Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BATON FOR APPLYING PRESSURE FOR SELF DEFENCE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/027111
Kind Code:
A1
Abstract:
The present technology, which pertains to the technical field of urban self-defence equipment, takes the form of a portable baton for applying pressure comprising orifices (1) that fit onto the middle phalanges of the hands, and a cylindrical body with two pressure-concentrating rounded ends. The apparatus has a cylindrical body (2), which can also take other forms, and two ends having a rounded shape. The equipment has been specially developed to act as a useful, versatile self-defence instrument, and can be used in any location and by ordinary people of any age group or physical condition, in order to inhibit and neutralize attackers without any possibility of causing lethal and/or permanent harm.

Inventors:
ALBERTO FERNANDES CARLOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050303
Publication Date:
February 10, 2022
Filing Date:
August 06, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ALBERTO FERNANDES CARLOS (BR)
International Classes:
F41B15/08; F41B15/00; F41C23/16
Foreign References:
EP0484891A21992-05-13
US4096629A1978-06-27
US9228797B22016-01-05
DE34484C
US0756182A1904-03-29
Other References:
GRANT, DAVID: "The Ultimate Close- Quarters Weapon", HISTORY OF KKNUCKLE DUSTERS, 2007, pages 1 - 100, XP055903776, Retrieved from the Internet
Attorney, Agent or Firm:
M E M CONSULTORIA EM MARKETING E PROPRIEDADE INTELECTUAL LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
5

REIVINDICAÇÕES

1. BASTÃO DE PRESSÃO PARA DEFESA PESSOAL, portátil e utilizável em qualquer lugar e por pessoas de qualquer faixa etária ou condição física, fabricado a partir de materiais poliméricos rígidos, caracterizado por possuir um corpo cilíndrico (2) e orifícios (1) que se encaixam nas falanges médias das mãos, sendo que as extremidades do dito corpo cilíndrico possuem formato arredondados, semelhante a uma semiesfera, não se limitando ao mesmo.

2. BASTÃO DE PRESSÃO PARA DEFESA PESSOAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo corpo cilíndrico (2), em uma variante construtiva, possuir uma lanterna embutida, com a região emissora de luz contida em qualquer uma de suas extremidades sendo protegida pelo polímero constituinte do corpo principal, sem prejudicar a função primeira de autoproteção.

Description:
BASTÃO DE PRESSÃO PARA DEFESA PESSOAL

[001] Refere-se o presente modelo de utilidade à um bastão de pressão portátil, constituído de argolas que se encaixam nas falanges médias das mãos e um corpo cilíndrico com duas extremidades arredondadas concentradoras de pressão. Inserido no campo técnico de equipamentos de defesa pessoal urbana, o aparato foi desenvolvido para atuar como uma ferramenta útil e versátil em situações de autoproteção.

Descrição do estado da técnica:

[002] A defesa pessoal pode ser entendida como a habilitação de táticas e técnicas sistematizadas e acessíveis a qualquer pessoa pelo treino, dotando-a de mecanismos necessários e suficientes a parar qualquer ação do(s) agressor(es) contra a sua vida, integridade física, liberdade e propriedade, com o mínimo perigo ou danos para si, para o(s) agressor(es) e para terceiros, aumentando-lhe os níveis de auto controle e de confiança. O objetivo é sempre a defesa do indivíduo e nunca o estímulo da agressão e da violência.

[003] Em algumas situações faz-se necessário o uso de objetos para coibir a ação destes agressores, respeitando, quando possível, a equivalência do uso do gradiente de força, em especial para as pessoas que trabalham na área de segurança seja pública ou privada. Estes profissionais devem usar um gradiente de força que mostra alternativas que seguem o preceito de uso proporcional, estando desta forma amparados nos aspectos morais e legais. O uso excessivo, indevido ou arbitrário de força que causem danos físicos ou morais, não deve ser permitido pela sociedade civil e precisam ser fiscalizados pelos órgãos responsáveis pela manutenção da ordem e do estado de direito que preservem os direitos individuais.

[004] Este contexto é importantíssimo para que o civil, ou o agente de segurança, tenham a disposição os recursos necessários para aumentar sua proteção, de maneira a minimizar os riscos para terceiros, e não estar sujeito a penalidades jurídicas por considerações exageradas ou equivocadas do magistério. [005] As armas brancas, em geral, podem ser produzidas e comercializadas livremente, sendo possível classificá-las da seguinte maneira: cortantes, perfurantes, perfurocortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurocontundentes e perfurocortocontundentes.

[006] As armas brancas cortantes são os instrumentos que se caracterizam por uma borda delgada, denominada gume ou corte, afiada o bastante para seccionar tecidos por meio de uma pressão deslizante, que provocará maior talho à medida que a lâmina se desloca. Os exemplos clássicos são o aparelho de barbear (vulgo gilete) e a navalha de barbeiro.

[007] As perfurantes são os instrumentos terminados em ponta aguda, de secção circular ou poligonal, servindo para perfurar, não produzindo corte. A chave de fenda, um formão e a agulha são alguns exemplos.

[008] As contundentes atuam pela pressão de choque, tirando partido do momento linear causado pela sua massa ao serem brandidas. O taco de beisebol, o martelo, a soqueira e o rolo de massa e panela são exemplos.

[009] Apesar da grande quantidade de armas brancas disponíveis, é raro encontrar objetos que sirvam para autoproteção e possam ser portados e transportados por um individuo sem oferecer riscos para ele e as demais pessoas. Nas patentes descritas abaixo algumas destas possiblidades são descritas:

[0010] BR102014024721-1 d ivulga um bastão curto para autodefesa, constitui-se como instrumento do setor técnico da defesa pessoal, utilizado para contra-ataque nas situações que a pessoa usuária sofra agressão corpo-a-corpo; apresenta-se em corpo único no formato cilíndrico, exceto nas duas extremidades, sua parte maior é a seção destinada à empunhadura. Contém clipe para discreto porte em qualquer tipo de vestuário.

[0011] CN201993031U fornece um bastão de autodefesa de prevenção de ataques que compreende uma extremidade de agarrar e uma extremidade de bater, em que anéis de dedo correspondentes a um dedo indicador, um dedo do meio, um dedo anelar e um dedo mindinho estão ainda dispostas na extremidade de agarrar.

[0012] MU 7902491-2 apresenta um mini bastão para defesa e ataque pessoal, que é portável em bolso de calça ou de paletó, ou ajustável em cinto, sendo o mini bastão utilizado nas atividades de defesa e ataque pessoal por meio de uma das mãos do usuário, e constituído no sentido longitudinal por uma cabeça compacta e cilíndrica, por um cabo flexível helicoidal e por um pequeno suporte cilíndrico, todos metálicos e que na mencionada sequência se encaixam e são fixados por pontos de solda.

Breve descrição do objetivo:

[0013] A presente patente de modelo de utilidade tem como objetivo oferecer uma nova disposição construtiva em um bastão de pressão para autoproteção. Ao contrário de uma soqueira, que é uma arma branca e que possui quatro orifícios para se encaixar nas falanges proximais, o aparato em questão se encaixa nas falanges médias afim de facilitar o uso das extremidades do corpo cilíndrico como concentradoras da força aplicada, e assim, possibilitar a neutralização de agressores, seus detalhes podem ser melhor compreendidos pela seguinte descrição detalhada em consonância com as figuras em anexo, onde:

Afigura 1 representa uma vista frontal do bastão, identificando os orifícios que se encaixam nas falanges médias (1) e o corpo cilíndrico com as extremidades arredondadas (2).

A figura 2 representa uma vista em perspectiva do bastão revelando as mesmas entidades.

Afigura 3 identifica o uso do bastão por uma pessoa e seu encaixe nas falanges médias.

Descrição detalhada da invenção:

[0014] O equipamento de defesa pessoal urbana se configura como um bastão de pressão que se encaixa nas falanges médias do indivíduo e possui dimensões levemente maiores que a largura da palma de uma mão. O aparato possui um corpo em formato cilíndrico (2), podendo também ser apresentado em outras formas, e duas extremidades que possuem formato arredondados, no formato de semiesfera, que também podem ser apresentados com outras formas.

[0015] O bastão possui eficiência e eficácia no impacto e é adequado a qualquer circunstância de ataque e defesa na luta corpo-a-corpo. Pode ser utilizado por pessoas de natural incapacidade combativa, obtendo respostas eficientes, mesmo quando atacadas de surpresa e/ou por agressor de maior porte físico.

[0016] Em uma variante construtiva o bastão pode possuir uma lanterna embutida no corpo cilíndrico (2), com a região emissora de luz contida em qualquer uma das extremidades e protegida pelo polímero constituinte do corpo principal, sem prejudicar a função primeira de autoproteção.

[0017] O bastão de pressão é um instrumento de defesa pessoal, portátil e utilizável em qualquer lugar, por pessoas comuns de qualquer faixa etária ou condição física, tem o tamanho discreto adequado a sua permanente portabilidade em qualquer local ou tipo de vestuário.