Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
RUG WITH REMOVABLE INSERT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/136464
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a rug with a removable insert particularly suitable to be utilized in areas with equipments for bathing and personal hygiene, belonging to the range of home textile rugs, characterized in that it has at least one removable insert (4) and one so called rug (2) with at least one bag/pocket, in that each removable insert (4) is resilient, is flat monolayer or with honeycomb cavities and is totally waterproof, either by virtue of its own material or by virtue of being provided with a waterproof lining cover, and in that each bag/pocket has at least one opening (31).

More Like This:
JP3139139mat
Inventors:
SÁ RELVAS DUARTE MANUEL (PT)
DOS REIS GOMES HELDER AUGUSTO (PT)
Application Number:
PCT/IB2015/051778
Publication Date:
September 17, 2015
Filing Date:
March 11, 2015
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SOREMA S A (PT)
International Classes:
A47G27/02; A47K3/00
Foreign References:
US3104195A1963-09-17
US20130078412A12013-03-28
GB961366A1964-06-17
US20110123761A12011-05-26
Other References:
DATABASE WPI Week 200858, Derwent World Patents Index; AN 2008-J91335, XP002741184
Attorney, Agent or Firm:
PELAYO DE SOUSA HENRIQUES, Rui et al. (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - Tapete (1) que se insere na gama de tapetes do tipo têxtil lar, caraterizado por estar dotado de pelo menos uma esteira amovível (4) e de um tapete propriamente dito (2) com pelo menos uma bolsa (3), por cada esteira amovível (4) ser resiliente, ser monocamada plana ou alveolar e ser totalmente impermeável, seja por inerência do próprio material, seja por envolvimento da mesma em forra impermeável (42) e por cada bolsa (3) poder ter uma ou mais aberturas (31) .

2 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizado por a camada superior do tapete propriamente dito (10) ter uma gramagem compreendida entre 0,3 kg/m2 e 3, 0 kg/m2 e por a altura de pelo ou argola estar compreendido entre 2,0 mm e 55,0 mm.

3 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizado por cada abertura de bolsa (31) estar posicionada na linha do contorno exterior do tapete propriamente dito (2) .

4 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizado por cada abertura/ fecho da bolsa (3) ser feita por meio de dispositivos de abertura/ fecho rápidos situados na boca da bolsa e por esses dispositivos serem do tipo velcro, ou fecho de correr, ou de molas.

5 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizado por cada abertura da bolsa (31) estar dotada de uma pega ( 51 ) .

6 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação anterior caraterizado por a pega (51) e a etiqueta constituírem o mesmo elemento.

7 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizado por a parte exterior da tela inferior do tapete propriamente dito (11) estar dotada de um material antiderrapante (15) .

8 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizado por a esteira (4) ser de poliuretano ou de borracha .

9 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizado por a esteira (4) ser de espuma ou de esponja viscoelástica totalmente envolta em forra impermeável (42) .

10 - Tapete (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caraterizado por a forra impermeável (42) ser constituída por tecido impermeável sem rugosidade.

Description:
DESCRIÇÃO

Tapete com esteira amovível

DOMÍNIO TÉCNICO

A presente invenção diz respeito a um tapete com esteira amovível particularmente adequado para ser utilizado em zonas dotadas de equipamentos para o banho e a higiene corporal, como é o caso das casas de banho.

O tapete com esteira inventado foi concebido por forma a resolver os problemas técnicos que se levantam quando um tapete tradicional é colocado numa zona húmida.

Acresce que o dito tapete foi também concebido de modo a proporcionar um elevado índice de conforto aos utilizadores .

A invenção tem interesse para a indústria têxtil e em particular para o ramo do têxtil lar.

ESTADO DA TÉCNICA ANTERIOR

São conhecidos inúmeros tapetes para usar no interior dos edifícios, muitos deles com finalidades meramente decorativas .

O tapete com esteira inventado não implica qualquer limitação do ponto de vista decorativo, mas tem por objetivo a resolução de um conjunto de problemas técnicos.

Efetivamente, os tapetes tradicionais quando utilizados em zonas de banho, por exemplo, para saída de banho, ou são muito finos, pouco absorventes e instáveis, querendo com isto dizer-se que ficam engelhados com muita facilidade, ou têm uma certa espessura, que traz a vantagem de uma maior capacidade de absorver a água e, assim, proporcionar conforto ao utilizador, mas que, em contrapartida, representa uma enorme desvantagem no que se refere ao tempo de secagem dos mesmos.

É por isso fundamental resolver o problema da absorção da água do utilizador, que sai do banho com os pés molhados, não comprometendo a secagem do tapete.

As casas de banho de habitações familiares são, tradicionalmente, espaços interiores mal ventilados.

Um tapete com uma certa espessura se, depois de um banho, não for removido e levado para um local seco, acaba por ganhar mau cheiro, tornar-se anti-higiénico e sofrer um envelhecimento precoce.

O tapete inventado tem por objetivo resolver estes problemas, ou seja, proporcionar uma boa absorção de água, sem, contudo, tornar difícil a sua secagem.

Assim, o tapete inventado possui uma esteira resiliente monocamada, o que evita o uso de costuras ou colas que é uma solução adotada tradicional nos acolchoados constituídos por camadas.

Os materiais multicamada resultam da união, normalmente por colagem, de materiais de natureza diversa, comportando-se diferentemente quando sujeitos a lavajem, mormente em máquinas de lavar roupa tradicionais.

Este problema, que dita a degradação precoce dos materiais e da sua união, é tanto mais significativo quanto maior for um tapete.

Ora, face ao acima exposto, percebe-se que este problema não afeta o tapete inventado, que, ademais, recorre a uma solução adequada do ponto de vista ambiental.

Adicionalmente, o tapete que se pretende patentear está concebido de modo a constituir um conjunto compacto que lhe confere estabilidade, evitando-se engelhas e dobras . Acresce que está também previsto que o mesmo esteja dotado de um dispositivo antiderrapante, sempre que houver risco de deslizamento.

Para atender a estes problemas, o tapete inventado é constituído por um tapete propriamente dito dotado de uma bolsa e por uma esteira, esta amovível e impermeável, seja por inerência do próprio material, seja por envolvimento da mesma em forra impermeável.

Estes e outros aspetos técnicos dos quais decorrem vantagens diversas são descritos abaixo com pormenor.

Para melhor compreensão da descrição que se segue, importa notar que o invento no seu todo, isto é, incorporando a esteira, se designará por tapete, por tapete inventado, ou por tapete com esteira amovível.

Por sua vez, a designação de tapete propriamente dito corresponderá ao tapete desprovido da esteira.

DE SCRIÇÃO DO INVENTO

O invento diz respeito a um tapete caraterizado por estar dotado de, pelo menos, uma esteira amovível e de um tapete propriamente dito.

O tapete propriamente dito está dotado de pelo menos uma bolsa formada entre a sua camada superior com pelo absorvente e a sua tela inferior.

A camada superior caracteriza-se por ter uma gramagem compreendida entre 0,3 kg/m 2 e 3,0 kg/m 2 e por a altura de pelo ou argola estar compreendido entre 2,0 mm e 55,0 mm.

A solução preconizada permite que o tapete inventado integre um tapete propriamente dito em algodão lavado.

Este aspeto é muito importante, pois um tapete propriamente dito de algodão, com gramagem da ordem de 2,0 kg/m 2 , depois de lavado sofre um encolhimento compreendido, normalmente, entre 8% e 16%. Posteriormente o tapete propriamente dito poderá ser lavado pelo utilizador, mas, então, já não se verificará alteração dimensional digna de registo e muito menos capaz de pôr em causa a estabilidade dimensional do tapete inventado, isto é, o ajustamento entre tapete propriamente dito e esteira.

A superfície inferior do tapete propriamente dito, que é a superfície da tela que assenta no chão, pode incorporar material antiderrapante.

A esteira é resiliente, é monocamada plana ou alveolar e é totalmente impermeável, seja por inerência do próprio material, seja por envolvimento da mesma em forra impermeável .

A esteira pode ser de poliuretano, ou à base de poliuretano, ou ainda de borracha.

Pode também ser de espuma ou de esponja viscoelástica, devendo, nestes casos, ser totalmente envolta em forra impermeável.

Está previsto que a esteira seja plana, podendo ser também alveolar.

Por sua vez, a forra impermeável pode ser constituída por tecido impermeável sem rugosidade.

Esta forra que incorpora a invenção apenas quando a esteira não for produzida em material não impermeável, não só impede que a esteira absorva água, como facilita a entrada do conjunto, esteira/ forra, na bolsa - já que o atrito é mínimo - não sendo contudo a dita forra responsável por tornar a esteira rígida.

Pela descrição feita, entende-se que o tapete com esteira amovível pode ter uma estrutura alveolar, sendo que cada alvéolo fica preenchido com a esteira respetiva.

É, portanto, um produto industrial particularmente adequado para ser usado em casas de banho. Sendo cada esteira responsável por conferir volume ao tapete inventado e contribuindo para o seu peso total, compreende-se que, retirada a esteira ou esteiras de um exemplar conforme o inventado, o tapete propriamente dito poderá ser facilmente dobrado, ou enrolado ou transportado.

Poderá também ser lavado em máquinas correntes de lavar a roupa, o que constitui uma vantagem importante face aos tapetes conhecidos mais encorpados de peça única, ou melhor, de peça indissociável.

Acresce que o tapete propriamente dito pode ser usado sem esteira, particularmente em espaços onde não é habitual as pessoas andarem descalças e a esteira também pode ser usada individualmente, isto é, sem o tapete propriamente dito, mormente pra a prática de exercício físico, como se de um colchonete, ou pequeno colchão, se tratasse.

Contudo, o tapete inventado foi essencialmente concebido para proporcionar conforto em casas de banho tradicionalmente construídas em materiais frios, como os cerâmicos e a pedra mármore.

A esteira proporciona conforto porque isola os pés, ou outra parte do corpo, do frio do chão e não fica impregnada de água porque está isolada.

Acresce que a esteira ao dar corpo ao tapete propriamente dito, evita que este se engelhe, enrodilhe ou dobre na sequência do uso.

O tapete mantem-se esticado e agarrado ao chão.

Não menos importante é o facto de a esteira, quando realizada num material que pode ficar impregnado de água, como é o caso de uma esponja viscoelástica, ficar sempre inteiramente protegida pela forra impermeável envolvente, designadamente da penetração da água, garantindo-se sempre a conservação das suas propriedades iniciais, o que não sucederia se a esponja estivesse à mercê da água. Está previsto que a bolsa ou bolsas sejam periféricas ou posicionadas na linha do contorno exterior do tapete propriamente dito para facilitar o enfiamento das esteiras respetivas .

O fecho das bolsas pode ser garantido por meio de velcro .

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Nas figuras anexas, apresentadas a titulo exemplificativo e não limitativo, pode observar-se o dispositivo inventado e suas partes referenciadas como se segue :

1 - tapete

2 - tapete propriamente dito

3 - bolsa

31 - abertura da bolsa

4 - esteira (amovível)

42 - forra impermeável

10 - camada superior do tapete propriamente dito

11 - tela inferior do tapete propriamente dito

15 - antiderrapante

51 - pega na figura 1, uma perspetiva de um tapete (1) como o inventado, isto é, um tapete com esteira amovível, sendo que a face inferior está virada para cima mostrando um acabamento antiderrapante (15) e mostrando também a abertura da bolsa (31), bem como a pega (51) que facilita a abertura da dita bolsa (31);

na figura 2, representa-se, em perspetiva, um tapete (1), sendo que a face inferior também está virada para cima mostrando um acabamento antiderrapante (15) e mostrando duas aberturas da bolsa (31), uma em cada extremo, bem como as pegas (51) respetivas;

na figura 3, representa-se, em perspetiva, o tapete propriamente dito (2), a abertura da bolsa (31) com a pega - sendo visível a boca da bolsa - bem como a esteira (4) destacada do tapete propriamente dito (2);

na figura 4, representa-se uma variante da figura anterior em que o tapete propriamente dito (2) integra duas aberturas da bolsa (31), uma em cada extremo, bem como as pegas (51) respetivas, sendo visível a camada superior do tapete propriamente dito (10), bem como a esteira (4) destacada do tapete propriamente dito (2);

na figura 5, representa-se uma variante da figura anterior - mostrando o tapete propriamente dito (2), as duas aberturas da bolsa (31), as respetivas pegas (51), a camada superior do tapete propriamente dito (10) - sendo que a única diferença reside no facto de a bolsa ser preenchida por duas esteiras (4) que ficam ustapostas;

na figura 6, representa-se o corte AA assinalado na figura 3, mostrando o tapete propriamente dito (2) com a bolsa (3) vazia e mostrando que a tela inferior do tapete propriamente dito (11) está impregnada de antiderrapante (15) do lado exterior;

na figura 7, representa-se o mesmo corte AA, supondo a esteira (4) incorporada no tapete propriamente dito - logo o corte mostra um tapete (1) conforme o invento - sendo que o tapete propriamente dito permanece com a face inferior virada para cima e, por isso, a camada superior do tapete propriamente dito (10), ou camada felpuda, está virada para baixo ;

na figura 8, representa-se um corte transversal de uma esteira (4) conforme a invenção que, por não ser impermeável, está totalmente envolta numa forra impermeável (42) . Mais em pormenor, as figuras atrás referidas mostram realizações possíveis da invenção, sendo que o tapete inventado estará dotado, preferencialmente, de tantas bolsas (3), quantas as esteiras (4) .

Também está previsto que uma mesma bolsa, por exemplo, com dupla abertura - aberturas em extremos opostos - possa albergar duas esteiras que ficarão de topos justapostos.

Cada esteira terá, preferencialmente, uma espessura compreendida entre 5,0 mm e 30,0 mm, sendo que não é obrigatório que um dado tapete propriamente dito (2) tenha incorporadas esteiras todas com a mesma espessura.

Cada bolsa (3) pode ser fechada por fecho tipo velcro, por fecho de correr, por molas ou outro dispositivo tradicional de abertura/ fecho rápidos.

Por outro lado, a etiqueta identificadora das características do tapete, ou da sua proveniência, ou ainda da sua marca, pode estar colocada na boca da bolsa de modo a funcionar de pega e a facilitar a abertura da mesma bolsa, especialmente no caso ser utilizado fecho tipo velcro, ou molas.

Particularmente no caso de o tapete inventado ter uma única esteira (4) e ter uma dimensão apreciável, haverá vantagem em que a bolsa (3) tenha duas aberturas (31) opostas, podendo a esteira ser introduzida por uma abertura e puxada através da outra.