Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR A COOLING SYSTEM FOR WELDING, PLASMA CUTTING OR LASER MACHINES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/205953
Kind Code:
A1
Abstract:
A structural arrangement for a cooling system for welding, plasma cutting or laser machines is described, including a set of tubular fins (30) that are linked to the heat sink (20) arranged inside the welding, plasma cutting or laser machine (10), helping to dissipate heat using the ingress and egress of air or gas from the equipment itself near to the fins arranged on the sink at an ambient or cooled temperature, improving efficiency and increasing the service life of the equipment. Moreover, the set of tubular fins may be used as a single source of cooling in welding, plasma cutting or laser machines. The invention solves the problems and improves the drawbacks identified in the prior art.

Inventors:
FOCHESATTO JUAREZ (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050139
Publication Date:
December 07, 2017
Filing Date:
June 02, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
POWERMIG AUTOMAÇÃO E SOLDAGEM LTDA (BR)
International Classes:
B23K37/00
Foreign References:
CN201815808U2011-05-04
CN103240549A2013-08-14
CN202910466U2013-05-01
CN101777417A2010-07-14
KR101325073B12013-11-05
JP2010240698A2010-10-28
JPS5779085A1982-05-18
JP2004122203A2004-04-22
JP2005271041A2005-10-06
EP1669154A12006-06-14
DE10101787A12002-07-18
CN203245525U2013-10-23
CN102513745A2012-06-27
Other References:
See also references of EP 3466603A4
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZÁBALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO:

1 . DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM SISTEMA DE RESFRIAMENTO DE MÁQUINAS DE SOLDA, CORTE A PLASMA OU LASER compreende uma máquina de solda, corte a plasma ou laser (10) que apresenta internamente um dissipador de calor (20) que pode ser dotado por aletas (21 ) ou maciço, caracterizado pelo dissipador (20) ser dotado por um conjunto de aletas tubulares (30) dispostas entre as aletas (21) do dissipador de calor (20), ditas aletas tubulares (30) que são interligadas junto ao ponto de entrada (1 1) e saída (12) de ar ou gás do equipamento sendo aproveitado o mesmo ponto de entrada e saída de ar ou gás utilizado no processo de solda, corte a plasma ou laser, sendo que o ar ou gás passam pelo conjunto de aletas tubulares (30) dissipa o calor gerado no interior do equipamento (10).

2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM SISTEMA DE RESFRIAMENTO DE MÁQUINAS DE SOLDA, CORTE A PLASMA OU LASER, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado peio conjunto de aletas tubulares (30) possibilitar a retirada dos ventiladores auxiliares, normalmente contidos nestes equipamentos, de maneira a reduzir a entrada de poeira, óleo ou partículas junto aos componentes internos.

3. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM SISTEMA DE RESFRIAMENTO DE MÁQUINAS DE SOLDA, CORTE A PLASMA OU LASER, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por opcionalmente, o conjunto de aletas tubulares (30) ser utilizado como sendo a única fonte de refrigeração das máquinas de solda, corte a plasma ou laser (10), permitindo a retirada do dissipador de calor e ventiladores auxiliares, de forma a possibilitar a construção de equipamentos de menor dimensionamento.

Description:
[01] O presente modelo de utilidade descreve uma disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser. Mais especificamente compreende um conjunto de aletas tubulares interligadas e dispostas na porção interna da máquina de solda, corte a plasma ou laser que auxiliam na dissipação do calor através da entrada de ar ou gás junto à aletas em uma temperatura ambiente ou refrigerada, melhorando a eficiência e aumentando a vida útil dos equipamentos.

[02] Para obtenção do arco elétrico necessitamos de uma fonte de energia, denominada vulgarmente de máquina de solda, de corte plasma ou laser, e tecnicamente de fonte de soldagem. São máquinas que permitem a obtenção do arco elétrico em baixas tensões (10 a 350 V) e altas correntes (20 a 1000 A), sendo utilizada em soldagem nos processos Eletrodo Revestido, MIG/MAG, TIG, Arco Submerso, Plasma e Eletroescória.

[03] A máquina de solda ou corte é alimentada pela rede elétrica, mono, bi ou trifásica, em tensões normais de 1 10, 220, 380 ou 440V. Qualquer que seja a alimentação, a tensão de saída nos bornes da máquina deverá estar entre 10 a 350 V, e o tipo de corrente poderá ser alternada ou contínua.

[04] As máquinas de solda mais simples são conceituadas como pequenos transformadores ou inversores, que reduzem a tensão de alimentação para as tensões mencionadas, mantendo a corrente alternada. Devido à simplicidade do equipamento, são de baixo custo e aplicados em processos de soldagem que se trabalhe com corrente alternada ou corrente contínua. [05] Os componentes internos das maquinas de solda se aquecem pela passagem da corrente elétrica durante a soldagem enquanto o arco estiver acesso. Por outro lado, quando o arco não estiver operando, por exemplo, durante a troca de eletrodos, a remoção de escória ou durante a movimentação do cabeçote de um ponto de soldagem para outro, o equipamento pode se resfriar, particularmente quando este tiver ventiladores internos. Se a temperatura interna da fonte se tornar muito elevada por um certo período de tempo, esta poderá ser danificada pela queima de algum componente ou pela ruptura do isolamento do transformador ou poderá ter sua vida útil grandemente reduzida.

[06] Desse modo, as maquinas de solda, corte a plasma ou laser apresentam ventiladores auxiliares e dissipador de calor, constituído por aletas ou maciço e normalmente fabricado em alumínio ou cobre, disposto na porção interna do equipamento com objetivo de dissipar o calor proveniente do processo de soldagem ou corte, de forma a garantir e aumentar a vida útil dos componentes.

[07] Neste sentido, o estado da técnica apresenta diversos documentos de patente que mencionam melhorias aplicadas em sistemas de resfriamento e dissipação de calor em maquinas de solda ou corte, onde podemos destacar os seguintes documentos:

[08] O documento de patente CN203245525 descreve uma estrutura de canal de vento independente aplicado a uma máquina de solda elétrica. A estrutura de canal de vento independente é benéfica para acelerar a velocidade de dissipação de calor de elementos de aquecimento dentro de uma máquina de solda elétrica. A estrutura de canal de vento independente também tem um efeito de proteção dos dispositivos eletrônícos com propriedade à prova de poeira, à prova d'água e outras propriedades. Uma ventoinha de arrefecimento é fixada no interior de ranhuras junto a um escudo de vento à esquerda e um escudo de vento para à direita, sendo que o dissipador de calor está situado entre o escudo de vento esquerdo e direito, formando assim uma estrutura disposta em um espaço fechado.

[09] Este documento citado descreve um sistema de arrefecimento dotado por uma ventoinha que promove a dissipação do calor dentro do equipamento. Porém, este sistema apresenta alguns inconvenientes no sistema de arrefecimento devido à forma construtiva que não apresenta boa eficiência na dissipação do calor. No entanto, o sistema de arrefecimento reivindicado no presente pedido de modelo de utilidade, descreve um conjunto de aletas tubulares interligadas e dispostas na porção interna da máquina de forma a melhorar a eficiência da dissipação do calor, além de permitir a utilização deste sistema em diversos modelos de máquinas de solda devido à possibilidade de variabilidade construtiva do produto.

[010] Desta forma, a disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser, objeto do presente modelo de utilidade, tem com objetivo melhorar o sistema de resfriamento de máquinas de solda ou corte através de conjunto de aletas tubulares interligadas ao dissipador de calor, disposto na porção interna da máquina de solda, corte a plasma ou laser, auxiliando na dissipação do calor através da utilização da entrada de ar ou gás do próprio equipamento junto as aletas dispostas ao dissipador em uma temperatura ambiente ou refrigerada, melhorando a eficiência e aumentando a vida útil dos equipamentos. Além disso, o conjunto de aletas tubulares pode ser utilizado como a única fonte de refrigeração nas máquinas de solda, corte a plasma ou laser. [011] Tais características promovem maior eficiência na dissipação do calor e aumento da vida útil dos equipamentos, quando comparado com os produtos do estado da técnica.

[012] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser que provê um conjunto de aletas tubulares interligadas e dispostas na porção interna da máquina.

[013] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser que provê um conjunto de aletas tubulares interligadas ao dissipador de calor de máquinas de solda ou corte a plasma.

[014] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser que provê um sistema que auxilia na dissipação do calor através da entrada de ar ou gás contida no próprio equipamento junto à aletas tubulares em uma temperatura ambiente ou refrigerada.

[015] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser que provê o uso do gás ou ar utilizado no processo de solda ou corte

[016] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser que provê um sistema que permite sua utilização em diversos modelos de máquinas de solda ou corte devido à possibilidade de variabilidade construtiva do produto.

[017] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser que provê opcionalmente a retirada do ventilador de forma a reduzir a entrada de poeiras ou partículas no interior do equipamento, aumentando a vida útil .

[018] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser que provê opcionalmente somente a utilização das aletas tubulares dispostas no interior do equipamento, podendo ser retirado o dissipador de calor, sendo o conjunto de aletas tubulares a única fonte de refrigeração.

[019] A fim de melhor descrever as características técnicas da disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser, são apresentadas as figuras a seguir relacionadas:

[020] A figura 1 apresenta a vista em perspectiva da máquina de solda, corte a plasma ou laser, demonstrando o dissipador de calor e o conjunto de aletas tubulares interligadas nos pontos de entrada e sai da.

[021] A disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser, objeto do presente modelo de utilidade, compreende uma máquina de solda, corte a plasma ou laser (10) que apresenta internamente um dissipador de calor (20) que pode ser dotado por aletas (21) ou maciço, sendo normalmente fabricado em alumínio ou cobre.

[022] O dissipador de calor (20) apresenta um conjunto de aletas tubulares (30) dispostas entre as aletas (21) do dissipador de calor, ditas aletas tubulares (30) que auxiliam na troca e dissipação de calor, de forma a resfriar os componentes internos e melhorar a eficiência de funcionamento das máquinas de solda, corte a plasma ou laser (10). [023] O conjunto de aletas tubulares (30) é interligado junto ao ponto de entrada (1 1) e saída (12) de ar ou gás do equipamento, sendo aproveitado o mesmo ponto de entrada e saída de ar ou gás utilizado no processo de solda, corte a plasma ou laser. Assim, o mesmo gás ou ar que é utilizado no processo passa pelas aletas tubulares (30) antes de ser direcionado até a tocha de corte ou solda, de forma a auxiliar na troca de calor junto ao dissipador (20).

[024] O ar ou gás que entra no equipamento (10) através do ponto de entrada (1 1 ) apresenta uma temperatura baixa e quando passa pelo conjunto de aletas tubulares (30), disposta entre o dissipador de calor (20), dissipa o calor gerado no interior do equipamento (10) de modo a facilitar o resfriamento dos componentes internos.

[025] As máquinas de solda ou corte (10) dotadas pelo conjunto de aletas tubulares (30) podem ser utilizadas sem os ventiladores auxiliares, normalmente contidos nestes equipamentos, de maneira a reduzir a entrada de poeira, óleo ou partículas junto aos componentes internos, aumentando a vida útil e reduzindo a incidência de manutenções constantes.

[026] Opcionalmente, o conjunto de aletas tubulares (30) pode ser utilizado como sendo a única fonte de refrigeração das máquinas de solda, corte a plasma ou laser (10), permitindo a retirada do dissipador de calor e ventiladores auxiliares, de forma a possibilitar a construção de equipamentos de menor dimensionamento.

[027] Desta forma, a disposição construtiva em sistema de resfriamento de máquinas de solda, corte a plasma ou laser, objeto do presente modelo de utilidade, tem com objetivo melhorar o sistema de resfriamento de máquinas de solda ou corte (10) através de conjunto de aletas tubulares (30) interligadas ao dissipador de calor (20), disposto na porção interna da máquina de solda, corte a plasma ou laser (10), auxiliando na dissipação do calor através da utilização da entrada (1 1) e saída (12) de ar ou gás, do próprio equipamento, junto as aletas tubulares (30) dispostas ao dissipador (20) em uma temperatura ambiente ou refrigerada, melhorando a eficiência e aumentando a vida útil dos equipamentos (10), Além disso, o conjunto de aletas tubulares (30) pode ser utilizado como a única fonte de refrigeração nas máquinas de solda, corte a plasma ou laser (10).