Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR AIR-CONDITIONER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/113083
Kind Code:
A1
Abstract:
A structural arrangement for an air-conditioner is capable of enriching air with atomised water droplets in two stages. First, the water taken directly from the water supply network is pre-atomised in a pre-atomising device (8), then supplied to the main atomiser (9) that carries out the final atomisation, creating an ultra-fine mist that promotes heat exchange between the mist and air. The air-conditioner must be associated with a fan in order to propel the mist into the environment.

Inventors:
OLIVEIRA ALCIONE RODRIGUES DE (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000027
Publication Date:
August 08, 2013
Filing Date:
January 23, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
OLIVEIRA ALCIONE RODRIGUES DE (BR)
International Classes:
F24F6/12; B01F25/70; F24F6/14; F24F6/16
Foreign References:
BR0104775A2003-08-12
BRMU8800692U2008-09-23
BR0202524A2004-05-11
Attorney, Agent or Firm:
MARCA BRAZIL MARCAS E PATENTES (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CLIMATIZADOR, caracterizada pelo fato de compreender:

- uma grade de proteção (1 ) posicionada na parte traseira do climatizador junto ao motor (3), onde referido motor (3) é protegido por uma carenagem (2), contendo espaço para capacitor de partida (13), sendo referido motor fixado por intermédio de parafusos (14) à bacia (4);

- uma bacia (4) com uma multiplicidade de nervuras radiais em sua metade superior e é completada pelo atomizador principal (9), sendo que o atomizador principal (9) cobre o pré-atomizador (8), sendo que a água que abastece o pré-atomizador (8) chega por uma canaleta principal (5), sendo essa canaleta principal (5) conectada a um registro (15) ligado diretamente à rede de água;

- uma canaleta secundária (6) de condução dessa água da parte inferior para alimentação do pré-atomizador, onde na parte inferior da bacia existe uma parede guia para essa água (7);

- o pré-atomizador (8) dotado de aletas radiais periféricas que faz a pré-atomização da água antes de demandá-la ao disco cónico ou atomizador principal (9), onde esse atomizador principal (9) é fixado ao eixo do motor (3) por intermédio de porca (1 1 ) e arruela (10) e contém na sua parte frontal a grade de proteção (12).

2- DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CLIMATIZADOR, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato da eletroválvula (16) poder ser controlada por controle remoto (17).

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CLIMATIZADOR CAMPO TÉCNICO

O seguinte relatório descritivo para modelo de utilidade se refere ao desenvolvimento de um climatizador para ambientes, capaz de enriquecer o ar com gotículas de água atomizadas em dois estágios, onde em um primeiro momento a água demandada diretamente da rede de água é pré-atomizada em um dispositivo pré-atomizador; sendo então entregue ao atomizador principal que produz a atomização final, criando uma névoa ultrafina que facilita a troca térmica entre a névoa e o ar. O climatizador deve ser associado e um ventilador para arrastar essa névoa para o ambiente.

ESTADO DA ARTE

Sabe-se do estado da arte que os climatizadores de ar ou de ambiente funcionam de forma diferente dos aparelhos de ar condicionado. A principal função do climatizador é melhorarca qualidade do ar de um ambiente como um quarto, sala ou escritório

A maioria dos climatizadores de ambiente podem trabalhar com três funções diferentes que são: aquecer o ar, ventilar e umidificar.

Desta forma, o climatizador é uma ótima solução para quem mora em cidades e estados do Brasil onde a umidade do ar costuma ser baixa em determinadas épocas do ano. Para cidades onde a umidade do ar é muito elevada, o climatizador não tem a mesma eficiência de uma região de clima mais seco.

Os climatizadores de ambiente podem ser utilizados para substituir o ar condicionado e os umidificadores de ar. Alguns modelos mais avançados de climatizadores também acompanham o recurso de aquecedor de ambiente e ionizador.

Existem basicamente dois tipos de climatizadores. Os mais comuns são os climatizadores portáteis e também temos os climatizadores de parede que são de maior porte e sua instalação parece a de um ar condicionado.

Os climatizadores de ambientecsão boas alternativas para o ar condicionado em cidades onde a umidade relativa do ar é baixa, além de consumirem 9 vezes menos energia elétrica que um ar condicionado. Quanto menor a umidade e maior a temperatura maior é a capacidade do climatizador reduzir a temperatura do ambiente em 5 a 10 graus em relação a temperatura externa.

Os climatizadores de ar conhecidos empregam um bomba de água para puxar a água de um reservatório e demandá-la para o ventilador. Essa água chega ao ventilador é atomizada e espargida no ambiente. Isso faz com que a temperatura diminua por conta da evaporação.

Documentos de patente citados: BR 0.000.094-9; BR 0.104.775-2; BR 0.700.603-9; BR 8.602.976-2; BR 8.700.165-9; BR 8.800.202-0; BR 8.800.692-1 ; BR 8.801.015-5; BR 8.902.245-9; BR 8.900.950-9; BR 0.202.524-8

DISCUSSÃO

Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente discutido é um dos objetivos do presente modelo de utilidade, o desenvolvimento de um climatizador para ambientes, que não emprega bomba de água para puxar a água do reservatório para o ventilador. Nos sistemas que usam a bomba de água são comuns as interrupções no funcionamento da mesma, devido a problemas com sólidos particulados abrasivos, coletados do ar e devolvidos ao reservatório. A bomba puxa esses sólidos que passam pelas partes móveis desgastando-as.

Outro grande problema dos reservatórios é o retorno da água não atomizada. Essa água arrasta sólidos particulados que acabam sendo depositados no reservatório. Isso forma uma camada de lodo ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias, além de mau cheiro quando algum tempo sem uso do aparelho.

Dessa forma, a solução proposta para eliminar o reservatório de água e a bomba é captar a água a ser atomizada diretamente da rede transformando-a integralmente em névoa. Assim, não sobra água residual para contaminação. RELAÇÃO DA FIGURA

A caracterização da presente solicitação para patente de modelo de utilidade é feita por meio de um desenho representativo da disposição construtiva aplicada em climatizador, de tal modo, que o equipamento possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.

A partir da figura elaborada que expressa a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde esta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pleiteada.

Esta figura é meramente ilustrativa, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.

Neste caso temos que:

- A FIGURA 1 ilustra uma perspectiva explodida do climatizador proposto e; - A FIGURA 2 mostra o climatizador montado.

DESCRIÇÃO

Uma forma preferencial de realização do modelo de utilidade compreende uma grade de proteção (1 ) posicionada na parte traseira do climatizador junto ao motor (3), onde referido motor (3) é protegido por uma carenagem (2), contendo espaço para capacitor de partida (13), sendo referido motor fixado por intermédio de parafusos (14) à bacia (4). Essa bacia (4) contém uma multiplicidade de nervuras radiais em sua metade superior e é completada pelo atomizador principal (9). O atomizador principal (9) cobre o pré-atomizador (8), sendo que a água que abastece o pré-atomizador (8) chega por uma canaleta principal (5), sendo essa canaleta principal (5) conectada a um registro ( 5) ligado diretamente à rede de água. Uma canaleta secundária (6) de condução dessa água da parte inferior para alimentação do pré-atomizador, onde na parte inferior da bacia existe uma parede guia para essa água (7); contando com um pré-atomizador (8) dotado de aletas radiais periféricas que faz a pré-atomização da água antes de demandá-la ao disco cónico ou atomizador principal (9), onde esse atomizador principal (9) é fixado ao eixo do motor (3) por intermédio de porca (1 1 ) e arruela (10) e contém na sua parte frontal a grade de proteção (12).

O registro (15) é conectado diretamente a uma eletroválvula (16), sendo que essa eletroválvula (16) está ligada à rede de água. Quando o climatizador é posto a funcionar a eletroválvula (16) abre a água que o abastece. Quando o climatizador é desligado a eletroválvula (16) fecha a entrada de água no sistema. A quantidade de água que é demandada para o pré-atomizador (8) é controlada por controle remoto (17). FUNCIONAMENTO

O climatizador proposto possui dois estágios de atomização, onde a combinação desses dois estágios produz uma névoa ultrafina, possibilitando uma melhora na troca térmica entre a água atomizada e o ar ambiente.

A água entra no climatizador vinda diretamente da rede de abastecimento, passa por uma eletroválvula (16) e por um registro (15). A eletroválvula (16) controla a entrada ou não dessa água e o registro (15) controla a quantidade de água. A água chega ao sistema por uma canaleta principal (5) vinda da tubulação do registro. Essa canaleta principal (5) conduz a água diretamente ao pré-atomizador (8). Parte dessa água já é pré-atomizada e demandada ao atomizador principal (9) para produzir a névoa ultrafina, mas sobra um resíduo de água que não é consumida de imediato no pré-atomizador (8). Essa água não consumida de imediato é realimentada no sistema pelo atomizador principal (9). O atomizador principal ao girar cria um fluxo de ar que arrasta a água não consumida de imediato em um guia (7) para uma canaleta secundária (6) disposta na borda lateral interna da bacia (4). O atomizador principal (9) não toca a água existente na guia (7), apenas o fluxo de ar a arrasta até a dita canaleta secundária (6) e a entrega para uma canaleta principal (5) que reconduz essa água para o pré- atomizador (8). Esse pré-atomizador (8) fragmenta a água em gotículas e as entrega para o atomizador principal (9) que a transforma na névoa ultrafina. Dessa forma, toda a água que entra no climatizador é transformada em névoa ultrafina, sem a necessidade de reservatório de água e bomba. Quando o climatizador é desligado, toda a água residual que possa ter ficado na canaleta principal (5), secundária (6) e na guia (7) é consumida pelo giro inercial do atomizador principal (9).

O climatizador deve ser associado e um ventilador, onde o fluxo de ar criado pelo ventilador arrasta essa névoa ultrafina para o ambiente, proporcionando a troca térmica água-ar diminuindo o calor.