Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CASE FOR PACKET OF CIGARETTES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/006616
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a case for a packet of cigarettes, which is a case (1) comprising a cigarette compartment (2) and an ash compartment (3), the ash compartment (3) being arranged on the side of the cigarette compartment (2) and being provided with a sliding door (5) having an anchoring tab (6). The main advantages of the invention are that it has a compact design that allows the transport thereof in bags and clothes without the risk of scattering the dirt stored therein while still allowing the hands-free use thereof by means of the anchoring tab (6).

Inventors:
LEITE ALVES KAYO CÉSAR (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050243
Publication Date:
January 09, 2020
Filing Date:
July 01, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LEITE ALVES KAYO CESAR (BR)
International Classes:
B65D85/10; A24F15/18
Foreign References:
EP2132995A12009-12-16
DE202005013527U12005-12-22
CN202222425U2012-05-23
CN201287902Y2009-08-12
US2058710A1936-10-27
DE19608148A11996-09-12
DE102004039805A12006-02-23
FR2754678A11998-04-24
Attorney, Agent or Firm:
VILELACOELHO SOCIEDADE DE ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, compreendendo um acessório para armazenamento de maço de cigarros ou cigarros unitários, construído em material polimérico flexível, preferencialmente resistente a altas temperaturas ou mesmo em material metálico, caracterizado pelo fato de apresentar um estojo (1 ), com formato paralelepipedal compreendendo um compartimento para cigarros (2) e um compartimento para cinzas (3); onde o estojo (1 ) possui uma base (1 1 ), unida a uma parede frontal (12), uma parede posterior (13) e uma parede lateral (14), todas com os seus cantos levemente arredondados; sendo que o estojo (1 ) possui uma parede interna (15), diretamente oposta à parede lateral (14) e também unida à base (1 1 ), de maneira que juntamente com a parede lateral (14) a parede posterior (13) e a parede frontal (12), delimitam o compartimento para cigarros (2), sendo que juntamente à base (1 1 ), oposta à parede interna (15) o estojo (1 ) apesenta uma parede de fechamento (31 ), sendo esta, unida à parede frontal (12) e à parede posterior (13), delimitando, assim o compartimento para cinzas (2), o qual tem a sua profundidade determinada pela parede interna (15).

2. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que o compartimento para cigarro (2) do estojo (1 ), contém uma tampa (4) conectada a parede posterior (13), com formato paralelepipedal.

3. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a parede de fechamento (31 ) possui em sua face, uma abertura (32) na região média superior em formato retangular e em sua porção inferior, a parede de fechamento (31 ) dispõe de um plano de fechamento, o qual está ligeiramente rebaixado em referência à parede frontal (12), à parede posterior (13) e à base (1 1 ), mais precisamente quanto ao faceado de suas junções.

4. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a face interna da parede frontal (12) possuir na região próxima à parede de fechamento (31 ), uma reentrância retangular (12a), em formato retangular, que se estende verticalmente da região da junção com a base (1 1 ) até a sua extremidade oposta.

5. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a face interna da parede posterior (13) possuir na região próxima à parede de fechamento (31 ), uma reentrância retangular (13a), em formato retangular, que se estende verticalmente da região da junção com a base (1 1 ) até a sua extremidade oposta.

6. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com as reivindicações 4 e 5, caracterizado pelo fato de que a reentrância (13a) e a reentrância (12a) estão alinhadas.

7. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o compartimento para cinzas (3) compreender, uma porta deslizante (5) encaixada nas reentrâncias (12a e 13a).

8. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de a porta deslizante (5) possuir um formato retangular, da mesma largura que a distância entre a parede frontal (12) e a parede posterior (13).

9. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com as reivindicações 7 e 8, caracterizado pelo fato de a porta deslizante (5) apresentar em sua face uma abertura retangular central denominada de janela (51 ).

10. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de a porta deslizante (5) apresentar uma aba de sustentação (6), disposta perpendicularmente, em relação a face da porta deslizante (5).

11. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o compartimento para cinzas (3) possuir em seu interior, diretamente alinhado com o centro da abertura (32), uma região circular em relevo.

12. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de em uma variante construtiva o estojo (1 ) apresentar o compartimento para cinzas (3) tanto na parede frontal (12) como também na parede posterior (13) e na base (1 1 ), unido a estas por meio de elementos magnéticos.

13. “ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de em uma variante construtiva o estojo (1 ) apresentar junto ao compartimento para cigarros (2), um espaço destinado ao armazenamento de isqueiros.

Description:
“ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO”

Prioridade Interna do pedido de patente BR102018013601 -1 , depositado em 02/07/2018.

CAMPO DE APLICACAO

[001 ] A presente invenção está contida no campo de aplicação de Tabacos, Charutos, Cigarros e Artigos para fumante, mais precisamente nos receptáculos ou caixas para charutos ou cigarros combinados com outros objetos.

[002] A invenção apresenta um estojo para maço de cigarros o qual visa proteger o maço e consequentemente as suas unidades de cigarro contra intempéries e deformações advindas do armazenamento dos maços em bolsos de vestuários, sendo que a referida invenção dispõe de um inovador compartimento para armazenamento de cinzas e ponteiras resultantes da queima do cigarro, onde o dito compartimento localiza-se na lateral do estojo, possuindo um sistema de abertura deslizante bem como uma aba de sustentação superior que permite a sua alocação em diversos locais, tais quais mesas, paredes, muretas, cadeiras, entre outros, permitindo o transporte de suas ponteiras e cinzas até locais adequados, diminuindo, assim, a incidência de tais resíduos nas ruas e contribuindo de maneira direta para a diminuição da poluição global.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[003] Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúdo, entidade ligada a ONU, Organização das Nações Unidas, existiam cerca de 1 ,1 bilhão de adultos fumantes no mundo no ano de 2018, ou seja, 1 em cada 5 pessoas no mundo fumava de maneira regular.

[004] Além dos males à saúde associados ao tabagismo, os quais vitimaram cerca de 7 milhões de pessoas no ano de 2017, outro grande problema existente é a quantidade de resíduos poluentes gerada a partir da queima do cigarro. Segundo reportagem da NBC as ponteiras de cigarro são os maiores poluidores dos oceanos, superando as embalagens e sacolas plásticas.

[005] Estima-se que 5,6 trilhões de cigarros são produzidos anualmente no mundo, onde a maioria contém um elemento denominado de filtro, o qual é produzido em acetato de celulose, sendo este um material plástico que pode levar cerca de uma década para se decompor e que não é queimado durante o consumo do cigarro sendo descartado ao final da sua utilização. O problema é que a maioria desses filtros são descartados de maneira inadequada, estima-se que 2/3 do total, sendo jogados diretamente em calçadas, ruas, pelas janelas de automóveis ou veículos de transporte. Esses filtros são transportados pelas chuvas para os esgotos e galerias fluviais, onde muitos acabam chegando aos oceanos e causando grande impacto ambiental, desequilibrando o ecossistema e causando a morte de muitos animais. Ao todo, a OMS estima que mais de 680 milhões de quilos de resíduos de tabaco são gerados anualmente.

[006] Outro problema associado ao descarte inadequado dos resíduos de cigarro se refere as queimadas. Estudos indicam que as guimbas ou ponteiras de cigarro são as maiores causadoras de incêndios e queimadas em regiões marginais de estradas e rodovias. Como nem sempre as ponteiras dos cigarros são apagadas no momento do seu descarte, potencialmente elas podem iniciar pequenos focos de incêndio caso estejam em contato com materiais inflamáveis ou mesmo vegetações com baixa ou nenhuma quantidade de água, como comumente são as vegetações que margeiam as estradas e rodovias.

[007] A maneira mais conhecida e utilizada para se realizar o descarte tanto das ponteiras dos cigarros como também das cinzas resultantes de sua queima, são os utensílios conhecidos como cinzeiros. Os cinzeiros inicialmente eram construídos em materiais cerâmicos ou rochosos, visando atender a necessidade de não propagarem chamas como também por tais materiais possuírem apelos estéticos, sendo que tais cinzeiros se tornaram rapidamente artigos de decoração, sendo aplicados neles os mais diversos tipos de acabamentos e designs.

[008] Entretanto, muitos países, através de legislações locais e especificas, proibiu o ate de fumar em locais fechados, dificultando, assim, a utilização de cinzeiros construídos em materiais cerâmicos e rochosos, notoriamente pesados. Desta maneira, estabeleceram-se locais propícios para o tabagismo nos quais são disponibilizados cinzeiros metálicos, de maior capacidade volumétrica, normalmente construídos em formato circular, sustentados por uma haste cilíndrica. Entretanto, a grande concentração de pessoas nesses locais e a consequente quantidade de ponteiras ocasiona o acumulo de resíduos nos arredores de tais cinzeiros metálicos os quais muitas vezes são levados pelas chuvas.

[009] Como muitas pessoas costumam consumir cigarros enquanto se deslocam de um lugar a outro, a utilização desses cinzeiros estáticos se torna inviável, contribuindo, assim, para o descarte inadequado das ponteiras.

[0010] Desta maneira, foram desenvolvidas soluções que permitiram a utilização de cinzeiros pelos usuários de cigarros enquanto estão distantes dos pontos destinados aos fumantes. Uma primeira solução consistia da fabricação dos cinzeiros em materiais mais leves que a cerâmica, porém contendo as mesmas características antichamas.

[001 1 ] Estas soluções, por sua vez, trouxeram outro tipo de inconveniente, nesse caso o excesso de acessórios necessários ao fumante, para um desfrute do cigarro longe dos pontos específicos, a saber o próprio maço de cigarros, o isqueiro e o cinzeiro. Outro problema era que após a utilização do cinzeiro móvel pelo usuário e consequentemente o armazenamento das cinzas e ponteiras nele, o seu transporte não poderia ser realizado em um bolso de vestuário, uma vez que as sujidades nele armazenadas seriam transmitidas para os vestuários. [0012] Esse tipo de problema originou soluções que envolviam o desenvolvimento de cinzeiros portáteis que permitissem o seu transporte após o armazenamento de cinzas e ponteiras em seu interior, como o caso do documento CN108685168, o qual apresenta um cinzeiro portátil o qual possui um compartimento que armazena as cinzas e ponteiras provenientes do cigarro em queima, em um compartimento fechado.

[0013] Muitas outras soluções semelhantes foram desenvolvidas, porém nenhuma aliou as funcionalidades de armazenamento das cinzas e ponteiras provenientes da queima do cigarro, com a proteção dos cigarros contra intempéries climáticas e de transporte enquanto dispostos em bolsos de vestimentas e a presença de aba de fixação e suporte para utilização de tal dispositivo.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[0014] A presente invenção apresenta um estojo para maço de cigarro o qual permite o armazenamento adequado de maços de cigarros em seu interior, protegendo-o de deformações causadas pelo transporte em bolsos de vestimentas, preservando as características de excelência do produto.

[0015] Um objetivo da presente invenção é apresentar um estojo para maço de cigarro dispondo de um compartimento para armazenamento de cinzas e ponteiras provenientes da queima dos mesmos.

[0016] Outro objetivo da presente invenção é apresentar um sistema de abertura e fechamento do compartimento para armazenamento de cinzas que possibilite o transporte dos resíduos sem a possibilidade de contaminação de vestimentas e ou bolsas, mochilas e etc.

[0017] Ainda, é objetivo da invenção apresentar um sistema de suporte para o estojo para maço de cigarro o qual permita a utilização do mesmo sem a necessidade de utilização das mãos, como por exemplo em bolsos, juntamente aos cintos de vestimentas, bicicletas, encostos de cadeiras, entre outros. [0018] Por fim, também é objetivo da presente invenção apresentar um estojo para maço de cigarro dispondo de compartimento para armazenamento de cinzas e ponteiras, contendo dimensões reduzidas e compactas que permitam a sua utilização em bolsos de vestimentas diversas, sem desconforto aos usuários.

BREVE DECRICÂO DOS DESENHOS

[0019] A matéria objeto desta Invenção ficará totalmente clara em seus aspectos técnicos a partir da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais: a figura 1 apresenta uma vista em perspectiva do estojo para maço de cigarro em sua configuração mais compacta, ou seja, com o compartimento para armazenagem de cinzas e ponteiras, bem como o compartimento para armazenamento do maço de cigarro fechado. a figura 2 apresenta uma vista em perspectiva do estojo para maço de cigarro em sua configuração mais ampla, ou seja, com o compartimento para armazenagem de cinzas e ponteiras aberta e o compartimento para armazenamento do maço de cigarro aberto; a figura 3 apresenta uma vista lateral do estojo para maço de cigarro em sua configuração mais compacta; e a figura 4 apresenta uma vista lateral do estojo para cigarro em sua configuração mais ampla.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0020] De conformidade com os objetivos apresentados por meio da breve descrição, o presente pedido de patente“ESTOJO PARA MAÇO DE CIGARRO” apresenta um estojo (1 ) construído em material polimérico flexível, preferencialmente resistente a temperaturas elevadas, podendo ser construído também em material metálico flexível, de maneira que o dito estojo (1 ) possui um formato substancialmente paralelepipedal, o qual compreende um compartimento para cigarros (2) e um compartimento para cinzas (3).

[0021 ] O estojo (1 ) possui uma base (1 1 ), unida a uma parede frontal (12), uma parede posterior (13) e uma parede lateral (14), todas com os seus cantos levemente arredondados, evitando a formação de arestas. O referido estojo (1 ) possui uma parede interna (15), diretamente oposta a parede lateral (14) e também unida a base (1 1 ), de maneira que juntamente com a parede lateral (14) a parede posterior (13) e a parede frontal (12), delimitam o compartimento para cigarros (2).

[0022] O compartimento para cigarros (2), apresenta uma tampa (4) conectada a parede posterior (13), de maneira que a referida tampa (4) dispõe de uma liberdade de movimentação pela qual pode se abrir e fechar o compartimento para cigarros (2), sendo que a dita tampa (4) possui um formato substancialmente paralelepipedal de maneira que um maço de cigarros possa ser alocado no interior do compartimento para cigarros (2).

[0023] Juntamente a base (1 1 ), porém oposta a parede interna (15) o estojo (1 ) apesenta uma parede de fechamento (31 ), sendo esta, unida a parede frontal (12) e a parede posterior (13), delimitando, assim o compartimento para cinzas (2), o qual tem a sua profundidade determinada pela parede interna (15).

[0024] A parede de fechamento (31 ), possui em sua face, uma abertura (32) na região média superior em formato retangular, a qual dá acesso a porção interna do compartimento de cinzas (3). Em sua porção inferior, a parede de fechamento (31 ) dispõe de um plano de fechamento, o qual está ligeiramente rebaixado em referência a parede frontal (12), a parede posterior (13) e a base (1 1 ), mais precisamente quanto ao faceado de suas junções.

[0025] A face interna da parede frontal (12), no que diz respeito a porção localizada no compartimento de cinzas (3), na região próxima à parede de fechamento (31 ), dispõe de uma reentrância retangular (12a), em formato retangular, que se estende verticalmente da região da junção com a base (1 1 ) até a sua extremidade oposta.

[0026] A face interna da parede posterior (13), no que diz respeito a porção localizada no compartimento de cinzas (3), na região próxima à parede de fechamento (31 ), dispõe de uma reentrância retangular (13a), em formato retangular, que se estende verticalmente da região da junção com a base (1 1 ) até a sua extremidade oposta, sendo que a referida reentrância (13a) e a reentrância (12a) estão alinhadas.

[0027] O compartimento para cinzas (3) compreende, também, uma porta deslizante (5) a qual se encaixa nas reentrâncias (12a e 13a), de maneira que a referida porta deslizante (5) se movimenta para cima e para baixo por tais reentrâncias (12a e 13a).

[0028] A porta deslizante (5) possui um formato retangular, da mesma largura que a distância entre a parede frontal (12) e a parede posterior (13). Em sua face, a porta deslizante (5) apresenta uma abertura retangular central denominada de janela (51 ). Durante o movimento da porta deslizante (5), quando a janela (51 ) se alinha com a abertura (32), o compartimento de cinzas (3) está na condição aberta, ou seja, apto a receber tanto cinzas quanto ponteiras de cigarros, bem como para retirar as sujidades armazenadas em seu interior.

[0029] Em sua porção superior, a porta deslizante (5) apresenta uma aba de sustentação (6), disposta perpendicularmente, ou seja, em um ângulo de noventa graus em relação a face da porta deslizante (5). A referida aba de sustentação (6), quanto a porta deslizante (5) está na condição de fechamento do compartimento para cinzas (3), permanece faceando a porção superior do compartimento para cinzas (3).

[0030] A aba de sustentação (6) apresenta diversas funções entre elas a de auxiliar o deslocamento da porta deslizante (5) e a de suportar o estojo (1 ) em condições em que o usuário necessite das suas mãos livres. A aba de sustentação (6) possuir maior maleabilidade do que o estojo (1 ) de forma a permitir a sua conformação a outras superfícies como por exemplo a borda do bolso de uma calça jeans.

[0031 ] O compartimento para cinzas (3) possui em seu interior, diretamente alinhado com o centro da abertura (32), uma região circular em relevo, a qual permite apagar a ponteira de cigarro através da pressão exercida pelo usuário à ponteira contra a região circular em relevo, garantindo, assim, que as ponteiras armazenadas no compartimento para cinzas (3) estejam apagadas.

[0032] Em variações construtivas, o estojo (1 ) pode apresentar o compartimento para cinzas (3) tanto na parede frontal (12) como também na parede posterior (13) e na base (1 1 ), unido a estas por meio de elementos magnéticos.

[0033] Ainda em variações construtivas, o estojo (1 ) pode apresentar junto ao compartimento para cigarros (2), um espaço destinado ao armazenamento de isqueiros.

[0034] O estojo (1 ) tem como principal vantagem a proteção do maço de cigarro ou cigarros soltos, aliado à disposição de um compartimento para cinzas (3) o qual permite a sua utilização enquanto o usuário está em movimento ou distante de pontos específicos destinados a fumantes, permitindo um descarte adequado tanto de cinzas quanto de ponteiras de cigarro, evitando assim, o seu descarte diretamente no chão.

[0035] Outra vantagem importante quanto ao estojo (1 ) é a presença de uma aba de sustentação (6) que permite a utilização do estojo (1 ) pelo usuário sem a necessidade de utilização de uma de suas mãos para sustenta- lo.

[0036] Também é uma vantagem do estojo (1 ) o fato de que ele compreende um compartimento para cinzas (3) juntamente ao compartimento para cigarros (2), de maneira que o usuário sempre tenha em mãos o compartimento necessário para descarte correto das cinzas e ponteiras, diferentemente dos cinzeiros convencionais que podem ser esquecidos por não estar associados diretamente ao compartimento de cigarros. [0037] Por fim, outra vantagem do estojo (1 ) reside em seu sistema de abertura e fechamento do compartimento para cinzas (3), baseado em uma porta deslizante (5), a qual permite uma rápida abertura para descarte de cinzas e ponteiras, como também um fechamento correto do compartimento para cinzas (3) de modo que as sujidades não se espalhem pelo local de armazenamento do estojo (1 ), sendo estes bolsos de vestimentas, bolsas, mochilas e ademais.

[0038] Deve ficar entendido que a presente descrição não limita a aplicação aos detalhes aqui descritos e que a invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, dentro do escopo das reivindicações. Embora tenham sido usados termos específicos, tais termos devem ser interpretados em sentido genérico e descritivo, e não com o propósito de limitação.