Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SAFETY SYSTEM INSTALLED IN A CHILD SEAT USED IN MOTORCARS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/004494
Kind Code:
A1
Abstract:
The baby safety system for children in motorcars is an innovative means for improving the safety of children in motor vehicles. It is a simple system when used in the slim layout of same (seat and keychain only) and in this case only requires a power source already available in all vehicles. It can be adapted to existing seats or built into seats during manufacture. It can be joined to a module built into the vehicle, optionally, adding an additional safety device by using elements of the vehicle as warning means. In this case, intervention with the systems of the vehicle and installation by trained persons is required. A cellular-network communication module may also be installed using a data communication chip from the wide range of operators and wide range of transmission capacities available to users. This module does not depend on connection to parts of the vehicle to work, it need only be set up in the seat. This system enables simpler and entirely operational installation, and can be implemented in a manner that progressively satisfies user concerns and requirements.

Inventors:
MARTINS DA SILVA RAFAEL (BR)
Application Number:
PCT/BR2015/050002
Publication Date:
January 14, 2016
Filing Date:
January 12, 2015
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARTINS DA SILVA RAFAEL (BR)
International Classes:
G08B21/02; B60Q1/00; G08B23/00
Foreign References:
US20070075574A12007-04-05
US20070268119A12007-11-22
US20060139159A12006-06-29
CN201257931Y2009-06-17
Attorney, Agent or Firm:
MEDEIROS DE ABREU JUNIOR, Matusalem (BR)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1 - O "SISTEMA BABY SAFETY SYSTEM PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS" é caracterizado por utilizar sensores que podem detectar a presença de crianças assentadas nas mesmas e disparar dispositivos de alarmes quando o motorista se ausenta do veículo. A ausência do motorista é detectada por ausência de sinal do rádio transmissor de pequeno alcance (alguns metros) portado pelo mesmo. Na sua forma mais simples o alarme está na forma de sirene presente na central inteligente de comando afixada na cadeira.

2 - O "SISTEMA BABY SAFETY SYSTEM PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS" é caracterizado por, além da central inteligente de comando, possuir a habilidade de reconhecer e se comunicar com o módulo integrado ao veículo cuja função é adicionar os elementos de alarme do mesmo a serviço do sistema BSS em descrição, utilizando os protocolos de comunicação de cada veículo.

3 - O "SISTEMA BABY SAFETY SYSTEM PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS" é caracterizado por, além da central inteligente de comando, possuir a habilidade de reconhecer e se comunicar com o módulo de comunicação que adiciona as possibilidades oferecidas pela rede de telefonia celular com características de cada operadora do sistema e de escolha do cliente.

4 - O "SISTEMA BABY SAFETY SYSTEM PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS" é caracterizado por, além da central inteligente de comando, possuir a habilidade de reconhecer e se comunicar com o módulo de comunicação e através deste receber dados e comandos por dispositivos remotos via Wifi, Bluethoot, GPRS, GSM ou qualquer outro protocolo permitido pela técnica, que portam programas ou aplicativos desenvolvidos para este fim.

Description:
SISTEMA DE SEGURANÇA INSTALADO EM ASSENTO INFANTIL UTILIZADO EM AUTOMÓVEIS

Refere-se a presente patente a um novo produto da área de segurança e entretenimento para crianças dentro de automóveis. O objetivo é de prevenir e evitar o esquecimento das mesmas dentro de veículos automotores estacionados e ainda proporcionar entretenimento dos mesmos evitando desvios de atenção dos motoristas para as crianças. O estado da arte atual trata somente da segurança cinética, ou seja, procura evitar danos físicos ao ocupante provocados por rápidas acelerações ou desacelerações atando-os ao corpo do veículo de forma conveniente e normatizada pelo INMETRO. Nenhuma aborda o problema do esquecimento e nem exibe nenhum processo com a finalidade de evitá-lo, o que confere a classificação como novidade no mercado e preenche um dos itens para o pedido de Patente de Invenção, PI.

O princípio de funcionamento do SISTEMA BABY SAFETY SYSTEM PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS é alertar ao motorista quando este tentar sair do carro que alguma pessoa permaneceu na cadeirinha de crianças através de acionamento de alarmes visual, sonoro na cadeira, no veículo e ou em qualquer dispositivo portátil como dispositivos remotos para chaveiros, telefones celulares, i Phones, i Pads, Tablets e outros. O SISTEMA BABY SAFETY SYSTEM PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS pode ser adaptado nas cadeiras já existentes, chamado no linguajar automobilístico de "aftermarket", ou seja, instalação em produtos que já estão em uso, ou ainda ser integrado ao sistema de produção do veículo (preparado ou com conector para tal, também conhecido como pré-disposição) no ato da fabricação dos mesmos.

O SISTEMA BABY SAFETY SYSTEM PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS é constituído por uma Central Eletrônica Inteligente (A) na cadeira, um sensor tipo chaveiro para ser portado pelo motorista (B) que tanto pode ser do tipo transmissor de sinais quanto do tipo transponder (cuja presença é identificada automaticamente ao se aproximar da central), um módulo integrado ao veículo, de forma opcional, (C), que providencia a troca de informações com as centrais eletrônicas instaladas no veículo (seguindo o protocolo adequado a cada fabricante) e um de comunicação (D), também opcional e que providencia o envio e recebimento de dados externo ao sistema. A Central Eletronica Inteligente (A) mencionada acima utiliza componentes de acordo com a técnica desenvolvida para receber, processar, guardar os dados e programas, bem como acionar cada componente do sistema. Estes componentes deverão ser cadastrados na central eletronica da cadeira, no ato da fabricação ou da instalação, para formar um sistema completamente operacional, com códigos próprios, de forma a não interferir e nem aceitar interferência de outros sistemas. A central eletronica na cadeira possui alimentação própria por baterias recarregáveis através de conexão a tomada de energia dos veículos (E) (acendedores para cigarros ou outra fonte viável) e recebe sinais dos sensores bem como envia sinais de comando para os módulos de saída. Possui sensores de presença da criança na cadeira (F) que atuam por infravermelho, por transdutores de pressão ou outra forma que se apresentar mais adequada. Sensor da posição do braço (G), sensor da situação das travas dos cintos de segurança da cadeira (H), saídas e entradas para futuras expansões (I). Possui terminais de conexão (J) para dispositivos autónomos para entretenimento (Telas LCD / LED, players para vídeo e áudio e ainda para outros dispositivos TouchScreen), mas não limitados aos exemplos fornecidos. Comunica de forma sem fios com o módulo remoto (C) que é encarregado, mediante inteligência própria (como no caso da central eletronica já mencionada), de comunicar fisicamente com os elementos sensores, recebendo sinais elétricos ou de contatos e atuadores do veículo automotor. Estes sinais podem ser do tipo aviso de cinto de segurança solto, de alarme ligado, de vidros fechados e outros que forem adequados para avisar que o veículo está sendo deixado sozinho. Como exemplo de atuadores poderá disparar a sirene do alarme do veículo, acender e piscar luzes como as direcionais (setas) e faróis, abaixar os vidros de forma parcial se for indicado. Como opcional ainda poderá comunicar eventos selecionados via sistema sem fios tipo GPRS ou como conhecido por celular (Chip) pelo módulo de comunicação (D). Este módulo possui habilidade para transmissão e recepção, isto é, é bidirecional e pode transmitir áudio, vídeo e dados para dispositivos móveis bem como de receber instruções e programações geradas por programas, aplicativos, residentes nestes dispositivos móveis.

Modo de Funcionamento: O modo de funcionamento da cadeira SISTEMA BABY SAFETY SYSTEM PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS é perceber, quando ligada, o afastamento do sensor (B) da central eletrônica existente na cadeira (A) e deflagrar o processo de alarmes e sinalização caso exista uma pessoa deixada na cadeira de crianças. O processo de alarmes compreende as seguintes demandas: 1 - acionar a sirene existente na cadeira conforme programado; 2 - acionar a comunicação para o módulo integrado ao veículo (C); 3 - iniciar a transmissão de dados pelo módulo de comunicação (D) conforme programado.

O processo de detecção de criança na cadeira pode ser por sensor de pressão e/ou temperatura, por sensor nos cintos de segurança da cadeira, por detecção de vídeo caso seja empregado o módulo de comunicação (D) ou ainda por outro processo que a tecnologia permitir. O sensor tipo chaveiro (B) transmitirá de forma ativa em intervalos definidos um sinal de radiofrequência de pequeno alcance (alguns metros) codificado e entendível pela central na cadeira (após o cadastramento do mesmo). Dentre os códigos transmitidos está o de bateria baixa que acionará a sirene da cadeira de forma inequívoca alertando assim da necessidade da troca. Poderá ser cadastrado em mais de uma cadeira atendendo a situações de gémeos duplos, triplos, etc. No processo de transponder atuará de forma passiva, mas, respondendo aos sinais enviados pela central da cadeira.

O módulo integrado ao veículo (C) também deverá ser cadastrado a uma cadeira, no mínimo, ou a mais em caso de necessidade. Como é integrado ao veículo não necessita ser alimentado por bateria própria utilizando então a do veículo no qual estiver instalado. Os sinais de entrada e saída terão as polaridades adequadas a cada modelo de veículo tendo em vista a falta de padronização e pela solução de engenharia apresentada por cada fabricante.

O módulo de comunicação (D), a exemplo dos anteriores, também deverá ser cadastrado para poder comunicar com a central da cadeira. Deverá obedecer as normas da operadora GPRS (GSM) ou do serviço escolhido para a transmissão remota de dados com áudio e ou vídeo.

A cadeira recebe os sinais dos sensores, interpreta-os e aciona os dispositivos de saída uma vez que possui uma inteligência própria através de programas armazenados internamente. Este programa possui um modo mínimo de operação que seria um sistema constituído por uma cadeira e um chaveiro que cumpre as funções básicas de segurança as quais se propõe. Possui programas adicionais que permitem reconhecer, interpretar, tomar decisões e comunicar com os módulos acessórios opcionais.

No desenho anexo estão identificados os elementos descritos pelas suas letras correspondentes.