Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PARCEL CARRIER FOR PUBLIC TRANSPORT VEHICLE, IDENTIFICATION ASSEMBLY, AND METHOD FOR MOUNTING A PARCEL CARRIER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000061
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a parcel carrier for a public transport vehicle, comprising an identification assembly built into the parcel carrier and having a lighting component, for the purpose of facilitating identification in the passenger compartment of the vehicle. Specifically, the parcel carrier has a front profile for housing the identification assembly, wherein a protective strip is positioned over at least the identification assembly. The present invention pertains to the field of mechanical engineering and the automotive industry.

Inventors:
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
RODRIGUES DILNEI (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050279
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
B60R5/00; B60Q3/41; B61D29/00; B61D37/00; B64D11/00
Foreign References:
CN107650933A2018-02-02
US8740425B22014-06-03
CN212500143U2021-02-09
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Porta-pacotes (1) para veículo de transporte coletivo compreendendo ao menos um conjunto de identificação (2), em que o porta-pacotes (1) possui um perfil frontal (1.1) para abrigar o conjunto de identificação (2), caracterizado por o perfil frontal (1.1) definir um espaço (1.2) para abrigar o conjunto de identificação (2), sendo que uma placa protetora (4) é posicionada sobre, pelo menos, o conjunto de identificação (2), em que o conjunto de identificação (2) possui um componente luminoso que ilumina elementos de informação (2.1) dispostos em um corpo frontal (2.2) do conjunto de identificação (2).

2. Porta-pacotes (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente chapas laterais (3) dispostas lateralmente ao conjunto de iluminação (2).

3. Porta-pacotes (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a placa protetora (4) ser de material translúcido ou transparente e as chapas laterais serem de material capaz de bloquear ou restringir a passagem de luz.

4. Porta-pacotes (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o corpo frontal (2.2) do conjunto de identificação (2) compreender abas de encaixe (2.3) para associação com o perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1).

5. Porta-pacotes (1), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o perfil frontal (1.1) compreender um primeiro canal (1.3), para encaixe com as abas de encaixe (2.3) do conjunto de identificação (2), e um segundo canal (1.4) mais externo do que o primeiro canal (1.3), para encaixe da placa protetora (4).

6. Porta-pacotes (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o primeiro canal (1.3) receber, adicionalmente, chapas laterais (3) dispostas lateralmente ao conjunto de iluminação (2).

7. Conjunto de identificação (2) para salão interno de veículo de transporte coletivo, sendo que o conjunto de identificação (2) é embutido em um perfil frontal (1.1) de porta-pacotes (1) do veículo de transporte coletivo, caracterizado por compreender elementos de informação (2.1) dispostos em um corpo frontal (2.2), em que o corpo frontal (2.2) compreende abas de encaixe (2.3) na parte superior e/ou inferior para encaixe com o perfil frontal

(1.1) do porta pacotes; em que, o conjunto de identificação (2) compreende um componente luminoso independente que ilumina os elementos de informação

(2.1).

8. Conjunto de identificação (2), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por compreender uma placa traseira (2.5), que abriga o componente luminoso, em que a placa traseira (2.5) compreende conexão elétrica (2.6) disposta em ao menos uma parte lateral da placa traseira (2.5).

9. Veículo de transporte coletivo caracterizado por compreender um porta- pacotes conforme definido na reivindicação 1, sendo o porta-pacotes (1) disposto em ao menos um dos lados de um salão interno do veículo de transporte coletivo.

10. Processo de montagem de um porta-pacotes (1) de veículo de transporte coletivo, em que o porta-pacotes (1) compreende um perfil frontal

(1.1) para abrigar o conjunto de identificação (2), caracterizado por compreender as etapas de: a. montagem do perfil frontal (1.1 ) do porta-pacotes (1 ) definindo um espaço (1.2) para abrigar o conjunto de identificação (2); b. encaixe do conjunto de identificação (2) no perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1); c. encaixe de chapas laterais (3) no perfil frontal (1.1) do porta- pacotes (1), que ficam dispostas lateralmente ao conjunto de identificação (2); e d. encaixe de uma placa protetora (4) no perfil frontal (1.1) do porta- pacotes (1), em que a placa protetora (4) é disposta sobre, pelo menos, o conjunto de identificação (2); em que, o conjunto de identificação (2) compreende um conjunto luminoso independente; e em que, a placa protetora (4) é de material translúcido ou transparente e as chapas laterais (3) são de material capaz de bloquear ou restringir a passagem de luz.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

PORTA-PACOTES PARA VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO, CONJUNTO DE IDENTIFICAÇÃO E PROCESSO DE MONTAGEM DE UM PORTA-PACOTES

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve um porta-pacotes para veículo de transporte coletivo, que possui um conjunto de identificação embutido no porta- pacotes e possuindo um componente luminoso, visando proporcionar a facilidade da identificação dentro do salão de passageiros do veículo. A presente invenção se situa nos campos da engenharia mecânica e no ramo automobilístico.

Antecedentes da Invenção

[0002] Os veículos de transporte coletivo, nos últimos tempos, vêm precisando se adaptar a diferentes tipos de demanda. Em muitas das vezes, as demandas são pela clara informação entregue e durabilidade de seus componentes. A falta e/ou limitação destes pode ocasionar efeitos indesejados, como experiências desagradáveis e confusões.

[0003] Nesse sentido, buscam-se soluções para ampliar a entrega de informações e durabilidade de componentes utilizando técnicas que possibilitem arranjo dos componentes necessários dentro do veículo, bem como sua construção. Isso se aplica a numerador de poltrona de veículo de transporte coletivo, sendo este responsável por armazenar e entregar informações importantes no interior do veículo.

[0004] Em muitos casos, estes numeradores de poltronas de veículo de transporte coletivo são fixados na extremidade do porta-pacotes ou nas proximidades do mesmo. Por esta razão, estes numeradores de poltronas de veículo de transporte coletivo precisam ocupar um espaço útil de visibilidade, diminuindo a área de ponto cego, mas sem criar uma área de constante contato mecânico, o que diminuiria sua durabilidade. [0005] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, foram encontrados os seguintes documentos que tratam sobre o tema:

[0006] O documento CN107650933 mostra um porta-pacotes exibindo informações de assento em um compartimento de passageiros de uma unidade múltipla elétrica leve (EMU). Nesta solução, toda a área frontal do porta- pacotes é iluminada e o numerador é provido de ranhuras para a passagem da luz. Com isso, há um excesso de luminosidade dentro do veículo, podendo gerar desconforto para os passageiros.

[0007] O documento CN110015316 mostra um porta-pacotes para salão de trens, onde a placa de identificação é feita em policarbonato e o fundo do perfil onde a placa é instalada é totalmente iluminado, assim como na solução anterior. Com isso, há um excesso de luminosidade dentro do veículo, podendo gerar desconforto para os passageiros.

[0008] O documento CN212500143 mostra um porta-pacotes, onde a placa de identificação é feita em policarbonato e o fundo do perfil onde a placa é instalada é totalmente iluminado. Com isso, há um excesso de luminosidade dentro do veículo, podendo gerar desconforto para os passageiros.

[0009] Desta forma, carece o estado da técnica de numerador de poltrona de veículo de transporte coletivo, que ocupe um espaço útil de visibilidade com limitação ao contato mecânico para garantia de durabilidade. Além disso, nas soluções do estado da técnica, um excesso de iluminação é gerado dentro do veículo, uma vez que uma maior área é iluminada. Isso agrega inúmeros problemas, por exemplo, podendo diminuir o conforto dos passageiros.

[0010] Assim, do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica. Sumário da Invenção

[0011] Dessa forma, a presente invenção tem por objetivo resolver os problemas do estado da técnica a partir de um conjunto de identificação embutido em um porta-pacotes de veículo de transporte coletivo, onde o conjunto de identificação possui um componente luminoso independente, sendo capaz de iluminar os elementos de informação dispostos no conjunto de identificação, sem necessariamente, iluminar toda a área do porta-pacotes. Com isso, uma placa protetora é disposta sobre o conjunto de identificação, de modo que, também, o proteja de contatos mecânicos, evitando ou diminuindo danos que podem ser causados no conjunto.

[0012] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um porta- pacotes (1) para veículo de transporte coletivo compreendendo ao menos um conjunto de identificação (2), em que o porta-pacotes (1) possui um perfil frontal (1.1) para abrigar o conjunto de identificação (2), onde o perfil frontal (1.1) define um espaço (1.2) para abrigar o conjunto de identificação (2), sendo que uma placa protetora (4) é posicionada sobre, pelo menos, o conjunto de identificação (2), em que o conjunto de identificação (2) possui um componente luminoso que ilumina elementos de informação (2.1) dispostos em um corpo frontal (2.2) do conjunto de identificação (2).

[0013] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um conjunto de identificação (2) para salão interno de veículo de transporte coletivo, sendo que o conjunto de identificação (2) é embutido em um perfil frontal (1.1) de porta-pacotes (1) do veículo de transporte coletivo, onde o conjunto de identificação (2) compreende elementos de informação (2.1) dispostos em um corpo frontal (2.2), em que o corpo frontal (2.2) compreende abas de encaixe (2.3) na parte superior e/ou inferior para encaixe com o perfil frontal (1.1) do porta pacotes; em que, o conjunto de identificação (2) compreende um componente luminoso independente que ilumina os elementos de informação (2.1).

[0014] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo compreendendo um porta-pacotes (1), conforme definido anteriormente, disposto em ao menos um dos lados de um salão interno do veículo.

[0015] Em um quarto objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de um porta-pacotes (1) de veículo de transporte coletivo, em que o porta-pacotes (1) compreende um perfil frontal (1.1) para abrigar o conjunto de identificação (2), sendo que o processo compreende as etapas de: montagem do perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1) definindo um espaço (1.2) para abrigar o conjunto de identificação (2); encaixe do conjunto de identificação (2) no perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1); encaixe de chapas laterais (3) no perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1), que ficam dispostas lateralmente ao conjunto de identificação (2); e encaixe de uma placa protetora (4) no perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1), em que a placa protetora (4) é disposta sobre, pelo menos, o conjunto de identificação (2). [0016] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0017] Com o intuito de melhor definir e esclarecer o conteúdo do presente pedido de patente, as seguintes figuras são apresentadas:

[0018] A figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um porta-pacotes (1) possuindo um conjunto de identificação (2).

[0019] A figura 2 mostra uma vista frontal de um porta-pacotes de modo a destacar o conjunto de identificação (2) em relação ao porta-foco (5).

[0020] A figura 3 mostra uma vista em um corte transversal, apresentando o posicionamento do conjunto de identificação (2) em relação à estrutura do porta-pacotes (1).

[0021] A figura 4 mostra uma outra vista em corte transversal do porta- pacotes (1), de modo a mostrar o detalhe das associações dos componentes. [0022] A figura 5 mostra uma vista explodida do porta-pacotes (1), indicando as chapas laterais (3) e a placa protetora (4), com o conjunto de identificação (2) encaixado no porta-pacotes (1).

[0023] A figura 6 mostra uma outra visão da figura 5 com o conjunto de identificação (2) desencaixado do porta-pacotes (1).

[0024] A figura 7 mostra uma vista isolada do conjunto de identificação (2).

[0025] A figura 8 mostra uma vista explodida do conjunto de identificação (2) apresentado na figura 7.

[0026] A figura 9 mostra uma concretização da presente invenção instalada em um veículo de transporte coletivo.

[0027] A figura 10 mostra uma outra concretização da presente invenção instalada em um veículo de transporte coletivo, de modo a destacar o conjunto de identificação (2).

Descrição Detalhada da Invenção

[0028] As descrições que se seguem são apresentadas a título de exemplo e não limitativas ao escopo da invenção e farão compreender de forma mais clara o objeto do presente pedido de patente.

[0029] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um porta- pacotes (1) para veículo de transporte coletivo compreendendo ao menos um conjunto de identificação (2), em que o porta-pacotes (1) possui um perfil frontal (1.1) para abrigar o conjunto de identificação (2), onde o perfil frontal (1.1) define um espaço (1.2) para abrigar o conjunto de identificação (2), sendo que uma placa protetora (4) é posicionada sobre, pelo menos, o conjunto de identificação (2), em que o conjunto de identificação (2) possui um componente luminoso independente que ilumina os elementos de informação (2.1) dispostos em um corpo frontal (2.2) do conjunto de identificação (2).

[0030] Para fins da invenção, o conjunto de identificação (2) é um componente provido de informações disposto no veículo de transporte coletivo. Os elementos de informações (2.1) são, por exemplo, caracteres ou desenhos que indicam alguma operação, função, localidade ou itens dentro/fora do veículo de transporte coletivo. Para exemplificação, sem limitação ao escopo da invenção, o conjunto de identificação (2) é um numerador/identificador de poltrona e os elementos de informações (2.1) são números ou letras que identificam as poltronas.

[0031] Em uma concretização, o componente luminoso do conjunto de identificação (2) é independente ou individual, ou seja, o conjunto de identificação (2) é provido de uma fonte de luz própria instalada dentro de sua própria carcaça. Com isso, o veículo fornece alimentação elétrica ao conjunto de identificação (2) e apenas a área do próprio conjunto ou nas regiões dos elementos de informações (2.1) é iluminada.

[0032] Para possibilitar que a área iluminada dos elementos de informações (2.1) fique visível, a placa protetora (4) é feita de material transparente ou translúcido. Neste contexto, transparente ou translúcido se refere a qualquer material ou efeito que possibilite a passagem da luz, total ou parcialmente, de modo que a placa protetora (4) proteja o conjunto de identificação (2) de danos mecânicos e, ao mesmo tempo, seja capaz de permitir que um passageiro/usuário/motorista visualize as informações (2.1). [0033] Em uma concretização, o porta-pacotes (1) possui adicionalmente chapas laterais (3) que são posicionadas lateralmente ao conjunto de identificação (2). As referidas chapas laterais (3) são aproximadas ou encostadas ou associadas ao conjunto de identificação (2). Em uma outra concretização, as chapas laterais (3) são formadas de material capaz de bloquear ou restringir a passagem de luz. Para fins de exemplificação, estas chapas (3) são feitas de material metálico. Com isso, a área iluminada do conjunto de identificação (2) não é vazada para demais regiões do porta- pacotes (1). Ademais, complementarmente ou alternativamente, estas chapas laterais (3) possuem função estrutural de posicionar o conjunto de identificação (2). Ainda, complementarmente ou alternativamente, estas chapas laterais (3) possuem a função de tampar espaços vazios entre dois ou mais conjuntos de identificação (2) dispostos ao longo do perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1). [0034] Para o encaixe no porta-pacotes (1), o conjunto de identificação (2) conta com abas de encaixe (2.3) para associação com o perfil frontal (1.1). Estas abas de encaixe (2.3) são posicionadas no corpo frontal (2.2) do conjunto de identificação (2), podendo estar tanto na parte superior quanto na parte inferior do dito corpo frontal (2.2). Adicionalmente, o corpo frontal (2.2) conta com abas anguladas (2.4), que são planos que saem da região frontal do corpo

(2.2), onde são posicionados os elementos de informação (2.1), e se prolongam até as abas de encaixe (2.3). Em uma concretização, as abas de encaixe (2.3) são definidas por um alargamento da espessura nas extremidades das abas anguladas (2.4). Em uma concretização, o corpo frontal

(2.2) possui material substancialmente maleável, para possibilitar o pressionamento das abas anguladas (2.4).

[0035] O perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1) é, também, adaptado para receber o conjunto de identificação (2). Em uma concretização, o perfil frontal (1.1) compreende um primeiro canal (1.3), para encaixe com as abas de encaixe (2.3) do conjunto de identificação (2), e um segundo canal (1.4) mais externo do que o primeiro canal (1.3), para encaixe da placa protetora (4). Os referidos canais (1.3) e (1.4) se prolongam ao longo de toda o perfil longitudinal do porta-pacotes (1). As abas de encaixe (2.3) podem ser encaixas no primeiro canal (1.3) por deslizamento, i.e., o conjunto de identificação (2) é inserido em uma das extremidades do porta-pacotes e é deslizado até o local desejado, ou podem ser encaixadas por “click”, i.e., pressionando as abas anguladas (2.4) e encaixando as abas (2.3) no canal (1.3). O mesmo pode ser realizado para o encaixe da placa protetora (4).

[0036] Em uma concretização, as chapas laterais (3) são, também, associadas/encaixadas no primeiro canal (1.3), de modo a ficarem associadas/encaixadas no conjunto de identificação (2). O corpo frontal (2.2) do conjunto de identificação (2) possui dentes de apoio (2.2.1) para encaixar ou apoiar as chapas laterais (3). Com isso, a placa protetora (4) cobre tanto o conjunto de identificação (2) quanto as chapas laterais (3). Em uma concretização, a placa protetora (4) cobre toda o perfil frontal (1.1) longitudinalmente.

[0037] Em uma concretização, o conjunto de identificação (2) é posicionado no eixo ou em alinhamento com o porta-foco (5), sendo instalado no pega-mão do porta-pacotes (1).

[0038] Em uma concretização, o conjunto de identificação (2) é constituído de material polimérico, possibilitando maior facilidade no arranjo de um ou mais elemento ou visor de informação (2.1 ).

[0039] É, ainda, um objeto da invenção o conjunto de identificação (2) para salão interno de veículo de transporte coletivo, sendo que o conjunto de identificação (2) é embutido em um perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1) do veículo de transporte coletivo, onde o conjunto de identificação (2) compreende elementos de informação (2.1) dispostos no corpo frontal (2.2), em que o corpo frontal (2.2) compreende abas de encaixe (2.3) na parte superior e/ou inferior para encaixe com o perfil frontal (1.1) do porta pacotes; em que, o conjunto de identificação (2) compreende um componente luminoso independente que ilumina os elementos de informação (2.1).

[0040] O conjunto de identificação (2) possui, ainda, uma placa traseira (2.5), que abriga o componente luminoso, em que a placa traseira (2.5) compreende conexão elétrica (2.6) disposta em ao menos uma parte lateral da placa traseira (2.5).

[0041] Em uma concretização, a conexão elétrica (2.6) do conjunto de identificação (2) é realizada por meio de conectores dispostos nas laterais da placa traseira (2.5).

[0042] Em uma concretização, o componente luminoso é um ou mais LEDs (2.7) dispostos na placa traseira (2.5).

[0043] É um objeto da presente invenção, um veículo de transporte coletivo compreendendo um porta-pacotes (1), conforme definido anteriormente, disposto em ao menos um dos lados de um salão interno do veículo.

[0044] Em uma concretização, o veículo de transporte coletivo é ao menos um entre: micro-ônibus; ônibus Single Decker; ônibus Double Decker; trem; metrô; VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); entre outros.

[0045] É, também, um objeto da presente invenção um processo de montagem de um porta-pacotes (1) de veículo de transporte coletivo, em que o porta-pacotes (1) compreende um perfil frontal (1.1) para abrigar o conjunto de identificação (2), sendo que o processo compreende as etapas de:

[0046] a) montagem do perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1) definindo um espaço (1.2) para abrigar o conjunto de identificação (2);

[0047] b) encaixe do conjunto de identificação (2) no perfil frontal (1.1 ) do porta-pacotes (1);

[0048] c) encaixe de chapas laterais (3) no perfil frontal (1.1) do porta- pacotes (1), que ficam dispostas lateralmente ao conjunto de identificação (2); e

[0049] d) encaixe de uma placa protetora (4) no perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1), em que a placa protetora (4) é disposta sobre, pelo menos, o conjunto de identificação (2).

[0050] A etapa b) de encaixe do conjunto de identificação (2) no perfil (1.1) é realizada a partir do encaixe do conjunto de identificação (2) no primeiro canal (1.3). Este encaixe é realizado de maneira deslizante ou por click.

[0051] A etapa c) é, em uma concretização, é realizada a partir do encaixe das chapas laterais (3) no primeiro canal (1.3) do perfil frontal (1.1). Este encaixe é realizado de maneira deslizante ou por click. No caso de o encaixe ser de maneira deslizante, é realizado um sequenciamento para que tanto as chapas laterais (3) quanto os conjuntos de identificação (2) fiquem nos lugares desejados.

[0052] A etapa d) é, em uma concretização, realizada a partir do encaixe da placa protetora (4) no segundo canal (1.4) do perfil frontal (1.1). Uma vez que o canal (1.4) é mais externo do que o canal (1.3), a placa protetora (4) cobre os componentes encaixados no canal (1.3). Em uma concretização, a placa protetora (4) cobre tanto o conjunto de identificação (2) quanto as chapas laterais (3) ao longo de toda a extensão longitudinal do perfil frontal (1.1) do porta-pacotes (1).

Exemplo 1 - Numerador de Poltronas

[0053] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0054] O conjunto de identificação foi materializado e exemplificado como um numerador de poltrona, sendo designado para a alocação de elementos de informação (2.1) do veículo de transporte coletivo. Neste caso, os elementos de informação (2.1) são números de identificação de assento no salão interno do veículo de transporte coletivo.

[0055] Para proporcionar a facilidade de acesso à informação, foi utilizado um conceito de perfilamento paralelo, onde o numerador (2) encontra- se abaixo paralelamente do plano normal à extremidade da estrutura do porta- pacotes (1), conforme pode ser visto na figura 1 , proporcionando, assim, menor área de contanto mecânico constante, preservando o componente em sua durabilidade. O numerador (2) é disposto em alinhamento ao porta-foco (5), que fica logo acima das poltronas, como ilustrado na figura 2. O numerador (2) é posicionado no pega-mão do porta-pacotes (1).

[0056] O posicionamento do numerador (2) no perfil (1.1) do porta- pacotes (1) pode ser visto na figura 3, que ilustra o porta-pacotes (1) em linhas tracejadas, dando maior detalhe ao numerador (2) de poltronas. O perfil (1.1) define um espaço (1.2) onde o numerador (2) é abrigado. O perfil (1.1) possui uma geometria substancialmente, e de maneira mais simplificada, em “C”. Na parte superior do perfil “C” há um alojamento adicional para a passagem de demais componentes, a exemplo de presilhas do chicote elétrico do veículo, que passa por esta região do porta-pacotes (1) e, também, alimentam o componente luminoso do numerador (2) de poltronas.

[0057] Na figura 4 é possível verificar os detalhes de fixação no perfil (1.1), o qual é provido com os canais (1.3) e (1.4) que se prolongam ao longo de toda extensão longitudinal do porta-pacotes (1). Os canais (1.3) e (1.4) são dispostos na parte superior e na parte inferior do perfil (1.1), de modo que o canal (1.4) é mais externo do que o canal (1.3). Os numeradores (2) de poltronas e as chapas laterais (3) são encaixadas no canal (1.3), enquanto o canal (1.4) recebe a placa protetora (4).

[0058] Neste exemplo, a montagem e encaixe do numerador (2) de poltronas no perfil (1) foi realizado por click, onde um operador pressiona, manualmente ou com o auxílio de ferramentas, as abas anguladas (2.4) do numerador (2) encaixando as abas de encaixe (2.3) nos canais (1.3). O encaixe por click também foi adotado para a montagem da placa protetora (4) no canal (1.4).

[0059] Como pode ser visto nas vistas explodidas das figuras 5 e 6, a placa protetora (4) cobre tanto o numerador (2) quanto as chapas laterais (3). Neste exemplo, a placa protetora (4) utilizada é de material translúcido, que permite a passagem de luz emitida através dos elementos de informação (2.1) do numerador (2).

[0060] As chapas laterais (3), por sua vez, ficam em associação com o numerador (2) de poltronas para providenciar um suporte estrutural adicional e tampar os espaços vazios entre os numeradores de poltronas ao longo do porta-pacotes (1). As chapas laterais (3) são associadas à parte lateral do numerador (2) entrando em contato ou encaixando no dente de apoio (2.2.1) do corpo frontal (2.2). Os dentes de apoio (2.2.1) são dispostos nos quatro cantos do corpo frontal (2.2), ou mais especificamente, nas abas anguladas (2.4), de modo a serem recuos implementados na própria carcaça do corpo frontal (2.2), conforme visualizado na figura 7. Os dentes (2.2.1) são interrompidos pelo início das abas de encaixe (2.3). [0061] Ainda na figura 7, que mostra o detalhe do numerador (2) montado, é possível verificar as abas anguladas (2.4) partindo do corpo frontal (2.2) e se estendendo em direção à parte traseira do numerador (2). Essas abas anguladas (2.4) podem ser rígidas ou substancialmente maleáveis, para possibilitar o encaixe por click. Ainda, nas extremidades das abas anguladas (2.4) são implementadas as abas de encaixe (2.3), que são formadas a partir de um alargamento na espessura da extremidade das abas anguladas (2.4). Estas abas de encaixe (2.3) têm uma geometria compatível com a geometria do canal (1.3) do perfil (1.1).

[0062] Na figura 8 é possível verificar uma vista explodida com o detalhe da placa traseira (2.5) desencaixada do corpo frontal (2.2) do numerador (2). A placa traseira (2.5) possui nas extremidades laterais os conectores elétricos (2.6), que são conectados ao chicote elétrico do veículo. Estes conectores (2.6) são dispostos em “L” de modo a facilitar o encaixe com o conector do chicote elétrico, uma vez que a conexão se dá paralelamente à placa traseira (2.5), sem a necessidade de o cabo realizar uma curvatura. O detalhe da conexão com o chicote elétrico do veículo é visto na figura 6.

[0063] Ainda, a placa traseira (2.5) abriga um ou mais LEDs (2.7) que iluminam a região do elemento de informação (2.1). Os números na região de informação (2.1) são dispostos em material translúcido ou transparente para possibilitar que a iluminação provinda dos LEDs (2.7) seja transmitida.

[0064] Um exemplo das montagens dos numeradores de poltrona é visto nas imagens das figuras 9 e 10. Como pode ser visto, uma pluralidade de numeradores (2) é disposta ao longo da extensão do porta-pacotes (1), com os numeradores (2) alinhados com os porta-focos (5) sobre as poltronas. Na figura 10, é verificado que apenas os números relativos às poltronas aparecem iluminados pelos LEDs (2.7) dispostos nas placas traseiras (2.5).

[0065] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes/alternativas, abrangidas pelo escopo das reivindicações.