Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT INTRODUCED INTO A DENTAL MATRIX
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/026545
Kind Code:
A1
Abstract:
This utility model consists of a laminar body (1) with at least four openings (2) on the side ends arranged in pairs, symmetrical with respect to the vertical centre of the matrix, which allow the correct adaptation and fastening of the matrix on to the patient's tooth, that is, a pair of upper openings (2-A) for traction together with the crown portion of the tooth and a pair of lower openings (2-B) for traction on the cervical portion of the tooth using ligatures. The dental wires (3) pass between the upper opening (2-A) and lower opening (2-B) of the same end and are fastened together on the opposite side of the tooth.

Inventors:
MELARA RAFAEL (BR)
MANSSUR SIMONE MELARA (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050006
Publication Date:
February 08, 2024
Filing Date:
January 11, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MELARA RAFAEL (BR)
MANSSUR SIMONE MELARA (BR)
International Classes:
A61C5/88; A61C5/85
Domestic Patent References:
WO2002043609A12002-06-06
WO2012064750A12012-05-18
Foreign References:
US0677268A1901-06-25
US5425635A1995-06-20
US1669231A1928-05-08
US10441394B22019-10-15
US20050244787A12005-11-03
US20190183609A12019-06-20
Attorney, Agent or Firm:
LEAO BARCELLOS, Milton Lucidio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM MATRIZ DENTÁRIA, que é constituída de um corpo laminar (1 ), caracterizada por possuir pelo menos quatro orifícios (2) nas extremidades laterais do corpo laminar (1 ) dispostos em pares, espelhados em relação ao centro vertical da matriz para realização de amarria.

2 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM MATRIZ DENTÁRIA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por alternativamente a matriz possuir no corpo laminar (1 ) uma aba (4) inferior contendo além dos quatro orifícios (2), pelo menos dois orifícios (4-A) que possibilitam uma amarração inferior junto à cervical do dente.

3 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM MATRIZ DENTÁRIA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por opcionalmente a matriz possuir dois corpos laminares (1 ) similares interligados através de uma parede (5) para a dobra dos corpos laminares (1 ) ao redor do dente, contendo pelo menos quatro orifícios (2), nas extremidades opostas de cada corpo laminar (1 ), tomando possível trabalhar nas faces mesial e distai ao mesmo tempo.

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM MATRIZ DENTÁRIA Setor técnico

[001 ] O presente modelo de utilidade pertence ao setor técnico odontológico e refere-se mais especificamente a uma nova disposição construtiva introduzida em matriz dentária com método de fixação por amarria com pelo menos dois fios dentais que resulta em uma melhor adaptação e estabilização da matriz em tomo do dente, proporcionando um melhor contorno da face do dente a ser restaurado.

Estado da técnica

[002] São conhecidas matrizes dentárias totais ou parciais constituídas de bandas que se adaptam à superfície do dente, com o objetivo de servirem de anteparo para a inserção do material restaurador, reproduzindo a anatomia dental das paredes dentais perdidas por cárie e fratura ou quando da necessidade de substituição de restaurações defeituosas pré-existentes.

[003] Geralmente na técnica operatória de restauração dental, objetiva-se a reprodução dos contornos anatômicos, substituindo a parede do dente perdida por resina composta ou amálgama. Existem vários tipos de matrizes dentárias disponíveis no mercado. As matrizes totais são adaptadas à estrutura dental com o auxílio de um porta-matriz, dispositivo esse que realiza o apertamento da mesma em torno da estrutura dental através de um parafuso, sendo também estabilizadas por uma cunha de madeira ou de plástico.

[004] Existem também as matrizes parciais, as quais são adaptadas aos dentes com auxílio de um anel metálico, que pressiona a matriz contra as paredes dentais remanescentes, sendo também estabilizadas por uma cunha de madeira ou de plástico.

[005] As matrizes atualmente disponíveis apresentam alguns inconvenientes. As matrizes totais estabilizadas por um porta-matriz ocupam um espaço demasiado no campo operatório devido à presença do porta-matriz, sendo estabilizadas nos dentes com o auxílio de uma cunha de madeira ou plástico. Outro inconveniente deste tipo de matriz é a dificuldade da correta reprodução da convexidade das faces dentais pois as mesmas apresentam formato plano. Por sua vez, as matrizes parciais apresentam como inconveniente a dificuldade de adaptação em dentes com elevada perda tecidual, pois como são estabilizadas por um anel metálico, este muitas vezes, não encontra anteparo na parede dental perdida, pois ao comprimir a matriz contra o dente, empurra a mesma para o interior da cavidade dental.

[006] Uma solução conhecida é a matriz de Hollemback, a qual preconiza a confecção de um orifício central em cada extremidade da matriz, porém esta disposição necessita ser personalizada pelo cirurgião-dentista, que precisa realizar as perfurações, dificultando a adaptação correta da matriz junto ao dente e aumentando o risco de rasgamento do fio dental pela presença de rebarbas nas bordas dos orifícios confeccionados.

[007] O documento de patente US 2011262878 descreve uma matriz parcial dentária que apresenta 2 bordas inferiores nas extremidades com uma curvatura, onde é adaptado um fio dental com o objetivo apenas de facilitar a inserção interproximal da matriz entre os dentes.. Essa matriz não apresenta a possibilidade de realizar a amarria ao redor dos dentes pois tem um posicionamento deslocado para a parte inferior da mesma, não possibilitando uma correta adaptação da matriz em tomo do dente.

[008] O documento de patente US 2012164594AA descreve um dispositivo para aplicação de pressão contra os dentes adjacentes a fim de separá-los. O dispositivo aumenta o espaço interproximal entre os dentes adjacentes a fim de facilitar a visualização e campo de trabalho. A invenção é acompanhada de uma matriz parcial flexível convencional, apresentando o mesmo inconveniente descrito anteriormente para esse tipo de matriz (dificuldade de adaptação em cavidades com grande destrição estrutural).

[009] O documento de patente US 2015182302 descreve uma matriz dental parcial com aba superior e duas abas laterais contendo orifícios. Esta disposição em matriz parcial dentária apresenta como característica a possibilidade de inserção e remoção da matriz utilizando pinça específica adaptada a um dos orifícios. Seus orifícios são utilizados apenas como um espaço para que seja inserido o instrumento (pinça) para colocação e remoção da matriz, não apresentando posição satisfatória para o fracionamento da matriz pela realização de amarria com fio dental.

Novidade e objetivo do modelo proposto

[010] A nova disposição construtiva introduzida em matriz dentária para restauração de dentes, proposto pelo presente modelo de utilidade, resolve eficazmente as limitações do estado da técnica anteriormente referidos.

[011 ] É uma matriz dentária parcial com orifícios laterais que possibilita sua fixação junto ao dente através do fracionamento por amarria. Através de um fio dental ou objeto similar o cirurgião-dentista poderá inserir a matriz no espaço entre os dentes desejados e amarrar a matriz em tomo do dente, garantindo sua correta fixação e fracionamento.

[012] Para aumentar a versatilidade da matriz, são dispostos orifícios em diferentes posições, possibilitando fracionar a matriz com um fio tanto na porção coronária quanto na porção cervical, bem como diferentes formatos e tamanhos, para serem utilizadas tanto em molares quanto em pré-molares.

Melhoria funcional do modelo proposto

[013] A nova disposição construtiva introduzida em matriz dentária, proposta pelo presente modelo de utilidade, resulta nas seguintes melhorias funcionais:

- As matrizes dentárias totais do estado da técnica são fixadas através de instrumentos odontológicos (porta-matrizes), dificultando o acesso ao campo operatório do profissional para realizar o procedimento restaurador necessário, o que é resolvido pelo presente modelo através de uma matriz parcial com orifícios, a qual possibilita a sua estabilização na estrutura dental por tração, através de fio dental ou objeto similar amarrado de forma firme por duplo nó (amarria), o qual tensiona a matriz em tomo do dente à medida que o nó é apertado;

- As matrizes dentárias parciais do estado da técnica são fixadas através de anéis metálicos e cunhas de madeira na estrutura dental sendo inviável a sua adaptação em dentes com elevada perda tecidual, pois como elas são estabilizadas por um anel metálico, este muitas vezes, não encontra anteparo na parede dental perdida, pois ao comprimir a matriz contra o dente, empurra a mesma para o interior do cavidade dental. A grande vantagem do presente invento em relação às matrizes parciais atualmente disponíveis, é que a adaptação desta matriz inovadora se dá por fracionamento e não por compressão, portanto sem a necessidade de estabilização por um anel metálico. Assim sendo, mesmo que a cavidade dental seja ampla, será possível adaptá-la à estrutura dental pois a mesma será fracionada em tomo do dente por uma amarria, sem a necessidade de utilização de um anel metálico, o que inviabilizaria o processo;

- Orifícios dispostos em diferentes posições na matriz, possibilitando uma amarria com fio na porção coronária e/ou cervical do dente paciente;

- Dois diferentes modelos para molares, apresentando 4 orifícios, tomando possível trabalhar em uma face proximal (mesial ou distal) ou nas duas faces proximais ao mesmo tempo (mesial e distai);

- Um modelo especialmente desenvolvido para cavidades subgengivais em molares contendo além dos 4 orifícios, mais 2 orifícios posicionados na porção inferior, para promover uma correta adaptação da matriz também na porção subgengival; e

- Dois diferentes modelos para pré-molares, apresentando 4 orifícios, tornando possível trabalhar em uma face proximal (mesial ou distal) ou nas duas faces proximais ao mesmo tempo (mesial e distai).

- Relação dos desenhos anexos

[014] A fim de que o presente modelo seja plenamente compreendido e levado à prática por qualquer técnico desse setor tecnológico, o mesmo passa a ser descrito de forma clara, precisa e suficiente, com base nos desenhos anexos, abaixo listados, que ilustram formas de realização da matriz dentária:

Figura 1 - ilustra a vista frontal da matriz do presente modelo;

Figura 2 - ilustra a vista frontal da matriz do presente modelo com fios para amarria;

Figura 3 - ilustra a vista frontal de uma opção da matriz com projeção inferior para adaptação subgengival; e

Figura 4 - ilustra a vista frontal de uma opção da matriz com dois corpos para utilização simultânea em duas faces.

Descrição do modelo

[015] A figura 1 ilustra a nova disposição construtiva introduzida em matriz dentária em seu modelo preferencial que compreende um corpo laminar (1 ) com pelo menos quatro orifícios (2) nas extremidades laterais dispostos em pares, espelhados em relação ao centro vertical da matriz.

[016] Os orifícios (2) contêm um diâmetro que possibilita a passagem de um fio dental para que a matriz seja fixada por amarria em uma operação executada pelo profissional de odontologia. Tal construtividade traz estabilidade e adaptação para a matriz e mobilidade ao profissional, que não necessita de instrumentos odontológicos robustos junto à boca do paciente para fixar a matriz. [017] Para possibilitar uma correta utilização da matriz, os orifícios (2) são lixados (lisos), evitando que ocorra desgaste do fio dental e uma possível ruptura. [018] A matriz contém pelo menos quatro orifícios para possibilitar uma correta adaptação e fixação da mesma junto ao dente do paciente, a saber, um par de orifícios superiores (2-A) possibilita um fracionamento junto à porção coronária do dente e um par de orifícios inferiores (2-B) possibilita um fracionamento junto à porção cervical do tente, por meio de amarrias. Essa matriz apresenta-se em dois tamanhos: um para molares e outro para pré-molares.

[019] A figura 2 ilustra o posicionamento dos dois fios dentais (3) para a fixação de cada matriz, cada fio dental (3) ou objetos similares, passa entre o orifício superior (2-A) e inferior (2-B) da mesma extremidade e amarram-se entre si na face oposta do dente ou onde for melhor e possível, trazendo estabilidade e garantindo que todo o corpo (1 ) se molde junto ao dente do paciente.

[020] Alternativamente, conforme ilustrado na figura 3, a matriz pode conter um corpo laminar (1 ) com uma aba inferior (4) contendo além dos quatro orifícios (2) mais dois orifícios (4-A) que possibilitam uma amarração inferior junto à cervical do dente. Esse modelo opcional tem especial aplicação para dentes que apresentam cavidades profundas em relação ao tecido gengival (subgengivais). [021 ] Opcionalmente, conforme ilustrado na figura 4, a matriz pode conter dois corpos laminares (1 ) similares interligados através de uma parede (5), que possibilita a dobra dos corpos laminares (1 ) ao redor do dente, moldando-se de acordo com o desenho do dente, contendo pelo menos quatro orifícios (2), nas extremidades opostas de cada corpo (1 ), tomando possível trabalhar nas duas faces proximais ao mesmo tempo (mesial e distai). Essa matriz apresenta-se em dois tamanhos: um para molares e outro para pré-molares.

INCORPORADAS POR REFERÊNCIA REGRA 20.6