Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT FOR CHARGER OF CELLULAR PHONE AND OTHER ELECTRONIC DEVICES USING SOLAR ENERGY IN A FLEXIBLE POUCH COUPLABLE TO LOUNGE CHAIRS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/225726
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention is formed by at least four photovoltaic plates (2) that feed a portable charger (3) over a cable with a micro USB connector (4), these components being arranged and mounted on at least three fabric layers (8, 9, 10) which have a rectangular contour and which, after being longitudinally folded (12) and laterally sewn (13), form a pouch (1) capable of enveloping the top part of lounge chairs (14) and other similar chairs.

Inventors:
MENDES CARLOS ARTUR FONSECA (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050176
Publication Date:
November 30, 2023
Filing Date:
May 25, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MENDES CARLOS ARTUR FONSECA (BR)
International Classes:
A45C15/00; A45C3/00; H01L31/042; H02J7/00; H02J7/35
Foreign References:
BR212018013945U22019-03-06
US9390571B12016-07-12
CN108649665A2018-10-12
CN204441976U2015-07-01
CN209692692U2019-11-26
KR20180102444A2018-09-17
CN209057162U2019-07-02
EP3863068A12021-08-11
US20210007498A12021-01-14
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) DISPOSIÇÃO APLICADA EM CARREGADOR DE TELEFONE CELULAR E OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS POR MEIO DE ENERGIA SOLAR EM BOLSA FLEXÍVEL ACOPLÁVEL A ESPREGUIÇADEIRAS, montado com pelo menos quatro placas (2) fotovoltaicas, preferencialmente de 110 x 68 mm/ 5 V, ligadas em série para obtenção de pelo menos 5W e corrente suficiente para alimentação e carga de um carregador portátil (3) de no mínimo 5000 mAh que suporta até dois celulares, através de cabo com conector micro (4) USB ligado à entrada (5) de energia do carregador portátil (3) propriamente dito em cuja saída USB (6) é plugado outro cabo com duas saídas USB (7), caracterizado pelos componentes eletrônicos (C), placas (2) fotovoltaicas, carregador portátil (3), cabos e conectores serem ordenados e montados em pelo menos três camadas de tecidos (8, 9, 10) de contornos retangulares; em uma primeira camada de tecido (8) são adesivadas quimicamente as quatro placas (2) fotovoltaicas, que após a cura e fixação é sobposta e igualmente adesivada quimicamente a uma segunda camada de tecido (9) com recortes (11 ) compatíveis e concordantes com os formatos e dimensões das placas (2) fotovoltaicas; a primeira camada de tecido (8) também recepciona o carregador portátil (3), cabos e conectores e demais componentes eletrônicos (C); uma terceira camada de tecido (10) é acrescentada para a costura e fechamento das duas camadas de tecido (8, 9), de forma a obter uma área (A) interna impermeável; com os componentes operacionais devidamente montados, o conjunto é dobrado (12) no sentido longitudinal e as bordas laterais costuradas (13), deixando as duas saídas USB (7) expostas para conexão, formando a bolsa (1 ) flexível.

Description:
DISPOSIÇÃO APLICADA EM CARREGADOR DE TELEFONE CELULAR E OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS POR MEIO DE ENERGIA SOLAR EM BOLSA FLEXÍVEL ACOPLÁVEL A ESPREGUIÇADEIRAS

Introdução

[001] Refere-se o presente pedido de patente de modelo de utilidade a um inédito carregador de celular e outros aparelhos eletrônicos cujos componentes são montados em bolsa flexível em substrato de tecidos impermeáveis, possibilitando o acoplamento às cabeceiras de cadeiras espreguiçadeiras, para efetivação da carga utilizando energia solar.

Campo de aplicação

[002] A inovação é aplicada no segmento de utilidades de lazer como as espreguiçadeiras e acessórios utilizados em piscinas, praias e clubes e locais congêneres.

Convencimento

[003] Atualmente, as pessoas que se servem de cadeiras espreguiçadeiras em locais de lazer não encontram tomadas de energia próximas, o que dificulta a recarga de seu celular ou outros aparelhos eletrônicos sendo uma das opções usar um carregador de celular com bateria pré-carregada ou um carregador de celular portátil com energia solar.

[004] Neste contexto, novas tecnologias que possibilitam maior autonomia na recarga de celulares e outros aparelhos eletrônicos em áreas de lazer são bem-vindas no segmento em questão.

Estado da técnica

[005] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre dispositivos portáteis para recarga de celulares utilizando energia solar, como o MU 8701658-3 U2 intitulado “MOCHILA COM CARREGADOR SOLAR DE ELETRÔNICOS” - caracterizada por ser constituída basicamente de uma mochila comum dotada de uma ou mais placas acumuladoras de energia solar localizadas externamente na parte frontal e de uma bateria recarregável instalada em um bolso interno, dotada de um painel superior contendo uma entrada de energia, uma saída de energia um LED informativo e uma entrada 10v para conexão com veículos.

[006] O carregador de celular antecipado no documento acima é aplicável somente às mochilas e apresenta alguns limitantes técnicos a iniciar pela necessidade de exposição das placas a luz solar antes do uso, uma vez que as mesmas não estão em posição favorável. Outrossim, após a carga as referidas placas devem ser conectadas à entrada da bateria o que demanda trabalho e tempo. Por fim, os componentes não estão imunes à ação da umidade.

[007] O documento BR 202013002778-8 U2 intitulado “CARREGADOR SOLAR PORTÁTIL PARA ELETRÔNICOS” - constituído basicamente de uma ou mais placas de absorção de energia solar, preferencialmente finas e de tamanho diminuto, responsáveis por carregar uma bateria ligada a um plug múltiplo de carregamento, sendo que desta forma, o presente invento poderá ser utilizado em bolsas, mochilas, bonés, sacolas e roupas em geral, sendo ideal para carregar eletrônicos diversos como telefones celulares, câmeras fotográficas, tablets e notebooks.

[008] O carregador solar portátil antecipado no documento acima não é flexível e tampouco impermeável, o que limita a sua aplicação as superfícies planas.

[009] O documento BR 202019019416-8 U2 intitulado “CARREGADOR PORTÁTIL PARA CELULAR E OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS DE FIBRA DE SISAL E MEMBRANA SOLAR FLEXÍVEL” - oferece a vantagem de ser autossustentável, pois ele utiliza energia solar e possui uma bateria interna em gel, além do corpo em “Z” do suporte com dois encaixes principais, onde a parte superior onde está localizada a membrana de captação de luz solar e a tampa inferior onde estão os circuitos internos. [010] O carregador solar portátil antecipado no documento acima é autoportante pelo formato em “Z”, o que habilita o seu uso em diferentes locais inclusive de lazer, no entanto trata-se de uma peça, de certo modo, volumosa o que causa incômodo e/ ou desconforto no seu transporte para os referidos locais.

[011] O documento BR 212014007632 U2 intitulado “ESPREGUIÇADEIRA SOLAR MASSAGEADORA” - compreende um painel solar orientável, a energia é transportada para uma bateria recarregável que alimenta um mecanismo de controle eletromecânico, incluindo um temporizador e um carregador, que executa a massagem, os referidos mecanismos eletromecânicos a serem dispostos na parte traseira da cadeira e ativados por meio de um sistema de pré-pagamento.

[012] O painel solar utilizado na cabeceira da espreguiçadeira do documento acima é específico para suprir de energia um mecanismo massageador. Trata-se de um painel volumoso que descaracteriza o mobiliário.

Objetivos da inovação

[013] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras passível de ser acoplado às cabeceiras de quaisquer espreguiçadeiras e cadeiras congêneres de uma forma discreta, sem descaracterizar o projeto original dos mobiliários.

[014] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras de grande simplicidade construtiva, em que a flexibilidade e impermeabilidade são derivadas da utilização de pelo menos três tecidos sobrepostos, adesivação química, dobraduras e costuras ordenadas.

[015] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras de grande praticidade para os usuários.

[016] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras que permite ao usuário da espreguiçadeira a comodidade de carregar o seu celular sem a necessidade de outros dispositivos.

[017] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras que utiliza componentes comuns de mercado.

[018] É objetivo da presente inovação propor uma disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras de ótima relação custo x benefício. Sumário da inovação

[019] A “DISPOSIÇÃO APLICADA EM CARREGADOR DE TELEFONE CELULAR E OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS POR MEIO DE ENERGIA SOLAR EM BOLSA FLEXÍVEL ACOPLÁVEL A ESPREGUIÇADEIRAS” - constituído de placas fotovoltaicas e componentes eletrônicos que possibilitam a carga de celulares e outros aparelhos eletrônicos, os quais são posicionados em substrato de tecidos flexíveis e impermeáveis, deixando as referidas placas à mostra, que seguindo uma sobreposição, adesivação química, dobras e costuras são montados de uma maneira que toma a forma de uma bolsa passível de ser envelopada às cabeceiras de espreguiçadeiras e cadeiras congêneres.

Descrição das figuras

[019] Na sequência, são apresentadas as figuras para melhor explicar o pedido de patente, de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista em perspectiva da disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras.

Figura 2: Vista em perspectiva invertida da disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras.

Figura 3: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras.

Figura 4: Vista em corte da disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras.

Figura 5: Vista superior em corte da disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras. Figura 6: Vista superior da disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras, ilustrando dobra longitudinal.

Figura 7: Vista superior da disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras, ilustrando costuras laterais.

Figura 8: Vista em perspectiva da disposição aplicada em carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em bolsa flexível acoplável a espreguiçadeiras, ilustrando uso com detalhe das USB’s.

Descrição detalhada da inovação

[020] A “DISPOSIÇÃO APLICADA EM CARREGADOR DE TELEFONE CELULAR E OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS POR MEIO DE ENERGIA SOLAR EM BOLSA FLEXÍVEL ACOPLÁVEL A ESPREGUIÇADEIRAS” - formado por pelo menos quatro placas (2) fotovoltaicas que alimentam um carregador portátil (3) através de cabo com conector micro (4) USB, componentes esses ordenados e montados em pelos menos três camadas de tecidos (8, 9, 10), de contornos retangulares, que após dobra (12) no sentido longitudinal e costuras laterais (13) origina uma bolsa (1 ) passível de envelopar a parte superior de espreguiçadeiras (14) e cadeiras congêneres.

[021] Mais particularmente, o carregador de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos por meio de energia solar em forma de bolsa (1 ) flexível reivindicado é montado com pelo menos quatro placas (2) fotovoltaicas, preferencialmente de 110 x 68 mm/ 5 V, ligadas em série para obtenção de pelo menos 5W e corrente suficiente para alimentação e carga de um carregador portátil (3) de no mínimo 5000 mAh que suporta até dois celulares, através de cabo com conector micro (4) USB ligado à entrada (5) de energia do carregador portátil (3) propriamente dito em cuja saída USB (6) é plugado outro cabo com duas saídas USB (7). Os componentes eletrônicos (C), placas (2) fotovoltaicas, carregador portátil (3), cabos e conectores são ordenados e montados em pelo menos três camadas de tecidos (8, 9, 10) de contornos retangulares. Em uma primeira camada de tecido (8) são adesivadas quimicamente as quatro placas (2) fotovoltaicas, que após a cura e fixação é sobposta e igualmente adesivada quimicamente a uma segunda camada de tecido (9) com recortes (11 ) compatíveis e concordantes com os formatos e dimensões das placas (2) fotovoltaicas, que devem ficar aparentes para recepção da luz solar. A primeira camada de tecido (8) também recepciona o carregador portátil (3), cabos e conectores e demais componentes eletrônicos (C) conforme descrito acima. A adesivação química e os tecidos impermeáveis evitam a infiltração de líquidos no circuito. Uma terceira camada de tecido (10) é acrescentada para a costura e fechamento das duas camadas de tecido (8, 9), de forma a obter uma área (A) interna impermeável. Para tanto, o conjunto formado pelos três tecidos (8, 9, 10), com os componentes operacionais devidamente montados, é dobrado (12) no sentido longitudinal e as bordas laterais costuradas (13), deixando as duas saídas USB (7) expostas para conexão, formando assim a bolsa (1 ) passível de envelopar a parte superior de espreguiçadeiras (14) e cadeiras congêneres.