Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT ON DENTAL DIAMOND-COATED BUR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/026546
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model pertains to the technical field of dentistry and relates more specifically to a new structural arrangement introduced on dental diamond-coated burs for texturizing restorations comprising a sharp-type bur (1) with a rounded end having a surface (1-A) with intercalated wear areas, with a diamond coating (1-A-1) and smooth areas without a diamond coating (1-A-2) of the same material as the body (2); and a cylindrical body (2) integrated onto the bur (1) that is connected to a conventional dental rotary device.

Inventors:
MANSSUR SIMONE MELARA (BR)
MELARA RAFAEL (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050014
Publication Date:
February 08, 2024
Filing Date:
January 17, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MANSSUR SIMONE MELARA (BR)
MELARA RAFAEL (BR)
International Classes:
A61C3/06; A61C3/02; A61C5/20
Foreign References:
CN206080731U2017-04-12
US20010034007A12001-10-25
DE3716580C21992-09-03
US4661064A1987-04-28
BRPI1001365A22012-01-24
BRPI0602804A2007-03-06
Attorney, Agent or Firm:
LEAO BARCELLOS, Milton Lucidio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM PONTA DIAMANTADA

ODONTOLÓGICA, que é constituída de um corpo cilíndrico (2) integrado à ponta

(1 ) que se conecta a um dispositivo rotatório odontológico convencional, caracterizada possuir a ponta (1 ) um formato troncocônico com extremidade arredondada contendo superfície (1-A) com áreas de desgaste intercaladas, com diamante (1 -A-1 ) e lisas sem diamantes (1 -A-2) do mesmo material do corpo (2).

2 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM PONTA DIAMANTADA ODONTOLÓGICA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por opcionalmente a ponta (1 ) possuir uma conicidade variada ou formato cilíndrico.

3 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM PONTA DIAMANTADA ODONTOLÓGICA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por opcionalmente a ponta (1 ) possuir diamantes de diferentes granulações (tamanhos) para realizar desgastes de diferentes profundidades, de acordo com a situação clínica desejada.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 1 de Dezembro de 2023 (0.12.2023)

1 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM PONTA DIAMANTADA

ODONTOLÓGICA, que é constituída de um corpo cilíndrico (2) integrado à ponta (1 ) que se conecta a um dispositivo rotatório odontológico convencional, caracterizada por possuir a ponta (1 ) um formato troncocônico com extremidade arredondada contendo superfície (1 -A) com áreas de desgaste intercaladas, com diamante (1 -A-1 ) e lisas sem diamantes (1 -A-2) do mesmo material do corpo (2); a ponta (1 ) contendo conicidade variada e áreas (1 -A-1 ) com diamantes de diferentes granulações.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM PONTA DIAMANTADA ODONTOLÓGICA Setor técnico

[001 ] O presente modelo de utilidade pertence ao setor técnico odontológico e refere-se mais especificamente a uma nova disposição construtiva introduzida em ponta diamantada odontológica para texturização de restaurações, com áreas diamantadas intercaladas para melhor controle da texturização.

Estado da técnica

[002] Para a atividade de texturização de restaurações dentárias são conhecidas as brocas multilaminadas, instrumentos rotatórios constituídos de diferentes materiais com lâminas anguladas entre si que possibilitam a remoção do excesso de resina em restaurações. Estas brocas realizam um desgaste uniforme da superfície das restaurações de resina composta, não produzindo um padrão de textura próximo aos dentes naturais.

[003] Outra solução conhecida são as pontas diamantadas, instrumentos rotatórios que constituídos de pequenos grãos de diamantes, facilitam a remoção da resina do dente do paciente. Porém, ainda assim, as ponteiras diamantadas não deixam o dente do paciente com um padrão de textura semelhante ao seu desenho original, deixando-o com linhas irregulares e tomando a superfície dos dentes restaurados diferentes entre si.

[004] O documento de patente JP2126843 descreve uma ponta com bico fino e uma película de diamante na superfície, possibilitando o corte ou polimento de resinas. Esta ponta apresenta como inconveniente grãos de diamantes dispersos irregularmente, impossibilitando uma texturização regular do dente, deixando-o com uma superfície diferente do natural.

[005] O documento de patente JP6022982 descreve uma ponta cilíndrica com grãos abrasivos de diamante. Esta ponta apresenta o mesmo inconveniente da patente anterior, com grãos irregulares, não produzindo uma superfície homogênea no dente e apresenta um formato cilíndrico, que dificulta o polimento de faces de difícil alcance.

Novidade e objetivo do modelo proposto

[006] A nova disposição construtiva introduzida em ponta diamantada para texturização de restaurações dentárias, proposto pelo presente modelo de utilidade, resolve eficazmente as limitações do estado da técnica anteriormente referidos.

[007] A ponta diamantada contém área de desgaste com diamantes e lisas, sem diamantes, de forma intercalada promovendo um desgaste controlado e padronizado de uma superfície de restauração.

[008] Áreas intercaladas possibilitam que o profissional odontológico tenha um maior controle do desgaste que está sendo realizado durante a etapa de texturização das restaurações, possibilitando a realização de linhas semelhantes à dos dentes naturais.

Melhoria funcional do modelo proposto

[009] A nova disposição construtiva introduzida em ponta diamantada, proposta pelo presente modelo de utilidade, resulta na seguinte melhoria funcional:

- As pontas diamantadas do estado da técnica apresentam partículas de diamante dispostas de forma irregular, impossibilitando o controle das linhas produzidas na superfície da restauração, produzindo texturização diferente da natural. Resolvido pelo presente invento, através de ponta diamantada com áreas de desgaste intercaladas, com e sem diamantes, possibilitando o controle da texturização da superfície;

- Possibilita a reprodução do mesmo padrão de textura em mais de uma restauração no mesmo paciente; e

- Mantem um distanciamento natural entre a estrias produzidas na superfície da restauração de resina.

Relação dos desenhos anexos

[010] A fim de que o presente modelo seja plenamente compreendido e levado à prática por qualquer técnico desse setor tecnológico, o mesmo passa a ser descrito de forma clara, precisa e suficiente, com base nos desenhos anexos, abaixo listados, que ilustram formas de realização da ponta diamantada:

Figura 1 - Ilustra a vista em perspectiva da ponta diamantada do presente modelo; e

Figura 2 - Ilustra a vista em perspectiva ampliada da ponta diamantada do presente modelo.

Descrição do modelo

[011 ] A figura 1 ilustra a nova disposição construtiva introduzida em ponta diamantada que compreende uma ponta (1 ) em formato troncocônico com extremidade arredondada contendo superfície (1 -A) com áreas de desgaste intercaladas, com grãos de diamante (1 -A-1 ) e lisas (1 -A-2) sem diamante, do mesmo material que o corpo (2) de aço inox; e um corpo cilíndrico (2) de aço inox integrado à ponta (1 ), que se conecta a um dispositivo rotatório odontológico convencional.

[012] Opcionalmente a ponta (1 ) pode possuir uma conicidade variada ou apresentar-se de forma cilíndrica, com os mais variados comprimentos, de acordo com a preferência do profissional.

[013] Os grãos de diamante (1 -A-1 ) podem apresentar diferentes tamanhos para realizar desgastes com diferentes profundidades.

[014] As áreas de desgaste intercaladas podem apresentar diferentes larguras para realizar desgastes intercalados também com diferentes larguras.

[015] A ponta (1 ) contém um formato preferencialmente troncocônico, mas não se limitando a este.

[016] A superfície (1-A) com áreas de desgaste com grãos de diamante (1 -A-1 ) possibilita uma rápida texturização da restauração através do desgaste da resina de forma intercalada, pois o diamante é um material com dureza elevada, sendo a resina removida rapidamente. As áreas com diamante (1-A-1 ) são intercaladas com áreas lisas (1-A-2) sem diamante, que por serem lisas não desgastam a superfície da restauração.

[017] As áreas intercaladas na superfície (1 -A) são circulares horizontais ao entorno da ponta (1 ) preferencialmente, porém não limitadas a este formato.

[018] Opcionalmente a ponta (1 ) contém áreas de desgaste com grãos de diamante (1-A-1 ) em diferentes larguras, para realizar desgastes intercalados também com diferentes larguras.

[019] O corpo cilíndrico (2) da ponta diamantada para realizar a texturização de restaurações dentarias é fixado a um motor ou equipamento semelhante que possibilite rotacionar a ponta para que essa possa texturizar a restauração (turbina de alta rotação, contra ângulo de baixa rotação, contra ângulo multiplicador de baixa rotação ou conta ângulo adaptado a motores elétricos). [020] A restauração dental em resina é um tratamento utilizado para restaurar cavidades acometidas por cárie, restaurações defeituosas, fraturas dentais, etc. As restaurações de dentes anteriores e posteriores devem restabelecer função e estética, reproduzindo a anatomia, cor e textura de forma natural, semelhante aos dentes naturais. Na realização de restaurações em dentes anteriores, um aspecto importante a ser realizado na etapa de acabamento das restaurações é a realização da texturização da superfície da resina com o objetivo de simular as estrias presentes nos dentes naturais, que normalmente apresentam-se como linhas de alto e baixo relevo dispostas na superfície dos dentes. Através do uso da ponta diamantada do invento a texturização da restauração de resina toma esta superfície muito próxima do padrão encontrado nos dentes naturais.