Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
APPLIANCE FOR APPLYING PRODUCTS SUCH AS SUNSCREEN, BRONZING LOTION, MEDICAMENTS, AND REPELLENTS INTER ALIA
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/169464
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to an appliance for applying products to the skin of the user, comprising a housing consisting of an impermeable outer fabric (10) and having an inner surface that lies close to the skin of the user, a dosing device (3) that is connected to clothing and couplable to a source of a product, and means for distributing and applying the product, which communicate with the inner surface of the housing. The dosing device (3) controls the supply of the product from the source to the means for distributing and applying the product, said means distributing the product over the entire inner surface of the housing, which lies close to the skin of the user. This appliance allows products to be applied to the skin of the user quickly and easily, the appliance also being portable so that the user can take it with them.

Inventors:
TEIXEIRA RIBEIRO CLAUDIO HENRIQUE (BR)
RIBEIRO DE CAMPOS FILHO FLÁVIO MARCUS (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050062
Publication Date:
September 12, 2019
Filing Date:
February 28, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TEIXEIRA RIBEIRO CLAUDIO HENRIQUE (BR)
International Classes:
A61M35/00
Foreign References:
US9005156B22015-04-14
US6554208B12003-04-29
US20070186340A12007-08-16
US20130340159A12013-12-26
US20150047118A12015-02-19
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Equipamento para aplicação de produtos sobre a pele de um usuário, caracterizado por compreender:

um alojamento constituído pelo menos de um tecido externo (10) impermeável, e com uma superfície interna voltada à pele do usu ário, quando em uso,

um dispositivo dosador (3) conectado ao alojamento e aco- plável a uma fonte de fornecimento de produto; e

meios de distribuição e aplicação do produto, os quais se co municam com toda a superfície interna do alojamento;

sendo que o dispositivo dosador (3) controla o fornecimento do produto a partir da fonte de fornecimento de produto para os meios de distribuição e aplicação do produto, e os meios de distribuição e apli cação do produto distribuem o produto por toda a superfície interna do alojamento.

2. Equipamento de acordo com a reivindicação 1 , caracteri zado pelo fato de que a fonte de fornecimento de produto é um dentre um refil (4) contendo o produto e uma tomada (5) conectada com uma fonte do produto.

3. Equipamento de acordo com a reivindicação 1 , caracteri zado pelo fato de que o alojamento é um dentre uma vestimenta (1 ) e um tubo retrátil impermeável (22).

4. Equipamento de acordo com a reivindicação 3, caracteri zado pelo fato de que a vestimenta (1) compreende ainda pelo menos um tecido interno (1 1 ) permeável constituindo a superfície interna da vestimenta em contato com a pele do usuário.

5. Equipamento de acordo com a reivindicação 4, caracteri zado pelo fato de que os meios de distribuição e aplicação do produto compreendem uma região de circulação e distribuição formada entre o tecido externo (10) e o tecido interno (1 1 ) da vestimenta.

6. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindica ções 1 a 4, caracterizado pelo fato de que os meios de distribuição e aplicação do produto compreendem uma série de tubos (8) que se es tendem ao longo da superfície do alojamento, os tubos (8) sendo conec tados a uma pluralidade de bicos pulverizadores (9) distribuídos unifor memente e em comunicação com o lado interno da vestimenta, que apli cam o produto sobre a pele do usuário.

7. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindica ções 1 a 4, caracterizado pelo fato de que os meios de distribuição e aplicação do produto compreendem uma pluralidade de áreas delimita das de distribuição constituídas pelo tecido externo impermeável (10) da vestimenta e por segmentos de tecido interno (1 1 ) permeável aplica dos nas referidas áreas delimitadas de distribuição, e tubos conectados ao dispositivo dosador (3) e às áreas delimitadas de distribuição.

8. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindica ções 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a vestimenta compreende fechamentos de extremidade (6) nas bordas dos punhos e dos tornoze los.

9. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindica ções 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a vestimenta (1) re

cobre todo o corpo do usuário, exceto a cabeça.

10. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindi cações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o tecido externo (10) da vestimenta (1) é em forma de faixa com uma face externa acoplável a um velcro, e

a vestimenta (1) compreende uma fita de velcro em uma borda lateral interna, a fita de velcro sendo fixável em qualquer ponto da face externa do tecido externo (10).

1 1. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindi cações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o tubo retrátil impermeável (2) compreende um dentre uma haste de sustentação (23) ou um venti lador (24) que mantém o tubo na sua posição distendida.

12. Equipamento de acordo com a reivindicação 11 , caracte- rizado pelo fato de compreender ainda uma base (25) acoplada à ao fundo do tubo, à haste de sustentação (23) ou ao ventilador (24).

13. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindi cações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o produto a ser aplicado sobre a pele do usuário é um dentre protetor solar, bronzeador solar, medicamento e repelente.

14. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindi cações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que o dispositivo dosador (3) compreende pelo menos uma válvula (16) acionável para entrega do produto aos meios de distribuição e aplicação do produto.

15. Equipamento de acordo com a reivindicação 14, caracte- rizado pelo fato de que o dispositivo dosador (3) compreende um medi dor de quantidade (17) do produto aplicado e canais internos de distri buição (14) em comunicação com a válvula e com o medidor de quanti dade (17) do produto aplicado.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EQUIPAMENTO PARA APLICAÇÃO DE PRODUTOS TAIS COMO PROTETOR SOLAR, BRONZEADOR SOLAR, MEDICAMENTOS, REPELENTES DENTRE OUTROS".

[0001 ] A presente invenção refere-se a um equipamento para apli cação de produtos, tais como protetor solar, bronzeador solar, medica mentos, loções, repelentes dentre outros. Este equipamento permite que se apliquem tais produtos sobre a superfície da pele dos usuários de maneira fácil e rápida, sendo também portátil para que o usuário possa levá-lo consigo aonde quer que esteja.

Descrição do Estado da Técnica

[0002] A aplicação de produtos sobre a pele é uma tarefa que, em geral, demanda tempo, o que leva uma grande parte das pessoas a fa zer uma aplicação inadequada desses produtos ou simplesmente a ig norar tal aplicação. É sabido que os protetores solares têm fundamental importância para a saúde da pele, prevenindo desde queimaduras até câncer de pele. Em locais onde existe infestação de mosquitos trans missores das diversas doenças, tais como dengue, chicungunha, zika, febre amarela, dentre outras, a utilização de sprays repelentes é de grande valia para evitar a propagação dessas doenças e para a prote ção individual. Essas situações demonstram a importância da aplicação correta, equilibrada e frequente dos produtos sobre a pele conforme a situação.

[0003] Algumas patentes tentam criar soluções para sanar a dificul dade de aplicação desses produtos. Um exemplo é a patente USD497451 que descreve um aparelho em forma de rolo com cabo para facilitar a aplicação de protetor solar pelo consumidor em suas próprias costas. Esta solução, no entanto, não elimina eventuais imprecisões na aplicação e ainda demanda um grande tempo na sua aplicação. [0004] Outro exemplo é a patente US 8069812 B2 que descreve uma cabine para a aplicação de protetor solar. Enquanto resolve a ques tão de baixo tempo de aplicação, mostra-se pouco prática, pois o usuá rio deve dirigir-se à cabine para fazer tal aplicação. Além disso, devido às suas grandes dimensões e elevado custo, essas cabines encontram- se disponíveis em número infinitamente menor em relação à demanda para aplicação não apenas de protetor solar, mas também de repelen tes, medicamentos e outros produtos.

Objetivo da Invenção

[0005] O objetivo da invenção é de proporcionar um equipamento de aplicação de repelente, filtro solar, loção, medicamento ou qualquer outro produto sobre a pele de um usuário de forma eficiente, que evite o desperdício de produto e seja portátil.

Breve Descrição da Invenção

[0006] O objetivo da invenção é alcançado por meio de um equipa mento para aplicação de produtos sobre a pele de um usuário, compre endendo: um alojamento constituído pelo menos de um tecido externo impermeável, e com uma superfície interna próxima à pele do usuário, quando em uso, um dispositivo dosador conectado à vestimenta e aco- plável a uma fonte de fornecimento de produto; e meios de distribuição e aplicação do produto, os quais se comunicam com toda a superfície interna do alojamento; sendo que o dispositivo dosador controla o for necimento do produto a partir da fonte de fornecimento de produto para os meios de distribuição e aplicação do produto, e os meios de distribui ção e aplicação do produto distribuem o produto por toda a superfície interna do alojamento próxima a pele do usuário.

[0007] A fonte de fornecimento de produto pode ser um refil con tendo o produto ou uma tomada conectada com uma fonte do produto.

[0008] O alojamento pode ser um dentre uma vestimenta e um tubo retrátil impermeável. [0009] A vestimenta pode compreender ainda pelo menos um tecido interno permeável constituindo a superfície interna da vestimenta em contato com a pele do usuário.

[00010] Os meios de distribuição e aplicação do produto podem com preender uma região de circulação e distribuição formada entre o tecido externo e o tecido interno da vestimenta.

[0001 1 ] Opcionalmente, os meios de distribuição e aplicação do pro duto podem compreender uma série de tubos que se estendem ao longo da superfície do alojamento, os tubos sendo conectados a uma plurali dade de bicos pulverizadores distribuídos uniformemente e em comuni cação com o lado interno do alojamento, que aplicam o produto sobre a pele do usuário.

[00012] De outra forma, os meios de distribuição e aplicação do pro duto podem compreender ainda uma pluralidade de áreas delimitadas de distribuição constituídas pelo tecido externo impermeável da vesti menta e por segmentos de tecido interno permeável aplicados nas refe ridas áreas delimitadas de distribuição, e tubos conectados ao disposi tivo dosador e às áreas delimitadas de distribuição.

[00013] A vestimenta pode compreender fechamentos de extremi dade nas bordas dos punhos e dos tornozelos e pode recobrir todo o corpo do usuário, exceto a cabeça. O tecido externo da vestimenta é em forma de faixa com uma face externa acoplável a velcro e a vestimenta compreende uma fita de velcro em uma borda lateral interna, a fita de velcro sendo fixável em qualquer ponto da face externa do tecido ex terno.

[00014] O tubo retrátil impermeável pode compreender uma haste de sustentação ou um ventilador que mantém o tubo em sua posição dis tendida.

[00015] O equipamento pode compreender ainda uma base acesso- ria acoplada ao fundo do tubo, e à haste de sustentação ou ao ventila dor.

[00016] O produto a ser aplicado sobre a pele do usuário pode ser um protetor solar, bronzeador solar, medicamento ou repelente.

[00017] O dispositivo dosador pode compreender pelo menos uma válvula acionável para entrega do produto aos meios de distribuição e aplicação do produto. Este dispositivo compreende um medidor de quantidade do produto aplicado e canais internos de distribuição em co municação com a válvula e com o medidor de quantidade do produto aplicado.

Breve Descrição das Figuras

[00018] A presente invenção será a seguir, detalhadamente descrita com base nos desenhos:

[00019] Figura 1 - Vista posterior de uma primeira modalidade do equipamento, na forma de vestimenta, que deixa as extremidades do usuário expostas;

[00020] Figura 2 - Vista posterior de uma segunda modalidade do equipamento, na forma de vestimenta, com extremidades do usuário co bertas;

[00021 ] Figura 3 - Vista posterior de uma terceira modalidade do equipamento, na forma de vestimenta, para aplicação local apenas em uma região específica do corpo;

[00022] Figura 4 - Vista posterior do equipamento, na forma de ves timenta, com um detalhe ampliado de uma primeira forma de distribui ção e aplicação do produto;

[00023] Figura 5 - Vista posterior do equipamento, na forma de ves timenta, com um detalhe ampliado de uma segunda forma de distribui ção e aplicação do produto;

[00024] Figura 6 - Vista posterior do equipamento, na forma de ves timenta, com uma terceira forma de distribuição e aplicação do produto; [00025] Figura 7 - Vista posterior de uma quarta modalidade do equi pamento, na forma de tubo retrátil impermeável, sem a base acessória;

[00026] Figura 8 - Vista posterior de uma quinta modalidade do equi pamento, na forma de tubo retrátil impermeável, com a base acessória;

[00027] Figura 9 - Vista posterior do equipamento, na forma de ca bine, com um detalhe ampliado de uma forma de distribuição e aplica ção do produto;

[00028] e

[00029] Figura 10 - Vista esquemática de uma modalidade do dispo sitivo dosador.

Descrição Detalhada das Figuras

[00030] Na Figura 1 , é mostrada a invenção composta por uma ves timenta 1 constituída de pelo menos um tecido externo 10 impermeável, por um dispositivo de fechamento 2 da vestimenta no corpo, que pode ser do tipo velcro, zíper ou outros e por um ou mais dispositivos dosa- dores 3 acoplados à vestimenta.

[00031 ] Esse pelo menos um dispositivo dosador 3 é acoplável a uma fonte de fornecimento do produto a ser distribuído. Essa fonte de forne cimento do produto pode ser diretamente em forma de refil do produto a ser administrado 4 e conectada ao dispositivo dosador 3 por meio de um adaptador para refil 20 ou pode haver uma tomada para conexão externa 21 de uma fonte do produto 5 ou ainda ambas as possibilidades em um mesmo dispositivo dosador 3. Esse dispositivo dosador 3 faz a interface entre a fonte de fornecimento de produto e a vestimenta 1.

[00032] Na modalidade da invenção mostrada na figura 10, o dispo sitivo dosador é conectado a diversos canais internos de distribuição 14 pelos quais o produto fluirá até a aplicação sobre a superfície da pele do usuário. Esses canais internos de distribuição 14 possuem segmen tos alojados dentro do corpo do dispositivo dosador 3 conforme mos trado na figura 10, e depois se interconectam com outros canais que se espalham pela superfície da vestimenta 1 . Alternativamente, os canais 8 que se espalham pela superfície da vestimenta podem se comunicar com uma saída de dosagem comum do dispositivo dosador 3.

[00033] O usuário atua sobre uma interface mecânica ou eletroele- trônica 15 do dosador 3, a qual aciona o processo de dosagem e apli cação do produto. Essa interface 15 do dosador 3 pode ser um botão, por exemplo. Ao receber o comando do usuário para a aplicação, uma válvula 16 é aberta, dando então passagem para a entrega, circulação e distribuição do produto a ser aplicado sobre a pele do usuário no inte rior da vestimenta 1. A atuação sobre essa válvula 16 se dá pela intera ção mecânica da interface do usuário 15 com esta ou através da atua ção de dispositivos eletroeletrônicos. A válvula 16 permanecerá aberta durante o tempo em que o usuário estiver atuando sobre a interface ou poderá ter ação temporizada (mecanicamente ou eletronicamente) que pode auxiliar na dosagem do produto.

[00034] Opcionalmente, um medidor de quantidade 17 do produto aplicado (mecânico ou eletrónico) poderá ser disposto dentro do dosa dor 3 para maior controle sobre a dosagem e quantidade do produto a ser aplicado no usuário. Esse medidor de quantidade é preferivelmente conectado em série com a válvula 16. Os canais internos de distribuição 14 alojados dentro do dispositivo dosador 3 poderão ser ou não dotados de microválvulas 18 ou restrições construtivas 19 (estrangulamentos) para um ajuste fino da quantidade de produto a ser encaminhada para as diferentes partes da vestimenta 1.

[00035] Uma vez acionado, este dispositivo dosador 3 libera uma quantidade predefinida ou ajustável do produto a ser aplicado sobre a pele do usuário que está vestido com a vestimenta 1 através dos meios de distribuição e aplicação do produto, os quais permitem a circulação e distribuição do produto no interior da vestimenta. [00036] Este produto é então conduzido através da vestimenta e apli cado sobre a superfície da pele do usuário. As mãos ou pés do usuário podem ou não receber aplicação do produto. Na Figura 1 , pode-se veri ficar a alternativa para os casos em que não se deseje que as extremi dades recebam aplicação do produto, em que a vestimenta possuirá fe chamentos de extremidade 6 na forma de elástico, velcro ou similares 6. Assim, as mãos e os pés do usuário ficam fora da vestimenta 1 , e as bordas da vestimenta na região dos punhos e dos tornozelos são veda das com os fechamentos de extremidade 6, para que não ocorra vaza mento e desperdício do produto a ser aplicado.

[00037] Na Figura 2 é mostrada a modalidade da invenção, em que as extremidades recebem a aplicação do produto. Nesse caso, a vesti menta possuirá extremidades fechadas 7 de forma semelhante a luvas e meias, para que os pés e as mãos do usuário fiquem localizadas na parte interna da vestimenta, quando em uso.

[00038] A Figura 3 apresenta uma modalidade do equipamento de acordo com a invenção que é adaptada para aplicar o produto apenas em uma parte específica do corpo, como, por exemplo, no braço, perna ou tronco do usuário. Nesse caso, essa vestimenta 1 é constituída ape nas por um segmento de tecido que cobrirá somente a parte do corpo desejada, um dispositivo de fechamento 2 do tipo velcro, zíper ou ou tros, extremidades 6 em elástico, velcro ou similares e um ou mais dis positivos dosadores 3 que poderão ser mecânicos ou eletrónicos, onde se conecta um refil do produto 4 ou uma tomada para conexão externa de uma fonte do produto 5.

[00039] Na modalidade mostrada na figura 3, o equipamento é adap tado para aplicar o produto sobre um membro do corpo (braço ou perna) e, por essa razão, a vestimenta é constituída apenas de um segmento de tecido cujas bordas laterais são unidas pelo fechamento 2 ao redor do membro em questão, formando um cilindro. Por exemplo, a vesti menta pode ser constituída por uma faixa de um tecido que se conecte com velcro pelo menos na sua superfície externa, tal como neoprene. Uma fita de velcro é aplicada a uma borda lateral interna da vestimenta, para exercer a função de fechamento 2. Essa fita de velcro é fixável em qualquer ponto da face externa do tecido externo 10. Assim, basta en rolar a faixa de tecido ao redor do corpo que se deseja aplicar o produto, e fixar a borda com velcro sobre a superfície externa da vestimenta 1 de forma segura. Essa modalidade da vestimenta permite adaptar o equi pamento a qualquer parte do corpo. Além disso, o custo dessa modali dade da invenção é mais reduzido, devido à menor quantidade de tecido para constituir a vestimenta, entre outros.

[00040] A distribuição do produto ao longo das vestimentas pode se dar de variadas formas e através de diversas modalidades dos meios de distribuição e aplicação do produto. Uma primeira forma é ilustrada na Figura 4 e descrita a seguir: os meios de distribuição e aplicação do produto compreendem uma série de pequenos tubos 8 partindo do dis positivo dosador 3 e que se estendem pela superfície da vestimenta, preferivelmente ao longo de sua superfície interna, ou entre o tecido ex terno 10 e um tecido interno 1 1 , ou ainda ao longo da superfície externa da vestimenta. Ao longo desses pequenos tubos 8 estão conectados pequenos bicos pulverizadores 9 do tipo spray distribuídos uniforme mente, voltados para o lado interno da vestimenta, que aplicam o pro duto sobre a superfície da pele do usuário. Estes pequenos tubos 8 são fixados ao longo da vestimenta 1.

[00041 ] Uma segunda forma é ilustrada na Figura 5 e descrita a se guir: a partir do dispositivo dosador 3, o produto a ser aplicado flui até a superfície da pele do usuário por uma região de circulação e distribuição formada entre um tecido externo 10 e um tecido interno 11 que consti tuem a vestimenta 1. O tecido interno 1 1 é permeável, de modo que, à medida que o produto a ser distribuído se espalha na região de circula ção e distribuição da vestimenta, atravessa o tecido interno 1 1 e entra em contato com a pele do usuário. Essa combinação tecido externo 10 impermeável e tecido interno 1 1 permeável formando a região de circu lação e distribuição constitui os meios de distribuição e aplicação de produto. Alternativamente, podem ser formados canais entre o tecido externo 10 da vestimenta 1 impermeável e o tecido interno 1 1 da vesti menta 1 permeável.

[00042] Uma terceira forma dos meios de distribuição e aplicação de produto é ilustrada na Figura 6 e descrita a seguir: a partir do dispositivo dosador 3 parte uma série de pequenos tubos 8 que seguem até gran des áreas delimitadas de distribuição do produto. Essas grandes áreas delimitadas de distribuição são formadas pelo tecido externo impermeá vel 10 e por segmentos de tecido interno permeável 1 1. Os tubos trans portam produto para essas grandes áreas delimitadas de distribuição entre o tecido externo 10 e os segmentos de tecido interno 1 1 , de modo que elas atravessem os segmentos de tecido interno 1 1 e entrem em contato com a superfície da pele do usuário. Diferentes combinações das técnicas aqui descritas podem ser aplicadas para se obter formas otimizadas de distribuição.

[00043] Na Figura 7, é mostrada uma modalidade composta por um tubo retrátil impermeável 22, por bicos pulverizadores de produto 9, por um dispositivo dosador de produto 3, por tubos de distribuição de pro duto 8, por uma haste de sustentação 23 que mantenha o tubo retrátil impermeável 22 em sua posição distendida. Alternativamente, para manter o tubo retrátil impermeável 22 em sua posição distendida, pode- se utilizar um ventilador 24 que mantenha o tubo inflado e distentido pelo tempo necessário.

[00044] Na Figura 8 é mostrada uma outra modalidade composta por um tubo, a qual compreende adicionalmente uma base 25 que pode abrigar nessa base o dispositivo dosador 3 e/ou os dispositivos que mantém o tubo retrátil 22 em sua posição distendida, quais sejam o ven tilador 24 e/ou a haste de sustentação 23.

[00045] A distribuição do produto ao longo tubo retrátil impermeável 22 se dá da forma ilustrada na Figura 9 e descrita a seguir: os meios de distribuição e aplicação do produto compreendem uma série de tubos de distribuição de produto 8 partindo do dispositivo dosador 3 e que se estendem ao longo tubo retrátil impermeável 22, preferivelmente ao longo de sua superfície interna. Ao longo desses tubos de distribuição de produto 8 estão conectados pequenos bicos pulverizadores de pro duto 9 do tipo spray distribuídos uniformemente, voltados para o lado interno tubo retrátil impermeável 22, que aplicam o produto sobre a su perfície da pele do usuário. Estes tubos de distribuição de produto 8 são fixados ao longo do tubo retrátil impermeável 22.

[00046] A presente invenção permite a redução do tempo da aplica ção, garantindo uma distribuição eficiente do produto pelo corpo, evita o desperdício do produto a ser aplicado, além de ser portátil para ser levada pelo usuário para todos os locais por onde ele for.