Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM AND METHOD FOR ANGULAR CONSTRUCTION OF CONCRETE WIND-POWER TOWERS AND THE LIKE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/195612
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a system and method for uninterrupted and continuous construction of concrete towers for use primarily as wind-power towers and communication towers, of cylindrical or conical form or having another arrangement, via the use of a metallic central tower, with a rack-and-pinion system, which provides the vertical movement for carriage-modules with the latter's components. The lower carriage (module), via rigid tensioning members linked therefrom to each of the internal sliding through-forms - forming a radiating arrangement, keeps this set of sliding forms stabilized. The upper carriage (module) is responsible for raising the set of sliding through-forms, via the use of a set formed by the raising arms and the supports thereof, cables and the spacers of the internal and external sliding through-forms. The difference in raising speed between the upper carriage (module) and the lower carriage (module), when programmed, gives rise to the desired angulation/conicity for the concrete tower under construction.

Inventors:
FARIAS ROGÉRIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050099
Publication Date:
November 01, 2018
Filing Date:
April 25, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FARIAS ROGERIO (BR)
International Classes:
E04H12/12; E04G11/22; E04H12/34
Domestic Patent References:
WO2013120889A12013-08-22
Foreign References:
GB988400A1965-04-07
GB1218248A1971-01-06
US4374634A1983-02-22
US3453707A1969-07-08
US3399438A1968-09-03
US4824350A1989-04-25
US1891160A1932-12-13
US3897182A1975-07-29
Attorney, Agent or Firm:
FILGUEIRAS, Rogerio (BR)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

01 - □ "SISTEMA E MÉTODO DE CONSTRUÇÃO ANGULAR DE TORRES EÓLICAS DE CONCRETO E SIMILARES", É Caracterizado Por compreender uma Torre Metálica Central (1 1 ] - módulo de construção consistindo de Carros de Arrasto Superior [01 ] e Inferior (02); Tensores Rígidos de Raio

[09] e Formas Deslizantes Transpassantes Internas [03] e Externas [04], onde a dita Torre Metálica Central [1 1 ] é capaz de manter o prumo, alinhamento e geometria pela sua movimentação vertical, e também elevar os Carros de Arrastos Superior [01 ] e Inferior [02] interligados, movimentando as Formas Deslizantes Transpassantes Internas [03] e Externas [04], sendo que o Carro Superior [01 ] eleva as Formas Deslizantes e o Carro Inferior

[02] estabiliza as Formas Deslizantes Transpassantes [03] e [04] por meio de Tensores Rígidos (09].

□2- O "SISTEMA DE CONSTRUÇÃO ANGULAR DE TORRES EÓLICAS DE CONCRETO E SIMILARES", de acordo com a Reivindicação 1 , É Caracterizado Pelo movimento vertical do Sistema que se dá por meio de um dispositivo de movimentação vertical compreendendo um pião e uma cremalheira que eleva os Carros [01 ] e [02], sendo que os ditos carros possuem ligamentos entre si.

□3- O "SISTEMA DE CONSTRUÇÃO ANGULAR DE TORRES EÓLICAS DE CONCRETO E SIMILARES", de acordo com a Reivindicação 1 , É Caracterizado Pela Torre de Concreto [1 3] possuir formato cónico, provocado pelo movimento diferenciado entre os Carros de Arrasto Superior [1 ] e Inferior [2]. □4- O "SISTEMA DE CONSTRUÇÃO ANGULAR DE TORRES EÓLICAS DE CONCRETO E SIMILARES", de acordo com a Reivindicação 1 , É Caracterizado Pelos Tensores Rígidos de Raio [09] dispostos nas partes superiores e inferiores das Formas Deslizantes Internas [03] mantendo-as estáveis no processo de construção contínua. □5- □ "SISTEMA DE CONSTRUÇÃO ANGULAR DE TORRES EÓLICAS DE CONCRETO E SIMILARES", de acordo com a Reivindicação 1 , É Caracterizado Pelo fato do Carro Superior [01 ] elevar as Formas Deslizantes Transpassantes [03] e [04] através dos braços de elevação [05], com auxílio dos seus suportes de apoio [06], que por intermédio de cabos [07] fazem as ligações com os Distanciadores [08] das Formas Deslizantes Transpassantes, internas [03] e externas [04].

□6- O "SISTEMA DE CONSTRUÇÃO ANGULAR DE TORRES EÓLICAS DE CONCRETO E SIMILARES", de acordo com a Reivindicação 1 , É Caracterizado Pelo fato da integração entre os Carros Superior (01 ] de Arrasto e o Carro Inferior [02] se dá pelo emprego de Fuso (1 2], tipo rosca-sem-fim, que através de um controlador de avanço diferenciado do Carro Inferior em relação ao Carro de Arrasto é capaz de determinar a angulação ou conicidade desejada na torre de concreto.

□7- O "SISTEMA DE CONSTRUÇÃO ANGULAR DE TORRES EÓLICAS DE CONCRETO E SIMILARES", de acordo a Reivindicação 1 , É Caracterizado Pelo fato da Torre Metálica Central [1 1 ] manter o prumo, alinhamento e geometria da torre de concreto em construção, suspendendo os Carros de Arrastos Superior [01 ] e Inferior [02] interligados, de maneira contínua e ininterrupta e por sua vez as Formas Deslizantes Transpassantes, sendo que o carro superior (01 ] trata de elevar as Formas Deslizantes (internas e externas] enquanto que o Carro Inferior [02] cuida de estabilizar as Formas Deslizantes Transpassantes [03] e [04], por meio de Tensores Rígidos.

□8- □ "Sistema de Construção Angular de Torres Eólicas de Concreto e Similares", de acordo com a Reivindicação 1 , É Caracterizado Pela movimentação vertical inferior ser mantida estabilizada por meio das Formas Deslizantes Transpassantes e pelo emprego de Tensores de Raio [09] ligados inferiormente e superiormente ao Carro inferior [02]. □9- □ "Sistema de Construção Angular de Torres Eólicas de Concreto e Similares", de acordo a Reivindicação 1 , É Caracterizado Pela elevação das Fôrmas Deslizantes Tranpassantes [03] e [04] ser realizada por meio dos Braços de Elevação [05] e Cabos [07] que fazem as ligações destes aos Distanciadores de Fôrmas Deslizantes Transpassantes internos e externos, onde a largura dos Distanciadores [08] é que vai definir a espessura da parede de concreto.

Description:
"SISTEMA E MÉTODO DE CONSTRUÇÃO ANGULAR DE TORRES EÓLICAS

DE CONCRETO E SIMILARES"

Campo da Invenção

[001 ] Refere-se a presente invenção a um sistema e método de construção de torres de concreto, com formas variadas, do tipo cilíndricas, cónicas, ovais e outras configurações, para emprego predominantemente na construção de torres para usinas eólicas e/ou de comunicação, podendo ser também utilizada para construção de silos, chaminés, pilares de ponte, etc. A presente invenção é composta, basicamente, de torre metálica central com sistema de pião e cremalheira que proporciona a elevação contínua e ininterrupta do conjunto de Formas Deslizantes Transpassante responsáveis pela edificação.

Descrição Detalhada

[002] A presente invenção faz uso do sistema de construção contínua e ininterrupta de torres com Formas Deslizantes Transpassante anteriores e posteriores capazes de delimitarem a espessura da parede de concreto. As formas são movimentadas no sentido vertical até o limite de altura desejada. A sistemática de construção emprega dois carros de movimentação vertical - o carro superior de arrasto e o carro inferior, montados na torre metálica central. □ carro inferior cuida basicamente de manter estabilizadas as Formas Deslizantes Transpassante - pelo emprego de Tensores de Raio montados na parte superior e inferior das Formas Deslizantes Transpassante. □ carro superior cuida de elevar as Formas Deslizantes Transpassante através dos braços de elevação com seus suportes de apoio que por intermédio de cabos flexíveis fazem as ligações com os Distanciadores de Formas Deslizantes Transpassante, internas e externas. [003] A integração entre os carros superior de arrasto e o inferior se dá pelo emprego de fuso, tipo rosca-sem-fim, que, através de dispositivo instalado, controlador de avanço diferenciado do carro inferior em relação ao carro de arrasto, será capaz de determinar a angulação/conicidade desejada na torre de concreto.

[004] Os benefícios com o emprego da presente patente serão facilmente percebidos pela praticidade no processo construtivo in loco da torre - inclusive cónicas de grandes dimensões e altura; pela utilização de Formas Deslizantes Transpassante e consequentemente, pela dispensa de transporte de peças de grandes Dimensões de elementos de torres em aço ou em concreto; do uso de guindastes para montagem destas peças, além da economia de mão de obra.

[005] As Formas Deslizantes Transpassante, tanto internas como externas, são montadas em toda extensão correspondente à periferia da torre de concreto a ser construída, o que proporciona inclusive a forma cónica à torre, quando assim projetada, pela capacidade de redução de seu diâmetro através do movimento das Formas Deslizantes Transpassante.□ comportamento do conjunto de Formas Deslizantes Transpassante simula o funcionamento do diafragma de uma câmera fotográfica.

Descrição das Figuras

[006] O presente Privilégio de Invenção de " Sistema e Método de Construção Angular de Torres Eólicas de Concreto e Similares" será melhor compreendido pela referencia aos desenhos anexos, a saber:

[007] FIGURA 01 - Vista em perspectiva do "Sistema e Método de Construção Angular de Torres Eólicas de Concreto e Similares", de forma a apresentar seus componentes. No Carro Inferior, podem ser vistos os Tensores de Raio - fixados neste Carro e nas Formas Deslizantes Transpassante Internas; no Carro Superior ou de Arrasto, onde ficam instalados os Braços de Elevação com seus Suportes de Apoio, que através de Cabos flexíveis fazem as ligações destes aos Distanciadores de Formas Deslizantes Transpassante internos e externos, estes últimos, definem a espessura da parede de concreto. A torre metálica central destina- se a receber os dois carros com seus respectivos componentes para a construção da Torre, bem como, para manter o prumo e alinhamento de todo o conjunto, garantindo a perfeita geometria da torre edificada.

[008] FIGURA 02 - Vista em perspectiva do Carro de Arrasto (01 ] e Carro Inferior [02] com seus componentes necessários à movimentação vertical do conjunto das Formas Deslizantes Transpassante - Internas [03] e Externas [04] e o Cabo de Aço de Tensão Regulável [1 0].

[009] FIGURA 03 - Vista do Carro de Arrasto (01 ], com os Braços de Elevação [05] e seus respectivos Suportes de Apoio (06]; os Cabos Flexíveis

[007] e os Distanciadores de Formas (08].

[010] FIGURA 04 - Vista do Carro Inferior (02], com as Formas Deslizantes Transpassante Internas e Externas (03] e (04] ligadas pelos Tensores Rígidos de Raio (09]. Entrelaçando, na parte inferior as Formas Deslizantes Transpassante Externas (04], existe Cabo de Aço de Tensão Regulável (10] cuja função é a de mantê-las uniformemente montadas.

[01 1 ] FIGURA 05 - Detalhe de uma seção de Formas Deslizantes Transpassante do " Sistema e Método de Construção Angular de Torres Eólicas de Concreto e Similares" destacando-se o posicionamento de uma Forma Deslizante Transpassante montada em outra imediatamente posterior (03 e 04], responsáveis pela redução do diâmetro da Torre de Concreto, ao longo de sua construção ininterrupta.

[01 2] FIGURA 06 - Vista superior do "Sistema e Método de Construção Angular de Torres Eólicas de Concreto e Similares", onde são evidenciados a Coluna Guia (1 1 ], o Carro de Arrasto (01 ], Formas Deslizantes Transpassante Internas (03] e Externas (04], Tensores Rígidos de Raio (09], Distanciadores de Formas (08]. [01 3] FIGURA 07 - Vista/corte lateral do "Sistema e Método de Construção Angular de Torres Eólicas de Concreto e Similares", evidencia os Carros (01 ]

[0 2] Formas [03] e [04], Braços de Elevação [05], Suportes de Apoio [06], Cabos Flexíveis [07] e os Distanciadores de Formas [08], Tensores Rígidos de Raio [09], Torre Metálica Central (1 1 ], Fuso de Integração e Angulação da Torre (1 2], e Base da Torre de Concreto (1 3].

[01 4] FIGURA 08 - Vista lateral da Torre de Concreto angulada.

[01 5] FIGURA 09 - Detalhe do posicionamento de uma Fôrma Deslizante transpassando outra (simulando o diafragma de câmera fotográfica], quando da montagem das Formas para edificação da Torre de Concreto, onde ficam evidenciados as Formas Deslizantes Transpassante Externas (04] e (04 ' ] e Internas (03] e (03 s ], Distanciador de Formas (08] e Tensores Rígidos de Raio (09].