Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ALTERNATING-CURRENT SELF-INDUCTOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/163929
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent relates to an alternating-current self-inductor (1) designed and developed to operate as an alternating-current (AC) energy generator, that is noteworthy in that, to achieve the desired objectives, a rotor (2) was coupled to a turbine of a hydroelectric power plant. Consequently, the operation thereof is characterized in that it occurs when the inductors (3) are coupled to a rotor (2), in this case six (06) inductors are coupled, positioned in series and arranged diametrically, closing the circuit in an infinite circle, centering same on the shaft of the rotor (2), and, in addition to the aforementioned composition, a second series of inductors (3a) is provided, also arranged diametrically and in parallel with the first inductors, with the wires open to enable connection to the plug or on/off switch, and subsequently a second on/off switch is provided on this wire, with each of these inductors (3a) being positioned at 1.5 mm from the first inductors (3).

Inventors:
MASSAHIRO MAEDA SANDRO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050542
Publication Date:
August 20, 2020
Filing Date:
December 17, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MASSAHIRO MAEDA SANDRO (BR)
International Classes:
H02K3/32; H01F27/28
Foreign References:
US9906106B12018-02-27
US20180205279A12018-07-19
MX2017012072A2018-02-15
Attorney, Agent or Firm:
A PROVINCIA MARCAS E PATENTES (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) “AUTO INDUTOR EM CORRENTE ALTERNADA” foi projetado e desenvolvido para funcionar corno um gerador de energia em corrente alternada AC, destacando-se que para atender as finalidades previstas, foi acoplado um rotor (2) a uma turbina de usina hidrelétriea, desta forma, a sua operação é caracterizada por ser realizada quando, num rotor (2) se acoplam os indutores (3), neste caso foram acoplados seis (06) indutores, posicionados em série e dispostos diametralmente, fechando o circuito em círculo num infinito, centralizando-o no eixo do rotor (2), e como complementação à composição mencionada, coloca-se uma segunda série de indutores (3a), também dispostos diametralmente e em paralelo aos primeiros, com os fios abertos para efetuar a conexão ao plug ou interruptor liga/desliga, e a seguir, coloca- se um segundo interruptor liga/desliga nesse fio, sendo posicionados cada um destes indutores (3a) a 1,5 mm dos primeiros (3).

Description:
“AUTO INDUTOR EM CORRENTE ALTERNADA”

INTRODUÇÃO

001 O presente relatório descritivo de Patente de Modelo de Utilidade diz respeito a um Auto Indutor em Corrente Alternada, de agora em diante denominado de Auto Indutor, o qual é constituído por gerador de energia com funcionamento em corrente alternada ou AC, no qual foi acoplado um rotor a uma turbina de usina hidrelétrica.

CAMPO DE APLICAÇÃO

002 O campo de aplicação deste Auto Indutor refere- se à área da engenharia elétrica, mais especificamente como fonte de alimentação para computadores, celulares e relógios.

FINALIDADE

003 A finalidade do presente Auto Indutor é a de substituir o motor de avião, de navios, de submarino, de automóvel e de drones, bem como substitui fontes de alimentação de computadores, celulares e relógios e também substituir usinas hidrelétricas.

PROBLEMAS A SOLUCIONAR

004 Um dos principais problemas atualmente conhecidos é o a geração de energia para alimentação de motores de diversos veículos tais como aviões, navios, submarino, automóveis e de drones.

ESTADO DA TÉCNICA

005 Da análise dos problemas existentes e visando a colocação no mercado de um produto dotado com características próprias de desenvolvimento, pesquisas de anterioridades foram realizadas junto ao Banco de Dados do INPI e foi encontrado o seguinte documento:

PI 0402331-5 depositado em 14/06/2004 publicado em 24/01/2006 sob o titulo "SISTEMA AC/AC APLICADO A EQUIPAMENTOS DE CONVERSOR DE ENERGIA". Mais particularmente trata de sistema aplicado em aparelhos do tipo estabilizadores regeneradores de rede e Nobreaks ou UPS (fonte ininterrupta de energia), sendo que dito sistema trata de um sistema que permite aumentar ou diminuir a tensão de entrada da energia sem fazer uso de transformadores eletromagnéticos de tensão ou de um conversor AC/DC ativo (chaveado em alta frequência) ou passivo; para tanto o presente sistema utiliza um conjunto de conversores de tensão que possibilitam manter uma tensão estabilizada de saída, bem como manter controlados seu pico e distorção harmónica de tensão, sendo que este inovado sistema coopera para que o equipamento conversor de energia se torne mais leve e de custo menor.

Cl 0402331-5 depositado em 11/06/2008 publicado em 10/11/2009 sob o titulo em APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM SISTEMA AC/AC APLICADO A EQUIPAMENTOS CONVERSORES DE ENERGIA. Do tipo empregado para aumentar ou diminuir a tensão de entrada AC e obter uma saída AC estabilizada; a presente adição trata, da mesma forma que a topologia original, de um sistema que permite aumentar ou diminuir a tensão de entrada AC e obter uma saída AC estabilizada com isolação, sem fazer uso de transformadores eletromagnéticos de 50/60Hz. Para tanto, foram desenvolvidos modelos de topologia, sendo que um deles apresenta um circuito elétrico dotado de isolação galvânica (IG) entre a entrada e a saída do sistema, mantendo a tensão de saída regulada dentro de uma determinada faixa de variação da tensão de entrada, enquanto que outra topologia é dedicada a circuitos elétricos "sem isolação", sendo que neste caso, foi desenvolvida uma chave eletrónica ou tripolo universal AC (7) que é disponível com algumas variáveis construtivas.

BR 11 2017 012853-5 depositado em 16/12/2015 publicado em 26/12/2017 sob o titulo“ DISPOSITIVO INDUTOR” A presente invenção refere- se a um dispositivo indutor (TR) compreendendo um primeiro e um segundo enrolamento concêntrico (W1, W2U, W2L) enrolados ao redor de um eixo central do dispositivo indutor, onde o segundo enrolamento é colocado fora do primeiro enrolamento e fornecido em duas partes separadas, uma primeira parte superior (W2U) e uma segunda parte inferior (W2L), em que há uma abertura entre a primeira e a segunda partes do segundo enrolamento e o primeiro enrolamento tem uma primeira conexão de enrolamento (W1C) que passa por meio da dita abertura, o dispositivo indutor compreendendo, ainda, um elemento de proteção elétrico concêntrico (SH) ao redor do eixo central e estendendo-se todo o caminho entre a parte superior e a parte inferior (W2U, W2L) do segundo enrolamento, o elemento de proteção compreendendo uma camada de proteção metálica.

BR 10 2015 023909-2 Depositado em 16/09/2015 publicado em 21/03/2017 sob o titulo GERADOR DE ENERGIA E MÉTODO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA’ A presente invenção refere-se a um gerador de energia (G) dotado de um motor (2) associado a um redutor (3), um gerador de baixa rotação (6), um conjunto de polias (P) e de elementos de ligação (L), e um estabilizador de torque e compensador de atrito (5). Tais polias (P) e elementos de ligação (L), quando combinados, formam conjuntos de transmissão (T) responsáveis por transmitir movimentos de rotação entre o eixo (30) do redutor (3) e o eixo (60) do gerador de baixa rotação (6), de maneira que o eixo (60) seja rotacionado a um torque conveniente para que o gerador de baixa rotação (6) possa gerar energia sem perdas de rendimento devido a ocorrência de frenagem dinâmica.

006 De acordo com o estudo comparativo entre o Auto Indutor e os documentos encontrados, constata-se que os mesmos são totalmente diferentes, destacando-se que o modelo ora em questão, possui características próprias de desenvolvimento, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a concessão do privilégio solicitado.

PROBLEMAS A SOLUCIONAR

007 Um dos principais problemas atualmente conhecidos é o da gerar energia em diversos veículos tais como: motor de avião, de navios, submarino, automóvel e de drones.

AVANÇO TECNOLOGICO

008 De acordo com seu projeto e desenvolvimento, o Auto Indutor possui características e avanços tecnológicos, dentre os quais destacam- se os seguintes: - Permite substituir a bateria do motor de avião, de navio, de submarino, de automóveis e de drenes.

- Substitui também fontes de alimentação de computadores, celulares e relógios

- Substitui usinas hidrelétricas.

DESCRIÇÃO DA FIGURA

009 Para obter uma total e completa visualização de como é constituído a Auto indutor, (1), ora em questão e objeto da presente Patente de Invenção, acompanham os desenhos ilustrativos anexo, aos quais se faz referências conforme segue:

Figura 1 : Corresponde a vista do diagrama esquemático

DESCRIÇÃO DO DA INVENÇÃO

010 Conforme constata-se do diagrama em anexo, o Auto indutor, ( 1), foi projetado e desenvolvido para operar ou funcionar como um gerador de energia em corrente alternada AC, destacando-se que para atender as finalidades previstas, foi acoplado um rotor (2) a urna turbina de usina hidrelétrica.

011 Desta forma, a sua. operação é realizada quando, num rotor (2) se acoplam os indutores (3), destacando-se que no caso estudado foram acoplados seis (06) indutores, posicionados em série e dispostos diametralmente, fechando o circuito em círculo num infinito, centralizando-o no eixo do rotor (2).

012 Corno complementação à composição acima mencionada, coloca- se uma segunda série de indutores (3a), também dispostos diametralmente e em paralelo aos primeiros, com os fios abertos para efetuar a conexão ao plug ou interruptor liga/desliga.

013 A seguir coloca- se um segundo interruptor liga/desliga nesse fio, interruptor secundário. Distar cada um destes indutores (3a) 1,5 mm dos primeiros (3).

014 Para verificação do funcionamento, foi realizado o teste a seguir descrito:

- Ligar o auto indutor (1) à tomada e esperar o rotor (2) acelerar.

Assim que o rotor (2) acelerar, desligar o auto indutor

(1) da tomada.

- O Auto Indutor (1) continua funcionando normalmente mesmo tendo sido desligado da tomada. Isso acontece porque o sistema está energizado e gerando energia em re-alimentação.

015 Para desligar o Auto Indutor (1) é necessário desligá-lo no interruptor secundário.

016 Desta fornia, o Auto Indutor funciona energizando o sistema momentaneamente, girando intermitentemente sem mais energia externa ao sistema.

Auto Indutor em Alta Frequência

017 É possível ligar o Auto Indutor (1) em alta rotação, melhorando sua performance gerando mais energia, para isso é necessário cortar o fio constitutivo do rotor ao meio e ligá-lo à metade dos segundos indutores.

CONCLUSÃO

018 Verifica-se por tudo aquilo que foi descrito e ilustrado que se trata de Auto Indutor em Corrente Alternada, (1), o qual se enquadra perfeitamente dentro das normas que regem a Patente de Modelo de Utilidade devendo preencher importante lacuna existente no mercado, ainda mais por possuir e disponibilizar características e disposições técnicas inéditas, as quais a fazem merecedor do privilegio solicitado.