Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COLLECTION ROOM FOR AMBULATORY EXAMS AND VACCINATION OF PEOPLE SUFFERING FROM AUTISM SPECTRUM DISORDER AND OTHER NEUROLOGICAL DISORDERS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/212790
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent relates to a collection room for ambulatory exams and vaccination of people of any age suffering from autism spectrum disorder (aSD) and other neurological disorders, with application in the field of health, for use in services of this type of service in special rooms for receiving and treating these persons according to the intended purpose in the so-called blue world room, which should include all the usual components of a room for collecting exams, as required by law, the difference being that equipment with technologies developed to calm autistic persons are provided, in order to carry out these activities in the most human way possible, such as minimum indirect illumination, with changes in colour and intensity, the whole comprising bubbles with variable illumination, and noise dampening with walls lined with padded materials.

More Like This:
JPH0533511PANEL STRUCTURE
JP2023018385CHILD-CARING FACILITY
Inventors:
NAIARA DE ASSIS CAMPOS MONALISA (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050371
Publication Date:
November 09, 2023
Filing Date:
September 19, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NAIARA DE ASSIS CAMPOS MONALISA (BR)
International Classes:
E04H3/08; A61G10/00; E04F13/075; F21S10/02
Domestic Patent References:
WO2021237012A12021-11-25
Foreign References:
CN113663201A2021-11-19
US9352170B12016-05-31
CN113952581A2022-01-21
CN213553169U2021-06-29
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. SALA DE COLETA DE EXAMES AMBULATORIAIS E VACINAÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OUTROS TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS, caracterizado por ser desenvolvida para atender necessidades de pessoas de qualquer idade, e mais especificamente, de pessoas afetadas por autismo e outros transtornos neurológicos; atender as finalidades previstas da sala Mundo Azul; abranger componentes normais exigidos na legislação do local que atendam a atividades de coleta de exames e vacinação e, no diferencial, a aplicação de equipamentos de tecnologias desenvolvidas para tranquilizar pessoas autistas de forma que o processo seja realizado da forma mais humanizada possível possuindo, no mínimo, iluminação indireta com alteração de cores e intensidade, tudo de bolhas com iluminação alterável, abafamento de ruídos, paredes revestidas com materiais acolchoados.

Description:
SALA DE COLETA DE EXAMES AMBULATORIAIS E VACINAÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OUTROS TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS

O presente relatório descritivo de Patente de Invenção diz respeito a Sala de Coleta de Exames Ambulatoriais e Vacinação de pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros Transtornos neurológicos que, de agora em diante, é denominado de Sala Mundo Azul, a qual foi desenvolvida para atender as necessidades de pessoas de qualquer idade, mais especificamente, de pessoas afetadas por transtornos neurológicos e inclusive por crianças com necessidades especiais tais como autismo. O campo de aplicação desta Sala Mundo Azul corresponde à área de saúde que contenha coleta de exames e/ou aplicação de vacinas que atenda pessoas com transtornos diversos, principalmente TEA, ansiedade, dentre outros transtornos neurológicos.

Conforme é de conhecimento geral entre especialistas da área, no caso do autismo, está constatado que este transtorno afeta o sistema nervoso, sendo que o alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. A luz direta, até mesmo a luz solar pode ocasionar crises devido à baixa tolerância desses indivíduos a luz assim como ocorre com o som.

Assim como para os pacientes, o atendimento torna-se exaustivo e degradante para os profissionais que o realizam e para os familiares que acompanham estes pacientes.

Vale destacar que a pessoa precisa de se sentir querida, acolhida e estimulada. Importante ressaltar que estes itens têm como objetivo desempenharem funções cruciais nas vidas das pessoas, principalmente das crianças TEA. Sem contar que procuram agir também no desenvolvimento das habilidades cognitivas, além das sensoriais, motoras, emocional e social.

Analisando o estado da técnica e visando a colocação no mercado de um produto dotado com características próprias de desenvolvimento, pesquisas de anterioridades, foram realizadas buscas junto ao banco de dados do INPI e não foram encontrados processos que relatem igual desenvolvimento e uso da Sala Mundo Azul para o atendimento de coleta ambulatorial e aplicação de vacina.

Visando complementar as formas de atendimento de coleta de exames de pessoas com transtornos neurológicos como autismo, foi desenvolvida a Sala Mundo Azul as quais disponibilizam um conjunto de dispositivos utilizados de forma inédita que oferece total segurança e conforto aos usuários.

Para atender as finalidades previstas da sala Mundo Azul, esta deverá abranger componentes exigidos por norma na legislação do local que aborda a atividade de coleta para exames laboratoriais e vacinação e como diferencial a aplicação de equipamentos de tecnologias desenvolvidas para tranquilizar pessoas autistas de modo que o processo seja realizado da forma mais humanizada possível, ou seja, composta de no mínimo uma iluminação indireta com alteração de cores e intensidade, tudo de bolhas com iluminação alterável, abafamento de ruídos, paredes revestidas com materiais acolchoados, bem como outros equipamentos.

Este conjunto de componentes entrará em funcionamento quando o profissional acionar um equipamento como um controle, celular ou tablet com comandos independentes em cada iluminação, a qual se acenderá com a ação e se manterá acesa sempre até que o operador a desligue ou que desligue por falta de movimento caso a sala tenha sensor de movimento. O operador poderá escolher diferentes cores para compor a sala ou colocar tudo numa mesma cor de acordo com a necessidade e a preferência do paciente. Vale destacar que cada item fique fixado em pontos estratégicos da sala de modo que haja conforto para o paciente e não impossibilite o atendimento.

De acordo com a pesquisa realizada, inclusive no site do INRI, a única sala especifica para atendimento ambulatorial de coleta de exames e vacinação não contem tais itens de estimulo controlado, tratando-se, portando apenas de uma sala tradicional de coleta em um espaço separado dos demais pacientes.

Foi montada uma unidade piloto da Sala Mundo Azul em parceria com a Unimed Laboratório em Curitiba, a sala situa-se na Mega Unidade, na Avenida Iguaçu, número 1815, Bairro Batel.

A principal finalidade desta Sala Mundo Azul é ajudar pessoas com autismo e outros transtornos neurológicos, de qualquer idade a realizar um procedimento comum de forma humanizada e confortável, garantido a equidade de acesso ao sistema de saúde uma vez que ambientes com alta luminosidade, barulhos como painel de senhas e movimentação intensa de pessoas podem gerar crise e por muitas vezes impossibilitar o procedimento ou fazer com que o mesmo se torne traumático. Isto pode acarretar o desenvolvimento de doenças como ansiedade e pânico, considerando que a longo prazo uma pessoa com TEA tem a mesma expectativa de vida da população. Estes estímulos controlados acarretam em procedimentos tranquilos que geram confiança e conforto ao paciente, pois o mesmo sai de uma situação estressante para uma situação em que se sente acolhido.

Outra finalidade do projeto é o cumprimento do artigo 196 da Constituição Federal que garante acesso aos serviços de saúde assim como a lei 8.080 que diz sobre a equidade de acesso aos serviços de saúde e tal fato incide sobre a coleta de exames ambulatoriais e a aplicação de vacinas.

Para se ter uma total e completa visualização de como é constituído a Sala Mundo Azul ora em questão e objeto da presente Patente de Invenção, acompanham as figuras, as quais se fazem referência à sala piloto montada, mostrando a alteração de iluminação produzindo melhor conforto ao usuário.

Conforme se infere dos desenhos que acompanham e fazem parte integrante deste relatório, a Sala Mundo Azul foi desenvolvida para atender necessidades de pessoas de qualquer idade, e mais especificamente, de pessoas autistas.

Desta forma, e para atender as finalidades previstas da sala Mundo Azul, esta deverá ser composta por componentes normais exigidos na legislação do local que atendem a atividades de coleta de exames e no diferencial a aplicação de equipamentos de tecnologias desenvolvidas para tranquilizar pessoas autistas de forma que o processo seja realizado da forma mais humanizada possível, esta são no mínimo de iluminação indireta com alteração de cores e de intensidade, tudo de bolhas com a iluminação do tipo alterável, abafamento de ruídos, paredes revestidas com materiais acolchoados, bem como outros equipamentos. Verifica-se por tudo aquilo que foi descrito e ilustrado que se trata de uma sala de coleta de exames ambulatoriais e vacinação de pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos neurológicos para uso em serviços de saúde e se enquadra perfeitamente dentro das normas que regem a Patente de Invenção, devendo preencher importante lacuna existente no mercado, merecendo pelo que foi exposto e como consequência o respectivo privilégio.