Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT FOR AN AIR-DRIVEN DISTRIBUTION SYSTEM ON SPRAY BOOMS OF SPRAYING DEVICES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/210380
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to an arrangement for an air-driven distribution system on spray booms of spraying devices that are self-propelled, coupled and towed or mounted on a drive unit or on tractors, aiming to make it possible to use the air-driven distribution systems on the spray booms of such agricultural equipment which normally perform the spraying and spreading tasks, characterized in that use is made of an air-driven distribution system (1) on the booms of agricultural spraying devices (2), of identical, especially cylindrical, product-homogenizer and -distributer modules (3) installed on either side of the product reservoir (4), one module for each side boom of the spraying device (2), each module being formed by an "L"-shaped, mixer/homogenizer inlet tube (5) associated with an upper cylindrical body (6) provided with eight outlet nozzles (7) that slope downwards and a top closure (8).

Inventors:
STAPELBROEK TRENNEPHOL ÁTILA (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050080
Publication Date:
November 07, 2019
Filing Date:
March 13, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
STARA S/A IND DE IMPLEMENTOS AGRICOLAS (BR)
International Classes:
A01C7/08; B05B7/14
Foreign References:
US6227770B12001-05-08
US6093926A2000-07-25
US7555990B22009-07-07
EP2578072A12013-04-10
US9578800B22017-02-28
US3515315A1970-06-02
US3631825A1972-01-04
US9155243B22015-10-13
EP3150042A12017-04-05
US4264242A1981-04-28
US5831542A1998-11-03
US3387746A1968-06-11
US5092526A1992-03-03
US4024822A1977-05-24
Attorney, Agent or Firm:
ARARIPE & ASSOCIADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
1

REIVINDICAÇÕES

01. DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO A AR EM BARRAS DE PULVERIZAÇÃO DE PULVERIZADORES, que realizam a pulverização (2) e a distribuição de produtos granulados ou pó a lanço (2.1 ), caracterizado por o fato de utilizar sistema de distribuição a ar (1 ) nas barras de pulverizadores agrícolas (2), a partir do emprego de módulos homogeneizadores e distribuidores igualitários de produtos (3), especialmente cilíndricos, instalados em cada lado do reservatório de produtos (4), um para cada barra lateral do pulverizador (2) e cada um sendo formado por tubo“L” de entrada e misturadora/homogeneizadora (5), associado a um corpo cilíndrico superior (6), dotado de oito bocais de saída em ângulo descendente (7) e com fechamento superior (8).

02. DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO A AR EM BARRAS DE PULVERIZAÇÃO DE PULVERIZADORES, como reivindicado em 1 e, ainda, caracterizado por o fato dos módulos homogeneizadores e distribuidores igualitários de produtos (3) poderem ter seu corpo superior (6) fabricado nos mais diversos formatos conhecidos, além do formato cilíndrico.

Description:
DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO A AR EM BARRAS DE PULVERIZAÇÃO DE PULVERIZADORES

Campo do modelo

[001] O presente modelo refere-se, de uma maneira geral, ao setor tecnológico de máquinas e implementos agrícolas e, mais especificamente, a peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, autopropelidos, de arrasto acoplados e montados em unidade motora ou tratores, objetivando viabilizar a utilização de sistemas de distribuição a ar nas barras de pulverização destes tipos de equipamentos agrícolas.

[002] Efetivamente, o presente modelo tem por objeto, peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, projetada cuidadosa e criteriosamente na intenção de caracterizar algo realmente novo e capaz de ocupar um lugar de destaque, quando levado a confronto com as características apresentadas pelos equipamentos ou dispositivos conhecidos no estado da técnica deste setor tecnológico conhecido até o presente momento.

Antecedentes do modelo

[003] Sabe-se, através do estado da técnica, conhecido neste setor tecnológico, até o presente momento, que são utilizados sistemas de distribuição a ar de produtos granulados em equipamentos agrícolas, tipo pulverizadores, apresentando misturadores e distribuidores de produto/ar de diversos modelos dos mais diversos fabricantes existentes no mercado agrícola nacional. [004] Também é sabido, através do estado da técnica, da existência de maquinas autopropelidas produzidas especificamente para distribuição de produtos sólidos ou pó a lanço, que utilizam sistema de disco e palhetas, ou por intermédio de barras especificas para função de distribuidor de barras.

[005] Contudo, no respeitante aos objetivos a serem atingidos pelo pressente modelo, no respeitante aos sistemas de distribuição a ar, tais misturadores e distribuidores de produto/ar utilizados nos sistemas de distribuição aplicados em equipamentos agrícolas tipo pulverizadores, apresentam inúmeros inconvenientes que tem impossibilitado a utilização dos mesmos em equipamentos do tipo citado.

[006] Até o presente momento, não se desenvolveu um elemento misturador e distribuidor produto/ar, que aplicado em sistemas de distribuição a ar de produtos granulados, que viabilize a perfeita e adequada utilização destes sistemas em pulverizadores.

Novidade e objetivos do modelo

[007] Assim sendo, objetiva-se com o presente modelo caracterizar peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, autopropelidos ou de arrasto, que realizam as tarefas de pulverização e a distribuição de produtos sólidos e pó a lanço, que tornará viável a perfeita e adequada utilização dos sistemas de distribuição a ar de produtos granulados nestes equipamentos agrícolas.

[008] Objetiva-se caracterizar peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, sendo que o sistema já existe para máquinas autopropelidas especificas para a função, mas a diferença do presente modelo/projeto é utilizar a estrutura do pulverizador autopropelido já existente para a realização da distribuição de sementes e fertilizantes via sistema de ar nas barras do equipamento agrícola denominado pulverizador.

[009] Objetiva-se caracterizar peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, que utilizará um módulo homogeneizador e distribuidor igualitário dos produtos/ar, que permitirá o uso de sistemas de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, viabilizando a otimização do equipamento agrícola denominado pulverizador.

[0010] Objetiva-se caracterizar peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, cujo módulo homogeneizador e distribuidor igualitário dos produtos/ar possibilitará a redução do número de componentes instalados nas barras de pulverização, necessários para realizar a distribuição de produtos diversos.

[010] Objetiva-se caracterizar peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, que prevê a otimização e alocação dos dutos de condução da mistura produto/ar no equipamento e ao longo das barras pulverizadoras, e, ainda, prevendo o controle e monitoramento individual em cada bocal de saída do módulo homogeneizador e distribuidor igualitário dos produtos/ar, objeto do presente modelo. Descrição dos desenhos anexos

[011] A fim de que o modelo revelado neste relatório descritivo, qual seja a peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será explicada de forma clara, concisa e suficiente para permitir sua reprodução, tendo como base os desenhos anexos abaixo listados.

[012] Assim sendo, tem-se que a:

[013] FIGURA 01 representa uma vista lateral parcial de um equipamento autopropelido, destacando-se o reservatório de produtos, no qual está instalada a peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, conforme preconizado pelo presente modelo.

[014] FIGURA 02 representa uma vista superior de um equipamento autopropelido, referente a figura anterior, destacando- se o reservatório de produtos, no qual está instalada a peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, de acordo com o presente modelo.

[015] FIGURA 03 representa uma vista lateral parcial de um equipamento autopropelido, destacando-se o reservatório de produtos, no qual está instalada a peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, conforme preconizado pelo presente modelo. [016] FIGURA 04 representa uma vista superior de um equipamento autopropelido, referente a figura anterior, destacando- se o reservatório de produtos, no qual está instalada a peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, de acordo com o presente modelo.

[017] FIGURA 05 representa uma vista lateral do módulo homogeneizador e distribuidor igualitário dos produtos/ar, objeto da peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, conforme preconizado pelo presente modelo.

[018] FIGURA 06 representa uma vista superior do módulo homogeneizador e distribuidor igualitário dos produtos/ar, objeto da peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, de acordo com o presente modelo.

[019] FIGURA 07 representa uma vista superior, realizada segundo a linha de corte“A-A” referenciada na figura 5, do módulo homogeneizador e distribuidor igualitário dos produtos/ar, objeto da peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, conforme preconizado pelo presente modelo.

[020] FIGURA 08 representa uma vista parcial ampliada do corte“A-A” do módulo homogeneizador e distribuidor igualitário dos produtos/ar, objeto da peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, de acordo com o presente modelo. [021] FIGURAS 09, 10, 11 representam vistas isométricas do representado nas figuras 01 , 02, 03 e 04, denotando-se a utilização do objeto do presente modelo, viabilização do uso de sistemas de distribuição a ar nas barras de equipamentos pulverizadores, que realizam a pulverização e a distribuição de produtos granulados ou pó a lanço, garantindo a otimização do equipamento agrícola em questão, pois incrementará sistema de distribuição a ar, juntamente aos sistemas de pulverização e ao de distribuição a lanço.

Descrição detalhada do modelo

[022] Conforme pode ser inferido pela análise das figuras anexas, a peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, que realizam a pulverização (2) e a distribuição de produtos granulados ou pó a lanço (2.1), caracteriza-se pelo fato de utilizar sistema de distribuição a ar (1) nas barras de pulverizadores agrícolas (2), a partir do emprego de módulos homogeneizadores e distribuidores igualitários de produtos (3), especialmente cilíndricos, instalados em cada lado do reservatório de produtos (4), um para cada barra lateral do pulverizador (2) e cada um sendo formado por tubo“L” de entrada e misturadora/homogeneizadora (5), associado a um corpo cilíndrico superior (6), dotado de oito bocais de saída em ângulo descendente (7) e com fechamento superior (8).

[023] O modelo caracteriza-se, ainda, pelo fato dos módulos homogeneizadores e distribuidores igualitários de produtos (3) poderem ter seu corpo superior (6) fabricado nos mais diversos formatos conhecidos, além do formato cilíndrico. [024] A mistura produto/ar entra no sistema de distribuição através do tubo de entrada (5), no qual a mistura é homogeneizada, seguindo até o corpo superior (6), onde é distribuída igualitariamente entre os oitos bocais de saída angular (7), seguindo através dos dutos instalados nas barras laterais até os terminais dispersadores. O fechamento superior (8) é utilizado também para a realização de algum tipo de manutenção ou correção quando se fizer necessário.

[025] Conforme, ainda, pode ser inferido pela análise das figuras anexas, principalmente a partir das figuras 09, 10 e 1 1 , o objeto do presente modelo, viabilização do uso de sistemas de distribuição a ar nas barras de equipamentos pulverizadores, que realizam a pulverização e a distribuição de produtos granulados ou pó a lanço, garante a otimização do equipamento agrícola em questão, pois incrementará sistema de distribuição a ar, juntamente aos sistemas de pulverização e de distribuição a lanço.

[026] O objeto do presente modelo foi desenvolvido a partir da mais alta tecnologia com o intuito de solucionar problemas e suprir deficiências, representando uma considerável evolução quando comparado com os similares conhecidos no estado da técnica deste setor tecnológico, garantindo um arranjo estrutural que confere extrema melhoria funcional aos equipamentos agrícola autopropelidos, garantindo que sejam atingidos todos aqueles objetivos para os quais foi desenvolvida o presente modelo e a otimização pretendida para o equipamento pulverizador.

[027] Tratou-se na presente invenção de peculiar modalidade de disposição introduzida em sistema de distribuição a ar em barras de pulverização de pulverizadores, revestida conforme pode ser evidenciado pela análise realizada, acompanhada das ilustrações anexas, que a subsidiaram, de características técnicas completamente inovadoras em relação a tudo o que é conhecido no estado da técnica deste setor tecnológico, merecendo pois a proteção legal ora formalizada.