Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
RING/GLOVE ASSEMBLY WITH LED BUTTON SWITCH FOR INDIVIDUAL SIGNALLING SYSTEM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/201529
Kind Code:
A1
Abstract:
Ring/glove assembly with LED button switch for individual signalling system, in which a ring (1) and a glove (2) have, internally, a battery (4) with wiring (5) connected to a printed circuit board (6) for control of a series of LEDs (7), and also a button switch. The LEDs (7) are arranged on the outside, as is the button switch (3). When using the ring (1) or the glove (2) at night-time, when the user presses with the hands on any object, such as a handlebar grip, the button switch (3) makes the electrical connection between the battery (4) and the printed circuit board (6), conveying current via the wire (5) to light up the LEDs (7), to provide safety for the user when the latter wishes to give a signal. The user may also use his thumb to actuate the button switch (3), both in the case of the ring (1) and in the case of the glove (2). In both cases, safe illumination is obtained from the user's own hands, the latter remaining free to perform other tasks.

Inventors:
COSTA FILHO CELSO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000219
Publication Date:
December 24, 2014
Filing Date:
June 19, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
COSTA FILHO CELSO (BR)
International Classes:
A41D19/01; A44C9/00; F21V33/00; F21Y101/02
Foreign References:
US3986144A1976-10-12
US20020131266A12002-09-19
GB2441295A2008-03-05
GB2471684A2011-01-12
US8622566B22014-01-07
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) "CONJUNTO DE ANEL E LUVA COM BOTÃO INTERRUPTOR DE LED' S", constituído por anel ( 1 ) e luva (2), ambos desenvolvidos com botão interruptor (3) ligado à uma bateria (4) com fiação (5) conectada a uma placa de circuito impresso (6) de controle de uma série de LED ' s (7), caracterizado pelo anel ( 1 ), oco, receber furação ao longo de seu corpo onde são inseridos frontal e lateralmente os LED ' s (7) ligados à placa de circuito impresso (6) fixada internamente, sendo passado também internamente, ao longo de seu aro, o fio (5) ligado entre a placa de circuito impresso (6) e à bateria (4), a qual é fixada no lado oposto do aro e recebe o terminal de contato (8) do botão interruptor (3 ) cuj o atuador (9) é exposto externamente, na parte traseira do aro do anel ( 1 ), ao passo que na superfície superior da luva (2), são presos em rasgos no tecido, os LED ' s (7), montados sobre a placa de circuito impresso (6), a partir da qual estende-se, também internamente pelo tecido, o fio (5) ligado à bateria (4), instalada em um rasgo na superfície inferior da luva (2), relativa à palma da mão, e recebendo o terminal de contato (8) do botão interruptor (3) cuj o atuador (9) posiciona-se externamente, na parte traseira da luva (2).

2) "SISTEMA INDIVIDUAL DE SINALIZAÇÃO", de acordo com reivindicação 1 , anel ( 1 ) e luva (2) serem usados à noite, ca racterizad o pelo atuador (9) do botão interruptor (3 ) manter contato com a superfície rígida do obj eto (O) de empunhadura pelo usuário, ao passo que os LED ' s (7) são mantidos expostos superiormente para que, após pressionado o atuador (9) seja movimentado o botão interruptor (3 ) que, pelo seu terminal (8) efetua o contato elétrico com a bateria (4) enviando a corrente pelo fio (5) para energizar a placa de circuito impresso (6), fazendo acender os LED ' s (7).

3) "SISTEMA DE INDIVIDUAL DE SINALIZAÇÃO", de acordo com reivindicações 1 e 2, ca racterizad o pelo acionamento do botão interruptor (3) ser efetuado pelo dedo polegar do usuário .

4) "SISTEMA DE INDIVIDUAL DE SINALIZAÇÃO", de acordo com reivindicações 1 , 2 e 3 , caracterizado pela iluminação de segurança ou para auxílio ha visualização do ambiente, à noite, obtida a partir das mãos do usuário, que as mantêm livres para exercer suas funções manuais.

Description:
"CONJUNTO DE ANEL E LUVA COM BOTÃO INTERRUPTOR DE LED ' S, PARA SISTEMA INDIVIDUAL DE SINALIZAÇÃO" Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente de invenção para um conjunto formado por um anel e também por uma luva, ambos receptores de uma série de LED ' s, os quais são acionados após pressão de seu botão interruptor, sej a automaticamente pelo contato com alguma superfície rígida ou a partir do aperto imposto pelo dedo do próprio usuário, fazendo acender as luzes, de forma contínua ou pulsante, para sinalização noturna.

A sinalização emitida pelo anel ou pela luva, é particularmente eficaz pois a luminosidade é obtida a partir da mão do usuário, o qual pode ser identificado em atividades esportivas, em pescarias, no trabalho ou em quaisquer outros eventos noturnos. Ao iniciar qualquer atividade o usuário, usando o anel ou a luva, com a iluminação emitida pelos LED ' s a partir de sua própria mão terá maior segurança além de um importante auxílio para enxergar o ambiente a sua volta, à noite.

ESTADO DA TÉCNICA

É conhecido o sistema de sinalização por meio de LED ' s, geralmente acionados a partir de uma placa de circuito impresso após ligados manualmente pelo usuário ou após a detecção de movimento ou presença, por meio de sensores.

A PI 0700518-0, de título "SINALIZADOR DE SEGURANÇA COM LED ' S PARA AUTOS, TRENS, PONTES E PLACAS DE SINALIZAÇÃO", depositada em 1 5.02.2007, pleiteia um bloco de PVC com lente de policarbonato, envolvendo um conj unto de LED ' s ou outras fontes de luz, formando um circuito alimentado por bateria com sistema de recarga por meio de célula fotovoltaica. A base de PVC possui meios aj ustáveis para ser fixada no teto de veículos, pontes e placas de sinalização.

Bicicletas por exemplo, possuem lanternas e dispositivos de reflexão que, ao anoitecer, através de sensores acendem automaticamente. Um procedimento obrigatório pelas leis de trânsito, é o ato do ciclista apontar a direção em que desej a seguir esticando o braço, sej a para direita, esquerda ou em frente.

O uso de bicicletas é cada vez mais incentivado, tanto para reduzir impactos ambientais quanto para a própria saúde do ser humano, o qual pode fazer exercícios tanto divertindo-se quanto a caminho para o trabalho . Uma situação preocupante porém, nesse caso, é o fato de que o braço esticado do ciclista pode não ser visto à noite por motoristas automotivos, o que gera insegurança na feitura de uma curva, na parada repentina ou em outras manobras essenciais no trânsito. Tal situação estende-se, evidentemente, não só em relação ao ciclismo mas, por exemplo a atletas que praticam corrida à noite e que, para sua própria segurança, em especial quando em movimento pelas ruas, devem ser visualizados por motoristas.

Em pescarias, por exemplo, muitas vezes praticadas em períodos noturnos no rio ou no mar é essencial que, de alguma forma haj a qualquer tipo de sinalização, assim como em inúmeras atividades humanas praticadas à noite como o trabalho em vias rodoviárias, em ambientes junto a matas, havendo a necessidade do uso de lanternas e, atualmente, até mesmo de telefones celulares emitindo luz por seus painéis, os quais exigem naturalmente, que sej am carregados por uma das mãos do usuário, dificultando assim suas tarefas.

Uma situação ideal é a de que o usuário tenha as duas mãos desocupadas e possa movimentá-las sem que se preocupe em segurar um dispositivo de iluminação à noite.

OBJETIVO DA PATENTE

É justamente esse o obj etivo dos dispositivos em questão, motivos desse pedido de patente, os quais vêm proporcionar o acionamento automático ou efetuado pelo usuário, à noite, através de um circuito de LED' s formando um foco de iluminação contínuo ou pulsante a partir de suas próprias mãos, deixando-as, ao mesmo tempo desocupadas para que possa desempenhar suas tarefas normalmente e simultaneamente trazendo-lhe um sistema para que sej a perfeitamente visualizado no período noturno.

No caso por exemplo de um ciclista em movimento à noite, usando o anel ou a luva em questão, ao segurar o guidão da bicicleta o botão interruptor é naturalmente pressionado e aciona o circuito de LED ' s e, ao esticar o braço para indicar uma curva (seguindo as leis de trânsito) sua mão estará iluminada e perfeitamente visualizada pelos motoristas em trânsito, dando-lhe a segurança necessária para a manobra sem que sej a abalroado .

Tanto o anel quanto a luva têm meios para que os LED ' s sej am acionados somente pela pressão imposta pelo dedo polegar do usuário contra o botão interruptor, formando, de qualquer modo, na mão humana, um ponto de emissão de luz para visualização individual em qualquer atividade noturna.

Explicado superficialmente, passa o conjunto anel e luva e o sistema de iluminação individual que envolvem, a ser melhor explicados através dos desenhos anexos, pelos quais se vêem:

Figura 1 - vista em perspectiva do anel;

Figura 2 - vista em perspectiva da luva;

Figura 3 - vista em sequência, mostrando o acionamento do botão interruptor do anel pelo dedo polegar do usuário, para acender os LED ' s;

Figura 4 - vista em sequência, mostrando o acionamento do botão interruptor da luva pelo dedo polegar do usuário par acender os LED ' s;

As figuras 5 e 6 a seguir relacionadas abaixo, mostram um ciclista usando a luva ou anel, para o acionamento quando do encosto do botão interruptor contra o guidão. O acionamento, no entanto, como foi dito, pode ser feito quando da pressão automaticamente do botão contra qualquer superfície rígida:

Figura 5 - vista frontal do ciclista (a título exemplificativo), usando o anel, pedalando . No detalhe A é mostrado o anel, com seus LED ' s emitindo luz. No detalhe B é mostrado o acionamento pelo botão interruptor do anel ao ser pressionado pela mão do usuário contra o guidão e, ao lado, o afastamento da mão do usuário do guidão, quando o botão interruptor desliga do circuito de LED ' s. No detalhe C , vista segundo figura anterior, mostrando o acionamento e, ao lado, o bloqueio da emissão de luz;

Figura 4 - vista frontal do ciclista ( a título exemplificativo) usando a luva, pedalando. No detalhe D é mostrado o conj unto de LED' s emitindo luz a partir da superfície superior da luva, após pressionado o botão interruptor contra o guidão. No detalhe E, é mostrado, lateralmente, que o botão interruptor da luva não está pressionado contra o guidão e, nesse caso, os LED ' s não estão emitindo luz.

Em conformidade com os desenhos anexos, o "CONJUNTO DE ANEL E LUVA COM B OTÃO INTERRUPTOR DE LED ' S , PARA SISTEMA INDIVIDUAL DE S INALIZAÇÃO", obj eto desse presente pedido de patente de invenção, constitui-se a partir de um anel ( 1 ) e uma luva (2), ambos desenvolvidos com botão interruptor (3 ) ligado à uma bateria (4) com fiação (5) conectada a uma placa de circuito impresso (6) de controle de uma série de LED ' s (7) .

No caso do anel ( 1 ), o mesmo recebe furação ao longo de sua superfície, nas quais são inseridos frontal e lateralmente os LED ' s (7) ligados à placa de circuito impresso (6) , fixada internamente no corpo do anel ( 1 ). Ao longo do aro do anel ( 1 ), também internamente, é passado o fio (5) ligado entre a placa de circuito impresso (6) e à bateria (4), a qual é fixada internamente no lado oposto do aro do anel ( 1 ) . A bateria (4) recebe o terminal de contato (8) do botão interruptor (3) cuj o atuador (9) é exposto externamente, na parte traseira do aro do anel ( 1 ).

No caso da luva (2), em sua superfície superior, são presos, em rasgos no tecido, os LED ' s (7), montados sobre a placa de circuito impresso, a partir da qual estende-se, também internamente, o fio (5 ) ligado à bateria (4). A bateria (4) é instalada também em um rasgo na superfície inferior da luva (2), relativa à palma da mão, e recebe o terminal de contato (8) do botão interruptor (3), cujo atuador (9) posiciona-se externamente, na parte traseira da luva (2).

Assim constituídos, anel ( 1 ) e luva (2) proporcionarão, pelo sistema proposto, iluminação individual emitida a partir da mão do usuário, para a visualização de pessoas que praticam ou exercem quaisquer atividades noturnas.

O sistema pode ser acionado ao ser apertado o botão interruptor (3 ) pelo dedo do polegar do usuário, como mostram as figuras 3 e 4, sej a usando o anel ( 1 ) ou a luva. O sistema pode ser acionado automaticamente, com o encosto do botão interruptor (3 ) em qualquer superfície ou apertado manualmente pelo usuário, como no caso das figuras 5 e 6 onde é mostrado um ciclista, podendo ser acionado para qualquer atividade noturna, sej a para esporte, trabalho ou outros motivos, ao pressionar-se o obj eto de empunhadura contra o botão interruptor (3) .

Em ambos os casos, sej a usando o anel ( 1 ) ou a luva (2), o atuador (9) do botão interruptor (3 ) mantém-se posicionado externamente na superfície inferior, ao passo que os LED' s (7) são mantidos expostos superiormente.

Quando o usuário, à noite, segurar qualquer obj eto (O), sej a um guidão de bicicleta, uma vara de pescar ou uma ferramenta quando em trabalho, ou outro obj eto de empunhadura qualquer, o atuador (9) automaticamente pressionado movimenta o botão interruptor (3 ) que, através do seu terminal (8) efetua o contato elétrico com a bateria (4) enviando a corrente pelo fio (5) para energizar a placa de circuito impresso (6), fazendo-a acender os LED ' s (7) para a segurança em termos de sinalização . A placa de circuito impresso (6) é programada para que os LED ' s (7) emitam luzes de modo contínuo ou pulsante.

O usuário pode, ainda, apertar com o dedo polegar, o botão interruptor (3), igualmente acionando o circuito de LED ' s (7) .

Dessa forma, o usuário tem um sistema de iluminação individual a partir de suas mãos, as quais mantêm-se livres para que possa exercer quaisquer funções e, principalmente trará segurança em atividades noturnas, desde a prática de esportes, no trabalho e quaisquer outras situações 1 .