Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SELF-PROPELLED, MULTIPLE-USE TRANSFER DEVICE WITH FEED SPREADER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/070249
Kind Code:
A1
Abstract:
A self-propelled, multiple-use transfer device, as described in the description and depicted in the drawings, is an equipment used in agriculture and husbandry in general to transfer products contained in the interior thereof to another suitable equipment or location, having the additional function of spreading products on the ground and being self-propelled. The equipment is distinguished by the fact that it combines multiple functions, such as the ability to transfer and spread products in the field, or in other uses, such as in sandpits.

Inventors:
LIRA DEVOCIR ANTÔNIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/050026
Publication Date:
May 12, 2016
Filing Date:
December 03, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LIRA DEVOCIR ANTÔNIO (BR)
International Classes:
A01C3/00
Foreign References:
CA2203705A11998-10-25
KR20100069111A2010-06-24
KR20020073730A2002-09-28
Attorney, Agent or Firm:
STOCK, Luiz Fernando Campos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. TRANSFERIDOR DE MÚLTIPLO USO

AUTOPROPELIDO composto pelo reservatório de produtos (1) acoplado à cabine do operador (2) sendo o equipamento dotado de conjuntos de rodado completo (3) e movimentado a partir de motor a diesel (29) é caracterizado pelo fato de reunir as funções de transferidor e espalhador de produtos, sendo que o descompactamento dos insumos ocorre pelas pás descompactadoras (5) dos eixos (4) acionadas pela corrente

(6) e rodas dentadas (7); a esteira transportadora (9) acionada pela tomada de força (10) movimentando-se no sentido A faz o espalhamento de insumos no solo pela comporta traseira (11) e divisor de fluxo (12) através dos espalhadores circulares

(13) acionados pela tomada de força (33), sendo a esteira transportadora (9) constituída pela corrente (14) é movimentada pelas rodas dentadas (17) e dotada de saliências em L (15) onde são fixados os perfis transportadores (16); para o descarregamento de insumos pela esteira transportadora (9) esta se movimenta no sentido B onde o sem-fim recolhedor (18) acionado pela tomada de força

(19) direcionando os insumos para o duto articulado telescópico descarregador (20) de posicionamento variável, o qual é posicionado como em C quando não utilizado e em D quando recolhido; as chapas de seleção (21) da bandeja (22) acionadas pelas tomadas de força (23) permanecem abertas para o descarregamento; a transferência de grãos do reservatório de produtos (1) ocorre pelo duto articulado (24) dotado de articulação central (26) e sem-fim recolhedor (25) contínuo movimentando-se no sentido E, acionado pela unidade hidráulica de força (28), sendo que o duto articulado (24) possui os bocais (27) para limpeza; para a transferência de grãos as chapas de seleção (21) da bandeja (22) acionadas pelas tomadas de força (23) permanecem fechadas; o motor a diesel (29) promove o acionamento dos motores hidráulicos

(30) para movimentação dos conjuntos de rodado (3), sendo que o comando dos mecanismos ocorre pela bomba hidráulica

(31) ligada à válvula de comandos hidráulicos (32) que aciona as tomadas de força (8), (10), (19), (23) e (33) e unidade hidráulica de força (28).

2. TRANSFERIDOR DE MÚLTIPLO USO

AUTOPROPELIDO, tal como reivindicado em 1 é caracterizado pelo conjunto de bomba hidráulica (31) e válvula de comandos hidráulicos (32) serem substituídos por transmissão por caixas de cambio e diferencial com pinhão e coroa.

3. TRANSFERIDOR DE MÚLTIPLO USO AUTOPROPELIDO, tal como reivindicado em 1 é caracterizado pelo transferidor conter, opcionalmente, terceiro eixo resultando em tração 6 x 4.

Description:
TRANSFERIDOR DE MÚLTIPLO USO AUTOPROPELIDO COM DISTRIBUIDOR DE INSUMOS

Assunto:

[001] A presente Patente de Invenção refere-se a um equipamento utilizado em agricultura e pecuária em geral para transferir produtos constantes em seu interior para outro equipamento ou local adequado, contendo em si a função adicional de espalhar produtos no solo, sendo dito equipamento autopropelido. O equipamento apresenta como diferencial o fato de reunir em si múltiplas funções como a possibilidade de transferir e espalhar produtos no campo ou em outras aplicações como em areeiras.

Estado da Técnica:

[002] São conhecidos da técnica equipamentos que possuem a função de transferidor ou espalhador, de forma individualizada, sendo necessário um equipamento para a realização de cada função.

[003] Tais equipamentos conhecidos utilizados para espalhar insumos no solo, por exemplo, calcário ou adubo, entre outros, geralmente são rebocados por tratores ou por tração animal, e não possuem em si os meios de autopropulsão. São conhecidos alguns equipamentos espalhadores que possuem os meios de autopropulsão, mas estes não possuem a possibilidade de realizar outras funções no mesmo equipamento. Existem ainda carrocerias para espalhar insumos adaptadas em caminhões, mas estas compactam muito o solo pelo conjunto de pneus não ser adaptado para lavoura e pelo equipamento em seu conjunto ser muito pesado. Da mesma forma, os equipamentos transferidores de insumos utilizados no campo conhecidos são rebocados em geral por tratores, por serem equipamentos de grande porte.

[004] Esta forma construtiva dos transferidores, determinando sua movimentação de forma rebocada faz com que, em lavouras, seja necessário o deslocamento de um trator para levar e buscar o transferidor para junto dos equipamentos utilizados no plantio e colheita, por exemplo, fazendo com que um trator fique, por vezes, impedido de fazer outras funções para poder rebocar o transferidor. Além disto, o operador do trator não visualiza onde a carga está sendo colocada no transferidor no momento do carregamento, o que frequentemente acarreta a distribuição desigual da carga, sobrecarregando mais uma parte que outra, dificultando a movimentação e causando danos ao equipamento, e até mesmo podendo causar o tombamento do equipamento pelo fato do solo das lavouras ser frequentemente irregular. Isto ocorre devido ao fato do operador ficar no trator que reboca o transferidor, muito a frente do mesmo, não possuindo altura suficiente para visualizar a operação de carregamento. Na operação de transferir a carga, ocorre a mesma situação, necessitando de uma pessoa auxiliar para indicação correta do local para descarregamento.

[005] Com relação à forma construtiva dos espalhadores de insumos, da mesma forma, como estes são rebocados, é necessário que um trator, em geral, seja disponibilizado para sua movimentação, fazendo com que este deixe de desempenhar outras tarefas. Em propriedades maiores, o deslocamento de um trator para espalhar insumos acarreta atraso em outras atividades tão importantes como, ou faz com que se tenham mais tratores disponíveis para que a atividade de espalhar os insumos não atrapalhe o restante das tarefas.

[006] Desta forma, não é conhecido da técnica um equipamento autopropelido que reúna em si as funções de transferidor de carga e espalhador de insumos.

Conceito Inventivo:

[007] O presente Transferidor de Múltiplo Uso Autopropelido baseia-se no conceito inventivo de reunir em um único equipamento autopropelido as funções de transferidor de carga e espalhador de insumos.

[008] A principal vantagem da unificação destas funções em um único equipamento autopropelido está em conferir maior agilidade nas atividades do campo, uma vez que não é necessário deslocar um trator para tal. Além disto, diminui-se o custo produtivo, justamente por não ser necessário o uso de um trator junto ao reboque.

[009] Destaca-se também a versatilidade do equipamento, com uso múltiplo, podendo desempenhar várias atividades em uma única propriedade, tais como transferidor de colheita ou fertilizantes, ou qualquer outra carga necessária, e espalhador de insumos em geral, como calcário e outros corretores de solo, fertilizantes, entre outros.

[010] Embora a concepção do equipamento tenha como objetivo preferencial as atividades no campo, na agricultura ou pecuária, este também pode ser utilizado em outras atividades, como em areeiras, utilizado como transferidor de cargas de areia.

Campo de Aplicação: [011] A aplicação do presente Transferidor de Múltiplo Uso Autopropelido se dá na utilização deste como um equipamento agrícola.

Vantagens:

[012] O Transferidor de Múltiplo Uso Autopropelido apresenta como vantagens:

• Possibilita a execução das funções de transferidor de cargas e espalhador de insumos em um único equipamento, o que confere maior agilidade nas tarefas que precisam ser realizadas no campo;

• Proporciona menor custo produtivo pelo fato de não ser necessária a utilização de um trator para rebocar os equipamentos transferidor e espalhador;

• Pelo fato do operador ter contato visual com os produtos no momento em que estão sendo carregados, este pode melhor posicionar o equipamento para distribuição da carca no interior do equipamento. Além disto, não é necessária uma pessoa auxiliar para realizar a distribuição da carga, conferindo total autonomia ao operador;

• Flexibilidade de utilização, pelo fato do equipamento ser de múltiplo uso, podendo servir de transferidor de diversas cargas diferentes e também para ser utilizado como espalhador de vários insumos diferentes, em agricultura ou pecuária;

• Pode ainda ser utilizado de outras formas, como, por exemplo, em areeiras, como transferidor de areia;

• Pela sua forma construtiva, a carga a ser transferida pode ser descarregada pela esteira e recolhedor sem-fim, ou pelo dispositivo espalhador inferior, o que confere versatilidade ao equipamento, pois a carca pode ser movimentada da melhor forma possível ou necessária;

• Confere maior segurança a operação, pois o condutor possui contato visual com a carga, permitindo sua distribuição adequada, não possibilitando situações de tombamento; e

• Pelo fato de conter descompactador de insumos interno, os insumos são espalhados com maior qualidade e uniformidade. Em situações em que a carga fica parada no reservatório por algum tempo antes de ser transferido ou espalhado, ocorre a compactação natural deste, pelo seu próprio peso ou umidade, o que dificulta o recolhimento deste pela esteira.

Ilustrações:

[013] No intuito de facilitar a pesquisa e proporcionar entendimento da presente patente, conforme preconizado no relatório, segundo uma forma básica e preferencial de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência às ilustrações anexas, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo onde, a:

FIG.01 - apresenta a perspectiva frontal do transferidor;

FIG.02 - apresenta a vista lateral esquerda do transferidor;

FIG.03 - apresenta a vista superior do transferidor;

FIG.04 - apresenta a vista frontal do transferidor;

FIG.05 - apresenta a perspectiva posterior do transferidor;

FIG.06 - apresenta o Detalhe A;

FIG.07 - apresenta o Detalhe B;

FIG. 08 - apresenta a perspectiva posterior mostrando as esteiras do transferidor;

FIG. 09 - apresenta o Corte A-A mostrando o descarregamento de grãos pela parte inferior; FIG. 10 - apresenta o Corte A-A mostrando o descarregamento de insumos pelo espalhador;

FIG. 11 - apresenta a perspectiva explodida do dispositivo de descarregamento pelo recolhedor sem fim;

FIG. 12 - apresenta a perspectiva posterior do transferidor mostrando o descompactador interno;

FIG. 13 - apresenta a vista posterior do transferidor mostrando o mecanismo do descompactador interno;

FIG. 14 - apresenta a perspectiva posterior do transferidor mostrando o sistema hidráulico autopropulsor;

FIG. 15 - apresenta a perspectiva posterior do transferidor mostrando o sistema hidráulico e motores de acionamento dos mecanismos.

Descrição:

[014] O transferidor é composto pelo reservatório de produtos (1) acoplado à cabine do operador (2) constituindo um equipamento único dotado de conjuntos de rodado completo (3) para sua movimentação. A cabine do operador possui construção tal que permita a visualização do acondicionamento dos produtos no interior do reservatório de produtos (1 ).

[015] Produtos em geral, como grãos, fertilizantes ou calcário, são depositados no interior do reservatório de produtos (1) por outros equipamentos, como colheitadeiras, caminhões, guindastes, carregadeiras, retroescavadeiras e outros.

[016] Os insumos, como fertilizantes, húmus, gesso, fósforo, potássio, calcário entre outros, podem ser espalhados diretamente no solo ou descarregado para outro equipamento qualquer. Antes, porém, estes insumos devem ser descompactados para que possam ser movimentados facilmente pela esteira.

[017] O descompactamento ocorre através dos eixos (4) dotados de pás descompactadoras (5) movimentadas simultaneamente pela corrente (6) e rodas dentadas (7). O acionamento se dá pela tomada de força (8). As pás descompactadoras (5) possuem a função de remexer os insumos para que a esteira possa transportá-los.

[018] O espalhamento no solo ocorre através da esteira transportadora (9) acionada pela tomada de força (10), qual tem sentido duplo de movimentação. Para o espalhamento no solo a esteira movimenta-se no sentido A para que os insumos passem pela comporta traseira (11) e pelo divisor de fluxo (12), caindo sobre os espalhadores circulares (13), que têm a função de distribuir os insumos na superfície do solo.

[019] A esteira transportadora (9) é constituída pela corrente (14) dotada de saliências em L (15) onde são fixados os perfis transportadores (16). A movimentação contínua da corrente (14) se dá pelas rodas dentadas (17).

[020] O descarregamento dos insumos para outro equipamento, para abastecer uma plantadeira, por exemplo, se dá através da esteira transportadora (9) que se movimenta no sentido B para que os insumos caiam no sem-fim recolhedor (18) acionado pela tomada de força (19), sendo direcionados para o duto articulado telescópico descarregador (20), o qual pode ser posicionado em qualquer posição necessária para o descarregamento. Para o descarregamento, o duto articulado telescópico descarregador (20) é posicionado como em C, e quando não é utilizado, é posicionado como em D, sendo recolhidas as articulações telescópicas. [021] Para a realização de qualquer uma das formas de descarregamento de insumos, por espalhamento direto no solo ou através do duto articulado telescópico descarregador (20), as chapas de seleção (21) da bandeja (22), que confina a esteira transportadora (9), devem estar abertas para que os insumos possam ter contato e ser transportados pela esteira transportadora (9). O acionamento da movimentação das chapas de seleção (21) se dá pelas tomadas de força (23), e somente é possível com o equipamento vazio.

[022] A transferência de grãos ou outros produtos do interior do reservatório de produtos (1) é realizada pelo duto articulado (24) dotado internamente do sem-fim recolhedor (25) contínuo, cujo recolhimento e descarga dos produtos se dá no sentido E. O duto articulado (24) possui em si a articulação central (26) para fins de possibilitar a acomodação de sua porção superior mais próximo à cabine do operador (2). A porção horizontal do duto articulado (24) possui em si os bocais (27) para limpeza periódica do mesmo. O acionamento do sem-fim recolhedor (25) contínuo se dá pela unidade hidráulica de força (28) ou por caixas de engrenagens.

[023] Para a transferência de grãos ou outros produtos do interior do reservatório de produtos (1) através do duto articulado (24) é necessário que as chapas de seleção (21) estejam fechadas, para que os produtos caiam por sobre o sem-fim recolhedor (25) contínuo.

[024] O transferidor possui movimentação por motor a diesel (29), preferencialmente, para acionamento dos motores hidráulicos (30) para movimentação dos conjuntos de rodado completos (3). Os motores hidráulicos (30) podem ser substituídos por transmissão por caixas de cambio e diferencial com pinhão e coroa.

[025] O comando dos diversos mecanismos de dá a partir da bomba hidráulica (31) interligada à válvula de comandos hidráulicos (32) que aciona e desaciona as tomadas de força (8), (10), (19), (23), tomada de força (33) de acionamento dos espalhadores circulares (13) e unidade hidráulica de força (28). O conjunto de bomba hidráulica (31) e válvula de comandos hidráulicos (32) podem ser substituídos por transmissão por caixas de cambio e diferencial com pinhão e coroa.

[026] O equipamento pode conter, opcionalmente, 3 Q eixo resultando em tração 6 x 4.

Conclusão:

[027] Deste modo, o Transferidor de Múltiplo Uso Autopropelido é subsidiado por características técnicas e funcionais inéditas, merecendo, portanto, a proteção legal pleiteada.