Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ANTISEPTIC SEAL FOR LIQUID CONTAINERS AND DISPOSABLE BEVERAGE CONTAINER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/117213
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an antiseptic seal for liquid containers, which comprises a disk-shaped base (2) with a peripheral flange that can be attached to an opening of the container, a retractable drinking straw (5) that extends from the base (2) and can be moved from a retracted position parallel to the base to an extended position away from the base (2); a recess in the base that forms a receptacle (4) for the drinking straw (2) in the retracted position, and an upper surface film (8) which extends at least over the receptacle (4), keeping the drinking straw in the retracted position, and is detachably linked to the body of the seal. The invention further relates to a disposable beverage container comprising an opening into the inside of the container, with the antiseptic seal attached to the opening of the beverage container, and the drinking straw (5) in the retracted position under the upper surface film (8) of the seal.

Inventors:
FRANCO DA ENCARNAÇÃO FERNANDO ANTÔNIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2015/050009
Publication Date:
August 13, 2015
Filing Date:
February 04, 2015
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FRANCO DA ENCARNAÇÃO FERNANDO ANTÔNIO (BR)
International Classes:
B65D17/00; B65D17/32; B65D25/42; B65D25/46
Foreign References:
US5000337A1991-03-19
KR20080110191A2008-12-18
GB2217677A1989-11-01
FR2557078A11985-06-28
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos, caracterizado por compreender:

uma base em forma de disco (2) com um flange periférico fixável a uma abertura da embalagem,

um canudo (5) retrátil se estendendo a partir da base (2), e sendo deslocável de uma posição retraída paralela à base para uma posição distendida afastada da base (2);

um rebaixo na base formando um alojamento (4) para o canudo (2) quando na posição retraída, e

uma película de superfície superior (8) se estendendo pelo menos sobre o alojamento (4), mantendo o canudo da posição retraída, e sendo ligada de forma destacável ao corpo do lacre.

2 - Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a base (2) compreende um batente (3) periférico na região do flange periférico, encaixável sobre uma borda periférica da abertura da embalagem.

3 - Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a base (2) é formada por um monobloco, conformado em uma única injeção termoplástica, o lacre sendo hermeticamente vedado, após a sua montagem na embalagem.

4 - Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o canudo possui uma extremidade conectada à base (2) do lacre e uma extremidade livre, a qual compreende uma folha de proteção (6) destacável recobrindo de forma vedada a abertura do canudo.

5 - Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a folha de proteção (6) é ligada à extremidade livre do canudo por meio de uma linha de pré-corte (7).

6 - Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a película de superfície superior (8) recobre essencialmente toda a região de abertura da embalagem de bebida.

7 - Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a película de superfície superior (8) possui um abridor (9) fixado a uma face externa dessa película, sendo que uma tração do abridor (9) causa uma ruptura de uma linha frágil de ligação da película de superfície superior com o lacre.

8 - Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos, de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o canudo retrátil (5) é impelido para a posição distendida afastada da base (2) quando a película de superfície superior (8) é destacada do lacre.

9 - Embalagem de bebida descartável compreendendo uma abertura para o interior da embalagem, caracterizado pelo fato de compreender ainda um lacre antisséptico como definido em uma das reivindicações 1 a 8, o lacre sendo fixado à abertura da embalagem de bebida, com o canudo retrátil (5) na posição retraída sob a película de superfície superior (8) do lacre.

10 - Embalagem de bebida descartável de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que a base (2) do lacre é cravada sobre a borda da abertura da embalagem, sendo que o lacre fecha hermeticamente o interior da embalagem.

1 1 - Embalagem de bebida descartável de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizada pelo fato de que o canudo retrátil (5) é impelido para uma posição distendida afastada da base (2) quando a película de superfície superior (8) é destacada do lacre.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção "LACRE ANTISSÉPTICO PARA EMBALAGENS CONTENDO LÍQUIDOS E EMBALAGEM DE BEBIDA DESCARTÁVEL".

CAMPO DA INVENÇÃO

1 . A presente invenção diz respeito a um lacre antisséptico para embalagens descartáveis de bebidas compreendendo um canudo de pequeno diâmetro retrátil. O lacre com canudo retrátil tem por finalidade fornecer uma latinha descartável de bebidas em forma de uma embalagem para líquidos com canudo asséptico, composta pelo próprio corpo da latinha e a parte superior composta por uma membrana compreendendo um canudo plástico.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

2. As latinhas descartáveis para bebidas são utilizadas no mundo inteiro, especialmente para embalar bebidas para serem comercializadas em ruas, em eventos públicos, em estádios de futebol e principalmente em festas e eventos onde há a presença de crianças. Muitas vezes, para gelar ou manter as latinhas geladas, elas são imersas na água com gelo, dentro de caixas térmicas, em que normalmente estão sujas sem qualquer preocupação com higiene. A água pode estar altamente contaminada, o vendedor mergulha a mão na caixa, pega a latinha para poder comercializá- la com um comprador que, por sua vez, consome a bebida com restos da água do isopor.

3. A preocupação é ainda maior quando em algumas latinhas compreendem um selo, normalmente de papel de alumínio, que somente recobre a área superior da lata, onde os lábios do consumidor têm contato direto ao ingerir o conteúdo diretamente na lata. Muitas vezes esse selo tem baixa eficiência, pois fica somente apoiado sobre a superfície da lata e pode até mesmo agravar a contaminação, pois o selo provoca uma espécie de "efeito estufa" sobre a tampa criando ali, condições mais favoráveis para o desenvolvimento de patógenos.

4. Para evitar a contaminação do produto com a água suja do local de armazenamento ou de outros meios que podem vir a sujar a lata pouco antes de seu consumo, seria ideal que nem os lábios, nem o produto, entrassem em contato com as partes externas das latinhas.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

O objetivo da presente invenção é proporcionar um recipiente para bebida com um lacre antisséptico.

Outro objetivo da presente invenção é facilitar o consumo seguro de um usuário sem a preocupação de contaminação devido ao contato com a parte exterior de uma embalagem para líquidos, especialmente uma lata.

É ainda objetivo do presente invenção proporcionar uma embalagem antisséptica que proteja o usuário de acidentes como cortes e ferimentos. SUMÁRIO DA INVENÇÃO

Os objetivos da presente invenção são alcançados por meio de um lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos 1 , o qual compreende uma base em forma de disco com um flange periférico fixável a uma abertura da embalagem, um canudo retrátil se estendendo a partir da base, e sendo deslocável de uma posição retraída paralela à base para uma posição distendida afastada da base; um rebaixo na base formando um alojamento para o canudo quando na posição retraída, e uma película de superfície superior se estendendo pelo menos sobre o alojamento, mantendo o canudo da posição retraída, e sendo ligada de forma destacável ao corpo do lacre. A base preferivelmente compreende um batente periférico na região do flange periférico, encaixável sobre uma borda periférica da abertura da embalagem. Essa base pode ser formada por um monobloco, conformado em uma única injeção termoplástica, com o lacre sendo hermeticamente vedado, após a sua montagem na embalagem.

O canudo preferivelmente possui uma extremidade conectada à base do lacre e uma extremidade livre, a qual compreende uma folha de proteção destacável recobrindo de forma vedada a abertura do canudo. A folha de proteção é ligada à extremidade livre do canudo por meio de uma linha de pré-corte.

Preferivelmente, a película de superfície superior recobre essencialmente toda a região de abertura da embalagem de bebida. Essa película de superfície superior possui um abridor fixado a uma face externa dessa película, sendo que uma tração do abridor causa uma ruptura de uma linha frágil de ligação da película de superfície superior com o lacre. O canudo retrátil é impelido para a posição distendida afastada da base, quando a película de superfície superior é destacada do lacre.

Os objetivos da invenção são ainda alcançados por uma embalagem de bebida descartável compreendendo uma abertura para o interior da embalagem, e um lacre antisséptico do tipo aqui descrito, o lacre sendo fixado à abertura da embalagem de bebida, com o canudo retrátil na posição retraída sob a película de superfície superior do lacre. A base do lacre é cravada sobre a borda da abertura da embalagem, sendo que o lacre fecha hermeticamente o interior da embalagem. O canudo retrátil é impelido para uma posição distendida afastada da base, quando a película de superfície superior é destacada do lacre.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:

Figura 1 representa uma vista superior do lacre para embalagem de líquidos, especialmente para uma latinha descartável, totalmente fechada, com a indicação do corte vertical AA.

Figura 2 representa uma vista horizontal superior do lacre para embalagem de líquidos, especialmente para uma latinha descartável, parcialmente aberta, com a indicação do corte vertical BB.

Figura 3 representa uma vista lateral no plano do corte vertical AA mostrado na figura 1 do lacre para embalagem de líquidos, especialmente para uma latinha descartável, onde se pode ver o membrana 1 , o batente 3, o canudo 5 completamente inserido em sua sede 4.

Figura 4 representa uma vista da seção transversal do lacre mostrado na figura 3, com a membrana com a membrana 1 já parcialmente deslocada para cima, onde se destacam: o batente 3, o canudo 5 completamente inserido em seu alojamento 4.

Figura 5 representa uma vista superior do lacre para embalagem de líquidos, especialmente para uma latinha descartável, em que a membrana 1 está completamente retirada do lacre da lata, onde se destacam: batente 3, com o canudo 5 ainda no interior do alojamento 4, um folha de proteção 6 e uma linha de pré-corte 7.

Figura 6 representa uma vista em seção transversal do lacre para embalagem de líquidos no plano de corte vertical BB mostrado na figura 2, em que se pode notar o canudo 5 completamente levantado.

Figura 7 representa uma vista lateral em perspectiva do lacre para embalagem de líquidos, especialmente para uma latinha descartável, em que se pode notar o canudo 5 completamente levantado e, em que a folha de proteção 6 é retirada.

Figura 8 representa uma vista lateral do lacre para embalagem de líquidos, especialmente para uma latinha descartável, em um plano de corte vertical, em que se pode notar o canudo 5 completamente levantado, já sem a folha de proteção 6.

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS

5. Com o intuito de oferecer uma alternativa ao selo de folha de alumínio e ser economicamente viável para eliminar o risco de contaminação da bebida vendida em recipientes de bebida, como latinhas, foi desenvolvido o lacre antisséptico para recipientes descartáveis de bebidas compreendendo um canudo retrátil para ser aplicada em latinhas de abertura total. Esse lacre é fixado a uma abertura de acesso ao interior da embalagem onde está a bebida a ser consumida. No caso da embalagem ser uma latinha, esse lacre substitui a face superior em forma de disco da latinha. 6. O lacre com canudo 5 é composto por uma base 2 com um flange periférico, o qual é fixável a uma abertura da embalagem de bebida. O flange é formado a partir de uma expansão radial periférica da base, por onde o lacre é fixado (cravada ou colada) internamente. A base 2 possui dois planos de alturas distintas. Um plano mais interno em forma de disco possui um diâmetro menor (externamente igual àquele deixado pela retirada do tampo da lata) e está localizado a uma altura inferior em relação uma película de superfície superior 8, a qual constitui o segundo plano do lacre. A diferença de altura dá origem a um batente 3 periférico na região do flange periférico ,com altura suficiente para se encaixar e recobrir completamente a borda cortante da lata, impedido por completo o acesso a essa borda e prevenindo os acidentes.

7. A base 2 possui ainda um canudo 5 que é deslocável de uma posição retraída paralela à base para uma posição distendida afastada da base 2, podendo formar um ângulo de aproximadamente 90 Q com a base 2 para facilitar o consumo da bebida. O canudo, quando na posição retraída, fica alojado em um alojamento 4 na forma de um rebaixo na base, onde o canudo 5 permanece encaixado, desde a cravagem da base 2 com canudo 5 sob a superfície superior 8, até que a lata seja aberta. A película de superfície superior 8 se estende pelo menos sobre a região do alojamento 4 do canudo e é ligada de forma destacável à base do lacre 2, por exemplo por meio de uma linha frágil. Preferivelmente, a película de superfície superior 8 possui um diâmetro ligeiramente menor do que o diâmetro do batente 3, e recobre essencialmente toda a região de abertura da embalagem de bebida.

8. O canudo possui uma extremidade conectada à base 2 do lacre e uma extremidade livre. Uma folha de proteção 6 é ligada de forma destacável à extremidade livre do canudo, recobrindo de forma vedada a abertura do canudo. A folha de proteção é ligada ao canudo logo a cima de uma linha de pré-corte 7, por onde a folha é puxada para abrir o canudo 5. A outra extremidade do canudo 5 que se prolonga a partir da base 2 do lacre se comunica livremente com a parte interna da lata.

9. Em uma modalidade da invenção, o lacre é constituído por uma peça única inteiriça compreendendo a uma base 2 com o canudo 5 formada por uma única injeção termoplástica, sem resserviço. O conjunto é produzido com o canudo 5 na posição vertical em relação à base 2 do lacre, e com a extremidade livre do canudo fechada pela folha de proteção 6, que é conectada ao canudo ligeiramente acima de uma linha de pré-corte 7, que se rompe facilmente quando tracionada para cima. Ao ser instalado no recipiente, especialmente uma lata, o canudo 5 é forçado para a posição horizontal, até ser encaixado no referido alojamento 4 próprio. Assim, quando o recipiente for aberto, o canudo 5, por força da memória de forma, tende a ser impelido e se erguer automaticamente para a vertical, independentemente da pressão interna na lata, assumindo assim a posição distendida afastada da base 2.

10. O lacre compreende adicionalmente um abridor 9 fixado à fixado à face externa da película de superfície superior que veda a base 2 com canudo 5 do lacre. Dessa forma, o abridor 9 está localizado na superfície externa do lacre. Ao ser realizado o movimento de abertura, tracionando-se o abridor 9 para uma posição afastada do lacre, essa tração causa uma ruptura de a linha frágil de ligação da película de superfície superior 8 com o lacre, rompendo e liberando a superfície superior 8 do lacre, dando acesso ao canudo 5 localizado na base 2.

1 1 . O batente 3 periférico na região do flange do lacre possui alguns milímetros de altura, de modo que possui um formato adequado e altura suficiente para ficar encaixado sobre a borda de abertura da embalagem, para recobrir completamente essa borda de abertura cortante da emlalagem após a abertura da película de superfície superior 8, através do abridor 9. Isso é capaz de prevenir acidentes e cortes nos dedos dos usuários, especialmente em crianças, pois impede que a boca do usuário faça contato com a referida borda cortante da embalagem, no ato de consumir a bebida. O lacre foi desenvolvido para impedir a contaminação do produto da lata e incentivar o consumo do produto diretamente na lata, dispensando o uso de copos descartáveis.

12. O funcionamento do lacre com canudo 5 integrado é simples e muito prático. Inicialmente a base 2 é fixada (cravada ou colada) na face interna do lacre. Nestas condições, o canudo 5 encontra-se na horizontal e por ser totalmente vedado, quando se abre a lata com bebida gaseificada, a pressão interna da lata somada à força de memória de forma, faz o canudo se deslocar, automaticamente para a vertical. Em seguida, o usuário retira a folha de proteção 6 que veda o canudo, tracionando essa folha de proteção 6 para cima com os dentes ou com os dedos, abrindo totalmente o canudo 5. Como o lacre com canudo 5 é totalmente asséptico e, nem o canudo 5 nem o liquido tem qualquer contato com a parte externa da lata, o usuário pode ingerir o produto diretamente da latinha pelo contato da boca com o canudo 5, sem risco de contaminação ou acidente.

13. Assim, a lata se transforma em uma caneca com canudo plástico, formada pelo próprio corpo da lata, na parte de baixo e o conjunto base 2 e canudo 5 na parte superior da lata, por onde o usuário pode ingerir diretamente o produto de modo pratico e seguro.

14. Nas bebidas não gaseificadas o canudo 5 ergue-se pelo efeito da memória de forma do próprio plástico, mas, também pelo pequeno gradiente de pressão com a parte externa. Além disso, o usuário terá que puxar a extremidade do canudo para abri-lo, movimento este que é suficiente para completar o seu correto posicionamento. Para isso, a base 2 possui recessos 10 em volta da ponto do canudo 5. Assim, o usuário pode levantar o canudo empurrando-o com a extremidade dos dedos através desses recessos 10.

15. Vale destacar que a lata munida com lacre proposto, ao contrario das latas de abertura total convencionais, elimina o risco de ferimento na boca, pois, ao transformar a lata em uma caneca mista, a parte afiada, por onde a lata foi aberta, fica totalmente recoberta, protegida e distante dos lábios e dos dedos, naturalmente inacessível por ocasião do uso normal. É fácil perceber que a bebida não entra em contato com a parte externa da lata. Assim, a bebida não se contamina, não perde o sabor, permanece gelada por mais tempo e, elimina a necessidade do uso de copo.

16. Como pode ser facilmente entendido, o lacre, se constitui em uma peça útil, prática, segura e funcional, viável para ser produzida em escala industrial a preço competitivo, que pode e deve ser incorporada a tecnologia de fabricação e uso de latas descartáveis para bebidas.

17. Por sua vez lacre é:

18. I - Completamente asséptico e, não vulnerável a contaminação, ainda que mal armazenada e manipulada;

19. II - Praticamente anula os ricos de corte e acidente, pois o circulo cortante que fica na lata, é totalmente recoberto pelo batente 3. Por isso é seguro o seu uso também por crianças;

20. Ill - Não há riscos de contaminação, involuntária, pois a membrana emerge do interior da lata e, o produto sai direto para a boca do usuário, sem ter qualquer contato com a parte externa da lata;

21 . IV - As qualidades do produto são preservadas, uma vez que este é consumido diretamente da embalagem. Assim, não altera o aroma, nem o sabor da bebida;

22. V - É perfeitamente ecológico, pois, como transforma cada latinha em uma caneca mista, incentiva que o produto seja consumido diretamente na embalagem, isso reduz a demanda de água, sabão e detergente que, seriam utilizadas na lavagem de copos, e depois descartadas em córregos e rios; reduz o uso dos copos plásticos que são poluidores, nocivos à vida animal e prejudicial ao meio ambiente.

23. Tendo sido descrito exemplos de concretizações preferidos, deve ser entendido que o escopo do presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.