Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CERAMIC TABLET ADDED TO A DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/253104
Kind Code:
A1
Abstract:
The present description of a utility model patent relates to a ceramic tablet added to a device with a metal support in which there is a tablet made of a ceramic material, in particular, used in mechanical rotary centrifugal systems. The general design of the invention comprises a tablet made of a ceramic material, that is fastened to a metal support using a thermosetting polymer material that is compatible both with the tablet and the metal support.

Inventors:
BRAGA LUIZ RENATO ULHANO (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050254
Publication Date:
December 23, 2021
Filing Date:
June 10, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PIERALISI DO BRASIL LTDA (BR)
International Classes:
B04B1/20; B04B7/12; C04B35/10
Domestic Patent References:
WO1981002853A11981-10-15
WO2017109575A12017-06-29
Foreign References:
US20200009582A12020-01-09
US3764062A1973-10-09
GB1082921A1967-09-13
DE102007046193A12009-04-02
US20110281716A12011-11-17
KR200466612Y12013-04-30
CN104785380A2015-07-22
Attorney, Agent or Firm:
GOZELOTO, Marcelo (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Pastilha cerâmica agregada em dispositivo, caracterizada por ser produzida em duas partes distintas e fabricada com diferentes materiais.

2. Pastilha cerâmica agregada em dispositivo, caracterizada conforme reivindicação 1 e suporte, fabricado, preferencialmente, em aço inoxidável AISI 316L obtido por processo de fundição por cera perdida, entre outros, e rebarbado, inclusive, manualmente.

3. Pastilha cerâmica agregada em dispositivo, caracterizada conforme reivindicação 1 e pastilha cerâmica, produzido através da prensagem e sinterização, preferencialmente, de liga de óxido de alumínio atomizado, ao nível de concentração do dito óxido de alumínio não inferior a 96%, e para a qual é aplicado posterior ao processo usinagem final para acabamento.

4. Pastilha cerâmica agregada em dispositivo, caracterizada conforme reivindicações 2, 3 e partes unidas, preferencialmente, com adesivo epóxi bi componente, típico material polimérico termorrígido, apropriado aos substratos tanto do suporte, bem como da própria pastilha.

5. Pastilha cerâmica agregada em dispositivo, caracterizada conforme reivindicações 1 , 2, 3, 4 e ângulos laterais da pastilha, alterados de acordo com o tamanho da rosca do fuso constituinte do dispositivo de decantação, onde a dito pastilha agregada em dispositivo deve ser fixada.

6. Pastilha cerâmica agregada em dispositivo, caracterizada conforme reivindicações 1 , 2, 3, 4 e ângulo da face da pastilha cerâmica de modo a permitir a passagem do produto, líquido com materiais sólidos, entre um conjunto de pastilha agregada em dispositivo para o outro, sem o contato com a aresta da pastilha seguinte. 7. Pastilha cerâmica agregada em dispositivo, caracterizada conforme reivindicações 1 , 2, 3, 4 e redução de peso ao valor de 48% em relação àquelas já existentes no presente estado da técnica.

Description:
“PASTILHA CERÂMICA AGREGADA EM DISPOSITIVO”

INTRODUÇÃO O ESTADO DA TÉCNICA

[001] O presente relatório descritivo de patente de modelo de utilidade diz respeito à pastilha cerâmica agregada em dispositivo com suporte em material metálico no qual há uma pastilha de material cerâmico, em particular, utilizado em sistemas mecânicos centrífugos rotacionais.

[002] Em sua concepção geral, a invenção compreende uma pastilha fabricada em material cerâmico, fixada a um suporte metálico, cuja fixação se dá por material polimérico termorrígido, compatível com a pastilha e próprio suporte metálico.

ANTENCEDENTES DA INVENÇÃO

[003] As pastilhas agregadas em dispositivo normalmente são fabricados em carbeto de tungsténio, ou outro carbeto qualquer ou mesmo aços de alta dureza após processos de têmpera, preferencialmente em ligas cromo, tungsténio e molibdênio.

[004] A pastilha agregada em dispositivo é composta basicamente por um suporte metálico, com geometria adequada à função e pela pastilha, agregada ao suporte por solda de adição metálica.

[005] O dito dispositivo é alocado em fusos e estes são alocados internamente em câmaras tipicamente cilíndricas, que através do movimento rotacional e forças centrífugas separam materiais sólidos dos líquidos em típicos processos de decantação centrífuga.

[006] Pelo fato do uso em larga escala, as atuais pastilhas agregadas em dispositivo tem desgastes precoces, oriundos da própria utilização do sistema de decantação. Tal desgaste se dá pela abrasão dos materiais sólidos presentes nos líquidos em decantação. [007] Naturalmente, o desgaste das pastilhas demanda tempo de reposição e ou substituição das mesmas, assim, diminuindo a disponibilidade do equipamento de decantação e consequente eficiência do processo relacionado.

[008] As trocas constantes dessas pastilhas agregadas em dispositivo, adotadas nos processos de decantação por centrifugação como explanado, enseja assim demasiado tempo de manutenção corretiva dos sistemas de decantação, sendo por consequência, algo a se mitigado e não possível pelo atual estado da técnica.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[009] A presente patente de modelo de utilidade fundamenta-se em pastilha cerâmica agregada em dispositivo, caracterizada por ser produzida em duas partes distintas e fabricada com diferentes materiais.

[010] O suporte, fabricado, preferencialmente, em aço inoxidável AISI 316L obtido por processo de fundição por cera perdida, entre outros, e rebarbado, inclusive, manualmente.

[011] A pastilha cerâmica, produzido através da prensagem e sinterização, preferencialmente, de liga de óxido de alumínio atomizado, ao nível de concentração do dito óxido de alumínio não inferior a 96%, e para a qual é aplicado posterior ao processo usinagem final para acabamento.

[012] Após conclusão de ambas as partes, as mesmas são unidas, preferencialmente, com adesivo epóxi bi componente, típico material polimérico termorrígido, apropriado aos substratos tanto do suporte, bem como da própria pastilha.

[013] Uma vez unida, a pastilha ao suporte, tem-se a pastilha cerâmica agregada em dispositivo. [014] Os ângulos laterais da pastilha cerâmica agregada em dispositivo são alterados de acordo com o tamanho da rosca do fuso constituinte do dispositivo de decantação, onde a dito pastilha agregada em dispositivo deve ser fixada.

[015] A face da pastilha cerâmica pastilha cerâmica agregada em dispositivo possui ângulo de modo a permitir a passagem do produto, líquido com materiais sólidos, entre um conjunto de pastilha agregada em dispositivo para o outro, sem o contato com a aresta da pastilha seguinte, desse modo, impedindo a quebra ou qualquer outro tipo de dano ou falha no dito pastilha cerâmica agregada em dispositivo, em especial a própria pastilha cerâmica.

[016] A utilização das pastilhas descritas no presente pedido de patente de modelo de utilidade apresenta maior resistência ao desgaste que as existentes no atual estado da técnica, e aliada a esse fato, apresentam redução de peso ao valor de 48% em relação àquelas já existentes no presente estado da técnica, cuja combinação, resistência à abrasão e peso reduzido, indica diversas vantagens operacionais ao sistema de decantação como um todo.

[017] Uma vez que um sistema de decantação demanda várias dezenas de pastilhas cerâmicas agregadas em dispositivo, presume-se que o dito sistema de decantação terá peso final menor que aqueles similares, presentes no atual estado da técnica, cuja redução pode ser aplicada incrementar a carga de material a ser separado pelos processos típicos de decantação no sistema de decantação, aumentando assim sua eficiência operacional.

[018] O Fato de haver maior resistência à abrasão por parte da pastilha constituinte da pastilha cerâmica agregada em dispositivo, tal propriedade indica maior vida útil desse dispositivo, apresentado no presente pedido de patente de modelo de utilidade, em face e em comparação com aqueles já existentes e presentes no atual estado da técnica.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [019] A invenção será a seguir, descrita em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

[020] A figura 01 mostra a perspectiva isométrica da pastilha cerâmica agregada em dispositivo.

[021] A figura 02 mostra a vista de elevação da pastilha cerâmica agregada em dispositivo.

[022] A figura 03 mostra a vista de lateral da pastilha cerâmica agregada em dispositivo.

[023] A figura 04 mostra a vista de lateral esquerda da pastilha cerâmica agregada em dispositivo.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[024] Na figura 01 do conjunto da pastilha cerâmica agregada em dispositivo, nota-se a pastilha cerâmica (1), agregada ao suporte metálico (2), unida por material polimérico termorrígido (3).

[025] Na figura 02 observa-se o ângulo lateral (4) que são alterados de acordo com o tamanho da rosca do fuso constituinte do dispositivo de decantação.

[026] Na figura 03 observa-se o ângulo (5) para a passagem do produto, líquido com materiais sólidos.