Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT FOR TONGUE CLEANER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/053031
Kind Code:
A1
Abstract:
Arrangement for tongue cleaner. The present subject matter relates to an innovative hygiene device and tongue cleaner provided with an anatomic handle having an upper end bent at an angle that can vary from 40° to 70° and to which bristles made of nylon or other materials are attached, having a reduced length or extent (approximately 5 mm) to allow the cleaner to be very close to the tongue and provide convenient and efficient cleaning. The bend at the end of the handle allows the user to move the cleaner to the deepest part of the tongue without touching the palate or the side walls of the mouth, preventing discomfort or retching.

Inventors:
NASCIMIENTO MARCIANO (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000415
Publication Date:
April 10, 2014
Filing Date:
October 26, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NASCIMIENTO MARCIANO (BR)
International Classes:
A61B17/24; A46B15/00; A61C15/00
Domestic Patent References:
WO2006074911A12006-07-20
Foreign References:
US6032315A2000-03-07
US20060052805A12006-03-09
US5792159A1998-08-11
US20050210613A12005-09-29
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM LIMPADOR DE LÍNGUA" é constituído por um higienizador e limpador de línguas (1 ) caracterizado por possuir um cabo anatómico (2) desenvolvido em plástico e materiais similares (3) com sua extremidade superior (4) dobrada à um ângulo que pode variar de 40° à 70° (5), provido de cantos arredondados (9), o permite que o usuário leve o limpador até a parte mais profunda da língua; possuindo ainda cerdas de nylon e similares (6) de menor extensão (7) permitindo que o limpador (1 ) fique bem rente à língua.

2a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM LIMPADOR DE LÍNGUA", conforme reivindicação um, é caracterizado pelo higienizador e limpador de línguas (1 ) poder possuir, opcionalmente, protuberâncias superiores (8) na extremidade superior (4) do cabo (2), que podem substituir as cerdas (6) e que permitem a higienização da língua com a mesma eficiência.

Description:
"DISPOSIÇÃO APLICADA EM LIMPADOR DE LÍNGUA".

Refere-se o presente objeto a um inédito higienizador e limpador de línguas, provido de um cabo anatómico com sua extremidade superior dobrada à um ângulo que pode variar de 40° à 70°, onde são fixadas cerdas de nylon ou outros materiais, de menor comprimento/extensão (aproximadamente 5mm), para que o limpador fique bem rente à língua e proporcione uma higienização prática e eficiente. A angulação do cabo em sua extremidade permite que o usuário leve o limpador até a parte mais profunda da língua, sem que o mesmo encoste-se ao céu da boca ou nas paredes laterais, evitando desconforto e ânsia.

Destina-se o presente objeto a permitir a higiene da língua com muita praticidade, facilidade e mobilidade, ideal para pessoas que possuem mau hálito ou que em tratamentos que precisam limpar e higienizar a língua com frequência. O produto é destinado a diversas áreas de atuação, como: farmácias, consultórios odontológicos, hospitais, supermercados, empresas, escolas, população em geral.

O mau hálito (halitose) é a liberação de odores desagradáveis, oriundos provenientes da cavidade bucal, através da respiração. Em 90% dos casos o problema é a saburra lingual, a qual é uma massa bacteriana que produz odor que é um reservatório de gases de bactérias provocadas por alimentos que fermentam seus subprodutos que lançam sulfureto de hidrogénio, mesmo gás nos ovos podres.

A boca do ser humano possui uma média de 900 bactérias na cavidade oral. As bactérias gostam de ambientes úmidos e escuros que precisam de glicose e amido em geral como fonte de energia. Dessa maneira forma-se na parte posterior uma camada fina e esbranquiçada onde as bactérias se estalam, quando atingem concentrações altas irão produzir carie, doença periodontal e doenças sistémicas, que migram para outras partes do corpo como para o dente, o suco gengival, as amígdalas, o estômago os pulmões entre outros.

Por esse motivo os pacientes portadores de saburra estão mais susceptíveis a doenças bucais: cárie, doenças periodontal, halitose, xerostomia, e doenças sistemáticas: amidalites frequentes, pneumonias, gastrite ataque cardíaco, acidente vascular, cerebral, nascimento de crianças prematuras, nato mortos, abortos artrite reacional.

Outro grande problema da população é o crescimento de câncer que atingiu proporções catastróficas no mundo. Mais de 12,7 milhões são diagnosticados todo ano. De acordo com o Centro de Oncologia, os efeitos secundários dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia provocam drástica redução do fluxo salivar e um ressecamento dos mucos que pelo atrito que provoca mucosites e ulcerações com ardência, o que pode danificar as células e várias regiões que revestem a boca e a garganta. As feridas aparecem geralmente de cinco a 14 dias após o tratamento da quimioterapia e podem ser infecciosas, o que dificulta e impedem a limpeza da língua e prejudica a alimentação, provocando emagrecimento com perda da resistência aos hospedeiros gerando infecções. A higiene bucal é pobre durante todo tratamento aumentando o risco de vida dos pacientes. Nestes casos a higienização da língua também é dificultada, o que pode piorar ainda mais o quadro de infecções do paciente. Sabendo que limpar a língua é um simples procedimento que previne uma série de doenças sistémicas cuja porta de entrada é a boca, o usuário precisa limpá-la e higienizá-la com frequência, e produtos específicos e eficientes vêm para oferecer maior praticidade.

Estado da técnica:

Atualmente a higiene bucal é feita com escovas de dentes convencionais, fio dental e raspadores de língua convencionais, porém o grande inconveniente é que as escovas convencionais e o fio dental não proporcional e não permitem uma higiene ideal da língua e os raspadores de língua convencionais não são eficientes na limpeza, pois não conseguem alcançar a parte mais profunda (base) da língua, além de provocarem muita ânsia de vomito. Os aparelhos de limpeza mais eficientes requerem que o usuário puxe a língua pra fora da boca usando um pano ou uma gaze e faça a raspagem da saburra de um modo muito desconfortável, de modo que o usuário deixa de fazer esse procedimento, pois é trabalhoso.

O produto ora apresentado ajuda a diminuir o problema das pessoas que sofrem com halitose, e principalmente a oferecer e permitir uma total higienização e limpeza da língua, eliminando em 100% todas as bactérias, de forma prática e com baixo custo. A angulação do cabo em sua parte superior oferece maios eficiência ao usuário, que não sofrerá com incómodos e nem sentirá ânsia se vomito ao utilizar o produto. O limpador de língua pode ser desenvolvido em diversos tamanhos, formatos e materiais diferenciados, oferecendo diversos benefícios, exequibilidade industrial e inúmeras inovações merecedoras deste privilégio de patente.

O limpador pode ainda ser desenvolvido, opcionalmente, com protuberâncias superiores no lugar das certas, que permitem a limpeza e a higienização da língua. Para uma perfeita visualização e compreensão da "DISPOSIÇÃO APLICADA EM LIMPADOR DE LÍNGUA", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

A fig. 1 - Apresenta uma vista lateral do objeto em questão; A fig. 2 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão;

A fig. 3 - Apresenta uma vista lateral do objeto em questão com protuberâncias superiores para a higienização;

A fig. 4 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão com protuberâncias superiores para a higienização;

A fig. 5 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão.

De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM LIMPADOR DE LÍNGUA", é constituído por um higienizador e limpador de línguas (1 ) caracterizado por possuir um cabo anatómico (2) desenvolvido em plástico e materiais similares (3) com sua extremidade superior (4) dobrada à um ângulo que pode variar de 40° à 70° (5) provido de cantos arredondados (9), o que permite que o usuário leve o limpador até a parte mais profunda da língua sem causar desconforto ou ânsia; possuindo ainda cerdas de nylon e similares (6) de menor extensão (7) permitindo que o limpador (1 ) fique bem rente à língua.

O higienizador e limpador de línguas (1 ) pode possuir, opcionalmente, protuberâncias superiores (8) na extremidade superior (4) do cabo (2), que substituem as cerdas (6) e permitem a higienização da língua com a mesma eficiência.

Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM LIMPADOR DE LÍNGUA", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.