refrigerador (1) para veículo de transporte coletivo compreendendo as etapas de: a. fabricação de pelo menos uma superfície superior (3) com pelo menos uma tampa articulada (2) em chapa de plástico ABS, com geometria estrutural adaptada para ser embutida e associada de forma não-permanente em um painel dianteiro (6) do veículo; b. fabricação de pelo menos um gabinete refrigerado (4) com parte externa em chapa galvanizada e parte interna em inox e plástico ABS; e c. fabricação de pelo menos uma unidade compressora (5) com pelo menos uma entrada de ar (50) e pelo menos uma saída de ar (51 ). [0045] Em uma concretização, as referidas etapas de fabricação do refrigerador (1) da presente invenção proporcionam um refrigerador (1) com estrutura geométrica compatível para ser embutida e associada de forma não- permanente ao painel dianteiro (6) de veículo de transporte coletivo.

[0046] Em uma concretização, o processo de fabricação de refrigerador (1 ) compreende uma etapa adicional de aplicação de pelo menos um isolamento em poliuretano injetado no gabinete refrigerado (4).

[0047] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de refrigerador (1) em veículo de transporte coletivo, conforme definido anteriormente, compreendendo pelo menos uma etapa de associação não-permanente da superfície superior (3) do refrigerador (1) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo. [0048] Em uma concretização, o processo de montagem de refrigerador (1) em veículo de transporte coletivo compreende adicionalmente pelo menos uma etapa de associação não permanente de pelo menos uma aba de fixação (52) da unidade compressora (5) com a estrutura inferior do painel dianteiro (6) do veículo.

[0049] Em uma concretização, a presente invenção apresenta um processo de montagem de refrigerador (1) em veículo de transporte coletivo compreendendo as etapas de: a. associação de pelo menos uma tampa articulada (2) em uma superfície superior (3) do refrigerador (1); b. associação não-permanente da superfície superior (3) do refrigerador (1) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo; e c. associação de pelo menos um gabinete refrigerado (4) dotado de pelo menos uma unidade compressora (5) com a superfície superior (3); em que, a associação da superfície superior (3) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo é embutida.

[0050] Em uma concretização, a etapa de associação não-permanente da superfície superior (3) do refrigerador (1) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) do veículo é realizada através de meios de fixação, por exemplo e não limitativo, parafusos, porcas, rebites etc.

[0051] Em uma concretização, a referida associação não-permanente da superfície superior (3) com a estrutura superior do painel dianteiro (6) permite que apenas a superfície superior (3) fique exposta para que o usuário acesse o interior do refrigerador (1), e o restante da estrutura do refrigerador (1) fique embutida no painel (6).

[0052] Em um quarto objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo compreendendo um painel dianteiro (6) dotado de pelo menos um refrigerador (1) embutido na estrutura do dito painel (6), em que o refrigerador (1 ) compreende estrutura superior dotada de pelo menos uma tampa articulada (2) conectada com pelo menos uma superfície superior (3), em que a superfície superior (3) é conectada com pelo menos um gabinete refrigerado (4) e o gabinete refrigerado (4) é conectado com pelo menos uma unidade compressora (5), em que a superfície superior (3) compreende geometria para associação de forma não-permanente e embutida com o painel dianteiro (6) do veículo de transporte coletivo.

[0053] A dita associação não-permanente permite que o refrigerador (1) seja retirado do painel dianteiro (6). Dessa forma, em uma concretização, o compartimento no painel dianteiro (6) que pode alojar o refrigerador (1) também pode servir como, por exemplo não limitante, um porta-objetos.

[0054] Em uma concretização, o refrigerador (1) compreende geometria para associação não-permanente e embutida no painel dianteiro (6) do veículo, de modo que apenas a superfície superior (3) com a tampa articulada (2) fique exposta, para que o usuário acesse o interior do refrigerador (1).

[0055] Em uma concretização, o veículo compreendendo o refrigerador (1 ) embutido no painel dianteiro (6) proporciona maior comodidade ao motorista principal e ao motorista auxiliar, visto que permite o armazenamento de itens refrigerados próximo dos motoristas para que possam facilmente acessá-los em qualquer momento da viagem, não necessitando que os motoristas se dirijam aos refrigeradores dispostos no salão de passageiros.

Exemplo 1 - Geladeira em painel de ônibus

[0056] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0057] Neste exemplo, foi desenvolvido uma geladeira (1) elétrica de 16 litros com unidade compressora (5) interna com geometria estrutural que permite ser embutida no painel dianteiro (6) do ônibus, para uso do motorista principal e motorista auxiliar.

[0058] A geladeira (1 ) desenvolvida é conforme a figura 1 , possuindo uma tampa articulada (2) disposta em uma superfície superior (3), um gabinete refrigerado (4) e uma unidade compressora (5). A geladeira (1) é embutida no painel dianteiro (6) por meio da associação da superfície superior (3) com a estrutura superior do painel (6) através de meios de fixação, como por exemplo não limitante, rebites, conforme ilustrado nas figuras 2, 3 e 7.

[0059] A figura 4 mostra uma vista lateral da geladeira (1 ) desenvolvida. A figura 5 mostra uma vista superior da geladeira (1) desenvolvida, ilustrando em detalhe a tampa articulada (2) por meio de dobradiças (22).

[0060] O gabinete (4) é fabricado em chapa galvanizada com pintura preto fosco com micro textura, possuindo um gabinete interno (10) em inox e plástico ABS EV02 liso com isolamento em poliuretano injetado. A figura 6 mostra uma vista em corte do gabinete (4).

[0061] Ainda, a superfície superior (3) é uma moldura fabricada em chapa ABS EV03.

[0062] A geladeira (1 ) possui uma lâmpada interna LED branco 6500k com interruptor, um conector fêmea cavidade 1 positivo cavidade 2 negativo, com comprimento de cabo de 1 metro, sem acionamento externo e sem fusível geral de proteção e com compressor (5) agregado ao gabinete (4).

[0063] O consumo nominal máximo da geladeira (1 ) é 2,6 A (24VCC), com potência máxima de 75 W e potência em regime de trabalho de 45 W.

[0064] Com relação ao desempenho da geladeira (1) desenvolvida, em temperatura ambiente de +32+2 Q C, sem carga, com porta fechada, termostato no nível 7, a geladeira atinge temperatura interna de +8 Q C em no máximo 30 minutos. A temperatura máxima do condensador, medido no filtro secador, de 10 Q C acima da temperatura ambiente, geladeira sem carga, com porta fechada e termostato no nível 7.

[0065] A figura 8 mostra uma vista frontal do refrigerador (1 ), a qual ilustra o corte “A-A” que corresponde à figura 6 e o corte “B-B” que corresponde à figura 9. Adicionalmente, mostra uma concretização não limitante que ilustra um termostato (7) e um dreno de meia polegada (1/2”) (8). Ilustra adicionalmente de forma não limitante uma configuração com duas abas de fixação (52) que se estendem a partir da base da entrada de ar e saída de ar da unidade compressora (5).

[0066] A figura 9 mostra uma vista em corte (corte “B-B” conforme ilustrado na figura 8) de uma concretização do refrigerador (1) da presente invenção, ilustrando alojamento da unidade compressora (5), o qual acomoda o compressor para refrigeração do gabinete refrigerado (4). Adicionalmente, ilustra de forma não limitante uma configuração com duas abas de fixação (52) que se estendem a partir da base da entrada de ar e saída de ar da unidade compressora (5).

[0067] A figura 10 mostra um exemplo para fixação das abas de fixação (52) da unidade compressora (5) em uma estrutura inferior do painel dianteiro (6). Este exemplo não limitante mostra uma configuração montada em detalhe de uma forma de fixação usando uma primeira cantoneira em L (91) que se fixa à aba de fixação (52) e uma segunda cantoneira em L (92) que se fixa à estrutura inferior do painel dianteiro. De forma não limitante, a primeira cantoneira em L (91 ) é fixada à aba de fixação (52) com auxílio de uma base de fixação (96) com prolongamento roscado, em que a aba de fixação (52) fica disposta entre a primeira cantoneira em L (91) e a base de fixação (96) e uma porca (94) é rosqueada no prolongamento roscado da base de fixação (96). Adicionalmente, de forma não limitante, a segunda cantoneira em L (92) é fixada à primeira cantoneira em L (91) através da associação um parafuso (93) que passa por um orifício em ambas as cantoneiras e porca (94). Adicionalmente, a porção inferior da segunda cantoneira (92) é fixada em um orifício de fixação (95) na estrutura inferior do painel dianteiro (6) através de um meio de fixação adequado, e.g. um rebite.

[0068] A figura 11 , de forma semelhante à figura 10 mostra um exemplo não limitante para fixação das abas de fixação (52) da unidade compressora (5) em uma estrutura inferior do painel dianteiro (6), entretanto, esta ilustra a fixação de duas abas de fixação (52), uma localizada na base da entrada de ar da unidade compressora (5) e uma localizada na base da saída de ar da unidade compressora (5). Em detalhe, são vistas explodidas da forma de fixação para cada aba de fixação (52) na unidade compressora (5). De forma não limitante para cada aba de fixação (52), uma primeira cantoneira em L (91 ) é fixada a uma aba de fixação (52) com auxílio de uma base de fixação (96) com prolongamento roscado, em que a aba de fixação (52) fica disposta entre a primeira cantoneira em L (91) e a base de fixação (96) e uma porca (94) é rosqueada no prolongamento roscado da base de fixação (96). Adicionalmente, de forma não limitante para cada aba de fixação (52), uma segunda cantoneira em L (92) é fixada à primeira cantoneira em L (91) através da associação um parafuso (93) que passa por um orifício em ambas as cantoneiras e porca (94). Adicionalmente, a porção inferior da segunda cantoneira (92) é fixada em um orifício de fixação (95) na estrutura inferior do painel dianteiro (6) através de um meio de fixação adequado, e.g. um rebite. Por fim, a figura 11 mostra meios de fixação, como exemplo não limitante rebites (97), para fixação da superfície superior (3) do refrigerador (1) ao painel dianteiro (6) por meio de orifícios de fixação (92).

[0069] A figura 12 mostra uma configuração montada do refrigerador (1) no painel dianteiro (6) que mostra que a superfície superior (3) fica embutida, i.e. não sobressalente, em relação ao painel dianteiro (6). Adicionalmente, o detalhe mostra uma configuração montada não limitante em que meios de fixação, como por exemplo rebites (97), são usados para fixação da superfície superior (3) do refrigerador (1) ao painel dianteiro (6) por meio de orifícios de fixação (92). [0070] Neste contexto, desde logo se esclarece que a partir da revelação do presente conceito inventivo, os versados na arte poderão considerar outras formas de concretizar a invenção não idênticas às meramente exemplificadas acima, mas que na hipótese de pretensão de uso comercial tais formas poderão ser consideradas como estando dentro do escopo das reivindicações anexas.